Clube Português Motociclismo
Marcas de Motociclos => BMW => Tópico iniciado por: 2low em Maio 22, 2020, 09:13:10, 09:13
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A BMW lançou um recall a vários modelos com fabrico recente na Alemanha.
Aparentemente existe um sério risco de bloqueio da roda traseira.
https://motorcycleonline.info/?p=17726 (https://motorcycleonline.info/?p=17726)
"(...) problemas detetados nos modelos R NINE T, R1250GS, R1250RT, R1250R, R1250RS, K12001600GT, K1600B, fabricados na Alemanha entre os dias 31 de outubro de 2019 e 30 de janeiro 2020."
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Confirmo, a R1250GS de um amigo foi chamada.
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Risco de bloqueio da roda traseira??
Bem...
A situação parece séria demais para que qualquer proprietário ignore.
É melhor levar MESMO a moto para se proceder ao que for necessário no âmbito do recall.
NOTA: Nuno, não quererias dizer "K1200GT", mas sim "K1600GT". :nice:
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Calha a todos!
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É verdade.
Uma "política" de assobiar para o lado seria bem...mas bem pior.
Aliás, faz-me uma certa confusão nunca se ouvir falar de recalls de certas marcas que vão chegando ao mercado e que só nos anos mais recentes fomos falando delas.
Ou são super bem fabricadas e nada entra com elas (o que duvido, naturalmente), ou então o que for surgindo é tido pela marca como algo perfeitamente natural e sem haver motivo para intervir no matter what. :-\
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Tens o caso da Benelli, por exemplo. É certo e sabido que as TRK saídas até Março de 2018 eram uma porcaria em N pontos, desde ABS até centralina que fazia a mota desligar em andamento, passando por discos empenados e sei lá mais o quê.
No entanto, tanto quanto sei, a marca nunca fez recall para absolutamente nada.
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Por acaso acho que estás enganado... :)
Já fez recalls sim senhor. ;)
Pelo menos em Espaço Europeu, claro...
https://moto-recalls.eu/make/benelli/
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É difícil de aceitar motas tão caras e não estão isentas de um problema tão grave, espero que não aconteçam acidentes devido a esse defeito, saúde e boa viagem a todos.
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Detectar problemas, e fazer o recall de unidades afectadas é algo que se deveria considerar normal e desejável. Significa que determinado constructor tem um sistema de gestão de qualidade implementado e eficaz.
A maioria dos recalls acontece pacificamente nas manutenções programadas, e são comuns a todas as marcas e modelos, sejam eles utilitários ou veículos de luxo.
Aliás, não havendo casos de acidentes provocados pela falha, nem faz sentido a noticia. A não ser para iluminar algumas cabecinhas que possam estar iludidos com a ideia que motos de 20.000€ estão imunes a defeitos de concepção ou fabrico.
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Por acaso acho que estás enganado... :)
Já fez recalls sim senhor. ;)
Pelo menos em Espaço Europeu, claro...
https://moto-recalls.eu/make/benelli/
Não sabia dessa, obrigado.
Deve ter sido para resolver o problema do ABS, mas ainda assim o que disse meio que se mantém: Um dos principais problemas era a centralina que mandava o motor abaixo, cuja resolução era gratuita (simplesmente ligar à máquina e atualizar)... mas nunca chamaram ninguém que eu conheça pelo menos.
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Os sistemas de qualidade a funcionar evitam erros que levam até chamada dos modelos vendidos. Um recall, na minha opinião, não significa um bom sistema de qualidade, mas que ele falhou.
Não existem sistemas 100% seguros. A qualidade dos sistemas é mesmo a redução da % de erros.
Os recall na minha opinião resultam de outro factor,o peso dos consumidores/mercado e da legislação dos países. Quando os mercados são mais exigentes e as penalizações sobre as consequências mais dolorosas levam a empresas mais disponíveis para fazer o recall.
Veja-se o caso da fraude dos diesel que tentaram arrastar o problema até ser incontornável, a própria GS teve um problema há anos que alegadamente levou á morte de um sul africano, salvo erro, e nunca assumiu o erro que eu me lembre, mesmo depois de fazer uma alteração nas unidades vendidas a seguir.
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Esta questão dos raios de facto não é de agora na marca.
E já levou a recalls no passado.
E sim...existem relatos de quem tenha sofrido acidente provocado pelos raios sairem da posição no aro e...bem, o resto já se imagina.
https://motorbikewriter.com/crash-prompts-bmw-spoked-wheel-probe/
São situações que nenhuma marca quer e o cliente, naturalmente também para a BMW, é o mais importante que tem e lhe interessa preservar.
Está a ser resolvido. Esperemos que seja de vez. :nice: :nice:
Apesar do resultado, a aposta na qualidade na marca será das mais elevadas no sector.
Não devia ocorrer, mas aconteceu...
Como dito atrás numa das intervenções: "Calha a todos!"
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Esta questão dos raios de facto não é de agora na marca.
E já levou a recalls no passado.
E sim...existem relatos de quem tenha sofrido acidente provocado pelos raios sairem da posição no aro e...bem, o resto já se imagina.
https://motorbikewriter.com/crash-prompts-bmw-spoked-wheel-probe/
Estranho estarem envolvidos R1250R, R1250RS, K1600GT,K1600B. Pelo que sei estes modelos teem as jantes em liga e não raiadas... Afinal o que é que se pode soltar e bloquear a roda traseira?
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O caso das GS's eram os raios que não estavam correctamente colocados e terão provocado aquilo que se vê no link que postei.
No caso deste recall, o artigo postado no início descreve o problema da seguinte forma...
"(....)Devido a caraterísticas inadequadas, há componentes que podem entrar em contato com os raios/braços da roda traseira."(....)
Agora saber o que significam exactamente as "características inadequadas"... :pensador:
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Alguma pesquisa adicional e encontrei num artigo brasileiro precisamente aquilo que está em causa e o porquê de afectar todos estes modelos da marca, levando-a ao recall.
Deixo só a parte que relata o problema e depois o link para a notícia completa no final...
"(....) conexão do parafuso do braço oscilante com a engrenagem cônica do eixo cardã. A marca alemã alega que o eixo de sustentação não apresenta a qualidade devida e por isso pode se soltar, provocando acidentes.(....)
LINK... (https://www.motociclismoonline.com.br/noticias/bmw-motorrad-convoca-recall-por-problema-no-eixo-traseiro/)
(https://media.motociclismoonline.com.br/uploads/2020/05/bm2.jpg)
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Alguma pesquisa adicional e encontrei num artigo brasileiro precisamente aquilo que está em causa e o porquê de afectar todos estes modelos da marca, levando-a ao recall.
Deixo só a parte que relata o problema e depois o link para a notícia completa no final...
"(....) conexão do parafuso do braço oscilante com a engrenagem cônica do eixo cardã. A marca alemã alega que o eixo de sustentação não apresenta a qualidade devida e por isso pode se soltar, provocando acidentes.(....)
LINK... (https://www.motociclismoonline.com.br/noticias/bmw-motorrad-convoca-recall-por-problema-no-eixo-traseiro/)
(https://media.motociclismoonline.com.br/uploads/2020/05/bm2.jpg)
Ok! Assim já se entende
Entre e a expressão "características inadequadas" ,e essa noticia acho que prefiro a segunda.
:nice:
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Deixo aqui fotografia mais exata do problema:
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200524/ca3e1c30c10dc716cd3d82579c755f4e.jpg)
E mais contexto, contado na primeira pessoa:
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200524/82468b8706285f46795f7be806b03e36.jpg)
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Esta saida de informação a conta-gotas tentando sempre evitar o pleno esclarecimento não é de facto consentânea com a dita qualidade e preocupação com clientes.
Não me surpreende, diria que outras marcas fariam o mesmo, no fim esta é uma marca igual às outras, nem melhores, nem pior. Só mais cara (e há mais caras)
A questão que se coloca talvez seja no campo do prestígio da marca (que parece imerecido) e no custo das unidades ( acredito que era mais fácil aceitar um defeito numa VStrom de 10.000€ que numa BMW de 20.000€).
Não se trata de dizer que marca da Baviera é má, apenas que neste aspecto não é melhor que as outras.
Apesar do marketing.
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Companheiro ThatsMe, nessa foto que deixaste (e ampliada) fica-se com ideia que o raio fica ali a roçar na peça metálica, ou é somente impressão com que se fica da foto?
O que dizem mais nesse grupo onde encontraste isso?
Referem o raio de facto ali a tocar, ou apenas proximidade ao mesmo?
Seja como for, que se resolva e que nenhum cliente deixe passar e ignore esta chamada à oficina para rectificação. :nice:
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Companheiro ThatsMe, nessa foto que deixaste (e ampliada) fica-se com ideia que o raio fica ali a roçar na peça metálica, ou é somente impressão com que se fica da foto?
O que dizem mais nesse grupo onde encontraste isso?
Referem o raio de facto ali a tocar, ou apenas proximidade ao mesmo?
Seja como for, que se resolva e que nenhum cliente deixe passar e ignore esta chamada à oficina para rectificação. :nice:
É impressão da foto, não raspa mas fica perto. O problema é que em esforço poderá eventualmente tocar.
Aquilo não é um grupo, é mesmo conversa privada com um amigo que tem uma R1250GS Exclusive novinha em folha.
Ele não tem problema nenhum com o recall, na verdade até é bom... O que o está a incomodar é mesmo a atitude do comercial em desvalorizar um problema gravíssimo, especialmente tendo lá deixado quase 30000€. Parece-me que o único extra que a mota não tem é o GPS.
Nem eu com uma mota de 6000€ admitiria que desvalorizassem um problema destes.
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O que o está a incomodar é mesmo a atitude do comercial em desvalorizar um problema gravíssimo, especialmente tendo lá deixado quase 30000€.
O comercial, vulgo vendedor, é isso mesmo... não é um técnico e como tal apresenta a "verdade" sob o ponto de vista que mais lhe convém ;)
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O que o está a incomodar é mesmo a atitude do comercial em desvalorizar um problema gravíssimo, especialmente tendo lá deixado quase 30000€.
O comercial, vulgo vendedor, é isso mesmo... não é um técnico e como tal apresenta a "verdade" sob o ponto de vista que mais lhe convém ;)
Sim, é verdade... A partir do momento que fechou negócio, o trabalho dele está feito.
É pena, porque é assim que se perde clientes. Estivesse eu comprador e seguramente faria questão de não dar negócios a esse comercial.
Se tiver mais novidades do tema deixo por cá.
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Aproveito este tópico para indicar que nos States se vai iniciar em breve um recall a milhares de unidades de modelos BMW, por via de problemas relacionados com a bomba de combustível.
Para já nao li sobre o mesmo procedimento na Europa, mas é muito provável que ocorra.
Abrange os seguintes modelos:
(https://i.postimg.cc/c1cT9GY8/Screenshot-20210221-164341.jpg)
https://www.rideapart.com/news/489402/recall-2011-2014-bmw-motorcycles-fuel-pump/
https://www.advpulse.com/adv-news/bmw-issues-more-recalls-on-r1200gs-other-models-for-fuel-leaks/