Autor Tópico: Qual a melhor opção em 2018 nos 250cc, para uso diario e possível estafeta?  (Lida 2237 vezes)

Março 15, 2018, 13:40:06, 13:40
Lida 2237 vezes

Aparício

  • Visitante
Boas

Sou o Aparício, tenho 31, 1,82cm, carta A bem fresquinha e pouca, muito pouca habituação de condução.

Contudo, e tendo na minha área profissional a possibilidade de vir a fazer entregas (Glovo, Uber EATS, ou similares), gostaria dos vossos conselhos para motos que não ultrapassem os 250cc.

Sendo uma mota para uso regular queria que durasse "uma vida", embora sendo só 250cc não me estou a ver a mudar de mota nos próximos tempos.

Pensei na Suzuki V-Strom 250CC, vale os 5.800€? Com isto também teria de comprar material, a partir do zero; luvas, capacete, casaco, capa p'moto, etc...

Conselhos?


Desde já obrigado!

Março 15, 2018, 14:31:02, 14:31
Responder #1

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Olá Aparício

Espero que te consigamos ajudar a definir uma máquina.

Basicamente precisas de uma máquina que seja ágil na cidade, resistente e com provas de fiabilidade.

Caso tenhas reparado os veículos de serviço de estafeta, a sua maioria são scooters: pela sua maior proteção aos elementos, pela forma de conduzir (só acelerar) e pela sua manutenção (não existe corrente para olear), entre outros fatores.

Quando sais da cidade os condicionalismo pela limitação da cilindrada ou pelo comportamento da máquina (scooter 250cc) poderás não tirar tanta satisfação como se de uma mota se tratasse.

Essa Suzuki que te propões a comprar é uma boa opção, se bem que (para mim) cara, existindo naturalmente outros modelos e se considerares em 2ª mão talvez consigas algo com mais pulmão.

Só por ter mais cilindrada não quer dizer que não a possas conduzir devagar.

Quanto ao material de proteção/motociclismo e atendendo que irás trabalhar com a máquina deves ter em conta o seguinte: quanto melhor equipado tivere$ melhor. É claro que existem muitas opções, mas deves ter atenção ao frio e à chuva pois serão o que maiores incómodos darão a quem ande todo o dia em cima da mota.

Vai aguardando mais opiniões.

« Última modificação: Março 15, 2018, 14:44:37, 14:44 por JViegas »

Março 15, 2018, 16:49:56, 16:49
Responder #2

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Olá, já disse no local errado a minha opinião ;) sorry!
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 15, 2018, 16:53:46, 16:53
Responder #3

Aparício

  • Visitante
Ora pois,

Olho para a moto como um acréscimo de deslocação (pratico, económico, que dá prazer) e não como um peso na carteira.

Sendo que ja tenho carro, acredito que a mota seria um complemento mais pratico (e economico) ás minhas deslocações.

Sendo 250cc não corro os risco de mais uma possível despesa/maçada com inspecções, e sendo as despesas de IUC só para cilindradas acima dos 350cc, apontei para as 250cc... por p€quenas que sejam é algo que considero d€snecessário.

Coloquei de parte as 125cc ou scooters, porque tendo motociclos A, queria algo que andasse um pouquinho mais, por muito pouco que seja.

Acresce que dentro do aspecto robusto (QB) confortável para viagens estradista um pouco mais longas... teria como opção V-Strom ou a CRF Rally.

Dentro disso, tendo visto algumas opiniões da fiabilidade de Inazuma 250, sabendo que a V-Strom 250 seria a continuação dessa mas com outro look/dinâmica, 300€ mais barata que Rally e já preparada/possível mala Top Case/Laterais foquei-me nela.


Contudo, nunca fez mal ouvir opiniões de quem já tem alguns calos, até porque tenho duvidas.


A Rally vale os mais 300€ e mais o custo para malas? Não é um pouco mais que o que preciso?

As outras Kawasaki 250 ou CRF L, servem para deslocações eu sei... mas uma ida mais longa ou autoestrada não ficaria mais confortável com algo estilo TOURER?

Março 15, 2018, 17:58:12, 17:58
Responder #4

spitfirept

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • Canal Spitfire
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: DN-01
  • Localidade: Oeiras
Boas,

Entregas com motos dessa cilindrada vais estar a pagar do teu bolso as mesmas, os custos que tens com essas motos NÃO compensam o trabalho de estafeta, a não ser que queiras trabalhar para aquecer.

Para compensar ser estafeta (glovo, uber e outros afins) tem que ser uma scooter económica e de baixa manutenção, para estafeta de correio e outros isso já é outra historia.

espera mais um pouco de jaja sai o meu video da Vstrom :)

Abraço
Honda DN-01, AKA Black Widow
Spitfire_pt, Voando baixinho :)
Facebook: https://www.facebook.com/carlos.j.woo...
Instagram: https://www.instagram.com/spitfire_pt/

Março 15, 2018, 21:03:11, 21:03
Responder #5

Aparício

  • Visitante
Fico a espera então.

Do que pude ler... A falta de arranque compensa-se no conforto, facilidade de adaptação e consumos... o meu maior receio seria a sua vida útil principalmente quando comparado com outras ofertas da mesma gama e o seu investimento inicial.
« Última modificação: Março 15, 2018, 21:04:31, 21:04 por Aparício »

Março 16, 2018, 10:26:56, 10:26
Responder #6

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Vê o que as empresas pagam para o uso de uma mota tua no serviço de estafeta. É como já referiu  o companheiro spitfirept: por vezes não compensa andares com a tua mota de um lado para o outro. Faz as contas companheiro pois pode não sair barato o investimento.

Março 16, 2018, 11:12:20, 11:12
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Para esse tipo de serviço, parece-me que se terão de colocar "em cima da mesa" pelo menos umas breves contas para perceber com o que se vai contar. Não digo que não ganhes algum, mas convém saber com o que contar.

Vejamos...

Se o serviço que vais fazer implica uma deslocação (imaginemos...) de 200Kms/dia e pressupondo que desenvolverás a tua actividade por 20-22 dias/mês, então teremos de ver que, ao custo actual do cumbustível irias gastar acima de €250/Mês.

Isto naturalmente sem juntar absolutamente mais nada, ou seja, pneus, pastilhas, manutenção... E estes são gastos relevantes!!


Em números gerais:

200Kms*22 dias = 4.400Kms/mês

Pressupondo uma média simpática de 4Lts/100Kms (não esqueçamos o ritmo), temos então - ao preço actual do Litro da gasolina - um gasto acima dos €250/Mês.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 16, 2018, 17:41:09, 17:41
Responder #8

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Para esse tipo de serviço, parece-me que se terão de colocar "em cima da mesa" pelo menos umas breves contas para perceber com o que se vai contar. Não digo que não ganhes algum, mas convém saber com o que contar.

Vejamos...

Se o serviço que vais fazer implica uma deslocação (imaginemos...) de 200Kms/dia e pressupondo que desenvolverás a tua actividade por 20-22 dias/mês, então teremos de ver que, ao custo actual do cumbustível irias gastar acima de €250/Mês.

Isto naturalmente sem juntar absolutamente mais nada, ou seja, pneus, pastilhas, manutenção... E estes são gastos relevantes!!


Em números gerais:

200Kms*22 dias = 4.400Kms/mês

Pressupondo uma média simpática de 4Lts/100Kms (não esqueçamos o ritmo), temos então - ao preço actual do Litro da gasolina - um gasto acima dos €250/Mês.

Como dizes e bem, o combustível é apenas uma parcela, que até pode ser suportada pela empresa, mas os custos menos óbvios como a desvalorização da máquina pelo desgaste e o seguro e/ou risco de acidente principalmente em dias menos bom para andar de mota são também uma fatia, assim como os pneus e manutenção.
É uma questão de fazer uma lista de custos, incluindo estes que costumam ficar encobertos, e ver se o que pagam compensa.  :smiley:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 16, 2018, 18:51:28, 18:51
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Companheiro Aparício,

Sem entrar em detalhes e que possam revelar mais do que possa ser aceitável (até por uma politica da empresa), será possível indicar de forma sumária aquilo que comparticipam/ajudam??

As ajudas de custo são ao Km?? São por entrega?? Têm alguma forma de cálculo específica??
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama