Autor Tópico: Liberdade...explica-se ou sente-se?? Andar de moto parece ajudar à resposta!!  (Lida 2371 vezes)

Setembro 24, 2016, 22:47:29, 22:47
Lida 2371 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Liberdade...explica-se ou sente-se?? 
Andar de moto parece ajudar à resposta!!


Havendo dificuldade na reprodução, ver AQUI



Podia escrever aqui todo o tipo de coisas que ajudam à explicação do que é afinal a liberdade.
Aliás, estou perfeitamente convicto de que todas as formas que se encontrarem para a descrever, poderão ajudar à sua explicação e estarão, com toda a certeza, correctas...

...mas... e senti-la de uma forma bem diferente??

Essa mesma liberdade poderá de facto sentir-se de uma forma bem diferente daquela que vem nos livros??

Não me refiro à liberdade de expressão....

Não me refiro à liberdade editorial....

Não me refiro à liberdade religiosa....

Não me refiro à liberdade de pensamento...

Não me refiriro à liberdade na orientação sexual...

Não me refiro à liberdade de cada um viver como entender...

...
...
...

Não me refiro porventura sequer a uma definição propriamente dita de "liberdade"!!

Mas a pergunta com que nos deparamos, quando somos só nós e a moto que conduzimos, tem algo de liberdade na sua resposta...algo que se sente e dificilmente se explica.

E tal como tantos, eu sou mais um a dizer...é uma sensação de liberdade!!  :)




« Última modificação: Setembro 24, 2016, 23:27:53, 23:27 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 25, 2016, 01:35:12, 01:35
Responder #1

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882

Setembro 25, 2016, 02:00:45, 02:00
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Depende do tema que se aborda... :nice:

No que toca ao andar de moto e à sensação prazenteira que é daí obtida, acredito que não serão muitos os que a desceverão com facilidade.

"É uma sensação de liberdade...", dirá a maioria. E na verdade até estão de alguma forma correctos, escusando-se a mais explicações.  ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 25, 2016, 13:26:22, 13:26
Responder #3

rodrigues

  • Visitante
Eu não diria que me sinto em liberdade ao andar de mota pois estamos sempre presos a algo quer queiramos ou não, se no meu caso é os meus Pais para outros serão os filhos etc. etc.

Diria antes que entro num estado de libertação de espírito mesmo que passageiro, o que é diferente de me sentir em liberdade.

Os que usam a mota como transporte casa trabalho nem tempo têm para sentir esse estado de libertação pois já é uma rotina.

Setembro 25, 2016, 13:31:50, 13:31
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Será então uma derivação da liberdade... :)

....o tal estado de espírito que, em determinados momentos, se livra do apego às situações e tormentos da vida.

Será, dentro de certas condicionantes, uma espécie de liberdade de espírito... :)

Por essa razão eu escrevi... "Não me refiro porventura sequer a uma definição propriamente dita de "liberdade"!!".
« Última modificação: Setembro 25, 2016, 13:32:56, 13:32 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 25, 2016, 13:38:46, 13:38
Responder #5

rodrigues

  • Visitante
Será então uma derivação da liberdade... :)

....o tal estado de espírito que, em determinados momentos, se livra do apego às situações e tormentos da vida.

Será, dentro de certas condicionantes, uma espécie de liberdade de espírito... :)

Por essa razão eu escrevi... "Não me refiro porventura sequer a uma definição propriamente dita de "liberdade"!!".

Chama-se a isso entrar em estado de Liberação, ver-se livre de qualquer coisa mesmo passageiro.

Quando chegamos ao destino, desligamos a chave e sentimos que descemos á terra, então o andar de mota tem significado, definir esse sentimento é que é difícil.

Setembro 25, 2016, 15:22:13, 15:22
Responder #6

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1963
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Andar de moto é único e não tem explicação as sensações que sentimos montados nelas.

Chamem o que quiserem mas andar de moto sentimo-nos fora deste mundo tal é a sensação.

João  :scooter: :scooter:

Setembro 25, 2016, 21:26:11, 21:26
Responder #7

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Andar de mota é uma forma de liberdade  :tirarchapeu:  não será uma liberdade absoluta porque essa não existe, mas é uma das nossas liberdades, cujo conjunto é mais do que a soma das partes.
A maneira como se sente e como se exprime é individual e única.  :cool:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 25, 2016, 22:23:21, 22:23
Responder #8

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Diria antes que entro num estado de libertação de espírito mesmo que passageiro, o que é diferente de me sentir em liberdade.

Exacto.
É a perspectiva racional de tudo isto.

E essa "libertação de espírito" não é exclusivo a conduzir uma moto.
Certamente que conduz um barco, salta salta de paraquedas ou caça pokemons poderá descrever algo similar! :)

Os que usam a mota como transporte casa trabalho nem tempo têm para sentir esse estado de libertação pois já é uma rotina.

