Autor Tópico: Pedido de Opinião  (Lida 22409 vezes)

Setembro 06, 2018, 15:55:40, 15:55
Lida 22409 vezes

Nhokas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTV Sei Giorni
  • Localidade: Lisboa
Boas:
Após ler e ler e.... ler, cada vez a confusão é maior.
Passo a explicar o porque:
Após cerca de 15 anos sem mota, o bichinho (esteve adormecido mas nunca desapareceu) acordou. Acordou pois na minha actividade profissional cada vez mais equaciono a hipótese de adquirir mais uma vez (seria a 3ª) uma moto. A check list dos requisitos feita por mim foi a seguinte:
Na moto terá sempre de ser possível levar alguma quantidade de "carga" (faço entrega e recolha de roupas em alojamentos locais) e portanto como devem imaginar faze-lo de carro em pleno centro de Lisboa é cada vez mais complicado. Inicialmente pensei em colocar na fututra aquisição duas malas laterais mais uma top case. Acontece que isso iria levar-me a "jogar tetris" a cada recolha e entrega de roupa (põe toalhas de uma lado, lençóis do outro encaixa aqui tira dali etc...) o que não seria nada pratico. Após uma visita a um concessionário de uma conhecida marca (e após a explicação do que necessitava) foi-me sugerido que para evitar esse "poe aqui e tira dali" colocasse o saco da recolha/entrega apoiado em cima do local do pendura e do suporte da top case, prendendo-o com umas cintas ou com uma aranha (estamos a falar para um saco daqueles azuis do IKEA cheio de roupa, portanto com algum peso, e a ideia ate me pareceu válida e viavel.
Ora bem feita esta introdução exponho então as minhas duvidas, sei que muitos de vós dirão que ha (dentro destas opções) modelos que não podem ser comparáveis.
O meu orçamento poderá chegar perto dos 7000.
A ser uma moto usada, preferivelmente gostaria de a adquirir a um stand de usados (sei perfeitamente que corro o risco de comprar gato por lebre, pois ja vi um carro meu vendido por mim com 198mil kms à venda passado 2 meses com menos 80 mil) mas tenho sempre a vantagem de ter pelo menos 12 meses de garantia.
Teria de ter no máximo 3 anos e cerca de 40 mil kms.
A moto, sera mais para uso em cidade e para a função acima indicada, mas também para poder dar uns passeios com a minha senhora de quando em vez (nada que supere os 300kms).
Assim sendo impus uma cilindrada minima de 500 e qualquer coisa com cerca de 50cv.
Tenho em vista um negocio de uma BMWG650GS de 2016 (650cc de 49cv)a um preço de 6500€ com 15mil kms (moto de retoma de um cliente do concessionário)  - tenho receio dos valores de manutenção da marca;
Uma Honda CB500X de 6000€ de 2018 com 1000kms (moto de serviço) - Ainda com quase 2 anos de garantia mas aos meus olhos nada atractiva visualmente...
Uma Benelli TRK (nova) por 6000 - sei que a marca foi comprada por chineses, que ha muito boa gente com muitos problemas na moto e que ninguém sabe muito bem qual a durabilidade da mesma... se quiser vende-la daqui a 2 ou 3 anos corro o risco de me oferecerem um sumol e uma sandes por ela, mas como tudo na vida é preciso sorte, sei por experiência própria que mesmo as boas marcas dão problemas.Tem a vantagem de ter 3 anos de garantia.
A minha mais que tudo, seria uma Triumph Tiger 800 mas mesmo usada (comprada em concessionário)sai fora do orçamento
Há também a hipótese de compra a dois particulares de uma GS650 de 2012 (800cc de 72cv) por cerca de 7000 e também uma Triumph Tiger 800 com 85Cv com pouco mais de 2 anos e 40 mil kms por cerca de 9000€ - Mas lá está nenhuma delas com garantia....
Qualquer uma destas acima daria para complementar o método do saco direto no banco com as malas (caso necessário)
Depois ha o outro género de mota (as maxi scooters)
Neste campo a escolha estaria entre a Honda Forza 300 e a Yamaha Xmax 300 (talvez a escolha mais sensata para a condução maioritariamente no transito mas menos feliz para os passeios de fim de semana)

Posto estas minhas opções qual a vossa opinião?Obrigado e desculpem o testamento


« Última modificação: Setembro 10, 2018, 16:45:09, 16:45 por Nhokas »

Setembro 06, 2018, 16:44:39, 16:44
Responder #1

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Nesse teu trabalho as despesas de deslocação são por tua conta?
Não compensará mais um aluguer de longa duração como faz a malta da uber eats?

Um "aspirador" 125 fica na casa dos 125 euros mês, já com seguro e manutenção incluida.
Isto corresponde a uns 5/6 euros por dia, considerando 21/22 dias úteis por mês.
É só pegar e andar.
Não tens que te aborrecer com mais nada.

https://corporate.cooltra.com/pt-pt/aluguer-de-motos-longa-duracao/lisboa/

E estejas como empresario em nome individual ou mesmo para uma empresa, ainda deve dar para ir buscar cerca de 25 euros do iva.


Setembro 06, 2018, 16:51:13, 16:51
Responder #2

Nhokas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTV Sei Giorni
  • Localidade: Lisboa
Obrigado pela opinião.
De facto seria uma boa opção se apenas quisesse a moto para o dia a dia da recolha e entrega, mas como seria para passear a 2, ja se tornaria algo fraquinho....
Se tivessem esse tipo de aluguer com mais cc isso era capaz de ser o ideal.

Setembro 06, 2018, 16:58:10, 16:58
Responder #3

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


So para cidade e para trabalho, optaria por uma moto da plataforma NC com DCT usada. Tem a ciclistica, as dimensoes, a facilidade, a economia e capacidade de carga ideais para o trabalho especifico das deslocacoes urbanas.


A CB é uma hipotese, talvez a que considera-se a seguir. podes por umas malas laterais e usar o banco de trás/plataforma para o saco azul. A moto é pequena, fiavel, economica e boa para uso em cidade.


TRK tem mais ciclistica mas embora no teu discurso que estejas a querer convencer que é uma boa opcao, pessoalmente nao seria a minha... muito menos para veiculo de uso profissional


GS650 de 2012 tambem nao seria a minha opção, pois estou a fazer uma analise preconceituosa com a marca por potenciais custos de manutencao/reparacao elevados


 Forza 300 e Xmax 300 tambem nao devido aos passeios de 300 Kms e porque em termos de custos de manutencao te saira mais barato a opcao moto.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 06, 2018, 17:07:03, 17:07
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Não sei ao certo quantos quilómetros percorres diariamente nas tuas tarefas...

Mas se a minha vida implicasse andar na cidade de um lado por outro, seria certamente a minha opção.
Uma 125 deste género é o ideal!
Gastam pouco. Fáceis de furar o trânsito.
E por 5/6 euros por dia não teria que me chatear com seguros, impostos, revisões, pneus...

E sobretudo, não iria andar a escafiar a minha própria moto.  :)
Trabalho é trabalho... conhaque é conhaque!

Setembro 06, 2018, 17:10:22, 17:10
Responder #5

Nhokas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTV Sei Giorni
  • Localidade: Lisboa
Não sei ao certo quantos quilómetros percorres diariamente nas tuas tarefas...

Mas se a minha vida implicasse andar na cidade de um lado por outro, seria certamente a minha opção.
Uma 125 deste género é o ideal!
Gastam pouco. Fáceis de furar o trânsito.
E por 5/6 euros por dia não teria que me chatear com seguros, impostos, revisões, pneus...

E sobretudo, não iria andar a escafiar a minha própria moto.  :)
Trabalho é trabalho... conhaque é conhaque!

Gostaria de juntar o util (usar a moto para trabalho) ao agradavel (os passeios a dois) e para isso essa opção do "renting" de 125 não serve...

Setembro 06, 2018, 17:27:33, 17:27
Responder #6

Nhokas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTV Sei Giorni
  • Localidade: Lisboa


So para cidade e para trabalho, optaria por uma moto da plataforma NC com DCT usada. Tem a ciclistica, as dimensoes, a facilidade, a economia e capacidade de carga ideais para o trabalho especifico das deslocacoes urbanas.


A CB é uma hipotese, talvez a que considera-se a seguir. podes por umas malas laterais e usar o banco de trás/plataforma para o saco azul. A moto é pequena, fiavel, economica e boa para uso em cidade.

Relativamente as diferenças entre a NC e a CB, sendo que ambas funcionam quase de igual modo na cidade (com a vantagem para a DCT da NC) qual a melhor para os passeios a dois? (Apesar de esteticamente serem as que menos me atraem. Há algum ano em especial que não seja recomendado (nao sei quando saiu a primeira versão da DCT mas decerto que a ultima já será melhor (quando saiu a ultima versão para procurar algo usado desse ano)

TRK tem mais ciclistica mas embora no teu discurso que estejas a querer convencer que é uma boa opcao, pessoalmente nao seria a minha... muito menos para veiculo de uso profissional

Ja a testei mas foi em estrada nacional, também tenho o receio de no meio do transito nao ser uma coisa facil de manejar...


GS650 de 2012 tambem nao seria a minha opção, pois estou a fazer uma analise preconceituosa com a marca por potenciais custos de manutencao/reparacao elevados

Esse é de facto o meu unico senão da BM... o facto de ser um motor já descontinuado (650) e segundo o que ouço de todo o lado a manutenção deles não é nada meiga...

 Forza 300 e Xmax 300 tambem nao devido aos passeios de 300 Kms e porque em termos de custos de manutencao te saira mais barato a opcao moto.

Sim de facto essas seriam as ultimas opções






Setembro 06, 2018, 17:52:07, 17:52
Responder #7

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A NC tem uma ciclistica muito boa para a cidade e para o interurbano.

O motor tem uma curva de binario muito boa e a caixa DCT facilita-te muito a deslocação em cidade e tem alma QB para as deslocacoes a 2 em estrada.

A mecanica é fiavel, economica e de manutencao barata.


Se nao quiseres gastar muito dinheiro e apesar estas motos tem pouca depreciacao, no OLX encontras ate as NC 700 por muito bom preco a partir da casa dos 4 mil € (ha uns engracadinhos a pedirem mais os valores elevados, mas os de mercado sao estes).


A coisa que me preocuparia mais é os kms que tem a corrente e restante kit de transmissão cuja substituição pode ser mais onerosa.... e que a maquina tenha tido as revisoes todas feitas a tempo e horas.



Para trabalho a melhor opcao é a da razao e o package NC é dificil de bater  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 06, 2018, 18:33:52, 18:33
Responder #8

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Das opções eu iria para a plataforma NC. Talvez a versão x mais adequada ao subir passeios etc... mas tambem mais alta. Não sei a tua altura mas é de verificar sempre deverás experimentar qualquer que seja a opção.
Pau para toda a obra.
Manutenções de longas, mais acessíveis e fiabilidade para não falar no consumo praticamente imbatível, que para trabalhar acho que é o mais importante, o maior problema que têm é a transmissão como peça de desgaste numa usada é de verificar na compra usada.

Outros pontos de notar seria o espaço com o adicional do met-in que em paragens repetidas por lá o capacete ou até mais carga seria um plus. Outra coisa é que para quem volta ou começa nas duas rodas permite ou tem alguma margen de erro na condução sem aquele nervosismo de on/off do acelarador e a distância entre eixos quanto baste para utilização em cidade como estável em auto estrada.


Sent from my SM-G965F using Tapatalk
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Setembro 06, 2018, 18:52:37, 18:52
Responder #9

Nhokas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTV Sei Giorni
  • Localidade: Lisboa
A NC tem uma ciclistica muito boa para a cidade e para o interurbano.

O motor tem uma curva de binario muito boa e a caixa DCT facilita-te muito a deslocação em cidade e tem alma QB para as deslocacoes a 2 em estrada.

A mecanica é fiavel, economica e de manutencao barata.


Se nao quiseres gastar muito dinheiro e apesar estas motos tem pouca depreciacao, no OLX encontras ate as NC 700 por muito bom preco a partir da casa dos 4 mil € (ha uns engracadinhos a pedirem mais os valores elevados, mas os de mercado sao estes).


A coisa que me preocuparia mais é os kms que tem a corrente e restante kit de transmissão cuja substituição pode ser mais onerosa.... e que a maquina tenha tido as revisoes todas feitas a tempo e horas.



Para trabalho a melhor opcao é a da razao e o package NC é dificil de bater  :nice:

Apesar de visualmente ser para mim muito pouco bonita, para nao dizer outra coisa, tenho de assumir que esses argumentos fazem sentido.
Será um bom negocio uma de 2015 com 24milkms e respectiva revisao dos 24 ja feita, com revisoes sempre na marca por 6800 com 12 meses de garantia?

Setembro 06, 2018, 18:55:45, 18:55
Responder #10

Nhokas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTV Sei Giorni
  • Localidade: Lisboa
Curioso isto das opiniões, uma moto que eu nem sequer tinha considerado, ja tenho um test drive marcado para amanha. Vamos ver como corre. Obrigado

Setembro 06, 2018, 19:58:30, 19:58
Responder #11

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Bem… eu diria de olhos fechados para ires para aquela que chamas "A minha mais que tudo" (Triumph Tiger 800).
Qualquer que seja a compra que não essa, estarás sempre com ela na memória...e mais cedo ou mais tarde…
...mas entretanto vais gastanto dinheiro noutras...

Quanto a negócios com ou sem stands, há por aí demasiada informação a meter medos à malta, da mesma maneira que acontece com as agências imobiliárias - "ai … tenham cuidado… as penhoras… é melhor por agencia…"
No final não é bem assim:
-Podes ter sorte de fazer um excelente negocio com ou sem intermediários pelo meio.
-Inversamente também pode acontecer de comprares num stand gato por lebre, aproveitando as tuas palavras.
Já agora tenta explicar a razão dos stands normalmente não estarem num local mais de 2/3 anos e muitas vezes nem sequer chegam a 1 ano nesse local e depois - quem conhece o dono ou algum empregado - sabe que vai aparecer noutro local com outro nome… é só por questões financeiras? não me parece!
Existem tantos stands a enganarem-te como clientes particulares mas negócios com clientes particulares tem uma vantagem: geralmente ficam mais tempo na mesma residência se precisares de ir atrás.

Quanto aos quilómetros de uma moto, tanto podes ter azares com uma moto usada com poucos quilómetros (até 10.000km) como não teres problemas alguns com usadas com mais de 40.000km - desde que tenha sido convenientemente mantida e com as revisões necessárias.
Repara que as motos actuais são quase na totalidade motos 4T e à partida são motos que fogem a essa longevidade de "apenas" 20.000km em que os motores tinham de ser abertos nas 2T...
Acho que é esta confusão que mete a malta a vender motos que estão com 20.000/40.000km também ao desbarato e julgam que têm de se ver livres delas antes que aparecam esses problemas... quando são motos que se podem ver por aí que fazem pelo menos 100.000/200.000km sem grandes problemas.
Quem corre por gosto não cansa, vai para a Tiger800 mesmo que tenha 40.000km e nao te admires de lhe fazeres 100.000km em cima e nessa altura quereres trocar por outra mesmo que tenha 60.000km... mas se fores para uma moto que nao te diz grande coisa... entao nao acredito que consigas bater recordes de distancia percorrida...

Uma moto usada é uma incognita mas uma moto nova tambem o pode ser e com chatices identicas caso vás para uma marca pouco conhecida e se forem dos de fugir aos problemas...

Ainda quanto a stands e particulares, ambos terão de te dar garantia de pelo menos 6 meses, mesmo sem nada escrito mas não é a mesma garantia enquanto nova, basicamente se ficares com o motor rebentado dentro desses 6 meses podes obrigar a que te reparem a moto - em stands e mesmo particulares!
Qualquer problemita estetico, uma carenagem que se parte... nem o stand te paga... a nao ser que sejam uns tipos impecaveis e que se for caso pontual preferem assumir essas pequenas coisas do que terem clientes insatisfeitos, mas nisso a garantia nao cobre, nem nos stands nem com particulares!
(mas se compras uma moto num stand/particular e nao lhe fazes as revisoes, é negligencia tua e nao ha garantia que te salve!)

Alguém me consegue identificar a legislação que fala sobre esta garantia dos 6 meses para partes mecanicas fundamentais?
Quero ler mais sobre isso/isto!

Nao compreendo é falares de GS650/Tiger800/TRK500 e depois falas de Scooters300cc, que nao tem nada a ver...

Para concluir... vai para a triumph tiger 800...

nota:
tenho uma triumph mas é de outro modelo, que por sinal houve algumas que deram bastantes problemas segundo o que dizem, mas ha modelos identicos com 80.000km e mais...
no meu caso, preferi uma de quase 40.000km a uma de 20.000km porque para o mesmo ano, uma moto com metade de quilometros percorridos pode ser tambem sinal de avarias... ou nao... la esta... uma incognita... isto para dizer que a distancia pode nao significar nada ou até muito.
nada como uma inspecçao visual rigorosa à moto e experimentar para testar o estado do motore restantes partes mecanicas...

entretanto...acho que devo ter descoberto uma moto que cheguei a pensar adquirir em 2011 quando tinha quase 30.000km mas ainda a rondar os 7500€, a altura ao solo ditou a não escolha...
https://www.olx.pt/anuncio/triumph-tiger-1050-IDBYclP.html#d5f1331527
este motor é fabuloso! mas esta já vai com quase 100.000km e deve fazer outros tantos!
« Última modificação: Setembro 06, 2018, 20:05:53, 20:05 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 06, 2018, 20:17:02, 20:17
Responder #12

Nhokas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTV Sei Giorni
  • Localidade: Lisboa
A NC tem uma ciclistica muito boa para a cidade e para o interurbano.

O motor tem uma curva de binario muito boa e a caixa DCT facilita-te muito a deslocação em cidade e tem alma QB para as deslocacoes a 2 em estrada.

A mecanica é fiavel, economica e de manutencao barata.


Se nao quiseres gastar muito dinheiro e apesar estas motos tem pouca depreciacao, no OLX encontras ate as NC 700 por muito bom preco a partir da casa dos 4 mil € (ha uns engracadinhos a pedirem mais os valores elevados, mas os de mercado sao estes).


A coisa que me preocuparia mais é os kms que tem a corrente e restante kit de transmissão cuja substituição pode ser mais onerosa.... e que a maquina tenha tido as revisoes todas feitas a tempo e horas.



Para trabalho a melhor opcao é a da razao e o package NC é dificil de bater  :nice:

Apesar de visualmente ser para mim muito pouco bonita, para nao dizer outra coisa, tenho de assumir que esses argumentos fazem sentido.
Será um bom negocio uma de 2015 com 24milkms e respectiva revisao dos 24 ja feita, com revisoes sempre na marca por 6800 com 12 meses de garantia?

Não creio...

Na 700 mais de 4000€ já é puxado..na minha opinião...

A 750...se for das novas 2017 acho para a frente...mas mesmo assim, pela diferença que pedem mais vale nova.

E a HONDA NC 750X DCT de 2015 com 21mil kms. com 12 meses de garantia e revisao dos 24 ja feita.. é demasiado os 6800?

Setembro 06, 2018, 20:20:09, 20:20
Responder #13

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Será um bom negocio uma de 2015 com 24milkms e respectiva revisao dos 24 ja feita, com revisoes sempre na marca por 6800 com 12 meses de garantia?

É já conhecido que os produtos da marca conseguem reter bastante bem o seu valor como usados, mas por esse valor que indicas...não. :)

Em 2015 a NC750XA DCT tenho ideia - de quando a testei - que ficava ligeiramente acima dos €8.000 + despesas.

Em 2018 (3 anos depois)...pedirem-te €6.800 está algumas centenas de euros acima do que eu pessoalmente pagaria e considero justo em termos de depreciação...isto mesmo sabendo que este modelo em concreto tem uma baixa depreciação.

Mas a opção é tua. E percebo perfeitamente que os valores, mesmo negociados, não baixam muito neste modelo...
.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 06, 2018, 20:24:32, 20:24
Responder #14

Nhokas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTV Sei Giorni
  • Localidade: Lisboa
Bem… eu diria de olhos fechados para ires para aquela que chamas "A minha mais que tudo" (Triumph Tiger 800).
Qualquer que seja a compra que não essa, estarás sempre com ela na memória...e mais cedo ou mais tarde…
...mas entretanto vais gastanto dinheiro noutras...

Quanto a negócios com ou sem stands, há por aí demasiada informação a meter medos à malta, da mesma maneira que acontece com as agências imobiliárias - "ai … tenham cuidado… as penhoras… é melhor por agencia…"
No final não é bem assim:
-Podes ter sorte de fazer um excelente negocio com ou sem intermediários pelo meio.
-Inversamente também pode acontecer de comprares num stand gato por lebre, aproveitando as tuas palavras.
Já agora tenta explicar a razão dos stands normalmente não estarem num local mais de 2/3 anos e muitas vezes nem sequer chegam a 1 ano nesse local e depois - quem conhece o dono ou algum empregado - sabe que vai aparecer noutro local com outro nome… é só por questões financeiras? não me parece!
Existem tantos stands a enganarem-te como clientes particulares mas negócios com clientes particulares tem uma vantagem: geralmente ficam mais tempo na mesma residência se precisares de ir atrás.

Quanto aos quilómetros de uma moto, tanto podes ter azares com uma moto usada com poucos quilómetros (até 10.000km) como não teres problemas alguns com usadas com mais de 40.000km - desde que tenha sido convenientemente mantida e com as revisões necessárias.
Repara que as motos actuais são quase na totalidade motos 4T e à partida são motos que fogem a essa longevidade de "apenas" 20.000km em que os motores tinham de ser abertos nas 2T...
Acho que é esta confusão que mete a malta a vender motos que estão com 20.000/40.000km também ao desbarato e julgam que têm de se ver livres delas antes que aparecam esses problemas... quando são motos que se podem ver por aí que fazem pelo menos 100.000/200.000km sem grandes problemas.
Quem corre por gosto não cansa, vai para a Tiger800 mesmo que tenha 40.000km e nao te admires de lhe fazeres 100.000km em cima e nessa altura quereres trocar por outra mesmo que tenha 60.000km... mas se fores para uma moto que nao te diz grande coisa... entao nao acredito que consigas bater recordes de distancia percorrida...

Uma moto usada é uma incognita mas uma moto nova tambem o pode ser e com chatices identicas caso vás para uma marca pouco conhecida e se forem dos de fugir aos problemas...

Ainda quanto a stands e particulares, ambos terão de te dar garantia de pelo menos 6 meses, mesmo sem nada escrito mas não é a mesma garantia enquanto nova, basicamente se ficares com o motor rebentado dentro desses 6 meses podes obrigar a que te reparem a moto - em stands e mesmo particulares!
Qualquer problemita estetico, uma carenagem que se parte... nem o stand te paga... a nao ser que sejam uns tipos impecaveis e que se for caso pontual preferem assumir essas pequenas coisas do que terem clientes insatisfeitos, mas nisso a garantia nao cobre, nem nos stands nem com particulares!
(mas se compras uma moto num stand/particular e nao lhe fazes as revisoes, é negligencia tua e nao ha garantia que te salve!)

Alguém me consegue identificar a legislação que fala sobre esta garantia dos 6 meses para partes mecanicas fundamentais?
Quero ler mais sobre isso/isto!

Nao compreendo é falares de GS650/Tiger800/TRK500 e depois falas de Scooters300cc, que nao tem nada a ver...

Para concluir... vai para a triumph tiger 800...

nota:
tenho uma triumph mas é de outro modelo, que por sinal houve algumas que deram bastantes problemas segundo o que dizem, mas ha modelos identicos com 80.000km e mais...
no meu caso, preferi uma de quase 40.000km a uma de 20.000km porque para o mesmo ano, uma moto com metade de quilometros percorridos pode ser tambem sinal de avarias... ou nao... la esta... uma incognita... isto para dizer que a distancia pode nao significar nada ou até muito.
nada como uma inspecçao visual rigorosa à moto e experimentar para testar o estado do motore restantes partes mecanicas...

entretanto...acho que devo ter descoberto uma moto que cheguei a pensar adquirir em 2011 quando tinha quase 30.000km mas ainda a rondar os 7500€, a altura ao solo ditou a não escolha...
https://www.olx.pt/anuncio/triumph-tiger-1050-IDBYclP.html#d5f1331527
este motor é fabuloso! mas esta já vai com quase 100.000km e deve fazer outros tantos!

No caso da HONDA NC 750X DCT a que vi é num stand honda, duvido que vão fechar as portas de um dia para o outro.

Relativamente á triumph alem de para ficar dentro do orçamento ja tenho de ir buscar algo com 5 ou mais anos e muitos kms em cima (pode nao querer dizer nada) tenho o mesmo receio em relação tanto ao valor das manutenções como a manobrabilidade dentro da cidade....

Setembro 06, 2018, 20:50:56, 20:50
Responder #15

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Para cidade e passeios a 2: maxiscooter com top case.
Espaço para o material a transportar e material individual (vem aí a chuva/inverno).

Uma "acelera" não existem preocupações de meter mudanças. Maneabilidade sem o risco de andar com side cases a bater nos carros.

Com espaço e arrumação para o dia a dia e viagens "a dois".
Pelo menos 300cc ou 400cc.

Com a saída da nova Forza 300 existem alguns modelos antigos que poderão ser adquiridos a preços corretos.

Manutenções de 12 mil em 12 mil, não é preciso fazer muitas contas. E ainda sobra dinheiro para material de proteção do plafond que referes.


Setembro 06, 2018, 23:06:44, 23:06
Responder #16

Nhokas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTV Sei Giorni
  • Localidade: Lisboa
Qual será o valor de desvalorização anual (justo) de uma NC750X DCT?
Tenho receio da mais que tudo a Tiger no meio do transito seja tao ou mais complicada do que a TRK além de achar que nao conduzindo mota ha 15 anos, seja "areia de mais para a minha camionete"

Setembro 06, 2018, 23:23:54, 23:23
Responder #17

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não existe um número fixo que facilite as contas...

Isto porque o primeiro ano é o que leva o maior embate em termos de forte corte do valor em novo.

A partir de aí, diria que a depreciação vai caindo até um momento (uns quantos anos depois) em que a perda de valor começa a fazer-se lentamente.

Atenção que em termos percentuais também não é fácil de avaliar, pois estamos a falar de um modelo que retém de forma impressionante o seu valor. O "normal" se calhar andará pelos 20% depois do primeiro ano (o tal maior embate)...mas este modelo contraria essa tendência.

Se olharmos para o exemplo de uma Benelli TRK, tenho a certeza absoluta que a perda ao fim de um ano não andará muito longe dos 25-30%.
Já com uma NC...a coisa mostra-se diferente.

Basta abrir o StandVirtual e não se leva muito tempo a perceber que os valores pedidoa por uma NC/Integra são, na sua esmagadora maioria, acima de uma "normal" desvalorização.
Existem mais alguns modelos assim. Seja da mesma marca ou de outras... Inclusivamente scooters 125cc.... 8)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 06, 2018, 23:36:52, 23:36
Responder #18

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
A "desvalorização" nas motos é uma coisa muito relativa...
Há uns tempos escrevi algo sobre isso aqui.
Resumidamente, a desvalorização de muitas motos não tem grande impacto no valor de usado se existir no mercado muita procura.

As NC's são motos com alguma procura pela malta que está a evoluir das 125, ou por outros que procurem algo prático para o dia-a-dia muitas vezes até como segunda moto.
Havendo procura, a oferta será sempre inflacionada.

Relativamente à Tiger, esquece.
Não será mais económica de manter que a 650GS.
A TRK... tens imensos posts contraditórios sobre ela aqui no forum. Uma leitura poderá ajudar-te a tirar conclusões.

Muito honestamente, considerado que vais quase "estafetar" com a moto, sugiro que faças uma estimativa de quanto quilómetros estás a contar fazer com ela ao longo de um ano de trabalho.
Depois, a partir daí fazer as contas de quanto isso corresponderá em gasolina, manutenções, pneus, impostos e seguro.
No fim, obter uma ideia do que isso representa em custo diário.

Ou muito me engano, ou isso vai sair mais caro do que ter duas motos, uma para cada fim.
« Última modificação: Setembro 06, 2018, 23:46:07, 23:46 por dfelix »

Setembro 06, 2018, 23:53:05, 23:53
Responder #19

pedroareias

  • Visitante

Relativamente à Tiger, esquece.


Estou muito curioso em saber quais são os "podres" escondidos. Depois de ter visto em detalhe a Thruxton R fiquei louco com as Triumph...

Setembro 06, 2018, 23:55:53, 23:55
Responder #20

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Dou mais um exemplo com algo que abordei recentemente neste tópico....

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4259.0#top


Uma YZF-R1 de 2015 teve uma depreciação total de aprox. 45% em 3 anos.

No primeiro ano estou em crer que não terá andado longe dos 20~23% e depois mais lentamente nos dois anos seguintes.

acquisition cost   18,790.00 euros
depreciation   8,340.00 euros
Estimated price (dealer sales price)   10,450.00 euros

Marcas como BMW, Honda, Yamaha, entre mais algumas...têm em muitos dos seus modelos uma depreciação que não será comparável com outros produtos actualmente no mercado.

Quanto a um modelo capaz de te "servir" na tarefa que desejas (cidade de modo regular) e ainda para alguns passeios ocasionais a dois de até 300kms... :pensador:

Se a tua ideia é usar muito mas conseguir poupar qualquer coisa, sinceramente não vejo grande problema em optar por uma 125cc. A sério.
Sei que a maioria que aqui escreveu mencionou outros modelos de outra cilindrada e de facto não retiro razão nenhuma a quem as indicou e justificou, mas se aquilo que vais usar de forma maioritariamente é cidade, eu não estou a ver que seja má ideia uma 125... Vejo diariamente pequenas scooters a serem utilizadas constantemente e com anos nisto (desde scooters da PSP a scooters de entregas de pizza).
Se deverás optar por moto ou maxiscooter? Bem...nada como testares e retirares algumas conclusões inteiramente tuas.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 07, 2018, 00:00:31, 00:00
Responder #21

Nhokas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTV Sei Giorni
  • Localidade: Lisboa
Não existe um número fixo que facilite as contas...

Isto porque o primeiro ano é o que leva o maior embate em termos de forte corte do valor em novo.

A partir de aí, diria que a depreciação vai caindo até um momento (uns quantos anos depois) em que a perda de valor começa a fazer-se lentamente.

Atenção que em termos percentuais também não é fácil de avaliar, pois estamos a falar de um modelo que retém de forma impressionante o seu valor. O "normal" se calhar andará pelos 20% depois do primeiro ano (o tal maior embate)...mas este modelo contraria essa tendência.

Se olharmos para o exemplo de uma Benelli TRK, tenho a certeza absoluta que a perda ao fim de um ano não andará muito longe dos 25-30%.
Já com uma NC...a coisa mostra-se diferente.

Basta abrir o StandVirtual e não se leva muito tempo a perceber que os valores pedidoa por uma NC/Integra são, na sua esmagadora maioria, acima de uma "normal" desvalorização.
Existem mais alguns modelos assim. Seja da mesma marca ou de outras... Inclusivamente scooters 125cc.... 8)

A minha questão é saber se a NC750X DCT de 2015 com 22mil kms (com a revisão dos 24 ja feita) comprada num stand oficial honda (com 12 meses de garantia) será um bom negócio... Estive a ver o historico da moto e quer a revisao dos 1000 quer a dos 12 quer a ultima dos 24 foram todas feitas nessa oficina...
Como tal e visto que nunca comprei nenhuma mota tenho receio de estar a pagar mais que o que vale

Setembro 07, 2018, 00:06:36, 00:06
Responder #22

Nhokas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTV Sei Giorni
  • Localidade: Lisboa
Dou mais um exemplo com algo que abordei recentemente neste tópico....

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4259.0#top


Uma YZF-R1 de 2015 teve uma depreciação total de aprox. 45% em 3 anos.

No primeiro ano estou em crer que não terá andado longe dos 20~23% e depois mais lentamente nos dois anos seguintes.

acquisition cost   18,790.00 euros
depreciation   8,340.00 euros
Estimated price (dealer sales price)   10,450.00 euros

Marcas como BMW, Honda, Yamaha, entre mais algumas...têm em muitos dos seus modelos uma depreciação que não será comparável com outros produtos actualmente no mercado.

Quanto a um modelo capaz de te "servir" na tarefa que desejas (cidade de modo regular) e ainda para alguns passeios ocasionais a dois de até 300kms... :pensador:

Se a tua ideia é usar muito mas conseguir poupar qualquer coisa, sinceramente não vejo grande problema em optar por uma 125cc. A sério.
Sei que a maioria que aqui escreveu mencionou outros modelos de outra cilindrada e de facto não retiro razão nenhuma a quem as indicou e justificou, mas se aquilo que vais usar de forma maioritariamente é cidade, eu não estou a ver que seja má ideia uma 125... Vejo diariamente pequenas scooters a serem utilizadas constantemente e com anos nisto (desde scooters da PSP a scooters de entregas de pizza).
Se deverás optar por moto ou maxiscooter? Bem...nada como testares e retirares algumas conclusões inteiramente tuas.  :nice:

Não me estou a ver a ir a dois numa 125 passar um fim de semana a costa alentejana por exemplo...por isso o meu requesito de ser pelo menos uma 500 com cerca de 50cv. Se tivesse orçamento para duas isso nem seria questão, uma 125 qualquer e outa para passeio de fim de semana fora

Setembro 07, 2018, 00:25:52, 00:25
Responder #23

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Respondendo ao que perguntas mais acima...

Em concessionário talvez não fuja muito desse valor, dado o modelo que é.

Já indo para particular o preço mostra uma realidade porventura mais apetecível (as tais centenas a menos que veria vantajosas e que abordei bem mais atrás, acrescidas de uma mais facil negociação).

Claro que compreendo a tua ideia de ter garantia e da segurança que isso te proporciona. Isso nem se questiona....
Mas tem um custo.  ;)

Mas tenta testar alguns modelos. É importante que te sintas confortável com o que vais adquirir. Se vais conviver tanto com uma moto no meio do trânsito, é importante que dês valor a algumas coisas que um teste te pode ajudar a concluir com maiores certezas.
Vai testar alguns modelos... :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 07, 2018, 00:42:27, 00:42
Responder #24

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Uma YZF-R1 de 2015 teve uma depreciação total de aprox. 45% em 3 anos.

O exemplo é porreiro... mas ocorre no mercado alemão.
Trata-se de um mercado gigante, com maior poder de compra, onde os preços das motos novas são mais atractivos, e onde há uma enorme rotatividade de usados.

No nosso mercado, a depreciação do valor venal até pode não ser muito diferente.
Mas aquilo que os proprietários pedem habitualmente não reflecte isso.

Não me estou a ver a ir a dois numa 125 passar um fim de semana a costa alentejana por exemplo...por isso o meu requesito de ser pelo menos uma 500 com cerca de 50cv. Se tivesse orçamento para duas isso nem seria questão, uma 125 qualquer e outa para passeio de fim de semana fora

Aceita o desafio que lancei atrás...
Faz uma estimativa de quantos quilómetros por ano achas que fazes em trabalho. Até te ajudamos depois a fazer as contas.
 :)




Setembro 07, 2018, 00:57:27, 00:57
Responder #25

Nhokas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTV Sei Giorni
  • Localidade: Lisboa
Respondendo ao que perguntas mais acima...

Em concessionário talvez não fuja muito desse valor, dado o modelo que é.

Já indo para particular o preço mostra uma realidade porventura mais apetecível (as tais centenas a menos que veria vantajosas e que abordei bem mais atrás, acrescidas de uma mais facil negociação).

Claro que compreendo a tua ideia de ter garantia e da segurança que isso te proporciona. Isso nem se questiona....
Mas tem um custo.  ;)

Mas tenta testar alguns modelos. É importante que te sintas confortável com o que vais adquirir. Se vais conviver tanto com uma moto no meio do trânsito, é importante que dês valor a algumas coisas que um teste te pode ajudar a concluir com maiores certezas.
Vai testar alguns modelos... :nice:
Pelos anuncios que vejo (OLX, Stand virtual etc) até vi motos com mais tempo, mais kms e mais caras.... baseando-me no ano da moto e nos kms que tem, comparando com valores pedidos por particulares, ate não me parece que estejam (concessionario) a ser gulosos...talvez seja um mal geral, uma sobrevalorização deste modelo (como o ramo do imobiliario esta inflacionado pelos vistos o deste modelo de moto também.
Amanha o teste e na NC750X, o da Benelli ja foi feito mas apenas estrada aberta e nada no transito (terei de o repetir para poder ter termo de comparação). Quanto a tiger, também o gostaria de fazer mas a optar por essa seria mais pelo coraçao do que pela razão.
« Última modificação: Setembro 07, 2018, 01:01:28, 01:01 por Nhokas »

Setembro 07, 2018, 01:03:59, 01:03
Responder #26

Nhokas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTV Sei Giorni
  • Localidade: Lisboa
Uma YZF-R1 de 2015 teve uma depreciação total de aprox. 45% em 3 anos.

O exemplo é porreiro... mas ocorre no mercado alemão.
Trata-se de um mercado gigante, com maior poder de compra, onde os preços das motos novas são mais atractivos, e onde há uma enorme rotatividade de usados.

No nosso mercado, a depreciação do valor venal até pode não ser muito diferente.
Mas aquilo que os proprietários pedem habitualmente não reflecte isso.

Não me estou a ver a ir a dois numa 125 passar um fim de semana a costa alentejana por exemplo...por isso o meu requesito de ser pelo menos uma 500 com cerca de 50cv. Se tivesse orçamento para duas isso nem seria questão, uma 125 qualquer e outa para passeio de fim de semana fora

Aceita o desafio que lancei atrás...
Faz uma estimativa de quantos quilómetros por ano achas que fazes em trabalho. Até te ajudamos depois a fazer as contas.
 :)

Devera ser cerca de 3000 em trabalho e talvez 1500/2000 em lazer...

Setembro 07, 2018, 01:06:59, 01:06
Responder #27

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Respondendo ao que perguntas mais acima...

Em concessionário talvez não fuja muito desse valor, dado o modelo que é.

Já indo para particular o preço mostra uma realidade porventura mais apetecível (as tais centenas a menos que veria vantajosas e que abordei bem mais atrás, acrescidas de uma mais facil negociação).

Claro que compreendo a tua ideia de ter garantia e da segurança que isso te proporciona. Isso nem se questiona....
Mas tem um custo.  ;)

Mas tenta testar alguns modelos. É importante que te sintas confortável com o que vais adquirir. Se vais conviver tanto com uma moto no meio do trânsito, é importante que dês valor a algumas coisas que um teste te pode ajudar a concluir com maiores certezas.
Vai testar alguns modelos... :nice:
Pelos anuncios que vejo (OLX, Stand virtual etc) até vi motos com mais tempo, mais kms e mais caras.... baseando-me no ano da moto e nos kms que tem, comparando com valores pedidos por particulares, ate não me parece que estejam (concessionario) a ser gulosos...talvez seja um mal geral, uma sobrevalorização deste modelo (como o ramo do imobiliario esta inflacionado pelos vistos o deste modelo de moto também.
Amanha o teste e na NC750X, o da Benelli ja foi feito mas apenas estrada aberta e nada no transito (terei de o repetir para poder ter termo de comparação). Quanto a tiger, também o gostaria de fazer mas a optar por essa seria mais pelo coraçao do que pela razão.

"vais andar sempre a pensar na tiger…"
experimenta uma para descarga de consciência...
https://www.motorcyclenews.com/bike-reviews/triumph/tiger-800/2010/
https://www.motorcyclenews.com/bike-reviews/triumph/tiger-800-xr/2015/
https://www.motorcyclenews.com/bike-reviews/triumph/tiger-800-xr/2018/

se a tua utilização for casa-trabalho e bastantes quilómetros sem ligares a consumos… GS650 ou mesmo Tiger800, se os consumos forem importantes… NC750X
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 07, 2018, 02:06:34, 02:06
Responder #28

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Devera ser cerca de 3000 em trabalho e talvez 1500/2000 em lazer...

Ah! Não é muito então...
Quando sugeriste que o uso era sobretudo para entregas e recolhas, a ideia que fiquei é que irias andar muito mais!
(Só no percurso casa-trabalho-casa faço o dobro disso)

Para uma estimativa de 5000km anuais... sinceramente, qualquer moto cumpre a função.
Acabas por ter que fazer uma revisão anual mais pelo tempo que passou do que propriamente por atingir o intervalo de quilómetros recomendado.
Os próprios pneus são capazes de durar ano e meio.. até dois.

Vai lá experimentar a Tiger!
 :D

Setembro 07, 2018, 07:53:47, 07:53
Responder #29

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Companheiro Nhokas,

Não leves a mal p.f. mas algo me diz que as contas que terás feito por alto e que te fizeram chegar a esse número de 3.000Kms/ano devem estar erradas.

Passo a explicar de modo objectivo.

Presumindo uma utilização do motociclo em trabalho p.ex. em 270 dias dos 365 do ano, a utilização diária de cidade e que percebi como sendo de recolha em alojamentos, que te fariam andar de um lado para o outro constantemente, resultariam em não mais do que meros 11kms por dia.

Ora 11kms dia é muito pouco plausível para esse tipo de actividade, o que me leva a pensar que, ou por mero lapso terá falhado aí mais um 0 (zero) à direira...ou então as contas estão a falhar por larga margem...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 07, 2018, 09:39:50, 09:39
Responder #30

paulo coelho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Lisboa
Com esse orçamento, que acho excelente, eu no teu caso faria o seguinte:
compraria uma média cilindrada confortável para os passeios de fim de semana(podia ser uma usada) :nice:, e fazia um aluguer de longa duração de uma scooter 125 para o trabalho diário, como alguém muito bem sugeriu.

Setembro 07, 2018, 12:46:19, 12:46
Responder #31

Nhokas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTV Sei Giorni
  • Localidade: Lisboa
Companheiro Nhokas,

Não leves a mal p.f. mas algo me diz que as contas que terás feito por alto e que te fizeram chegar a esse número de 3.000Kms/ano devem estar erradas.

Passo a explicar de modo objectivo.

Presumindo uma utilização do motociclo em trabalho p.ex. em 270 dias dos 365 do ano, a utilização diária de cidade e que percebi como sendo de recolha em alojamentos, que te fariam andar de um lado para o outro constantemente, resultariam em não mais do que meros 11kms por dia.

Ora 11kms dia é muito pouco plausível para esse tipo de actividade, o que me leva a pensar que, ou por mero lapso terá falhado aí mais um 0 (zero) à direira...ou então as contas estão a falhar por larga margem...

Tenho recolhas e entregas apenas 2 a 3 vezes por semana cada uma dessas viagens nao excede os 20 kms
20*3= 60 semana
sabendo que existem 54 semanas por ano 60*54=3240 mais os tais 1500 a 2000 por passeios anuais

Setembro 07, 2018, 13:02:32, 13:02
Responder #32

Nhokas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTV Sei Giorni
  • Localidade: Lisboa
Com esse orçamento, que acho excelente, eu no teu caso faria o seguinte:
compraria uma média cilindrada confortável para os passeios de fim de semana(podia ser uma usada) :nice:, e fazia um aluguer de longa duração de uma scooter 125 para o trabalho diário, como alguém muito bem sugeriu.

Situação ideal mas implicaria espaço para guardar duas motos algo que não tenho....
Mas obrigado na mesma

Setembro 07, 2018, 13:03:41, 13:03
Responder #33

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bem....assim sendo, qualquer motociclo de 125cc chegava perfeitamente para a tarefa.

Se pretendes aliar a possibilidade de ter mais potência e retirar outro gozo quando vais de passeio, acredita que para esse range de até 300kms qualquer maxiscooter o faria perfeitamente, mas claro...entendo que queres algo mais.

Diria que uma moto até 35Kw (carta A2) seria o que procuravas.

Algo dentro disto portanto...

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1373.msg15160#msg15160

Mas com opções menos desportivas...  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 07, 2018, 13:04:26, 13:04
Responder #34

Nhokas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTV Sei Giorni
  • Localidade: Lisboa
Dentro do mesmo valor +/- 6000€ (baixando um pouco orçamento) optando por moto nova e para o uso acima descrito qual das duas:
Beneli TRK
BMW GS310?

Ja sei que alguem me vai queres esfolar vivo pela indecisão entre estas duas

Setembro 07, 2018, 13:17:48, 13:17
Responder #35

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Entre essas duas e com esse orçamento para moto nova...

...provavelmente iria para a Versys 300X.  ;)
Mas só experimentando, claro...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 07, 2018, 14:35:50, 14:35
Responder #36

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
sabendo que existem 54 semanas por ano 60*54=3240 mais os tais 1500 a 2000 por passeios anuais



O teu ano tem mais 2 semanas que o meu  :D :D :lolol: :lolol:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 07, 2018, 14:43:53, 14:43
Responder #37

paulo coelho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Lisboa

Setembro 07, 2018, 15:37:36, 15:37
Responder #38

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
https://www.google.com/search?q=cb500x+2018&client=firefox-b&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjktbPlgandAhUpCsAKHZAEBBcQ_AUICigB&biw=1280&bih=909#imgrc=RdiqE4a3pWvNFM:
...e esta máquina? está dentro do orçamento
Dentro do mesmo valor +/- 6000€ (baixando um pouco orçamento) optando por moto nova e para o uso acima descrito qual das duas:
Beneli TRK
BMW GS310?

Ja sei que alguem me vai queres esfolar vivo pela indecisão entre estas duas
Escolha tramada,
Eu não iria para nenhuma delas,pelo preço tens uma forza 300 nova ,Kymco superdink 350 xmax 300 se não gostas de scooters ,tás feito,a speedmaster tinha uma versys 300 com 1000 km para venda, tenta
membro numero 16

Setembro 07, 2018, 16:19:30, 16:19
Responder #39

Nhokas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTV Sei Giorni
  • Localidade: Lisboa
https://www.google.com/search?q=cb500x+2018&client=firefox-b&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjktbPlgandAhUpCsAKHZAEBBcQ_AUICigB&biw=1280&bih=909#imgrc=RdiqE4a3pWvNFM:
...e esta máquina? está dentro do orçamento

Testei hoje a NC750X, e nao senti amor à primeira vista, sei que racionalmente e em termos pra ticos (caixa automática) seria uma das mais logicas, mas nestas coisas a maioria das cezes nao vence a razao e os olhos contam muito. Nao acho a mota nada de especial (visualmente)para o valor dela, mesmo sabendo que a desvalorização sera menor assim como tambem os calores de manutenção. Acho a CB500X quase igual, sem no entanto me ter sentado nela. Estava inicialmente na minha lista de opções mas ca em baixo. Penso mesmo que preferia (relativamente a NC750 nova) pagar quase o mesmo por uma tiger usada...

Setembro 07, 2018, 16:22:42, 16:22
Responder #40

Nhokas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTV Sei Giorni
  • Localidade: Lisboa
https://www.google.com/search?q=cb500x+2018&client=firefox-b&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjktbPlgandAhUpCsAKHZAEBBcQ_AUICigB&biw=1280&bih=909#imgrc=RdiqE4a3pWvNFM:
...e esta máquina? está dentro do orçamento
Dentro do mesmo valor +/- 6000€ (baixando um pouco orçamento) optando por moto nova e para o uso acima descrito qual das duas:
Beneli TRK
BMW GS310?

Ja sei que alguem me vai queres esfolar vivo pela indecisão entre estas duas
Escolha tramada,
Eu não iria para nenhuma delas,pelo preço tens uma forza 300 nova ,Kymco superdink 350 xmax 300 se não gostas de scooters ,tás feito,a speedmaster tinha uma versys 300 com 1000 km para venda, tenta

Sera que a versys 300 é assim tão superior a qualquer uma das duas (sei que em termos de marca e feedback muitos nem sequer pensam que pode ser comparada com a Benelli) mas relativamente  a BMW sera assim tao superior?

Setembro 07, 2018, 16:35:36, 16:35
Responder #41

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sera que a versys 300 é assim tão superior a qualquer uma das duas (sei que em termos de marca e feedback muitos nem sequer pensam que pode ser comparada com a Benelli) mas relativamente  a BMW sera assim tao superior?

Pode ser que ajude...

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4166.0#top
« Última modificação: Setembro 07, 2018, 16:45:36, 16:45 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 07, 2018, 17:11:31, 17:11
Responder #42

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
https://www.google.com/search?q=cb500x+2018&client=firefox-b&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjktbPlgandAhUpCsAKHZAEBBcQ_AUICigB&biw=1280&bih=909#imgrc=RdiqE4a3pWvNFM:
...e esta máquina? está dentro do orçamento
Dentro do mesmo valor +/- 6000€ (baixando um pouco orçamento) optando por moto nova e para o uso acima descrito qual das duas:
Beneli TRK
BMW GS310?

Ja sei que alguem me vai queres esfolar vivo pela indecisão entre estas duas
Escolha tramada,
Eu não iria para nenhuma delas,pelo preço tens uma forza 300 nova ,Kymco superdink 350 xmax 300 se não gostas de scooters ,tás feito,a speedmaster tinha uma versys 300 com 1000 km para venda, tenta

Sera que a versys 300 é assim tão superior a qualquer uma das duas (sei que em termos de marca e feedback muitos nem sequer pensam que pode ser comparada com a Benelli) mas relativamente  a BMW sera assim tao superior?
Pelo histórico que já existe a BMW começou menos bem neste modelo,a versys não há relatos
membro numero 16

Setembro 07, 2018, 17:34:45, 17:34
Responder #43

pedroareias

  • Visitante
A NC750 não apetece comprar, realmente. Nem sequer é o motor ou a suspensão, é o conjunto um pouco 'achinesado'.

Estive ontem a ver a Guzzi V9 Bobber e, com os mesmos cv e por pouco mais €, dá mais vontade de comprar.

https://www.google.com/search?q=cb500x+2018&client=firefox-b&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjktbPlgandAhUpCsAKHZAEBBcQ_AUICigB&biw=1280&bih=909#imgrc=RdiqE4a3pWvNFM:
...e esta máquina? está dentro do orçamento

Testei hoje a NC750X, e nao senti amor à primeira vista, sei que racionalmente e em termos pra ticos (caixa automática) seria uma das mais logicas, mas nestas coisas a maioria das cezes nao vence a razao e os olhos contam muito. Nao acho a mota nada de especial (visualmente)para o valor dela, mesmo sabendo que a desvalorização sera menor assim como tambem os calores de manutenção. Acho a CB500X quase igual, sem no entanto me ter sentado nela. Estava inicialmente na minha lista de opções mas ca em baixo. Penso mesmo que preferia (relativamente a NC750 nova) pagar quase o mesmo por uma tiger usada...

Setembro 07, 2018, 18:43:26, 18:43
Responder #44

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


Sera que a versys 300 é assim tão superior a qualquer uma das duas (sei que em termos de marca e feedback muitos nem sequer pensam que pode ser comparada com a Benelli) mas relativamente  a BMW sera assim tao superior?


O problema é que neste forum e de  fatia muito grande de pessoas que andam de motos, é que o nome BMW gera anti-corpos e a marca é geralmente o alvo das suas opiniões estereotipadas e caricaturizadas.

Ja andei na 310 e o motor nao é nada que te deixe de boca aberta. Mas é uma moto que é facil de conduzir, boa para cidade e nao de deixará mal nas viagens a 2 desde que nao tenhas ideias em circular muito acima dos limites de velocidade... e tem o emblema BMW  :D

A Versys é muito semelhante mas o PVP é (creio) ligeiramente mais elevado.



Penso que ja sabes (o teu coração) qual a maquina que queres. E se for assim, é avançares porque é tu que vais andar com a moto e nao quem tem estado a opiniar aqui no topico... Não precisas que ninguém aqui te confirme ou te de o aval sobre a a tua escolha, porque no lote de motos que referiste nao existem más opcoes.  :D :nice:


Mesmo que a tua opcao seja a Tiger... sim, vai ser mais cara de comprar e a fiabilidade pelo que oico dos donos é mais preocupante pois aparecem de vez em quanto um "problemitas" que sao de facil resolucao mas levam a que a moto passe pela oficina... e a moto é facil de conduzir e o triple vai-te dar muitos sorrisos!

Valor de aquisicao, consumos, despesa de manutenção, "chaticezitas" são coisas que não tem qualquer valor ou custo quanto tiveres a moto e te sentares nela de manha ou quando a estacionares e deres aquela olhada por cima do ombro e sorrires.

Mesmo que faças uma má opcao e passado 1 ou 6 meses perceberes que nao era aquilo que querias ou precisavas... vendes pelo mesmo preco ou perca minima e optas pelo que achares mais acertado


Força!  :nice: :nice:
« Última modificação: Setembro 07, 2018, 18:45:04, 18:45 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 07, 2018, 19:47:09, 19:47
Responder #45

Nhokas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTV Sei Giorni
  • Localidade: Lisboa
Sera que a versys 300 é assim tão superior a qualquer uma das duas (sei que em termos de marca e feedback muitos nem sequer pensam que pode ser comparada com a Benelli) mas relativamente  a BMW sera assim tao superior?

Pode ser que ajude...

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4166.0#top

Deu para ter uma ideia, ja testei a GS310 em baixo falarei sobre o que achei

Setembro 07, 2018, 19:49:29, 19:49
Responder #46

Nhokas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTV Sei Giorni
  • Localidade: Lisboa
https://www.google.com/search?q=cb500x+2018&client=firefox-b&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjktbPlgandAhUpCsAKHZAEBBcQ_AUICigB&biw=1280&bih=909#imgrc=RdiqE4a3pWvNFM:
...e esta máquina? está dentro do orçamento
Dentro do mesmo valor +/- 6000€ (baixando um pouco orçamento) optando por moto nova e para o uso acima descrito qual das duas:
Beneli TRK
BMW GS310?

Ja sei que alguem me vai queres esfolar vivo pela indecisão entre estas duas
Escolha tramada,
Eu não iria para nenhuma delas,pelo preço tens uma forza 300 nova ,Kymco superdink 350 xmax 300 se não gostas de scooters ,tás feito,a speedmaster tinha uma versys 300 com 1000 km para venda, tenta

Sera que a versys 300 é assim tão superior a qualquer uma das duas (sei que em termos de marca e feedback muitos nem sequer pensam que pode ser comparada com a Benelli) mas relativamente  a BMW sera assim tao superior?
Pelo histórico que já existe a BMW começou menos bem neste modelo,a versys não há relatos

Estas a referis-te aos problemas com o descanso lateral ou a algo que eu ainda não tenha lido ?

Setembro 07, 2018, 19:50:11, 19:50
Responder #47

Nhokas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTV Sei Giorni
  • Localidade: Lisboa
A NC750 não apetece comprar, realmente. Nem sequer é o motor ou a suspensão, é o conjunto um pouco 'achinesado'.

Estive ontem a ver a Guzzi V9 Bobber e, com os mesmos cv e por pouco mais €, dá mais vontade de comprar.

https://www.google.com/search?q=cb500x+2018&client=firefox-b&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjktbPlgandAhUpCsAKHZAEBBcQ_AUICigB&biw=1280&bih=909#imgrc=RdiqE4a3pWvNFM:
...e esta máquina? está dentro do orçamento

Testei hoje a NC750X, e nao senti amor à primeira vista, sei que racionalmente e em termos pra ticos (caixa automática) seria uma das mais logicas, mas nestas coisas a maioria das cezes nao vence a razao e os olhos contam muito. Nao acho a mota nada de especial (visualmente)para o valor dela, mesmo sabendo que a desvalorização sera menor assim como tambem os calores de manutenção. Acho a CB500X quase igual, sem no entanto me ter sentado nela. Estava inicialmente na minha lista de opções mas ca em baixo. Penso mesmo que preferia (relativamente a NC750 nova) pagar quase o mesmo por uma tiger usada...

Não se encaixa no meu estilo de moto.

Setembro 07, 2018, 19:55:25, 19:55
Responder #48

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
https://www.google.com/search?q=cb500x+2018&client=firefox-b&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjktbPlgandAhUpCsAKHZAEBBcQ_AUICigB&biw=1280&bih=909#imgrc=RdiqE4a3pWvNFM:
...e esta máquina? está dentro do orçamento
Dentro do mesmo valor +/- 6000€ (baixando um pouco orçamento) optando por moto nova e para o uso acima descrito qual das duas:
Beneli TRK
BMW GS310?

Ja sei que alguem me vai queres esfolar vivo pela indecisão entre estas duas
Escolha tramada,
Eu não iria para nenhuma delas,pelo preço tens uma forza 300 nova ,Kymco superdink 350 xmax 300 se não gostas de scooters ,tás feito,a speedmaster tinha uma versys 300 com 1000 km para venda, tenta

Sera que a versys 300 é assim tão superior a qualquer uma das duas (sei que em termos de marca e feedback muitos nem sequer pensam que pode ser comparada com a Benelli) mas relativamente  a BMW sera assim tao superior?
Pelo histórico que já existe a BMW começou menos bem neste modelo,a versys não há relatos

Estas a referis-te aos problemas com o descanso lateral ou a algo que eu ainda não tenha lido ?
Conheço  um companheiro que a quer entregar,antes dos 1000 km teve  problemas no motor e electrónica
Já resolvidos mas custou ,como na Benelli se correr mal é muito complicado,se correr bem duram
membro numero 16

Setembro 07, 2018, 20:09:22, 20:09
Responder #49

Nhokas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTV Sei Giorni
  • Localidade: Lisboa


Sera que a versys 300 é assim tão superior a qualquer uma das duas (sei que em termos de marca e feedback muitos nem sequer pensam que pode ser comparada com a Benelli) mas relativamente  a BMW sera assim tao superior?

O problema é que neste forum e de  fatia muito grande de pessoas que andam de motos, é que o nome BMW gera anti-corpos e a marca é geralmente o alvo das suas opiniões estereotipadas e caricaturizadas.
[/quote]

Concordo em pleno, nem todos podemos gostar do mesmo

[/quote]
Ja andei na 310 e o motor nao é nada que te deixe de boca aberta. Mas é uma moto que é facil de conduzir, boa para cidade e nao de deixará mal nas viagens a 2 desde que nao tenhas ideias em circular muito acima dos limites de velocidade... e tem o emblema BMW  :D
[/quote]

Experimentei-a hoje a tarde e posso dizer que achei mais agradavel de conduzir que a NCx750... alem de que esteiticamente (aos meus olhos) é bem mais bonita. O motor, sim nota-se mais fraco mas sinceramente pensei que seria ate pior, o baixo peso ajuda.

[/quote]
A Versys é muito semelhante mas o PVP é (creio) ligeiramente mais elevado.
[/quote]

Será que as prestações da Versys são assim tão notoriamente superiores?

[/quote]
Penso que ja sabes (o teu coração) qual a maquina que queres. E se for assim, é avançares porque é tu que vais andar com a moto e nao quem tem estado a opiniar aqui no topico... Não precisas que ninguém aqui te confirme ou te de o aval sobre a a tua escolha, porque no lote de motos que referiste nao existem más opcoes.  :D :nice:
[/quote]


[/quote]
Mesmo que a tua opcao seja a Tiger... sim, vai ser mais cara de comprar e a fiabilidade pelo que oico dos donos é mais preocupante pois aparecem de vez em quanto um "problemitas" que sao de facil resolucao mas levam a que a moto passe pela oficina... e a moto é facil de conduzir e o triple vai-te dar muitos sorrisos!
[/quote]

Não tinha nada ideia de não se r uma moto fiavel, até pelo preço, considero-a no mesmo patamar de qualidade e fiabilidade que as marcas de topo.... quando dizes que obrigam a passar na oficina, referes-te aos valores cobrados pela assistencia? Nesse campo estou completamente a zeros, talvez tenha de me informar melhor sobre isso...

[/quote]
Valor de aquisicao, consumos, despesa de manutenção, "chaticezitas" são coisas que não tem qualquer valor ou custo quanto tiveres a moto e te sentares nela de manha ou quando a estacionares e deres aquela olhada por cima do ombro e sorrires.
[/quote]

Isso sim seria o que iria acontecer..

[/quote]
Mesmo que faças uma má opcao e passado 1 ou 6 meses perceberes que nao era aquilo que querias ou precisavas... vendes pelo mesmo preco ou perca minima e optas pelo que achares mais acertado
Força!  :nice: :nice:
[/quote]

Sei que a BMW é fabricada na India, o que pode não querer dizer nada....tenho receio dos valores de manutenção, a informação que tive hoje é que as manutenções são de 10 em 10 e rondarão os 200€... tenho receio que se quiser agarrar na maria e ir amloçar a setubal ou  algo parecido (no maximo 100kms de ida mais volta) que a moto la chegue com a "lingua de fora"...
Sei que a TRK é chinesa sem tempo  de estrada suficiente para que alguem possa dizer foi um bom investimento ou um enorme buraco, as manutenções deverão ser as mais baratas das minhas opções assim como o valor de compra novo. Outra coisa menos positiva é o peso que tem e a possivel falta de agilidade no transito citadino. Sendo menos boa na cidade, tenho ideia que sera a melhor em estrada para passeios a dois.
A Tiger lá está , teria de ser usada, a um particular e para os valores de 6 ou mesmo 7 mil ja teria de ter uns bons anos e kms, algo que não me deixa muito a vontade.....a ser comprada num stand (onde teria pelo menos 12 meses de garantia) a coisa ja dispara para perto dos 10 mil algo impensável....

Terei de testar a TRK e a GS310 a dois e ver se sinto muita diferença em relação a andar sozinho

Sou muito chato e o meu muito obrigado a quem tem perdido tempo para opinar e tentar ajudar. Muito obrigado mesmo