Autor Tópico: Inspeção obrigatória a motociclos...o eterno 'será que sim, será que não'  (Lida 42420 vezes)

Fevereiro 09, 2021, 21:24:19, 21:24
Responder #100

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
A noticia mais recente que encontrei foi esta:
 https://www.cmjornal.pt/economia/detalhe/inspecao-periodica-das-motas-em-2022
Não li a noticia completa porque é a pagar...

Julgo que esta  esteve na origem de um dos videos recentes do canal motovlog do MrMaia.

A questão não é se vai haver ou não Inspecção para Motociclos... A questão é quando...   :(

Como tudo na vida... há quem precise de facturar, e terá de haver quem pague.

Nos últimos anos, os indices de sinistralidade com motociclos até 125cc aumentou de forma alarmante, mas a medida "urgente" parece ser IPO para motos maiores... enfim.  :napodeser:
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Fevereiro 09, 2021, 21:30:24, 21:30
Responder #101

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Nunca entendi como se pode isentar as cc que correspondem muito provavelmente à maior parte das motas que andam na via pública.

Tanta 125 com escape furado (basta entrar nos grupos de FB das Superlight e é quem mas faz furos na panela), escapes da china que são um autêntico risco de incêndio, manetes e tudo mais do aliexpress, LED em óticas de halogéneo, etc.

Sou a favor que haja inspeções, mas a TODOS os veículos motorizados que andam na via pública. Sem exceções.

Fevereiro 09, 2021, 21:56:43, 21:56
Responder #102

Aeminium

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 32
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 125
  • Localidade: Coimbra
Há neste momento muita pressão para que a legislação nacional saia o quanto antes, durante este ano, para gáudio das concessionárias, digamos assim...a questão que resta limar é se começa nas oitavas incluídas ou apenas nas quartas. As sources dão isso como certo e adquirido....

Fevereiro 09, 2021, 21:59:32, 21:59
Responder #103

MaisUm

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 208
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    A estrada é o caminho.
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT 2020
  • Localidade: Setúbal
Há neste momento muita pressão para que a legislação nacional saia o quanto antes, durante este ano, para gáudio das concessionárias, digamos assim...a questão que resta limar é se começa nas oitavas incluídas ou apenas nas quartas. As sources dão isso como certo e adquirido....
Quando há uns tempo se começou a abordar o assunto era a partir das quartas.... vamos ver, primeiro, se sai, e depois, o que sai...
Honda NC750x DCT, Yamaha Xmax 250, Yamaha Majesty 125, Yamaha XJ600S
Spritmonitor.de" border="0

Fevereiro 09, 2021, 22:43:08, 22:43
Responder #104

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Muito cancro de carro desapareceu da estrada desde que começaram as inspecções...

Venham elas para as motos - TODAS as cilindradas, OBVIAMENTE!!!

Nos Açores já existem há uns anos valentes.

A minha preocupação é só uma - quem é que vai pôr a minha moto em cima dos rolos???
Vai haver teste de travões estilo carro (travar a fundo)?
E se me f@d£m a moto? Quem paga? E nunca mais fica igual se for uma moto algo antiga e só me querem dar o valor venal da mesma se entortar o quadro e lixar uma suspensão da frente??
Vão-me pedir a mim para fazer o teste todo?
E suspensões? Se eu tiver uma moto com suspensão electrónica, em que modo ponho a mesma?
E que mapa de potência?
Anti-wheelie?
Hill Hold Control?

Vai ser bonito...


Tantas e tantas questões...

No final do dia, vai ser mais uma fonte de receita.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Fevereiro 10, 2021, 00:13:24, 00:13
Responder #105

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Nunca entendi como se pode isentar as cc que correspondem muito provavelmente à maior parte das motas que andam na via pública.

Tanta 125 com escape furado (basta entrar nos grupos de FB das Superlight e é quem mas faz furos na panela), escapes da china que são um autêntico risco de incêndio, manetes e tudo mais do aliexpress, LED em óticas de halogéneo, etc.

Sou a favor que haja inspeções, mas a TODOS os veículos motorizados que andam na via pública. Sem exceções.


Que os escapes da China são uma porcaria, que não tem respeito por patentes, marcas e modelos registrados, que não tem homologação para a via pública e nao tem a componente de controlo de emissões e verdade...


Agora afirmar que representam risco de incêndio, e uma afirmação que nem os myth busters conseguirao provar.  :D :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Fevereiro 10, 2021, 01:24:03, 01:24
Responder #106

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Muito cancro de carro desapareceu da estrada desde que começaram as inspecções...

Não concordo.

E é raro o dia que não levo com uma bufada de fumo preto de algum veículo que já não deveria estar em circulação há muito tempo.
Pelo menos naquelas condições.
Mas continua.
Porque basta levar ao inspector certo que continua a passar.

Sei de tantos casos que passam por "simpatia".
Imagino de norte a sul quantos não passam a troco de algo mais.  :)

A inspecção das motos não será muito diferente.

É mais um ritual anual em que trocas dinheiro por um papelinho que te permite circular.
Mais uma moeda no carrossel dos negócios onde há sempre gente envolvida com o mundo da politica. <3


A minha preocupação é só uma - quem é que vai pôr a minha moto em cima dos rolos???

Então...
Estás a duvidar das qualidades dum técnico que certamente obteve a formação para o efeito?
Muito provavelmente paga do próprio bolso através de outra entidade do carrossel?

Ou que a empresa responsável pela fiscalização não tenha um seguro para o efeito?


E sim...
Se partirem alguma coisa o mais certo é pagarem o valor venal da viatura.  :)
Mas afinal em que ficamos?
Concordam em retirar os cancros da estrada... desde que não seja os vossos?  :D


No final do dia, vai ser mais uma fonte de receita.

E a sinistralidade continua a ser a mesma...
Mas a malta aplaude o esforço dos nossos líderes em resolver tais flagelos...



Fevereiro 10, 2021, 18:45:00, 18:45
Responder #107

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Desapareceram muitos cancros da estrada sim, mas não desapareceram todos.
Nem vão desaparecer nunca todos, pelas razões que enumeras.

Duvido muito da capacidade/qualidade (como queiram chamar) e da formação que recebem. Vai depender muito mais do "jeito" da pessoa do que da formação que lhe derem, que irá ser incompleta. Vão ter formação com uma qualquer "CB500" e depois quando aparecerem Goldwing's, Fat Boy's, Super Adventure's 990, entre outras mais "extremistas" e díspares nas suas características técnicas, não queria ser o primeiro dono de uma dessas a aparecer no centro de inspecções.

Irei cumprir o que tiver de ser, mas não é um gajo com 1,60m que vai sentar na minha moto a fazer testes, não chega com os pés ao chão. Nem que tenha de ir ao próximo centro de inspecções.

Já recusei certos inspectores no meu carro e foram atribuídos outros, por razões que eu tinha para o fazer. Sem problemas. E não tem a ver com cor de pele, antes que alguém se lembre de falar em situações de discriminação dessas ou semelhantes.

Por enquanto, não tenho disto cá em casa (felizmente), portanto essa não se aplica a mim:

(...)Concordam em retirar os cancros da estrada... desde que não seja os vossos?(...)


E os cancros também podem ser arranjados/reparados.
Se não têm arranjo, não andam na via pública - simples.

 :cool:
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Fevereiro 11, 2021, 08:51:54, 08:51
Responder #108

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ainda ontem lembrei-me deste tópico:

Nas noticias estavam a falar destas operações de auto-stop devido à verificação do cumprimento do "dever de recolhimento" e achei "engraçado" o responsável da PSP (a operação era em Lisboa) a dizer que os automobilistas estavam a cumprir as indicações e que todos os que foram mandados parar tinham razões justificáveis para se deslocarem. No entanto disse ainda que tinham sido "apanhados" condutores sem carta de condução e sem seguro/inspeções.

Ora o "problema" é ainda maior: pior do que andarem na rua com carros sem estarem em condições (e quantos veículos vocês já não se cruzaram na rua e claramente nota-se que se fossem a uma inspeção chumbavam?) é andarem a conduzir os mesmos sem a inspeção feita.

Acredito que para além das inspeções serem essenciais, a fiscalização das autoridades são um ponto fulcral para que isto tudo resulte. Fiscalização na via pública (sem ser estarem "escondidos" com um radar), seja nas instalações das inspeções, porque é "usual" ouvir-se falar que neste centro de inspeção é mais fácil passa um carro.

Com as motas, que acredito que todas devem ir à inspeção: se circulam na via pública, se pagam seguro e imposto de circulação, então devem ser sujeitas a inspeção.
E porquê?
Porque não quero estar envolvido num acidente provocado por alguém que não trata do seu veículo, SE a causa do acidente for provocado pelo facto do veículo não estar devidamente em condições.
« Última modificação: Fevereiro 11, 2021, 09:04:17, 09:04 por JViegas »

Fevereiro 11, 2021, 22:23:05, 22:23
Responder #109

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 313
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Nos últimos anos, os indices de sinistralidade com motociclos até 125cc aumentou de forma alarmante, mas a medida "urgente" parece ser IPO para motos maiores... enfim.  :napodeser:

Foi passada essa imagem na comunicação social, até houve pessoas que queriam acabar com a lei das 125, mas depois fizeram-se análises dos dados e verificou-se que o aumento dos acidentes se tinha verificado nas altas cilindradas. Convém andar atento, e pensarmos pela nossa cabeça,  porque o jornais muitas vezes são correias de transmissão de intere$$es...
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Fevereiro 12, 2021, 00:04:29, 00:04
Responder #110

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Nos últimos anos, os indices de sinistralidade com motociclos até 125cc aumentou de forma alarmante, mas a medida "urgente" parece ser IPO para motos maiores... enfim.  :napodeser:

Foi passada essa imagem na comunicação social, até houve pessoas que queriam acabar com a lei das 125, mas depois fizeram-se análises dos dados e verificou-se que o aumento dos acidentes se tinha verificado nas altas cilindradas. Convém andar atento, e pensarmos pela nossa cabeça,  porque o jornais muitas vezes são correias de transmissão de intere$$es...

Até pq, por cá, "alta cilindrada" é tudo o q tenha mais de 125cc  ;)

Fevereiro 12, 2021, 00:36:34, 00:36
Responder #111

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Nos últimos anos, os indices de sinistralidade com motociclos até 125cc aumentou de forma alarmante, mas a medida "urgente" parece ser IPO para motos maiores... enfim.  :napodeser:

Foi passada essa imagem na comunicação social, até houve pessoas que queriam acabar com a lei das 125, mas depois fizeram-se análises dos dados e verificou-se que o aumento dos acidentes se tinha verificado nas altas cilindradas. Convém andar atento, e pensarmos pela nossa cabeça,  porque o jornais muitas vezes são correias de transmissão de intere$$es...

Até pq, por cá, "alta cilindrada" é tudo o q tenha mais de 125cc  ;)
Exatamente. É triste mas é verdade.

Fevereiro 12, 2021, 13:17:54, 13:17
Responder #112

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Nos últimos anos, os indices de sinistralidade com motociclos até 125cc aumentou de forma alarmante, mas a medida "urgente" parece ser IPO para motos maiores... enfim.  :napodeser:

Foi passada essa imagem na comunicação social, até houve pessoas que queriam acabar com a lei das 125, mas depois fizeram-se análises dos dados e verificou-se que o aumento dos acidentes se tinha verificado nas altas cilindradas. Convém andar atento, e pensarmos pela nossa cabeça,  porque o jornais muitas vezes são correias de transmissão de intere$$es...

Até pq, por cá, "alta cilindrada" é tudo o q tenha mais de 125cc  ;)
Exatamente. É triste mas é verdade.

Mas onde é escandalosamente mais penoso o IUC é precisamente acima de 750cc onde uma moto de 750cc já paga tanto quanto uma de 1800cc ou o mesmo de outra com 2500cc...

Se calhar vou comprar a Triumph Rocket III R só para fazer render o valor do IUC  :lolol:

Mas o valor de IUC deveria ser pago em todas as cilindradas, mesmo as de 125cc, e obviamente com os valores ajustados:
- a Rocket III R/GT a pagar ~125€ pode ser pouco para 2500cc
- motos 3 cilindros como as MT09 da Yamaha e Turismo Veloce da MVAgusta pagarem ~125€ pode ser muito
- até a minha moto, mas por ser velha deveria ter um valor mais justo ali próximo de 100€, porque face ao desempenho até aceito o valor

O IUC talvez devesse estar ajustado sob alguns parâmetros como potência, velocidade de topo e acelerações (perfomances reais) e valores de emissões de gases, talvez assim fosse mais justo e desde que lá ELES não sejam gulosos e comessem logo a tabela com um valor alto...  porque isso significaria uma clara descriminação do motociclo face aos outros veículos e já que se fala num valor justo para as inspecções às motos serem até o máximo de metade do valor pago por um automóvel, bem que o IUC também fosse sempre ajustado desse forma, se bem que iria claramente tornar o IUC das motos bem mais elevado do que é actualmente...  :toma: :napodeser:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 12, 2021, 13:21:46, 13:21
Responder #113

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Na minha opinião, o IUC devia estar associado às emissões, peso, número de rodas e largura total de contacto com o chão.

Tudo o que seja fora isto, não faz qualquer sentido.

Fevereiro 12, 2021, 13:28:00, 13:28
Responder #114

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Na minha opinião, o IUC devia estar associado às emissões, peso, número de rodas e largura total de contacto com o chão.

Tudo o que seja fora isto, não faz qualquer sentido.

Duas motos iguais, uma dá 300kmh e outra não passa dos 150kmh, achas justo pagarem o mesmo?
(estou a "colocar no caricato" com valores extremamente extrapolados e a lembrar de modelos que usam o mesmo motor mas com limitações electrónicas para não baralhar o "discurso")

 :pensador: :convivio:

Mas faz sentido essa questão do numero de rodas, que praticamente tem haver com o desgaste para a via publica...  :D
E assim há que haver diferenciação de rodas motrizes com as rodas direccionais...
Um Can-Am pagar o mesmo que uma Niken...  :pensador:
« Última modificação: Fevereiro 12, 2021, 13:30:27, 13:30 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 12, 2021, 13:29:54, 13:29
Responder #115

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Na minha opinião, o IUC devia estar associado às emissões, peso, número de rodas e largura total de contacto com o chão.

Tudo o que seja fora isto, não faz qualquer sentido.

Duas motos iguais, uma dá 300kmh e outra não passa dos 140kmh, achas justo pagarem o mesmo?
(estou a lembrar de modelos que usam o mesmo motor mas com limitações electrónicas para não baralhar o "discurso")

 :pensador: :convivio:

Se ambas tiverem a mesma pegada ecológica (emissões) e causarem o mesmo desgaste nas estradas (os restantes critérios que mencionei), sim.

No entanto, se uma dá 300 e a outra dá 140, certamente terão níveis muito díspares de CO2. Assim sendo, seguindo o meu raciocínio, pagariam um IUC diferente.

Fevereiro 12, 2021, 13:40:45, 13:40
Responder #116

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Noutro tipo de veículos, por exemplo na náutica de recreio, o imposto equivalente vai á potencia em KW e não cilindrada.
Isto porque existem motores com baixa cc e muita potencia como sejam as motos de agua e jets.
 Por isso o critério é simples e nem vale a pena complicar.
  É só fazer a pergunta:
 De acordo com o universo de utilizadores, qual a forma de "sacar" mais dinheiro? 
Depois há outros critérios de equidade/proporcionalidade e coisas que tal, que só servem para convencer o pessoal a largar os €€€ e pronto!    :cost:

Há o OE com parcelas para "encher"
Há cidadãos com a carteira para "esvaziar"
 E caso não se tenham dado conta... isto de andar de mota é coisa de rico aos olhos do fisco.  ::P:



 


V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Fevereiro 12, 2021, 13:42:36, 13:42
Responder #117

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Quanto à Niken vs Can-Am, terão ambos certamente peso muito diferente assim como emissões de CO2, e além disso a largura total das rodas da Niken é muito inferior à largura total das rodas do Can-Am.
Portanto, segundo estas 3 variáveis também pagariam valores diferentes.

Fevereiro 27, 2021, 22:42:40, 22:42
Responder #118

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
E pronto meus caros motociclistas. O enrredo está exposto e as dúvidas esclarecidas.

Toca a meter as máquinas de origem e baixar o preço das usadas porque o mercado vai levar com um vendaval.

https://www.femamotorcycling.eu/ep-technical-inspections/
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 27, 2021, 23:02:56, 23:02
Responder #119

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
E pronto meus caros motociclistas. O enrredo está exposto e as dúvidas esclarecidas.

Toca a meter as máquinas de origem e baixar o preço das usadas porque o mercado vai levar com um vendaval.

https://www.femamotorcycling.eu/ep-technical-inspections/

A parte final do link, traduzindo, diz:
"O que vai acontecer à seguir?
   - Em primeiro lugar, o relatório de implementação deve ser ratificado na reunião plenária do Parlamento Europeu.
   - Depois disso, depende do que a Comissão Europeia irá fazer com este relatório. A Comissão Europeia terá de redigir uma diretiva revista, o que levará algum tempo.
   - Essa nova diretiva será também discutida no Parlamento Europeu e no Conselho. Isso levará algum tempo, portanto não esperamos nenhuma mudança nos próximos anos.

Portanto, para já isto ainda não é uma directiva, ou seja, ainda não é a rectificação à anterior Directiva 2014/45 / UE, onde irão constar as alterações que indica que TODOS os motociclos serão inspeccionados, e mesmo os <125cc irão mais cedo ou mais tarde estarem incluídos.
No mesmo relatório ainda falam que acidentes derivados de falhas mecânicas são abaixo de 1%, retirando daí o maior argumento que as inspecções são necessárias para melhorar a segurança e serão mais um lobby (como até refere este próprio "relatório")...

Já sobre o mercado de usados deixa lá estar como está. Vai ser bom quando quiseres comprar a tua GS1250  ::P:
« Última modificação: Fevereiro 27, 2021, 23:08:13, 23:08 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 27, 2021, 23:16:27, 23:16
Responder #120

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
What will happen next?

First the implementation report must be ratified in the plenary meeting of the European Parliament.
After this it depends on what the European Commission is going to do with this report. The European Commission will have to draft a revised directive, which will take some time.
That new directive will also be discussed in the European Parliament and in the Council. This will take some time, therefor we do not expect any changes in the next few years.

O que vai acontecer à seguir?

Em primeiro lugar, o relatório de implementação tem de ser ratificado na reunião plenária do Parlamento Europeu.
Depois disso, depende do que a Comissão Europeia irá fazer com este relatório. A Comissão Europeia terá de redigir uma diretiva revista, o que levará algum tempo.
Essa nova diretiva será também discutida no Parlamento Europeu e no Conselho. Isso levará algum tempo, portanto não esperamos nenhuma mudança nos próximos anos.




Most European countries already have a mandatory periodical technical inspection (PTI) for motorcycles, some are going to introduce it in 2022 and three countries (Finland, Ireland and the Netherlands) do not intend to introduce PTI. Some other countries also have a mandatory PTI for mopeds. PTI for all motor vehicles is regulated under Directive 2014/45/EU. Prior to this directive the providers of technical inspections, the industry and the road safety organizations started a strong lobby to include motorcycles.

On the other hand, FEMA and some of its member organizations started to lobby against such an inclusion. Thanks to our lobby, and that of some member states, motorcycles with a displacement of more than 125cc were excluded until 1 January 2022. Member states that took alternative measures to enhance motorcycle road safety before 20 May 2017, could avoid the obligation to introduce PTI for > 125cc motorcycles. Ireland, Finland and the Netherlands made use of this possibility. Belgium, Cyprus, Denmark, Finland, France, Malta and Portugal did not and will implement PTI for larger motorcycles from 1 January 2022.

A maioria dos países europeus já tem uma inspeção técnica periódica obrigatória (PTI) para motocicletas, alguns vão introduzi-la em 2022 e três países (Finlândia, Irlanda e Holanda) não pretendem introduzir o PTI. Alguns outros países também têm um PTI obrigatório para ciclomotores. A PTI para todos os veículos motorizados é regulamentada pela Diretiva 2014/45 / UE. Antes desta diretiva, os fornecedores de inspeções técnicas, a indústria e as organizações de segurança no trânsito começaram um forte lobby para incluir motocicletas.

Por outro lado, a FEMA e algumas de suas organizações membros começaram a fazer lobby contra tal inclusão. Graças ao nosso lobby, e de alguns Estados-Membros, as motocicletas com um deslocamento superior a 125 cc foram excluídas até 1 de janeiro de 2022. Os Estados-Membros que tomaram medidas alternativas para melhorar a segurança rodoviária das motocicletas antes de 20 de maio de 2017, poderiam evitar a obrigação de introduzir o PTI para> motocicletas 125cc. A Irlanda, a Finlândia e os Países Baixos fizeram uso desta possibilidade. Bélgica, Chipre, Dinamarca, Finlândia, França, Malta e Portugal não implementaram e irão implementar o PTI para motocicletas maiores a partir de 1 de janeiro de 2022.
[/color]

Fevereiro 27, 2021, 23:25:22, 23:25
Responder #121

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Para o próximo ano portanto...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 28, 2021, 12:50:03, 12:50
Responder #122

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Então isso quer dizer que Portugal vai implementar as PTI de acordo com a "anterior"directiva e só depois as PTI serão alargadas a todos os motociclos sem distinção de cilindrada e numero de rodas numa fase posterior com essa nova directiva que ainda pode demorar uns anos a vir?
Normalmente quando Portugal avança para algo que tem estado atrás de toda a Europa espera sempre pela nova legislação para reverter essa situação de "inferioridade"  :D

Foi assim com a TDT, que quando apareceu, tinha de ser mais evoluída que os outros... apesar de se terem esquecido que eram poucas as TVS adaptadas a esse  novo codec.

Foram dos primeiros (e talvez únicos) a proibir o suporte de bicicletas de aplicação atrás dos automóveis.

E se for tentar ir ao baú... ainda encontro mais situações parecidas.

Acredito assim que Portugal venha a criar legislação nacional para aplicação dessa directiva mas com vista à nova directiva, onde deverão também avançar com inspecções a TODOS os motociclos, até por questões legais não haver descriminação.
Esperemos... seria ou será mais justo!
« Última modificação: Fevereiro 28, 2021, 12:57:13, 12:57 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 28, 2021, 15:28:49, 15:28
Responder #123

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Então isso quer dizer que Portugal vai implementar as PTI de acordo com a "anterior"directiva e só depois as PTI serão alargadas a todos os motociclos sem distinção de cilindrada e numero de rodas numa fase posterior com essa nova directiva que ainda pode demorar uns anos a vir?
Normalmente quando Portugal avança para algo que tem estado atrás de toda a Europa espera sempre pela nova legislação para reverter essa situação de "inferioridade"  :D

Foi assim com a TDT, que quando apareceu, tinha de ser mais evoluída que os outros... apesar de se terem esquecido que eram poucas as TVS adaptadas a esse  novo codec.

Foram dos primeiros (e talvez únicos) a proibir o suporte de bicicletas de aplicação atrás dos automóveis.

E se for tentar ir ao baú... ainda encontro mais situações parecidas.

Acredito assim que Portugal venha a criar legislação nacional para aplicação dessa directiva mas com vista à nova directiva, onde deverão também avançar com inspecções a TODOS os motociclos, até por questões legais não haver descriminação.
Esperemos... seria ou será mais justo!

E já discutem os ambientalistas na Europa a respeito de penalizações tributárias a veículos com maiores índices de emissões.
Metam na cabeça que a exploração de petróleo está a atingir custos que a inviabiliza, tal como aconteceu com o carvão no final de revolução industrial.
Quem tem o Know How da tecnologia da mobilidade eléctrica (no caso da Europa) é a Alemanha.
Tudo vão fazer para impor o seu produto no mercado. Não é por acaso que foram dos primeiros a anunciar o fim do diesel e já falam de motores de combustão sem excepções.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 28, 2021, 15:36:49, 15:36
Responder #124

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Então isso quer dizer que Portugal vai implementar as PTI de acordo com a "anterior"directiva e só depois as PTI serão alargadas a todos os motociclos sem distinção de cilindrada e numero de rodas numa fase posterior com essa nova directiva que ainda pode demorar uns anos a vir?
Normalmente quando Portugal avança para algo que tem estado atrás de toda a Europa espera sempre pela nova legislação para reverter essa situação de "inferioridade"  :D

Foi assim com a TDT, que quando apareceu, tinha de ser mais evoluída que os outros... apesar de se terem esquecido que eram poucas as TVS adaptadas a esse  novo codec.

Foram dos primeiros (e talvez únicos) a proibir o suporte de bicicletas de aplicação atrás dos automóveis.

E se for tentar ir ao baú... ainda encontro mais situações parecidas.

Acredito assim que Portugal venha a criar legislação nacional para aplicação dessa directiva mas com vista à nova directiva, onde deverão também avançar com inspecções a TODOS os motociclos, até por questões legais não haver descriminação.
Esperemos... seria ou será mais justo!

E já discutem os ambientalistas na Europa a respeito de penalizações tributárias a veículos com maiores índices de emissões.
Metam na cabeça que a exploração de petróleo está a atingir custos que a inviabiliza, tal como aconteceu com o carvão no final de revolução industrial.
Quem tem o Know How da tecnologia da mobilidade eléctrica (no caso da Europa) é a Alemanha.
Tudo vão fazer para impor o seu produto no mercado. Não é por acaso que foram dos primeiros a anunciar o fim do diesel e já falam de motores de combustão sem excepções.

Estás também a esquecer que são os Alemães que continuam a mandar cá para fora automóveis com motorização diesel e a gasolina de maior perfomance e que por acaso já disseram não tão formalmente que os veículos a combustão serão ainda uma realidade significante até pelo menos 2035, quando "informalmente" está previsto a electrificação a sério!
Quem diz 2035, pode até ser mesmo 2029/2031 mas o importante é percebermos que estamos a entrar na fase de que os eléctricos vão começar ainda a serem mais vistos mas ainda sem terem uma cote de mercado de 50%, isto em toda a Europa, exceptuado os casos pontuais de alguns países "nórdicos" onde já só é permitida a comercialização de veículos eléctricos, desconhecendo se os não tão recentes ainda terão permissão de circularem no país com as talvez grandes restrições em grande parte das cidades principais...

Neste 10/15 anos serão tempos onde as marcas apostam nos híbridos (plugin), reutilizando ainda a mecânica "tradicional" existente como forma de não terem de investir quantias avultadas de uma só vez para o desenvolvimento de motorizações eléctricas "capazes"!
Obviamente que haverá marcas que optarão por avançar logo para os eléctricos e a terem apenas um ou outro modelo híbrido mas terá a ver com a conjuntura financeira do país onde são desenvolvidos...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 28, 2021, 15:41:16, 15:41
Responder #125

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não me surpreende nada que estas 'mudanças' estejam para muito em breve.

A nível Europeu a legislação no que toca aos veículos motorizados tem estado a ir no sentido de metas cada vez mais apertadas no que toca a emissões e...a existência de inspecções a motos acabará por levar a que muita gente venha a mudar para algo mais recente. Não digo toda a gente obviamente, mas que irá provocar a aquisição de motos mais novas e eficientes, isso vai. Não tenho dúvidas.

E isto não é contra-senso nenhum e não se trata de algo dissociado uma coisa da outra.
A meta das emissões tem uma relação muito próxima com a existência de inspeções e que tenderão a recair fortemente sobre veículos mais poluentes.

Como será no caso das 2 rodas...é aguardar para se perceber como, quando e com que limites impostos. :pensador:

« Última modificação: Fevereiro 28, 2021, 15:43:00, 15:43 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 28, 2021, 15:58:27, 15:58
Responder #126

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Então isso quer dizer que Portugal vai implementar as PTI de acordo com a "anterior"directiva e só depois as PTI serão alargadas a todos os motociclos sem distinção de cilindrada e numero de rodas numa fase posterior com essa nova directiva que ainda pode demorar uns anos a vir?
Normalmente quando Portugal avança para algo que tem estado atrás de toda a Europa espera sempre pela nova legislação para reverter essa situação de "inferioridade"  :D

Foi assim com a TDT, que quando apareceu, tinha de ser mais evoluída que os outros... apesar de se terem esquecido que eram poucas as TVS adaptadas a esse  novo codec.

Foram dos primeiros (e talvez únicos) a proibir o suporte de bicicletas de aplicação atrás dos automóveis.

E se for tentar ir ao baú... ainda encontro mais situações parecidas.

Acredito assim que Portugal venha a criar legislação nacional para aplicação dessa directiva mas com vista à nova directiva, onde deverão também avançar com inspecções a TODOS os motociclos, até por questões legais não haver descriminação.
Esperemos... seria ou será mais justo!

E já discutem os ambientalistas na Europa a respeito de penalizações tributárias a veículos com maiores índices de emissões.
Metam na cabeça que a exploração de petróleo está a atingir custos que a inviabiliza, tal como aconteceu com o carvão no final de revolução industrial.
Quem tem o Know How da tecnologia da mobilidade eléctrica (no caso da Europa) é a Alemanha.
Tudo vão fazer para impor o seu produto no mercado. Não é por acaso que foram dos primeiros a anunciar o fim do diesel e já falam de motores de combustão sem excepções.

Estás também a esquecer que são os Alemães que continuam a mandar cá para fora automóveis com motorização diesel e a gasolina de maior perfomance e que por acaso já disseram não tão formalmente que os veículos a combustão serão ainda uma realidade significante até pelo menos 2035, quando "informalmente" está previsto a electrificação a sério!
Quem diz 2035, pode até ser mesmo 2029/2031 mas o importante é percebermos que estamos a entrar na fase de que os eléctricos vão começar ainda a serem mais vistos mas ainda sem terem uma cote de mercado de 50%, isto em toda a Europa, exceptuado os casos pontuais de alguns países "nórdicos" onde já só é permitida a comercialização de veículos eléctricos, desconhecendo se os não tão recentes ainda terão permissão de circularem no país com as talvez grandes restrições em grande parte das cidades principais...

Neste 10/15 anos serão tempos onde as marcas apostam nos híbridos (plugin), reutilizando ainda a mecânica "tradicional" existente como forma de não terem de investir quantias avultadas de uma só vez para o desenvolvimento de motorizações eléctricas "capazes"!
Obviamente que haverá marcas que optarão por avançar logo para os eléctricos e a terem apenas um ou outro modelo híbrido mas terá a ver com a conjuntura financeira do país onde são desenvolvidos...

Não me esqueci de nada...
Mas não são os Alemães que ventilam esses boatos. É a VW, que não é exactamente a mesma coisa, apesar do peso que representam no PIB Germânico, e eles não disseram a que mercados se iriam dirigir esses motores.
Por outro lado, é precisamente a VW quem mais investido nas motorizaçoes eletricas em estreita colaboração com a Siemens e a ABB, os primeiros na tecnologia de acumuladores e os segundos nas unidades motrizes.

E vão estando atentos a esta tecnologia que promete viabilizar e universalizar  o Hidrogénio, e já tem um "rival" em Itália...

https://www.ifam.fraunhofer.de/en.html
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 28, 2021, 16:06:15, 16:06
Responder #127

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Então isso quer dizer que Portugal vai implementar as PTI de acordo com a "anterior"directiva e só depois as PTI serão alargadas a todos os motociclos sem distinção de cilindrada e numero de rodas numa fase posterior com essa nova directiva que ainda pode demorar uns anos a vir?
Normalmente quando Portugal avança para algo que tem estado atrás de toda a Europa espera sempre pela nova legislação para reverter essa situação de "inferioridade"  :D

Foi assim com a TDT, que quando apareceu, tinha de ser mais evoluída que os outros... apesar de se terem esquecido que eram poucas as TVS adaptadas a esse  novo codec.

Foram dos primeiros (e talvez únicos) a proibir o suporte de bicicletas de aplicação atrás dos automóveis.

E se for tentar ir ao baú... ainda encontro mais situações parecidas.

Acredito assim que Portugal venha a criar legislação nacional para aplicação dessa directiva mas com vista à nova directiva, onde deverão também avançar com inspecções a TODOS os motociclos, até por questões legais não haver descriminação.
Esperemos... seria ou será mais justo!

