Autor Tópico: Luvas de Inverno Aquecidas  (Lida 1388 vezes)

Dezembro 09, 2023, 21:02:26, 21:02
Lida 1388 vezes

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Saudações a todos!
Espero que se encontrem bem.

Ultimamente tenho andado com as mãos geladas ao chegar à faculdade de mota logo pela manhã, acredito que até já começo a ter problemas na circulação do sangue, pois as pontas dos dedos ficam pálidas.
Então, lembrei-me que a uns tempos atrás vi um vídeo de uma review sobre umas luvas aquecidas e eram da marca Macna: https://www.motocard.com/pt/luvas/macna-unite_rtx_black_101.aspx  era um modelo muito idêntico a este.

A minha questão é, será que valerá a pena comprar?
Confesso que eu não queria instalar aqueles punhos aquecidos da Oxford na mota, pois pretendo trocar num futuro não muito distante.
Engraçado que ano passado não tinha este problema com as mãos. Para amenizar um pouco esta situação, quando chego ao meu destino, ponho a mão em cima do protetor de escape que acaba por aquecer :D  (por poucos segundos, que aquilo aquece para caramba), mas o pior é na viagem.

Muito obrigado e tudo de bom!  :nice:
« Última modificação: Dezembro 09, 2023, 21:06:28, 21:06 por JustGil »

Dezembro 10, 2023, 09:36:20, 09:36
Responder #1

n00b1e

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 10
Na naked uso um par de luvas interiores para ski dentro das luvas da mota. Não fazem milagres mas ajudam bastante a não congelar totalmente as mãos em viagens não muito longas.

Na tourer, porque tem protector de mãos, o problema não é tão grave como na naked mas esta mesma combinação também ajuda a que só muito muito raramente ligue os punhos aquecidos.

Em caso de "emergência" um par de luvas de látex também marcham embora sejam bastante mais inconvenientes porque não deixam a mão "respirar".

Mas tudo é preferível a estar na estrada com cãibras nos dedos a tal ponto que nem as manetes consigo usar...
« Última modificação: Dezembro 10, 2023, 09:53:17, 09:53 por n00b1e »

Dezembro 10, 2023, 16:53:33, 16:53
Responder #2

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Saudações a todos!
Espero que se encontrem bem.

Ultimamente tenho andado com as mãos geladas ao chegar à faculdade de mota logo pela manhã, acredito que até já começo a ter problemas na circulação do sangue, pois as pontas dos dedos ficam pálidas.
Então, lembrei-me que a uns tempos atrás vi um vídeo de uma review sobre umas luvas aquecidas e eram da marca Macna: https://www.motocard.com/pt/luvas/macna-unite_rtx_black_101.aspx  era um modelo muito idêntico a este.

A minha questão é, será que valerá a pena comprar?
Confesso que eu não queria instalar aqueles punhos aquecidos da Oxford na mota, pois pretendo trocar num futuro não muito distante.
Engraçado que ano passado não tinha este problema com as mãos. Para amenizar um pouco esta situação, quando chego ao meu destino, ponho a mão em cima do protetor de escape que acaba por aquecer :D  (por poucos segundos, que aquilo aquece para caramba), mas o pior é na viagem.

Muito obrigado e tudo de bom!  :nice:

Eu tenho umas que têm uma bateria cada luva.
Não aquecem o suficiente e a bateria gasta num instante para alem de serem muito volumosas.
Na minha opinião foi dinheiro deitado fora.

Os punhos aquecidos podes sempre desinstalar antes de vender a mota.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 10, 2023, 19:03:27, 19:03
Responder #3

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Na naked uso um par de luvas interiores para ski dentro das luvas da mota. Não fazem milagres mas ajudam bastante a não congelar totalmente as mãos em viagens não muito longas.

Na tourer, porque tem protector de mãos, o problema não é tão grave como na naked mas esta mesma combinação também ajuda a que só muito muito raramente ligue os punhos aquecidos.

Em caso de "emergência" um par de luvas de látex também marcham embora sejam bastante mais inconvenientes porque não deixam a mão "respirar".

Mas tudo é preferível a estar na estrada com cãibras nos dedos a tal ponto que nem as manetes consigo usar...

Também queria evitar luvas interiores, acho que elas tiram grande parte da sensibilidade.

Dezembro 10, 2023, 19:10:52, 19:10
Responder #4

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Saudações a todos!
Espero que se encontrem bem.

Ultimamente tenho andado com as mãos geladas ao chegar à faculdade de mota logo pela manhã, acredito que até já começo a ter problemas na circulação do sangue, pois as pontas dos dedos ficam pálidas.
Então, lembrei-me que a uns tempos atrás vi um vídeo de uma review sobre umas luvas aquecidas e eram da marca Macna: https://www.motocard.com/pt/luvas/macna-unite_rtx_black_101.aspx  era um modelo muito idêntico a este.

A minha questão é, será que valerá a pena comprar?
Confesso que eu não queria instalar aqueles punhos aquecidos da Oxford na mota, pois pretendo trocar num futuro não muito distante.
Engraçado que ano passado não tinha este problema com as mãos. Para amenizar um pouco esta situação, quando chego ao meu destino, ponho a mão em cima do protetor de escape que acaba por aquecer :D  (por poucos segundos, que aquilo aquece para caramba), mas o pior é na viagem.

Muito obrigado e tudo de bom!  :nice:

Eu tenho umas que têm uma bateria cada luva.
Não aquecem o suficiente e a bateria gasta num instante para alem de serem muito volumosas.
Na minha opinião foi dinheiro deitado fora.

Os punhos aquecidos podes sempre desinstalar antes de vender a mota.

Obrigado pelo feedback!
Apesar de que as luvas que tenciono comprar, na descrição anunciam uma autonomia entre 4 e 5 horas, acho que não vou ter esse problema.
Se instalar os punhos aquecidos depois consigo instalar noutra mota?

Dezembro 11, 2023, 09:58:51, 09:58
Responder #5

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4593
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
O problema do frio é que gradualmente vai-te prejudicando não só a tua condução mas o teu dia-a-dia e a tua tolerância para aguentares o frio nas mãos.

Em caso de períodos de exposição prolongados podes ter danos irreversíveis nas tuas mãos/pele (refiro pele porque o rosto também deve ser alvo de atenção).

Não tenho luvas aquecidas porque acho que ainda são muito caras.

Uns punhos aquecidos (se não forem da Honda) por exemplo os da Oxford, podem ser sempre retirados e colocados numa outra moda de outro modelo pois são mais generalistas, para além de serem mais baratos. Deves ter atenção é a dimensão dos mesmos. Na primeira instalação (na tua mota atual) dos mesmos pode ser preciso cortar algum material em excesso e depois ao retirares e colocares na mota nova podem ficar curtos.
Deves ter atenção igualmente que existem punhos aquecidos de menor potência/aquecimento, por exemplo os punhos da Oxford para scooter ou motas pequenas não têm a mesma potência de aquecimento do que por exemplo para as motas de turismo/aventura.

Os punhos da Honda têm diversos preços consoante os modelos, provavelmente devido a essa mesma especificidade.

Dezembro 11, 2023, 18:34:30, 18:34
Responder #6

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Irei ver se passo lá na oficina para perguntar em relação a preços e sua instalação na mota.
Muito obrigado!  :nice:

Dezembro 11, 2023, 20:58:43, 20:58
Responder #7

luishcorreia

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 3
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: GTR1400
  • Localidade: Lisboa
Eu tb acho que luvas aquecidas .. ou se gasta uma fortuna e se compra umas muito boas ou não vale a pena. Eu tenho punhos aquecidos nas minhas duas motas e funciona bem. E faço viagens grandes. Umas boas luvas de inverno e punhos aquecidos…fica top.

Dezembro 12, 2023, 18:19:54, 18:19
Responder #8

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Eu tb acho que luvas aquecidas .. ou se gasta uma fortuna e se compra umas muito boas ou não vale a pena. Eu tenho punhos aquecidos nas minhas duas motas e funciona bem. E faço viagens grandes. Umas boas luvas de inverno e punhos aquecidos…fica top.

Só uma pequena dúvida em relação aos punhos aquecidos. Eles aguentam levar com chuva?
Pergunto isto porque também ando de mota nos dias de chuva

Desde já, muito obrigado pela informação.

Dezembro 12, 2023, 18:28:38, 18:28
Responder #9

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Eu tb acho que luvas aquecidas .. ou se gasta uma fortuna e se compra umas muito boas ou não vale a pena. Eu tenho punhos aquecidos nas minhas duas motas e funciona bem. E faço viagens grandes. Umas boas luvas de inverno e punhos aquecidos…fica top.

Só uma pequena dúvida em relação aos punhos aquecidos. Eles aguentam levar com chuva?
Pergunto isto porque também ando de mota nos dias de chuva

Desde já, muito obrigado pela informação.

Sim, claro. São feitos para isso.

Dezembro 14, 2023, 23:43:21, 23:43
Responder #10

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Eu tb acho que luvas aquecidas .. ou se gasta uma fortuna e se compra umas muito boas ou não vale a pena. Eu tenho punhos aquecidos nas minhas duas motas e funciona bem. E faço viagens grandes. Umas boas luvas de inverno e punhos aquecidos…fica top.

Só uma pequena dúvida em relação aos punhos aquecidos. Eles aguentam levar com chuva?
Pergunto isto porque também ando de mota nos dias de chuva

Desde já, muito obrigado pela informação.
A resposta á tua pergunta é sim.

No fundo não passam de uma resistência eletrica a 12volts DC. A água não representa um problema.
Recomendo apenas que tenhas em atenção duas premissas.

1- Garante que a alimentação é cortada pela ignição da mota para nunca correres o risco de te esquecer de os desligar quando paras a mota.

2- Verifica o consumo do conjunto e instala um fusível de protecção adequado na instalação para prevenires algum curto circuito ou até um eventual incêndio na tua mota.

Eu sei que a chuva é um contratempo relativamente fácil e barato de ultrapassar, já o frio é daqueles inimigos dos motociclistas para o qual é preciso investir em equipamentos de qualidade para o combater com eficácia. Acredita, vais acabar por gastar algum dinheiro em soluções que nunca satisfazem para acabares a abrir os cordões à bolsa para comprar o que realmente é eficaz. Eu fiz esse percurso...
Pondera bem antes de desperdiçar o dinheiro em coisas que vais acabar por deixar de lado e lembra te que talvez seja melhor gastar um pouco mais agora mas ficar servido de vez.

Os punhos aquecidos são bons mas esquece lá a ideia de os desistalar quando pensares em mudar de mota porque dificilmente o irás fazer. O mais provável é comprares uma mota que já venha com esse equipamento e a remoção do equipamento não vale o trabalho que dá.
Avalia bem o mercado e o que pensas fazer com a mota e durante quanto tempo. Este frio dura pouco mais de 3 meses.



Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 23, 2023, 11:52:43, 11:52
Responder #11

Pedrocb300

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Portugal
Viva, no meu caso tenho luva de verão e luva de inverno, a luva de inverno é um pouco maior porque uso luvas finas polares por dentro e se a luva for boa já dá para uma bons KMS sem arrefecer as mãos. Um truque que ajuda é evitar muita roupa mas quente, nas mãos é igual, se não gostares da luva polar então experimenta luvas de látex mas para quem transpira facilmente das mãos não é o ideal. Se for para viagem, para fazer muitos KMS então aí justifica punho aquecido. Abraço

Dezembro 24, 2023, 12:09:19, 12:09
Responder #12

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Mais uma vez muito obrigado pelas respostas.
Entretanto, há uma semana atrás, estive a falar com um vizinho meu que também anda de mota, ele disse-me que na Decathlon na secção de atletismo ou de corrida, há uma luvas térmicas que custam à volta de 8€.  https://www.decathlon.pt/p/luvas-tateis-de-corrida-homem-mulher-warm100-v2-preto/_/R-p-340758?mc=8759626&c=PRETO
Fui lá e comprei, e noto alguma diferença e sinto que já me protege mais as mãos.
Na altura era algo que não queria comprar pois achava que fosse retirar em demasia a sensibilidade da mão ao mexer nos comandos da mota, afinal estava enganado.

Agora irei andar com estas luvas por debaixo das luvas principais de mota e depois lá vejo.
Confesso que também já ando a desistir da compra das luvas térmicas
Muito obrigado e boas festas!  :nice: :confetti:

« Última modificação: Dezembro 24, 2023, 12:15:01, 12:15 por JustGil »