A tensão da corrente faz-se sempre com a roda a tocar chão.
A medição é, normalmente de uns 35mm de folga.
No braço oscilante do teu animal tens umas marcas que servem de referencia para regular a folga e, principalmente, para o alinhamento da roda!
Alivias a porca de aperto do eixo e depois vais ajustando os tensores de forma a que em ambos os lados do braço oscilante coincidam na mesma marca. Isso é o garante de que a roda esta alinhada!
Voltas a pertar o eixo e voltas a verificar se a folga é a recomendada (penso que 35mm).
Essa verificação eu faço a olhimetro, consiste em por o dedo indicador na base da corrente e levanta-la no sentido do braço oscilante. Se o percurso feito é mais ou menos o de tres dedos de alto, esta a coisa mais ou menos bem feita!
Atenção, 35mm, podem ser 40mm, mas 50mm já é muito!
E não existe necessidade de verificar cada vez que lubrifiques,quanto mais se estica mais se laça.
É um trabalho de vigilancia que se deve ter mas que se deve levar na descontração, lambeste a coisa!?
A Maria tem 149000 e só levou tres sistemas de transmissão e desde que pus este ultimo ainda não lhe afinei a corrente nenhuma vez, já la vão quase 20000km.
Vigilar é bom mas nada de histerias!
Ninguem põe em duvida a sua experiencia, assim como ninguem lhe chamou tenrinho.
Só digo que não é correcto.
A caixa é a caixa e o sistema de transmissão secundario é outra coisa totalmente diferente, apesar de que elemento da transmissão.
Repare.
Uma corrente muito laça pode tornar-se muito ruidosa principalmente em desacelaração por causa do efeito travão motor, ou quando reduzimos as relações de caixa, que resulta no mesmo efeito.
Quem transmite a força ao pinhão é o veio secundario da caixa, que por sua vez passou (a força) pelo veio intermediario, pelo carreto da relação engrenada e pelo veio primario. Ora se invertemos o sentido do que lhe acabo de explicar, como é possivel, sendo que a caixa transmiite a força antes que esta chegue ao sistema secundario, que o sistema secundario tenha um papel preponderante no funcionamento desta, seja a nivel de suavidade ou precisão!?
É pá João, permite-me discordar....
A caixa nada tem a ver com o sistema de transmissão!
Quer dizer (deixa-me explicar antes que venham os puristas), neste caso a transmissão secundaria não interactua com a caisxa, como por exemplo a embraiagem (outro elemento da transmissão).
A Caixa e a transmissão estão directamente separadas e mais alem da transmissão da força não tem nada em comum. A caixa vai trabalhar precisamente igual sendo suave ou brusca , com ou sem a transmissão secundaria.
As folgas devem sempre ser a recomendada pelo fabricante e se ele diz entre 20 a 30mm, se forem 35mm não há problema. Pior seria se fossem só 15mm.
A corrente de transmissão tende a aquecer e a dilatar, pelo que os 30mm de folga, junto com o peso que a mota leva e o trabalho da suspensão, leva a que fique tudo justinho no seu lugar, sem grande falhas.
Amigo Clemente.
Tenho uma mota de monte com uma corrente com tensão variável para permitir que ela transponha os obstáculos que se lhe põe no caminho.
A caixa da Artax é um relógio na precisão e super suave de accionamento.
Seguindo o seu raciocínio, como explica que isto aconteça?
Sobre a sua corrente o meu bom amigo possivelmente não foi todo o cuidadoso que devia ser.
Companheiro João Santos, a folga da corrente em nada interfere com a suavidade da caixa, não sei onde é que foi tirar essa ideia... :???: :???:
Companheiro João Santos, a folga da corrente em nada interfere com a suavidade da caixa, não sei onde é que foi tirar essa ideia... :???: :???:
Companheiro Sapina, volto a referir e repetir o que disse acima.
Já não tenho cá em casa a CB500 e a 929RR e com elas iria provar a qualquer um o que faz a corrente com demasiada folga.
Depois de voz mostrar que é verdade o que digo iriam mudar de opinião.
Mas como costumo dizer para este peditório, já dei. Sei que é verdade o que digo e junto de um BOM mecânico, numa simples troca de palavras, vai dizer o mesmo.
Cada vez tenho menos vontade de partilhar certas informações, para não ter de ler certos comentários.
João :scooter: :scooter:
Confirmo a 100% as palavras do João Santos. Interfere e não é pouco.
Desde as motorizadas que verifiquei isso e os próprios mecânicos (eu sou um) confirmam.Companheiro João Santos, a folga da corrente em nada interfere com a suavidade da caixa, não sei onde é que foi tirar essa ideia... :???: :???:
Companheiro Sapina, volto a referir e repetir o que disse acima.
Já não tenho cá em casa a CB500 e a 929RR e com elas iria provar a qualquer um o que faz a corrente com demasiada folga.
Depois de voz mostrar que é verdade o que digo iriam mudar de opinião.
Mas como costumo dizer para este peditório, já dei. Sei que é verdade o que digo e junto de um BOM mecânico, numa simples troca de palavras, vai dizer o mesmo.
Cada vez tenho menos vontade de partilhar certas informações, para não ter de ler certos comentários.
João :scooter: :scooter:
Acabei de comprar lubrificante Motorex Chain Lube Racing e limpa correntes da mesma marca Chain CleanCamarada depois de estar em tua casa, no dia seguinte lavei a corrente con gasolina com auxílio dum pincel, como é óbvio, aparentemente ficou nova e removeu a gordura toda de passei o motorex igual ao teu, e parece nova, cumprimentos
Até agora sempre usei lubrificante da Motorex e a verdade é que só aos 15000 kms a corrente precisou de afinação.
Quanto ao detergente Fairy que usava desde o início se fosse corrosivo já a corrente estava na lonas, antes de usar coloquei um oring de molho para ver até que ponto degradava e ao fim de uma semana estava como novo.
Nunca usei WD40 na corrente, só usei petróleo embebido em derpedício para remover a massa da caixa do pinhão de ataque e depois lavei com umas gotas de Fairy em água quente.
Como lavar a corrente não é estar de molho deduzo que o fairy não é prejudicial e tira a gordura toda.
Camarada depois de estar em tua casa, no dia seguinte lavei a corrente con gasolina com auxílio dum pincel, como é óbvio, aparentemente ficou nova e removeu a gordura toda de passei o motorex igual ao teu, e parece nova, cumprimentos
Yap, mas fairy vai muito mais além do superpop.
Mas olha, cada um com a sua e Deus com a de todos.
Eu não limpo o sistema a cada 3000km senão não fazia eu outra coisa.
Depois podes pecar por excesso de limpeza, que também não é bom.
Boa malha hein Rodrigues!
Não sabia que andava a fazer slides pelos caminhos fora! :tirarchapeu:
Yap, mas fairy vai muito mais além do superpop.
Mas olha, cada um com a sua e Deus com a de todos.
Eu não limpo o sistema a cada 3000km senão não fazia eu outra coisa.
Depois podes pecar por excesso de limpeza, que também não é bom.
Yap, mas fairy vai muito mais além do superpop.
Mas olha, cada um com a sua e Deus com a de todos.
Eu não limpo o sistema a cada 3000km senão não fazia eu outra coisa.
Depois podes pecar por excesso de limpeza, que também não é bom.
Ao ler o teu post e o do Rodrigues já me sinto menos culpado de ter a minha menina com 1200km e ainda não ter limpo a corrente. Tenho visto pessoal a referir que limpa a corrente a cada 400 a 500km... Isso para mim seria quase uma vez por semana....
Eu quanto tinha a cbf,limpava a dita corrente com petróleo na pistola de lavagem do ar comprimido,secava bem com pano velho e em seguida o spray de correntes da silkolene(ultimamente),só foi esticada aos 10000 e foi porque troquei o pinhao de ataque,a caixa do mesmo era limpa assim que eu visse muita sujidade, sempre com petróleo na referida pistola.
Á chuva era mais frequente,aqui era a olha e toque ,se estivesse seca ou muito suja era limpa e lubrificada.
:chopper:
Consegues ver alguma seriedade nestas palavras!? :convivio:
Pois o binário de aperto varia de moto para moto, na minha antiga cbf era ligeiramente inferior.
A perfeição procura-se mas se a atingirmos perde-se a piada da questão :stuck_out_tongue_winking_eye: :stuck_out_tongue_winking_eye: :stuck_out_tongue_winking_eye:
Onde se vende o querosene ?
Onde se vende o querosene ?
Continente ou outra cadeia de super mercados
Onde se vende o querosene ?
Continente ou outra cadeia de super mercados
Sim,agora que o dizes acho que já vi umas garrafas de plástico com isso escrito , mas ... na secção do material para churrasco (junto às acendalhas , grelhas , etc, ) ! Estou certo ou a dizer bacorada ?
Onde se vende o querosene ?
