Autor Tópico: Botas de Motociclismo  (Lida 10905 vezes)

Junho 28, 2017, 23:43:12, 23:43
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lmferreira

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Qualquer motociclista com menos experiência tem tendência a menosprezar a importância de um bom par de botas, quando se senta aos comandos da sua moto. Mas o que a experiência nos ensina, é que um bom par de botas é um dos elementos fundamentais para a segurança e o conforto de quem anda em duas rodas. E quanto mais pesada ou alta ou potente for a moto, mais importante é também a utilização de umas boas botas.

Actualmente no mercado há uma bota para cada caso. Para que possa escolher a mais adequada para si, aqui ficam algumas notas que deve ter presentes no momento da escolha:

As botas especificamente desenhadas para o motociclismo, apresentam grandes vantagens em termos de segurança relativamente ao calçado normal, e deveriam ser encaradas e escolhidas com o mesmo cuidado com que se escolhe um capacete, umas luvas ou um casaco.

Tal como todo o equipamento de motociclismo, devem ser do tamanho correcto, não devem ficar largas, mas também não devem ter pontos de pressão elevada. Devem ser resistentes, impermeáveis e proteger, pelo menos os tornozelos, sendo que o ideal é que protejam também as canelas.

E como há imensos e variados tipos de botas especificamente concebidos para andar de moto, a sua escolha implica cuidados particulares, e o desconhecimento de pormenores técnicos pode vir a revelar-se um verdadeiro pesadelo ou um enorme desperdício de dinheiro: há botas para cada tipo específico de moto, para cada tipo específico de utilização e para cada situação meteorológica. O objectivo é sempre garantir o máximo conforto e a protecção adequada.

Nota importante: os vulgares ténis desportivos ou de caminhada e o chinelo de enfiar no dedo não figuram em nenhuma destas categorias! A 60km/h, uma pequena pedra levantada por um pneu de um veículo que circule na nossa frente, pode causar danos violentos nos dedos, ou mesmo no pé. Isto para nem sequer falar numa queda! Não facilite!

As botas de moto desempenham duas funções principais: proteger o pé, os tornozelos e as canelas, e garantir aderência em manobra. No entanto, também se lhes pede conforto suficiente para poderem ser suportáveis por longos períodos de tempo, e para enfrentar algumas pequenas caminhadas.

Em muitos casos as botas são também fundamentais para isolar o calor emanado pelo motor no pino do verão. Pela mesma razão, devem ser fabricadas com recurso a materiais respiráveis para evitar a condensação do suor. E nos dias de chuva, mesmo em pequenas deslocações, não há nada pior do que andar com os pés molhados, por isso a impermeabilidade também é muito importante. Cada vez é mais frequente a utilização de solas "anti-vibração" que também se revelam um factor importante para aumentar os níveis de conforto, sobretudo ao fim de muitas horas de condução.

A par com tudo isto, uma boa bota de motociclismo também oferece uma boa sensibilidade e uma boa dose de maleabilidade.

A compra:
Ao comprar umas botas de motociclismo, deve sempre experimentar o seu número habitual, e se o achar apertado, então experimentar também o número acima. Não confie no facto de que as botas alargam, porque elas apenas se moldam ligeiramente ao pé! Caso fiquem largas, na altura da prova, não se deve conformar com a teoria de calçar umas meias grossas. Não resulta, sobretudo no Verão! Mais vale experimentar outro modelo, eventualmente até de outra marca.

Dependendo do tipo de bota, umas serão mais fáceis de se adaptarem ao pé do que outras, por isso o ideal é que elas encaixem perfeitamente logo na primeira vez que as calça, e que permitam facilmente reproduzir todo o tipo de movimentos que se fazem normalmente aos comandos de uma moto.

As senhoras encontram nas botas de motociclismo uma das maiores dificuldades na escolha de equipamento adequado:

Primeiro porque são mais as penduras do que as condutoras, e por isso os fabricantes apostam mais no conforto e na impermeabilização do que nos outros aspectos. Grande parte dos modelos não reflectem a anatomia do pé feminino, sendo formatos de botas de homem com tamanhos mais pequenos e decorações diferentes. E depois porque são menos os fabricantes que produzem modelos específicos para as condutoras, tornando a escolha ainda mais difícil. Deixamos-lhe um bom exemplo de bota de senhora (clique aqui)

Botas desportivas
Primeiro que tudo deve ter em conta que este tipo de botas é concebido especificamente para quem anda a elevadas velocidades, em motos desportivas e em circuito, destinadas a utilizações pontuais e por períodos relativamente curtos.
O formato aerodinâmico, o nível de protecção, o tipo de fechos e as protecções exteriores são desenhados tendo em conta níveis de segurança e desempenho muito elevados.
Congregar estas duas premissas não é fácil, pelo que tampouco sai barato, já que envolve articulações dispendiosas para garantir maneabilidade, materiais de qualidade superior em termos de resistência à abrasão e ao impacto, sistemas de aperto elaborados e materiais respiráveis e impermeáveis todos eles bastante dispendiosos.
As solas e as palmilhas também são desenhadas e fabricadas com elevadas especificações que garantem um bom suporte do pé, um bom amortecimento e uma grande aderência. Protecções interiores fabricadas em materiais altamente tecnológicos, colocadas estrategicamente, garantem uma elevada segurança, e protecções exteriores promovem uma elevada longevidade da bota, sendo que normalmente todas elas podem ser substituídas.
Sejam botas de motociclismo de velocidade ou sejam botas de "offroad" (motocross e enduro) todas elas são desenhadas para estarem sobre a moto, e dificilmente se podem considerar confortáveis fora dela. Normalmente todas elas necessitam de um razoável período de adaptação até que se moldem ao pé.

Botas de Viagem
As botas de viagem caracterizam-se por um compromisso entre o conforto e a protecção: conforto durante mais tempo e mais quilómetros, protecção contra uma eventual queda, e contra os elementos.
O seu fabrico inclui materiais altamente tecnológicos que congregam uma grande leveza com uma elevada resistência, impermeabilização com respirabilidade, conforto com segurança.
Normalmente incluem protecções dos tornozelos, do calcanhar, da canela (por isso apresentam um cano alto) e dos dedos. As suas solas são altamente aderentes, as palmilhas são confortáveis e substituíveis, e todas elas apresentam (ou deviam apresentar) um reforço exterior na zona de contacto com o pedal das mudanças.
Uma particularidade fundamental das botas de viagem é a sua capacidade de garantir conforto, também fora da moto. Uma visita a um museu ou uma caminhada pela natureza não devem implicar uma troca de calçado.
Normalmente as botas de viagem garantem conforto logo desde o primeiro momento em que são calçadas. No entanto, nunca deve estrear as suas botas novas quando parte de viagem. Convém sempre usá-las pelo menos uma vez antes de partir, por apenas algumas horas, para perceber se elas precisam de mais algum tempo de “rodagem” até se adaptarem perfeitamente ao seu pé.

Botas de Aventura
As botas de viagem não são indicadas para uso “offroad”. Para isso, é necessário umas botas que apresentem uma sola específica, e uma construção mais resistente. Por isso, com o advento das motos “dual sport”, começam a chegar ao mercado botas que misturam as características das botas desportivas de motocross e enduro, com as características das botas de turismo.
Caracterizam-se por serem mais leves e maleáveis que as botas de competição, mas mais resistentes que as botas de turismo. Apresentam normalmente um cano mais alto, uma sola mais recortada e sistemas de fecho mais elaborados, a par com uma protecção ainda mais elevada, nomeadamente no que diz respeito aos tornozelos e biqueira, garantindo uma maior segurança no caso de ficarem entaladas entre a moto e um piso de pedras.
Não sendo tão confortáveis como as botas de viagem, ainda assim permitem enfrentar pequenas caminhadas e conforto ao cabo de longas horas de condução.

Botas urbanas
Obviamente que, no Verão, e em pequenos percursos urbanos, andar com uma botas calçadas é quase uma violência. Também nos casos em que não se queira exibir um estilo “motard” as botas de motociclismo dificilmente passam despercebidas.
Com a cada vez maior implantação das scooters e das motos de estilo urbano, os fabricantes começam a apresentar soluções que, mantendo um aspecto “casual”, garantem bons níveis de segurança.
Há-as de todos os estilos, e apesar de terem um cano mais curto, ou praticamente inexistente, garantem sempre uma elevada protecção dos maléolos, do calcanhar e dos dedos, e todas apresentam reforço na zona do pedal das mudanças.
As suas solas também garantem uma boa aderência em qualquer tipo de piso.
Nota importante: Nesta categoria aparecem vários modelos de botas com atacadores. Merecem uma atenção especial para que não se corra o risco de que os laços do nó fiquem presos nos pedais ou nalguma peça ou parafuso mais saliente. O ideal é apertá-los sem laços, e meter as pontas para dentro do cano, de forma a que não saiam para fora com a deslocação do ar.


Relato de uma Queda de um repórter da Revista Motociclismo
A queda aconteceu a cerca de 90 km/h, durante uma curva à esquerda, com a traseira a fugir e por isso aconteceu um “low side”. O estado em que ficaram os equipamentos denota, mais uma vez, a importância da utilização de equipamentos específicos para andar de moto! Muito provavelmente as lesões que sofri seriam bem piores caso não estivesse a utilizar o equipamento adequado.

O calçado de um motociclista é muitas vezes descurado. As razões para isso são várias: ou porque as botas específicas para andar de moto são demasiado rígidas, ou demasiado volumosas, ou porque não têm uma estética apelativa quando estamos fora da moto.
Esse não é o caso das TCX X-Blend WP (impermeáveis) que estava a usar no dia em que sofri a queda. Não só estão de acordo com o estilo urbano e clássico que muitos motociclistas procuram atualmente devido à moda das motos retro, como não são demasiado volumosas e ficam esquisitas quando estou fora da moto, para além de que aliam a isto um nível de proteção que me deixou bastante satisfeito e até surpreendido tendo em conta o tipo de queda.
Conforme se pode ver nas imagens das botas X-Blend WP, as mesmas sofreram maiores danos por abrasão. Estas botas da TCX, fabricadas em pele, não apresentaram costuras descosidas, buracos ou rasgões. Fiquei particularmente satisfeito pelo cano da bota contar com uma proteção rígida que protegeu os tornozelos nos maiores impactos, evitando problemas maiores. Tanto a biqueira como o calcanhar reforçados também impediram lesões por impacto com o asfalto ou partes da moto, e a sola em borracha não descolou da bota.

Muitas vezes em acidentes de moto o motociclista não utiliza calçado apropriado ou bem ajustado através de atacadores, e em resultado dos impactos, o calçado acaba por “saltar” dos pés do motociclista deixando-os expostos. No caso das X-Blend WP, por terem um cano que cobre a zona acima do tornozelo e atacadores, eu não sofri desses problemas. Os atacadores da bota direita quase partiram, mas não chegaram a partir, e na bota esquerda os atacadores não apresentam qualquer dano., fixando as botas de forma firme ao pé.
Deverei continuar a utilizar as minhas botas TCX X-Blend WP, depois de uma limpeza e troca de atacadores, pois nenhuma das costuras, proteções rígidas ou a sola apresenta danos para além dos cosméticos. Ainda assim, e recomendo que o caro leitor faça o mesmo se isto acontecer, vou contactar o importador para perceber se as proteções dos tornozelos estão de acordo com os padrões de qualidade da TCX. Aparentemente estão, mas apenas uma opinião especializada irá confirmar se as posso continuar a utilizar.



Junho 29, 2017, 00:08:06, 00:08
Responder #1

Sapiens21

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Fantástico tópico para aqui trazido, Luís.  :nice:

Tenho agora umas novas (comprei-as há dias) inseridas na categoria Urban e dão bastante confiança na altura de assentar os pés no chão.
E em termos de segurança, mesmo sabendo que as existem com maior protecção nesta categoria de botad, não devem desiludir.

Talvez faça um review para breve. As minhas são as TCX X-Square Plus e que comprei a um preço aceitável (com o desconto) face ao preço tabelado de cerca de €100 :nice:


(....)
Nota importante: os vulgares ténis desportivos ou de caminhada e o chinelo de enfiar no dedo não figuram em nenhuma destas categorias! A 60km/h, uma pequena pedra levantada por um pneu de um veículo que circule na nossa frente, pode causar danos violentos nos dedos, ou mesmo no pé. Isto para nem sequer falar numa queda! Não facilite!
(....)

Sim, o calçado "vulgar" e não pensado para o uso motociclista, pode falhar bastante em termos de segurança. A todos os níveis!!
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 29, 2017, 00:56:43, 00:56
Responder #2

lmferreira

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Agora que entrei mais neste mundo motociclistico e ao andar mais frequentemente de moto comecei a dar a máxima importância ao equipamento de segurança. Realmente sempre descurei um bocado os sapatos de protecção, também porque nunca pensei muito na protecção que estes dariam, mas ao ver o que ja vi, sao para mim um equipamento de extrema importância. Queiramos ou nao, mas basta um pequeno deslize ou derrapagem e a primeira parte do nosso corpo que contata com o chão é o pé, mesmo nao havendo queda.

Tenho dois modelos preferidos:
- TCX X-BLEND WATERPROOF, mas são de cano alto, e como nunca andei com este tipo de calçado nao sei se será de facil habituaçao.
- TCX STREET ACE WATERPROOF
- TCX RUSH WATERPROOF

Uma duvida que tenho é acerca do numero do calçado. Compras-te numero igual ao calçado causal que usas, ou numero acima ou numero abaixo?

Junho 29, 2017, 09:09:09, 09:09
Responder #3

rodrigues

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Botas ? :pensador:

Será a minha próxima aquisição, se calhar serão botas para caminhada de montanha, são confortáveis, respiráveis e sola anti derrapante.

Se for apanhado pela chuva coloca-se umas capas impermeáveis por cima e roda punho.

Talvez isto:

https://www.decathlon.pt/calcado-homem-trekking-500-id_8384362.html

Junho 29, 2017, 09:21:45, 09:21
Responder #4

JViegas

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Não uso calçado específico para a condução de motos, mas uso sempre botas de montanha. Eu e a minha pendura.

Sei que em caso de queda poderá não ser suficiente. Para mim aguardo a compra certa (espero que não seja tarde demais) e para a pendura espero que cresça o pé.

Bom artigo/texto que publicas, pois o calçado é por vezes o parente pobre (aliado às calças motard) do "recém entrado" ao mundo das duas rodas, atendendo que existe provavelmente a ideia que as quedas piores acontecem a grandes velocidades.

Junho 29, 2017, 10:00:30, 10:00
Responder #5

rodrigues

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O meu problema é que as botas têm de servir também para dar umas voltinhas a pé pela montanha, as específicas para motas não servem pois têm sola demasiado fina.

Junho 29, 2017, 12:59:49, 12:59
Responder #6

lmferreira

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As TCX X-Square têm uma parceria com a Michelin, da qual desenvolveu a sola. Borracha de pneu deve aguentar qualquer piso :)

Junho 29, 2017, 13:12:25, 13:12
Responder #7

twin-pt

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Que excelente tópico!

Sou dono de dois modelos de botas, um para o Inverno e outro para o Verão, e ambos concebidas especificamente para andar de moto

Inverno: FURYGAN GENE SYMPATEX EVO



Verão: DAINESE Street Biker Air (Carbon/Red)



Ambas cumprem muito bem o que lhes peço. As FURYGAN são em SYMPATEX, um produto muito semelhante ao GORE-TEX (questões de copyright) e que permitem ser usadas um dia inteiro sem os pés ficarem encharcados em suor, e são claramente à prova de água, nunca tive problemas com elas ao nível da sua de estanqueidade e são muito confortáveis. Mas são quentes, pelo que no verão não são ideais. Aí uso as DAINESE, que são muito semelhantes aos Converse all star, podendo passar pelos últimos num casual day. E como são as versões air, com pele/camurça perfurado são bastante frescas em andamento (acreditem que se nota).

Companheiros: tentem sempre adquirir material especifico para utilização em motos, pois têm protecções e reforços específicos para os pontos de impacto em caso de quedas, e são ergonomicamente desenhados para não saltarem com os impactos. Isto não acontece com sapatos ou botas normais, luvas, e afins, que infelizmente vejo muitos utilizar nas estradas... :'(

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« Última modificação: Julho 02, 2017, 09:03:39, 09:03 por twin-pt »
João Mestre / twin-pt
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Junho 29, 2017, 15:42:58, 15:42
Responder #8

dfelix

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As protecções que trazem e aquela propria rugosidade para colocar as velocidades fazem com que umas botas boas durem muitos e muitos anos.

A única protecção que faz toda a diferença no calçado de motociclismo é os sistemas anti-torção.
O problema é que só os produtos mais "racing" recorrem a isto.
E do ponto de vista prático para andar a pé, chega a ser incómodo.

Tenho umas com este sistemas TCS e já dei por mim a lubrificar as botas pois andava na rua e o mecanismo rangia... :D

Os reforços na zona da alavanca da caixa aumentam a durabilidade comparativamente a sapatos de pele "fofinha" ou ténis/sapatilhas de tecido.
Mas só mesmo isso.
Face a outro tipo de calçado que não sendo de motociclismo, é robusto (como as botas de montanha) não há diferença relevante.

Onde o calçado de motociclismo se torna extremamente relevante do ponto de vista prático é na impermeabilidade.
Isto claro, se forem das linhas impermeáveis.
Pois há muito bom calçado de outdoor vendido como impermável e até o é... mas basta uns quilómetros de inverno a levar com o "spray" levantado pelos pneus dos carros para começar a ensopar.

E muito calçado comercializado pelas marcas de motociclismo (nomeadamente os que parecem ténis/sapatilhas ou botas de montanha) que na realidade de motociclismo apenas tem a temática.
Olhando bem de perto aquilo é calçado como outro qualquer.

...além de serem tcx que na minha opinião é o melhor calçado a novel de motociclismo. É a especialidade dessa marca..só produzem calçado :)

A TCX produz calçado porreiro, bastante compente e com preços razoáveis.
Mas daí a ser o melhor...   :-\

Tenho dois pares de botas da Oxtar, que é o nome que usavam antes do rebranding para TCX.
Ambas com bastante uso. E a precisar de reforma.

Recentemente comecei a substituir algum equipamento mais antigo, e quando analisei a linha touring rapidamente me apercebi que ainda usam o mesmo tipo de pele sintética do tempo da Oxtar.

Não é que seja má... mas a durabilidade a longo prazo não é das melhores.

Para teres uma ideia, actualmente estão assim:



Como de momento não é urgente, ainda não as substitui por algo equivalente.
Até porque me apaixonei precisamente pelas X-Blend!
Mas felizmente não as comprei por impulso.
Depois de comparar bem com as alternativas, no momento de gastar o dinheiro optei pelas Marshall da REV'IT.

A diferença ao nível de conforto e qualidade de construção é abismal por diferença de cerca de 20 euros!

Um facto curioso:
Quando as analisei com mais cuidado em casa, surpreendeu-me o facto da etiqueta dizer "made in Portugal".  :)
« Última modificação: Junho 29, 2017, 15:45:37, 15:45 por dfelix »

Junho 29, 2017, 17:38:02, 17:38
Responder #9

Moto2cool

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Confesso que uso as botas de mota me estações frias porque elas são quentes e impermeáveis e quando existe maior risco de queda (quando chove ou o piso está molhado) .
No tempo seco e quente uso botas de montanhismo da Decathlon. A proteção é muito menor mas são mais frescas e muito melhores para caminhar o que fazemos mais no verão que no inverno. Tenho umas Alpha WP da Dainese
http://www.dainese.com/row/en/ssc-alpha-c2b-d-wp/201775157.html

« Última modificação: Julho 04, 2017, 20:57:43, 20:57 por Moto2cool »
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Junho 30, 2017, 00:58:12, 00:58
Responder #10

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As TCX X-Square têm uma parceria com a Michelin, da qual desenvolveu a sola. Borracha de pneu deve aguentar qualquer piso :)


Vamos então fazer assim caro Luís...

Amanhã tentarei fazer uma boa análise às minhas novas X-Square Plus e que deixarei neste separador de "Equipamentos e acessórios de motociclismo" do fórum.  :)
Parece-te bem??


Estas são as minhas...
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Junho 30, 2017, 09:36:50, 09:36
Responder #11

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As TCX X-Square têm uma parceria com a Michelin, da qual desenvolveu a sola. Borracha de pneu deve aguentar qualquer piso :)


Vamos então fazer assim caro Luís...

Amanhã tentarei fazer uma boa análise às minhas novas X-Square Plus e que deixarei neste separador de "Equipamentos e acessórios de motociclismo" do fórum.  :)
Parece-te bem??


Estas são as minhas...

Parece muito bem, pois provavelmente tambem serão a minha escolha. Ou as X-Square ou as Rush. Consegues perceber a diferença entre as duas, sem ser a diferença da sola?

Obrigado pela disponibilidade de sempre

Junho 30, 2017, 18:36:17, 18:36
Responder #12

Moto2cool

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As TCX X-Square têm uma parceria com a Michelin, da qual desenvolveu a sola. Borracha de pneu deve aguentar qualquer piso :)


Vamos então fazer assim caro Luís...

Amanhã tentarei fazer uma boa análise às minhas novas X-Square Plus e que deixarei neste separador de "Equipamentos e acessórios de motociclismo" do fórum.  :)
Parece-te bem??


Estas são as minhas...
Compro umas dessas quando a sola for PR4 ;)
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Junho 30, 2017, 21:20:37, 21:20
Responder #13

Sapiens21

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Bem...mesmo sendo uma sola como haverá muito poucas em botas do género, de certeza que não têm o mesmo tipo de borracha presente num Veyron e que leva a que custem $38.482 por cada set de pneus.   :wtf:

Uma pechincha... :D
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Dalai Lama

Julho 01, 2017, 12:24:46, 12:24
Responder #14

rodrigues

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Eu prefiro solas com sulcos profundos, evita derrapagens com os sapatos quando paramos em zonas com areia ou gravilha no chão.

