A história dos motociclos com fins militares...
A história dos motociclos para uso militar vem já de longa data, havendo algumas características que favoreciam a sua utilização e outras que as tornavam um alvo demasiado fácil de aniquilar.
Em operações de combate deixavam sempre o condutor demasiado exposto, depois dependendo do tipo de terreno e condições meteorológicas podiam ser mais limitadas na locomoção e isto sem contar com o facto de que o tipo de armamento e peso do mesmo podia dificultar a sua função em algumas situações de uso militar...mas por outro lado eram bastante mais baratas de produzir que outro tipo de veículos militares, eram rápidas q.b. se o terreno o permitisse e conseguiam a maneabilidade e facilidade de condução necessárias em certas situações, nomeadamente para os batedores ou missões de reconhecimento não aéreas.
Além disso, as motos de uso militar (quando usavam sidecar) tanto tinham como destino levar rapidamente equipas de artilharia até posições estratégicas, como eram eram usadas pelo pessoal médico para a evacuação de feridos em macas colocadas nos sidecars .
Os motociclos em tempo de guerra (e preparados para a mesma), mesmo não tendo sido determinantes para o desfecho de um combate, não deixaram de marcar a história com muitos exemplos do quão importantes foram.
Ajudaram a moldar a história e merecem, no mínimo, ser recordadas...
Alguns exemplos:Harley-Davidson Model 17F/J
País de origem: U.S.
Ano de introdução: 1917
Guerra em que participou: WWI
Triumph Model H
País de origem: U.K.
Ano de introdução: 1915
Guerra em que participou: WWI
Harley-Davidson WLA
País de origem: U.S.
Ano de introdução: 1940
Guerra em que participou: WWII e Koreia
Norton WD16H
País de origem: Reino Unido
Ano de introdução: 1911 (com fins militares em 1932)
Guerra em que participou: WWII
BSA M20
País de origem: Reino Unido
Ano de introdução: 1937
Guerra em que participou: WWII