(....) ; se for uma mota com km elevados (e.g. 50.000km numa mota de 2014) é logo um "não-não"? Tenho muita gente que me dá esse conselho, para não escolher motas acima de 10 ou 20.000km, parece-me um bocado exagerado.(....)
(...)Escolhe de entre um grupo pequeno daquelas que mais gostas no mercado e procura aquilo que acaba por ser determinante para a utilização que indicaste atrás. (...)
A minha média de carro está a cerca de 3500km por mês, mais ou menos. Estou a olhar para a 1ª mota. Como o meu carro faz em autoestrada médias entre 3.8L a 5.6L/100 km diesel (BMW 116d), dependendo do quão atrasada acordei, tenho estado a olhar maioritariamente para as motas mais económicas, <4L/100km (ou perto disso) - sem serem scooters. Não preciso de gastar muito menos dinheiro do que com o carro, só preciso de "break even" ao final do mês, daí não passar da marca dos 4L/100km.
Digo isto porque, se o objetivo é poupar uns trocos nas portagens... quem sabe não os vais deixar nas manutenções... muito importante fazer essas contas
Queres saber custos e da forma mais objectiva que pode existir?Então passa por aqui e vais ver que não dás o tempo como perdido, na análise mais criteriosa e abrangente de que tenho conhecimento. .. LINK DIRECTO...
Citação de: Sapiens21 em Outubro 08, 2019, 07:42:44, 07:42Queres saber custos e da forma mais objectiva que pode existir?Então passa por aqui e vais ver que não dás o tempo como perdido, na análise mais criteriosa e abrangente de que tenho conhecimento. .. LINK DIRECTO...Já vi que não sou só eu que é fanática por excel e veículo Era mesmo algo assim que precisava para completar as minhas continhas todas.
Sem dúvida a NC700/750. Eu também tenho 1m70 e senti-me muito confortável nela, a ergonomia é perfeita para 1.70.Não consigo imaginar nenhuma moto mais prática/económica para essas distâncias diárias.E se ainda não experimentaste uma, não te deixes enganar pelo porte do (falso) depósito, que realmente é largo.A moto está feita para ser fácil, dócil, confortável e económica.As primeiras compram-se a partir de 4.000eur, há muitas à venda, é uma questão de paciência e de não te precipitares a comprar.
Citação de: VCS em Outubro 08, 2019, 11:34:36, 11:34Sem dúvida a NC700/750. Eu também tenho 1m70 e senti-me muito confortável nela, a ergonomia é perfeita para 1.70.Não consigo imaginar nenhuma moto mais prática/económica para essas distâncias diárias.E se ainda não experimentaste uma, não te deixes enganar pelo porte do (falso) depósito, que realmente é largo.A moto está feita para ser fácil, dócil, confortável e económica.As primeiras compram-se a partir de 4.000eur, há muitas à venda, é uma questão de paciência e de não te precipitares a comprar.Para a tua estatura irias adorar a Kawasaki ER6F (2009-2011) em termos de ser ainda mais pratica que a NC (maior manobrabilidade, mais leve, mais curta e mais baixa com ambos os pés bem assentes no chão) [acho que a Suzuki SFV650 Gladius era igualmente tão pratica como a ER6F, pelo menos ambas umas penas leves…]
Citação de: 2low em Outubro 08, 2019, 11:52:06, 11:52Citação de: VCS em Outubro 08, 2019, 11:34:36, 11:34Sem dúvida a NC700/750. Eu também tenho 1m70 e senti-me muito confortável nela, a ergonomia é perfeita para 1.70.Não consigo imaginar nenhuma moto mais prática/económica para essas distâncias diárias.E se ainda não experimentaste uma, não te deixes enganar pelo porte do (falso) depósito, que realmente é largo.A moto está feita para ser fácil, dócil, confortável e económica.As primeiras compram-se a partir de 4.000eur, há muitas à venda, é uma questão de paciência e de não te precipitares a comprar.Para a tua estatura irias adorar a Kawasaki ER6F (2009-2011) em termos de ser ainda mais pratica que a NC (maior manobrabilidade, mais leve, mais curta e mais baixa com ambos os pés bem assentes no chão) [acho que a Suzuki SFV650 Gladius era igualmente tão pratica como a ER6F, pelo menos ambas umas penas leves…]Nunca experimentei.Vendo só por imagens, parece-me demasiado "Sport", ainda que os avanços/guiador pareçam altos.Qualquer coisa que exija coluna a perto de 45º como posição natural é mau para mim, por causa da cervical e do peso nos pulsos.Dá para dar uma volta, mas não para uso intenso.
Para a tua estatura irias adorar a...
Atenção aos valores de revisões dos modelos.Outra questão que alerto é para o equipamento.
Podes comparar a posição de condução aqui: https://cycle-ergo.com/
Confesso que em certas condições, para uso muito intenso (muitos km) tenho dúvida da economia das motas, seja pela diferença de preço do Diesel, seja pela durabilidade dos pneus, seja pela periodicidade das manutenções.Provavelmente terá vantagens no factor tempo porque evitas filas , e no gozo de andar de mota
Isso dá mais de 400 euros por mês só em combustivel e portagens ?!!! Eu optava por fazer um "esforço" ir de comboio ate à Expo e depois TST nº 562, visto que o comboio da fertagus só há de hora a hora, ou entao ver se conjugava com esse horario da Fertagus ficava a "festa" por 40 euros.Apenas a minha opiniao nao leve a mal...
"Moro em Sintra e trabalho em Setúbal, pelo que faço 70km para cada lado" portanto estamos a falar de uma média diária de 140km.Tendo isso em conta, a proposta do carro económico a Diesel dentro do valor do orçamento para a moto até pode (por ventura) ser financeiramente mais vantajoso. Contudo, existe um custo que não estão a ter em conta. O tempo. Só que o valor que se atribuí ao tempo é subjetivo.
Eu comprava um Smart a gasóleo.
e uma 300 em AE tem uma vmax à volta dos 150 mas a 120 ja vai a uma rotacao consideravel. E os espacos de manutencao de uma 300 sao curtos
O melhor é mudar a casa para Setubal Neste caso, penso que nem vale a pena estar a pensar muito. A moto é para ser usada apenas nas deslocacoes casa-trabalho-casa por isso apenas interessa a parte racional. O facto da NC nao ser uma moto muito emotiva nao é nada importante... o que é importante sao os custos de uso e de manutencao da moto, e nisso a NC nao tem rivalAs opcoes de 300 cc nao servem para o seu cenario, porque a utilizacao que faz é maioritariamente de AE e uma 300 em AE tem uma vmax à volta dos 150 mas a 120 ja vai a uma rotacao consideravel. E os espacos de manutencao de uma 300 sao curtos Por isso, nao ha outra opcao sem ser a NC... tanto fará ir para uma nova como para uma usada, porque a fazer 3 mil Kms por mes, sao 36 mil por ano...ao fim de uns anos ja vai somar uma kilometragem impressionante que apenas pode fazer moca no valor comercial da moto porque esta vai continuar a somar kilometros sem problemas ou surpresas