Autor Tópico: ST1100 - Identificar o ano aproximado da mota só de olhar para ela  (Lida 2007 vezes)

Junho 23, 2017, 01:06:29, 01:06
Lida 2007 vezes

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Quando pensei em comprar a Pan European, fiz umas investigações sobre a mesma e encontrei algumas caracteristicas que permitem identificar (com uma margem de erro reduzida) o ano da mota.

Para o que vou enunciar de seguida, usei fotografias que encontrei na internet pelo que, a extensão do guarda lamas dianteiro que aparece nas duas primeiras fotos, não faz parte da mota e sendo um acrescento por opção dos donos.

De 1989 a 1991 eram assim... guiador baixo, rebordo em borracha de pequenas dimensões e sem furo para ajuste da suspensão



Em 1992 e 1993 passou a ter o furo para ajuste da suspensão



Em 1994 passou a ter um autocolante no seguimento do rebordo em borracha e o logotipo da querenagem lateral deixou de ser um autocolante e passou a ser em relevo



Em 1995 ganhou um guiador mais alto e "barbatana" do lado direito passou a ter um recorte para se poder passar uma corrente por um ferro para prender a mota ao chão.

A partir de 1996 tem tudo igual, incluindo o guiador mais alto, e desapareceu o autocolante mas em contrapartida o rebordo de borracha passou a ocupar o espaço que o autocolante ocupava



É claro que estes pormenores só são indentificativos do ano da mota se esta estiver de origem pois, caso o proprietário tenha trocado os plásticos por outros de uma mota mais recente, isto já não se aplica e só serve para alertar para possíveis acidentes que a mota tenha tido.

Junho 23, 2017, 19:09:10, 19:09
Responder #1

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Estás a ficar Mestre na Pan. É bom ter um Companheiro que se preocupa nesses pormenores.

Obrigado pela partilha.

João  :scooter: :scooter:

Junho 24, 2017, 00:36:49, 00:36
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim senhor.
O conhecimento da máquina vai para lá da "mera condução" da mesma.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 24, 2017, 11:18:25, 11:18
Responder #3

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Faltou-me dizer em cima que as versões com ABS até 1995, não têm travagem combinada pelo que o ABS é independente na roda da frente e trás e usa um sistema de ABS de 1ª geração. De 1996 em diante passou a ter travagem combinada, e o ABS que passou a ser de 2ª geração (também é usado na 1300) que actua simultaneamente nas 2 rodas.

Estás a ficar Mestre na Pan. 

Não se trata de ficar "mestre" mas agora, sei que estou mais bem informado sobre ela do que aquilo que estava antes de pensar em comprar uma. Como sabia que estava a comprar um "dinossauro" do motociclismo, queria informar-me o melhor possivel sobre o mesmo para que não me viesse a meter numa carga de trabalhos e nas investigações que fiz sobre esta mota, comecei a reparar nesses detalhes e depois fui investigar o porquê desses detalhes. Este modelo de mota tem 6 ou 7 séries diferentes ao longo dos 12 em anos que foi produzida.

Nesta altura do campeonato já começa a existir alguma falta de peças para esta mota, mas são aquelas peças específicas da mesma (plásticos e coisas do género e, claro, o motor) pois, no que diz respeito à mecânica não há grande falta de peças pois usa muitos componentes que também são usados noutros modelos mais actuais. Por exemplo, as manetes do travão e da embraiagem são diferentes pois, enquanto a manete da embraiagem não é ajustável, a do travão já o é e, esta manete é a que vem montada na VFR800FI e noutros modelos onde ambas as manetes são ajustáveis, ou seja, se quiser ter a manete da embraiagem ajustável posso colocar a manete de um desses modelos porque as bombas são iguais. Falando ainda da embraiagem esta é mesma que é usada da CBR1000 e noutros modelos.

É nestes pormenores que a Honda consegue economias de escala e redução de custos no desenvolvimento de novos modelos. Porquê estar a inventar uma embraiagem nova para novos modelos se já têm uma que já está inventada, e afinada, e se produz em "quantidades industriais"? Porquê estar a inventar novas bombas de travão e de embraiagem se já têm umas que já foram inventadas e cumprem perfeitamente com as necessidades de diferentes modelos? Imagino que o reservatório do óleo do travão traseiro seja o mesmo desde uma 125 à Goldwing 1800.
« Última modificação: Junho 24, 2017, 14:57:16, 14:57 por pjmartinho »