As botas ou sapatos para caminhadas de montanha para mim são o ideal.

Para o verão uso este, segura muito bem em pisos irregulares.

https://www.decathlon.pt/calcado-caminhada-forclaz-500-id_8383667.html
« Última modificação: Julho 01, 2017, 14:16:34, 14:16 por rodrigues »

Julho 01, 2017, 16:04:01, 16:04
Responder #15

Sal

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Eu adquiri em Novembro estas TCX HUB Waterproof e estou muito contente com as mesmas.




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Responder #16

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Eu prefiro solas com sulcos profundos, evita derrapagens com os sapatos quando paramos em zonas com areia ou gravilha no chão.

As botas ou sapatos para caminhadas de montanha para mim são o ideal.

Para o verão uso este, segura muito bem em pisos irregulares.

https://www.decathlon.pt/calcado-caminhada-forclaz-500-id_8383667.html
Tenho umas do gênero para verão, da Decathlon, mas são botas para proteger o tornozelo de pancada ou de arrastar no chão ( espero que nunca seja preciso)
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Julho 01, 2017, 23:43:54, 23:43
Responder #17

TMXR

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Se cais no chao com essas da Decathlon elas vao-te saltar logo dos pés e nao te vao proteger nada.


Ha um motivo pelo qual as botas sao os modelos mais frequentes e pelo qual mesmo as mais baixas e mais "urbanas" tem sempre o "pescoco" mais elevado e tem os atacadores ate tao acima: para evitar que elas te saltem dos pes!  :ok: :ok:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 02, 2017, 00:08:27, 00:08
Responder #18

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O meu post inicial foi actualizado...
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Responder #19

rodrigues

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Se cais no chao com essas da Decathlon elas vao-te saltar logo dos pés e nao te vao proteger nada.


Ha um motivo pelo qual as botas sao os modelos mais frequentes e pelo qual mesmo as mais baixas e mais "urbanas" tem sempre o "pescoco" mais elevado e tem os atacadores ate tao acima: para evitar que elas te saltem dos pes!  :ok: :ok:

Nunca caí de mota e só duas vezes em 40 anos de ciclismo. o meu giroscópio anda bem afinado  :lolol: :lolol:

Agora a sério, tenho consciência que umas botas são mais seguras mas para andar todo o dia com elas calçadas acho que a minha concentração fica toda virada para a comichão e calor que vai causar.

Felizmente a CB500X tem uma coisa boa a seu favor, a ventoinha expulsa o calor do motor para a frente.

Mas sim,...será a minha próxima aquisição, mas têm de ser bastante respiráveis, não é porque cheire mal dos pés mas sim porque de cada vez que saio é para o dia todo e não para ir ao café mostrar a mota.

 :convivio:

Julho 02, 2017, 12:36:42, 12:36
Responder #20

Sapiens21

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Umas botas de Verão de qualidade (para uso motociclista) são respiráveis q.b.
Devias pensar nisso, caro Rodriges.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 02, 2017, 13:02:27, 13:02
Responder #21

rodrigues

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Umas botas de Verão de qualidade (para uso motociclista) são respiráveis q.b.
Devias pensar nisso, caro Rodriges.  :nice:

Pensar eu penso mas quando saio para ir às compras esqueço-me do que ia comprar. :lolol:

Ai o PDI  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Já coloquei um aviso no tablier da carrinha

Julho 02, 2017, 16:19:15, 16:19
Responder #22

João_Santos

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Rodrigues tem de ser no "tablier da mota" e já não te esqueces.

João  :scooter: :scooter:

Julho 02, 2017, 16:33:28, 16:33
Responder #23

rodrigues

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Rodrigues tem de ser no "tablier da mota" e já não te esqueces.

João  :scooter: :scooter:

Nunca levo a Raposa para Lisboa, falta-lhe o ar, só gosta de campo.

Julho 02, 2017, 16:36:22, 16:36
Responder #24

João_Santos

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Abençoada Raposa eu ontem fui a Lisboa e quase entrei em parafuso com o transito. Já não me adapto.

João  :scooter: :scooter:

Julho 04, 2017, 13:20:08, 13:20
Responder #25

salvador99

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Abençoada Raposa eu ontem fui a Lisboa e quase entrei em parafuso com o transito. Já não me adapto.

João  :scooter: :scooter:
Vieste a Lisboa e nem ligaste para um café, pufff amigo da onça

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Julho 04, 2017, 16:25:31, 16:25
Responder #26

João_Santos

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Não deu para visitar ninguém, foi ir e voltar no mesmo dia.

Não perdes pela demora.

João  :scooter: :scooter:

Julho 05, 2017, 14:13:14, 14:13
Responder #27

salvador99

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Não deu para visitar ninguém, foi ir e voltar no mesmo dia.

Não perdes pela demora.

João  :scooter: :scooter:
Pufff, habituado a mentiras já ando eu....

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Julho 11, 2017, 00:34:16, 00:34
Responder #28

lmferreira

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Surgiu uma oportunidade boa e acabei por adquirir hoje as minhas botas. São as novas tcx rush.
Só as poderei experimentar para o fim da semana mas deixarei depois o Feedback.


Julho 11, 2017, 09:32:20, 09:32
Responder #29

João_Santos

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Muito bonitas, assim sejam boas para fazeres muitos klms sem magoar os pés.

