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BMW R 1200 GS: Qual é afinal o segredo do sucesso??

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Sapiens21:
> BMW R 1200 GS <
Qual é afinal o segredo do sucesso??





Talvez nem todos se tenham dado conta, mas foi recentemente noticiado que as vendas da GS têm vindo a subir e a bater records. Os números são impressionantes...e mais ainda quando nos debruçamos sobre o preço de uma máquina destas nova.


Assim, a moto do momento que o era aqui há uns anos atrás, continua a sê-lo e pelos vistos sem dar o mínimo sinal de que a prestação comercial venha a abrandar...


Há duvidas disso?
Vejamos um excerto desta notícia publicada há um par de dias:


"BMW Motorrad Sales Q2 2017 Report

BMW Motorrad continues to break sales records, the latest achievement once again led by the popularity of the R 1200 GS and R 1200 GS Adventure.

For the fifth-straight time, the Bavarian motorcycle manufacturer broke a six-month sales record. BMW reports that through June 2017, 88,389 motorcycle and maxi-scooters were sold worldwide, an increase of 9.5% over the same period of 2016 (80,754 units).

“For all of us at BMW Motorrad it is a great pleasure and a confirmation of all our efforts that our customers continue to show us that we are on the right track with our model initiative,” says Stephan Schaller, General Director of BMW Motorrad."

https://ultimatemotorcycling.com/2017/07/20/bmw-motorrad-sales-9-5-first-half-2017-another-record/


Dentro da BMW Motorrad, as GS's não são de facto as únicas impulsionadoras de vendas da marca, mas são indiscutivelmente e de longe...as mais importantes.


Mas afinal qual o segredo para o sucesso comercial a nível Mundial de um modelo que custa tanto dinheiro, que tem um look frontal algo controverso, que não é prático numa utilização variada onde se inclua circulação citadina...?


Se me dizem que tudo se deve ao mecanismo financeiro montado em torno dos modelos da marca, sinceramente começo a pensar que não será apenas isso...
Se me dizem que se deve à capacidade dos actuais proprietários conseguirem ser óptimos "porta-vozes" do modelo e conseguirem trazer mais clientes, acho que tem alguma relevância....
Se me dizem que não passa de uma moda que "pegou forte" como a dos Iphone, acharei que de um modo genérico é um argumento que tem algum peso, mas está longe de explicar tamanho sucesso ano após ano...
Se me dizem que se deve à capacidade da máquina ser muito boa em praticamente tudo e não existir nada que sequer se chegue perto e por aquele valor, acharei que o interlocutor que me o diga por certo fumou cannabis alguns minutos antes...
Se me dizem que é da assistência ou dos preços das revisões, reviro os olhos e dedico-me às palavras cruzadas...
Se me dizem que se deve ao elevadíssimo número de acessórios e marcas que sustentam esta "dream machine", entendo-o como um argumento que terá algum sentido...
Se me dizem que se deve em boa parte ao emblema que leva colocado de ambos os lados, acabarei por também ver alguma relevância nessas palavras e no conduzir a tanto sucesso do modelo.


Independentemente da razão (e que qualquer pessoa percebe não ser somente uma), a verdade verdadinha - passe a expressão - é a de que as GS's vendem muito bem, cruzam as estradas nacionais com enorme regularidade e por vezes em grupos bastante extensos e conseguiram uma gigantesca legião fãs.


Gostemos ou não, haja ou não raiva para com aquele "mamute", por mais amor ou ódio que até se gere à sua volta, uma coisa é certa: a GS não deixa ninguém indiferente. :)

twin-pt:
A verdade, verdadinha - passe a expressão - é que eu, um dia, ainda vou ter uma... :festa:

TMXR:
Tens no teu texto uma série de ideias preconcebidas que estão erradas.

Sim, as GSA são um bocado volumosas (sobretudo com malas), mas as GS não tem uma pegada assim tão grande e ao contrário do podes pensar guiam-se com uma facilidade desconcertante, inclusive em cidade... Aliás, dão para filtrar na "boa"


Agora, a tua pergunta é boa.


Certamente será a evolução destes anos todos, mas também uma boa capacidade técnica da B!W Motorrad nas soluções apresentadas.

Repara que nos carros também tens uma Porsche com um carro que está todo errado e em termos de longevidade e único na indústria. E apesar de errado tem o comportamento "bitola" dentro do segmento.


Não creio que se trate de uma moda, crio que as trails sejam uma tendência fruto do paradigma ou reflexo da sociedade em que vivemos. E das necessidades que o novo estilo de vida nos cria.


Repara que os SUV ou monovolumes nos tempos actuais deixaram de ser moda e passaram a ser norma.



A GS é uma boa moto no segmento em que se apresenta, não é a mais barata e provavelmente não será a melhor, mas é BOA. Tem um equipamento muito completo e tudo funciona e funciona bem (o comando da caixa podia ser melhor, nas 2015 já foi melhorado). A condução é fácil, segura, emocionante e tangível independentemente de seres um as das 2 rodas ou um domingueiro.


Para perceberes melhor, vai fazer um test Drive e compreendes. No final quase de certeza que vais gostar e sentar-te à frente do vendedor e começar a fazer contas a vidas. Ou então não vais gostar mesmo é vais confirmar que aquilo que gostas e outra coisa (hipótese de menor probabilidade)



Sapiens21:
Parece-me que leste o texto no sentido errado ao convidares-me a ir experimentá-la e mudar uma eventual ideia que tenha. :)

Talvez não tenhas percebido Miguel, mas as "ideias pré-concebidas" a que fazes alusão, resultam de um apanhado daquilo que regularmente é lido e também daquilo que ouço em conversa...o bom e o menos bom...levando-me a criar o tópico quanto a um modelo que não larga o sucesso ano após ano.

De mau, mesmo mau...não tenho conhecimento.

Trata-se de uma moto controversa que tem os seus fervorosos defensores e aqueles que assim não o entendem, pelo que trouxe este tópico para a discussão aberta sobre o mesmo, sem filtros. :)

Se aquilo que escrevi é entendido de outra forma ou então como um "ataque" (estranho-o desde já!), então definitivamente não consegui passar a mensagem quanto à capacidade que este modelo germânico tem em marcar a sua presença, independentemente do forte e constante "burburinho" criado à sua volta. :)

Sapiens21:
É um longo...muito longo caminho desde a primeira a ostentar a sigla GS (G/S).

O sucesso em que se tornou o modelo é quase como que um case study, pela forma como se mantém com vendas que batem todas as outras marcas, pela forma como consegue cimentar a sua presença nas big adventure bikes (mesmo custando bastante), pela forma como consegue gerir o sucesso e ir actualizando aos poucos e sem rasgos o modelo, como consegue apresentar um design algo controverso e mesmo assim atrair milhares...

Não é para todas... Aliás, mais sucesso que a GS, só mesmo a GS que ainda está para sair! :)

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