Autor Tópico: Onde é feita a tua mota?  (Lida 1626 vezes)

Maio 29, 2021, 08:40:17, 08:40
Lida 1626 vezes

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Tema que vai gerar polémicas, principalmente junto dos puristas, mas é verdade e eu tenho razão nalgumas coisas que digo.
O mercado europeu é menos de 2% de produção mundial de motas
O mercado mais importante é até os 500cc
Nao confundir China com Taiwan mas isso ja eu sabia

« Última modificação: Maio 29, 2021, 13:46:26, 13:46 por mneves »
membro numero 16

Maio 29, 2021, 12:55:36, 12:55
Responder #1

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
#somostodoschineses
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Maio 29, 2021, 21:24:38, 21:24
Responder #2

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Não confundir também motos fabricadas na China com motos Chinesas.
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Maio 30, 2021, 10:38:53, 10:38
Responder #3

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Em alguns casos a origem de fabrico é bem importante.

A minha ex Kawasaki ER6F (2009) teve fabrico no Japão mas o modelo (2009-2011) foi fabricado em pelo menos 5 países - Japão, Coreia do Sul, Malásia, Tailândia e India (na India a inauguração da primeira unidade fabril foi em 2010).
Do Japão, Coreia do Sul e Malásia não existiram noticias de problemas com durabilidade dos motores mas da Tailândia e India houve... e tudo derivado a utilização de ligas metálicas de muito pior qualidade.
A diferença era significativa pois estes casos problemáticos de fabrico (Tailândia/India) começavam a aparecer problemas pelos 15.000km e os motores não duravam mais de 25.000/30.000km, não me recordo é se seria apenas o cilindro/piston que teria de ser substituídos se seria o motor em si...
Mais recente, 2011/2012 a Malásia (e novamente Tailândia) teve alguns problemas com as válvulas mas fizeram "recall silencioso" feito na revisão imediatamente a seguir...

E estou a falar da Kawasaki...
O que será de outras marcas de origem chinesa, pouco conhecida e sem grandes controlos de qualidade?
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 30, 2021, 19:50:50, 19:50
Responder #4

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Em alguns casos a origem de fabrico é bem importante.

A minha ex Kawasaki ER6F (2009) teve fabrico no Japão mas o modelo (2009-2011) foi fabricado em pelo menos 5 países - Japão, Coreia do Sul, Malásia, Tailândia e India (na India a inauguração da primeira unidade fabril foi em 2010).
Do Japão, Coreia do Sul e Malásia não existiram noticias de problemas com durabilidade dos motores mas da Tailândia e India houve... e tudo derivado a utilização de ligas metálicas de muito pior qualidade.

A marca continua a ser Kawasaki... O processo produtivo continua a ser Kawasaki, quer tenha origem no Japão ou noutro qualquer lugar.

 Embora eu continue a preferir motos dos 4  fabricantes Japoneses (sou um assumido bota de elástico  :stuck_out_tongue_winking_eye: ),  estes estão igualmente sujeitos a problemas de qualidade, e a relativização de defeitos pelo facto de terem origem em unidades na India ou Tailandia é na minha opinião algo irrelevante. 
  É tudo uma questão de  :cost: :cost: :cost: :cost:.  querem fabricar barato para vender ao mesmo preço, e milagres não há.

Há inúmeros exemplos de produtos de qualidade com origem na China, India e outros... Quando se paga qualidade, eles também já o sabem como fazer, mas se o resultado de toda esta "ganância"  for assistir a  marcas Premium  quererem fabricar á "chinêsa" para vender á "alemão", então um destes dias mais vale comprar chines mesmo....


  Também, nos dias que correm o importante é não ter problemas durante o leasing.... a seguir o pessoal troca pelo ultimo modelo e o lucro está garantido....

