Autor Tópico: BMW R NineT /5 – A edição comemorativa de 50 anos de produção  (Lida 3006 vezes)

Julho 09, 2019, 17:27:00, 17:27
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Sapiens21

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BMW R NineT /5 – A edição comemorativa de 50 anos de produção






Para comemorar os 50 anos de produção da série /5, na sua fábrica de Berlim, Spandau, a marca Alemã decidiu lançar uma versão comemorativa e limitada da sua R nineT e que podem ver nas imagens que deixo mais abaixo.

A produção nessa fábrica Alemã iniciou-se na década de 60' com os modelos R50, R60/5 e R75/5, tendo a marca decidido que uma das melhores formas de comemorar esta data (meio século de produção nessa fábrica), seria pegar na sua RnineT e torná-la um objecto de coleccionador...ou perto disso. :)


Não está revelado (nem parece haver por agora interesse em divulgar) o número de unidades que vão ser produzidas, apenas tendo chegado por agora a público que será em número limitado, tendo no seu mercado de origem um preço de 14.600€.

A cor escolhida não foi ao acaso e pretende evocar modelos fabricados em Spandau, com o seu azul e risca branca.

A marca dá-lhe o nome de lupine-blue metallic finish:)

São alguns os detalhes que a diferenciam das outras, não deixando de ter também um emblema decorativo desta série especial no topo do depósito de combustível.









"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Julho 09, 2019, 23:17:07, 23:17
Responder #1

Unick

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Julho 09, 2019, 23:28:42, 23:28
Responder #2

carlos-kb

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Os gajos na BMW têm de despachar todos os oil head que tenham por lá em armazém, antes da entrada da Euro 5 em 01/01/2020.

Como tal, todos os pretextos são bons... E criar umas "special editions" ajuda a promover e a vender o que esteja para lá ainda emperrado em stock... E se for o mesmo produto apenas com alguma cosmética em cima e a um preço ainda maior, tanto melhor. Há-de haver sempre alguns motorrader fans a comprar!

Julho 10, 2019, 01:40:36, 01:40
Responder #3

dfelix

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Os gajos na BMW têm de despachar todos os oil head que tenham por lá em armazém, antes da entrada da Euro 5 em 01/01/2020.

Como tal, todos os pretextos são bons... E criar umas "special editions" ajuda a promover e a vender o que esteja para lá ainda emperrado em stock... E se for o mesmo produto apenas com alguma cosmética em cima e a um preço ainda maior, tanto melhor. Há-de haver sempre alguns motorrader fans a comprar!


A família R nineT é muito bem sucedida no que diz respeito a vendas.
É das neoclássicas que melhor vende. 
Não me parece que seja de considerar que as fabriquem só porque possam ter stock de motores por desemperrar.

E a BMW já não produz os "oilheads" há uns 15 anos. Os últimos foram os 1150.
Depois disso já surgiram os "hexheads". E pela altura do euro 3 estes "camheads" que foram evoluídos para o euro 4 mesmo quando já só serviam as nineT.

Tanto a Guzzi como a Ducati lançaram novos modelos este ano, que à partida cumprem os requisitos necessários para continuarem no mercado quando a euro 5 surgir dentro de poucos meses.
Não vejo porque razão a BMW não seja capaz de o fazer também.

Além de que este motor continua a ser o mais adequado a uma linha "heritage" do que qualquer solução que implique radiadores escondidos.

Julho 10, 2019, 08:03:16, 08:03
Responder #4

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O motor boxer de dois cilindros opostos com 1170cc e 110cv é o mesmo de outras RNineT, cumprindo a actual Euro4.

Mas como se trata de uma edição limitada (a produzir e comercializar dentro de pouco tempo) e que deve esgotar num ápice para alguns entusiastas da marca e também uns quantos outros coleccionadores que a vão ter na sua garagem, acaba por não se revelar grande problema.  :nice:

Bem antes de 2020 já não haverá uma única destas bonitas unidades da edição comemorativa.

E mesmo que assim não fosse, a marca lá arranjaria forma de a fazer passar sem problemas de maior. Não lhe falta conhecimento e tecnologia para tal..   :nice:

Edit: curiosamente existe a questão discutida em fóruns quanto a este modelo poder vir a ser cumpridor da Euro5...
LINK
« Última modificação: Julho 10, 2019, 08:16:18, 08:16 por Sapiens21 »
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Julho 10, 2019, 19:18:21, 19:18
Responder #5

dfelix

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Ainda assim já há vários modelos em diferentes construtores com sentença final determinada.

Certamente que sim.
E tens em casa um bom exemplo de que não é sequer necessário ser refrigerado a ar para que seja encostado se o fabricante assim o decidir.

E é quase certo que o boxer oil head, ou é "mexido", ou estará condenado.

Se a Guzzi conseguiu reformular o V9 para um V85 a debitar considavelmente mais potência...
Se a Ducati conseguiu espremer mais um bocadinho o desmodue, que até tem o handicap de ser apenas duas válvulas..
Não vejo razão nenhuma para que a BMW tenha dificuldades em fazer render o camhead (que é consideravelmente mais evoluido que estes) por mais uns tempos.

Entretanto há que despachar o que está para lá.

Não consigo perceber como podes concluir que uma moto que vende milhares de unidades por ano... é para despachar "o que está para lá".
Ainda por mais quando hoje em dia ninguém não se empata dinheiro em grandes stocks do quer que seja.

Até porque não sei se a implementação da Euro 5 não seguirá o mesmo procedimento da Euro 4, dando 1 ano para adaptação dos modelos já existentes e em comercialização.

Um ano para adaptação?

O euro 4 teve efeitos imediatos a partir de 1 de Janeiro de 2017, tal como o euro 5 terá efeitos imediatos a partir de 1 de Janeiro de 2020.
E estamos já quase a meio de Julho.

Houve 3 anos para se adaptarem!

Aliás, actualmente a R NineT é a única flat twin a usá-lo.

Caramba... não estamos a falar duma motorização moribunda!
É um motor bastante decente! E muito competente!

Pode eventualmente já não se enquadrar no que a BMW pretende para uma RS, para uma RT, até para uma R e sobretudo para a GS.
Motos que têm forte concorrência nos segmentos a que se propõe,

Mas para uma neoclássica?
Chega e basta para abafar a concorrência directa europeia e ainda piscar o olho ao mercado americano.

O mais proximo que tens dentro do conceito é o T120...
De resto sobra o 1100DS ou inline-four da CB1100.

Isto dentro das neoclássicas que são o "real deal". Não vale a pena estar olhar para soluções modernas travestidas de clássicas.

Julho 10, 2019, 19:42:56, 19:42
Responder #6

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Dentro das neoclássicas que poderei ver como concorrente directa da RNineT, possivelmente a Thruxton 1200 R será uma das mais óbvias.

Ao que julgo saber, o seu bicilindrico paralelo de modestos 80cv também só cumpre, à semelhança da RnineT, a norma de emissões Euro4.

E não estou a ver que a Triumph deixe "cair" este modelo por causa da Euro5.
Aliás, acredito que já há algum tempo que estarão a preparar-se para isso.  :nice:
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Julho 10, 2019, 20:18:33, 20:18
Responder #7

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Em Portugal a R 9T não vende grande coisa mas numa semana lá fora devo ter visto mais de 100 motos (fiz as contas a umas 10 a 15 por dia) muitas delas a fazerem touring com mini panniers  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 10, 2019, 21:59:20, 21:59
Responder #8

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O poder de compra noutros países leva também a isso.
Ou será mesmo um dos principais factores...

Mas como se tal não bastasse, ainda temos o diferencial de preço.  :-\

Não será com todos os países, mas na Alemanha a RnineT começa com um preço +1.500€ abaixo do que se consegue em Portugal.
São cerca de 10% menos...  8)
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Dalai Lama

Julho 10, 2019, 22:10:48, 22:10
Responder #9

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A questao é quase sempre a mesma...  a falta de poder compra dos Portugueses

Como bem sabes... na Alemanha ganham mais, o estado taxa menos e o fabricante é local, tendo taxas de penetração no mercado elevadissimas.


Por ca temos outros fenomenos, nao sao melhores nem piores, sao especificos do nosso mercado  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 10, 2019, 22:21:43, 22:21
Responder #10

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Claro, nem tudo é mau de entre o que temos por cá.
Bem pelo contrário...

O comentário do poder de compra era feito em exclusivo quanto ao tema dos motociclos. :)

E esse factor, neste tocante da capacidade de aquisição de um motociclo como a RNineT, é incontornável e paradigmático no resultado que se espelha nesse encontrar de várias unidades...."lá fora".

Tenho familiares na Suíça e os ordenados e as condições de vida são francamente bons. Muito bons mesmo!
Comparando médias de ordenado com o caso Português, o trabalhador por lá consegue pagar uma RnineT se calhar em hipotéticos 4 ou 5 meses, ao passo que por cá a coisa não se faz com menos de dois dígitos para uma esmagadora maioria dos trabalhadores lusos. 

Reforço que me refiro somente ao poder de aquisição, pois sei dos preços de outras coisas por lá vendidas que....por cá custam substancialmente menos.  :nice:
« Última modificação: Julho 10, 2019, 22:22:46, 22:22 por Sapiens21 »
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Julho 11, 2019, 10:56:41, 10:56
Responder #11

dfelix

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Dentro das neoclássicas que poderei ver como concorrente directa da RNineT, possivelmente a Thruxton 1200 R será uma das mais óbvias.

A designação "nineT" acaba por corresponder a uma família de produtos servida em diferentes sabores. Tal como Triumph apresenta várias soluções com base no T120.
Sim... a nineT na versão original e "racer" acabam por concorrer com a gama Thruxton.
Mas ainda sobra as "pure", "scrambler" e a "urban g/s" para ocupar outros nichos de mercado.

São demasiadas soluções com base na mesma plataforma para que se possa especular o sucesso de toda a família apenas tendo em conta uma das suas versões.

Ao que julgo saber, o seu bicilindrico paralelo de modestos 80cv também só cumpre, à semelhança da RnineT, a norma de emissões Euro4.

E não estou a ver que a Triumph deixe "cair" este modelo por causa da Euro5.
Aliás, acredito que já há algum tempo que estarão a preparar-se para isso.

A Triumph desenhou os T120 assim como toda a gama "street twin" já tendo em consideração a euro 5.

Em Portugal a R 9T não vende grande coisa mas numa semana lá fora devo ter visto mais de 100 motos (fiz as contas a umas 10 a 15 por dia) muitas delas a fazerem touring com mini panniers

E olha que mesmo assim até se vê umas quantas a circular por cá.
Tendo em conta a dimensão e algumas especificidades do nosso mercado, parece-me ser mais bem sucedida que a maioria da concorrência directa.

Diria até bem mais sucedida que a concorrencia indirecta.
Já vi mais "nineTes" a circular nas nossas estradas do que XSR's, por exemplo.

(numa rapida pesquisa pelo stand virtual retornaram 11 resultados)


Julho 11, 2019, 23:17:58, 23:17
Responder #12

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Hoje vi mais umas quantas, esta parada e serve precisamente para sustentar a minha opinião:





O dono e de Geilenkirchen que fica ao pé de Colonia (fronteira com a Bélgica).


A foto foi tirada no topo do Grimsel... portanto está um bocadinho longe de casa

Eram 3 amigos... um tinha uma GS K25 o outro uma de 2015. Os 3 tinham mais do que uma moto na garagem


Deixo te outra foto de outro estacionamento, só para veres o mix de motos:



Acho que tens ali um par de BMW e um par de Triumphs e-mais um par de HDs. As Marticulas eram Italianas, suíças e a maioria Alemãs e Austríacas, portanto tudo Malta que rodou umas centenas para chegar ali. Vês  muita naked a andar. Praticamente toda a gente com quem falo tem mais
do que uma moto. Não se chateiam se a moto já e velha, nota-se que há um gosto e uma tradição que já tinha sentido noutras coisas




Outro modelo que se está a ver muito a rodar que e difícil ver em Portugal e a GS850... e nas ADV vê-se muita KTM a andar, da mesma forma muita mas mesmo muita Multistrada, mesmo as antigas  :nice:
« Última modificação: Julho 11, 2019, 23:22:02, 23:22 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 11, 2019, 23:46:07, 23:46
Responder #13

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Interessante colocação da matrícula.
Fica porreira na NineT.

Normalmente essa posição  da matrícula vejo-a mais noutro género de motos, como algumas H-D.

Mas não pude deixar de verificar que aquilo era Porsches por toda a parte...  :you.bet:

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Julho 12, 2019, 07:11:48, 07:11
Responder #14

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Sim, bastantes

Ao lado destes estava um 2,7 RS de 1970 verde... e não tirei foto  :toma:




Acho que devo ter filmado quando este passou por mim... vinha mesmo em race mode  :D
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Julho 26, 2019, 17:23:52, 17:23
Responder #15

miscaro

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Agosto 30, 2019, 14:53:45, 14:53
Responder #16

LeoLopes

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Agosto 30, 2019, 15:38:20, 15:38
Responder #17

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São 57seg. de vídeo de uma máquina que qualquer um gostaria (muito) de ter na garagem...

O preço não o acho excessivo para a máquina em questão, pois a qualidade e atenção aos detalhes não tenho dúvidas que o justificam plenamente.

Mas é bastante limitada em unidades produzidas.
Não deve haver muitas chances de ver uma destas edições comemorativas a circular.
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Agosto 31, 2019, 09:19:39, 09:19
Responder #18

dfelix

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A BMW é o construtor que no presente faz uma melhor gestão do seu catálogo e portanto a escolha do número de unidades produzidas certamente não é inocente.

E esta versão é uma NineT perfeitamente convencional, que apenas levou uma pintura e alguns elementos inspirados na clássica.
Daí que o preço não esteja muito desfasado das restantes.

Além de que não me parece que seja algo que faça despertar grande desejo por parte dos clientes do segmento.
Esta abordagem parece funcionar melhor com outras marcas, sobretudo com a Triumph. Pois estas reúnem mais saudosistas interessados em ter uma bonnie que se assemelhe ao que eram no passado.
No caso da BMW, o sucesso das NineT sempre passou pela facilidade com que se personaliza recorrendo ao enorme catálogo de acessórios e packs originais, além da gigante oferta aftermarket. E uma "edição especial" deste género é algo que interessa sobretudo a quem a pretende conservar de origem.


Agosto 31, 2019, 21:13:07, 21:13
Responder #19

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Agosto 31, 2019, 21:33:48, 21:33
Responder #20

LeoLopes

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Preço da NINE T PURE vs CB1100EX com diferença de 1500€  :pensador:

NINET 15.000 €                                                                     CB1100EX 13.500€





« Última modificação: Agosto 31, 2019, 21:35:01, 21:35 por LeoLopes »

Agosto 31, 2019, 21:46:55, 21:46
Responder #21

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Nada contra quem goste do classicismo de linhas da EX, mas para mim a 1100 acho que só mesmo a RS.

Mesmo havendo na EX um novo esquema de pintura bastante interessante.



Nem era coisa que me detivesse muito com dúvida.
Entre a EX e a RnineT, a BMW atrai muito mais e está dentro do meu gosto.

Já se comparada com a 1100RS, aí a escolha já não seria tão fácil.  :pensador:
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Dalai Lama

Setembro 03, 2019, 14:19:48, 14:19
Responder #22

dfelix

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R NINET PURE versão mais economica 

Essa é uma Pure já com uns quantos extras. :)
A diferença neste caso será superior aos 1500 eur.

Ainda assim... parece continuar a ser de longe uma opção mais interessante que a CB. Claro que enquanto moto propriamente dita e não como acessório para matar o saudosismo das lendas japonesas.

Janeiro 12, 2020, 17:50:09, 17:50
Responder #23

LeoLopes

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