Autor Tópico: 1a Mota - Preciso de ajuda!  (Lida 1819 vezes)

Março 21, 2022, 14:42:43, 14:42
Lida 1819 vezes

Dalzas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Sintra
Boas a todos!!

Como pequena introdução, digo-vos que depois de velho, 43 anos  :stuck_out_tongue_winking_eye:, é que me deu para tirar a Carta A!!!
Na passada 5a feira a MT-07 levou me/levei-a a bom porto e fui aprovado... Até sábado a adrenalina serviu... Hoje ando a bater mal sem montada e já sem ter aulas para matar o bichinho de querer andar de mota!

Não tinha qualquer experiência a andar de mota antes de tirar a carta, e se me dissessem em dezembro de 2021 que eu me sentiria bem a conduzir uma MT-07 eu iria rir-me no mínimo mas a verdade é que adorei a mota... Mas o preço mesmo usado..Ui, ui!
Tenho 1,79m e 97Kg, pelo que até 200kg de mota não me assustaram muito, na MT-07 assento os calcanhares no chão com facilidade,  e neste momento estou aqui a pedir-vos que me ajudem em algumas dúvidas que me andam a pôr a cabeça em água...

Sei que não gosto de cruisers nem scooters, para mim claro, e motas super desportivas as minhas costas "mandaram me uma carta" a dizer que não! :P
Para o meu gosto procuro qualquer coisa dentro das naked, sport touring, trail, basicamente algo em que consiga uma posição minimamente direita de costas, e quanto a cilindradas penso que o melhor será dos 500cc a 700/750cc.

Orçamento - 4000 a 5000 se for menos melhor! (com a ajuda do irs, férias e se se justificar mais um empréstimozito, portanto até junho 2022 lol)

Preocupam-me consumos, manutenções (acho as zontes bem bonitas mas manutenções de 3000 em 3000km??!!) e claro fiabilidade, mas isso que será transversal a todos. Faço diariamente IC19 e 2a Circular (para quem conheça)...

Agora as dúvidas:

Até que ponto deverei ponderar motas mais "idosas", estilo cb500 e GS500 1999-2004, Achei uma Fazer 600 (a que vi era de 2010) lindíssima mas já com 60k+ km, uma sv650 S com quase 60k km, Transalp de 1999 a 2005-6... A nível de consumos serão muito brutas? Manutenções muito dispendiosas?
Depois andei a ver mais recentes de 2014 a 2020 onde vi cb500f, cb500x, versys 650 (acho que mais carita) e infelizmente MT-07 já roçava os 6000€ ou mais, que para primeira mota me custa bastante.

Sei que este meu pedido ainda é vago, e sim, irei começar no próximo fim de semana a ver alguns stands (linha de sintra) par ame sentar em algumas motas e ver o que anda pelo mercado, mas todas as dicas sobre motas, stands ou "negociantes" de boa índole :) que me puderem dar serão tratadas como inputs valiosos! Bem como qualquer informação adicional que julguem necessário perguntar para melhor me ajudar estejam à vontade pois só tenho a agradecer!

Como referi, tenho 43 e também um filho pequenote, sei que os perigos andam à espreita, mas posso dizer que sou um condutor calmo e sem grandes necessidades de enormes velocidades há muitos anos e julgo que como motociclista tentarei ser o mais semelhante possível (o máximo que me senti confortável para dar na MT-07 foram 92km/h mas apenas tenho 12 horas em cima de veículos de 2 rodas, mas mesmo no carro raramente vou aos 150 e ele dá bem mais que isso facilmente)...