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Julho 11, 2017, 11:42:14, 11:42
Responder #30

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Eu uso umas Alpinestars cujo modelo já não recordo, e cuja vantagem é terem um bom compromisso entre protecção e leveza. Têm também outra vantagem que para mim é essencial, as botas têm que ter bom acesso para calçar e descalçar, com fechos e velcros laterais. Concedo que com atacadores até são mais bonitas (ou menos feias, depende da perspectiva), mas ficam muito chatas de calçar e descalçar.

Julho 11, 2017, 13:32:29, 13:32
Responder #31

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As TCX Rush são de facto muito apelativas visualmente.  :)
Conseguiste-as por algum "preço especial"??  :feliz:
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Julho 11, 2017, 14:07:31, 14:07
Responder #32

Clemente Vicente

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Eu uso umas Alpinestars cujo modelo já não recordo, e cuja vantagem é terem um bom compromisso entre protecção e leveza. Têm também outra vantagem que para mim é essencial, as botas têm que ter bom acesso para calçar e descalçar, com fechos e velcros laterais. Concedo que com atacadores até são mais bonitas (ou menos feias, depende da perspectiva), mas ficam muito chatas de calçar e descalçar.

Eu tb já usei Alpinestars, mas dessa marca não quero mais nada, as botas descolaram completamente todas por abaixo, mandei-as ao sapateiro para colar daí ficou o problema resolvido, mas passados +/- 6 meses e não andava todos os dias com elas, ficaram todas quebradas de lado etc,etc

Aliás, na feira do relógio vendem lá botas ténis e sapatos e todos duram muito mais que as Alpinestars .

Para mim Alpinestars morreu, é marca que nem quero olhar para ela !!!

 :convivio:



---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Julho 11, 2017, 16:19:55, 16:19
Responder #33

Tiago Parracho

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Eu tenho umas TCX X-Blend já com 2 invernos e posso dizer que são boas, mas a impermeabilidade não é 100% eficaz. Ao contrário das marshal que também são muito bonitas mas são repelente à água (provavelmente tem que se ir renovando essa película repelente), as X-Blend têm uma película impermeável entre o forro e o couro, mas há pontos onde deixam entrar água, para além de que os atacadores ficam todos ensopados tornando muito difícil descalçá-las.

Quando as uso no inverno, se estiver a chover ou alcatrão molhado, coloco sempre as capas sobre-botas para garantir que chego com os pés secos.

Julho 11, 2017, 20:38:38, 20:38
Responder #34

Moto2cool

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As rush parecem muito bonitas  :smiley:, devem ser botas de verão apesar do WP, como é a protecção contra torção?
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 13, 2017, 10:13:25, 10:13
Responder #35

lmferreira

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As rush parecem muito bonitas  :smiley:, devem ser botas de verão apesar do WP, como é a protecção contra torção?
Ainda não tive oportunidade de as experimentar, pois só experimentei em loja para ver se me estavam boas.
Mas pelo que vi e por algumas análises em vídeo parece ter uma boa torção.

Julho 13, 2017, 11:51:41, 11:51
Responder #36

VCS

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Eu uso umas Alpinestars cujo modelo já não recordo, e cuja vantagem é terem um bom compromisso entre protecção e leveza. Têm também outra vantagem que para mim é essencial, as botas têm que ter bom acesso para calçar e descalçar, com fechos e velcros laterais. Concedo que com atacadores até são mais bonitas (ou menos feias, depende da perspectiva), mas ficam muito chatas de calçar e descalçar.

Eu tb já usei Alpinestars, mas dessa marca não quero mais nada, as botas descolaram completamente todas por abaixo, mandei-as ao sapateiro para colar daí ficou o problema resolvido, mas passados +/- 6 meses e não andava todos os dias com elas, ficaram todas quebradas de lado etc,etc

Aliás, na feira do relógio vendem lá botas ténis e sapatos e todos duram muito mais que as Alpinestars .

Para mim Alpinestars morreu, é marca que nem quero olhar para ela !!!

 :convivio:

As minhas também já precisaram de ser coladas e cosidas na bota esquerda. Mas a verdade é que não tenho grande termo de comparação para poder dizer, em consciência, se são piores ou melhores do que a concorrência neste mercado específico. São confortáveis qb, com boa protecção, e com o preço quase ridículo delas no outlet onde comprei não posso dizer que me sinta "burlado".

Julho 13, 2017, 11:58:13, 11:58
Responder #37

Clemente Vicente

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Eu uso umas Alpinestars cujo modelo já não recordo, e cuja vantagem é terem um bom compromisso entre protecção e leveza. Têm também outra vantagem que para mim é essencial, as botas têm que ter bom acesso para calçar e descalçar, com fechos e velcros laterais. Concedo que com atacadores até são mais bonitas (ou menos feias, depende da perspectiva), mas ficam muito chatas de calçar e descalçar.

Eu tb já usei Alpinestars, mas dessa marca não quero mais nada, as botas descolaram completamente todas por abaixo, mandei-as ao sapateiro para colar daí ficou o problema resolvido, mas passados +/- 6 meses e não andava todos os dias com elas, ficaram todas quebradas de lado etc,etc

Aliás, na feira do relógio vendem lá botas ténis e sapatos e todos duram muito mais que as Alpinestars .

Para mim Alpinestars morreu, é marca que nem quero olhar para ela !!!

 :convivio:

As minhas também já precisaram de ser coladas e cosidas na bota esquerda. Mas a verdade é que não tenho grande termo de comparação para poder dizer, em consciência, se são piores ou melhores do que a concorrência neste mercado específico. São confortáveis qb, com boa protecção, e com o preço quase ridículo delas no outlet onde comprei não posso dizer que me sinta "burlado".

Boas,

é bom vir confirmar o que eu disse.

a Alpinestars deve de ter um problema de cola como tb qualidade de  borracha ...

Para mim conforme disse, alpinestars não obrigado

Marca Premium (qualidade), não pode semear problemas deste género, é marca que não olha a meios para atingir os fins.....

 :convivio:
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Julho 17, 2017, 03:44:06, 03:44
Responder #38

AVPrendas

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Da Alpinestars em todo o meu histórico só tenho dois artigos, que para já nada a apontar.

Alpinestars S-MX Plus Gore-Tex

Como já conto com um histórico de 3 pares de Dainese, vai ser a minha base de comparação.

Prós:
Extremo Conforto;
Protecção Geral;
Impermeabilidade;

Contras:
Demoroso a calçar;
Falta de protecção na canela;
Movimento limitado, o qual dificulta a andar;
Falta deslizador metálico;
Chiadeira ao andar;






Alpinestars 365



Prós:
Proteções;
Limpa Viseiras;
Gore Tex X-Trafit;

Contras:
Parte do punho fica no exterior do casaco;

Sem imagens dos detalhes das luvas pois o imgsafe, já as removeu...
« Última modificação: Agosto 10, 2017, 09:23:01, 09:23 por Limpinho »
ducati escreve-se com letra pequena

Agosto 07, 2017, 13:37:55, 13:37
Responder #39

Black

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Salvo as SMX do caro Av prendas não vi neste tópico uma única bota que se possa considerar calçado técnico para o motociclista.
Como disse o Dfelix, e muito bem, o calçado para o motociclismo tem que, invariavelmente, impedir a torção da articulação.
Existem, no entanto, vários tipos de rigidez, como pode ser o caso da botas de Enduro / MX cuja maneabilidade é mínima e é quase impossível a torção, até as botas de turismo que apesar de serem reforçadas são mais permissivas porque a exigência é teoricamente menor.
Mais ou menos que meio caminho estão a botas de "velocidade", que para além dos sistemas anti torção (com maior maneabilidade que as de MX) apresentam reforços na tíbia e biqueira do pé, para além de deslizadores.
Umas botas não necessitam de ser impermeáveis para serem botas de motociclismo, nem precisam de permitir andar (fazer caminhadas). Umas botas têm que proteger em caso de acidente e neste caso, a maior conforto e maior indice de maneabilidade, menor índice de protecção.
Todo o calçado se dá, um menos que outro, mas por norma existe sempre um período de encaixe. Por isso convém sempre experimentar as botas com o número "civil".
No meu caso o meu pé permite-me calçar o mesmo número em todo tipo de calçado.
Por regra geral, umas botas técnicas para o motociclista devem ser de cano alto, para ajudar na protecção contra a torção como, e também, proteger a tíbia e o perónio de possíveis impactos. É certo que não é uma protecção 100% eficiente mas em caso de fractura ajuda muito a manter o osso dentro dos limites do nosso corpo.

Actualmente tenho 4 botas em uso.
Umas Falco (desportivas)
Umas Tech 3 (enduro)
Umas Tech 5 (enduro)
Umas SMX (turismo)

Agosto 07, 2017, 14:33:20, 14:33
Responder #40

Sal

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Salvo as SMX do caro Av prendas não vi neste tópico uma única bota que se possa considerar calçado técnico para o motociclista.
...
Então viste mal este tópico

Agosto 08, 2017, 23:06:12, 23:06
Responder #41

Lone Wolf

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depois de umas Alpinestras One-O-One  terei de substituir umas das melhores botas que ja tive até hoje... as Alpinestars CR-4 Gore-Tex® XCR, e ao fim de 5 anos de uso intensivo (diariamente) vou ter de as substituir... aceitam-se dicas  :cool:


Agosto 08, 2017, 23:31:02, 23:31
Responder #42

Black

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Eu adquiri em Novembro estas TCX HUB Waterproof e estou muito contente com as mesmas.




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As suas TCX são de meia cana.
Com o uso esse velcro superior vai começar a apresentar fadiga e a abrir-se de forma expontanea.

Mas sim!
São algo melhores que os modelos que se viram ao longo do topico, muitos deles inspirados nas sapatilhas de karting.

Agosto 08, 2017, 23:32:36, 23:32
Responder #43

lmferreira

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Optei por umas TCX Rush. Até agora muito satisfeito tanto para uso em condução, como para uso pedestre.

http://www.tcxboots.com/eng/prodotti-dettaglio_24-7.php?prodotto=201

Agosto 09, 2017, 16:52:00, 16:52
Responder #44

dfelix

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Com o uso esse velcro superior vai começar a apresentar fadiga e a abrir-se de forma expontanea.