Sim.
No entanto, quando por algum motivo é necessário efectuar o mesmo percurso de carro, dá-se valor à suposta rotina!
(A não ser que seja um carro fantástico cujo prazer de condução nos deixe com sorriso de orelha a orelha)

...não será uma liberdade absoluta porque essa não existe, mas é uma das nossas liberdades, cujo conjunto é mais do que a soma das partes.

Sim.. abstraindo de todas as burocracias necessárias, dos custos do combustível, IUC, seguro, de todas as leis e regras do código da estrada que somos obrigados a cumprir e ignorando o facto de existirem entidades que nos penalizam... bem espremido até se consegue encontrar uns pedacinhos de liberdade! :P


« Última modificação: Setembro 25, 2016, 22:25:55, 22:25 por dfelix »

Agosto 20, 2019, 08:09:31, 08:09
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Este "jovem" parece saber muito bem o que é sentir-se livre e numa boa onda a andar de moto.

Seja isso passível de ser explicado por palavras ou não...  :yeah:
Um tipo que parece curtir bastante a sua música e a condução da moto naquelas estradas dos States.  ;D



LINK para vídeo...

Por momentos vamos esquecer o facto de não usar capacete. Deve estar num dos Estados Norte-Americanos que o permite...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 04, 2020, 16:11:05, 16:11
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Se isto vira moda, ainda vai haver muita gente a trocar as suas motos por uma coisa destas.  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Não deve haver muito maior sensação de liberdade do que voar...
Uma ideia que passa a ser uma das concorrentes directas à óptima sensação que é...andar de moto.



LINK Directo para Vídeo...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 04, 2020, 18:35:32, 18:35
Responder #11

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1927
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Interessante mas... Não creio que tenha assim tanto sucesso, para além de consumir combustíveis fósseis vai ser uma dor de cabeça regulamentar o uso daquela geringonça voadora.
Mas eu gostava muito de experimentar. 👍
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Janeiro 04, 2020, 19:34:30, 19:34
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Claro que estava a brincar... :)

Aquilo de maneira nenhuma substituiria o gosto de andar de moto, ainda que veja ali motivos de sobra para deixar um tipo extasiado.  :feliz:

Mas um preço que imagino elevadíssimo, os perigos (com toda a certeza maiores do que andar de moto) e as muitas  limitações legais que rapidamente iriam aparecer ao seu uso caso se tornasse numa venda exponencial, talvez fossem motivos bastantes para dificultar a vida àquela maquineta ao estilo "Iron Man".

Mas a ideia de cada um poder sentir-se como o personagem Tony Stark não deixa de agradar...  ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 24, 2020, 15:55:28, 15:55
Responder #13

Rodrigues1

  • Visitante
Sensação de liberdade ?,..

Só se acabasse de sair da prisão o que felizmente não acontece

Diria antes que é uma sensação de enquadramento com a natureza como por exemplo caminhar pelas montanhas ou remar pelo mar alto longe de terra ou até fazer BTT por trilhos sinuosos.

O não ter vidros nem portas à nossa volta permite o enquadramento a que me refiro

Sei que para alguns andar de mota é roçar com os joelhos no chão nas curvas e provocar o perigo pois têm falta de adrenalina pura e quase nem olham para o que os rodeia.

Para mim andar de Mota é poesia, ler sentindo cada palavra

Janeiro 24, 2020, 16:41:35, 16:41
Responder #14

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Se isto vira moda, ainda vai haver muita gente a trocar as suas motos por uma coisa destas.

Se um simples drone já envolve uma série de aborrecimentos o que não seria se toda a gente começasse a invadir espaços aéreos.
Adorava experimentar esse brinquedo.

Sei que para alguns andar de mota é roçar com os joelhos no chão nas curvas e provocar o perigo pois têm falta de adrenalina pura e quase nem olham para o que os rodeia.

Olha-se o suficiente para desviar de quem aparece a pastelar na frente..
E claro, manter a visão periférica à espreita dum eventual radar escondido.




Janeiro 24, 2020, 19:17:50, 19:17
Responder #15

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
No meu caso, e falando apenas por mim, comparo o andar de moto com os tempos em que ia á pesca. Pelo menos, quando vou em viagem, no transito urbano é impossivel de atingir esse estado de espirito.

Ia muitas vezes á pesca, muitas delas sozinho. Sem falar com ninguem, apenas concentrado naquilo que estava a fazer, com aquela sensação de "paz" como se não houvesse mais ninguem no mundo, completamente isolado do resto. Ouvindo apenas o barulho dos passaros. Servia-me para purgar o sistema.

De moto, sozinho ou acompanhado de mais motos, a sensação é muito parecida. Sem falar com ninguem, concentrado no que estou a fazer e como se não houvesse mais ninguem no mundo. Ouvindo apenas o barulho dos escapes. É claro que ir de capacete ajuda a atingir esse tipo de "isolamento".
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...