Autor Tópico: História do Motociclismo: O aparecimento dos discos de travão...  (Lida 2745 vezes)

Setembro 08, 2017, 22:30:25, 22:30
Lida 2745 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
História do Motociclismo: O aparecimento dos discos de travão...







Esta questão de quando apareceram afinal os discos de travão nos motociclos, surgiu num dos tópicos aqui do fórum e entendi que era uma boa ideia recordar um pouco da história que está por detrás do aparecimento dos mesmos...


E antes de o fazer, há que dizer que o seu aparecimento se deu primeiramente nos carros de corridas em meados de 1950, não só para melhorar naturalmente a capacidade de travagem, mas também para melhorar a eficácia na dissipação de calor, para melhorar a resistência às solicitações frequentes e até na redução da força a aplicar para diminuir a velocidade.


Pois no caso dos motociclos não foi logo a seguir e teve de se esperar de meados dos anos 50' até 1962, altura em que os travões de disco instalados de fábrica foram usados naquela que é considerada a primeira de todas...e foi uma scooter. Yep!  :) E assim é considerada, apesar de haver muito antes algo que se assemelhava a discos, sem o serem propriamente como os conhecemos agora... :)
Ora esta scooter pioneira era nem mais nem menos do que a Lambretta TV175 Series 3, produzida entre 1962 e 1965, e que acabou por derivar também na motorização com 198cc.
Tratava-se de uma scooter com um peso que rondava os 110Kg, tinha 4 velocidades, alcançava pouco + de 90Kmh e....para aquilo que nos interessa aqui para o tema, tinha um sistema de travagem com disco à frente e tambor atrás, o qual chegou a vir protegido com uma espécie de grelha plástica de cor branca.

Ei-la aqui...





No caso das motos de produção em série, a utilização do disco de travão, ocorreu em primeiro lugar na Honda CB750 (corria o ano de 1969), quando um engenheiro da Honda - Harada - olhou com atenção para aquilo que tinha sido desenvolvido por uma empresa de material aftermarket nos EUA, chamada Lockhart, levando isto ao conhecimento do presidente da companhia - Soichiro Honda - o qual aprovou este sistema de travagem e que foi depois alvo de desenvolvimento pela própria Honda, com um rotor feito em aço e um único pistão, o qual se revelou bastante competente em seco, mas que apresentava necessidade de cautela e futuros testes para melhorar a eficácia sempre que se andava à chuva e o disco ficava molhado.
Mais tarde a Honda voltou a destacar-se, tornando-se em 1975 na primeira a colocar no mercado um modelo de produção em série - CB 750 Four - com discos à frente e atrás.


A MV Agusta seguiu-se logo à Honda com os travões de disco, mas segundo pude ler foi tão impopular a sua utilização, que os proprietários de modelos desta marca Italiana curiosamente preferiram converter as suas MV Agusta para levar o velhinho sistema de tambor.


Quanto à BMW também tem o seu nome "gravado" no que toca à história em matéria de travagem, ao tornar-se em 1988 como o primeiro fabricante a desenvolver um sistema anti-bloqueio colocado num motociclo. Terá sido esta na verdade a 1ª geração do agora quase vulgar ABS e que apareceu na K100LT.






Se quiserem saber um pouco mais, passem pelos vários links que aqui deixo e qu abordam não só o tema, como também os modelos indicados neste tópico . :)

http://world.honda.com/history/challenge/1969cb750four/page03.html

https://rideapart.com/articles/motorcycle-history-brakes

https://occhiolungo.wordpress.com/2013/10/07/the-first-disc-brake/

https://rideapart.com/articles/motorcycle-history-antilock-brake-system
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 09, 2017, 03:26:37, 03:26
Responder #1

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Pode-se considerar que a geringonça instalada nesta BSA com mais de um século é travão de disco?







Supostamente o conceito é antigo.
Mas só se tornou viável quando apareceram os sistemas por accionamento hidráulico.

E mesmo os discos como os conhecemos hoje, só não surgiram mais cedo porque os de tambor estavam muito evoluídos.
Há uns tempos num encontro de clássicas em Sintra estava uma Triton com um travão de tambor grimeca na frente que aquilo é completamente hi-tec!!!

Setembro 09, 2017, 08:55:35, 08:55
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
No segundo link que deixei no final do post será possível ver ainda mais sistemas de travagem, bastante mais antigos, mas com sistema de cabos ou acionamentos ainda mais arcaicos.

Mas esse artigo ao referir os exemplos do passado, acaba por mencionar ser consensual a aceitação de que a Lambretta e a Honda foram, com uma distância de pouco tempo, pioneiras na utilização de discos de travão similares àqueles que hoje se usam.

A resposta correcta a dar no que concerne a discos de travão em motos de produção em série e em tudo semelhantes aos de hoje, encontra-se nessas duas marcas.  :nice:

Sobre os travões de tambor, o desenvolvimento de facto doi muito...ao ponto de a MV Agusta ver unidades suas a serem adaptadas pelos seus proprietários quando se lançou também com discos.
Devem ter ficado desconfiados com aquela "lâmina circular" ali no centro da roda.  :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 09, 2017, 13:56:47, 13:56
Responder #3

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Sobre os travões de tambor, o desenvolvimento de facto doi muito...ao ponto de a MV Agusta ver unidades suas a serem adaptadas pelos seus proprietários quando se lançou também com discos.
Devem ter ficado desconfiados com aquela "lâmina circular" ali no centro da roda.  :D

Se formos a analisar, o primeiros discos eram um bocadinhos básicos...
Instalavam apenas uma unidade, com diâmetro pequeno e sem ventilação. Alguns provavelmente nem eram flutuantes.
E tudo isto mordido por uma pinça com um único pistão...

É perfeitamente legitimo que o poder de travagem disto fosse facilmente superado por sistemas de tambor que na altura estavam num estado de evolução muito mais maduro.

Consegui encontrar aqui no telemóvel uma foto da Triton que referi atrás...




« Última modificação: Setembro 09, 2017, 13:58:30, 13:58 por dfelix »

Setembro 09, 2017, 15:26:16, 15:26
Responder #4

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
História do Motociclismo: O aparecimento dos discos de travão...







Esta questão de quando apareceram afinal os discos de travão nos motociclos, surgiu num dos tópicos aqui do fórum e entendi que era uma boa ideia recordar um pouco da história que está por detrás do aparecimento dos mesmos...


E antes de o fazer, há que dizer que o seu aparecimento se deu primeiramente nos carros de corridas em meados de 1950, não só para melhorar naturalmente a capacidade de travagem, mas também para melhorar a eficácia na dissipação de calor, para melhorar a resistência às solicitações frequentes e até na redução da força a aplicar para diminuir a velocidade.


Pois no caso dos motociclos não foi logo a seguir e teve de se esperar de meados dos anos 50' até 1962, altura em que os travões de disco instalados de fábrica foram usados naquela que é considerada a primeira de todas...e foi uma scooter. Yep!  :) E assim é considerada, apesar de haver muito antes algo que se assemelhava a discos, sem o serem propriamente como os conhecemos agora... :)
Ora esta scooter pioneira era nem mais nem menos do que a Lambretta TV175 Series 3, produzida entre 1962 e 1965, e que acabou por derivar também na motorização com 198cc.
Tratava-se de uma scooter com um peso que rondava os 110Kg, tinha 4 velocidades, alcançava pouco + de 90Kmh e....para aquilo que nos interessa aqui para o tema, tinha um sistema de travagem com disco à frente e tambor atrás, o qual chegou a vir protegido com uma espécie de grelha plástica de cor branca.

Ei-la aqui...





No caso das motos de produção em série, a utilização do disco de travão, ocorreu em primeiro lugar na Honda CB750 (corria o ano de 1969), quando um engenheiro da Honda - Harada - olhou com atenção para aquilo que tinha sido desenvolvido por uma empresa de material aftermarket nos EUA, chamada Lockhart, levando isto ao conhecimento do presidente da companhia - Soichiro Honda - o qual aprovou este sistema de travagem e que foi depois alvo de desenvolvimento pela própria Honda, com um rotor feito em aço e um único pistão, o qual se revelou bastante competente em seco, mas que apresentava necessidade de cautela e futuros testes para melhorar a eficácia sempre que se andava à chuva e o disco ficava molhado.
Mais tarde a Honda voltou a destacar-se, tornando-se em 1975 na primeira a colocar no mercado um modelo de produção em série - CB 750 Four - com discos à frente e atrás.


A MV Agusta seguiu-se logo à Honda com os travões de disco, mas segundo pude ler foi tão impopular a sua utilização, que os proprietários de modelos desta marca Italiana curiosamente preferiram converter as suas MV Agusta para levar o velhinho sistema de tambor.


Quanto à BMW também tem o seu nome "gravado" no que toca à história em matéria de travagem, ao tornar-se em 1988 como o primeiro fabricante a desenvolver um sistema anti-bloqueio colocado num motociclo. Terá sido esta na verdade a 1ª geração do agora quase vulgar ABS e que apareceu na K100LT.






Se quiserem saber um pouco mais, passem pelos vários links que aqui deixo e qu abordam não só o tema, como também os modelos indicados neste tópico . :)

http://world.honda.com/history/challenge/1969cb750four/page03.html

https://rideapart.com/articles/motorcycle-history-brakes

https://occhiolungo.wordpress.com/2013/10/07/the-first-disc-brake/

https://rideapart.com/articles/motorcycle-history-antilock-brake-system

Obrigado pelas duvidas tiradas. É sempre bom ter um companheiro assim por perto  :convivio:
Mais uma vez Honda e BMW pioneiras na tecnologia.
Não é a toa que são as minhas marcas preferidas!!

