Autor Tópico: Jawa CZ 250 Sport Type 471  (Lida 1906 vezes)

Abril 11, 2021, 12:08:50, 12:08
Lida 1906 vezes

ricardmag

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Boas !

Alguém me sabe dizer se é normal sair mais fumo por um dos escapes ?

A mota tem dois pistões paralelos e dois coletores com escapes independentes.

Obrigado desde já.
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« Última modificação: Abril 15, 2021, 11:15:47, 11:15 por ricardmag »
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Abril 12, 2021, 07:46:19, 07:46
Responder #1

MotardFeio

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Isso é carburadores? Desconheço o modelo de moto, mas se for, e existindo um carburador por cada cilindro, pode um deles estar desafinado...

A quantidade de fumo deverá ser semelhante de cilindro para cilindro, tirando as motos que desligam cilindros ao ralenti, mas isso é agora.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Abril 12, 2021, 13:00:27, 13:00
Responder #2

SARider

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Sem ter conhecimento do modelo em especifico, e pelo pouco que me lembro, essa Jawa tem motor 2 tempos, certo?
 Pelo ano (70s/80s) deverá ser pré-mistura também (gasolina + oleo 2T)

Se assim for, o oleo de pré-mistura está presente na gasolina e quando se acelera o motor, deveria sair um fumo claro/azulado de ambas as saídas de escape, bem como um cheiro característico de óleo 2T...
 Se não há fugas na linha de escape, e não sai fumo de um destes  é sinal que não há gasolina suficiente nesse cilindro. Isso pode ser mau, visto que sem gasolina também não há oleo para lubrificação, com consequências graves para a mecânica desse 250cc.

Mas no entanto pode haver algum companheiro com conhecimento desses motores que possa uma ajuda.

 :chopper:

 
« Última modificação: Abril 12, 2021, 13:16:03, 13:16 por SARider »
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Abril 12, 2021, 14:42:35, 14:42
Responder #3

ricardmag

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MotardFeio, só tem um carburador.

SARider, se não estou errado por ter dois cilindros é dois tempos.

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Abril 12, 2021, 15:03:50, 15:03
Responder #4

VCS

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SARider, se não estou errado por ter dois cilindros é dois tempos.



Nop, o número de cilindros não tem nada a ver com o ciclo do motor (2T ou 4T).
Podemos ter motos de 1 ou vários cilindros (pelo menos até 6) a 4 tempos, como também podemos motores de vários cilindros a 2T.

A Jawa, tal como as MZ, são motos relativamente raras por cá. São (melhor, eram) muito comuns nos países de leste, motos de "camarada". Robustas e feitas para durar, com poucos meios mas bom aço.

Quem for a Berlim de férias, não perca o museu (privado) de motos em pleno centro da cidade (junto a uma das estações centrais de metro), onde se pode ver toda a história das marcas do Pacto de Varsóvia, em especial as MZ, mas também as checas, como a Jawa.


Abril 12, 2021, 15:14:20, 15:14
Responder #5

ricardmag

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Nop, o número de cilindros não tem nada a ver com o ciclo do motor (2T ou 4T).
Podemos ter motos de 1 ou vários cilindros (pelo menos até 6) a 4 tempos, como também podemos motores de vários cilindros a 2T.

 :oops: :stuck_out_tongue_winking_eye:
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Abril 12, 2021, 15:27:08, 15:27
Responder #6

ricardmag

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Estive a pesquisar na net e é dois tempos

https://www.obsoletebikeparts.com/a-46653944/engine-parts/cz-sport-250-cc-two-stroke-twin-type-471-00-cranckcases-complete-471-11-125-623-11-125/#description

Também estive a ler a diferença entre 2 tempos e quatro e já percebi.

Nas dois tempos são necessários 2 rotações dos pistões para completar o cliclo admissão, explosão e exaustão.
Nas 4 tempos são necessários 4 rotações.

Cumprimentos
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Abril 12, 2021, 15:46:26, 15:46
Responder #7

SARider

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SARider, se não estou errado por ter dois cilindros é dois tempos.

Sai fumo pelos dois mas num sai bastante menos.


O numero de cilindros não é relevante...