Obrigado desde já deste vosso companheiro "apeado"!
« Última modificação: Março 23, 2022, 11:32:09, 11:32 por Dalzas »

Março 21, 2022, 17:01:13, 17:01
Responder #1

mrsantos

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: F 900XR
  • Localidade: Moita
Boas e bem vindo ao mundo das duas rodas.
Eu também "recomecei" a andar de mota por volta dos 42 anos (tenho 49 agora), apesar de ter andado muito até aos 20 anos. Acho que fazes bem em ver com calma, a pressa é o pior inimigo na compra da mota.
Depois de definires o que procuras, procura entre as usadas porque existem muitos bons negócios por ai. Eu já vou na 3 mota desde que recomecei e sempre comprei usadas.
Quanto ao tipo de mota, pelo que dizes deves ficar bem servido com uma naked ou trail, tipo a CB500X que falaste. Não te esqueças que numa trail vais ter mais proteção aerodinâmica, logo mais conforto a rolar. A CB500X é uma excelente opção, tem um motor fiável, prestações agradáveis e agora que saiu a versão 2022, vais encontrar de certeza algumas usadas do modelo anterior a bom preço.

Março 21, 2022, 19:11:33, 19:11
Responder #2

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra

Bem vindo do fórum!!

Boas a todos!!

Como pequena introdução, digo-vos que depois de velho, 43 anos  :stuck_out_tongue_winking_eye:, é que me deu para tirar a Carta A!!!
Na passada 5a feira a MT-07 levou me/levei-a a bom porto e fui aprovado... Até sábado a adrenalina serviu... Hoje ando a bater mal sem montada e já sem ter aulas para matar o bichinho de querer andar de mota!


 Estás mesmo na idade de começar nas motos! Pelo menos já tens obrigação de ter algum juizo...  :D

Participa e diverte-te !
 :convivio:
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Março 21, 2022, 19:52:18, 19:52
Responder #3

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 467
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Viva meu caro!
Como referiu, os consumos, fiabilidade e manutenções são fatores decisivos na sua compra. Portanto, se eu estivesse na sua situação ponderava talvez uma BMW GS310, Honda CB500X ou talvez uma Kawasaki Versys 300, isto no estilo Trail, pois são confortáveis, com um intervalo de manutenção  mais "alargado" comparando com os intervalos de manutenção da Zontes e oferecem um consumo médio a rondar os 3l-4l/100km.
Quanto a nakeds, acho que dentro do orçamento que tem disponível consegue encontrar algo como uma Kawasaki Z300(versão anterior) ou a Z400(a nova), mas também tem a versão R, a Ninja 400 que tem uma posição de condução parecida à naked, como referiu tem também a CB500F.
Claro que estas que indiquei não se comparam à potência da MT 07, nem têm tanta aceleração (torque) como uma, porém acabam por ser mais económicas e mais leves que uma MT 07 e algumas delas, não pagam IUC (aquelas abaixo de 350cc).
Quanto às motas mais antigas, eu pelo menos não recomendo, pois geralmente são motas mais pesadas e muitas delas nem sequer têm travões com sistema ABS nem controlo de tração, itens que considero itens de segurança, e que por vezes fazem diferença entre ir ao chão ou ficar apenas com o susto. Pelo menos, falo por mim, que andei um tempinho com uma XJ6 de 98 e cheguei a apanhar um susto numa travagem mais forte, fora as vezes que já a deixei cair.
Isto foi apenas a minha opinião. Mas cada um sabe de si.
Boa sorte na compra! Tudo de bom!  :nice:
« Última modificação: Março 21, 2022, 20:13:48, 20:13 por JustGil »

Março 21, 2022, 19:55:53, 19:55
Responder #4

lrodrigues

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 97
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: BMW R 1200 GS / Honda Forza 350
  • Localidade: Porto

Março 22, 2022, 10:31:39, 10:31
Responder #5

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Olá sendo uma mota para uso diário e considerando o orçamento "limitado" recomendo-te a equacionar dentro das despesas bom equipamento, principalmente o de proteção... principalmente para o Inverno.

Lembra-te: "Equipa-te sempre para cair"

Quanto às motas:

As MT em 2ª mão, esquece lá isso. Mais vale o esforço e comprar nova.

Quanto a outras (modelos novos) depende sempre do teu gosto, da tua carteira e do sistema de financiamento.

Quanto a 2ª mão, tem atenção a alguns pormenores importantes: estado geral do veículo e revisões (e quanto tempo falta para as grandes revisões: afinar válvulas ou outros)

Quanto à cilindrada:
Eu comecei com uma 300cc (tenho carta à muitos anos) e curiosamente, eu que detestava scooters ou aceleras, comprei uma Forza 300cc. Uma maxiscooter, cheia de plásticos e com o trabalhar de um "secador".

No entanto não imaginas o que a mesma me foi útil durante vários anos a fazer 2ª circular "para cima e para baixo". O espaço de arrumação, a proteção aerodinâmica, a cilindrada pequena e os intervalos de revisão, foram essenciais para que eu evoluísse na minha "carreira" motard.

Hoje conduzo uma naked de cilindrada superior mas não faço tantos percursos citadinos ou com demasiada fila. A diversão aumentou, o prazer de condução mudou. Tecnicamente tive que melhorar (ainda estou a melhorar) para fazer face à transição acelera-mudanças, mas tem corrido bem.

Acho que deves ter em atenção à cilindrada que compras e se for sempre abaixo dos 700cc da MT sentirás sempre diferenças, no entanto existem outras qualidades que deves ter em conta quando escolhes a TUA mota e qual as características que dás primazia não esquecendo que, se fores utilizá-la diariamente, tens que ter atenção a outros fatores: chegar bem com os pés ao chão, manobrabilidade entre carros, peso, etc. etc.

Deixa-te apaixonar pela mota que queres e depois, racionalmente: quanto é o ICU, qual o consumo, intervalo de manutenções, etc.etc.





Março 22, 2022, 17:46:33, 17:46
Responder #6

Dalzas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Sintra
Boas a todos!!!
Ando há 2 dias a tentar responder desde que o companheiro mrsantos me respondeu, mas cada vez que começo alguém se lembra de me vir pedir alguma coisa... Que chatice, já nem no trabalho se pode responder a tópicos em fóruns!!!  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Indo por ordem dos vossos conselhos e partilha de experiências...

Obrigado mrsantos, a cb500x foi em boa verdade das primeiras motas que me chamou a atenção, uma mini touring bike "jeitosinha", e tocaste num bom pormenor a questão da proteção aerodinâmica, de facto como a única experiência de motas que tenho foi a MT-07 e a apenas 92km/h no máximo, não tenho bem a noção de ir um pouco mais rápido a levar tareia do vento...
Depois a questão do motor fiável, prestações calminhas para um "pulso" inexperiente e relativamente poupadinha... Acredita que me voltaste a pôr à procura desta menina à venda!  :nice:

SARider, acredites ou não depois de ler a tua mensagem demorei uns 5 minutos a conseguir voltar a pôr um ar sério... Altura em que chamei a minha mulher e lhe disse "vês amor, a malta experiente concorda... Tenho a idade ideal para começar pois já tenho mais juízo!!"... Ela ainda não me disse se ficou convencida!!!  :lolol:

JustGil desde já obrigado pela partilha quanto à questão das motas mais velhitas, de facto mais vale dar mais um pouco e ter um susto do que poupar e "andar a apanhar os bocados" depois. Bem sei que a MT-07 não terá ficado como a melhor referência para primeira experiência, mas acredite-me quando digo que penso ser humilde o suficiente para saber que uma coisa foi eu ter passado o exame com ela, a outra é eu ter a consciência que provavelmente não será a mota mais simpática para eu ter nas minhas mãos inexperientes face a um susto qualquer... Por isso terei todo o gosto de com calma ir aprendendo mais qualquer coisita e se tiver de vir a ter uma no futuro, que seja quando eu tiver mais "bagagem" como motociclista. Gostei da Versys 300, mas corrijam-me se estiver errado, acho que a cb500x é um pouquinho mais mota e também perfeita para um iniciante nas duas rodas, certo? E realmente começo a pender para ir ver uma e experimentá-la, mas para já vejo várias coisas que gosto nela... Tirando as jantes, não porque eu gostasse mais com raios mas mesmo assim acho que podia ser mais bonitita! (falo da 2019 caso haja diferenças nas jantes pelos anos)

lrodrigues Obrigado!!

Jviegas, Agradeço desde já a lembrança sobre o equipamento, nunca é demais reforçar e concordo plenamente. De facto para a chuva ainda não tenho nada apropriado... Ainda neste campo, eu acho que me vou "comportar bem"... No início das aulas de condução a instrutora queria que eu andasse sem luvas para "ter mais sensibilidade... Eu acho que só comecei a andar bem quando as comecei a usar... Sem luvas podia ter mais sensibilidade mas não me saia da cabeça a imagem de como ficariam as mãos caso eu caísse... Tal como ver muitos outros alunos a ter as aulas com "tenizinho e meinha baixa"... Nada contra mas a mim arrepiava-me, ainda não tenho calçado próprio mas pelo menos levei sempre umas botas de couro que sempre davam uma mínima proteção nos tornezelos.
Também investi logo num AGV K3 SV.... Bem sei que não é topo mas também não é dos piores e até agora estou contente.

Sim, eu já pus de parte a MT, não só pelo dinheiro, mas porque para primeira mota certamente não será a que melhor me deixará aprender, aquele acelerador não perdoa... Primeiro que eu aprendesse a soltar com calma a embraiagem era com cada salto lol

Reforço que não tenho nem terei nenhum preconceito com as scooters, apenas adoro a questão das mudanças, posso parecer masoquista pois compreendo que é mais confortável eliminar a questão da embraiagem/mudar as mudanças da equação, mas de facto adoro ter o meu "lado esquerdo" ocupado  ;D

Provavelmente vou seguir mesmo o caminha das usadas, que desde já agradeço as dicas, e também sei que tenho a referência como disse da MT, mas sinceramente neste momento acho que até uma 125 me satisfazia lol... Estou a ressacar 2 rodas!!!

Estou de facto inclinado até agora para a cb500x... Com 1,79m sei que não sou altíssimo mas não creio que vá ter problemas com o chegar com os pés ao chão.

Agora pergunto-vos, sendo que me estou a inclinar para a cb500x, a vossa opinião que bem sei que será uma opinião e não uma verdade absoluta nalguns casos, ainda assim a vossa experiência será sempre bem vinda...

-Parece-vos uma boa escolha para uso diário?
-Manobrabilidade entre carros, é aceitável?

Entre a panóplia de modelos, tenho visto 2014,2016, 2018, 2019 e 2020 que serão no máximo o que tenho visto de preços mais "agradáveis"...

-Reparei que o painel de instrumentos varia a partir da 2019, essencialmente já mostra a mudança engatada (se bem que isso não é essencial, certo?) e é mais "bonitinho"
-Também a partir do modelo 2019 traz jante 19" à frente... Não planeio fazer muito ou mesmo nenhum off-road, será mais estrada mesmo... Será essencial? (desculpem se é uma pergunta tola)

Basicamente com estas ideias que expus... Devo procurar algum ano em específico? Existe algo que ficarei a perder imenso se por exemplo optasse por uma de 2014? (A que vi, tinha já uns 46k km mas tinha tudo certinho a nível de livro de revisões completo na marca, chaves todas, etc. é um "claro não"?

Obrigado pela vossa paciência para com as minhas perguntas de noob (nabo :lolol: )

Tudo a rolar bem!!!

Março 22, 2022, 19:25:52, 19:25
Responder #7

mrsantos

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: F 900XR
  • Localidade: Moita
Acho que ficas bem servido com a Honda CB500X. Tenta encontrar uma do modelo de 2019 em diante, mas se encontrares um excelente negócio do modelo de 2017/2018 também ficas bem servido.
É tudo uma questão de quanto queres/podes gastar e o que encontras.

Dou-te o meu exemplo, eu comprei há 3 meses uma X-ADV de 2018 usada, com apenas 16000kms. Foi um bom negócio que apareceu, foi num stand da Honda, que tinha vendido a mesma, o antigo dono deu à troca pelo modelo de 2022. Ainda fiquei com 18 meses de garantia.

 :scooter:

Março 23, 2022, 01:36:07, 01:36
Responder #8

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Porque não experimentar a CB500 dita "normal"?
Como as trail estão na moda, uma CB500X será sempre mais cara que a versão normal naked.

São motos muito permissivas, que te darão o calo necessário para um dia quiçá comprares algo com mais sal e pimenta.
Andam bem, têm bons travões, poupadas e fiáveis.

Acho que já terás decidido.

As MT têm mais personalidade, mas não são nenhum bicho de 7 cabeças!

Está tudo no pulso!

E equipa-te em condições, capacete, casaco e luvas são os mínimos olímpicos, faça calor ou não.

Boa sorte na escolha!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Março 23, 2022, 09:17:25, 09:17
Responder #9

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Também tens as opções mais económicas de motas "premium" chinesas.
Entre elas destaco a VOGE e a CFMOTO.

Eles têm muito boas opções a preços "contidos".  ;)

Março 23, 2022, 10:06:46, 10:06
Responder #10

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Ainda voltando a esta questão, também ponderaria motas com menor cilindrada.

As motas com 500 - 750 cm3 são mais agradáveis de conduzir mas também têm encargos superiores.

Os pontos que me fizeram escolher uma 300 foram os seguintes:

- Custo de compra menor
- Consumos menores
- Manutenção mais económica
- Ausência de IUC

Março 23, 2022, 13:47:48, 13:47
Responder #11

Dalzas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Sintra
Boas tardes,

Antes de mais, alterei o nome do tópico removendo a parte do "cabeça em água" pois com o vosso apoio até agora, começo a tomar uma direção mais clara. Obrigado!

mrsantos, ando a ver as 2019/20, não me aborreceria por aí além ter a duas jantes com 17" mas o painel de instrumentos a partir de 2019 é tão mais bonito... Os olhos também comem lol ;) Obrigado.

MotardFeio, isto de "conversa por escrito" tem prós e contras, não precisamos de estar aqui ao mesmo tempo mas perde-se um pouco a intenção com que as coisas são ditas.
Isto para te dizer que quando dizes "Acho que já terás decidido.", não penses por um momento que qualquer nova opinião, como a tua sobre a cb500 naked, não será tida em conta, bem pelo contrário, fui precisamente rever os preços das usadas sendo que as minhas buscas iniciais até se prenderam mais com a cb500f, mas desta vez comparando diretamente com a cb500x.

Fiz umas buscas rápidas pelos sites de usados mais conhecidos e verifiquei que dentro dos mesmos anos de fabrico (2018/19/20) as diferenças entre a cbf e a cbx não são enormes  :cost:, procurando bem encontro variações entre 200-500€, não estou claro a dizer que seja pouco dinheiro, mas para ter algo que me possa dar mais gozo/conforto, consigo justificar para mim mesmo a diferença de valores.
Concordo que a MT é "trabalhável" mas o meu pulso ainda está um bocado "aberto"!  :lolol:
Adquiri os "mínimos olímpicos" para usar nas aulas práticas... Próximo passo hão-de ser umas botinhas! Obrigado.

Canonista agradeço as dicas, como havia referido ainda vivo uma altura que não ponho nenhuma hipótese de lado, objetivamente acho que só vou ter uma hipótese real de adquirir mota mais para finais de maio princípios de junho, a menos que apareça "um negócio daqueles", até lá nem as 300cc ponho de parte mesmo inclinando-me para a cb500x.
Quanto à VOGE e CFMOTO moto realmente devem ser premium pois embora o que tenha visto seja de 2021, usadas, andam no mesmo preço ou mais caras que as hondas de 2020... Como já sei que mais tarde ou mais cedo, e que melhore esta crise, deverei adquirir outra mota penso que no caso da honda deverá desvalorizar menos... Não vou comprar mota já a pensar em vendê-la mas penso que será mais gratificante ter uma que não seja muito mais cara na aquisição mas que desvalorize substancialmente menos na altura de venda ;)

Obrigado a todos e mais uma vez, estarei sempre aberto a boas dicas... A experiência e conhecimento nunca se renegam  ;)

Março 23, 2022, 15:30:45, 15:30
Responder #12

NT

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 39
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 7 GT
  • Localidade: Alverca do Ribatejo
Comecei um ano mais cedo, aos 42 com uma NMax125. Ao final de um ano tirei a carta e no dia a seguir estava a encomendar uma MT07, 3 anos depois passei para uma Tracer 7 GT. O conselho que te dou é experimentar, experimentar, experimentar. As naked são optimas para ganhar confiança e há quem fique sempre por elas. Eu no meu caso quis um bocadinho mais de conforto e capacidade de poder transportar mais coisas, sem ter de andar com uma mochila às costas. Experimenta varios modelos, mesmo que sejam novos e pretendas um em segunda mão. Ficas com uma ideia pessoal do que te agrada mais e te vai servir melhor. Ao custo da mota, não esqueças o custo de um equipamento completo seguro, adequado às condiçoes metereologicas em que vais usar a mota. Para além de estar lá para garantir a tua segurança, é responsável em boa parte pelo gozo de andar mota. 
NMAX 2017 0->10675Km
MT07 2018 0->24843Km
Tracer 7 GT 0->...

Março 23, 2022, 15:41:51, 15:41
Responder #13

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Como não é para já tens tempo de amadurecer ideias e preferências.
Vai vendo modelos ao vivo.

Eu vi esta ao vivo e digo-te é qualquer coisa! ;)
https://vogeportugal.pt/modelos/300ac/

Está com uma promoção muito boa. Preço chave na mão fica por cerca de 4000€ ou até abaixo uns tostões.
Tem 3 anos de garantia.
Apenas não a comprei porque este conceito não fica bem com uma Topcase. Preferi a 3oo DS.

Na gama das 500 têm a https://vogeportugal.pt/modelos/500ds/ com oferta de malas. Suspensões kayaba, travões Nissin, etc.
Display digital entre outras coisas.

As marcas Japonesas têm um histórico muito forte, mas pelo que vejo estas marcas chinesas estão muito fortes no mercado.
A VOGE pertence à LONCIN que fabricava o motor 650 para a BMW.

Mas acima de tudo, devemos escolher aquele modelo que nos "mexe" com o coração.  ;)

Março 23, 2022, 16:31:59, 16:31
Responder #14

Dalzas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Sintra
Obrigado pela partilha NT tenho mesmo de o fazer, visitar uns stands e "cravar" umas voltinhas para ver como me sinto!
Uma Tracer 7 GT... Quem sabe para uma segundo mota :pensador: É linda!

Realmente caro Canonista, qualquer um dos modelos da VOGE, independentemente da cilindrada, estão esteticamente mesmo muito interessantes e parecem me bem equipados.
Vi a questão dos chineses andarem a aumentar a qualidade com as reviews que vi sobre as Zontes que quase sempre elogiavam a qualidade dos materiais e nível de equipamento.

Para já... Enquanto parado no pára arranca dentro de um enlatado... Qualquer coisa que passe por mim com duas rodas "mexe" com o meu coração!!! :lolol: Mas entendi o que quiseste dizer ;) Obrigado.

Março 24, 2022, 04:03:43, 04:03
Responder #15

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Quando digo que já terás decidido é que pelo que leio, pareces ter já de senvolvido um gosto especial pela 500X, não quero com isto dizer que não ligas aos comentários da malta!

E experimenta as motos em test-drive se puderes, se vale mais uma imagem que mil palavras, imagina experimentar a moto!!



Boa sorte na escolha!   :yeah:
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Março 24, 2022, 04:58:22, 04:58
Responder #16

bal4av

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 109
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Aveiro
Bem vindo!
Sim de forma muito curta, Bandit 650.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk


Março 24, 2022, 14:13:47, 14:13
Responder #17

Dalzas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Sintra
Boas meus caros!!!

MotardFeio obrigado pelo apoio que tens dado até agora e ainda bem que me fiz entender quanto ao receber de braços abertos todos os comentários da malta  ;) De facto a cb500x tem sido a que me anda a "aguçar o apetite"!
Já que referiste os test-drive, fazes ideia, tu ou alguém, se existe algum preconceito quanto a eu ter ainda a licença provisória até que me chegue a carta de condução? Estilo "este gajo é novato ainda deixa cair a mota!" lol

bal4av a Bandit 650 é linda, mas do que pude ver foge um pouco aos consumos que pretendo, ou melhor com essa mota será demasiado "fácil" fugir aos baixos consumos  :stuck_out_tongue_winking_eye:...

Do que tenho andado a ver de possíveis "negoiços", chamaram me a atenção os 3 anúncios abaixo... Vêem alguma "bandeira vermelha" que me esteja a passar despercebida? Sendo as 2 primeiras de 2019 com cerca de 9000km e 15000km, existirá vantagem em escolher a 2020 com 37000km? Do que percebi não existem grandes diferenças dos modelos 2019 para os 2020 pelo que me inclinaria para as que têm km mais baixos ainda que sendo de 2019...Estarei errado?

1- https://www.olx.pt/d/anuncio/honda-cb500x-2019-IDGO9Wq.html?isPreviewActive=0&sliderIndex=4

2- https://www.olx.pt/d/anuncio/cb500x-com-apenas-9300-klm-IDGXCFt.html#e29cb4cb16

3- https://www.olx.pt/d/anuncio/honda-cb500x-2020-37000km-carta-a2-IDH048L.html#e29cb4cb16

Claro que ter visto estes anúncios não implica não experimentar primeiro noutros locais, mas pelo menos ficarei com uma ideia do que procurar numa cb500x caso me tenha escapado algo que notem com o vosso olhar mais experiente. Obrigado!

Março 24, 2022, 15:09:55, 15:09
Responder #18

lrodrigues

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 97
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: BMW R 1200 GS / Honda Forza 350
  • Localidade: Porto

Já que referiste os test-drive, fazes ideia, tu ou alguém, se existe algum preconceito quanto a eu ter ainda a licença provisória até que me chegue a carta de condução? Estilo "este gajo é novato ainda deixa cair a mota!" lol

Sem problema nenhum. As motos que estão em test-drive têm seguros contra todos os riscos. Eles querem é vender obviamente, pelo que não recusam test-drives.
Aliás, se caires até dá jeito a alguns concessionários, que assim aumentam o serviço de oficina pago pelo seguro. :)

Março 24, 2022, 17:15:16, 17:15
Responder #19

mrsantos

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: F 900XR
  • Localidade: Moita
Boas meus caros!!!

MotardFeio obrigado pelo apoio que tens dado até agora e ainda bem que me fiz entender quanto ao receber de braços abertos todos os comentários da malta  ;) De facto a cb500x tem sido a que me anda a "aguçar o apetite"!
Já que referiste os test-drive, fazes ideia, tu ou alguém, se existe algum preconceito quanto a eu ter ainda a licença provisória até que me chegue a carta de condução? Estilo "este gajo é novato ainda deixa cair a mota!" lol

bal4av a Bandit 650 é linda, mas do que pude ver foge um pouco aos consumos que pretendo, ou melhor com essa mota será demasiado "fácil" fugir aos baixos consumos  :stuck_out_tongue_winking_eye:...

Do que tenho andado a ver de possíveis "negoiços", chamaram me a atenção os 3 anúncios abaixo... Vêem alguma "bandeira vermelha" que me esteja a passar despercebida? Sendo as 2 primeiras de 2019 com cerca de 9000km e 15000km, existirá vantagem em escolher a 2020 com 37000km? Do que percebi não existem grandes diferenças dos modelos 2019 para os 2020 pelo que me inclinaria para as que têm km mais baixos ainda que sendo de 2019...Estarei errado?

1- https://www.olx.pt/d/anuncio/honda-cb500x-2019-IDGO9Wq.html?isPreviewActive=0&sliderIndex=4

2- https://www.olx.pt/d/anuncio/cb500x-com-apenas-9300-klm-IDGXCFt.html#e29cb4cb16

3- https://www.olx.pt/d/anuncio/honda-cb500x-2020-37000km-carta-a2-IDH048L.html#e29cb4cb16

Claro que ter visto estes anúncios não implica não experimentar primeiro noutros locais, mas pelo menos ficarei com uma ideia do que procurar numa cb500x caso me tenha escapado algo que notem com o vosso olhar mais experiente. Obrigado!

Visto que não existe diferença entre os modelos de 2019 e 2020, iria sempre para o modelo com menos kms.

Março 24, 2022, 18:41:40, 18:41
Responder #20

Dalzas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Sintra
Obrigado lrodrigues... Lol assim já vou mais descansado  ;)

Obrigado mrsantos pela opinião, sei que pareceu uma pergunta meio óbvia, mas podia me estar a escapar alguma nuance...
Das buscas que fiz as alterações entre os modelos de 2019 a 2021 são principalmente as cores  :pensador:

Março 25, 2022, 09:36:53, 09:36
Responder #21

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Embora o indicador de desgaste principal sejam os km's, a idade também pode acentuar alguns envelhecimentos.

Depois nem todos os km's são iguais (km's de autoestrada e km's de estradas municipais mais degradadas).

O cuidado do proprietário também é importante.
Elevada exposição solar degrada ao longo do tempo os plásticos, etc...

 

Março 25, 2022, 15:04:10, 15:04
Responder #22

Dalzas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Sintra
Boas Canonista!

Esta pergunta, deixo-a no ar pelas questões que levantaste...

Estando a falar de motas de 2019, neste caso com 9300km e 15000km, e de 2020 com 37000km... Todas "supostamente de garagem"...

Sendo motas com 3 e 2 anos... e sendo Honda, será espectável a questão do envelhecimento que referes? Eu esperaria esse tipo de diferenças em motas de 2008 ou 2010 dada a minha inexperiência daí perguntar.

As primeiras duas das linhas de Cascais e de Oeiras e a outra de Alfragide... Portanto será mais de esperar estradas citadinas com o ocasional "buraquito", sem chegar ao ponto das municipais demasiadamente degradas e Autoestrada com tão pouco kms face aos anos?...

Parecem me as 3 relativamente cuidadas, logicamente ainda não vi ao vivo mas no que respeita a revisões e aspecto geral parece me não existir "encobrimentos"... A confirmar lógico... Até a linha de escape parece "limpinha"!  :stuck_out_tongue:

Quanto à elevada exposição solar, duas delas são vermelhas, e uma branca, quanto às primeiras geralmente o vermelho é uma cor (nos carros pelo menos) que tende a denunciar facilmente esta situação, e não me parece sequer terem perdido o brilho. Quanto à branca que é a de 2020... É expectável uma mota com 2 anos da Honda já demonstrar a degradação solar em tão pouco tempo de vida?

Sei que parece que estou a refutar tudo o que indicaste como se me quisesse mentalizar de que afinal as motas são um espetáculo porque me dão jeito e tudo o que toda a gente diga... Estão errados! Mas não é nada disso, é mesmo desconhecimento meu de "achar" que uma mota comparado com um caroo com 2 ou 3 anos é "a estrear" e poderei estar totalmente errado, daí colocar estas minha ideias/suposições precisamente para que tenham hipótese de me corrigir e eu ir aprendendo com essas novas informações!

Obrigado!

Março 25, 2022, 15:31:01, 15:31
Responder #23

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Boas Dalzas!

A minha experiência com motas também é relativamente curta, mas fazendo analogias com os carros penso que sim.

Por exemplo uma mota com 3 anos é nova para ter os plásticos estragados. Mas caso tenha muitos dias ao sol e fora da garagem, o desgaste que apareceria aos 10 anos poderá aparecer aos 6,7,8 anos...

Da mesma forma que os metais também não gostam de garagens no litoral (junto ao mar).
Resumindo os anos contam, mas também depende muito da forma como foram vividos.  ;)
Seja em relação à exposição ao tempo, tipo de utilização e cuidados de manutenção.

Mas temos aqui muita gente "mais vivida" com as motas que poderá dar a sua opinião.