Sobre os travões de tambor, o desenvolvimento de facto doi muito...ao ponto de a MV Agusta ver unidades suas a serem adaptadas pelos seus proprietários quando se lançou também com discos. Devem ter ficado desconfiados com aquela "lâmina circular" ali no centro da roda.
História do Motociclismo: O aparecimento dos discos de travão...Esta questão de quando apareceram afinal os discos de travão nos motociclos, surgiu num dos tópicos aqui do fórum e entendi que era uma boa ideia recordar um pouco da história que está por detrás do aparecimento dos mesmos...E antes de o fazer, há que dizer que o seu aparecimento se deu primeiramente nos carros de corridas em meados de 1950, não só para melhorar naturalmente a capacidade de travagem, mas também para melhorar a eficácia na dissipação de calor, para melhorar a resistência às solicitações frequentes e até na redução da força a aplicar para diminuir a velocidade.Pois no caso dos motociclos não foi logo a seguir e teve de se esperar de meados dos anos 50' até 1962, altura em que os travões de disco instalados de fábrica foram usados naquela que é considerada a primeira de todas...e foi uma scooter. Yep! E assim é considerada, apesar de haver muito antes algo que se assemelhava a discos, sem o serem propriamente como os conhecemos agora... Ora esta scooter pioneira era nem mais nem menos do que a Lambretta TV175 Series 3, produzida entre 1962 e 1965, e que acabou por derivar também na motorização com 198cc.Tratava-se de uma scooter com um peso que rondava os 110Kg, tinha 4 velocidades, alcançava pouco + de 90Kmh e....para aquilo que nos interessa aqui para o tema, tinha um sistema de travagem com disco à frente e tambor atrás, o qual chegou a vir protegido com uma espécie de grelha plástica de cor branca.Ei-la aqui...No caso das motos de produção em série, a utilização do disco de travão, ocorreu em primeiro lugar na Honda CB750 (corria o ano de 1969), quando um engenheiro da Honda - Harada - olhou com atenção para aquilo que tinha sido desenvolvido por uma empresa de material aftermarket nos EUA, chamada Lockhart, levando isto ao conhecimento do presidente da companhia - Soichiro Honda - o qual aprovou este sistema de travagem e que foi depois alvo de desenvolvimento pela própria Honda, com um rotor feito em aço e um único pistão, o qual se revelou bastante competente em seco, mas que apresentava necessidade de cautela e futuros testes para melhorar a eficácia sempre que se andava à chuva e o disco ficava molhado. Mais tarde a Honda voltou a destacar-se, tornando-se em 1975 na primeira a colocar no mercado um modelo de produção em série - CB 750 Four - com discos à frente e atrás. A MV Agusta seguiu-se logo à Honda com os travões de disco, mas segundo pude ler foi tão impopular a sua utilização, que os proprietários de modelos desta marca Italiana curiosamente preferiram converter as suas MV Agusta para levar o velhinho sistema de tambor.Quanto à BMW também tem o seu nome "gravado" no que toca à história em matéria de travagem, ao tornar-se em 1988 como o primeiro fabricante a desenvolver um sistema anti-bloqueio colocado num motociclo. Terá sido esta na verdade a 1ª geração do agora quase vulgar ABS e que apareceu na K100LT.Se quiserem saber um pouco mais, passem pelos vários links que aqui deixo e qu abordam não só o tema, como também os modelos indicados neste tópico . http://world.honda.com/history/challenge/1969cb750four/page03.htmlhttps://rideapart.com/articles/motorcycle-history-brakeshttps://occhiolungo.wordpress.com/2013/10/07/the-first-disc-brake/https://rideapart.com/articles/motorcycle-history-antilock-brake-system
Pode-se considerar que a geringonça instalada nesta BSA com mais de um século é travão de disco?Supostamente o conceito é antigo. Mas só se tornou viável quando apareceram os sistemas por accionamento hidráulico.E mesmo os discos como os conhecemos hoje, só não surgiram mais cedo porque os de tambor estavam muito evoluídos.Há uns tempos num encontro de clássicas em Sintra estava uma Triton com um travão de tambor grimeca na frente que aquilo é completamente hi-tec!!!
(....)Isaac tenho dúvidas se aquela lambreta tem travão de disco à frente, não consigo ver o disco, aquela proteção deve ser o tamborTenho um amigo aqui na Horta das Figueiras que tem uma igual antiga e tem travão de tamborIsaac não estou a duvidar da tua palavra mas não o consigo ver