Autor Tópico: Pagar os documentos é um engana meninos?  (Lida 7366 vezes)

Outubro 18, 2017, 10:04:34, 10:04
Lida 7366 vezes

pacama

  • Visitante
Ontem falei com um cidadão que comprou uma PCX por 2900 euros. Eu disse-lhe que esse é o preço sem documentos. Ele disse que só pagou os 2900 euros e que essa história dos documentos é um engana meninos. Isso é mesmo assim? A suposta despesa dos documentos afinal vai pro bolso dos stands?

Outubro 18, 2017, 10:14:28, 10:14
Responder #1

carlos-kb

  • Visitante
Fazer o pedido de emissão de documentação, bem como o pedido de matricula e a impressão da chapa, tem um custo.

Óbvio que os stands se fazem cobrar disso e ainda lhe devem meter uma quota parte de lucro.

Agora, não é raro também essas despesas de documentação serem oferecidas pelo vendedor.... mas isso dependerá sobretudo da negociação e bonús que se consigam, entre o comprador e o vendedor.

Outubro 18, 2017, 10:15:15, 10:15
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não me parece propriamente um "engana meninos".  :)

A questão é que alguns concessionários oferecem a documentação ao invés de oferecer desconto em material ou plafond para esse fim...

...ao passo que outros optam por fazer o contrário.

Deixo também o alerta que ocasionalmente há marcas que têm como campanha precisamente a oferta do valor daquilo que designam como "despesas de documentação, preparação e eco-valor dos pneus".
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 18, 2017, 15:55:50, 15:55
Responder #3

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
O papel dos vendedores é maximizar a receita, por isso independentemente da natureza dos custos estão todos dentro do preço. A maneira como apresentam o preço e os descontos depende de cada vendedor, pode ser nos documentos, pode ser em material, pode ser no preço da mota, pode ser no valor de retoma. Por isso a comparação de propostas deve ser feita pelo valor líquido a pagar.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Outubro 18, 2017, 16:04:11, 16:04
Responder #4

PBarros

  • Visitante
O papel dos vendedores é maximizar a receita, por isso independentemente da natureza dos custos estão todos dentro do preço. A maneira como apresentam o preço e os descontos depende de cada vendedor, pode ser nos documentos, pode ser em material, pode ser no preço da mota, pode ser no valor de retoma. Por isso a comparação de propostas deve ser feita pelo valor líquido a pagar.
Nem mais.... :-\

Outubro 18, 2017, 16:48:22, 16:48
Responder #5

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Isso é mesmo assim? A suposta despesa dos documentos afinal vai pro bolso dos stands?

Os stands não sacam matriculas da cartola!
Têm de ser requeridas ao IMTT.
É esse processo assim como o fabrico da "chapa" e emissão do DUA que costuma corresponder ás "despesas de documentação".

Os veículos são colocados á venda por um PVP "recomendado" pelo importador de forma a evitar que os agentes andem a roer os calcanhares uns aos outros.
Parte deste PVP é margem de lucro.
E esta margem de lucro normalmente pode ser "negociada".
Escrevo "negociada" entre aspas pois dificilmente te baixam o preço! O que habitualmente fazem é abdicar de parte dessa margem de lucro em oferta de equipamento, duma primeira revisão... ou mesmo os documentos.

Ofererem os documentos é cada vez mais raro.
A oferta do equipamento e serviços é-lhes mais vantajoso.  Pois "oferecem-te" a preço de catálogo algo que compram a preço de revenda.

Quem tiver dinheiro disponivel a pronto ainda consegue fazer melhores negócios (Carlos, o exemplo do Luis Nogueira ;))

Isso também é cada vez menos habitual...

Pois tirando as marcas que têm as suas próprias financeiras (e essas até o crédito é-lhes conveniente) a generalidade recorre a cetelems e outras similares.
Para esses stands é irrelevante que a compra seja a crédito ou a pronto.
Eles recebem sempre o pagamento por inteiro.

Noutros tempos é que isso funcionava bem com as usadas!
Aparecias com um saco cheio de notas... aquilo nem era facturado, e saias de lá satisfeito com belo negócio... e garantia por boca!  :D


Outubro 18, 2017, 22:11:28, 22:11
Responder #6

salvador99

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 413
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: cb 500 X
  • Localidade: PÓVOA DE SANTA IRIA
Isso é mesmo assim? A suposta despesa dos documentos afinal vai pro bolso dos stands?

Os stands não sacam matriculas da cartola!
Têm de ser requeridas ao IMTT.
É esse processo assim como o fabrico da "chapa" e emissão do DUA que costuma corresponder ás "despesas de documentação".

Os veículos são colocados á venda por um PVP "recomendado" pelo importador de forma a evitar que os agentes andem a roer os calcanhares uns aos outros.
Parte deste PVP é margem de lucro.
E esta margem de lucro normalmente pode ser "negociada".
Escrevo "negociada" entre aspas pois dificilmente te baixam o preço! O que habitualmente fazem é abdicar de parte dessa margem de lucro em oferta de equipamento, duma primeira revisão... ou mesmo os documentos.

Ofererem os documentos é cada vez mais raro.
A oferta do equipamento e serviços é-lhes mais vantajoso.  Pois "oferecem-te" a preço de catálogo algo que compram a preço de revenda.

Quem tiver dinheiro disponivel a pronto ainda consegue fazer melhores negócios (Carlos, o exemplo do Luis Nogueira ;))

Isso também é cada vez menos habitual...

Pois tirando as marcas que têm as suas próprias financeiras (e essas até o crédito é-lhes conveniente) a generalidade recorre a cetelems e outras similares.
Para esses stands é irrelevante que a compra seja a crédito ou a pronto.
Eles recebem sempre o pagamento por inteiro.

Noutros tempos é que isso funcionava bem com as usadas!
Aparecias com um saco cheio de notas... aquilo nem era facturado, e saias de lá satisfeito com belo negócio... e garantia por boca!  :D
Eu quando comprei em Agosto de 2016 a cb 500 X, paguei 6200 €, preço final a pronto pagamento com oferta dos documentos e oferta total da primeira revisão, tem que se saber negociar e ter propostas de outras lojas. Cumprimentos

Enviado do meu MI 5 através de Tapatalk


Novembro 05, 2018, 10:46:17, 10:46
Responder #7

Lee Spin

  • Visitante
Quem tiver dinheiro disponivel a pronto ainda consegue fazer melhores negócios

Ao contrário. Em alguns stands de carros usados mais de 50 % do lucro vem de comissões de crédito.

Não tenho razão para acreditar que em stands de motos os incentivos sejam diferentes.

Isso só acontecia quando era tudo por fora

Novembro 05, 2018, 11:00:20, 11:00
Responder #8

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Eu quando comprei em Agosto de 2016 a cb 500 X, paguei 6200 €, preço final a pronto pagamento com oferta dos documentos e oferta total da primeira revisão, tem que se saber negociar e ter propostas de outras lojas.

Sim, há sempre uma margem para negociar.
Apesar de que é muito habitual optarem por "dar" equipamento que lhes custa 1/3 do preço afixado do que a documentação que lhes custa o mesmo que a nós.

 :)

Novembro 05, 2018, 11:45:54, 11:45
Responder #9

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
E porque raio é que há diferença de preço dos "documentos" entre diferentes marcas e até modelos da mesma marca, no mesmo stand?

Novembro 05, 2018, 12:26:32, 12:26
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Poderão ver neste simulador que p.ex. o custo de matrícula de um 125cc não é o mesmo de uma 600cc.  :)  :nice:

Depois existem outras despesas a acrescentar ao que se paga na compra.


https://impostosobreveiculos.info/isv/simulador-isv-motos/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 05, 2018, 12:55:18, 12:55
Responder #11

Lee Spin

  • Visitante
Quem tiver dinheiro disponivel a pronto ainda consegue fazer melhores negócios

Ao contrário. Em alguns stands de carros usados mais de 50 % do lucro vem de comissões de crédito.

