Autor Tópico: KTM 1290 Super Adventure S  (Lida 13756 vezes)

Junho 10, 2017, 01:07:30, 01:07
Lida 13756 vezes

jmartins13

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Está a ser posta num altar por muitos como a nova referência em termos de Adventure Bikes, inclusive, há quem diga que ultrapassou nesta nova versão ,  a Bmw R1200GS. Será? Parece-me que é capaz de convencer.







Junho 10, 2017, 01:08:03, 01:08
Responder #1

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Junho 10, 2017, 01:12:51, 01:12
Responder #2

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Especificações técnicas e informações oficiais:


http://www.ktm.com/pt/travel/1290-super-adventure-s/

Junho 10, 2017, 01:15:06, 01:15
Responder #3

jmartins13

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Junho 10, 2017, 07:11:41, 07:11
Responder #4

João_Santos

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Junho 10, 2017, 21:20:15, 21:20
Responder #5

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Gostava de experimentar esta versão S. Já experimentei a antiga, que agora designa-se por T (touring) e não me convenceu nem na protecção aerodinâmica, nem na falta de resposta do motor em baixas. Espero que para esta nova S, tenham mexido nos mapas de potência, de modo a ter mais motor em baixas.
Se souberem onde e quando se pode realizar um test-drive, digam! 👍

Junho 10, 2017, 21:20:51, 21:20
Responder #6

TMXR

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É um canhao, mas não me parece que seja concorrencia directa à GS  :nice:

Sao 160 cavalos contra 125 e 220 kilos contra 238  ;)



A MCN esta semana meteu a "santa trindade" em comparativo e a GS aviou as 2  :nice:





De qualquer forma... acredito que a par com a Multistrada, essa KTM venha qualquer dia a ocupar espaço cá na garagem  ::P:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 11, 2017, 01:24:08, 01:24
Responder #7

jmartins13

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É um canhao, mas não me parece que seja concorrencia directa à GS  :nice:

Sao 160 cavalos contra 125 e 220 kilos contra 238  ;)



A MCN esta semana meteu a "santa trindade" em comparativo e a GS aviou as 2  :nice:





De qualquer forma... acredito que a par com a Multistrada, essa KTM venha qualquer dia a ocupar espaço cá na garagem  ::P:


Acabam por ser do mesmo segmento, são todas maxi-trails ou adventure bikes ou o que quiserem chamar.
Já vi um comparativo uma vez em que a Multistada era a vencedora, lol, vá se lá perceber.

Teria de conduzir esta nova KTM S e a Ducati para opinar, mas a GS (embora não me tenha convencido) não é moto fácil de destronar, mesmo nada! No conjunto é uma moto que responde a tudo e de qualidade INDISCUTÍVEL (caixa alta, porque é mesmo!)....e os 125cv são mais que suficientes, já os 160cv da 1290 super adventure T que experimentei, em altas é outro cenário. Parece a GS um concerto  na Gulbenkian de instrumentos de sopro e a KTM um concerto de POWER METAL!

Junho 11, 2017, 01:53:41, 01:53
Responder #8

TMXR

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A Multi é claramente a minha favorita de conduzir. É mais asfalteira e a mais rápida e divertida nas curvas, mas é uma moto que se mexe muito.


A KTM 1290 que andei era um canhão a direito e excelente em tudo.


A BMW não é a mais rápida do lote, nem a mais barata mas tem aquilo que é preciso. Tem muito binário em baixa e média, trava incrivelmente bem, e estremamente comfortavel, é muito intuitiva.

O layer electrónico limita os erros e certifica-se que não vais parar ao chão.

Não aquece ao ponto de se tornar desconfortável


Das 3, deve ser a mais confortável e a mais fácil de conduzir.

Tem menos potências, mas a Multi para andar tem de andar sempre lá em cima e a KTM não tem tanta disponibilidade a baixo regime.

Mas dentro da "menos potência" estamos a falar de uma moto que faz de 0 a 200 em... 12 segundos  :feliz:

É uma máquina que para a concorrncia e difícil de bater  :nice:


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 15, 2017, 02:25:05, 02:25
Responder #9

jmartins13

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Sei os números é verdade, mas duvido que a BMW se mexa em aceleração (nao de 50 mts mas em 200/300mts) como a muilti e principalmente a KTM..então a KTM que pesa nuito menos e tem mais quase 50cvs...
Atenção, não obstante de a GS ser a mais friendly user. E por isso obter mais atenções e mais pessoal que não tem experiência ou perfere sentir-se 'em casa' acaba por a escolher..

