Autor Tópico: Honda VFR800F  (Lida 6273 vezes)

Maio 24, 2017, 23:33:39, 23:33
Lida 6273 vezes

carlos rodrigues

  • Visitante
Pedido de ajuda,
Tenho uma VFR 800F de finais de 2016 que veio com um problema que passo a explicar. A moto em frio não anda, embrulha-se toda,
enquanto não aquece, o que acontece para aí 1 km depois de arrancar, não passa dos 30 km hora, depois de aquecer aparentemente fica normal.
Já estive em 3 concessionários e nada conseguiram resolver, troca e emails com a Honda Portugal e a situação vai-se arrastando.
Alguém tem conhecimento de alguma situação idêntica.
Obrigado

« Última modificação: Maio 25, 2017, 00:05:24, 00:05 por carlos rodrigues »

Maio 25, 2017, 02:11:05, 02:11
Responder #1

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
A moto não te está a acender nenhuma luz? Ou a piscar a luz da injecção?
Nenhum dos 3 concessionários verificou se a moto tem erros?

Não sei se é o caso destas VFR800 mais recentes... mas pelo menos até há pouco tempo os corpos de injecção tinham uma válvula que era activada pelo sistema de refrigeração.



Nesta foto dá para ver o embolo onde passa um tubo da refrigeração.
E a temperatura da água faz comutar umas válvulas presentes em ambos os corpos que abre/fecham uma passagem ar como acontecia nos carburadores tradicionais.

Uma falha neste sistema é uma hipótese...
Mas penso que o resultado seria a moto ficar embrulhada, mas não tanto a ponto de não passar dos 30.

Outra sugestão para despiste seria deixar a bateria carregar uma noite e verificar se no dia seguinte ela trabalhava melhor a frio...
Pode parecer um bocado rebuscado, mas já tive um problema com uma moto que tinha a ponte rectificadora em curto circuito o que fazia descarregar lentamente a bateria quando estava desligada. Então quando pegava de manhã a bateria não alimentava a electrónica devidamente e enquanto não ganhava alguma carga o motor andava meio embrulhado!

Maio 25, 2017, 10:29:18, 10:29
Responder #2

rodrigues

  • Visitante
Pedido de ajuda,
Tenho uma VFR 800F de finais de 2016 que veio com um problema que passo a explicar. A moto em frio não anda, embrulha-se toda,
enquanto não aquece, o que acontece para aí 1 km depois de arrancar, não passa dos 30 km hora, depois de aquecer aparentemente fica normal.
Já estive em 3 concessionários e nada conseguiram resolver, troca e emails com a Honda Portugal e a situação vai-se arrastando.
Alguém tem conhecimento de alguma situação idêntica.
Obrigado


Aplica a garantia e só sai de lá quando estiver boa

Maio 25, 2017, 10:43:21, 10:43
Responder #3

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Depende dos concessionários onde foste e se têm Mecânicos qualificados para lidar com a Electrónica e Computadores.

Ainda não há muito tempo quando fui á Ondacoimbra, estava o Mecânico com um computador ligado a uma NC750X, para detectar uma avaria. Após o questionar disse-me que tem programas Informáticos para detectar avarias nos diversos modelos.

Será que já te efectuaram esse despiste de avaria?

Tenta contactar a Honda Motor e procura que te indiquem um concessionário onde te possam ajudar.

João  :scooter: :scooter:

Maio 25, 2017, 14:23:36, 14:23
Responder #4

carlos rodrigues

  • Visitante
Obrigado pelas vossas sugestões.
A moto tem este problema desde os 0 km, neste momento tem 600, tenho evitado fazer km até a situação estar resolvida, se é que tal vai acontecer.
Ligada ao aparelho de diagnóstico não acusa qualquer avaria, dai os concessionários por onde já passou, supostamente competentes, não terem conseguido resolver o problema.
Cá em Portugal não consegui feedback de nenhum proprietário, mas em conversa com proprietários de outros países não encontrei ninguém com algo semelhante.
Com tudo isto a moto novinha já foi desmontada e experimentada não sei quantas vezes e o problema continua, tal como a troca de emails com a Honda, que demoram eternidades a responder.
Já pedi a substituição.

Cumprimentos

Maio 25, 2017, 14:27:35, 14:27
Responder #5

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Não estás muito longe dirige-te á Honda Motor e fala com o Sr. Carlos Cerqueira.

Eles darão uma solução ao teu caso.

João  :scooter: :scooter:

Maio 25, 2017, 22:53:18, 22:53
Responder #6

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Pois é complicado Carlos, fazer diagnósticos e já tendo a Honda visto a moto por 3 vezes.
Por não identificarem o problema, poderá ser realmente algum componente que a frio esteja a funcionar mal, mas logo que aqueça, trabalha bem. Eu diria qualquer coisa relacionada com os injectores, na altura em que se enriquece a mistura quando a moto está fria (antigamente chamava-se "abrir o ar").
Alguma vela isolada? Alguma resistência?
Com o motor quente, se a desligares e voltares a ligar ela está ok, ou falha também?
As garantias servem para isto e nos primeiros dias tens direito a devolução imediata do produto, se tiver defeito (penso que é assim).
Boa sorte.
Um abraço,
JpC

Maio 26, 2017, 01:59:48, 01:59
Responder #7

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Quando li o tópico inicial estava longe de imaginar que se trata duma moto nova... que nem a rodagem sequer concluiu!  :o

Nesse caso, há que resolver as coisas usando os canais correctos.
E é estranho não corrigirem o problema. Até porque relativamente a garantias os concessionários são meros intermediários.
Com tanto tempo sem uma solução, provavelmente está na altura de escalar o problema...


Maio 29, 2017, 14:26:23, 14:26
Responder #8

carlos rodrigues

  • Visitante
Boa tarde a todos,
João_Cruz o problema é mesmo idêntico ao de uma moto que usa ar manual, quando está fechado e temos de o abrir um pouco para a moto andar. Mas isso estão os técnicos da Honda fartos de saber. Com o motor quente, morno trabalha bem. Também não sei se este problema está a causar algum mau funcionamento em quente, mas pelo menos quando acelero ela reage, em frio é que não. Quando falo em frio é só de manha e no regresso a casa no final do dia.
Na troca de emails que estou a ter com a Honda, já solicitei a troca, mas respostas é que não há, penso que terei de tomar outra atitude para as coisas andarem para a frente.
Agradeço a informação da Honda Motor, por acaso não conheço, fica a informação, [/img]mas por enquanto vou aguardar para ver como fica a situação.
Obrigado a todos pela participação.
Gostava de postar aqui uma foto da moto mas não vejo opção para isso, alguém pode informar?

Maio 29, 2017, 15:47:53, 15:47
Responder #9

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
...o problema é mesmo idêntico ao de uma moto que usa ar manual, quando está fechado e temos de o abrir um pouco para a moto andar.

Na minha primeira resposta coloquei uma imagem do mecanismo responsavel por comutar as válvulas do ar.
Sendo um modelo mais recente pode ser ligeiramente diferente, mas o principio de funcionamento penso que seja o mesmo.

Ninguém se dignou a verificar isto?
Basta empurrar o embolo manualmente com a moto a frio para ver o comportamento é diferente...

 :-\

Maio 29, 2017, 23:33:18, 23:33
Responder #10

carlos rodrigues

  • Visitante
dfelix, obrigado pelas sugestões mas só agora consegui ver a foto, tal como não consigo inserir também não a via.
Em relação a esse mecanismo duvido que seja igual neste modelo e além disso não tenho acesso e dentro da garantia não posso mexer, de qualquer modo tudo isso deve ter sido visto pelos concessionários.
Comprei na LinhaWay, à excepção do vendedor não duvido do profissionalismo do responsável da oficina, detectaram o problema, fizeram testes, e não conseguiram resolver nada, simplesmente encostaram a moto para eu a levantar. (em má hora o fiz).
Num forum da BMW aconselharam-me ir à Jomotos, tinham um técnico muito bom e lá fui, foram até bastante simpáticos. Passado uns dias disseram-me que a moto já estava boa. E lá fui eu para Pombal. Chego lá e nos primeiros 20 metros notei logo que a moto estava na mesma.
Nos mails trocados a saca-rolhas com a Honda, disseram-me para escolher um concessionário que iam mandar um técnico da Honda para ver o problema. Escolhi o Lopes e Lopes, tudo combinado lá deixei a moto.
Passados 2 dias ligaram a dizer que a moto estava pronta, problema resolvido.
Lá fui eu num sábado de manhã, para experimentar a moto a frio. Perguntei qual era a causa e disseram-me que o problema era o tubo de respiração do depósito que estava esmagado e não havia entrada de ar no depositó e daí a gasolina não entrar com o fluxo necessário a frio.
Pensei logo cá para mim que não era possível, de certeza que a moto estava na mesma, o que aconteceu ao tubo de respiração foi numa das intervenções e foi na Jomotos de certeza, quando no caminho abri o depósito senti que estava com demasiada pressão, estive até para voltar para trás mas desvalorizei o problema. Isto sim foi falta de profissionalismo.
Fui então experimentar a moto e claro estava na mesma. E o técnico  como detectou aquele problema foi embora, esperar para experimentar a moto a frio nada.
É esta a minha história e da companheira que escolhi para fazer uns quilómetros.
Quando falam na Honda Motor penso que estão a falar da Honda Portugal?

Abraços e obrigado
(se alguém me puder ajudar a inserir fotos agradeço, nem um smiley).

Maio 29, 2017, 23:54:25, 23:54
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É muito muito estranho acontecer esse sintoma de "letargia" do motor no primeiro km...e a partir de aí ficar absolutamente normal.

Não será algum sensor (que precise ser substituído) que vá mexer com a electrónica, levando a que tenha de atingir certa temperatura?

É que se fosse sempre o mesmo sintoma, talvez se identificasse mais facilmente, mas a ficar absolutamente normal após rolar um bocado, é mesmo estranho...

Se a desligares depois de uma volta e a ligares novamente passado 1 ou 2 min., ela tem um desempenho normal na mesma?  Só acontece se estiver parada até ficar fria, é isso? Enquanto quente nada de anormal??
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 29, 2017, 23:54:33, 23:54
Responder #12

pedroareias

  • Visitante
Carlos: antes de mais, quero dizer-te que sou Mecânico mas não faço ideia de qual será o problema.

Fotos:
1º Usas a tua conta de GMAIL (ou crias uma nova se não tiveres) e vais ao Google fotos:
 https://photos.google.com/?hl=pt-PT

2º Clicas em "carregar" e vais buscar as fotos que tens no computador

3º Crias um "álbum partilhado" no Google fotos e abres as fotos que queres ver no ecrã.

4º Clicas com o botão do lado direito do rato e escolhes "copy" no Windows ou "copy image location" no Linux

5º Vens aqui para o fórum e clicas no ícon na barra superior, segunda linha primeira coluna.

6º Vai aparecer-te o âmbito "\[img\]"  e "\[/img\]"

7º Dentro desse âmbito fazes paste (costuma ser CTRL-V).
 

Maio 30, 2017, 00:04:18, 00:04
Responder #13

carlos rodrigues

  • Visitante
Obrigado pedroareias, vou fazer conforme a instrução.
Torres Vedras é uma grande terra, nasci por aí.
Cumprimentos

Maio 30, 2017, 10:33:05, 10:33
Responder #14

carlos rodrigues

  • Visitante
Sapiens21 desculpa não ter dado resposta ao teu comentário. Mas de facto o sintoma é só mesmo com o motor frio. Suponhamos que ando com ela de 2 em 2 horas, tudo normal. Quando vou para o trabalho de manhã arranco com calma claro, passados 100 metros vou em 3ª, apanho uma ligeira subida, reduzo para 2ª porque começa a morrer e se acelero começa a embrulhar, encosto à berma vou devagar até aquecer, depois disso tudo normal, aparentemente.
Quando saio do trabalho a mesma coisa, em recta mesmo acelerando não passa aí dos 30 hora, uma ligeira subida tem de ser devagar com mudança baixa e pouca aceleração até aquecer.
É mais ou menos isto.
Abraços

Maio 30, 2017, 11:43:29, 11:43
Responder #15

Tiago Parracho

  • Visitante
A sugestão que te vou dar não é para resolveres o problema, mas é mais para te ajudar em situações em que precises de andar nela até que a tenhas arranjada.

Liga logo o motor enquanto te equipas, assim ela passa uns minutos ao relantim e sempre vai aquecendo um pouco. Pode ser que quando arrancares, já esteja melhor.

mas também sou da opinião que tendo um problema desses, o melhor talvez fosse não levantar a mota da oficina até que a mesma esteja efetivamente arranjada.

Maio 30, 2017, 23:22:50, 23:22
Responder #16

carlos rodrigues

  • Visitante
Obrigado Tiago, A moto está comigo e não ando com ela até a Honda resolver o problema, sinto-me lesado e prejudicado, pois não estou a usufruir do investimento que fiz.
Em relação à tua sugestão, por incrível que pareça é o conselho que os concessionários me têm dado "é uma questão de  deixar aquecer a moto, enquanto veste o blusão, põe a luvas e o capacete etc. etc."
O ultimo email que mandei para a Honda foi no dia 02/05, no dia 22/05 disseram-me que iam encetar tocas de informação com o último concessionário, enfim, isto está a precisar de ir novamente para o Portal da Queixa e mais qualquer coisa.


Maio 31, 2017, 00:05:16, 00:05
Responder #17

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Obrigado Tiago, A moto está comigo e não ando com ela até a Honda resolver o problema, sinto-me lesado e prejudicado, pois não estou a usufruir do investimento que fiz.
Em relação à tua sugestão, por incrível que pareça é o conselho que os concessionários me têm dado "é uma questão de  deixar aquecer a moto, enquanto veste o blusão, põe a luvas e o capacete etc. etc."
O ultimo email que mandei para a Honda foi no dia 02/05, no dia 22/05 disseram-me que iam encetar tocas de informação com o último concessionário, enfim, isto está a precisar de ir novamente para o Portal da Queixa e mais qualquer coisa.

Boas,

Carlos, é simples,  não vás na conversa de aquecer ou arrefecer etc,etc, esquece lá isso...

Escolhe um concessionário que em principio deveria ser o que te vendeu , deixas lá a moto acompanhada com uma carta a explicar o problema e pedes que te a assinem a cópia  e envias outra para a Honda portugal, e quando te disserem que a moto está pronta, só a vais lá levantar de manhã, para ver se  está na mesma, se estiver dás meia volta ao cavalo e tornas a entregá-la, claro o melhor é teres uma ou duas testemunhas.

Á terceira vez que lá vás levantar a moto e ela esteja igual, só tens que reclamar o teu dinheiro....

consulta na altura o centro de Arbitragem Automóvel, que eles dão uma preciosa ajuda.

Isto de andarem a enganar o Zépovinho não é para mim, seja de que marca for, eu só como cereais ao pequeno almoço, portanto....não como marcas....


boa sorte

Cumprimentos

« Última modificação: Maio 31, 2017, 00:06:39, 00:06 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Junho 01, 2017, 00:12:10, 00:12
Responder #18

carlos rodrigues

  • Visitante
Vicente Clemente e Velasquez, obrigado pelos conselhos, infelizmente levantei a moto da Linhaway, nunca o deveria ter feito, eles encostaram a mota e como quem diz "a moto fica aí, se quiseres levar leva se não quiseres não leves", não defendem os interesses dos clientes, querem é o guito, o vendedor esse então recebeu a comissão e nunca mais o vi, sabia que a moto estava com problemas e nunca se dignou a fazer um telefonema para o cliente e ajudar. Tristeza.
No segundo concessionário, Jomotos, tirei de lá a moto porque era longe e o técnico disse que tinha de aquecer o motor.
Entretanto esteve no Lopes e Lopes e descobriram o problema que os outros lá deixaram e o técnico deu à sola em vez de esperar para dar uma volta com a moto em frio,
Agora tenho a moto na garagem à espera que digam o que querem fazer.
Da primeira vez que mandei para a Honda o email a dar conhecimento da situação, nem responderam, só quando escrevi no portal da queixa o assunto é que responderam.
Obrigado a todos pelos aconselhamentos e sugestões.
Vou pondo o pessoal ao corrente.

Junho 01, 2017, 00:30:51, 00:30
Responder #19

pedroareias

  • Visitante
Carlos: queres um conselho por etapas?

1) Reúne o máximo de documentos que tenhas sobre o tema. Provavelmente são poucos porque isto por cá é "só paleio"
2) Se forem 0 os documentos, vais ao concessionário em que mais confiaste e "extrais" um documento a indicar o problema. Há formas de persuasão.
3) Munido dos Docs, escreves uma carta em Inglês à Honda Europe que é no Reino Unido, cf http://hondanews.eu/eu/en/about/contact-us a detalhar o que se passou. Tem é de ser "in no uncertain terms" e se quiseres ajudo-te.
Envias: i) Um email contendo a carta em pdf.
           ii) Uma carta por CTT com todos os "extras" para te assegurares que chega lá.
4) Aguardas pela resposta.
5) Se não houver resposta, aconselho que vás a um advogado.

PS: apesar de dizer "CARS" no link, de facto a Honda Europe tem todas as famílias de produtos.
Vicente Clemente e Velasquez, obrigado pelos conselhos, infelizmente levantei a moto da Linhaway, nunca o deveria ter feito, eles encostaram a mota e como quem diz "a moto fica aí, se quiseres levar leva se não quiseres não leves", não defendem os interesses dos clientes, querem é o guito, o vendedor esse então recebeu a comissão e nunca mais o vi, sabia que a moto estava com problemas e nunca se dignou a fazer um telefonema para o cliente e ajudar. Tristeza.
No segundo concessionário, Jomotos, tirei de lá a moto porque era longe e o técnico disse que tinha de aquecer o motor.
Entretanto esteve no Lopes e Lopes e descobriram o problema que os outros lá deixaram e o técnico deu à sola em vez de esperar para dar uma volta com a moto em frio,
Agora tenho a moto na garagem à espera que digam o que querem fazer.
Da primeira vez que mandei para a Honda o email a dar conhecimento da situação, nem responderam, só quando escrevi no portal da queixa o assunto é que responderam.
Obrigado a todos pelos aconselhamentos e sugestões.
Vou pondo o pessoal ao corrente.
« Última modificação: Junho 01, 2017, 00:37:18, 00:37 por pedroareias »

Junho 01, 2017, 10:39:18, 10:39
Responder #20

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Que situação lamentável.

Um gajo com a maquina parada sem a puder usar e pior ainda: ninguém dá com a avaria ou quer assumir responsabilidades.

Vergonha para stands que representam uma marca grande como é o caso da Honda.

Espero que consigas fazer valer os teus direitos.

Junho 01, 2017, 17:25:13, 17:25
Responder #21

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Correndo o risco de não ajudar nada porque percebi muito pouco disso, dei uma olhada na net e existem várias queixas desse modelo com sintomas parecidos e nem sempre descobrem a causa ( houve um que disse que resolveu vendendo-a  :) ) se te pode ajudar dá uma olhada aqui: https://vfr.bikersoracle.com/index.php?threads/vtec-fuelling-throttle-control-problem-a-new-hope.44763/
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 01, 2017, 22:31:49, 22:31
Responder #22

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Moto2cool, a conversa de que postaste o link tem 12 anos... :)
É de uma geração da VFR mais antiga que esta.

Mas pronto, pode até dar-se o caso de haver semelhanças no que está a ocorrer.

Eu continuo a achar que será um sensor que logo que atingida determinada temperatura, leva a que fique normal.

Nota: A indicação mais acima do Pedro Areias será de se levar em conta.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 01, 2017, 22:37:20, 22:37
Responder #23

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Realmente depois de ler isto, fico com a impressao que a Honda anda a enterrar-se à força toda... isto é uma monumental barracada por parte de uma marca cujos pergaminhos são uma fiabilidade lendária e um excelente rendimento mecânico com baixo custo de manutenção.

Ainda este fim de semana, na F1 e em Indianapolis foi um rol de carros a encostarem após os motores explodirem   :toma:


E ambas as situacoes sao por ma gestao... da desportiva, e ca em Portugal do SAV, é certo que é uma situação pontual (a VFR esta com ma fama por causa do eixo de transmissão, mas para alem da ma imagem, é a situacao do companheiro que gastou uma boa quantia e agora se ve com um produto defeituoso e privado do normal uso da maquina    :toma: :toma:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 01, 2017, 23:08:56, 23:08
Responder #24

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Há aqui uma questão com a qual facilmente se concorda...

...o concessionário que vendeu não deveria esquivar-se a responsabilidades e deveria apoiar o cliente até à resolução deste caso. Se passou para a esfera da Honda Ibérica e o caso continua sem solução (a moto só fica normal depois de aquecer um par de minutos), então ainda mais estranho se mostra tudo isto.

Naturalmente que casos não fazem um todo e em matéria de fiabilidade e imagem da marca nesse tocante, não vai beliscar um todo. Se fossemos por esse caminho ou isso se pensasse, o que não faltariam eram centenas de situações pela net de tudo quanto é marcas e modelos, alguns de "renome", com casos "levados da breca".

Mas o concessionário que vendeu...logo "à cabeça", dá uma ideia muito negativa. E aí dê facto não há como discordar.
E um cliente, fosse qual fosse e ali gastasse €2.000 ou €20.000, deveria sentir-se apoiado e deveria haver uma demonstração de que se pretende resolver o assunto.

Seja complexo ou tão fácil quanto substituir um fusível, a moto tem de ficar normal desde o momento em que se liga e não passadas umas centenas de metros ou um par de minutos.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 04, 2017, 20:36:38, 20:36
Responder #25

carlos rodrigues

  • Visitante
Pois é Sapiens21 "deveria", mas foi o que menos apoio me deu. Ás vezes ainda dou comigo a pensar que eles sabem do problema da moto e mesmo assim puseram-na à venda.
Sempre tive curiosidades em trocar impressões com o proprietário de uma , e apesar das muitas tentativas que fiz não consegui.
Será que esta foi a única cá vendida em Portugal?
Amanhã vou mais uma vez ao portal da queixa fazer mais 2 exposições:
1 - mais uma vez denunciar o problema da mota;
2 - pela falta de educação destas pessoas que estão à frente destas empresas, que são todos uma cambada de mal educados por não responderem aos emails. Acho que estão a ver de que modo podem roer a corda e o tempo entretanto vai passando. 2 anos de garantia passam num instante. 

Junho 04, 2017, 21:03:25, 21:03
Responder #26

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Eu reparei que era antigo, mas na evolução dos modelos muitas vezes alguns​ segmentos mantêm-se, e a descrição do problema era parecida, será que estes sensores ainda lá andam? E existe desvio de sincronização cujos sintomas são agravados pelo VTEC? Quando as soluções lógicas se esgotam... ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 04, 2017, 21:28:34, 21:28
Responder #27

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Já experimentaste a colocar algumas questões no Clube VFR Portugal? :)

Creio que tem página de FaceBook e até quem sabe possa haver algum proprietário que consiga dar uma ajuda mais conhecedora...até em concreto desse sintoma.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 05, 2017, 12:12:17, 12:12
Responder #28

carlos rodrigues

  • Visitante

Esta é a 4ª. VFR que tenho, e nas 3 anteriores nunca tive nenhum problema absolutamente nenhum.
Infelizmente se há por aí coisas mortas uma delas é o Clube VFR Portugal, é uma pena pois este modelo tão emblemático tem com certeza muitas histórias para contar, e foi por aí que comecei a tentar explicações para o meu problema.

Junho 05, 2017, 13:58:07, 13:58
Responder #29

pedroareias

  • Visitante
A própria Honda está um pouco morta, com poucos modelos e versões do mesmo modelo (CB1100RS/EX, Fireblade, Fireblade SP, NC X/S) a fazerem monte para parecerem mais modelos.

A grande VFR1200 foi descontinuada, a VF800 é considerada Sport-Touring (!). Das GoldWing todas resta apenas uma, etc...

Enfim, é o state-of-affairs resultante destes tratamentos aos clientes.

cf. http://www.honda.pt/motorcycles.html

Junho 09, 2017, 00:13:56, 00:13
Responder #30

carlos rodrigues

  • Visitante
Agradeço a todos as opiniões.
Fazendo a actualização da situação: No ultimo email que recebi da Honda por volta do dia 20 de Maio, diziam que iam encetar troca de informação com o concessionário Lopes e Lopes (ultimo concessionário onde a mota esteve), e entrariam em contacto comigo o mais breve possível.
De facto assim foi, recebi um telefonema, pelo indicativo era da Bulgária, a pedir se eu não me importava de voltar a por a mota no Lopes e Lopes, porque queriam fazer mais uns testes, estes acompanhados por técnicos da Honda.
Cedi, chamei a atenção que no último email pedi a troca da moto e por enquanto mantenho.
Entretanto já falei com uma entidade que me informou que tenho direito à troca da moto, já para não falar no direito de exigir um desconto ao concessionário LinhaWay, ou até um pedido de indemnização.
Não sei se chegarei a tanto mas foi o que me informaram.
Vou actualizando.

Saúde a todos e boas voltas-

Junho 09, 2017, 09:43:06, 09:43
Responder #31

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Não estando o problema resolvido, pelo menos há uma luz ao fundo do túnel  :ok:

Junho 09, 2017, 10:28:10, 10:28
Responder #32

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Não está resolvido mas já existe alguma atenção por parte da empresa. Espero que tudo se resolva e que te seja assegurado o funcionamento normal do veículo.

Junho 09, 2017, 18:03:08, 18:03
Responder #33

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Fico a fazer votos que tudo se resolva e com curiosidade de saber o que foi. Não te esqueças de vir contar ;);
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 09, 2017, 18:33:58, 18:33
Responder #34

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Apesar de ainda não estar resolvido, não deixa de ser boas noticias.  :nice: :nice:

João  :scooter: :scooter:

Julho 06, 2017, 00:06:22, 00:06
Responder #35

carlos rodrigues

  • Visitante
Boa noite amigos,
Tenho novidades, não são as que queria mas são as que tenho.
Depois do telefonema que recebi da Honda, lá fui por a moto no Lopes e Lopes. Passadas 3 semanas, como ninguém me passou cavaco mandei um email para a Honda para saber o que se passava, porque ninguém dizia nada, que achava uma falta de respeito etc. etc.
Pouco depois recebi um email a dizer mais do mesmo, que iam contactar o Lopes e Lopes e depois entravam em contacto comigo.
Novo email para eles a dizer que o Lopes e Lopes já não tinha nada a ver com o caso, pedi a substituição da moto e além disso qualquer informação deveria estar na parte deles uma vez que tinham mandado técnicos para fazer novos testes.
Hoje recebi um caricato telefonema da Honda, não sei quem era a peça mas disse-me o seguinte: Boa tarde Sr. Carlos, era para dizer que a sua moto está pronta e lavada, pode ir levantar. Nem queria acreditar no que estava a ouvir. Perguntei, então é assim, é só o que tem para me dizer? sim a moto está pronta. E então qual era o problema? perguntei.
Carregou-se a bateria respondeu ele. Perguntei se a moto já não falhava a frio, a resposta demorou a sair mas finalmente disse: esse problema de falhar a frio é mesmo assim, é por causa do euro4. Mas eu comprei a moto em 2016, e essa lei entrou em vigor para as motos de 2017. além disso deveria estar escrito no manual, ele disse e insistiu que devia estar, eu estava claramente a falar com um ignorante. Alem disso o novo modelo deste ano, por causa do euro 4 levou alterações a nível de escape e electrónica, ele, não sabia o que me responder. Disse-lhe claramente que não aceitava a moto, então sugeriu que eu fosse entregar a moto onde a comprei.
Como vêm amigos é a isto a que estamos sujeitos, estes gajos pensam que estão a falar com um garoto de 15 anos.
Advogado para a frente, também aceito opiniões e sugestões clara.

Abraços e boas voltas





Julho 06, 2017, 00:10:25, 00:10
Responder #36

carlos rodrigues

  • Visitante
Acabei de ver esta frase aqui no foram, até fiquei triste, as mentiras que estes gajos dizem
"Na Honda fabricamos as nossas motos com paixão - colocando o condutor e a viagem no centro de tudo o que fazemos"

Julho 06, 2017, 00:52:50, 00:52
Responder #37

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Advogado...??
Sim, eu provavelmente faria o mesmo que tu!

É já a quarta VFR que tens. Das 4, tiveste azar com esta...


Esta é a 4ª. VFR que tenho, e nas 3 anteriores nunca tive nenhum problema absolutamente nenhum.
(....)

Força com isso e faz valer os teus direitos!!  :)
« Última modificação: Julho 06, 2017, 00:55:21, 00:55 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 06, 2017, 09:55:28, 09:55
Responder #38

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Esta história é realmente do outro mundo.

Já tentas-te uma reclamação aqui?:
http://www.arbitragemauto.pt/

Não desistas.

Documenta tudo: os contactos que fizeste, as respostas que recebeste (por via oral ficar com o nome das pessoas, o seu cargo e aque propósito te ligaram).

Recolhe informações (problemas semelhantes/iguais ao teu/soluções encontradas e assunção de responsabilidades)

Tenta obter uma resposta da Honda Internacional (se é que não a tens já).

Faz backups de tudo e porque não imprimir tudo (o "velho" papel ainda é muito importante do que o backup digital - acredita eu sei disso).

Tenta estabelecer uma cronologia num papel, para que saibas exatamente (sei que saberás), mas em termos de reclamação poderá ser muito importante um resumo do que se passou e dará uma dimensão temporal ao que estás a passar e ao tempo em que tudo está a demorar.

Um advogado especializado em direito de consumo fará igualmente sentido, mas eu ainda tentava a http://www.arbitragemauto.pt/

Vai atualizando e boa sorte companheiro.

Julho 06, 2017, 11:27:18, 11:27
Responder #39

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Boa noite amigos,
Tenho novidades, não são as que queria mas são as que tenho.
Depois do telefonema que recebi da Honda, lá fui por a moto no Lopes e Lopes. Passadas 3 semanas, como ninguém me passou cavaco mandei um email para a Honda para saber o que se passava, porque ninguém dizia nada, que achava uma falta de respeito etc. etc.
Pouco depois recebi um email a dizer mais do mesmo, que iam contactar o Lopes e Lopes e depois entravam em contacto comigo.
Novo email para eles a dizer que o Lopes e Lopes já não tinha nada a ver com o caso, pedi a substituição da moto e além disso qualquer informação deveria estar na parte deles uma vez que tinham mandado técnicos para fazer novos testes.
Hoje recebi um caricato telefonema da Honda, não sei quem era a peça mas disse-me o seguinte: Boa tarde Sr. Carlos, era para dizer que a sua moto está pronta e lavada, pode ir levantar. Nem queria acreditar no que estava a ouvir. Perguntei, então é assim, é só o que tem para me dizer? sim a moto está pronta. E então qual era o problema? perguntei.
Carregou-se a bateria respondeu ele. Perguntei se a moto já não falhava a frio, a resposta demorou a sair mas finalmente disse: esse problema de falhar a frio é mesmo assim, é por causa do euro4. Mas eu comprei a moto em 2016, e essa lei entrou em vigor para as motos de 2017. além disso deveria estar escrito no manual, ele disse e insistiu que devia estar, eu estava claramente a falar com um ignorante. Alem disso o novo modelo deste ano, por causa do euro 4 levou alterações a nível de escape e electrónica, ele, não sabia o que me responder. Disse-lhe claramente que não aceitava a moto, então sugeriu que eu fosse entregar a moto onde a comprei.
Como vêm amigos é a isto a que estamos sujeitos, estes gajos pensam que estão a falar com um garoto de 15 anos.
Advogado para a frente, também aceito opiniões e sugestões clara.

Abraços e boas voltas

Por estas respostas e por outras é que a Honda Motor já saiu de Portugal e os responsáveis são estes e outros que te contactaram.

João  :scooter: :scooter:

Julho 06, 2017, 11:54:15, 11:54
Responder #40

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Realmente dá que pensar...
Acho espantosa a atitude do concessionário que vendeu: o cliente é dele, é o concessionário que tem que chatear a Honda até ter o problema resolvido, e é a Honda que suporta os custos.

Se a moto fosse minha devolvia-a ao concessionário que a vendeu, com uma carta a explicar toda a história (com a cronologia que já aqui foi referida) para o vendedor com cópia para Honda PT + Honda Europe. Anexava toda a correspondência entretanto trocada.
E, em simultâneo, livro de reclamações no stand vendedor.
O concessionário tem 30 dias para resolver o problema em definitivo, isto é, reparar a desconformidade de modo a que a moto funcione normalmente a frio. Caso não o faça (porque não quer ou porque não consegue), pode ser pedida a substituição do bem.
 

Julho 06, 2017, 12:12:41, 12:12
Responder #41

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Acabei de ver esta frase aqui no foram, até fiquei triste, as mentiras que estes gajos dizem
"Na Honda fabricamos as nossas motos com paixão - colocando o condutor e a viagem no centro de tudo o que fazemos"

Boas,

então mas o problema ainda não está resolvido ???

Até já me tinha esquecido deste tópico, pensei que eram águas passadas .

Já li aqui algumas ideias interessantes, força nisso ......

O centro de arbitragem são bons  aconselhadores, basta ligares para lá. http://www.arbitragemauto.pt/

 :convivio:

« Última modificação: Julho 06, 2017, 12:13:49, 12:13 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Julho 07, 2017, 14:39:01, 14:39
Responder #42

carlos rodrigues

  • Visitante
Boas,
Obrigado a todos pelo apoio e pelas sugestões. Hoje vou falar com o concessionário onde comprei a moto e convence-los a informar a Honda que têm uma moto para devolver. Vou também tentar fazer uma reclamação no respectivo livro. Também já tenho os contactos do Centro de Arbitragem.
Pelo que me disse o individuo da Honda "esse problema de falhar a frio é mesmo assim, é por causa do euro4" dá a ideia que a moto já foi preparada para a redução de emissões, mas ficou com este problema que só foi corrigido nos modelos que estão à venda agora em 2017, nova panela de escape e provavelmente alteração de alguma electrónica, não sei.
Um à parte, continuo sem conseguir inserir imagens, alguém me dá uma dica s.f.f.

Boas voltas e bom fim de semana.

Julho 12, 2017, 21:10:10, 21:10
Responder #43

carlos rodrigues

  • Visitante

Boas a todos,
A troca de emails continua, segundo palavras da Honda escritas em email "Após a nossa análise verificamos que a moto encontra-se a funcionar normalmente e que o sintoma que indica, de mau funcionamento a frio, logo após ligar a moto, não é um defeito da moto mas sim uma característica de funcionamento desta, necessitando este, como qualquer outro motor, de aquecer à temperatura normal de funcionamento para fornecer a sua performance óptima de funcionamento".
Ora, eu só queria que a moto funcionasse normalmente como as outras, que subisse uma pequena subida sem estar a recorrer à caixa, 3ª/2ª.
Posto isto sugeriram se eu assim entender, fazer uns testes numa entidade idónea e especializada neste tipo de verificações, a Dekra, que acham? que entidade é esta?
Será que depois de mais uma vez a mota andar noutras mãos, não me vão dizer que o mau funcionamento a frio é uma característica deste modelo?

Cumprimentos

Julho 12, 2017, 21:20:27, 21:20
Responder #44

pedroareias

  • Visitante
Não a queres vender aqui?

Tenho a certeza de que há alguém que a desmonta, compra um monte de Power-Commanders e bugigangas em sites Chineses, remove o catalizador, DB-killer e válvula de escape e a põe a bombar....

Há 1 ou 2 companheiros que fariam isso, penso. Mas posso estar enganado.

Aceitas ofertas?


Boas a todos,
A troca de emails continua, segundo palavras da Honda escritas em email "Após a nossa análise verificamos que a moto encontra-se a funcionar normalmente e que o sintoma que indica, de mau funcionamento a frio, logo após ligar a moto, não é um defeito da moto mas sim uma característica de funcionamento desta, necessitando este, como qualquer outro motor, de aquecer à temperatura normal de funcionamento para fornecer a sua performance óptima de funcionamento".
Ora, eu só queria que a moto funcionasse normalmente como as outras, que subisse uma pequena subida sem estar a recorrer à caixa, 3ª/2ª.
Posto isto sugeriram se eu assim entender, fazer uns testes numa entidade idónea e especializada neste tipo de verificações, a Dekra, que acham? que entidade é esta?
Será que depois de mais uma vez a mota andar noutras mãos, não me vão dizer que o mau funcionamento a frio é uma característica deste modelo?

Cumprimentos

Julho 15, 2017, 00:22:55, 00:22
Responder #45

carlos rodrigues

  • Visitante
Vou acabar por vende-la, porque não, será bom considerar que tem 600 km.