1956/1958 - Brütsch Mopetta e Brütsch RolleraNo pós 2ª Grande Guerra Mundial, os micro-carros eram populares em toda a Europa e tinham os seus argumentos:
- baratos de construir
- baratos para comprar
- baratos de manter
- económicos
Deste tipo de micro-carros o mais conhecido foi o Isetta, que acabou também por ser produzido pela BMW.
Salienta-se que este tipo de soluções também vem dar resposta às "exigências económicas e financeiras da época", uma época também de grande austeridade e de reconstrução de grande parte da Europa.
Egon Brütsch foi mais um designer que se iniciou no fabrico destes pequenos automóveis e recorreu mecânicamente a motores de motorizada, um monocilindro de 49cc com caixa de 3 velocidades (2,3Cv - 45kmh) dando origem ao modelo mais pequeno, o Mopetta, e um Fichtel & Sachs de 98cc também com recurso à mesma caixa de 3 velocidades, dando origem ao modelo de "maior" dimensão, o Rollera.
O Rollera terá ficado entre os mais potentes micro-cars que existiram dessa época e era um "míssil" (em formato de supositório) que atingia 105kmh!!!
Posteriormente foram aparecendo várias versões licenciadas destes Mopetta e Rollera mas com motorizações distintas.
De França surgiu uma dessas versões licenciadas bem engraçada:
Actualmente, sendo uma raridade os poucos que ainda possam existir, sempre que aparecem em leilões chegam a ter preços superiores a 30.000€...
Ficam umas imagens (tanto que às vezes uma imagem vale por mil palavras) de uma réplica licenciada do modelo Rollera e o texto original:
https://silodrome.com/brutsch-rollera-microcar/?fbclid=IwAR0y7gGcRo2nU4Mk28jMYvXWQW_-hEfO3b7I9ZRsFOb63IRp8H1vAvhDEA0Publicidade da época:
Nota:
O Mopetta já aqui se tinha falado...
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4940.msg64685