A minha experiencia com este fabricante é que o material usado neste tipo de calçado começa a estalar, partir e descascar antes do velcro perder a sua utilidade...  :D


Agosto 10, 2017, 00:10:07, 00:10
Responder #45

omcj

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Eu usso estas  as pretas e já lá vão mais de um ano e sempre a bater e ainda estão muito boas, e são super leves

https://www.fc-moto.de/epages/fcm.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/10207048/Products/Alpinestars-Sierra-Gore-Tex-XCR

PS-e até foste tu que me aconselhas-te Lone Wolf  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Agosto 10, 2017, 00:26:44, 00:26
Responder #46

Lone Wolf

  • Visitante
Eu usso estas  as pretas e já lá vão mais de um ano e sempre a bater e ainda estão muito boas, e são super leves

https://www.fc-moto.de/epages/fcm.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/10207048/Products/Alpinestars-Sierra-Gore-Tex-XCR

PS-e até foste tu que me aconselhas-te Lone Wolf  :stuck_out_tongue_winking_eye:

 :nice:

já não há o meu numero...  :(

Agosto 30, 2017, 21:51:00, 21:51
Responder #47

lmferreira

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A qualidade não se controla, cria-se. Esta frase está inscrita por cima das linhas de produção no interior da fábrica da TCX em Montebelluna, uma região bem perto de Veneza. Foi aí que ficámos a conhecer o processo de fabrico das botas desta marca italiana, numa visita à TCX onde também desvendámos um pouco da sua história. Tudo começou em 1982 com o nascimento do grupo Jolly Scarpe S.P.A., com botas de proteção para bombeiros ou forças da autoridade. Foi com os conhecimentos adquiridos no fabrico destas botas que a empresa criou a primeira bota para motociclistas com homologação europeia, no final dos anos 90, altura em que foi também criada a marca Oxtar.
Com o crescimento e consequentes maiores necessidades de produção, criaram uma fábrica na Roménia em 1993, instalações onde atualmente empregam cerca de 180 a 200 trabalhadores e é supervisionada por técnicos italianos, e em 2016 as instalações originais na Roménia foram substituidas por uma unidade fabril totalmente nova e que, de acordo com Alessia Capodicasa, diretora de marketing da TCX, “permitiu que continuássemos a fabricar as botas com total qualidade, mas sem que isso tenha obrigado a aumentar os preços dos nossos produtos”. Uns anos antes, mais concretamente em 2007, e em resposta a um contencioso com a Alpinestars, a Oxtar foi renomeada como TCX, e em junho de 2016 a marca foi adquirida a 100% pelo grupo americano Novation North America Inc.
A fábrica da TCX em Montebelluna quase passa despercebida no meio de outros edifícios industriais, mas o que se passa no interior daquelas paredes permite que os motociclistas usufruam de botas construídas sob a batuta de uma equipa altamente especializada.
Uma bota de TT demora dois anos a chegar às lojas a partir do conceito inicial, enquanto outros tipos de botas podem demorar um a dois anos. Apesar do conceito partir da TCX, o design não é feito “in house”. Para isso a marca italiana conta com o auxílio de centros de design externos. No entanto, o design segue a função, e para que o conforto e funcionalidades sejam garantidos, a criação de uma bota começa com um molde “mestre”, em tamanho 42 no caso de uma bota para homem ou 38 se for de mulher.
Depois de ter o design aprovado, o passo seguinte é passar do desenho 2D para o 3D, recorrendo a um programa de CAD, digitalizando todos os pontos dos esquemas das botas. Com a bota recriada virtualmente, podem então estudar várias possibilidades e, recorrendo a impressão 3D, conseguem criar o primeiro protótipo. São feitos os primeiros testes, e é altura de selecionar os materiais a utilizar nos vários componentes. Poliuretano injetado e fibra de carbono são utilizados nas peças rígidas como no sistema TCS das botas de pista ou até nas de TT, as Comp Evo. Gore-Tex, microfibras ou a pele genuína (que tem sempre um mínimo de 2 mm de espessura) e é cortada numa máquina de precisão milimétrica, são outros dos componentes que fazem parte das botas TCX.
Costuras duplas ou triplas são aplicadas pelas mãos de costureiras especializadas, e, apesar de muito do trabalho recorrer à maquinaria, o fator humano é muito valorizado pela TCX. Durante o processo de fabrico que pode durar até 1h30 a ficar completo, uma bota como a Airtech passará por vários “postos” onde vai sendo montada peça a peça. Especialmente importante é o processo de colagem de componentes como a sola interna e a sola externa, ou o moldar da biqueira através de um molde quente que confere a forma final e resistência do material. O molde “mestre”, aquela peça que lhe falei no início, é utilizado em todo este processo para que a bota obtenha a sua forma ideal, e só depois da colagem estar completa, o molde sai do interior da bota.
Assisti a este processo de início ao fim na fábrica em Montebelluna, mas é em tudo idêntico ao que acontece a 1700 km, nas instalações romenas da TCX. Desse local as botas são enviadas para Montebelluna, onde aguardam transporte para um dos 60 países onde a TCX marca presença. Regularmente, um lote de botas é selecionado para verificação, e, caso exista algum problema, esse lote é removido do mercado.
E por falar em controlo de qualidade, tivemos acesso a uma sala especial onde a TCX tem um conjunto de máquinas que simulam desgaste das botas ao movimento do pé ao andar, aderência e resistência da sola em pisos de areia, ou mesmo a estanquicidade da bota. Este último detalhe é até bastante interessante, pois no caso de um cliente encontrar um defeito numa bota, esse cliente deverá entrar em contacto com o representante local, a bota é enviada para Montebelluna onde nesta máquina é comprovada a estanquicidade ou não da bota do cliente. A atenção para com o cliente é primordial, e isso nota-se no orgulho que a TCX coloca no fabrico destes acessórios que são mais do que apenas um par de botas.

Fonte: Motociclismo

Dezembro 19, 2017, 00:15:06, 00:15
Responder #48

gigashadow

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Para o inverno comprei as tcx infinity gore-tex, são bastante confortáveis.

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Dezembro 19, 2017, 10:20:34, 10:20
Responder #49

JViegas

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São muito bonitas.

Compras-te em loja física ou mandaste vir pela net companheiro?