J, claro que o pessoal das engenharias vão afinando mapas, a aceleração em baixas deve ser outra...mas não deve ser a praia dela mesmo tratando-se de um Bi cilindrico..:)


Espero que esta 1290 S tenha mesmo mais potência disponível em baixas, a 1290 T de 2016, peca por isso, ao ponto de no arranque ficar para trás a picar com uma GS. são 160 cv sim , mas acordam num regime de rotações demasiado elevado, precisava mesmo de mais binário em baixas, até porque acabas por ficar com uma moto "mole" nas mãos ou então passas por tarado de andares sempre "a prego", e Isso no dia-a dia, acho qque não resulta. Achei a 1050 mais equilibrada, mas chegando aos 140km/h, começa a acusar falta de potência.

Vamos ver se disponibilizam para test drive, estou curioso. Pode ser que perguntando na lismotor, tb saibam dizer qq coisa. ( nos vídeos, o motor parece acordar mais cedo)

Junho 15, 2017, 02:34:06, 02:34
Responder #10

pedroareias

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jmartins: Já não há KTM1050, há a KTM1090 e debita o mesmo que a GS1200: 125 cavalos.

Os ensaios da KTM1090 têm sido extremamente favoráveis, cf. http://www.motorcyclenews.com/news/first-rides-tests/2017/february/motorcycles-first-ride-ktm-1090-adventure/.

No youtube há vários testes a indicarem que a KTM1090 é mais espevitada do que a BMW.

Junho 15, 2017, 14:17:34, 14:17
Responder #11

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Estas versoes de 2017 da KTM estao mesmo muito boas  :nice: :nice:


A KTM nao esconde que vem com jogo para liderar todos os segmentos das "trails" e "big trails"  :nice:
« Última modificação: Junho 15, 2017, 14:19:04, 14:19 por TMaxer »
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Junho 15, 2017, 23:50:18, 23:50
Responder #12

jmartins13

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jmartins: Já não há KTM1050, há a KTM1090 e debita o mesmo que a GS1200: 125 cavalos.

Os ensaios da KTM1090 têm sido extremamente favoráveis, cf. http://www.motorcyclenews.com/news/first-rides-tests/2017/february/motorcycles-first-ride-ktm-1090-adventure/.

No youtube há vários testes a indicarem que a KTM1090 é mais espevitada do que a BMW.


Eu sei Pedro, referia-me a quando experimentei, em Agosto do ano passado, ainda existiam a 1050; 1190 e 1290. Sei que agora é só a 1090 (mais 30cv que a antiga 1050) e a 1290. :nice: :nice:

Junho 15, 2017, 23:57:09, 23:57
Responder #13

jmartins13

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Ainda em relação à falta de binário em baixas da super adventure 1290(2016)...

As superduke têem em baixas mais binário disponível. A Ktm a montar o motor na 1290 Super Adventure de 2016 é que tirou-lhe uns cavalitos e Pô-la a disparar só em rotações muito altas. A meu ver um erro. Ok que não era bom a 1290 SA estar sempre a levantar a roda da frente, mas convenhamos que a maior parte dos donos das super adventure, farão passeios em toadas mais calmas pelo mato e aí a falta de potência do motor em baixos regimes não joga a favor em nada. No dia-a dia se precisarmos de passar no meio dos carros, também é uma seca!
Já na 1050, não senti essa falta de potência em baixas, achei-a muito equilibrada.

Junho 16, 2017, 14:52:16, 14:52
Responder #14

TMXR

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Ha um equilíbrio entre o estar sempre a levantar a roda da frente ou necessitar de binario porque se deixou cair as RPMs em 2 velocidade por exemplo e nao ter uma resposta rápida e pronta do motor.


O ideal é que o motor tenha sempre binário e que tenha "souplesse" suficiente para quase poder rodar parado em 2 e quando se roda punho ter agilidade pois muitas vezes os poucos decimos de segundo podem parecer eternidades e forcar a recorrer à 1ª quando menos é conveniente.


Este motor anda muito bem, ja tive ocasiao de o experimentar na versão "Super adventure" e na versao touring "GT" e em ambas é um absoluto estrondo. Face ao motor da 1190 a curva de binario da SA foi reforçado.

O minha grande reserva com este motor é que ele pede para se fazer o gosto ao dedo... a alegria dele está em andar sempre no escafio.

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 17, 2017, 01:17:33, 01:17
Responder #15

jmartins13

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Anda a yamaha e a honda a lançarem twins paralelos com cambotas a 270 graus para simularem os V2 e o seu típico binario em baixas, e depois a ktm que usa os v2, põem-nos a acordar só em altas.....
.....cada vez percebo menos disto.

Ainda irei experimentar a super teneré 1200, na volta ainda é a que me encaixaria melhor. 👍

Junho 17, 2017, 02:14:40, 02:14
Responder #16

dfelix

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O crossplane faz com que um twin paralelo obtenha a mesma ordem de explosões dum V2 a 90º.
A principal vantagem disto não é o aumentar o binário, mas... obter tracção!
E ao mesmo tempo reduzir vibrações.

Já o LC8 embora seja um V2... não está disposto a 90º mas sim a 75º.
O que significa que o segundo cilindro dispara 15º mais cedo que um V2 90º com cambota "normal" a 360º ou um twin paralelo crossplane.

Se a KTM escolheu esta configuração será certamente porque quis fazer diferente.
Com todas as vantagens e desvantagens que envolve.



Relativamente à Super Adventure S, infelizmente nunca tive oportunidade nem sequer curiosidade de experimentar.
O LC8 1290 só testei na Super Duke... e achei aquilo absurdo no que diz respeito a entrega de binário!
E não me admiro que o coloquem noutras motos do catálogo orientadas a públicos mais "racionais" uma versão mais "domesticada".
Mas daí a "não ter binário" custa-me a crer...


« Última modificação: Junho 17, 2017, 02:15:55, 02:15 por dfelix »

Junho 20, 2017, 01:16:22, 01:16
Responder #17

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O crossplane faz com que um twin paralelo obtenha a mesma ordem de explosões dum V2 a 90º.
A principal vantagem disto não é o aumentar o binário, mas... obter tracção!
E ao mesmo tempo reduzir vibrações.

Já o LC8 embora seja um V2... não está disposto a 90º mas sim a 75º.
O que significa que o segundo cilindro dispara 15º mais cedo que um V2 90º com cambota "normal" a 360º ou um twin paralelo crossplane.

Se a KTM escolheu esta configuração será certamente porque quis fazer diferente.
Com todas as vantagens e desvantagens que envolve.



Relativamente à Super Adventure S, infelizmente nunca tive oportunidade nem sequer curiosidade de experimentar.
O LC8 1290 só testei na Super Duke... e achei aquilo absurdo no que diz respeito a entrega de binário!
E não me admiro que o coloquem noutras motos do catálogo orientadas a públicos mais "racionais" uma versão mais "domesticada".
Mas daí a "não ter binário" custa-me a crer...


O motor da minha Harley é um V2 a 45graus, e binário não lhe falta (104Nm mas tem menos que esta 1290 SA-145Nm)
Pode ser é mais bruto, sim, e a SA mais civilizado, mas não obsta que se sinta o motor da 1050 "mais cheio" em todos os regimes. BOm, na 1050 aos 140km/h começa a esgotar umm pouco, enqanto na 1290 SA é quando ele realmente acorda.

Dizem nos test drives que esse binário de 145Nm está disponível desde as 2500rpm, mas sinceramente, quando a conduzi, não notei nada disso( será porque pus logo em modo sport? pode ser....)
« Última modificação: Junho 20, 2017, 01:18:29, 01:18 por jmartins13 »

Junho 20, 2017, 02:42:50, 02:42
Responder #18

dfelix

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O motor da minha Harley é um V2 a 45graus, e binário não lhe falta (104Nm mas tem menos que esta 1290 SA-145Nm)

No caso da HD o ângulo tem influencia sobretudo na fantástica sonoridade que produz...  :)

Pois no que diz respeito a geometrias o conceito é muito diferente.
Têm um enorme curso o que lhes permite dar uma valente patada de binário...mas depois não conseguem produzir rotação e portanto não traduzem isso em potência.

E o 1290 embora tenha crescido em curso face aos antecessores LC8, também a largura do caneco aumentou.
A relação entre ambos é propícia a produzir maior rotação. Só assim consegue os 160cv anunciados.

(Geometria ainda mais humilde que os superquadro da ducati que consegue rotações absurdas para um bicilindrico)

Dizem nos test drives que esse binário de 145Nm está disponível desde as 2500rpm, mas sinceramente, quando a conduzi, não notei nada disso( será porque pus logo em modo sport? pode ser....)

Quando testei a super duke foi apenas em sport...
Nem explorei o resto.

Mas por exemplo, das várias vezes que já brinquei com a Multistrada, sente-se uma diferença considerável entre as configurações urbana e sport.
Ainda assim, nunca achei que lhe faltasse binário.
Mas... também estou habituado a uma moto que "só" tem 107Nm. Que ainda assim, não me importava nada que tivesse um modo mais "soft", sobretudo para evitar sustos em dias de chuva.

Junho 21, 2017, 02:00:56, 02:00
Responder #19

jmartins13

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O motor da minha Harley é um V2 a 45graus, e binário não lhe falta (104Nm mas tem menos que esta 1290 SA-145Nm)

No caso da HD o ângulo tem influencia sobretudo na fantástica sonoridade que produz...  :)

Pois no que diz respeito a geometrias o conceito é muito diferente.
Têm um enorme curso o que lhes permite dar uma valente patada de binário...mas depois não conseguem produzir rotação e portanto não traduzem isso em potência.

E o 1290 embora tenha crescido em curso face aos antecessores LC8, também a largura do caneco aumentou.
A relação entre ambos é propícia a produzir maior rotação. Só assim consegue os 160cv anunciados.

(Geometria ainda mais humilde que os superquadro da ducati que consegue rotações absurdas para um bicilindrico)

Dizem nos test drives que esse binário de 145Nm está disponível desde as 2500rpm, mas sinceramente, quando a conduzi, não notei nada disso( será porque pus logo em modo sport? pode ser....)

Quando testei a super duke foi apenas em sport...
Nem explorei o resto.

Mas por exemplo, das várias vezes que já brinquei com a Multistrada, sente-se uma diferença considerável entre as configurações urbana e sport.
Ainda assim, nunca achei que lhe faltasse binário.
Mas... também estou habituado a uma moto que "só" tem 107Nm. Que ainda assim, não me importava nada que tivesse um modo mais "soft", sobretudo para evitar sustos em dias de chuva.


Motor Harley Davidson Twincam88B: Curso de 101,6mm; Diâmetro de 95.3mm.
É um motor mais a puxar para o "quadrado"
67 CV e max 6200 rpm de origem, mas os CV são fáceis de subir nestes motores.


Hoje vi uma 1290 SA S ao vivo...maquinão!

Junho 24, 2017, 23:59:27, 23:59
Responder #20

TMXR

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Esta máquina tem estado a suscitar o meu interesse e hoje recebi um convite, quase que diria irrecusável, para rodar com ela...
 
 
Como sabem, na Eicma a KTM lancou este novo modelo da Super Adventure que vem substituir a 1190 e é mais virado para uso em estrada (S) ficando a SA antiga com o sufixo T (touring) e aparecendo uma nova versao (R).
 
 


Existem inúmeras diferenças e novidades as quais já foram referidas no tópico, assim mantém-se o deposito de 23 litros da 1190, e a nova versão recebe a totalidade da suite electrónica: suspensão WP semi activa, ABS de curva, luzes de curva, controle de tracao, cruise control,  etc. Algo que gostei francamente face à 1290 com que já tinha andado foi o novo cluster de instrumentos em TFT de 7 polegadas, sendo a navegação do software muito mais intuitivo e o look do painel muito mais apelativo.

Outra coisa que gostei foi da chave electrónica que agora virou norma nas maquinas de segmento mais elevado, a mesma estava (muito pouco) ingenuamente colocada dentro de uma bolsa do lado direito do ecra onde agora aparece uma tomada USB.
 
Corri os menus antes de ligar a moto e configurei a 1290 S, tendo a suspensão ficado na posição de apenas “rider” (não levava carga nem pendura) e a dureza e a resposta do motor em modo STREET (tambem ha a sport, rain, enduro)
 
Em movimento, a posição de condução é muito neutra e quase que apostaria que muito confortável em tiradas longas, ao mesmo tempo que todos os comandos e direcção são muito leves.
 
A baixa velocidade a moto é muito controlável e o equilíbrio é quase natural, ajudando muito que com os meus 1,80 chego tranquilamente com os pés ao chão. (a medida das minhas calcas tem 32 polegadas de inseam)
 
A baixo regime o motor é progressivo qb, mas basta rodar um pouco mais o punho para que a roda da frente levante 4 dedos do chão e a luz do controle de tracao comece a piscar furiosamente. A partir da 4/5 mil o motor limpa e a representação das RPMs começa a mudar de cor para vermelho, acompanhando a resposta furiosa do motor que nos catapulta para a frente.
 
Curiosamente, nas relações mais elevadas o motor não se mostra muito agradado quando deixamos cair as rotações abaixo da 2500 RPMs, começando a resmungar com o bater característico dos “twins”, exigindo uma reducao, neste campo a GS mostra-se um pouco mais elastica. A sonoridade do motor é rouca e um pouco mecanico, nao tendo uma sonoridade que nos deixe apaixonado logo de inicio.

 
Acima das 2500, tanto em 5a como em 6a basta rodar o punho para que haja progressão imediata, sendo muito fácil num piscar de olhos passar para velocidades de valores duplos ou triplos das legais.

 
A travar, a 1290 não desilude tendo o accionamento da manete direita 2 momentos, o primeiro em que ha um ajuste de velocidade e o seguinte em que a desaceleração é do tipo “bati contra uma parece”, existindo nesse momento alguma compressão da suspensão dianteira que não é exagerada.
 
O comando da caixa é muito preciso e dócil, tanto a baixa velocidade como em "race mode" (é dificil falhar passagens). Não consegui perceber se a unidade testada tinha quickshifter ou não, mas penso que hoje em dia este extra é um must neste tipo de maquinas. O comando a embraiagem penso ser hidráulico e é muito leve (à semelhanca da GS)


Os pneus eram os Pirelli Scorpion Trail II, tinham 2500 kms e mostraram-se muito competentes, de resto toda a moto mostrou-se muito intuitiva de conduzir e fácil de controlar. A potência em alto regime é que é tão forte que torna-se muito difícil de explorar na estrada sem que se atinjam velocidades hipersônicas
 
 
O grau de equipamento estava um pouco aquém do meu gosto, faltava os punhos aquecidos (extra, inexistente nesta unidade de testes). Para alem do catalogo das power-parts existe ainda mais alguns extras que segundo me foi explicado podem ser instalados a qualquer altura.
 
 
Por fim, a parte que geralmente achamos menos agradável... 17 mil e qualquer coisa, com documentos 18 mil.

Está mais barata do que a GS que com os 3 packs custa 20 mil, mas traz mais equipamentos e apesar de ser uma máquina ligeiramente menos potente mas que tem outras qualidades que para um pisso como eu, a tornam mais acessível e menos intimidante
 
Compraria??? sim... sem dúvida. É uma máquina que veria com muito gosto na garagem cá de casa.






















Um pouco de trivia: entre os 2 farois ha uma entrada de ar que serve para arrefecer os LEDs  :D
























« Última modificação: Junho 25, 2017, 15:55:13, 15:55 por TMaxer »
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Junho 25, 2017, 00:25:29, 00:25
Responder #21

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Muito Muito bom.  :nice: Gostei do relato aqui deixado.

Esse painel de instrumentos é completíssimo.
Até indica a pressão dos pneus, coisa que mesmo sem ser novidade nas motos, não deixa de ser um interessante indicador.

Deve ser mesmo uma loucura controlar a brutalidade da aceleração quando se roda violentamente o acelerador.

Mas acho que para os teus lados virá mais facilmente uma GS...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 25, 2017, 00:30:56, 00:30
Responder #22

RbAfonso

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Adoro esta KTM...eu também não me importaria nada de ter uma na garagem ;)

Junho 25, 2017, 00:48:12, 00:48
Responder #23

TMXR

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A serio, Isaac???  :D :D :D :D :D


Afonso, é uma boa maquina para substituires a NC  :nice:



Nao quis escrever um grande test ride, mas situacao do bater abaixo das 2500 tambem acontece na Multistrada (até é pior)


O pormenor que menos gostei é que à semelhança da MS, o motor aquece um bocado. Um par de kilometros a baixa velocidade e é o suficiente para meter as pernas em modo "barbecue"  :D :D

Nisto a GS é melhor pois a posição dos cilindros menos ortodoxa nao a torna tao quente
« Última modificação: Junho 25, 2017, 15:55:42, 15:55 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 25, 2017, 01:25:56, 01:25
Responder #24

jmartins13

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Estou sedento de lhe meter as unhas em cima :)

Esse problema do aquecimento, infelizmente acho que é bastante real! Não notei isso na agora designada 1290 SA Touring, que experimentei no verão passado, e fiz um bom bocado em cidade e também auto-estrada, mas na versão S deste ano, é yuma queixa geral.

Junho 25, 2017, 11:35:23, 11:35
Responder #25

TMXR

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A que experimentei era da Jomotos e estava disponível para test drive, bastando chegar, assinar o termo de responsabilidade e andar  :nice:


Cá em Lisboa a Lismotor também deve ter ou vir a ter uma para test drive  :nice:



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Junho 25, 2017, 14:31:37, 14:31
Responder #26

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:nice: :nice:


A que experimentei era da Jomotos e estava disponível para test drive, bastando chegar, assinar o termo de responsabilidade e andar  :nice:


Cá em Lisboa a Lismotor também deve ter ou vir a ter uma para test drive  :nice:


Obrigado Tmaxer, vou ver se por Lisboa a têem para test-drive.
 :nice:

Junho 25, 2017, 16:20:56, 16:20
Responder #27

TMXR

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Tenta na Avenida do Brasil e fala com o Canu (Carlos Lebre)... ele foi super acessivel a arranjar-me o test drive da 1290  :nice:
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Junho 25, 2017, 18:10:24, 18:10
Responder #28

jmartins13

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Tenta na Avenida do Brasil e fala com o Canu (Carlos Lebre)... ele foi super acessivel a arranjar-me o test drive da 1290  :nice:


Ainda têem lá o stand? Não se tinham mudado para benfica?
Bem, eu telefono e descubro 👍

Junho 25, 2017, 18:27:48, 18:27
Responder #29

TMXR

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Tens razao... por outros motivos, tenho uma fixacao com a Avenida do Brasil  :toma: :toma: :toma:


Estao agora na Reinaldo Teles em Benfica  :nice:
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Junho 25, 2017, 18:35:21, 18:35
Responder #30

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Junho 24, 2018, 12:19:34, 12:19
Responder #31

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Já tinha visto esta moto em outras ocasiões, mas ontem à noite voltei a ter novo contacto com este fantástico modelo da KTM.

O visual desta moto é difícil de passar despercebido e ainda por cima estavam logo 3 ADVs da marca ali juntas lado a lado. :nice:

A 1290 Super Adventure R (à esquerda), a 1290 Super Adventure S (no meio) e a 1190 Super Adventure R (à direita).

Quem pensar numa moto do género com vontade de ir fazer um tour pelo continente Africano, levando muita carga e possibilitando prestações rápidas em diferentes tipos de terreno, é bem possível que olhe (entre outras) também para uma das duas R's…especialmente da 1190 pois fiquei com ideia de ser ainda mais "extreme".  :pensador:

Nota: Pelo que percebi, não trazem escadote de série... :corado:


« Última modificação: Junho 24, 2018, 12:22:38, 12:22 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Outubro 01, 2018, 20:58:55, 20:58
Responder #32

JViegas

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Outubro 01, 2018, 21:35:24, 21:35
Responder #33

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Muito muito bom.  :nice:

Aquelas passagens de caixa são mesmo super rápidas.
A sonoridade nas reduções... :feliz:  :tirarchapeu:

Este vídeo é desaconselhável ao TMaxer. Para bem da sua GS, claro...
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Outubro 01, 2018, 22:27:54, 22:27
Responder #34

TMXR

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Ui... o Schaaf versão 2018 está muito mais calmo  :D



A Sonoridade da GS não é ma...


https://m.youtube.com/watch?v=-qw&t=257s


Agora a andar a direito a KTM não da hipótese a BMW  :ok:
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Outubro 02, 2018, 12:26:41, 12:26
Responder #35

JViegas

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Ele desde que teve o acidente tem andado mais "calmo", mas em algumas partes do percurso do vídeo ele ainda arriscou um pouco sentindo-se em algumas ocasiões o ABS a funcionar.

Ele tem mesmo jeito para a "coisa". Eu com uma máquina daquelas seguiria em frente... (falta-me o kit de unhas).  :corado:

Outubro 07, 2018, 19:33:37, 19:33
Responder #36

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Dentro do genero gosto mais deste video no Passo Mortirolo:


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Dezembro 09, 2018, 23:57:49, 23:57
Responder #37

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por certo já conhecem a expressão..."LIKE A BOSS".

Pois quando virem este vídeo e aquilo que o tipo faz com esta Super Adventure, vão pecebê-lo ainda melhor.

Nota: p'lo meio há uma parte mais chata...mas depois volta tudo ao seu melhor.  :feliz:

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Fevereiro 12, 2019, 12:56:41, 12:56
Responder #38

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Recall: KTM 1290 Super Adventure
(production models 2015-2016)


Ainda não está sequer publicado no site da FEMA e a KTM adianta-se já com a indicação de que vai chamar às oficinas (com representação da marca) as unidades do modelo 1290 Super Adenture, com produção em 2015-2016, por fuga de combustível do depósito.

Naquelas em que se verifique já início de fuga de combustível, terá de levar depósito novo!
Nos casos em que ainda tal não se verifique, a marca vai aplicar um "retrofit kit" para prevenir fuga de combustível.

A operação, num caso ou no outro, ultrapassa ligeiramente 1 hora...e naturalmente sem quaisquer custos para os proprietários.

Não estão divulgados números de unidades, mas tendo em conta que abrange 2 anos de produção, serão largos milhares de unidades vendidas em todo o Mundo.




RECALL: "(....)Because fuel can escape at the bottom of the tank cover, KTM orders 1290 Super Adventure models of model years 2015 and 2016 back to the workshops.

KTM has manufactured the fuel tanks of these models by means of rotational fusion. There may have been deviations in the production process. As a result, an accidental fuel leak may occur on the tanks of the models concerned.(....)"
Link...
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Março 30, 2019, 17:47:07, 17:47
Responder #39

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Dei de caras novamente com uma 1290 Super Adventure S que anda por cá e que ocasionalmente vou vendo nos meus trajectos. :)

Que máquina imponente...

E um motor que é tipo "míssil" em estrada aberta.  :tirarchapeu:






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Outubro 27, 2019, 06:16:51, 06:16
Responder #40

MotardFeio

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« Última modificação: Fevereiro 25, 2020, 21:55:24, 21:55 por MotardFeio »
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Fevereiro 09, 2020, 20:01:12, 20:01
Responder #41

Papaoctanas

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Em termos comparativos, a KTM 1190 responde muito melhor que a sua sucessora 1290T embora as suspensões desta ultima sejam um nível a cima e o deposito de combustível com maior capacidade. Já vi um comparativo entre a 1190 ADV e a 1290 S, a mais velha, em AE sem transito, tem ligeira vantagem em relação à nova. A nova tem a aerodinâmica melhorada e as suspensões ativas.

Fevereiro 09, 2020, 21:34:13, 21:34
Responder #42

JC1973

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Anda a yamaha e a honda a lançarem twins paralelos com cambotas a 270 graus para simularem os V2 e o seu típico binario em baixas, e depois a ktm que usa os v2, põem-nos a acordar só em altas.....
.....cada vez percebo menos disto.

Ainda irei experimentar a super teneré 1200, na volta ainda é a que me encaixaria melhor. 👍

Viva companheiro,

 Se experimentastes a ST vais adorar. É uma mota que não falha, inspira confiança e uma enorme segurança. O motor tem muito binário e logo nas baixas/médias...
Para mim não quero mais nada. Sou cada vez mais um fã da marca Yamaha e desta mota em particular.

Cumprimentos✌️
JC
JC1973
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Setembro 15, 2020, 09:40:08, 09:40
Responder #43

MotardFeio

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Cada vez gosto mais de as ver a andar...  :love0001:
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Janeiro 29, 2021, 23:15:29, 23:15
Responder #44

2low

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KTM 1290 Super Adventure S (2021)



No passado dia 26 Janeiro a KTM fez a apresentação oficial deste seu modelo renovado, e aí está o SuperBicho que diga-se, merece bem atenção!



Mais info OFICIAL: https://www.ktm.com/en-pt/1290-super-adventure.html

APONTAMENTOS GENERALIZADOS
Euro5 (sistema de escape redesenhado)
Intervalos de revisões (mínimas aconselhadas) de 15.000km em 15.000km (idêntico ao modelo de 2020)
4T V-Twin LC8 V75º, 160Cv, 138Nm (o modelo de 2020 apresenta 140Nm)
Melhorias na caixa de velocidades
Filtro de ar de acesso facilitado
Quadro tipo treliça redesenhado, aparentemente mais leve e para melhorar comportamento em curvas rápidas
O talvez sistema de suspensão mais avançado do mercado está presente nesta moto

2 cores (tradicionais na marca) disponíveis:

Base Laranja


Base Preta


O MotardFeio já sei que não vai descansar enquanto não tem uma...
E também não me importava...

« Última modificação: Janeiro 29, 2021, 23:26:45, 23:26 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Fevereiro 01, 2021, 12:27:18, 12:27
Responder #45

MotardFeio

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Felizmente já cá canta a moto dos meus sonhos em casa, não a troco por essa!

Mas se estivesse an altura de trocar, esta seria a escolha.

Parece o Darth Vader zangado!!!
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Maio 06, 2021, 23:02:31, 23:02
Responder #46

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Vi hoje este maquinao...
Vi-a de perto, vi os menus, as opções de configuração, ouvi da boca do dono que vinha duma quase igual da concorrência (sim essa... A única marca que não gosto...). Poderia estar a descrever aquilo que mtos saberão a respeito da tecnologia e da qualidade dos componentes.
Não meti o rabo lá em cima nem conduzi, mas para mim que não gosto de motas desse tipo... Epa, impressiona! Muito! Fiquei boquiaberto....

Maio 07, 2021, 08:21:28, 08:21
Responder #47

MotardFeio

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Olha, mesmo a calhar!

Ontem fui fazer revisão à minha moto,m e de caminho fui experimentar a nova 1290 SAS de 2021.
Andei pouco mais de uma hora nela, fiz nacional, trânsito citadino e auto-estrada.

Comparando com a geração do ano passado:

Pontos fracos

- o pior aspecto é que o calor que assolava o pé direito (catalisador mesmo "ali", resolvia-se "limpando" o mesmo) e as pernas (colector do cilindro traseiro, resolvia-se comprando o colector isolado da 1290 SAT) agora passou para os joelhos e a metade superior das canelas, isto em pára-arranca. Para mim é pior assim.

- continua a varejar a direcção perto dos 20 km/h, pois tem muita força ainda e a roda da frente tem tendência a querer sacar um cavalo, se formos brutos com o acelerador. Mas melhorou mesmo assim, mas não "acabou". Isto foi com suspensão e motor em modo Sport, com um pequeno top-case montado.

- tem mais botões, demasiados botões para comandar tudo e mais um par de botas. A anterior funciona melhor, nomeadamente o cruise-control que era apenas 1 botão e agora são 3.

- Não há mais pontos fracos  ;D


Pontos fortes

- bastante mais suave em baixas, facilita bastante no trânsito, está uma moto mais fácil de levar para quem tenha poucos quilómetros em cima. Enrolar em 6ª às 3.000 rpm deixa de ser o Martelo do Thor a bombar.

- a moto está bastante mais maneável, parece uma "800" no bom sentido! Sente-se mais compacta, e embora tenha mais 2 Kg, parece substancialmente mais leve. O depósito de gasolina estava atestado. è mais fácil de levar por uma estrada de montanha, e se a anterior já era um "Must", esta conseguiu melhorar. PArece incrível, mas nota-se muito bem.

- o "anti-dive" da suspensão frontal funciona e nota-se bem numa travagem aplicada, a frente está mais "RR", mais "plantada no chão". O modo auto da suspensão não consegui perceber o funcionamento pois nem o testei, uma vez que não tinha termo de comparação. Testei sim o modo Sport e Confort, e está na mesma.

-  motor continua com o poder de sempre, cheio de binário, viciante em médias e altas, mas está um pouco amordaçado pelo belo e enorme escape, e a minha comparação é com uma com akrapovic montado.

- para os "geeks", a TV que vem montada é maior, tem montes de menús, tem cores bonitas, desenhos bonitos, mas não liguei muito a isso.



E pronto, é mais ou menos isto, não experimentei na terra, nem fiz 300 km's de seguida, portanto consumos não faço puto de ideia.

Traços gerais, esta geração está mais "user-friendly" o que possibilita aos "curtos" de perna e aos "rookies" explorarem mais fácilmente o que ela tem para oferecer, está com um comportamento mais civilizado.

Pena a questão do calor não ter ficado resolvida. Mas é um 1300cc, V2, 140 Nm e 160 cv - milagres?????   :love0001: :love0001: :love0001: :love0001: :love0001: :love0001: :love0001: :love0001: :love0001: :love0001: :love0001: :love0001:
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Julho 10, 2021, 10:33:19, 10:33
Responder #48

2low

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Há um ou mais stands que actualmente está a fazer campanha de escoamento de stock 2020, em que em vez de se pagar o valor base  aproximadamente 19.000€ (~18.500€) está actualmente a rondar os 15.000€ (~14.500€).
Pena que não fui a tempo de fixar pelo menos o nome de um dos stands... se alguém souber que aqui coloque pois é uma promoção que se tivesse agora possibilidade não pensava duas vezes!

notas:
- Julgo que ainda assim as motos já venham com alguns extras.
- A Caismotor teve uma promoção parecida que acabou em Abril mas não descia tanto o preço.
« Última modificação: Julho 10, 2021, 10:40:22, 10:40 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Julho 10, 2021, 10:47:04, 10:47
Responder #49

TMXR

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E uma política de preços bem interessante…um gajo compra uma moto por 19k e no ano seguinte quer vendê-la e pensa conseguir 16,5k ou 17 dependendo dos kms…

Coloca a venda e começa a receber ofertas de 12 ou 13k porque o comprador tem a hipótese de comprar novo por 14500  :D :D :D



Cálculo que o dono da KTM nesse momento tenha muito pouca vontade de rir das piadas que andou a postar durante esse ano de GSs  :D :D :D


Aliás a mesma moto 2021 que está a venda no stand em Lisboa está a venda no stand de trás os montes por -2000 €  :D :D



Não colocando em causa a qualidade das motos,  mas parece-me que está política comercial e desastrosa  :???:
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