 :convivio:
 
« Última modificação: Maio 30, 2021, 19:53:05, 19:53 por SARider »
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Maio 30, 2021, 20:59:39, 20:59
Responder #5

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Não confundir também motos fabricadas na China com motos Chinesas.
Mas infelizmente em Portugal há a mania de lhes pôr carimbos ,mesmo sem as ter ou conhecer,só porque sim,existem mentes muito fechadas.
Ha pelo menos duas marcas 100% chinesas que se pode confiar, zontes e cfmoto.
membro numero 16

Maio 30, 2021, 21:49:43, 21:49
Responder #6

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Não confundir também motos fabricadas na China com motos Chinesas.
Mas infelizmente em Portugal há a mania de lhes pôr carimbos ,mesmo sem as ter ou conhecer,só porque sim,existem mentes muito fechadas.
Ha pelo menos duas marcas 100% chinesas que se pode confiar, zontes e cfmoto.

 Sabes que o pessoal quando é para a pândega, adora comer e beber do bom e do melhor,  e depois contar aos amigos como foi uma "pechincha",  e aí ninguém se preocupa da origem de muitos dos alimentos que consomem, e da forma como são obtidos.

 Quando toca alguns bens de consumo, quanto mais caro, mais status... e vai daí vem o dizer " É caro mas é bom!".
 Pois é... mas barato e bom é mesmo muito dificil, e no entanto, um bom marketing a convencer o pessoal que o que mais precisam  é de pagar mais por coisas que nunca vão dar uso e umas boas campanhas de financiamento é o que basta para para que cada vez mais se perceba que o caro por si só  não garante qualidade.

 Conheço a CFMoto e Zontes muito pelo trabalho de partilha de alguns motovloggers como tu, que por carolice continuam a produzir bons conteudos, e desde que tenha o produto pelo que se está a pagar, nada contra...  e os carimbos ... bem, se há coisa que já deviamos ter  aprendido a não subestimar é a cultura asiática, e neste caso a chinesa é um bom exemplo. Eles vão certamente continuar a evoluir e a absorver tudo á sua volta, inclusive algumas premium, tal como já aconteceu no sector auto.
 :convivio:
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Maio 31, 2021, 00:06:12, 00:06
Responder #7

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Eles vão certamente continuar a evoluir e a absorver tudo á sua volta, inclusive algumas premium, tal como já aconteceu no sector auto.

Por muito que evoluam e observem o que se passa à volta, o problema será sempre o mesmo:
Não se faz omeletes sem ovos.

O principal foco dos fabricantes chineses é a oferta low cost.
Se decidirem criar um produto equiparado à concorrência japonesa o valor final irá escalar e deixar de ser competitivo.





Maio 31, 2021, 00:34:01, 00:34
Responder #8

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Eles vão certamente continuar a evoluir e a absorver tudo á sua volta, inclusive algumas premium, tal como já aconteceu no sector auto.

Por muito que evoluam e observem o que se passa à volta, o problema será sempre o mesmo:
Não se faz omeletes sem ovos.

O principal foco dos fabricantes chineses é a oferta low cost.
Se decidirem criar um produto equiparado à concorrência japonesa o valor final irá escalar e deixar de ser competitivo.
Pode ainda não acontecer no caso das motas, não sei porquê razão, porque se for para fazer premium também fazem.
Já o fazem nos equipamentos informáticos, telemóveis (a guerra dos EUA contra a Hawei será mesmo a privacidade ou a qualidade?) Tecidos de luxo, porcelanas.
Basta quererem e achar útil.

Já nas motas, o protocolo com a Harley, por exemplo, não será para low cost.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Maio 31, 2021, 01:27:33, 01:27
Responder #9

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Basta quererem e achar útil.

Acima de tudo dar retorno financeiro.
Porque se não der... deixa de ser útil. E não sendo útil não vão querer!

No mundo da tecnologia há imensa oferta premium chinesa, mas tenho dúvidas que esse seja o segmento que oferece maior encaixe financeiro aos fabricantes.
Por cada P40 Pro que a Huawei vende... certamente milhões de P40 Lite são vendidos.

O cliente que procura um produto diferenciado compra o iPhone Pro pelo preço do P40 Pro.
Mesmo que seja pior.
Se pensarmos nos veículos, esta a força do branding é ainda mais gritante.

A Benelli pode lançar uma TRK 1250 com specs e qualidade superior a uma GS.
Se custar o mesmo... achas que vai penetrar o mercado?

Duvido. Porque há mais de uma década construtores reputados têm tentado isso.
E mesmo recorrendo a preços inferiores.
Mesmo que sejam melhores.
Para um construtor menos reputado a dificuldade será acrescida.

Depois há outra coisa...
Ao contrário do que acontece na tecnologia, os fabricantes chineses de motociclos praticamente não têm R&D.
Adoptam uma elevada dose de reverse engineering e muitas soluções estão no limiar da contrafacção... o que permite reduzir ainda mais o custo. E se pensarmos muito neste tema, até vamos concluir que as motos chinesas na realidade fazem-se vender demasiado caro.  :)



Maio 31, 2021, 10:46:09, 10:46
Responder #10

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Resposta à pergunta do tópico: Japão. bem visível na chapa sob o assento, junto daquele código internacional - "VIN", se bem me lembro.
Quanto à outra discussão: https://www.wipo.int/pressroom/en/articles/2020/article_0005.html.
Não imagino quantas patentes ou se as há ao nível do motociclismo mas, tal como se faz no Ocidente, suponho que as empresas chinesas escolhem públicos-alvo e gamas por onde penetrar. Para além do enorme mercado próprio, têm quase toda a Ásia, e mais África, por sua conta. O Preço baseado em salários baixos e também em soluções tecnológicas pouco... ambiciosas começou por ser a principal vantagem comparativa.
Quem estiver atento aos "debates" que o regime de  Capitalismo de Estado chinês promove, terá dado pelo ênfase em entrar numa nova variante tecnológica. mais desafiadora das principais tecnológicas ocidentais. A prová-lo, o aumento da "preocupação" com os Direitos Humanos por parte das potências ocidentais, algo que só se agita para distrair de problemas próprios ou de aliados ou, no caso, contra ameaças económicas.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Maio 31, 2021, 13:03:05, 13:03
Responder #11

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora


A Benelli pode lançar uma TRK 1250 com specs e qualidade superior a uma GS.
Se custar o mesmo... achas que vai penetrar o mercado?


Com certeza que não, principalmente porque não consegue fazer acreditar que a qualidade é de facto superior. Uma fatura das Low Cost e de problemas com o pós-venda nos primeiros anos.

Em relação ao R&D, é quase uma troca conceptual: Uns fazem o R&D ou outros produzem motos ao custo de MOD de 2 tigelas de arroz ao dia.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Maio 31, 2021, 14:31:43, 14:31
Responder #12

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
(...)No mundo da tecnologia há imensa oferta premium chinesa, mas tenho dúvidas que esse seja o segmento que oferece maior encaixe financeiro aos fabricantes.
Por cada P40 Pro que a Huawei vende... certamente milhões de P40 Lite são vendidos.

O cliente que procura um produto diferenciado compra o iPhone Pro pelo preço do P40 Pro.
Mesmo que seja pior.
Se pensarmos nos veículos, esta a força do branding é ainda mais gritante.(...)

Uns usam exemplos de carros mas outros... de telemóveis!  :D :lolol:  8)

Da Huawei à partida já não se espera grande coisa, porque a facilidade que havia em se utilizar um telemóvel dessa marca acabou e assim actualmente têm-se uma experiência bastante inferior a qualquer marca da concorrência com especificações inferiores! Se é por causa daquilo de ter deixado de ter acesso a serviços google não sei... mas por exemplo não conseguir colocar uma imagem no email sem que o google automaticamente reduza a imagem para caber no email... torna obsoleto o telemóvel. E é só um exemplo... mas em termos de sincronização pelos vistos a coisa tem um panorama mau!
E cada vez são mais conhecidos que claramente dizem "Huawei nunca mais!" (desses quase todos já tem o novo P40Pro)

