Autor Tópico: Mota económica para uso diário  (Lida 1875 vezes)

Março 04, 2022, 10:26:24, 10:26
Lida 1875 vezes

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Embora já tenha carta há 15 anos e uma Virago 535, nunca fui motard diário. Até já nem ando à cerca de 4 anos.

Atualmente estou a pensar voltar às motas por uma questão de economia em relação ao carro e também para variar na forma de transporte (alguma diversão no dia a dia).  :)
Estou a ponderar comprar algo económico.
Neste momento estou indeciso entre a Zontes 125 U1 e a Voge 300 DS. São gamas diferentes, mas com preços e consumos próximos. 

Também ponderei a Zontes 125 Z2 (naked)...

Qual acham melhor opção?
Têm outras sugestões?  ;)

Março 04, 2022, 12:18:36, 12:18
Responder #1

batata173

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 7
  • Marca Motociclo: kawasaki
  • Modelo Motociclo: Z900
  • Localidade: Cacem
Falando da Zontes,
tive uma G1X e gostei mesmo muito em todos aspetos, apenas falha pela cilindrada que tem, mas de resto excelente combinação preço/qualidade

Março 04, 2022, 12:22:41, 12:22
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Atualmente estou a pensar voltar às motas por uma questão de economia(....)

(....)Estou a ponderar comprar algo económico.(....)

Sugestão:
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=7999.0#top
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 04, 2022, 13:08:55, 13:08
Responder #3

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
(....)
Atualmente estou a pensar voltar às motas por uma questão de economia(....)

(....)Estou a ponderar comprar algo económico.(....)

Sugestão:
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=7999.0#top

Subscrevo a CBF 125 chega a fazer médias de 2 litros aos 100.

Os CTT compraram umas dezenas, baixo consumo, muita fiabilidade e boa ciclistica!

 :have.idea:

Março 04, 2022, 13:49:43, 13:49
Responder #4

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
(....)
Atualmente estou a pensar voltar às motas por uma questão de economia(....)

(....)Estou a ponderar comprar algo económico.(....)

Sugestão:
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=7999.0#top

É uma excelente opção, mas visualmente não é muito apelativa. Ao nível de materiais também não é "do melhor".
O preço também é bom, mas...
O mal foi já ter visto as Zontes ao vivo!  :pensador:

Março 04, 2022, 13:53:00, 13:53
Responder #5

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
(....)
Atualmente estou a pensar voltar às motas por uma questão de economia(....)

(....)Estou a ponderar comprar algo económico.(....)

Sugestão:
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=7999.0#top

Subscrevo a CBF 125 chega a fazer médias de 2 litros aos 100.

Os CTT compraram umas dezenas, baixo consumo, muita fiabilidade e boa ciclistica!

 :have.idea:

Pois... mas para mim, também associo a motos de entregas...
Pretendia algo económico (cilindrada baixa, até 300 cm3) mas apelativo.  :confetti:

Março 04, 2022, 14:35:54, 14:35
Responder #6

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
A Zontes por ser naked terá menos proteção contra os elementos que a Vogue.

A Vogue será porventura mais agradável de conduzir dada a posição de condução e a ciulindrada (300cc) o que para o transito diário deverá conseguir acompanhar melhor do que a 125cc da Zontes.

Mas isso tudo dependo dos teus percursos e quais as expetativas que terás no uso da máquina nova.

Li que tens uma "535". Não sei se irá dar essa à troca pela nova montada ou se irás manter a mesma.

Se for o caso de manteres eu iria para a 125cc em complemento da "535" e usaria a 125cc para as deslocações "pequenas" em substituição do enlatado.

Mas nada como tentar experimentar os dois modelos que tens em mente e ver qual é que te adaptas melhor.

Março 04, 2022, 16:11:32, 16:11
Responder #7

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga


Li que tens uma "535". Não sei se irá dar essa à troca pela nova montada ou se irás manter a mesma.

Se for o caso de manteres eu iria para a 125cc em complemento da "535" e usaria a 125cc para as deslocações "pequenas" em substituição do enlatado.

A 535 não estou a contar com ela. Está em casa do meu pai a cerca de 40 km. Para vender também não terá muito valor (está a precisar de restauro).
Para utilização como complemento, também não equaciono (teria que gastar dinheiro, afinar carburadores, etc.
Com um depósito de 13,5 L fazia cerca de 190 km.
Tem sido usada pontualmente pelo meu pai (voltinhas de 10 km pela marginal).

Daí pretender algo económico, mas versátil e fiável.
Para as deslocações do dia a dia, mas que permite fazer pequenas ligações de vias rápidas. E uma ou outra deslocação maior em dias de sol. Por exemplo, deslocar-me do trabalho a casa dos meus pais e voltar a casa (cerca de 60 km).
Acho que uma 125 chegava... mas sou um encartado com pouca experiência e tenho receio de me arrepender no futuro.

Março 05, 2022, 11:44:40, 11:44
Responder #8

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto


Li que tens uma "535". Não sei se irá dar essa à troca pela nova montada ou se irás manter a mesma.

Se for o caso de manteres eu iria para a 125cc em complemento da "535" e usaria a 125cc para as deslocações "pequenas" em substituição do enlatado.

A 535 não estou a contar com ela. Está em casa do meu pai a cerca de 40 km. Para vender também não terá muito valor (está a precisar de restauro).
Para utilização como complemento, também não equaciono (teria que gastar dinheiro, afinar carburadores, etc.
Com um depósito de 13,5 L fazia cerca de 190 km.
Tem sido usada pontualmente pelo meu pai (voltinhas de 10 km pela marginal).

Daí pretender algo económico, mas versátil e fiável.
Para as deslocações do dia a dia, mas que permite fazer pequenas ligações de vias rápidas. E uma ou outra deslocação maior em dias de sol. Por exemplo, deslocar-me do trabalho a casa dos meus pais e voltar a casa (cerca de 60 km).
Acho que uma 125 chegava... mas sou um encartado com pouca experiência e tenho receio de me arrepender no futuro.

Viva meu caro!
Visto que tem uma Virago 535, vou supor que já tem carta A.
Sugiro então uma mota de 250cc ou 300cc, digo isto porque, como também pretende dar umas voltinhas maiores quando estiver bom tempo, acredito que uma 250cc ou 300cc chegue para esse fim, por ter sempre mais "pulmão" que uma 125cc.
Por exemplo, a CB125R bebe o mesmo que a minha CB300R, que tem um pouco mais que o dobro da potência, e se pretende fazer percursos na autoestrada, acho uma 125cc um pouco perigoso, pelo menos, eu gosto de poder ter potência para realizar ultrapassagens.
Esta foi a minha sugestão, mas o melhor a se fazer é mesmo testar ou pelos menos ir a um stand e "ver com os próprios olhos" a melhor mota para si.
Tudo de bom!  :nice:

Março 05, 2022, 18:41:58, 18:41
Responder #9

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Por falar em "economia" e face aos preços ascendentes dos combustíveis, eu sugeria uma trotinete, algo que estou seriamente a pensar adquirir!

Em alternativa há sempre a bicicleta, que além de ser o objecto da moda no que se trata ao "mostrar que se é mais sustentável que os outros", faz bem à saúde, expeto no grande inconveniente que é chegar ao trabalho a cheirar a transpiração ou fumos dos outros veículos... já de trotinete só mesmo o fumo dos outros veículos...  :lolol:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 05, 2022, 19:32:21, 19:32
Responder #10

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga


Li que tens uma "535". Não sei se irá dar essa à troca pela nova montada ou se irás manter a mesma.

Se for o caso de manteres eu iria para a 125cc em complemento da "535" e usaria a 125cc para as deslocações "pequenas" em substituição do enlatado.

A 535 não estou a contar com ela. Está em casa do meu pai a cerca de 40 km. Para vender também não terá muito valor (está a precisar de restauro).
Para utilização como complemento, também não equaciono (teria que gastar dinheiro, afinar carburadores, etc.
Com um depósito de 13,5 L fazia cerca de 190 km.
Tem sido usada pontualmente pelo meu pai (voltinhas de 10 km pela marginal).

Daí pretender algo económico, mas versátil e fiável.
Para as deslocações do dia a dia, mas que permite fazer pequenas ligações de vias rápidas. E uma ou outra deslocação maior em dias de sol. Por exemplo, deslocar-me do trabalho a casa dos meus pais e voltar a casa (cerca de 60 km).
Acho que uma 125 chegava... mas sou um encartado com pouca experiência e tenho receio de me arrepender no futuro.

Viva meu caro!
Visto que tem uma Virago 535, vou supor que já tem carta A.
Sugiro então uma mota de 250cc ou 300cc, digo isto porque, como também pretende dar umas voltinhas maiores quando estiver bom tempo, acredito que uma 250cc ou 300cc chegue para esse fim, por ter sempre mais "pulmão" que uma 125cc.
Por exemplo, a CB125R bebe o mesmo que a minha CB300R, que tem um pouco mais que o dobro da potência, e se pretende fazer percursos na autoestrada, acho uma 125cc um pouco perigoso, pelo menos, eu gosto de poder ter potência para realizar ultrapassagens.
Esta foi a minha sugestão, mas o melhor a se fazer é mesmo testar ou pelos menos ir a um stand e "ver com os próprios olhos" a melhor mota para si.
Tudo de bom!  :nice:

Obrigada pela tua opinião!
Hoje na loja da Voge disseram-me precisamente o mesmo! Esquecer as 125 e pensar nas 300...  ;)

Para já fiquei bem impressionado com a Voge 300 DS... (quase a fechar negócios!)  :megafeliz:

Mas a Voge 300 AC ao vivo também é qualquer coisa!  :love0001:

Tudo de bom para ti também!

Março 05, 2022, 19:36:33, 19:36
Responder #11

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Por falar em "economia" e face aos preços ascendentes dos combustíveis, eu sugeria uma trotinete, algo que estou seriamente a pensar adquirir!

Em alternativa há sempre a bicicleta, que além de ser o objecto da moda no que se trata ao "mostrar que se é mais sustentável que os outros", faz bem à saúde, expeto no grande inconveniente que é chegar ao trabalho a cheirar a transpiração ou fumos dos outros veículos... já de trotinete só mesmo o fumo dos outros veículos...  :lolol:

É mesmo...! Eu inicialmente até estava a pensar numa mota elétrica!

De bicicleta não tenho problema nenhum em andar, ainda o ano passado dei uma volta de 181 km em cerca de 6 horas.  ;)

O problema é mesmo ir para o trabalho e andar a cheirar a cavalo!  ;D

Para a trotinete, é necessário uma boa estrada ou bom piso e eu não tenho. Para mim não dá.