Autor Tópico: Dainese vendida por 1 euro  (Lida 5067 vezes)

Julho 25, 2025, 22:08:37, 22:08
Lida 5067 vezes

replicantz

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 581

Masculino

Julho 27, 2025, 14:14:09, 14:14
Responder #1

MotardFeio

• 914
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Vai sobreviver, não desaparece assim tão depressa.

Há que gerir em condições a marca e seus produtos!

A fama tem-na toda, de TOP!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Julho 27, 2025, 22:25:03, 22:25
Responder #2

Gentleman rider

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 437
  • Localidade: Lisboa
Começo com um disclaimer, nunca fui grande entusiasta da Dainese enquanto marca. Não que não reconheça a sua história rica mas nunca fui muito fã. Sempre preferi outras marcas. E mesmo entre as marcas italianas sempre gostei mais da AlpineStars ou até mesmo da Spidi.

Tenho botas da TCX e um capacete da AGV que são ambas marcas do grupo Dainese mas sinceramente não conheço o catálogo da Dainese.

E é com este preâmbulo que vou comentar esta notícia.

O caso da Dainese é muito interessante pela forma rápida como saiu de moda. É inegável que neste século a imagem da Dainese é indissociável do Valentino Rossi e que a retirada do italiano das pistas teve uma consequência muito pesada na imagem de marca da Dainese.

Há 20 anos era muito comum ver os cromos das CBR600 e Yamaha R6 com casacos Dainese réplica Rossi mas isso desapareceu, os casacos Dainese e as motos desportivas.

Ainda que não seja um conhecedor da gama Dainese tenho ideia que a marca nunca desenvolveu uma gama para motos de aventura e hoje em dia é isso que vende. A imagem que tenho da Dainese ainda é a das pistas e do Rossi, creio que a marca não evoluiu daí.

O que está na moda actualmente são as motos de aventura que também é algo a que não ligo muito mas tenho ideia de quem gosta dessas motos tem como marcas favoritas de equipamento a Klim, Rukka, Rev'it e até equipamento das marcas das motos como BMW ou KTM. Não me lembro de alguma vez ter visto alguém a conduzir uma BMW GS equipado com Dainese.

Voltando às pistas é inegável que hoje é a AlpineStars que detém a posição que outrora foi da Dainese. Esta marca italiana equipa os melhores pilotos de velocidade do mundo e está na liderança das inovações do equipamento para motos superdesportivas.

Mas a Alpinestars também é muito forte nos segmentos Adventure, offroad, motocross.

Não sei se a Dainese voltará a ocupar o espaço que já foi seu. Como disse acima, trata-se de equipamento de vestir pelo que o factor moda conta muito. E as modas vão e vêm.

Se estivesse na liderança da Dainese teria duas prioridades (para além do fundamental saneamento financeiro):

1. Desenvolver gamas de vestuário Adventure, enduro, MX e hipster

2. "Agarrar" os melhores pilotos de Moto2 na esperança de que um deles seja o próximo Rossi/Marc Marquez. A minha prioridade seria o Diogo Moreira (que curiosamente corre de Rev'it/KYT)
« Última modificação: Julho 27, 2025, 22:50:32, 22:50 por Gentleman rider »

Julho 28, 2025, 11:41:25, 11:41
Responder #3

dfelix

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4988
... sempre gostei mais da AlpineStars ...

Ironicamente a AlpineStars só cresceu internacionalmente quando adoptou a "receita" que estava a funcionar para a Dainese nos anos 90.  :D
Aliás, nessa época eram a opção alternativa para quem procurava um produto visualmente semelhante por um preço mais adequado.

Claramente a Alpinestars soube apostar desde cedo na diversidade, com forte presenta no Enduro e MX.
A Dainese também tem oferta para ADV. Mas nem por isso parece ser a escolha preferencial.

Parecerias estratégicas, nomeadamente com a BMW, podem ter feito diferença.
Porque se depender dos clientes de Multistrada e DesertX, acabam restritos a um nicho.

Tenho botas da TCX...

A TCX é outro fenómeno curioso.
Tenho umas botas touring velhinhas e umas desportivas para trackdays da Oxtar, que era o nome original da TCX... antes de levarem com um processo legal da AlpineStars!  :D
Foram forçados ao rebrand para o que na realidade era a designação do genial sistema anti-torção que introduziram nas botas desportivas.

Mas no presente a TCX continua a seguir a mesma filosofia da sua génese.
Alternativas mais económicas inspiradas nos catálogos de outras marcas.
Hoje compraria na boa umas Blend em vez das minhas Marshall. Só que na altura não existiam. Porque a TCX ainda não as tinha copiado.  :D

1. Desenvolver gamas de vestuário Adventure, enduro, MX e hipster

Pessoalmente acho a Dainese é imbatível no que diz respeito à qualidade da pele.
Não sei se massajam as vacas... mas conseguem a proeza da pele ter granulometria elevada sem parecer um colete de forças.

Só que lá está... ADV e Enduro não se usa pele.
E embora o R&D da Dainese foi pioneiro com alguns texteis interessantes... certamente perderam o momento.

O que sempre me aborreceu na Dainese foi a ostentação do logo.
Encontrar um produto com aquela qualidade de construção mas que fosse discreto sempre foi um desafio no catálogo da marca.
Ironicamente, há uns 10-15 anos atrás lançaram alguns produtos mais "hipster" bem interessantes.
Mas desapareceram ainda mais rápido do que apareceram.

Julho 28, 2025, 13:37:57, 13:37
Responder #4

Gentleman rider

• **

• 437
O que sempre me aborreceu na Dainese foi a ostentação do logo.

Essa é a principal razão pela qual nunca usaria Dainese. O logo. Ainda por cima associo a cromos em Yamaha R6 a fazer rateres em concentrações de motos.

Não é a culpa da marca mas é a imagem que tenho dela e que não consegui abandonar.

Sobre a qualidade não tenho nada a apontar, é das marcas que mais inovou.

Julho 28, 2025, 14:00:58, 14:00
Responder #5

MotardFeio

• 914
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Tenho material de 3 dessas marcas, Dainese, Alpinestars e Revit.

Realmente para estrada, Dainese é imbatível, mas para "Adventure", a Revit e de certa forma a Alpinestars são superiores.

A pele das luvas na Alpinestars é a melhor de todas. E tanto as luvas como casacos me safaram umas vezes.

Nas outras duas não testei, felizmente.

Quando se "adormece" e não se segue o mercado, é mais complicado manter as vendas no topo.

E depois em Portugal (pelo menos na Grande Lisboa e arredores)  "falta-me" uma loja com material disponível da Alpinestars em barda, para poder ver, testar e eventualmente comprar. Coisa que existe na Dainese e na Revit. E isso pode ser a diferença entre escoher uma e outra, a proximidade.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Julho 28, 2025, 14:39:52, 14:39
Responder #6

dfelix

• 4988
Não é a culpa da marca mas é a imagem que tenho dela e que não consegui abandonar.

Diria que ambas consomem do mesmo azeite!
Em pleno 2025 continuam a competir pelo maior logotipo e maiores letras num simples casaco.
Na Alpinestars tens casacos com acabamentos com "abdominais" falsos!
 :D

Julho 28, 2025, 15:14:07, 15:14
Responder #7

Gentleman rider

• **

• 437
Diria que ambas consomem do mesmo azeite!
Em pleno 2025 continuam a competir pelo maior logotipo e maiores letras num simples casaco.
Na Alpinestars tens casacos com acabamentos com "abdominais" falsos!
 :D

Se te serve de consolo não tenho nem nunca tive nada da AlpineStars. E a principal razão é novamente o logo.

Contudo é difícil encontrar equipamento para motos desportivas que não seja flashy independentemente da marca.

Apesar de também gostar de equipamento o mais discreto possível e, de preferência, sem logos visíveis temos que reconhecer que as cores no equipamento faz um motociclista mais visível na estrada e ajuda a mitigar situações de perigo.

Julho 29, 2025, 14:14:37, 14:14
Responder #8

dfelix

• 4988
Se te serve de consolo não tenho nem nunca tive nada da AlpineStars.

Deixa lá... tive e tenho produtos de ambos os fabricantes.
Assumo de peito aberto esse fio de azeite que escorre pelo meu armário.

Apesar de também gostar de equipamento o mais discreto possível e, de preferência, sem logos visíveis temos que reconhecer que as cores no equipamento faz um motociclista mais visível na estrada e ajuda a mitigar situações de perigo.

Também não me parece que um ícone diabólico ou uma enorme vogal alada sirva de muito a mitigar perigo!

Alguns fabricantes (como a Rev'It e a esquecida Bering) têm soluções muito interessantes neste aspeto.
Escondem apontamentos refletores em algumas costuras que só se percebe que estão lá... quando a luz incide diretamente.

Julho 29, 2025, 16:32:32, 16:32
Responder #9

Gentleman rider

• **

• 437
Também não me parece que um ícone diabólico ou uma enorme vogal alada sirva de muito a mitigar perigo!

Estava a falar de cores, não necessariamente apenas dos logos. mas tudo ajuda (claro, se os logos forem de cor contrastante)

O que quero dizer é que o mesmo fato, sendo um 100% preto e o outro branco/azul/vermelho, a versão colorida ajudará um motociclista a ser visto mais facilmente e reduzir as probabilidades de acidentes.

Claro que estou a falar de acidentes em que outros condutores não vêem o motociclista.

E claro que não é um seguro de vida. Nem um substituto de condução preventiva e atenta. Mas há muita gente a andar na estrada que simplesmente parece que vai a dormir (principalmente agora que os carros são salas de cinema ambulantes).

Alguns fabricantes (como a Rev'It e a esquecida Bering) têm soluções muito interessantes neste aspeto.
Escondem apontamentos refletores em algumas costuras que só se percebe que estão lá... quando a luz incide diretamente.

Estou a falar de condução de dia e de noite.

O que quero dizer, em resumo, é que, embora a minha preferência visual vá para um fato 100% preto, na verdade procuro comprar sempre com painéis de outra cor para se ver melhor na estrada.
« Última modificação: Julho 29, 2025, 16:35:28, 16:35 por Gentleman rider »