Autor Tópico: Como lavar uma mota?  (Lida 2687 vezes)

Julho 20, 2022, 15:54:53, 15:54
Lida 2687 vezes

saraiva

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Ora viva pessoal!
Antes demais dois disclaimers:
- Pensava que já tinha colocado este post aqui, caso alguém detecte double posting (eu não encontrei) que apague este sem problema.
- Este conteúdo foi publicado originalmente noutro forum onde ainda estou inscrito e participava bastante regularmente no passado. Eu nunca faço post iguais em foruns diferentes mas este será a excepção.

Publico este post, na sequencia deste: https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=9451.msg116294#msg116294


Como lavar uma scooter como deve ser?

Neste post poderão ver como fiz com a minha e a belezura que ficou.

Antes uma nota importante: Eu não tenho nada a ver com negócio de produtos, nem lojas nem serviços que usam estes produtos.

Ora, posto isto vamos lá ver.

Já muitos se questionaram de como lavar uma scooter, o que fazer para a menina estar linda.

Já toda a gente ouviu falar de técnicas de detalhe e de serviços de detalhe.

Sinceramente, e principalmente nas motos, acho que há ali um meio termo.

Podemos definir o cuidado com a mota em cinco níveis:

Nível 1 - A chuva lava
Nível 2- O JetWash/mangeira em casa + champo lava
Nível 3 - Lavagem manual pormenorizada e acondicionamento de alguns componentes com produtos
Nível 4 - Lavagem manual total com desmontagem de peças e acondicionamento de todos os produtos
Nível 5 - Tratamento ao detalhe, com desmontagem de quase tudo, polimentos, acondiconamentos, etc.

Para os enlatados é idêntico, se bem que em relação ao exterior o nível 3 e 4 são idênticos (a diferença é eventualmente tirar as jantes para lavar bem) mas há o interior como muitos níveis desde a simples aspiração + cockpit spray até ao tirar os bancos, lavar o forro etc.

O nível que cada um tem na sua mota varia, como é óbvio. Tendo como varáveis explicativas o grau de importância atribuído à limpeza, a carteira de cada um, o tempo e eventualmente o conhecimento.

O nível onde me encontro quer no carro e que pretendo manter para a mota é o nível 3.

Eu gosto da sensação de limpeza total. Se fosse muito rico tinha vários veículos e todos imaculados.

O nível 3, que relembro é Lavagem manual pormenorizada e acondicionamento de alguns componentes com produtos tem a caracteríticas muito importantes:
Precisa de poucos produtos;
Não precisa de ligação elétrica;
Não precisa de equipamentos (consideremos a que usamos neste nível, ferramentas)
Não precisa de garagem;
Pode ser feito num jetwash com pouco movimento ou até num chafariz.

Segue-se então o relato e documentação do trabalho feito hoje na vermelhinha (atenção é preciso gostar e ter paciência, eu tirei um dia de férias só para isto (mota e carro).

Preparativos

Antes de ir é preciso planear o que se vai fazer e o que é preciso. Caso tenham garagem com água, este passo não é tão importante, porque se pode improvisar. Se a ideia for deslocar a um jetwash, então é essencial ter um plano claro do que se vai fazer para levar tudo. Eu tenho alguma experiência, nunca tive garagem e já trato dos meus carros e do da "maria" há muito tempo (tipo 15 anos). Primeiro em chafariz, depois em jetwash.

No princípio escrevia em papel tudo o que ia fazer (tópicos) e o material preciso.

Há muito tempo que já não faço isso. Imagino mentalmente o que quero fazer e confiro se tenho o material no balde/saco para levar.

É essencial fazer este processo, mesmo que seja mental. Não há nada mais desanimador que querer fazer uma coisa e não puder porque se deixou um pano ou uma escova em casa.

Lista de Material
Ora tendo em conta que o objetivo agora é uma scooter, a parafernália não pode ser imensa. Eu levei tudo na topcase.