De forma muito simplista...
2 Tempos:

São necessários 2 tempos do pistão para completar o ciclo completo. (Admissão; Compressão, Combustão e Escape)
- A lubrificação é assegurada na fase de admissão quando a mistura ar/combustível passa pelos rolamentos do veio excêntrico antes de entrar na camara de combustão.
- Tens de misturar óleo especifico 2T na gasolina ou em  motores mais recentes colocar  oleo num deposito "autoLub", que é injectado na admissão junto com a mistura ar/gasolina.


 
4 Tempos:

São necessários 4 tempos do pistão para completar o ciclo completo. (Admissão; Compressão, Combustão e Escape). Ou seja o pistão faz um movimento para cada ciclo.
-A lubrificação é feita por um sistema de pressão utilizando o oleo do carter.
...Etc....

Em resumo... se tens de colocar oleo na gasolina, é motor a 2 Tempos...  ;D
 :bejeca:


Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Four-stroke_engine
 
« Última modificação: Abril 12, 2021, 16:03:45, 16:03 por SARider »
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Abril 12, 2021, 16:19:26, 16:19
Responder #8

Reiner

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Ricardmag,
A causa da saída desigual de fumaça na sua moto, pode ser a excessiva carbonização do cabeçote, e a conseqüente sujeira nas velas.
Vc deve retirar o cabeçote, providenciar a limpesa da cabeça dos pistões, velas e cabeçote.
Feito isso,  o defeito deve ser sanado....


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Abril 12, 2021, 18:08:45, 18:08
Responder #9

ricardmag

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Já estou a ver que não é normal.

Obrigado pelas dicas
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Abril 15, 2021, 13:53:21, 13:53
Responder #10

SARider

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E então? Já ha algum desenvolvimento?
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Abril 15, 2021, 18:13:59, 18:13
Responder #11

ricardmag

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Não. Mas pelo que dizem é algum problema.
Vai ter que ir ao médico  ;)
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Abril 16, 2021, 10:07:08, 10:07
Responder #12

MotardFeio

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Se morares relativamente perto, fala com o Tiago da L&L Motors, na Bobadela. Ele - além de sério e competente - consegue milagres a recuperar certas motos por completo.
Ora a tua não precisará de tanto trabalho...

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Abril 16, 2021, 10:48:50, 10:48
Responder #13

ricardmag

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Boas !  :nice:

Estou no Minho e a mota é do meu cunhado, logo ele é que tem de decidir o que fazer.
Ele diz que conhece um artista aqui perto neste tipo de motores.
Quando tiver novidades coloco aqui informação sobre qual era o problema.

Cumprimentos
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Abril 24, 2021, 16:53:02, 16:53
Responder #14

ricardmag

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Em resumo... se tens de colocar oleo na gasolina, é motor a 2 Tempos...  ;D

Boas!

É possível ser a dois tempos e não ser gasolina com mistura?
Estive a ver a mota e reparei que tem de se meter óleo no motor.
O dono não sabe que gasolina é  :lolol: tem de perguntar ao pai .....

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Abril 24, 2021, 19:22:21, 19:22
Responder #15

SARider

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Em resumo... se tens de colocar oleo na gasolina, é motor a 2 Tempos...  ;D

Boas!

É possível ser a dois tempos e não ser gasolina com mistura?
Estive a ver a mota e reparei que tem de se meter óleo no motor.
O dono não sabe que gasolina é  :lolol: tem de perguntar ao pai .....

Cumprimentos

Se é como esta aqui:



então é uma 250cc ; 2 cilindros a 2tempos.
 O combustível deverá conter 2 a 2,5% Oleo especifico para pré mistura 2t
  As motos com motores a 2tempos continuam a ter caixa de velocidades. Essa deverá ser caixa de 4 e terá de ser lubrificada, daí o oleo no motor.



V-Strom650XT
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Abril 24, 2021, 21:50:53, 21:50
Responder #16

ricardmag

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É exatamente igual á do vídeo mas em tons verdes.
Não me lembrei do óleo da caixa  :toma:

Para a semana já a ponho a trabalhar, precisa de uma bateria nova.

Em relação á caixa aquilo é mesmo estranho, a primeira é para cima e o resto para baixo  :wtf: e a alavanca das velocidades também serve para ligar a mota ... Dassss

Obrigado
Cumprimentos
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Abril 26, 2021, 13:50:49, 13:50
Responder #17

MotardFeio

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A caixa de velocidades das motos de GP e SBK também são com esse esquema, 1ª para cima e o resto para baixo.
Tens um canhão e não sabias!!!!!   ;D
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