Voltando às motos
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 31, 2021, 15:07:19, 15:07
Responder #13

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora


Da Huawei à partida já não se espera grande coisa, porque a facilidade que havia em se utilizar um telemóvel dessa marca acabou e assim actualmente têm-se uma experiência bastante inferior a qualquer marca da concorrência com especificações inferiores

Isso foi por guerra comercial. As produções de bananas da Colômbia todas era boas e todas faliram. São coisas que ultrapassam a lógica do produto.

Ainda assim, a minha mulhoer comprou um P40 (sem pro) já depois do no google.

Lá está há mercado, maior ou mais pequeno, os fabricantes vão para o que for lucrativo para si..
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Maio 31, 2021, 15:34:36, 15:34
Responder #14

ALCLCF

  • Visitante
Modena, Itália.

Mas a primeira foi 100% Xangai, China  :nice:

Maio 31, 2021, 17:20:26, 17:20
Responder #15

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Modena, Itália.

Mas a primeira foi 100% Xangai, China  :nice:

Essa Italiana não me importava nadinha de ter uma igual, se for a que penso...  :tornarseanjinho:
Ainda assim julgo que tenhas bom gosto também na cor - cinza com quadro vermelho?  :nice:
Mas sobre o tópico, estas motos são fabricadas só em Itália ou já há fabrico amaricano?

Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 31, 2021, 21:52:45, 21:52
Responder #16

ALCLCF

  • Visitante
A minha não é a ribelle é a ss9 foi a versão lançamento de 2019....apesar de chegar a 2021 sem DUA, mas isso é outro filme para um tópico do "conta a tua história com concessionários"

Maio 31, 2021, 22:28:18, 22:28
Responder #17

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
A minha não é a ribelle é a ss9 foi a versão lançamento de 2019....apesar de chegar a 2021 sem DUA, mas isso é outro filme para um tópico do "conta a tua história com concessionários"
Importada usada sem a inspeção?

Seja o que for a partilha dessa história, ainda que em tópico próprio, era de valor aqui ficar

O CP motos agradece, se assim entenderes partilhar o que se passou.
« Última modificação: Maio 31, 2021, 22:29:49, 22:29 por saraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Maio 31, 2021, 22:55:24, 22:55
Responder #18

ALCLCF

  • Visitante
nacional, concessionário oficial, só poderei partilhar depois de concluída.

Junho 01, 2021, 00:53:50, 00:53
Responder #19

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Admiro como numa época de globalização a malta tem tanta certeza onde as suas motos são feitas.  :D

A minha scrambler supostamente tem quadro e motor fabricado em itália... por terceiros.
Mas parte dos componentes são fabricados na Tailandia. Onde aliás são integralmente montadas as unidades destinadas a outros mercados que não Europeu.
Embora motores e quadros destas são enviados de Itália para lá.
A electrónica é alemã (Contitech ... Siemens/Continental) mas o mais certo é ser fabricada na China.
As suspensões são japonesas, mas provavelmente feitas na Malásia.

A minha r1200s ainda é do tempo "made in germany" mas parte considerável do boxer nesta altura era Giraldoni, portanto italiano.
A electrónica é Bosch.. fabricada na Hungria. As suspensões são suecas. E os travões outsourcing italiano.

 :D
« Última modificação: Junho 01, 2021, 01:03:16, 01:03 por dfelix »

Junho 01, 2021, 07:58:25, 07:58
Responder #20

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Olha eu sei
Marca japonesa, motor italiano,montagem francesa,componentes asiaticos( vários países)
Querem melhor?
membro numero 16

Junho 01, 2021, 11:40:51, 11:40
Responder #21

ALCLCF

  • Visitante
Mais importante é ir fazendo listinha das marcas dos componentes utilizados para o DIY caseiro quando elas se deitam :D