Autor Tópico: A história dos motociclos com fins militares...  (Lida 2612 vezes)

Abril 13, 2017, 23:28:40, 23:28
Lida 2612 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A história dos motociclos com fins militares...






A história dos motociclos para uso militar vem já de longa data, havendo algumas características que favoreciam a sua utilização e outras que as tornavam um alvo demasiado fácil de aniquilar.


Em operações de combate deixavam sempre o condutor demasiado exposto, depois dependendo do tipo de terreno e condições meteorológicas podiam ser mais limitadas na locomoção e isto sem contar com o facto de que o tipo de armamento e peso do mesmo podia dificultar a sua função em algumas situações de uso militar...mas por outro lado eram bastante mais baratas de produzir que outro tipo de veículos militares, eram rápidas q.b. se o terreno o permitisse e conseguiam a maneabilidade e facilidade de condução necessárias em certas situações, nomeadamente para os batedores ou missões de reconhecimento não aéreas.


Além disso, as motos de uso militar (quando usavam sidecar) tanto tinham como destino levar rapidamente equipas de artilharia até posições estratégicas, como eram eram usadas pelo pessoal médico para a evacuação de feridos em macas colocadas nos sidecars .


Os motociclos em tempo de guerra (e preparados para a mesma), mesmo não tendo sido determinantes para o desfecho de um combate, não deixaram de marcar a história com muitos exemplos do quão importantes foram.
Ajudaram a moldar a história e merecem, no mínimo, ser recordadas...


Alguns exemplos:


Harley-Davidson Model 17F/J
País de origem: U.S.
Ano de introdução: 1917
Guerra em que participou: WWI




Triumph Model H 
País de origem: U.K.
Ano de introdução: 1915
Guerra em que participou: WWI




Harley-Davidson WLA
País de origem: U.S.
Ano de introdução: 1940
Guerra em que participou: WWII e Koreia




Norton WD16H
País de origem: Reino Unido
Ano de introdução: 1911 (com fins militares em 1932)
Guerra em que participou: WWII




BSA M20
País de origem: Reino Unido
Ano de introdução: 1937
Guerra em que participou: WWII
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 14, 2017, 01:00:47, 01:00
Responder #1

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887

Pegando na BMW R71, amplamente utilizada pelos alemães na WWII.... de seguida na M-72 produzida pela URSS (no que posteriormente veio a ser a Ural) e acabando na Chang Jiang 750 dá para um captítulo sobre a história da contrafacção dos motociclos com fins militares...  :D


Abril 14, 2017, 08:37:05, 08:37
Responder #2

jacare

  • Visitante
Uma das principais missões dos motociclos era serem utilizados para entrega de correspondência militar.
Em Portugal também aconteceu durante alguns anos, havendo inclusive essa especialidade - estafeta moto.
No Regimento de Comandos da Amadora na década de 80 e 90 havia umas Kreidler com essa função e que mais tarde foram também integradas no destacamento de patrulhas de longo raio de acção.
Não tendo encontrado nenhuma foto explicita da moto em questão, fica uma em que pelo menos se vê que elas foram utilizadas


Na Policia do Exército também foram utilizadas pelo Regimento de Lanceiros Nº2 as BMWRT80 entre finais da década de 90 e 10, salvo erro. Actualmente tem as Yamaha TDM, mas não tenho ideia que circulem.


Maio 03, 2017, 13:26:25, 13:26
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Nos tempos mais recentes, pode-se ver nesta imagem a Kawasaki KLR para fins militares e conhecida pelo nome de código M103M1.  :nice:

Uma máquina (nesta versão militar) capaz de tanto aceitar combustível de avião...como gasóleo!   :o



É dos tempos do "Desert Storm"...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 03, 2017, 17:59:14, 17:59
Responder #4

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Estava numa bomba de gasolina quando olho para trás e vejo um "sidecar" acoplado a uma mota URAL, e eis que me lembro deste "post" do Sapiens sobre motos de uso militar.

Aqui, a história (muito interessante) da marca num bom artigo da Wikipédia (em inglês)
https://en.wikipedia.org/wiki/IMZ-Ural

Aqui exemplos do seu uso militar:
 https://www.youtube.com/watch?v=dN5PAwc1ns8

O "site" da marca: [url]http://www.ural.com/[/url

Obviamente mantive conversa com condutor da URAL. Depois do que ele me falou, percebo melhor que as manobras que se vêem no vídeo acima não são coisa fáceis de fazer. O "sidecar" altera completamente a técnica de condução, que não se faz como uma mota. E o facto de ter mais uma roda lateral não torna a coisa tão fácil como se suporá.

« Última modificação: Maio 03, 2017, 18:50:21, 18:50 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Maio 03, 2017, 20:29:21, 20:29
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim, a URAL também tem "história" no serviço militar.  :nice:

A Ural IMZ-8.103 foi uma das máquinas que esteve ao serviço, se bem que...e como deste a entender no que escreveste, com as suas limitações.

O que tem em resistência e capacidade de carga, falta-lhe em agilidade em alguns tipos de terreno.
Mas nem por isso deixaram de ser usadas...e abusadas em tempo de guerra.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 03, 2017, 23:47:13, 23:47
Responder #6

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Estava numa bomba de gasolina quando olho para trás e vejo um "sidecar" acoplado a uma mota URAL, ...

Curiosamente, hoje passei por uma!
Logo de manhã na Av Infante Dom Henrique em Lx!