20180731_155406 by saraivan, no Flickr

20180731_155410 by saraivan, no Flickr

20180731_155415 by saraivan, no Flickr
Limpa Vidros

20180731_155515 by saraivan, no Flickr
Tira gorduras (não usei).

20180731_155508 by saraivan, no Flickr
Limpa jantes, foi para acabar.

20180731_155502 by saraivan, no Flickr
Selante para vidros, o melhor produto inventado até hoje (antes era comercializado com o nome Carlack)

20180731_155450 by saraivan, no Flickr
Polish

20180731_155443 by saraivan, no Flickr
Cera

20180731_155422 by saraivan, no Flickr
20180731_155435 by saraivan, no Flickr
Este produto é fenomenal nos cockpits da Opel.


Ora então aqui vai a lista:

Ferramentas:
1 tigela
1 toalha microfibras pequena
1 luva pele de ovelha (substitui a esponja, esponja também dá)
1 escova para lavar as jantes
1 pano microfibras para lavar as jantes
1 outra escova pode ser preciso e um pincel
1 aplicador para o polish
1 aplicador para a cera
1 pano para limpar os vidros e óticas
1 aplicador para o selante de vidros e óticas.
1 tshirt da "Venice Beach" velha para tirar a Cera.

Materiais
Produto limpa-vidros (este é o melhor que alguma vez experimentei, muito bom mesmo)
Poorboys - Plasticos e Vinil EDIT: Este produto não funcionou bem nos plásticos pretos. A primeira vez que lavei ficou o produto a sair e o plástico sujo de branco. Já fiz uma tentativa com outro produto, da próxima vez que lavar deixo feedback caso tenha funcionado
Nattys World - Cera
Polish
Grojet selante de vidros
Sonax Limpa Jantes (Era desnecessário, mas é super nos carros, jantes com ferodo)
Autosol Metal Polish (devia ter tido tempo para passar nos parafusos todos).
Champoo

O processo segue no post a seguir
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
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Julho 20, 2022, 15:55:49, 15:55
Responder #1

saraiva

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Levando o material todo, o primeiro passo é ir para o local de lavagem. Lá chegando é ir à loja do posto comer um magnum, para a mota ter tempo de arrefecer.

20180731_154659 by saraivan, no Flickr~

20180731_154634 by saraivan, no Flickr

Quando se volta para a scooter, é levar para a lavagem e olhar bem toda a sujidade que tem de desaparecer e pensar o que temos de melhorar / condicionar.

 20180731_154647 by saraivan, no Flickr

20180731_150649 by saraivan, no Flickr
(esta foi no abastecimento, um pouco antes)

20180731_155240 by saraivan, no Flickr

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20180731_155106 by saraivan, no Flickr

20180731_155052 by saraivan, no Flickr
(Como é ÓBVIO, isto também é para limpar)

20180731_155046 by saraivan, no Flickr

20180731_155042 by saraivan, no Flickr
Costumo limpar quando isto acontece. Desta vez não limpei porque ia a caminho da lavagem.

20180731_155035 by saraivan, no Flickr

20180731_154705 by saraivan, no Flickr
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
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Julho 20, 2022, 15:57:13, 15:57
Responder #2

saraiva

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No JetWash usar sempre água simples (Programa 3 no caso dos jetwash da Galp)

Primeiro passo, passar a mota por água, com o menor tempo possível (por uma questão de custo).

Depois aplicar o limpa jantes e esperar dois minutos.

Passados dois minutos escovar as jantes com uma escova e posteriormente, lavar com o pano microfibras mais velho que houver.

20180731_160235 by saraivan, no Flickr

20180731_160242 by saraivan, no Flickr

De seguida, ligo o jetwah de novo, passo as jantes e depois é lavar com água e shampoo. (No carro costumo levar um garrafão de 5 litros e o champoo. Aqui na mota levei uma tigela e o shampoo já diluído em litro e meio de água.

20180731_160320 by saraivan, no Flickr

Depois, passar por água novamente e secar bem com a toalha/panos microfibras.
Eu sequei pela seguinte ordem:
- Partes vermelhas
- Farois e vidros
- Banco
- TopCase e pega
- Painel Central
- Plasticos da frente e onde pousam os pes
- Filtro de ar, tambor e escape
- Jantes.

20180731_161337 by saraivan, no Flickr

Nota pode ser boa ideia tombar a scooter antes de começar, eu só o fiz depois, e apareceu montes de água.

20180731_162643 by saraivan, no Flickr

20180731_162725 by saraivan, no Flickr

20180731_162749 by saraivan, no Flickr

Mota seca. Estaria pronta para muitos utilizadores, os da fase 2.

De seguida passei o polish nas partes pintadas e logo de seguida a cera.
O polish foi com um aplicador redondo,
A cera também.

Depois limpei com o pano que vêm na foto (ficou lá para servir de fita do tempo). Na realidade era uma camisola interior do meu pai.

20180731_164607 by saraivan, no Flickr

20180731_164613 by saraivan, no Flickr

20180731_164621 by saraivan, no Flickr

De seguida passei a aplicar o PoorBoys NL. Este foi o meu produto preferido de sempre quando tinha um Corsa. Infelizmente o Fiat que tenho tem um material tramado no tabelier e este produto não faz diferença.
Por outro lado tinha um produto melhor para os plasticos rijos do exterior (pelo menos era mais barato, este dá a sensação de desperdício porque é caro). Acho que era o Mother Plastic Polish.

Este funcionou maravilhosamente bem foi no banco.

20180731_164828 by saraivan, no Flickr
Aqui na foto deixei um bocado sem produto para se perceber a diferença.

20180731_170110 by saraivan, no Flickr
A mesma coisa, parte esquerda com produto.

20180731_170513 by saraivan, no Flickr
Tudo tratado com o mesmo produto debaixo do banco.

20180731_170606 by saraivan, no Flickr
Aqui um pormenor de excesso de produto nos recantos. Deve levar-se cotonetes para limpar estes excessos.

20180731_170611 by saraivan, no Flickr
aspecto geral (o que se vê ali é uma sombra).

De seguida, foi limpar com o limpa vidros, o vidro da frente (o que funciona menos bem por ser pintado), as óticas.

Limpei também os manómetros sem funcionar bem porque não quis tirar a pelicula plástica que lá vem.

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Nesta foto vê-se como ficam bonitos os plásticos e o banco.

Já que estava com a mão na massa, limpei o capacete com o mesmo limpa vidros.

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E a mota está pronta para andar.
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Não me canso de ficar contente com o banco. No entanto, quando se vai andar logo naqueles minutos fica um pouco mais escorregadio. Tem de se ter cuidado em caso de travagem brusca.
20180731_172559 by saraivan, no Flickr

20180731_172610 by saraivan, no Flickr



Fui à vidinha. Show Off

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20180731_180014 by saraivan, no Flickr
As borrachas ali nos espelhos também levaram produto.

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20180731_180126 by saraivan, no Flickr
Aqui se nota como ficou equilabrado TopCase Banco Plasticos Vidro e Espelhos.

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Net minha Net minha há lá jet14 mais bonita que a vermelhinha?
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
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Julho 20, 2022, 19:02:15, 19:02
Responder #3

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim senhor!
Isso é que está aí dedicação. :nice:

Eu não me dedico tanto tempo. E nem vou a tanto pormenor, confesso.... :-X

Já agora e se ajudar qualquer coisa, este outro tópico versa sobre este assunto e podem ser retiradas umas ideias e testemunhos. :)

LINK: https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=6133.msg72382#top
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 20, 2022, 20:23:14, 20:23
Responder #4

Cross

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Na  mesma linha seria interessante saber quantos de nós são adeptos do nível 1. Ou até do nível zero.

Existe também a "corrente de pensamento" que diz que isso máquinas e água não se dão bem....teoria da toalhita dos bebés para limpar os mosquitos nos vidros e plásticos e spray de limpeza com spray de lubrificação em seguida nas partes de desgaste....



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Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Julho 20, 2022, 20:53:26, 20:53
Responder #5

TMXR

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Grande parte desses produtos tenho aqui em casa e muitos outros.


Sou adepto de uma primeira lavagem com espuma (snow foam) e depois outra para passar com luva de MF (la de ovelha e overkill para moto  :D) e outro shampoo e no final um acabamento com nextzett Raindance lackfinish ou GYEON Wetcoat



Cuidado com os limpa jantes nas motos, tanto nas jantes como nas malas... sobretudo de forem do tipo acido ou do tipo "descontaminante ferreo"

As malas mancham com muita facilidade com alguns quimicos mesmo leves, pelo que o meu conselho é sempre envelopar as mesmas em PVC matte transparente



Para evitar problemas electricos, comprem uma coisa destas e envolvam os botoes dos punhos


« Última modificação: Julho 20, 2022, 20:59:09, 20:59 por TMXR »
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Julho 21, 2022, 11:38:02, 11:38
Responder #6

JViegas

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Obrigado pela partilha Saraiva.
Onde compras os material?

Pergunto isso porque ando ali no nivel 1 ou 2 que descreves e produtos destes desconheço por completo. Luva de pele de ovelha? Polish? Cera? Selante de vidros e óticas?

Fogo... isso é nível "profissional".

Gabo-te a paciência que dá bastantes frutos pois a máquina fica imaculada.

O mais elaborado que faço é despejar uns garrafões de água, um balde com detergente e uma esponja... e de vez em quando um pano para limpar algumas partes. Quando tinha a maxiscooter demorava mais tempo a limpar.

Ultimamente tenho utilizado um spray que se usa com a mota molhada. Espera-se e a porcaria sai com mais facilidade.
O mais chato para mim é a jante que suja sempre com óleo da corrente e aí tenho usado um produto de limpeza da jante.

O jetwash costuma ser quando tenho pressa e a mota está mesmo toda suja ou quando passo por cima de algum liquido "manhoso" ou algum local onde esteja uma obra e que deixou lama na estrada.

Invejo-te a paciência. Se um dia montares uma empresa de detalhe serei teu cliente.  :convivio:

Julho 21, 2022, 12:09:17, 12:09
Responder #7

Canonista

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Obrigado pela partilha Saraiva.
Onde compras os material?

Pergunto isso porque ando ali no nivel 1 ou 2 que descreves e produtos destes desconheço por completo. Luva de pele de ovelha? Polish? Cera? Selante de vidros e óticas?

Fogo... isso é nível "profissional".

Gabo-te a paciência que dá bastantes frutos pois a máquina fica imaculada.

O mais elaborado que faço é despejar uns garrafões de água, um balde com detergente e uma esponja... e de vez em quando um pano para limpar algumas partes. Quando tinha a maxiscooter demorava mais tempo a limpar.

Ultimamente tenho utilizado um spray que se usa com a mota molhada. Espera-se e a porcaria sai com mais facilidade.
O mais chato para mim é a jante que suja sempre com óleo da corrente e aí tenho usado um produto de limpeza da jante.

O jetwash costuma ser quando tenho pressa e a mota está mesmo toda suja ou quando passo por cima de algum liquido "manhoso" ou algum local onde esteja uma obra e que deixou lama na estrada.