Não tenho razão para acreditar que em stands de motos os incentivos sejam diferentes.

Isso só acontecia quando era tudo por fora

Então como é que o Stand OndaTorres anuncia desconto a pronto pagamento na compra das motas deles? Como é que pediam 2750€ chave na mão por uma PCX e no pagamento sem juros faseado a 36x dá 3300€ redondos?

Mas se é para falar de carros...não é este o fórum. Aconselho-o a mandar bitaites na Autohoje ou coisa parecida  :D

Bem... Tanto ódio ao carro. Não falei de carros. só fiz um paralelo entre os incentivos de um negócio que conheço e o das motas.

Sim, é anunciado sem juros mas tem os custos de abertura de contrato + imposto etc. A questão é que o preço base é mais negociável se deres a entender que queres crédito

Uma pessoa que tenha um negócio a vender marmelos e firme um contrato com a cetelem/credibom etc. negoceia geralmente um valor fixo por financiamento + percentagem de valor + rapel.

Vamos supor que o sr. Giomar Melo firma o contrato com a Credibom e recebe 200€/contrato + (altamente simplificado/geralmente é uma tabela) 5% valor financiamento + rapel de 1,5% se atingir 100.000€ financiamento por trimestre

O sr. Giomar Melo vendeu 49 contratos de 1 tonelada de marmelos este trimestre ao preço de 2000€ a tonelada de marmelo (que compra ao produtor a 1900€ a tonelada) perfazendo um total de financiamentos de 98,000€ que lhe dá 9800€+4900€ de comissão. Sucede-se que o Sr. Giomar Melo pode vender apenas mais uma tonelada a crédito e chegar aos 100,000€ acordados com a Credibom e ganhar + 1500€ em cima da comissão de 200€ + 5%(100 €).

No último dia do trimestre entram dois clientes na banca de marmelos e pedem a última tonelada de marmelo que falta ao sr. Giomar. A quem vende o sr. Giomar?
Será que compensaria ao sr. Giomar fazer um desconto a um cliente que quisesse comprar a última tonelada de marmelos a crédito?


P.S. O stand de carros usados em que trabalhei vendeu 3 motos o ano passado (retomas) e era prática corrente fazer push pelo crédito em qualquer veículo e garanto-te que no final do trimestre se faltasse pouco para atingir os objectivos do rapel até se divorciam pessoas para aprovar créditos.

Novembro 05, 2018, 13:21:18, 13:21
Responder #12

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
E porque raio é que há diferença de preço dos "documentos" entre diferentes marcas e até modelos da mesma marca, no mesmo stand?

Porque o IUC e o ISV não é o mesmo para todos os modelos  ;)

Ok, então qual a diferença de uma Kawasaki Versys 650 pvp 8990 eur e uma Suzuki V-Strom 650 pvp 8999 eur que justifique a primeira ter um custo de documentos de 521 euros e a segunda de 258 euros?


Edit: os valores do IUC são cobrados à parte nos casos acima.

« Última modificação: Novembro 05, 2018, 13:26:59, 13:26 por Svitre »

Novembro 05, 2018, 18:53:05, 18:53
Responder #13

Lee Spin

  • Visitante
Quem tiver dinheiro disponivel a pronto ainda consegue fazer melhores negócios

Ao contrário. Em alguns stands de carros usados mais de 50 % do lucro vem de comissões de crédito.

Não tenho razão para acreditar que em stands de motos os incentivos sejam diferentes.

Isso só acontecia quando era tudo por fora

Então como é que o Stand OndaTorres anuncia desconto a pronto pagamento na compra das motas deles? Como é que pediam 2750€ chave na mão por uma PCX e no pagamento sem juros faseado a 36x dá 3300€ redondos?

Mas se é para falar de carros...não é este o fórum. Aconselho-o a mandar bitaites na Autohoje ou coisa parecida  :D

Bem... Tanto ódio ao carro. Não falei de carros. só fiz um paralelo entre os incentivos de um negócio que conheço e o das motas.

Sim, é anunciado sem juros mas tem os custos de abertura de contrato + imposto etc. A questão é que o preço base é mais negociável se deres a entender que queres crédito

Uma pessoa que tenha um negócio a vender marmelos e firme um contrato com a cetelem/credibom etc. negoceia geralmente um valor fixo por financiamento + percentagem de valor + rapel.

Vamos supor que o sr. Giomar Melo firma o contrato com a Credibom e recebe 200€/contrato + (altamente simplificado/geralmente é uma tabela) 5% valor financiamento + rapel de 1,5% se atingir 100.000€ financiamento por trimestre

O sr. Giomar Melo vendeu 49 contratos de 1 tonelada de marmelos este trimestre ao preço de 2000€ a tonelada de marmelo (que compra ao produtor a 1900€ a tonelada) perfazendo um total de financiamentos de 98,000€ que lhe dá 9800€+4900€ de comissão. Sucede-se que o Sr. Giomar Melo pode vender apenas mais uma tonelada a crédito e chegar aos 100,000€ acordados com a Credibom e ganhar + 1500€ em cima da comissão de 200€ + 5%(100 €).

No último dia do trimestre entram dois clientes na banca de marmelos e pedem a última tonelada de marmelo que falta ao sr. Giomar. A quem vende o sr. Giomar?
Será que compensaria ao sr. Giomar fazer um desconto a um cliente que quisesse comprar a última tonelada de marmelos a crédito?


P.S. O stand de carros usados em que trabalhei vendeu 3 motos o ano passado (retomas) e era prática corrente fazer push pelo crédito em qualquer veículo e garanto-te que no final do trimestre se faltasse pouco para atingir os objectivos do rapel até se divorciam pessoas para aprovar créditos.

Tudo muito bonito no stand do Sr Guiomar Melo, mas vender carros não é a mesma coisa que vender motas. Os valores, os impostos...é tudo diferente a nível de valores e quiçá instruções empresariais da própria entidade que os vende.

Mas continuo à espera que me explique o que lhe disse acima:
Citar
Então como é que o Stand OndaTorres anuncia desconto a pronto pagamento na compra das motas deles? Como é que pediam 2750€ chave na mão por uma PCX e no pagamento sem juros faseado a 36x dá 3300€ redondos?


Vou puxar uma cadeira que pelos vistos, mais vale esperar sentado.
Os 0% de juros são 0% taxa de juro anual nominal e não de taeg que devia ser a taxa para a qual olhamos quando fazemos decisões de crédito.


Às condições de financiamento 0% TAN acrescem despesas processuais, tais como Imposto de Selo, Comissão de Abertura de Dossier e Despesas de combrança, incluídas na TAEG.

Portanto (2750€+despesas processuais)/36

Os stands têm mais incentivo a baixar o valor base se cheirarem crédito.


Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk


Novembro 05, 2018, 19:19:26, 19:19
Responder #14

Lee Spin

  • Visitante
Para si deixo-lhe uma verdade incontestável porque não tenho paciência para aturar "nhurros".

epa. same...

Novembro 05, 2018, 19:25:55, 19:25
Responder #15

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Quem tiver dinheiro disponivel a pronto ainda consegue fazer melhores negócios

Ao contrário. Em alguns stands de carros usados mais de 50 % do lucro vem de comissões de crédito.

Não tenho razão para acreditar que em stands de motos os incentivos sejam diferentes.

Isso só acontecia quando era tudo por fora

Então como é que o Stand OndaTorres anuncia desconto a pronto pagamento na compra das motas deles? Como é que pediam 2750€ chave na mão por uma PCX e no pagamento sem juros faseado a 36x dá 3300€ redondos?

Mas se é para falar de carros...não é este o fórum. Aconselho-o a mandar bitaites na Autohoje ou coisa parecida  :D

Isso é porque a OndaTorres não é uma multinacional e não tem acordo com uma financeira que assuma o risco, não tendo rappell.

Mas de facto há diversos stands e representante que empurram para o crédito porque ganham mais. Ganham o mesmo dinheiro que vendendo a pronto, mais uma comissão por ter angariado o financiamento.

Não sei nas usadas mas nas novas vê-se muitas campanhas de financiamento onde quem ganhas as comissões é o importador.

Não me espantava se o importador desse um bonuzitos aos stands que vendam motas pela campanha.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Novembro 05, 2018, 19:40:54, 19:40
Responder #16

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Eu sei disso.

Mas estamos a falar na óptica do cliente e não do stand.

Na óptica do cliente que tem dinheiro vivo, dar 2750€ é SEMPRE menos que 3300€.


Isso sim... O dinheiro para pagar rappeis incentivos e outros que tais tem de vir de algum lado: Do cliente. Não há milagres :)
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Novembro 05, 2018, 19:46:22, 19:46
Responder #17

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
E porque raio é que há diferença de preço dos "documentos" entre diferentes marcas e até modelos da mesma marca, no mesmo stand?

Porque o IUC e o ISV não é o mesmo para todos os modelos  ;)

Ok, então qual a diferença de uma Kawasaki Versys 650 pvp 8990 eur e uma Suzuki V-Strom 650 pvp 8999 eur que justifique a primeira ter um custo de documentos de 521 euros e a segunda de 258 euros?


Edit: os valores do IUC são cobrados à parte nos casos acima.

Pode haver diferenças de preço relacionado com a Alfandega. Mas não sei se nessas marcas há diferenças de procedimento. Parece-me que vêm já montadas e essa é a situação alfandegária mais cara.

O preço real de documentos situa-se entre os 200 e os 300 euros. O resto é o trabalho de tratar da papelada.

Quando alguém tem uma mota a vender por 6.000 euros + 400 euros de documentação e diz que oferece a documentação seja porque motivo for, na prática esta a oferecer um desconto de duzentos e tal euros mais o trabalho necessário a obtenção de matricula e pagamento do ISV.

O ISV e a taxa de matrícula existem não são engana meninos, os stands podem é vender mais cara, que é a margem do seu trabalho.
« Última modificação: Novembro 05, 2018, 19:52:34, 19:52 por saraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Novembro 05, 2018, 20:16:38, 20:16
Responder #18

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Fui ao site da Honda Torres e encontrei a campanha que  julgo se estará a falar mais acima....

Os valores estão discriminados e incluem seguro mensal (x33) para precaver um eventual incumprimento. Pode até ser uma perda de emprego por parte do signatário, p.ex.

"HONDA PCX 125 C/ ABS
Ref. PCX125
CRÉDITO 0% JUROS (OFERTA 75€ EM ACESSÓRIOS)

S/ ENTRADA
 
PRAZO: 33 MESES

MENSALIDADE: 98,34€

(SEGURO PROTEÇÃO AO CRÉDITO INCLUÍDO NO VALOR DA PRESTAÇÃO - 4,37€/MÊS)

(150€ DESPESAS CONTRATO + 48,29€ ISUC PAGO NA 1ª MENSALIDADE)

DOCUMENTAÇÃO: 300€"




https://www.ondatorres.pt/pt2/honda-pcx-125-2018.html
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 07, 2018, 10:34:19, 10:34
Responder #19

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Uma pergunta simples;

No stand a mota custa 2500€

O stand a pronto faz 2500€

O cliente necessita de credito!

A mota custa 2500€ + custas de credito + juros de credito+ etc...

O stand recebe sempre os 2500, seja a pronto ao a credito, o cliente é que tem que pagar mais!
Omnia tempus habent

Novembro 07, 2018, 11:22:17, 11:22
Responder #20

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
O cliente é que precisa do crédito. Não é o stand.

Mas.. qual era mesmo a pergunta?  :)

Novembro 07, 2018, 13:56:33, 13:56
Responder #21

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
 :yeah: :offtopic:

Era só para responder!!
Omnia tempus habent