Setembro 09, 2017, 15:34:06, 15:34
Responder #5

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Pode-se considerar que a geringonça instalada nesta BSA com mais de um século é travão de disco?







Supostamente o conceito é antigo.
Mas só se tornou viável quando apareceram os sistemas por accionamento hidráulico.

E mesmo os discos como os conhecemos hoje, só não surgiram mais cedo porque os de tambor estavam muito evoluídos.
Há uns tempos num encontro de clássicas em Sintra estava uma Triton com um travão de tambor grimeca na frente que aquilo é completamente hi-tec!!!

Possivelmente esse tipo de travagem foi adaptado do sistema de travagem das locomotivas. Pelo menos aparentemente e visualmente encontro traços muito parecidos.

Setembro 09, 2017, 15:34:17, 15:34
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Há marcas que foram pioneiras noutras matérias ligadas ao motociclismo.

Não falta história neste desenvolvimento dos motociclos e que vem de bem longe.

Possivelmente tudo ou quase tudo o que temos hoje começou de forma algo "inacabada", tendo sido o tempo e o empenho dos engenheiros das marcas a trazer o melhor que é possível extrair daquilo que muitas vezes começa como uma ideia.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 09, 2017, 15:48:26, 15:48
Responder #7

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
É verdade. A Engenharia dos tempos de hoje, nao desenvolve...limita-se a modificar e melhorar sistemas já existentes no mercado.
Com o passar dos tempos até o conceito de inovação se alterou. Em tempos dava-se mais importancia à inovação de produto e inovação do processo. Agora as empresas dão demasiada importância à inovação de marketing e inovação organizacional. O pensamento está muito direccionado para o lucro.
A maioria das empresas, pelo menos na UE, está muito direccionada para o desenvolvimento de Inovação incremental, preocupando-se com a modificação, aperfeiçoamento, simplificação e melhoria de produtos e processos de produção já existentes.

Setembro 09, 2017, 22:22:55, 22:22
Responder #8

AntonioFerreira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 65
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: FORZA 250 X
  • Localidade: Évora
O que me surpreendeu foi esta BSA com  cerca de cem anos ter transmissão por correia e não por corrente
Isaac tenho dúvidas se aquela lambreta tem travão de disco à frente, não consigo ver o disco, aquela proteção deve ser o tambor
Tenho um amigo aqui na Horta das Figueiras que tem uma igual antiga e tem travão de tambor
Isaac não estou a duvidar da tua palavra mas não o consigo ver

Setembro 09, 2017, 22:51:03, 22:51
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)Isaac tenho dúvidas se aquela lambreta tem travão de disco à frente, não consigo ver o disco, aquela proteção deve ser o tambor
Tenho um amigo aqui na Horta das Figueiras que tem uma igual antiga e tem travão de tambor
Isaac não estou a duvidar da tua palavra mas não o consigo ver

A partir de 1962 (estamos a falar da Series 3) começaram a sair, como referi e podes ler....com disco de travão.

P.f. lê aqui neste link e vê o sistema, que tem o disco protegido por uma estrutura.
Alguns proprietários o que fizeram foi retirar essa proteção e arranjaram peças aftermarkrt para o ter descoberto parcialmente (o que também podes ver no link).

https://www.scooterhelp.com/tuning/lam.disk.brakes.html

Penso que assim elucida melhor e espero ter ajudado ao esclarecimento.  :)

"Lambretta was the first of the Italian scooters to add a disk brake to a production model. The first disk brake was fitted to the TV175 and then was also adopted by all the other Lambrettas 175ccs and up."
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 09, 2017, 23:19:19, 23:19
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Amigo António,

Adianto também - caso queiras informar o teu amigo - que existe um site muito completo dedicado às Lambrettas.  :nice: :nice:

https://beedspeed.com/html-pages/lambretta-model-identification.htm :nice:

Pode ser que ele ache interessante pois tem-as todas por anos. :)

O travão de disco foi apresentado pela marca em 62' e a partir de 63' generalizou-se à motorização de 175cc, 200cc e gerações seguintes.  :)

"1963 TV 175 and later the TV200
The first ever motorcycle to be fitted with front disc brake.
This could have been designated the Series 1V,
but it was soon replaced with a TV 200cc version for the British market.
"
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 10, 2017, 22:51:51, 22:51
Responder #11

AntonioFerreira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 65
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: FORZA 250 X
  • Localidade: Évora
Isaac
Agora já não tenho dúvidas, nestas fotos o disco está bem visível só que pelas fotos anteriores não o consegui ver
Para tu dizeres que tinha disco certamente tinhas visto, só que eu não consegui ver
Embora eu goste de pesquisar tudo o que posso sobre scooters, reconheço que estou muito aquém dos teus conhecimentos e não haverá muitas pessoas como tu a pesquisar e a conhecer e a publicar tantos artigos sobre motos e scooters o que para mim é uma mais valia