Invejo-te a paciência. Se um dia montares uma empresa de detalhe serei teu cliente.  :convivio:

Há várias lojas com produtos de detalhe.
Uma onde já comprei e gostei foi a Loja do Detalhe
https://www.alojadodetalhe.pt/

Para quem gosta de aprender sobre as técnicas de limpeza e manutenção também existe um forum muito bom.
https://www.detalhe.net/forum/

Julho 21, 2022, 13:20:39, 13:20
Responder #8

Reiner

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Meus comprimentos ao Saraiva pelo detalhamento das orientações e cuidado com seus veículos.
Faço um bom trabalho de limpesa na minha moto, utilizando um desengordurante para fogões,  que pego à patroa, na partes de baixo da moto, rodas, suspensão e freios. E na pintura, bancos e painel uso um shampoo com cera de carnaúba, próprio para veiculos. Deixa um acabamento impecável.
E finalmente,  uso um compressor de ar para soprar os controles, botões elétricos e todas as articulações para expulsar qualquer umidade restante. Por fim um lustro com um pano de micro fibras....


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Julho 21, 2022, 14:34:59, 14:34
Responder #9

TMXR

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Para lavar no Brasil, nao ha produto que bata este :





Mesmo a grande maioria dos lava jatos utiliza este. E difícil usar outro mais eficaz ao custo por lavagem que este permite


E para limpar corrente e mesmo motor, se misturares 50% de oleo diesel com Detmol tambem limpa muito bem, ou entao usa este outro produto tambem muito eficaz:

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 21, 2022, 15:37:31, 15:37
Responder #10

Reiner

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Muito bons,
Utilizo esses:

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Responder #11

mneves

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Algo que crítico há anos e a falta de tratamento que as máquinas têm,aqui dou os parabéns ao companheiro.
No meu caso e após 4 anos e praticamente nos 40.000 km a xmax é mantida como no primeiro dia graças ao cuidado em manter e proteger toda a máquina e passa o dia na rua,apanha chuva,etc
membro numero 16

Julho 21, 2022, 19:18:48, 19:18
Responder #12

saraiva

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Para quem gosta de aprender sobre as técnicas de limpeza e manutenção também existe um forum muito bom.
https://www.detalhe.net/forum/

Esta foi a minha "escola".

Obrigado pela partilha Saraiva.
Onde compras os material?

Muito veio da loja acima, atualmente como um loja entre Massamá e Cacém (Tom Details)

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Julho 22, 2022, 08:34:43, 08:34
Responder #13

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Muita atenção na utilização de desengordurantes derivados da limpeza da cozinha como por exemplo "Mistolin".

São produtos bastante alcalinos, com elevado poder desengordurante, mas causam danos em superfícies mais sensíveis...

Julho 22, 2022, 16:38:43, 16:38
Responder #14

Reiner

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O produto para uso doméstico,  " o desengordurante para uso na cozinha" é bem mais fraco e diluído que o para uso profissional....se não ataca o aço inoxidável e nem a pintura da geladeira, pode usar.
Seguindo as recomendações do fabricante.

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Julho 23, 2022, 10:34:17, 10:34
Responder #15

Aphonso Pereira

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Tento lavar a moto apenas uma vez por mês, mesmo andando diariamente.

Mistolin e a variante «continente» do mesmo mancham os plásticos porosos. Com uma luz forte percebe-se que causam dano.

O que utilizo é desengordurante concentrado para cozinhas muito diluído com água destilada. Depois costumo passar o vinyl gel nos plásticos porosos e o QD da Mothers nos plásticos pintados.

Superfícies metálicas costumam levar XCP ou ACF50 corrosion block. Se estiverem muito sujas uso gasolina seguida de desengordurante. Com petróleo já tive problemas em tempos, a gasolina não é tão agressiva e parece menos propensa a causar corrosão nos metais. Já agora, nos alumínios o ACF50 é imbatível e nas peças de aço prefiro XCP.

Para quem tem pinturas acetinadas, aplicar AJAX limpa vidros seguido de um pano embebido em XCP produz milagres.

É a minha experiência.
If you can't explain it simply, you don't understand it well enough

Julho 24, 2022, 10:32:28, 10:32
Responder #16

2low

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Fui ali lavar e moto e já voltei a sujar...



 :D
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Julho 24, 2022, 12:28:49, 12:28
Responder #17

EML

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No fim passou pela lavagem com espuma!
Só falta passar por água desmineralizada e secar à sombra para não manchar! :have.idea:
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Fevereiro 04, 2024, 11:35:16, 11:35
Responder #18

MoxFulder

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Muito bom! O detalhe realmente é um mundo espectacular!  :nice:

E quanto a limpeza "a seco"? Bom, mau, assim-assim?
Pergunto porque estou a pensar comprar uma eléctrica e já se sabe que água e electricidade não se costumam dar bem...  :D

Fevereiro 05, 2024, 19:26:07, 19:26
Responder #19

2low

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Vou dar os meus primeiros "50cent" deste novo ano, aqui vai:

Como é "habitual" andar de moto em distancias superiores ao normal do dia a dia e para fora de circuito urbano, é recorrente a moto chegar a casa preenchida de mosquiteira morta.
Já tinha adquirido à muito uma esponja própria e um spray que tinha duvidas que funcionasse mas nunca tinha chegado a utilizar, até que neste fim de semana passado a preguiça passou ao lado e lá fui experimentar... funciona e com um resultado mais que satisfatório e pelo preço diria que nada melhor!

Material utilizado:
1.

Esponja REDEX removedor de mosquitos e alcatrão
https://www.plurifil.pt/product/esponja-pop-up-super-jumbo/
1,95€ no Auchan: https://www.auchan.pt/pt/automovel-e-bricolage/automovel/limpeza-e-protecao/panos-e-acessorios-de-limpeza/esponja-redex-removente-insectos-e-alcatrao/1156448.html

2.

Spray MAX removedor alcatrao e resina
https://casadaspecas.pt/autom%C3%B3veis/9738-spray-removedor-de-alcatr%C3%A3o-e-resina-500ml-max-8186213493463.html
No Auchan tenho quase a certeza que ficou por menos de 4€.
No site tem a seguinte informação:
"Produto para limpar resinas, resíduos de pássaros, seiva de árvores e outros contaminantes presentes na pintura, vidros e plásticos do seu automóvel, barco ou mota.
Remove facilmente asfalto, alcatrão e gorduras da carroçaria, do vidro e dos elementos do motor.
Seguro para pintura e plásticos.
Não deixa resíduos gordurosos."

Modo de execução:
Borrifar a ponta da esponja com o spray sem ser demasiado economista ou demasiado gastador.
Passar com a zona da esponja humedecida numa parte da carenagem (e/ou viseira) ali a rondar os 50cm diâmetro para espalhar o produto.
Depois friccionar e ir friccionando toda a zona anteriormente com o produto aplicado e aos poucos ir espalhando para as "bordas" o excedente do produto e repetir o procedimento até ter todas as partes de plástico da moto com o produto aplicado.
Os plásticos pretos ficaram com um aspecto menos ressequido e aparentando a moto ganhar aspecto de moto mais nova.

Resumo: por menos de 10€ uma solução eficiente para limpar mosquiteira mesmo que dê algum trabalho com os mosquitos mais secos.

Nota: tive receio que a esponja tipo rede viesse a riscar a tinta mas teve um resultado de longe melhor do que esperado e sem riscar qualquer zona de pintura.

« Última modificação: Fevereiro 05, 2024, 19:30:50, 19:30 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Fevereiro 05, 2024, 19:33:14, 19:33
Responder #20

ThatsMe

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Muito bom! O detalhe realmente é um mundo espectacular!  :nice:

E quanto a limpeza "a seco"? Bom, mau, assim-assim?
Pergunto porque estou a pensar comprar uma eléctrica e já se sabe que água e electricidade não se costumam dar bem...  :D
A limpeza a seco em alguns casos não deve ser muito prática  :lolol: