As relíquias de outros tempos (Motos/scooters com +30 anos) > Partilha de recordações de outros tempos (As 2 rodas...um amor de décadas)

Do tempo em que as matrículas tinham lugar no guarda-lamas...

(1/3) > >>

Sapiens21:
Do tempo em que as matrículas tinham lugar no guarda-lamas...





Ontem, num normalíssimo passeio nocturno aqui pela minha zona, deparei-me com um motociclo que chama à atenção, fazendo-o não só pela sua raridade, como pelo aspecto ainda bastante cuidado tendo em conta a sua já muito longa idade.


Tratava-se de uma Vespa que - presumo apenas - seja ali dos inícios dos anos 60', com algumas marca(zitas) aqui e acolá se vistas de perto e com uns respeitáveis mais de 81.000kms marcados no odómetro.


Mas o que me chamou à atenção foi algo que se deixou de ver por completo de há uns muito longos anos para cá...algo que no fundo dei logo a entender no título escolhido para este tópico.


Porventura os mais velhos nestas "andanças" irão recordar-se de que era comum, mas nos dias que correm já é muito raro ver um motociclo com a matrícula no guarda-lamas frontal, com a indicação a fazer-se de ambos os lados....e isto sem esquecer que se mantinha na mesma a indicação na retaguarda.


Provavelmente estaria noutros tempos (+50 anos??) algo no Código da Estrada que a isso obrigasse, mas deixou de se ver e...bem...chamou-me desta vez à atenção, apesar de já ter visto o mesmo noutros modelos igualmente com umas largas dezenas de anos. Alguns desses casos com um pequeno suporte das chapas de matrícula no guarda-lamas, em zona central do mesmo, e a indicação da matrícula a fazer-se de ambos os lados.






Trata-se de um pequeno pedaço da história ligado ao motociclismo e que, possivelmente como tantas outras coisas, ficou no passado e sem qualquer reflexo no futuro.


Quanto a este modelo em si e que me atrevi a captar 3 fotos numa zona algo escura, fez-me "atirar o palpite" naquele momento de que era máquina que dormiria regulamente na rua, sem receio de que seja olhada com cobiça, pois que os mais novos não a sabem admirar ou dar o devido valor, o que para o caso é uma vantagem....isto apesar de o seu valor ser bem mais elevado do que o seu ar antigo pode dar a entender a muitos.


A adivinhar também pela quantidade de autocolantes, quase de certeza já tinha entrada numa série de provas e o seu dono (que gostaria de conhecer) por certo se encontraria inscrito nuns quantos clubes de motociclismo...


Um belo pedaço de história, terá esta unidade da Vespa para contar. :nice:  :nice:


Nota: Lamento a qualidade das fotos, mas dada a fraca luminosidade, não foi possível melhor...e eu sou avesso ao uso do flash.



João_Santos:
Que belo exemplar. Com uma igual na cor azul, fiz mais de 200.000 klms na cidade de Lisboa ao serviço dos CTT. Para além do motor original, levou outro aos 140.000 na antiga Guerin na Av. 5 de Outubro em Lisboa.

João  :scooter: :scooter:

Sapiens21:
Bem, com esta se calhar passa-se o mesmo porque na verdade aquilo chegando aos 99.999kms deve voltar a zero e retomar a contagem de Kms...pelo que os +81.000kms que lhe vi marcados, podem afinal até ser bem mais... :nice:

Black:
Sim pode até ser bem mais, mas estar a adivinhar a história de uma mota é algo muito incerto.
Motores 2T, que viveram a crise petrolífera dos anos 70, que se tiveram que acostumar às gasolinas sem chumbo, assim como a misturas de ratio duvidoso dificilmente conservam os mesmos elementos móveis dentro do seu motor.

Também deveríamos dar margem a uma cor que pode não ser a de origem, a uma carrocería restaurada e uns autocolantes que possivelmente não estão revestidos de qualquer mérito!

Mas este é o meu ponto de vista, porque dou mais valor à uma mota de campo que tenha as tampas do motor coçadas pelas botas, plásticos arranhados e marcas de impactos na "tripa', que a uma menina brilhante, cheia de autocolantes da Afam, Renthal & chia....

Sapiens21:
Pffff...ok.  :-\

Seja como for, cada qual na sua "liga".  :)

A relevância das "marcas de guerra" têm uma importância relativa e foi nesse sentido que mencionei as poucas marcas que aquela unidade tinha. Nada mais que isso...
Assim como mencionei apenas como um mero palpite a possibilidade de aquela unidade que ali vi, poder dormir na rua. Isto sem imaginar que isso pudesse ser alvo de atenção...dado o distanciamento qu dei a tal indicação.

Quanto a autocolantes e o poderem não significar nada companheiro Capa Negra, talvez seja desacreditar tudo o que se vê.

E as matrículas, do tempo em que figuravam no guarda-lamas frontal. Merecem-te algum comentário?  :)

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa