Como acaba de sair a CB400X com 2 in line 399cc, parece-me que 4 in line não faz muito sentido.Sent from my SM-G965F using Tapatalk
Tem que ver com a fiscalidade mas também com uma licença de condução no Japão cuja permissão é pela cilindrada e não pela potência como acontece na Europa com os 35kW.Assim ocorre desde a década de 80' e podes ler este artigo para o perceber... https://www.google.com/amp/s/www.superbikeplanet.com/400cc-17000-redline-sportbike-madness/amp/Se formos a ver, em Itália também tem algo muito específico para o uso de pequenas cilindradas para A.E.Nao sei se ainda se mantém (mas julgo que sim!) só a partir de 150cc ali podiam circular.As 125cc, ao contrário do que poderia ocorrer por toda a parte na Europa, não era permitida em Itália.
O que eu queria dizer é que saiu agora um refresh da CB400x...Sobre a alteração da linha de montagens, é peanuts. Tem mais impacto uma opção (que tem ou não tem) do que uma peça diferente. Fossem todas assim.No limite (não sei o que é neste modelo, mas é a solução para muitos outros) a única diferença seria uma biela diferente (x2), para diminuir o curso.Sent from my SM-G965F using Tapatalk
Só se diminui o curso colocando uma cambota diferente com novos moentes ou então diminuir o diâmetro dos cilindros.A cilindrada é medida pelo volume da combustão ou seja diâmetro dos cilindros vezes o curso, bielas mais curtas só aumenta o volume da zona de combustão mas diminui a taxa de compressão porque os pistões não comprimem a mistura como deve ser.Tudo isto altera a linha de montagem como eu referi, não é só mudar as bielas e já está.
Citação de: Rodrigues1 em Junho 29, 2020, 10:57:29, 10:57Só se diminui o curso colocando uma cambota diferente com novos moentes ou então diminuir o diâmetro dos cilindros.A cilindrada é medida pelo volume da combustão ou seja diâmetro dos cilindros vezes o curso, bielas mais curtas só aumenta o volume da zona de combustão mas diminui a taxa de compressão porque os pistões não comprimem a mistura como deve ser.Tudo isto altera a linha de montagem como eu referi, não é só mudar as bielas e já está.A redução mais económica seria sempre uma redução de curso, que implicaria nova cambota e bielas.Ou seja, a receita que a Honda fez para subir do 600cc (42.5mm) para 650cc (46mm)... mas ao contrário!Para 399cc o curso deveria baixar para uns impressionantes... 28.3mm!Ou seja... menos de metade dos 67 mm que tem de diâmetro!Um curso tão extremo teria piada...Estamos a falar de rotações na ordem das 25.000rpm que mecânicamente corresponderia aos "esforço" das 16.000rpm duma 600! Porém, com um curso tão reduzido, certamente que seria necessário ainda novas cames para que as aberturas de válvulas acompanhasse devidamente o conjunto. Além de que para estas rotações as molas têm de ser substancialmente mais eficientes.Seria interessante um brinquedo com estas características.Porém, não é de esperar que seja algo cujos custos da produção de motor fiquem abaixo das cilindradas superiores.
Mexer na cambota e bielas para reduzir o curso e iria aumentar as rotações mas perdia binário como disseste e a Honda nunca se guiou por esse pensamento, para as mais comuns das motas prefere motores resistentes a muito rotativas à exceção claro das desportivas como as RR
Compreendo a tua lógica mas penso que seria mais eficaz colocar camisas mais espessas e pistons mais finos sem mexer no curso nem cambota e até nem seria muita a diferença, 71 cc a dividir por dois cilindros.
Edit: Mencionaste o motor 650 mas estávamos a falar da redução de 500 para 399 o que não implica tanto custo mas mesmo assim requer algumas alterações.
Só que a Honda não tem nenhuma 500cc tetracilíndrica.Partindo do principio que a marca não vai sacar um novo motor com estas características da cartola (nunca se sabe) para especularmos só mesmo pensando no 600cc da antiga 600RR.
Se recuares umas conversas atrás vais reparar que eu me queria referir a ( embora um pouco em Off-Tópic ) transformar o motor da CB500X para os 400X aceites pelas leis Japoneses o melhor seria reduzir o diametro porque implica menos custos pois neste caso seriam uns meros 72 cc a dividir pelos dois cilindros e se calhar até foi isso que fizeram mantendo tudo o resto igual.
Citação de: Rodrigues1 em Junho 29, 2020, 18:08:13, 18:08Se recuares umas conversas atrás vais reparar que eu me queria referir a ( embora um pouco em Off-Tópic ) transformar o motor da CB500X para os 400X aceites pelas leis Japoneses o melhor seria reduzir o diametro porque implica menos custos pois neste caso seriam uns meros 72 cc a dividir pelos dois cilindros e se calhar até foi isso que fizeram mantendo tudo o resto igual.O título do tópico é "Honda CBR400RR de 4 cilindros para 2021 (especulação)"Escapou-me a parte da CB500X...Mas já existindo um CB400X não faz sentido reinventarmos mentalmente um motor. Já agora... a título de curiosidade fui pesquisar pelas specs da CB400X e aparentemente a alteração passa precisamente por uma redução de curso da CB500X de 66,8 mm para 56,6 mm.Porque lá está... do ponto de vista de custos é a alteração que faz mais sentido.btw.. não deixa de ser interessante que a folha de specs da CB400X anuncie mais 1cv que a Ninja 400.Portanto, a Honda tem argumentos interessantes vingar nesta derradeira classe!