Autor Tópico: Pagamento do IUC  (Lida 1063 vezes)

Fevereiro 29, 2024, 16:42:30, 16:42
Lida 1063 vezes

moto2023

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 9
  • Sexo
    Feminino

    Feminino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: DUKE
  • Localidade: AVEIRO
Boa tarde,

Gostava que alguém entendido do assunto, ou que já tenha passado pelo mesmo e me conseguisse ajudar..

Comprei uma moto nova, 0km num stande.. Quando falei com a pessoa, disse-me o preço da moto + documentos..
A minha questão é, quem paga o IUC ?  :pensador:
Visto de adquiri a moto nova 0km com matricula nova, e o rapaz do stand falou que o preço que me estava a dar era da moto+ documentos.. 

Recebi recentemente o documento da moto, fui ao meu portal  verificar se estava tudo bem, e qual o meu espanto ao que o IUC está por pagar..

Alguém me pode esclarecer esta questão??

Desde já muito obrigada pelo vosso tempo..
« Última modificação: Março 11, 2024, 11:52:45, 11:52 por moto2023 »

Fevereiro 29, 2024, 16:51:59, 16:51
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
O IUC é mais um imposto (anual) que cabe a cada um pagar, tal com tens que pagar o teu IUC por seres tu o proprietário da tua moto, não fosse este imposto estar associado ao teu NIF.

Já sobre o IUC ter uma agravante ambiental é uma demagogia, um roubo, não fosse uma dupla taxação dessa penalização por não estar também inserida na venda dos combustíveis...


Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 01, 2024, 07:19:22, 07:19
Responder #2

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Quando estás a pagar aquilo que vulgarmente se designa por documentação, esse dinheiro vai para o importador, não para o stand porque quem trata do processo de obtenção de matrículas,  pagamento de impostos e taxas, e sempre o importador,.


Quanto a afirmação que o Iuc e um documento, não diga isso a ninguém, se não vão se rir na sua cara, ou pior, por trás da sua cara  :zangadoregras:. O Iuc é a abreviatura de imposto único automóvel, portanto é um imposto. Um documento e outra coisa completamente diferente.

Normalmente,  as marcas, nos sites ou no stand tem um ficha de preço onde está explicado todo o preço: preço da moto, transporte, taxas ecológicas dos pneus, bateria, etc, emolumentos, registro, Iuc,  ISV, etc etc etc. Normalmente vem também discriminado na fatura do veículo que lhe deve ter sido entregue aquando do levantamento


Normalmente o Iuc do veículo novo está incluído no preço de compra na maioria das marcas, este pode ser pago até 90 dias após pedido do registro inicial, e apenas é pagável 2 a 5 dias após registo no IRN, portanto, tem de ver se estando a decorrer o prazo do pagamento, o importador ainda não o fez por uma questão de fluxo de trabalho.




O primeiro passo, seria junto do stand saber se o Iuc está incluído naquilo que pagou ou não. Ou analisando a fatura, ou a ficha de preço da sua moto ou de outro modelo do mesmo fabricante no stand onde comprou ou até mesmo ligando para o importador e perguntando.



Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 01, 2024, 10:37:06, 10:37
Responder #3

JCSC

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 30
Quando se pode pagar o Imposto Único de Circulação (IUC)?

O pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) é anual.

No primeiro ano da matrícula, incluindo veículos importados, o IUC deve ser pago até 30 dias após o termo do prazo legal para o registo do veículo.

Se comprou o veículo em primeira mão num concessionário automóvel, o pagamento é feito no momento da compra.

Nos restantes casos, o IUC deve ser pago durante o mês da matrícula do veículo, até que deixe ser o proprietário ou até ao cancelamento da matrícula.

No caso dos barcos de recreio e aeronaves, o IUC deve ser pago em janeiro.



https://eportugal.gov.pt/servicos/pagar-o-imposto-unico-de-circulacao-iuc-

Março 11, 2024, 11:51:58, 11:51
Responder #4

moto2023

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 9
  • Sexo
    Feminino

    Feminino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: DUKE
  • Localidade: AVEIRO
Muito Obrigada pelas vossas respostas.

Eu sei o que o IUC quer dizer e o que significa, e que tem que ser pago por mim todos os anos na matricula, a minha questão era apenas se o IUC já não é pago quando se compra uma moto nova, 0km.
Não estava a dizer que o IUC é um documento, e sim estava a referir-me as palavras do vendedor quando falou " preço da moto + documentos"..
E sim, irei falar com o vendedor em questão, mas

Mas mais uma vez, obrigada a quem respondeu e ajuda..

Boas curvas!!

Março 11, 2024, 13:00:37, 13:00
Responder #5

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Muito Obrigada pelas vossas respostas.

Eu sei o que o IUC quer dizer e o que significa, e que tem que ser pago por mim todos os anos na matricula, a minha questão era apenas se o IUC já não é pago quando se compra uma moto nova, 0km.
Não estava a dizer que o IUC é um documento, e sim estava a referir-me as palavras do vendedor quando falou " preço da moto + documentos"..
E sim, irei falar com o vendedor em questão, mas

Mas mais uma vez, obrigada a quem respondeu e ajuda..

Boas curvas!!

Das motas que comprei novas o valor do IUC vinha incluído no "bolo" da documentação e só paguei o IUC no ano seguinte.

Boas curvas :chopper: :chopper:
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Março 19, 2024, 10:50:53, 10:50
Responder #6

moto2023

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 9
  • Sexo
    Feminino

    Feminino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: DUKE
  • Localidade: AVEIRO
Olá

Obrigada pela resposta..

Foi o que também já tirei a limpo, na fatura vem mencionado o IUC!! Já paguei 1 vez, o valor está incluído no preço final da moto..  Agora só tenho que pagar para o próximo ano..  Muito mais contente  :festa: