Honda CBR300R (2016)
O motor da CBR300R monocilíndrico de 4 válvulas DOHC de 286 cc, refrigerado por líquido, está alojado numa estrutura diamante de aço de trave dupla que possui uma rigidez equilibrada para uma maior agilidade dinâmica, reacção do condutor e estabilidade alcançável com os pés. A potência (22,7 kW) e o binário (27 Nm) são fornecidos na perfeição, o motor de rotações livres proporciona uma sensação perfeita e um funcionamento correcto a qualquer velocidade, graças à avançada injecção de combustível PGM-FI do acelerador com um diâmetro de 38 mm.
O painel de instrumentos contém um tacómetro analógico ligado a um velocímetro digital, conta-quilómetros, indicador de temperatura e combustível e um relógio. O resultado é um visor contemporâneo simples e fácil de ler.
Para alcançar níveis de aderência de motos grandes, as jantes de alumínio fundido possuem pneus dianteiros 117/70-17 e traseiros 140/70-17 - oferecendo a mistura perfeita de tracção e agilidade.
O banco, estreito e esculpido é fácil de deslocar e ajuda a alcançar o solo. A altura do banco é de 785 mm e a posição de condução tem o ângulo correcto de inclinação desportiva, ao mesmo tempo que permanece confortável.
Os dois faróis angulares da CBR300R espelham o aspecto metalizado da CBR1000RR Fireblade.
Os condutores precisam de sentir uma ligação directa com a estrada e um controlo de suspensão preciso. A CBR300R oferece ambos, graças às forquilhas telescópicas bem-amortecidas e fluidas de 37 mm e ao Monoshock traseiro Pro-Link. O leve sistema de travagem anti-bloqueio (ABS) é instalado como padrão e apoia o potente disco dianteiro de 296 mm e o disco traseiro de 220 mm. E a eficiência de combustível da CBR300R significa que é possível alcançar 30,2 km/l (modo WMTC), graças ao seu depósito de 13 litros que oferece uma autonomia superior a 390 km.
Ficha Técnica: DIÂMETRO X CURSO (mm) 76 x 63 mm
ALIMENTAÇÃO Injecção electrónica PGM-FI
TAXA DE COMPRESSÃO 10,7:1
CILINDRADA (cm3) 286
TIPO DE MOTOR 4 tempos, monocilindro, 4 válvulas, refrigeração por líquido
POTÊNCIA MÁXIMA 31 CV (22,7 kW) / 8.500 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 27 N•m/7.250 rpm (95/1/EC)
ARRANQUE Elétrico
TRAVÕES FRENTE Disco único de 296 mm com pinça de 2 pistões e pastilhas de metal sinterizado
TRAVÕES RECTAGUARDA Disco único de 220 mm com pinça de um pistão e pastilhas de metal sinterizado
SUSPENSÃO - FRENTE Forquilha telescópica de 37 mm, curso de 130mm
SUSPENSÃO - RECTAGUARDA Mono-amortecedor, braço oscilante Pro-Link, curso de 107mm
RODA - TAMANHO - FRENTE 17M/C x MT2,75
PNEUS - FRENTE 110/70-17
PNEUS - RECTAGUARDA 140/70-17
RODA - TAMANHO - RECTAGUARDA 17M/C x MT4,00
RODA - TIPO - FRENTE Liga de alumínio, multi-raios
RODA - TIPO - RECTAGUARDA Liga de alumínio, multi-raios
BATERIA 12 V/11 AH
ÂNGULO DA COLUNA DE DIRECÇÃO 25° 05’
DIMENSÕES (mm) 2.035 x 720 x 1.200 mm
QUADRO Aço; geometria tipo diamante
DEPÓSITO DE COMBUSTÍVEL (Litros) 13 litros
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL 3,3l/100km (30,2km/l) (método WMTC)
DISTÂNCIA LIVRE AO SOLO (mm) 145 mm
PESO EM ORDEM DE MARCHA (kg) 164 kg
ALTURA DO ASSENTO (mm) 785 mm
TRAIL (mm) 98 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm) 1.380 mm
EMBRAIAGEM Multi-disco banhada em óleo
TRANSMISSÃO FINAL Por corrente
CAIXA DE VELOCIDADES 6 Velocidades
Informação e dados técnicos obtidos em: http://www.honda.pt/ Imagens obtidas em: http://powersports.honda.com; http://www.motorival.com