Citação de: RSANTANA em Agosto 19, 2016, 09:23:12, 09:23Tem dois rolamentos, um pequeno e um grande. O pequeno gripou.Então não é retentor!Os rolamentos gripam por varios motivos, mas o mais frequente é o da falta de lubrificação.Um rolamento sofre quando tem uma lubrificação deficiente e, com o tempo , pode ceder e gripar (o mais provavel).Na tua mota, de mecanica muito simples, boa parte da lubrificação se faz por chapinhagem, mas antes que te ajude num diagnostico mais detalhado, necessito de saber mais qualquer coisa.Leva filtro de oleo?
Tem dois rolamentos, um pequeno e um grande. O pequeno gripou.
Yaap!Mas não é motivo (suficiente) para que o rolamento gripe, mesmo o longo dos 2 mil km que lhe fizeste.Aponto mais para algum problema de fabrico, como um conducto do sistema de lubrificação que se tivesse tapado e o isolasse da lubrificação.Aí pode contribuir um filtro de oleo defeituoso, que se tenha desfeito....Isso só se detecta com a autopsia ao mesmo quando retirado nas mudas de oleo, ou, depois da maleita feita, na abertura do motor ao encontrar particulas do mesmo pelo motor.Isto é tudo conjecturas minhas baseando-me em avarias muito raras, mas das quais não estamos nunca livres!
(....)Como consumia demais o retentor da cambota gripou aos 3000km.......
Eu ainda perguntei aos gajos da Honda Portugal se podia colocar oleo fula.