Continente ou outra cadeia de super mercados
Sim,agora que o dizes acho que já vi umas garrafas de plástico com isso escrito , mas ... na secção do material para churrasco (junto às acendalhas , grelhas , etc, ) ! Estou certo ou a dizer bacorada ?
Eu prefiro usar gasóleo.
Não é o melhor, mas também não é o mais agressivo.
Tem algumas vantagens como o de não ser facilmente inflamável como o querosene e a gasolina, e se estiver bem acondicionado, não se degrada com o tempo. ;)
Ok ...mas vamos lá fazer um 'rewind' e começar a ver 'o filme' do princípio : Eu para limpar/lavar a corrente uso um spray (marca SDoc) em gel . Tem alguma coisa de errado em usar os sprays que se comercializam para este efeito? Ainda não percebi.
Sim,agora que o dizes acho que já vi umas garrafas de plástico com isso escrito , mas ... na secção do material para churrasco (junto às acendalhas , grelhas , etc, ) ! Estou certo ou a dizer bacorada ?
Sim,agora que o dizes acho que já vi umas garrafas de plástico com isso escrito , mas ... na secção do material para churrasco (junto às acendalhas , grelhas , etc, ) ! Estou certo ou a dizer bacorada ?
Penso que é secção de limpezas nas pinturas :pensador:
Onde se vende o querosene ?Numa loja dos chineses, eu lavei a minha com querosene, porém esqueci me de a lavar com água, da querosene, passei diretamente à lubrificação
Eu comprei no AKI e a embalagem é esta
(http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160919/fa0c8421b99b8775e1c0f5123036b30f.jpg)
Hoje em dia praticamente todas as correntes têm orings e como tal não gostam muito de produtos abrasivos e isso já foi aqui comentado.
Nas minhas ultimas motos que tive (corrente com orings) sempre utilizei um método que pode parecer pouco comum.
Escova de alcatifas ou tapetes, macia e de ambos os lados, retirava esfregando, todos os resíduos na corrente.
Com uma espátula de ferro, raspava a cremalheira e retirava todo o excesso de resíduos, desta forma fica praticamente limpinha.
Depois destas operações, de novo lubrificava, pelo interior e estrada com ela.
João :scooter: :scooter:
Já agora, para contribuir para a discussão da gasolina/querosene para limpar a corrente, a SUZUKI fecha essa porta no manual do utilizador ( e também jacto de pressão)
(http://i68.tinypic.com/25a1but.jpg)
Não deixa de ser deveras interessante pois é exactamente o oposto (excepto a parte da lavagem a alta pressão) do que vem no manual oficial da V-strom também da suzuki :pensador: :pensador: :pensador: :pensador:
A Motul também tem uma massa muito boa e de fácil aplicação. Eu já usei e recomendo também. Aqui fica o link:
http://texoleo.com/product/motul-c5-chain-paste-150ml
João :scooter: :scooter:
A Motul também tem uma massa muito boa e de fácil aplicação. Eu já usei e recomendo também. Aqui fica o link:
http://texoleo.com/product/motul-c5-chain-paste-150ml
João :scooter: :scooter:
Sei que a Motul é boa, só não gosto da cor amarelada, por esta razão uso Motorex que fica quase transparente depois de seca.
A Motul também tem uma massa muito boa e de fácil aplicação. Eu já usei e recomendo também. Aqui fica o link:
http://texoleo.com/product/motul-c5-chain-paste-150ml
João :scooter: :scooter:
Sei que a Motul é boa, só não gosto da cor amarelada, por esta razão uso Motorex que fica quase transparente depois de seca.
Já reparei que cada um faz á sua maneira e usa o lubrificante que pensa ser o melhor, não é nenhuma crítica, essa posição é natural.
Só há uma forma de saber qual o melhor, vou continuar a usar o Motorex Racing até ao fim do kit de transmissão e depois usar o Motul C4 e veremos qual faz mais kms.
O que tenho lido é que para motas off-road o Motorex racing é melhor.
Daqui por 5 anos venho aqui postar
Clemente creio que encontras de certeza na Motoclasse na Povoa Stº Adrião.Sim, comprei na motoclasse 14 € cada frasco, cumprimentos
João :scooter: :scooter:
Clemente creio que encontras de certeza na Motoclasse na Povoa Stº Adrião.Sim, comprei na motoclasse 14 € cada frasco, cumprimentos
João :scooter: :scooter:
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Já reparei que cada um faz á sua maneira e usa o lubrificante que pensa ser o melhor, não é nenhuma crítica, essa posição é natural.
Só há uma forma de saber qual o melhor, vou continuar a usar o Motorex Racing até ao fim do kit de transmissão e depois usar o Motul C4 e veremos qual faz mais kms.
O que tenho lido é que para motas off-road o Motorex racing é melhor.
Daqui por 5 anos venho aqui postar
Por acaso nestes ultimos dias tenho feito uma pesquisa na net, em foruns, sobre este tema e tenho visto muitas avaliações positivas ao MOTOREX CHAIN LUBE OFFROAD , está na minha lista de compras que o próximo que exprimente será este Motorex.
Rodrigues onde é que o compras ??? podes-me dizer
:bandeiraportugal:
Uma escova para limpar a corrente, três lados de uma vez, comprado no ebay: 2,26€, free shipping :cool:
Péssimas notícias omcj. Vamos ver como duram nas minhas mãos. Obrigado pela informação ;)
Uma escova para limpar a corrente, três lados de uma vez, comprado no ebay: 2,26€, free shipping :cool:Também mandei vir uma dessas.
(http://i64.tinypic.com/347brrn.jpg)
Uma escova para limpar a corrente, três lados de uma vez, comprado no ebay: 2,26€, free shipping :cool:Também mandei vir uma dessas.
Enviado do meu Vodafone Smart ultra 6 através de Tapatalk
Eheheheh :lolol:, pelo que percebo, tirando o partir-se foram úteis enquanto duraram, para mandares vir mais :nice:. Se tinha defeito quer dizer que ficas com algumas para vender ao pessoal e recuperar o investimento, ainda te ficam à borla :nice:. Tenho visto alguns vídeos em que aconselham estas escovas :chavebocas:
Pelo preço se durar 3 ou 4 vezes já fica pagaEheheheh ol:, pelo que percebo, tirando o partir-se foram úteis enquanto duraram, para mandares vir mais :nice:. Se tinha defeito quer dizer que ficas com algumas para vender ao pessoal e recuperar o investimento, ainda te ficam à borla :nice:. Tenho visto alguns vídeos em que aconselham estas escovas :chavebocas:
Pois, eu por ver isso é que tambem mandei vir, e deram mesmo muito jeito até acabar :D :D não vendo nada, pelo preço tambem não acredito que durem muito, mas vamos ver as proximas :cool:
Afinal é querosene ou petróleo de limpeza ?
Algumas lojas de telecomandados ainda vendem ( ou vendiam ) querosene puro para os motores de combustão.
Na net a querosene é o produto aconselhado pelos profissionais. No meu caso a Suzuki proíbe expressamente o uso de querosene no manual de proprietário pelo que não irei usar, pelo menos durante a garantia ;) não sei se terão descoberto algo contra a querosene, se o material dos O-Rings é diferente ou se querem vender outros produtos :)
Meus amigos , devia-mos é de estar todos a contestar a porcaria deste sistema de correntes que é muito pior do que qualquer outro que conheça até ao momento, até mesmo o dos triciclos a pedal é melhor, pelo menos faz bem á saúde.
...e a roda sente-se a rolar mais livre ou seja faz menos esforço em comparação com o spray que usava da Motul C4, a moto responde muito mais rápido ao acelerador, e reduziu o barulho tanto da corrente como das mudanças a entrar da cx dct, eu diria que não está relacionado, mas está .
Na net a querosene é o produto aconselhado pelos profissionais. No meu caso a Suzuki proíbe expressamente o uso de querosene no manual de proprietário pelo que não irei usar, pelo menos durante a garantia ;) não sei se terão descoberto algo contra a querosene, se o material dos O-Rings é diferente ou se querem vender outros produtos :)
Talvez os profissionais da velha guarda...
Não faltará no mercado produtos melhores. Mas a realidade é que a querosene funciona bem e é barato.
As marcas por norma tentam se salvaguardar de tudo o que possa lhe envolver custo no caso de substituição.
Tal com o discurso é sempre a apelar à assistencia nos agentes autorizados.
Precisar de recorrer á garantia com a corrente durante os anos de garantia seria mau sinal.
A única razão que vejo para o mesmo se degaradar é precisamente falta de manutenção adequada, nomeadamente librificação.
E mesmo com um defeito de fabrico... não acredito que a Suzuki substitue alguma coisa.
As marcas por norma não assumem defeitos em componentes de desgaste.
Reduzir o barulho da corrente e da caixa costuma ser o sintoma mais comum...
Já sentir que a moto responde muito mais rápido ao acelerador é uma capacidade que está acima das capacidades de um bancos de potência. Parabéns! :D
Mas é verdade que responde :corrida: e não é pouco, agora acredite quem quiser...noto isso fácilmente como roda mais livremente quando vou em 6ª. e deixo de acelerar e a velocidade mantém-se, não perde facilmente como acontecia até então .
Quando isso acontece é falta de compressão :lolol:Citar
Eu quando desacelero bruscamente por movimento brusco do pulso devido a irregularidades do piso quase fico em cima do depósito :stuck_out_tongue_winking_eye:
CitarQuando isso acontece é falta de compressão :lolol:
Eu quando desacelero bruscamente por movimento brusco do pulso devido a irregularidades do piso quase fico em cima do depósito :stuck_out_tongue_winking_eye:
Neste caso é falta de compressão na corrente ou no sistema de transmissão :corrida: :lolol: :lolol:
:convivio:
Vicente, eu sei que sabes que uma das formas de medir se a compressão está em condições é quando desaceleramos, numa descida por exemplo com a mudança engatada o motor não aguenta a inércia e a mota embala está nas couves.
Claro que não é o teu caso pois a mota ainda é nova mas,...
É um tema muito controverso na medida em que cada um julga que o seu método e o lubrificante usado é o melhor mas estamos a esquecer-nos do material de que é composto o Kit,
Só sei que com quase 16000 kms a afinação da corrente ainda está a um terço na zona verde, a continuar assim pela lógica poderá aguentar-se até aos 45 kms o que já não é mau.
...eles recomendam para a corente Valvulina 80W90 e não só noda Honda tb no da Suzuki, claro eu njão coloquei a 80W90 mas a 75W140 que é de uma qualidade superior, aliás éstá entro das melhores 3 valvulinas do mundo.
O que é isso da zona verde?
É que 16.000kms para a maioria das motos não chega ao periodo entre duas revisões "normais".
Uma duração de 45.000km parece-me muito pouco. Sobretudo recorrendo a produtos e lubrificantes xpto que apregoam ser maravilhosos...
Rodrigues, posso estar enganado em 99,99%do que digo, mas uma coisa é certa, que no livro de manuteção da HONDA eles recomendam para a corente Valvulina 80W90 e não só noda Honda tb no da Suzuki, claro eu njão coloquei a 80W90 mas a 75W140 que é de uma qualidade superior, aliás éstá entro das melhores 3 valvulinas do mundo.
Como disse atrás, por melhores que sejam os lubrificantes depende da qualidade do Kit, desconheço em que escala se enquadra o da minha CB500x se não é dos melhores já considero bom se fizer 46000 kms.
Zona verde, foto do meu DB
Como disse atrás, por melhores que sejam os lubrificantes depende da qualidade do Kit, desconheço em que escala se enquadra o da minha CB500x se não é dos melhores já considero bom se fizer 46000 kms.
Os kits oem da Honda não costumam ser maus.Zona verde, foto do meu DB
Não será a folga da corrente?
É normal nos primeiros milhares de quilómetros a corrente "alargar" um pouco. Mas nada significativo.
Tal como é comum um kit "gripar" um ou vários elos elos da corrente sem que exista desgaste significativo no pinhão e cremalheira.
Há casos em que é pinhão a ficar com os dentes revirados antes que corrente e cremalheira evidenciem fadiga.
Acho estranho tirar conclusões sobre o kit a partir da folga da corrente...
Pode ter propriedades lubrificantes superiores aos sprays mas não tem a mesma capacidade de agarrar à corrente nem de perto nem de longe.
A marcação na zona verde foi depois de eu ter afinado após os 15337 kms.
A imagem tem um X-ring e não um O-ring
A folga da corrente é proporcional à longevidade do conjunto, pelo menos na CB500x porque tem limite de afinação, e quando esse limite é atingido a folga da corrente não deverá ir além dos 60 mm aconselhado pela marca, além desta medida corre o risco de saltar dentes e sair fora originando acidentes graves.
No manual online já confirmei é Spray, mas no meu manual ( livrinho) que acompanha a moto recomenda vavolina 80W90
A corrente da minha CB é a 520VO da D.I.D.
Se alguém tiver conhecimento da sua qualidade agradeço que se manifeste
http://didchain.com/standardChains.html
A corrente da minha CB é a 520VO da D.I.D.
Se alguém tiver conhecimento da sua qualidade agradeço que se manifeste
http://didchain.com/standardChains.html
Penso que a RK-VO é uma corrente de entrada de gama da RK, pelo que analisei mas foi pouco na página da RK tens a VX2 que é de qualidade superior, digo eu ... não sei.
:convivio:
Qual a melhor, D.I.D ou RK ?
Eu coloquei RK , penso que a fábrica seja a mesma, mas já ouvi dizer que as D.I.D são melhores, em conversa com o meu amigo mecânico da Motorway o Tozé ele disse-me que são iguais dentro da mesma gama .
Vamos recapitular... para ver se entendi:
O teu "relógio suiço" que de "problemas com 24.000 kms é zero" (ignorando bateria e o amortecedor do banco) ficou com transmissão "nas couves" aos 11,000 kms.
(menos que o intervalo de revisão de algumas marcas)
Portanto a solução foi passar a usar na corrente o mesmo lubrificante que a VFR usa no cardã?
O que é um problema... porque salpica?
:)
Qual é a dúvida que eu ainda não percebi.
Dos que já experimentei, o que mais gostei foi o da Fuchs Silkolene. Suja pouco e tem uma enorme durabilidade até mesmo à chuva.É exactamente esse que estou a usar!
Só que é caro. E a ultima vez que precisei não o encontrei em lado nenhum.
Qual é a dúvida que eu ainda não percebi.
Como me inscrevi no fórum estava já o tópico a meio... estava a tentar perceber a lógica. :)
É muito estranho esses defeitos no kit de transmissão...
É do tipo de componentes que, de tão básicos que são, nunca "avariam"!
Honestamente, usar valvulina só mesmo para desenrascar caso não tivesse mais nada.
Há lubrificantes excelentes no mercado.
Dos que já experimentei, o que mais gostei foi o da Fuchs Silkolene. Suja pouco e tem uma enorme durabilidade até mesmo à chuva.
Só que é caro. E a ultima vez que precisei não o encontrei em lado nenhum.
A minha solução de desenrasque costuama ser o da Galp.
É bastante razoável. Barato. Só que salpica imenso.
Cá em casa sempre foi assim e já conta com mais de 20K,
limpeza da corrente (2K em 2K)com Glicerina(http://i64.tinypic.com/aob6u1.jpg)
lubrificação da mesma com Motorex(http://i65.tinypic.com/2wg7xg8.jpg)Resultado
(http://i63.tinypic.com/2myurfl.jpg)
Pois eu para a lubrificação da corrente não quero outra coisa senão isto
http://www.putoline.com/en/catalogue/product/758/tech-chain/1766/
Não salpica absolutamente nada para a gente ou para o pneu e por incrivel que pareça foi-me recomendado por uma concessionária da Honda :nice:
Boas
Eu uso o Fuchs Sikolene Titanium Dri Gel, que deixa uma camada branca a toda a volta da corrente. E não o Fuchs Silkolene Chain Lube.
(http://www.whitedogbikes.com/shop/4385-large_default/silkolene-chain-gel-kit.jpg)
Boas, mais uma marca a aconselhar a valvulina 80W90, conforme podem ler,
http://www.reginachain.it/eng/use_and_maintenance/how_to03.shtml
Boas, mais uma marca a aconselhar a valvulina 80W90, conforme podem ler,
http://www.reginachain.it/eng/use_and_maintenance/how_to03.shtml
Eles recomendam óleo mineral ou lubrificante em spray no 1° parágrafo depois disso só falam em lubrificante em spray. Logo, parece-me que o ênfase não é dado ao óleo.
Eu não disse que óleo mineral não era valvolina. Valvolina é apenas óleo da caixa de velocidades e podes utilizá-lo para lubrificar as correntes, claro. Foi o que sempre se usou desde tempos primordiais.Boas, mais uma marca a aconselhar a valvulina 80W90, conforme podem ler,
http://www.reginachain.it/eng/use_and_maintenance/how_to03.shtml
Eles recomendam óleo mineral ou lubrificante em spray no 1° parágrafo depois disso só falam em lubrificante em spray. Logo, parece-me que o ênfase não é dado ao óleo.
Boas, 80W90 é valvulina e esta é mineral, se fosse sintética seria uma 75W90, deixo aqui o que lá está escrito,
Use SAE 80-90 mineral oil or motorcycle chain specific lubricant safe for O-Rings.
1 Brush the chain with oil over its entire length, both inside and outside.
2 After some time, wipe away the excessive lubricant with a clean rag.
:convivio:
Numa boa Drogaria ou Aky e no Leroy Merlin.
João :scooter: :scooter:
Numa boa Drogaria ou Aky e no Leroy Merlin.No aki tem, foi onde comprei a querosene ou então numa loja dos chinos tb têm, cumprimentos
João :scooter: :scooter:
Numa boa Drogaria ou Aky e no Leroy Merlin.No aki tem, foi onde comprei a querosene ou então numa loja dos chinos tb têm, cumprimentos
João :scooter: :scooter:
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Nessa terra o AKY evita ter coisas que sirvam para usar nas Manifestações em koktail molotov. :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:
João :scooter: :scooter:
Comprei no aki de Alverca, mas qualquer loja dos chineses temNuma boa Drogaria ou Aky e no Leroy Merlin.No aki tem, foi onde comprei a querosene ou então numa loja dos chinos tb têm, cumprimentos
João :scooter: :scooter:
Enviado do meu Power através de Tapatalk
Qual AKY ??? No de Loures não tem .
:bandeiraportugal:
Ok ...mas vamos lá fazer um 'rewind' e começar a ver 'o filme' do princípio : Eu para limpar/lavar a corrente uso um spray (marca SDoc) em gel . Tem alguma coisa de errado em usar os sprays que se comercializam para este efeito? Ainda não percebi.
Eu mandei agora vir 6 latas de lubrificante só para não pagar portes :lolol:
Já tenho lubrificante para o próximo ano :sportbike:
Boas,
Depois de muitos e bons anos afastado das correntes e sprays e esticar, volto a entrar neste "mundo".
Para já, por recomendação do Ruiz da Motoraiz, comprei este spay para lubrificar a corrente . Ele diz que é do melhor...
Alguém conhece?
https://www.motorraiz.com/gras...dena-sdoc100-white-chain-spray
Vou ver se procuro essas escovas para limpar correntes, no ebay.
Abc
Podias variar o thumbnail.O Thumbnail é sempre diferente...
No âmbito deste tópico, deixo um pequeno vídeo com a MINHA maneira de limpar a corrente, pinhão e cremalheira:
Subscrevam o canal aqui: https://www.youtube.com/c/pianomanpt?sub_confirmation=1 (https://www.youtube.com/c/pianomanpt?sub_confirmation=1)
Obrigado.
2 coisas que poupam tempo e dinheiro.
1. Usar titanium gel ( não é preciso nada mais que um trapo para limpar a corrente )
2. Se querem mesmo usar esses lubrificantes peganhosos e que dão trabalho depois ao limpar, usem petróleo para limpar a corrente e fujam dessas latinhas chain clean€r.
Porque dizes isso?
Ps: tb uso titanium gel...mas pensava que era "igual" a QQ outro...
Pianoman, "ganda maluco ".Esta lavagem foi mais profunda. Até tirei o suporte do pousa-pés... só não tive foi paciência de tirar o guara-lamas/protector de corrente...
Mais de 1 hora a lavar uma corrente?
Não lhe penso dedidar mais 5/10 min a cada 1000 km no máximo!
Se não durar, passo para uma moto de cardan.
2 coisas que poupam tempo e dinheiro.Coincidência das coincidências, acabei de comprar precisamente um derivado de petróleo para a próxima limpeza...
1. Usar titanium gel ( não é preciso nada mais que um trapo para limpar a corrente )
2. Se querem mesmo usar esses lubrificantes peganhosos e que dão trabalho depois ao limpar, usem petróleo para limpar a corrente e fujam dessas latinhas chain clean€r.
Já usei de tudo.
Desde a porcaria do lidl, aos motul e repsol.
Todos duram o mesmo que o da silkolene, mas todos são uma porcaria para tirar da corrente, atraem detritos e sujam tudo.
O da silkolene, é literalmente passar um pano e aquilo sai, mas dura na mesma os mesmo 300-500 km que qualquer outro.
Como faço pouco ou nenhum fora de estrada, a limpeza da corrente parece-me quase 2º plano, sendo o mais importante a lubrificação.
Boas,
apoós experimentar diversos lubrificantes de corrente, este é o numero 1
parece-me que descobri um que se mantém por bastante tempo , não salpica, que tinha sido aqui aconselhado já não me recorda ao certo se foi pelo João cruz ou outro companheiro, mas que é bom lá isso é
e já vou na segunda embalagem
este,
(https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/61LMi75cTHL._SL1200_.jpg)
:convivio:
Boas, eu uso o da WD40, inicialmente usava o branco (tempo húmido), agora uso o normal que é transparente. Este último salpica mais que o branco, mas nada de mais. Para lavar a corrente, pinhão e cremalheira, uso querosene do Aki.
Provavelmente irei testar este a seguir. Ultimamente usava o Silkolene, e depois de ler tanta coisa boa sobre o Castrol experimentei este... Fiquei desiludido... São muito depressa e salpica um bocado. Dos aqui referidos o que mais gostei até agora foi o Silkolene. Este irei experimentar a seguir provavelmente.Boas, eu uso o da WD40, inicialmente usava o branco (tempo húmido), agora uso o normal que é transparente. Este último salpica mais que o branco, mas nada de mais. Para lavar a corrente, pinhão e cremalheira, uso querosene do Aki.
Já usei os da WD40 como tb o da Motul e da castrol racing e da Sikolene
de todos até agora este é oque mais gosto, não só por não salpicar o pneu, como tb passados 1.000kms ainda se vê óleo na corrente, coisa que não acontecia com os outros, portanto altamente recomendado
:convivio:
Essa marca fui eu que te indiquei Clemente.
Há mais de 10 anos que não usava spays para correntes e quando mandei vir a top case de Espanha, o Guillermo da Motorraiz é que me aconselhou esta marca. Acho que custou algo como 12 eur.
Hoje comprei um spray limpa correntes da w40. Vamos ver se vale a pena.
Até agora, tinha limpo com querosene do Leroy, mas a porcaria não saiu muito facilmente.
Abc,
JpC
Eu uso o petrocleaner do Aki e limpa a corrente que é uma maravilha
(....)
Finalmente, o site da RK diz que as correntes são um item de desgaste: as vedadas devem ser em geral boas para 20.000 milhas, as não vedadas para 3.000. (....)
Entendo perfeitamente que existem muitas variáveis para os resultados em termos de duração, mas estou a achar uma diferença que...
Não haverá uma certa vontade da RK, com essa indicação, de levar deliberadamente a que os clientes optem por determinadas correntes em detrimento de outras... forçando um nadinha no exagero? :)
Venham os cardans e acaba se esta história.
Aproveitando que hoje foi dia de mudar o óleo do carro deixo a pergunta:
Podemos aproveitar aquele resto de óleo bom que sobra do bidão para lubrificar as nossas correias?
(....)
Boas, onde o compraste e quanto ficou? ObrigadoBoas,
apoós experimentar diversos lubrificantes de corrente, este é o numero 1
parece-me que descobri um que se mantém por bastante tempo , não salpica, que tinha sido aqui aconselhado já não me recorda ao certo se foi pelo João cruz ou outro companheiro, mas que é bom lá isso é
e já vou na segunda embalagem
este,
(https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/61LMi75cTHL._SL1200_.jpg)
:convivio:
Enviado do meu ONEPLUS A5000 através do Tapatalk
Obrigado, podes colocar o link direto? Obrigado uma vez +?Boas, onde o compraste e quanto ficou? ObrigadoBoas,
apoós experimentar diversos lubrificantes de corrente, este é o numero 1
parece-me que descobri um que se mantém por bastante tempo , não salpica, que tinha sido aqui aconselhado já não me recorda ao certo se foi pelo João cruz ou outro companheiro, mas que é bom lá isso é
e já vou na segunda embalagem
este,
(https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/61LMi75cTHL._SL1200_.jpg)
:convivio:
Enviado do meu ONEPLUS A5000 através do Tapatalk
Boas,
atualizo este tópico e principalmente deixar aqui informação sobre este novo spray de corrente
eu estava a utilizar o anterior da mesma marca e fazia a sua função sem salpicar
este novo está melhor, mais liquido, salpica um pouco o pneu mas não muito, mas é muito melhor que o anterior, eles dizem que lubrifica quatro vezes melhor do que o anterior
comprei um pack de 3 spray na Amazon.de
S100 S-Doc 100 White Chain Spray Lube 2.0
(https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/51dA%2BG-uN-L._AC_SL1126_.jpg)
:convivio:
Belo contributo!!!
Apenas gostaria de acrescentar que não é a coisa mais práctica de se fazer, mas aumenta e bem a vida útil do kit de transmissão.
Para limpeza uso o WD-40 de limpeza de correntes, e dou-me bem com aquilo. Sai é mais caro.
E uso escova de dentes usada para a esfrega, e depois papel de cozinha para remover excesso.
Obrigado!!!
Uma ajuda....gastei uma lata de "motorex cleaner" para conseguir ver o cinza de uma corrente...e só com ajuda de uma escova consegui tirar o maior.
Há algum método para limpeza regular que não demore tanto tempo e me leve uma lata inteira?
Bom dia
A quem usa scootoiler
usam o óleo da scootoiler ou outro?
para quantos kms dá o deposito?
tenho o meu a debitar 1 gota por minuto mas aquela brincadeira caga-me a mota toda e após parar a moto cai sempre óleo mesmo após desligar, a afinação deve ser feita ao ralenti?
desde já obrigado