Tu muito correcto e muito lindo mas dizer que o conceito deriva da TDM estragas te tudo. A TDM era uma FunBike e não era a única, está a Capital Nordwest e a KLM Duke, para além das Ter 125 e 250 (ambas fumarentas). Se existe alguma coisa que siga e evolua esse conceito foram as HiperStrada e Dorsoduro, mas principalmente as Multistrada e S1000XR. A gama NC nasceu num momento de crise, aproveitando metade do motor do Jazz e importando o seu temperamento citadino. O objectivo nunca foi o de uma moto emocionante ou hábil para viajar. Apesar de que sim, devo reconhecer que o conjunto é muito bom, o motor um verdadeiro mealheiro e a estética sem grande arrojo e consensual. Andei nas três a S, a X e na D e são motos muito boas para o dia a dia e para algum passeio descomprometido, fora disso não será difícil encontrar - lhe os limites.
Não podes dizer isso quando a NC nasceu ao mesmo tempo com três versões distintas, com especificações diferentes e logo, portanto, uma ergonomia adaptada a cada modelo.A ergonomia da NC-X é muito mais ergonomia de moto citadina e utilitária que uma posição trail como a TDM que, salvo pelo guiador e posição das mãos menos off road tinha a ergonomia calcada da Super Tenere que era, nada mais nada menos, a trail mais radical da altura. Até entendo que tente explicar determinados detalhes criando determinados paralelismos para que o pessoal possa visualizar. Aceito isso é até o compreendo, mas o erro está no exemplo dado uma vez que seria muito mais fácil dizer que a posição de condução seria a mesma da NC-S mas com um guiador mais aberto e numa posição mais elevada que é o caso na realidade acontece. Mas não se chateie, 2100km em dois dias é fixe, não nos quer contar como foi!? Ponha aí umas fotos para um gajo babar-se um pouco.
Já fiz cerca de 1.000/1.100kms no espaço de 24h, em modelos distintos (uma prova que alguns membros do fórum bem se lembram) e é extremamente desgastante para o corpo e para a mente.Fazer 2.300kms em 2 dias é algo que exige muita concentração e uma resistência que eu - depois do que passei e com temperaturas baixíssimas como senti - acho que não conseguiria suportar.Dou-te os meus parabéns...e à máquina também pela sua fiabilidade e resistência.
Excelente review companheiro VCS!Tive até recentemente o prazer de ter uma NC 700XD e devo dizer para a cidade e um passeio despreocupado sem horário não existe melhor. Na verdade era a montada da minha esposa que como não temos muita oportunidade de sair por aí devido à família tive pena de a ter parada e vendi quase nova. A CR passou a andar double mais vezes.Em relação à crossrunner pois não tem nada ver, mas nas minhas deslocações mais curtas e em especial na idas a Lisboa por exemplo nas linhas do eléctrico.... nos semáforos...aquilo papava RRs e PCX no arranque que até espicaçava os seus donos no primeiros metros...depois picavam-se as R e acabava depressa..... a facilidade do binário em baixas da NC juntamente com a cx DCT que não tinha que cansar a mão esquerda não há melhor. Surpreendentemente nas estiradas mais longas e até que a NC tem uma distância entre eixos maior dá-lhe uma estabilidade acrescida que não afecta nada na cidade porque como o motor está no fundo deitado o centro de gravidade é baixo e mantém a rapidez nas curvas e a agilidade necessária no meio do trânsito também. Uma autêntica faz tudo, que vai onde vão as outras. Até aos 120km/h vai muito bem mas depois baixa um pouco. Não se pode ter tudo. Quando saíamos os dois era certo eu parar para abastecer duas vezes em quanto que na NC era uma só vez. Acredito que este motor pouco rotativo por isso intrinsecamente menos desgaste mecânico dure uma vida inteira. Como foi dito quem quer passar de uma 125cc para subir para uma superior cilindrada é uma boa entrada de gama porque permite alguns erros que se cometem assim como quem se cansar de uma sport e ter uma outra opção mais relax, ou tambem porque não se tiver possibilidade de uma segunda montada para as voltinhas.Uma autêntica obra de engenharia este novo conceito NC em especial com DCT!
A respeito do que dizes, posso dizer-te que no "Desafio 24h Non-Stop", quando cheguei a casa e me deitei (eram 10h30 da manhã), só acordei quase ao final da tarde. Estava exausto...e tínhamos ao dispor uma 125cc, uma 300cc e uma 750cc.
Caro VCS. Em Espanha existe um serviço fotográfico rodoviário. É só acelerar que elas vão lá ter a casa!!!! Agora o que o bom amigo tem que fazer é contar histórias sobre as vesposas que dormem lá na sua garagem! Principalmente a GTS (coisa mai linda! )
Caro VCS, concordo em absoluto com as tuas conclusões sobre a NC.É de facto construída para uma finalidade muito bem definida, que é a de ser uma mota utilitária, utilizada maioritariamente em deslocações casa-trabalho e vice versa, o que não a impossibilita de fazer passeios, etc.E foi exatamente tendo em conta essa finalidade, que se coaduna com a utilização que lhe dou em cerca de 95% dos quilómetros que já lhe pus em cima, que optei por ela em detrimento por exemplo de uma MT-07.A NC não é pior nem melhor que as outras motas, é diferente, por ter sido projetada desde raiz para uma finalidade para a qual existem poucas concorrentes, sendo a maioria scooters.Para mim, assenta que nem uma luva, e estou perfeitamente satisfeito com ela