É um canhao, mas não me parece que seja concorrencia directa à GS Sao 160 cavalos contra 125 e 220 kilos contra 238 A MCN esta semana meteu a "santa trindade" em comparativo e a GS aviou as 2 De qualquer forma... acredito que a par com a Multistrada, essa KTM venha qualquer dia a ocupar espaço cá na garagem
Sei os números é verdade, mas duvido que a BMW se mexa em aceleração (nao de 50 mts mas em 200/300mts) como a muilti e principalmente a KTM..então a KTM que pesa nuito menos e tem mais quase 50cvs...Atenção, não obstante de a GS ser a mais friendly user. E por isso obter mais atenções e mais pessoal que não tem experiência ou perfere sentir-se 'em casa' acaba por a escolher..J, claro que o pessoal das engenharias vão afinando mapas, a aceleração em baixas deve ser outra...mas não deve ser a praia dela mesmo tratando-se de um Bi cilindrico..
jmartins: Já não há KTM1050, há a KTM1090 e debita o mesmo que a GS1200: 125 cavalos.Os ensaios da KTM1090 têm sido extremamente favoráveis, cf. http://www.motorcyclenews.com/news/first-rides-tests/2017/february/motorcycles-first-ride-ktm-1090-adventure/.No youtube há vários testes a indicarem que a KTM1090 é mais espevitada do que a BMW.
O crossplane faz com que um twin paralelo obtenha a mesma ordem de explosões dum V2 a 90º.A principal vantagem disto não é o aumentar o binário, mas... obter tracção!E ao mesmo tempo reduzir vibrações.Já o LC8 embora seja um V2... não está disposto a 90º mas sim a 75º.O que significa que o segundo cilindro dispara 15º mais cedo que um V2 90º com cambota "normal" a 360º ou um twin paralelo crossplane.Se a KTM escolheu esta configuração será certamente porque quis fazer diferente.Com todas as vantagens e desvantagens que envolve.Relativamente à Super Adventure S, infelizmente nunca tive oportunidade nem sequer curiosidade de experimentar.O LC8 1290 só testei na Super Duke... e achei aquilo absurdo no que diz respeito a entrega de binário!E não me admiro que o coloquem noutras motos do catálogo orientadas a públicos mais "racionais" uma versão mais "domesticada".Mas daí a "não ter binário" custa-me a crer...
O motor da minha Harley é um V2 a 45graus, e binário não lhe falta (104Nm mas tem menos que esta 1290 SA-145Nm)
Dizem nos test drives que esse binário de 145Nm está disponível desde as 2500rpm, mas sinceramente, quando a conduzi, não notei nada disso( será porque pus logo em modo sport? pode ser....)
Citação de: jmartins13 em Junho 20, 2017, 01:16:22, 01:16O motor da minha Harley é um V2 a 45graus, e binário não lhe falta (104Nm mas tem menos que esta 1290 SA-145Nm) No caso da HD o ângulo tem influencia sobretudo na fantástica sonoridade que produz... Pois no que diz respeito a geometrias o conceito é muito diferente. Têm um enorme curso o que lhes permite dar uma valente patada de binário...mas depois não conseguem produzir rotação e portanto não traduzem isso em potência.E o 1290 embora tenha crescido em curso face aos antecessores LC8, também a largura do caneco aumentou.A relação entre ambos é propícia a produzir maior rotação. Só assim consegue os 160cv anunciados.(Geometria ainda mais humilde que os superquadro da ducati que consegue rotações absurdas para um bicilindrico)Citação de: jmartins13 em Junho 20, 2017, 01:16:22, 01:16Dizem nos test drives que esse binário de 145Nm está disponível desde as 2500rpm, mas sinceramente, quando a conduzi, não notei nada disso( será porque pus logo em modo sport? pode ser....)Quando testei a super duke foi apenas em sport...Nem explorei o resto.Mas por exemplo, das várias vezes que já brinquei com a Multistrada, sente-se uma diferença considerável entre as configurações urbana e sport.Ainda assim, nunca achei que lhe faltasse binário. Mas... também estou habituado a uma moto que "só" tem 107Nm. Que ainda assim, não me importava nada que tivesse um modo mais "soft", sobretudo para evitar sustos em dias de chuva.
A que experimentei era da Jomotos e estava disponível para test drive, bastando chegar, assinar o termo de responsabilidade e andar Cá em Lisboa a Lismotor também deve ter ou vir a ter uma para test drive
Tenta na Avenida do Brasil e fala com o Canu (Carlos Lebre)... ele foi super acessivel a arranjar-me o test drive da 1290
Anda a yamaha e a honda a lançarem twins paralelos com cambotas a 270 graus para simularem os V2 e o seu típico binario em baixas, e depois a ktm que usa os v2, põem-nos a acordar só em altas..........cada vez percebo menos disto.Ainda irei experimentar a super teneré 1200, na volta ainda é a que me encaixaria melhor. 👍