E já discutem os ambientalistas na Europa a respeito de penalizações tributárias a veículos com maiores índices de emissões.
Metam na cabeça que a exploração de petróleo está a atingir custos que a inviabiliza, tal como aconteceu com o carvão no final de revolução industrial.
Quem tem o Know How da tecnologia da mobilidade eléctrica (no caso da Europa) é a Alemanha.
Tudo vão fazer para impor o seu produto no mercado. Não é por acaso que foram dos primeiros a anunciar o fim do diesel e já falam de motores de combustão sem excepções.

Estás também a esquecer que são os Alemães que continuam a mandar cá para fora automóveis com motorização diesel e a gasolina de maior perfomance e que por acaso já disseram não tão formalmente que os veículos a combustão serão ainda uma realidade significante até pelo menos 2035, quando "informalmente" está previsto a electrificação a sério!
Quem diz 2035, pode até ser mesmo 2029/2031 mas o importante é percebermos que estamos a entrar na fase de que os eléctricos vão começar ainda a serem mais vistos mas ainda sem terem uma cote de mercado de 50%, isto em toda a Europa, exceptuado os casos pontuais de alguns países "nórdicos" onde já só é permitida a comercialização de veículos eléctricos, desconhecendo se os não tão recentes ainda terão permissão de circularem no país com as talvez grandes restrições em grande parte das cidades principais...

Neste 10/15 anos serão tempos onde as marcas apostam nos híbridos (plugin), reutilizando ainda a mecânica "tradicional" existente como forma de não terem de investir quantias avultadas de uma só vez para o desenvolvimento de motorizações eléctricas "capazes"!
Obviamente que haverá marcas que optarão por avançar logo para os eléctricos e a terem apenas um ou outro modelo híbrido mas terá a ver com a conjuntura financeira do país onde são desenvolvidos...

Não me esqueci de nada...
Mas não são os Alemães que ventilam esses boatos. É a VW, que não é exactamente a mesma coisa, apesar do peso que representam no PIB Germânico, e eles não disseram a que mercados se iriam dirigir esses motores.
Por outro lado, é precisamente a VW quem mais investido nas motorizaçoes eletricas em estreita colaboração com a Siemens e a ABB, os primeiros na tecnologia de acumuladores e os segundos nas unidades motrizes.

E vão estando atentos a esta tecnologia que promete viabilizar e universalizar  o Hidrogénio, e já tem um "rival" em Itália...

https://www.ifam.fraunhofer.de/en.html

Então sempre é viável motociclos híbridos a hidrogénio sem o risco de virarem satélite artificial de Marte...  :D :lolol:

Sobre as inspecções, já há legislação própria sobre procedimentos e equipamentos de inspecção a veículos eléctricos ?
E já há inspecções aos "eléctricos" ? E como é com os híbridos?
« Última modificação: Fevereiro 28, 2021, 16:08:08, 16:08 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 28, 2021, 16:13:20, 16:13
Responder #128

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Os investimentos desse grupo germânico indicado mais acima são brutais no campo dos eléctricos...
Diria mesmo, investimentos....colossais!!

De tal modo que têm inclusivamente adquido participações com valores de largos milhões, em inúmeras empresas ligadas ao sector dos eléctricos em pouco por todo o Mundo.

E as marcas que não se adaptarem nos anos mais próximos, ficarão numa situação muito complicada.
Toyota, grupo VW, Mercedes, BMW, Hyundai e Kia são algumas das que mostram um olhar claro para a mudança. Uma mudança que já se faz sentir nos  catálogos de muitas delas.

As que não o fizerem rapidmente, provavelmente estão condenadas...ou então não vendem na Europa.

No caso das 2 rodas vejo a questão mais longínqua.
Quanto tempo exactamente ninguém sabe, mas se disser que dentro de 15 anos haverá uma percentagem de aquisição de motociclos/ciclomotores eléctricos novos a representar bem +30% das vendas em Portugal, se calhar não estarei muito longe.  :read.calm:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 28, 2021, 16:15:12, 16:15
Responder #129

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Março 29, 2021, 21:55:35, 21:55
Responder #130

TG

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 67
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: HONDA
  • Modelo Motociclo: ADV 350
  • Localidade: ÉVORA
Boa noite companheiros

Quero apenas sugerir aos administradores deste forun que procedam  á imediata eliminação dos dois comentários anteriores deste tópico. Um porque embora eu até concorde com as declarações proferidas, há uma referência a um conhecido politico do nosso país. O outro porque refere também um determinado partido politico também do nosso país.
Ambos os casos vêm contra o espírito e os próprios estatutos deste forun, no entando os coordenadores e administradores tomarão certamente a decisão mais acertada.

Cumprimentos para todos.

TG

Março 30, 2021, 00:12:44, 00:12
Responder #131

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 313
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte

Calma! A troca de opiniões é salutar e mostra a democraticidade do fórum!
Gosto de ler as opiniões dos dois e depois pensar pela minha cabeça.
Um abraço para o TMaxer e para o Lourenço  :scooter:
« Última modificação: Março 30, 2021, 09:14:19, 09:14 por ModeradorB »
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Março 30, 2021, 09:10:24, 09:10
Responder #132

ModeradorB

  • Global Moderator
  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *****

  • 8
Caros membros,

Antes de mais nada, lembramos que não monitorizamos activamente as mensagens colocadas, tal como não nos responsabilizamos pelo conteúdo das mesmas.

Vale isto por dizer que não garantimos a exactidão, integridade, ou utilidade de qualquer informação apresentada. As mensagens colocadas expressam o ponto de vista do autor, e não, necessariamente, o ponto de vista deste fórum, dos seus moderadores ou administradores.

Porém, no caso em apreço e dado o feedback recebido e que nos foi reportado, foi feita uma análise da temática em discussão (que está fora do âmbito do tópico criado) e entendemos que deveria ser feita intervenção.

O vídeo tem apenas uma pequeníssima parte que aborda o tema aqui discutido (breves segundos), sendo o restante de componente muito assente em política.
Como já mencionado por alguns membros, questões políticas e/ou mensagens que abordem componente política, devem ficar fora dos tópicos.

Se, por outro lado, o vídeo abordasse mais a temática do que aquilo que se verifica, provavelmente não haveria intervenção.

Naturalmente que não vemos, nem vimos em nenhum momento, razão para mais do que o simples apagar do que está para lá da temática do fórum, não havendo lugar a mais nenhum tipo de intervenção, até porque estimamos muito a participação dos membros envolvidos e temos o cuidado de analisar estas situações de argumentação com serenidade e ponderação.

Por fim, quanto aos vídeos do membro @2Low não serão apagados, mas sim movidos para o separador Coffee Break, onde pertencem estar.

Este tema em discussão tem importância, gera muita atenção por parte dos motociclistas e tem vindo a ser alvo de novidades regulares, pelo que solicitamos que continue no mesmo âmbito com que foi aberto em 29/11/2016.


A Moderação

Março 30, 2021, 10:43:28, 10:43
Responder #133

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Os vídeos que coloquei serviram apenas para apaziguar um desnecessário confronto entre dois membros que prezo de igual forma e por fim coloquei um vídeo de gozo com a temática em questão... mas que também serve para dizer que poderá ser a imagem patética do que poderá significar o "nosso" desconfinamento... todas as motos juntas para circularem à vontade... aos molhos!  :lolol:

Assim, entendo que os meus vídeos deixem de fazer sentido por cá se manterem por ficarem totalmente descontextualizados, pelo que deixo à "moderação" intervir de novo e apagar a minha mensagem que terá sido recolocada noutro tópico e que igualmente apague esta minha mensagem.

Sou um simples membro e tenho os mesmíssimos direitos dos restantes, e se a eles são apagadas mensagens, quero tratamento igual!
#OndeVaiUmVãoTodos  ::P:



Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 22, 2021, 22:17:09, 22:17
Responder #134

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A notícia é de hoje no site da RideApart...

Sim, é verdade!
Se já estás a pensar que é apenas 'mais uma' notícia sobre um tema que já vai longo e que nada vai acontecer, talvez...talvez tenhas razão.

Mas de qualquer forma aqui fica para conhecimento, com o deadline a ser noticiado com sendo já em 2023...

https://www.rideapart.com/news/515728/mandatory-inspections-in-europe-2023/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 22, 2021, 22:50:28, 22:50
Responder #135

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Portanto... adia-se mais 2 anos a obrigatoriedade de trocar algumas dezenas de euros por um papelinho!

 :palmas:

Junho 23, 2021, 09:33:36, 09:33
Responder #136

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Cheira que ainda vá ser adiado bem mais de 2anos porque primeiro há que haver a legislação europeia, depois a passagem à legislação nacional de cada país e até ao DL final por cá...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 18, 2021, 12:42:10, 12:42
Responder #137

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 20, 2021, 00:15:50, 00:15
Responder #138

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
« Última modificação: Setembro 20, 2021, 09:37:13, 09:37 por Lourenço »

Setembro 20, 2021, 10:18:12, 10:18
Responder #139

Tojas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 36
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT-07
  • Localidade: Maia

Setembro 20, 2021, 10:27:12, 10:27
Responder #140

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Pelo que ouvi na rádio e que os links que o Lourenço colocou també dizem, também se aplica às 125CC.

Algo que até aqui (nas conversas ao longo destes 10 anos) parecia não estar previsto.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Setembro 20, 2021, 10:42:24, 10:42
Responder #141

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Talvez tenhamos de esperar pela publicação da portaria, por agora uns referem 125 e mais e outros mais de 125

Setembro 20, 2021, 10:51:49, 10:51
Responder #142

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A maioria das 125 tem apenas valores tipo  124,3 ou 124,6 de cilindrada

Mas há algumas que tem 125,0 como a PCX pelo que essa “virgula” no DL a existir fará diferença




Quanto as inspeções…. Excelentes notícias para os bolsos de alguns e mas notícias para os bolsos de muitos
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 20, 2021, 11:09:46, 11:09
Responder #143

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Até sair a portaria não se pode afirmar nada.

Como já disse, não sou contra as inspeções ás motos, sou contra o modelo que foi falado.
Manter as motos em condições de segurança é uma obrigação dos proprietários, até mesmo para o seu próprio bem. O problema é que ainda há quem não pense assim.

Agora... deixar os "papa-reformas" de fora das inspeções, deixar as 125 ( e abaixo ) tambem fora ( sendo nestas mesmas cilindradas que se vê das maiores aberrações a circular nas estradas ), embirrar com uns piscas ou espelhos que, mesmo cumprindo com a sua função ( alguns até melhor que os originais ) só não têm um "E" lá gravado... é isto que não se percebe bem. A minha moto, por exemplo, tinha uns espelhos originais que vibravam tanto que não se conseguia ver nada por eles. Comprei uns mais curtos, de aluminio maquinado, que cumpriam a sua função MUITO melhor que os originais. O problema... apesar de serem "identicos" aos Rizoma, custaram apenas 15€ ( contra os mais de 100€ dos Rizoma originais ) mas não tinham o tal "E" da certificação europeia. Ou seja, não estavam homologados para uso na Europa, sendo assim passiveis de multa.
Nunca fui multado por isso, de todas as vezes que fui parado pelas autoridades, nunca nenhum embirrou com os espelhos ( ou com os piscas e luz traseira de LED, que substituiram os baços piscas e luz traseira de halogeneo, cujo vidro já não deixava perceber se estavam acesos ou apagados, a não ser á noite... e mal... ).
Mas sei que, numas futuras inspeções e a serem feitas nos moldes que falaram aqui há uns anos, isso poderia ser um problema...

Enfim, vamos ver quando sair a portaria, o que vai sair da cabecinha pensante dos nossos politicos...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Setembro 20, 2021, 11:24:22, 11:24
Responder #144

SJP

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 135
  • Marca Motociclo: yamaha
  • Modelo Motociclo: Tmax
  • Localidade: Oeste
Vai ser identico aos automóveis. Quem tiver a mota muito alterada, arranja um mecânico que a keve a um centro "amigo" e siga. Estamos fartos de ver automóveis super poluentes e com a inspecção feita. Já  para não  falar dos comerciais. Conheço uma canter, todo ferrugenta, sem luzes trazeiras, amortecedores sem carga e com a inspecção  OK.

Setembro 20, 2021, 13:21:36, 13:21
Responder #145

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Até sair a portaria não se pode afirmar nada.

Como já disse, não sou contra as inspeções ás motos, sou contra o modelo que foi falado.
Manter as motos em condições de segurança é uma obrigação dos proprietários, até mesmo para o seu próprio bem. O problema é que ainda há quem não pense assim.

Agora... deixar os "papa-reformas" de fora das inspeções, deixar as 125 ( e abaixo ) tambem fora ( sendo nestas mesmas cilindradas que se vê das maiores aberrações a circular nas estradas ), embirrar com uns piscas ou espelhos que, mesmo cumprindo com a sua função ( alguns até melhor que os originais ) só não têm um "E" lá gravado... é isto que não se percebe bem. A minha moto, por exemplo, tinha uns espelhos originais que vibravam tanto que não se conseguia ver nada por eles. Comprei uns mais curtos, de aluminio maquinado, que cumpriam a sua função MUITO melhor que os originais. O problema... apesar de serem "identicos" aos Rizoma, custaram apenas 15€ ( contra os mais de 100€ dos Rizoma originais ) mas não tinham o tal "E" da certificação europeia. Ou seja, não estavam homologados para uso na Europa, sendo assim passiveis de multa.
Nunca fui multado por isso, de todas as vezes que fui parado pelas autoridades, nunca nenhum embirrou com os espelhos ( ou com os piscas e luz traseira de LED, que substituiram os baços piscas e luz traseira de halogeneo, cujo vidro já não deixava perceber se estavam acesos ou apagados, a não ser á noite... e mal... ).
Mas sei que, numas futuras inspeções e a serem feitas nos moldes que falaram aqui há uns anos, isso poderia ser um problema...

Enfim, vamos ver quando sair a portaria, o que vai sair da cabecinha pensante dos nossos politicos...

Concordo em pleno contigo, a inspeção deveria abranger todas as cilindradas porque as 50cc principalmente existem aí com cada alteração que até doem à vista....

Quem vai fazer grandes negócios vão ser os que têm certas peças originais para venda... Vão inflacionar ainda mais do que já estão....
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Setembro 20, 2021, 13:29:13, 13:29
Responder #146

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Até sair a portaria não se pode afirmar nada.

Como já disse, não sou contra as inspeções ás motos, sou contra o modelo que foi falado.
Manter as motos em condições de segurança é uma obrigação dos proprietários, até mesmo para o seu próprio bem. O problema é que ainda há quem não pense assim.

Agora... deixar os "papa-reformas" de fora das inspeções, deixar as 125 ( e abaixo ) tambem fora ( sendo nestas mesmas cilindradas que se vê das maiores aberrações a circular nas estradas ), embirrar com uns piscas ou espelhos que, mesmo cumprindo com a sua função ( alguns até melhor que os originais ) só não têm um "E" lá gravado... é isto que não se percebe bem. A minha moto, por exemplo, tinha uns espelhos originais que vibravam tanto que não se conseguia ver nada por eles. Comprei uns mais curtos, de aluminio maquinado, que cumpriam a sua função MUITO melhor que os originais. O problema... apesar de serem "identicos" aos Rizoma, custaram apenas 15€ ( contra os mais de 100€ dos Rizoma originais ) mas não tinham o tal "E" da certificação europeia. Ou seja, não estavam homologados para uso na Europa, sendo assim passiveis de multa.
Nunca fui multado por isso, de todas as vezes que fui parado pelas autoridades, nunca nenhum embirrou com os espelhos ( ou com os piscas e luz traseira de LED, que substituiram os baços piscas e luz traseira de halogeneo, cujo vidro já não deixava perceber se estavam acesos ou apagados, a não ser á noite... e mal... ).
Mas sei que, numas futuras inspeções e a serem feitas nos moldes que falaram aqui há uns anos, isso poderia ser um problema...

Enfim, vamos ver quando sair a portaria, o que vai sair da cabecinha pensante dos nossos politicos...

Concordo em pleno contigo, a inspeção deveria abranger todas as cilindradas porque as 50cc principalmente existem aí com cada alteração que até doem à vista....

Quem vai fazer grandes negócios vão ser os que têm certas peças originais para venda... Vão inflacionar ainda mais do que já estão....

No universo das 50 e 125cc, as infrações são absurdas.

Desde DTs e DTRs que metade das peças ( quadro incluido ) não são as originais, até scooters de entregas com metade das peças provenientes do "mercado paralelo" ( se é que faço entender ), é simplesmente absurdo que estes segmentos fiquem de fora das IPO. E o mesmo se aplica aos "papa-reformas", vejo por aí alguns a fazer mais fumo do que um Ibiza do tunning... mas esses tambem não entram nas IPO...

E depois, porque não posso pagar 100€ por uns espelhos com o tal "E" gravado e compro uns iguais por 15€, chumbam-me a moto... é incompreensivel...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Setembro 20, 2021, 13:45:38, 13:45
Responder #147

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A vantagem desta noticia sair agora é que enquanto motociclistas podermos nos vingar já nas eleições autárquicas e fugir a tudo o que seja partido europeísta!
O conceito Europa é muito bonito mas à muito que já foi mudado apenas por idiotas fascistas demagogos que andam lá por bruxelas a fingir que trabalham muito enquanto ganham balúrdios para arranjarem esquemas (directivas) de cada vez mais sugarem os cidadãos europeus com impostos, taxas e taxinhas. São esses os mesmos demagogos burros que metem as palas no que se tratava a Diesel e agora viraram as palas para as motos! PQP, não têm perdão! É dar-lhes um xuto! Votar em partidos não europeístas é a única solução! Um valente manguito!

Sim, em Portugal qualquer que seja o partido no poder, são uma cambada de fantoches mas "armam-se aos cucos".
Infelizmente o conceito Europa que nos apresentaram até era cativante mas no que a Europa está cada vez a demonstrar-se...pior que uma ditadura Chinesa!
"não se pode andar depresa" (limites são iguais para veiculos electricos pelo que esse assunto está fora da questão)
"não se pode ter veiculo velho"
"pobre não tem ditreito a ter veiculo pobre"
"não se pode fazer barulho para não incomodar a minoria que sofre de uma doença rara em que ouvem o dobro das pessoas normais"
"não se pode usar sal nem açucar"
"não se pode" ... só sabem proibir...?!
O que tem isto de cativante?!
E nem é pela idiotice que eu possa dizer mas não se percebe como anda tudo virado para o umbigo e não percebe que já vai tarde de anular medidas idiotas demagogas.
Cada vez me sinto mais reduzido nas minhas liberdades!

nota: enquanto motociclista e pensando que os outros não são tão diferentes de mim, sabendo que a moto é altamente instável seria uma idiotice não ter a moto em condições de circulação portanto na minha óptica as inspecções às motos são uma mera forma de arrecadarem dinheiro e de garantir dinheiro para os intermediários dos centros de inspecção. Se os idiotas de Bruxelas são tão sensíveis com o barulho das motos promovam operações stop para apanharem os prevaricadores porque isto de todos pagarem por uma minoria não é justo!

nota2: o DL pode sair para breve, na agenda do governo para depois das Autárquicas, mas as inspecções só serão efectivadas depois de haver uma portaria onde estejam descritas todas as partes técnicas das inspecções, ou seja, pode demorar meses ou anos.
« Última modificação: Setembro 20, 2021, 14:32:02, 14:32 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 20, 2021, 14:41:00, 14:41
Responder #148

ALCLCF

  • Visitante
Gostava de saber o que inspeccionam numa mota elétrica » pneus e discos dos travões empenados?  :lolol:

Setembro 20, 2021, 15:43:25, 15:43
Responder #149

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas