Autor Tópico: A mítica Pan European  (Lida 4062 vezes)

Setembro 13, 2016, 14:04:18, 14:04
Lida 4062 vezes

Fortunato

  • Visitante
Já alguém ouviu dizer ou leu alguma coisa que finalmente a Honda vai "refazer" a Pan European e lançar um novo modelo desta mítica montada, para 2017?

Setembro 13, 2016, 14:12:20, 14:12
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim...e já não acredito muito. LOL

Há uns 2 anos que se fala no assunto, mas a haver algo...tem levado tempo.  :D

Mas que era bem fixe darem uma nova alma a esse icónico modelo, isso era.  :nice: :nice:


IMAGEM AQUI DEIXADA JÁ CIRCULA HÁ ANOS....CALMA!!
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 13, 2016, 14:16:10, 14:16
Responder #2

Fortunato

  • Visitante
Esta será "sem sombra de dúvida" a minha próxima mota.
Seja o suposto novo modelo, seja o modelo actual.

Setembro 13, 2016, 14:17:00, 14:17
Responder #3

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
Espero bem que mantenham a configuração do motor (V4 com cambota longitudinal).
Porquê!?
É aí que reside o seu carisma.
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Setembro 13, 2016, 14:37:47, 14:37
Responder #4

pedroareias

  • Visitante
Pois, mas os V4 têm mais atrito e para piorar a situação a transmissão por cardan e engrenagens dissipa uma enorme quantidade de potência.

É uma pena. Podiam usar as correias dentadas com as Harley.

Espero bem que mantenham a configuração do motor (V4 com cambota longitudinal).
Porquê!?
É aí que reside o seu carisma.

Setembro 13, 2016, 14:39:20, 14:39
Responder #5

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
Pois, mas os V4 têm mais atrito e para piorar a situação a transmissão por cardan e engrenagens dissipa uma enorme quantidade de potência.

É uma pena. Podiam usar as correias dentadas com as Harley.

Espero bem que mantenham a configuração do motor (V4 com cambota longitudinal).
Porquê!?
É aí que reside o seu carisma.

Também és dos que pensa que um cardan faz perder potência (a rodos) nas motas!?
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Setembro 13, 2016, 14:41:48, 14:41
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Também és dos que pensa que um cardan faz perder potência (a rodos) nas motas!?


Não perdes pela demora, que o Pedro Areias mostra-te já um gráfico demonstrativo que...sim! :stuck_out_tongue_winking_eye: :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 13, 2016, 14:42:07, 14:42
Responder #7

Fortunato

  • Visitante
Para a malta que é um zero em mecânica, expliquem lá (com imagens se possível) o que é um cardan e como funciona, please.
E o porquê da suposta ou não perda de potência.

Setembro 13, 2016, 14:43:48, 14:43
Responder #8

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Primeiro acho que vai sair a nova Deauville com o motor da Africa Twin e DCT. Será algo para a EICMA já em Novembro se não existirem problemas.

Depois talvez em 2018 virá a nova Pan como o mesmo motor tal como a CTX1300, talvez para os 1,5l. Alias acho que a existência desta e sendo mais um icone da Honda a Pan vai levar mais tempo porque nada pode falhar e algumas falhas a serem corrigidas.

A espera para a quem deseja desde a muito é que é complicada....  não tenho duvidas que será "TOP noche"!
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Setembro 13, 2016, 14:44:45, 14:44
Responder #9

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
Cardan é  um elemento do sistema de transmissão por veio igual ao da Maria Alice.

Dizem que se perde muita potência pelo caminho e tal,  mas na práctica é um exagero.
Comparado com outros sistemas as perdas são residuais.
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Setembro 13, 2016, 14:46:24, 14:46
Responder #10

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
Primeiro acho que vai sair a nova Deauville com o motor da Africa Twin e DCT. Será algo para a EICMA já em Novembro se não existirem problemas.

Depois talvez em 2018 virá a nova Pan como o mesmo motor tal como a CTX1300, talvez para os 1,5l. Alias acho que a existência desta e sendo mais um icone da Honda a Pan vai levar mais tempo porque nada pode falhar e algumas falhas a serem corrigidas.

A espera para a quem deseja desde a muito é que é complicada....  não tenho duvidas que será "TOP noche"!

Cross.
A CTX 1300 leva o mesmo motor da actual Pan,  mas desta feita descafeinado.
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Setembro 13, 2016, 14:59:26, 14:59
Responder #11

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Primeiro acho que vai sair a nova Deauville com o motor da Africa Twin e DCT. Será algo para a EICMA já em Novembro se não existirem problemas.

Depois talvez em 2018 virá a nova Pan como o mesmo motor tal como a CTX1300, talvez para os 1,5l. Alias acho que a existência desta e sendo mais um icone da Honda a Pan vai levar mais tempo porque nada pode falhar e algumas falhas a serem corrigidas.

A espera para a quem deseja desde a muito é que é complicada....  não tenho duvidas que será "TOP noche"!

Cross.
A CTX 1300 leva o mesmo motor da actual Pan,  mas desta feita descafeinado.

Sim dei disso porque acompanho as noticias da Pan tal como o companheiro Fortunato.

O motor da STX para a CTX sofreu bastante alterações para melhorar o desempenho em baixas, alem de outros componentes do escape etc.... O que é perfeito para a utilização do DCT (que será a mais valia para muitos) e o aumento de cilindrada que penso que virá por ai, será para compensar o Euro4... Por isso a evolução será a partir deste CTX.

Se quiserem saber mais do Motor da Pan STX/CTX seguir este link. http://world.honda.com/CTX/engine/

esperemos para ver...
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Setembro 13, 2016, 15:03:49, 15:03
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
São "só" cerca de 40cv de diferença... :feliz:

Traduz-se em +/- 50% de potência a mais que a CTX...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 13, 2016, 15:11:56, 15:11
Responder #13

pedroareias

  • Visitante
Todos os mecanismos dissipam potência. Todos. Há alguns textos clássicos sobre o tema das engrenagens (Henriot, cf. http://numerique.dunod.com/LIVRES/ISBN/9782100599950.Livre).

E em todas as opções há vantagens e inconvenientes.

A questão é a quantidade de potência dissipada.

Textos "light" para o consumidor, mas com a informação que mencionei:
http://www.motorcyclenews.com/new-rider/2010/may/may0710-differences-between-shaft-and-chain-drive-/
https://www.youtube.com/watch?v=zPSmSDpVdxs
https://en.wikipedia.org/wiki/Motorcycle_components#Final_drive


Depois completo, estou com pouco tempo.

« Última modificação: Setembro 13, 2016, 15:16:24, 15:16 por pedroareias »

Setembro 14, 2016, 15:13:33, 15:13
Responder #14

Manhas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 253
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: X8 250 ie
  • Localidade: Lisboa
Todos os mecanismos dissipam potência. Todos. Há alguns textos clássicos sobre o tema das engrenagens (Henriot, cf. http://numerique.dunod.com/LIVRES/ISBN/9782100599950.Livre).

E em todas as opções há vantagens e inconvenientes.

A questão é a quantidade de potência dissipada.

Textos "light" para o consumidor, mas com a informação que mencionei:
http://www.motorcyclenews.com/new-rider/2010/may/may0710-differences-between-shaft-and-chain-drive-/
https://www.youtube.com/watch?v=zPSmSDpVdxs
https://en.wikipedia.org/wiki/Motorcycle_components#Final_drive


Depois completo, estou com pouco tempo.
Acho que este assunto vale a pena ser discutido em tópico próprio.

Pedro Areias, quando tiveres tempo para essa partilha, podes a fazer num tópico da Mecânica?

Setembro 16, 2016, 14:34:30, 14:34
Responder #15

JPA

  • Visitante
Alguém se lembra do modelo de lançamento em 1989 ou 1990?

Eu recordo-me de a ter visto no stand, e na época causava muito "frisson" no pessoal das motas bem mais velhos do que eu que discutiam os argumentos da utilização de um cardan por parte da Honda numa moto de turismo.

Havia na época uma coisa feia para burro cujos cardans eram péssimos e sempre a precisar de uma cara manutenção, tratava-se da K100 da BMW.



Setembro 16, 2016, 15:02:00, 15:02
Responder #16

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
Para além de outras inovações, as Pan vieram demonstrar que esses sistemas podiam ser fiáveis.
Não foi em vão que nos anos 90 as XV das yamaha e as Suzetes Intruder os levassem.
Curiosamente tudo motos com entrega de binário a baixa rotação e configuração em V.
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Setembro 16, 2016, 16:08:29, 16:08
Responder #17

JPA

  • Visitante
Pois era. 

A Yamaha tinha uma das mais bonitas "choppers" com a série Virago qe foi tanats vezes copiada pelos chinocas.

A Virago 1200 bicilindrica arrefecida a ar, que idem tinha cardan, era de ficar a olhar para ela.

Tirando esse modelo, a Yamaha não oferecia mais nenhuma com esse sistema de transmissão, e se me recordo, tudo apontava numa resposta rápida de inovar a FJ 200, o que nunca se veio a concretizar.

A FJ1200 costumava dar algum "bailinho" às PAN's, mas a suavidade, conforto e as malas laterais de série da PAN era o grande argumento.

A PAN EUROPEAN talvez tenha sido uma das melhores turísticas de sempre que o Japão produziu, pois de igual modo a fiabilidade a longo prazo dos Hondas Civics e Accords,  também ajudaram a contruir uma imagem francamente positiva da marca Honda em termos globais.

Eram outros tempos...