Autor Tópico: Recall BMW vários modelos com fabrico recente  (Lida 2097 vezes)

Maio 22, 2020, 09:13:10, 09:13
Lida 2097 vezes

2low

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A BMW lançou um recall a vários modelos com fabrico recente na Alemanha.
Aparentemente existe um sério risco de bloqueio da roda traseira.

https://motorcycleonline.info/?p=17726

"(...) problemas detetados nos modelos R NINE T, R1250GS, R1250RT, R1250R, R1250RS, K12001600GT, K1600B, fabricados na Alemanha entre os dias 31 de outubro de 2019 e 30 de janeiro 2020."
« Última modificação: Maio 22, 2020, 23:01:35, 23:01 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Maio 22, 2020, 12:33:57, 12:33
Responder #1

ThatsMe

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Confirmo, a R1250GS de um amigo foi chamada.

Maio 22, 2020, 12:41:21, 12:41
Responder #2

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Risco de bloqueio da roda traseira??

Bem...
A situação parece séria demais para que qualquer proprietário ignore.
É melhor levar MESMO a moto para se proceder ao que for necessário no âmbito do recall.


NOTA: Nuno, não quererias dizer "K1200GT", mas sim "K1600GT".  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Maio 22, 2020, 18:29:29, 18:29
Responder #3

MotardFeio

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Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 22, 2020, 19:37:12, 19:37
Responder #4

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É verdade.

Uma "política" de assobiar para o lado seria bem...mas bem pior.

Aliás, faz-me uma certa confusão nunca se ouvir falar de recalls de certas marcas que vão chegando ao mercado e que só nos anos mais recentes fomos falando delas.

Ou são super bem fabricadas e nada entra com elas (o que duvido, naturalmente), ou então o que for surgindo é tido pela marca como algo perfeitamente natural e sem haver motivo para intervir no matter what:-\
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Maio 22, 2020, 22:33:36, 22:33
Responder #5

ThatsMe

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Tens o caso da Benelli, por exemplo. É certo e sabido que as TRK saídas até Março de 2018 eram uma porcaria em N pontos, desde ABS até centralina que fazia a mota desligar em andamento, passando por discos empenados e sei lá mais o quê.

No entanto, tanto quanto sei, a marca nunca fez recall para absolutamente nada.

Maio 22, 2020, 22:51:55, 22:51
Responder #6

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por acaso acho que estás enganado...  :)

Já fez recalls sim senhor.  ;)
Pelo menos em Espaço Europeu, claro...

https://moto-recalls.eu/make/benelli/
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Maio 22, 2020, 23:10:51, 23:10
Responder #7

rui madeiras

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É difícil de aceitar motas tão caras e não estão isentas de um problema tão grave, espero que não aconteçam acidentes devido a esse defeito, saúde e  boa viagem a todos.

Maio 22, 2020, 23:43:04, 23:43
Responder #8

SARider

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Detectar problemas, e fazer o recall de unidades afectadas é algo que se deveria considerar normal e desejável.  Significa que determinado constructor tem um sistema de gestão de  qualidade implementado e eficaz.
 A maioria dos recalls acontece pacificamente nas manutenções programadas, e são comuns a todas as marcas e modelos, sejam eles utilitários ou veículos de luxo.
 
 Aliás, não havendo casos de acidentes provocados pela falha, nem faz sentido a noticia. A não ser para iluminar algumas cabecinhas que possam  estar iludidos com a ideia  que motos de 20.000€ estão imunes a defeitos de concepção ou fabrico.


« Última modificação: Maio 23, 2020, 22:02:16, 22:02 por SARider »
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Maio 23, 2020, 00:46:18, 00:46
Responder #9

ThatsMe

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Por acaso acho que estás enganado...  :)

Já fez recalls sim senhor.  ;)
Pelo menos em Espaço Europeu, claro...

https://moto-recalls.eu/make/benelli/

Não sabia dessa, obrigado.
Deve ter sido para resolver o problema do ABS, mas ainda assim o que disse meio que se mantém: Um dos principais problemas era a centralina que mandava o motor abaixo, cuja resolução era gratuita (simplesmente ligar à máquina e atualizar)... mas nunca chamaram ninguém que eu conheça pelo menos.

Maio 23, 2020, 08:25:02, 08:25
Responder #10

Moto2cool

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Os sistemas de qualidade a funcionar evitam erros que levam até chamada dos modelos vendidos. Um recall, na minha opinião, não significa um bom sistema de qualidade, mas que ele falhou.
Não existem sistemas 100% seguros. A qualidade dos sistemas é mesmo a redução da % de erros.
Os recall na minha opinião resultam de outro factor,o peso dos consumidores/mercado e da legislação dos países. Quando os mercados são mais exigentes e as penalizações sobre as consequências mais dolorosas levam a empresas mais disponíveis para fazer o recall.
Veja-se o caso da fraude dos diesel que tentaram arrastar o problema até ser incontornável, a própria GS teve um problema há anos que alegadamente levou á morte de um sul africano, salvo erro, e nunca assumiu o erro que eu me lembre, mesmo depois de fazer uma alteração nas unidades vendidas a seguir.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 23, 2020, 09:40:00, 09:40
Responder #11

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Esta questão dos raios de facto não é de agora na marca.

E já levou a recalls no passado.

E sim...existem relatos de quem tenha sofrido acidente provocado pelos raios sairem da posição no aro e...bem, o resto já se imagina.

https://motorbikewriter.com/crash-prompts-bmw-spoked-wheel-probe/

São situações que nenhuma marca quer e o cliente, naturalmente também para a BMW, é o mais importante que tem e lhe interessa preservar.

Está a ser resolvido. Esperemos que seja de vez.  :nice: :nice:

Apesar do resultado, a aposta na qualidade na marca será das mais elevadas no sector.
Não devia ocorrer, mas aconteceu...

Como dito atrás numa das intervenções: "Calha a todos!"
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Maio 23, 2020, 21:59:20, 21:59
Responder #12

SARider

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Esta questão dos raios de facto não é de agora na marca.

E já levou a recalls no passado.

E sim...existem relatos de quem tenha sofrido acidente provocado pelos raios sairem da posição no aro e...bem, o resto já se imagina.

https://motorbikewriter.com/crash-prompts-bmw-spoked-wheel-probe/



Estranho estarem envolvidos R1250R, R1250RS, K1600GT,K1600B.  Pelo que sei estes modelos teem as jantes em liga e não raiadas... Afinal o que é que se pode soltar e bloquear a roda traseira?

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Maio 23, 2020, 22:13:23, 22:13
Responder #13

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 O caso das GS's eram os raios que não estavam correctamente colocados e terão provocado aquilo que se vê no link que postei.

No caso deste recall, o artigo postado no início descreve o problema da seguinte forma...

"(....)Devido a caraterísticas inadequadas, há componentes que podem entrar em contato com os raios/braços da roda traseira."(....)

Agora saber o que significam exactamente as "características inadequadas"...  :pensador:
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Maio 23, 2020, 22:21:24, 22:21
Responder #14

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Alguma pesquisa adicional e encontrei num artigo brasileiro precisamente aquilo que está em causa e o porquê de afectar todos estes modelos da marca, levando-a ao recall.

Deixo só a parte que relata o problema e depois o link para a notícia completa no final...

"(....) conexão do parafuso do braço oscilante com a engrenagem cônica do eixo cardã. A marca alemã alega que o eixo de sustentação não apresenta a qualidade devida e por isso pode se soltar, provocando acidentes.(....)

LINK...

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Dalai Lama

Maio 23, 2020, 22:30:38, 22:30
Responder #15

SARider

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Alguma pesquisa adicional e encontrei num artigo brasileiro precisamente aquilo que está em causa e o porquê de afectar todos estes modelos da marca, levando-a ao recall.

Deixo só a parte que relata o problema e depois o link para a notícia completa no final...

"(....) conexão do parafuso do braço oscilante com a engrenagem cônica do eixo cardã. A marca alemã alega que o eixo de sustentação não apresenta a qualidade devida e por isso pode se soltar, provocando acidentes.(....)

LINK...




Ok! Assim já se entende
 Entre e a expressão "características inadequadas" ,e essa noticia acho que prefiro a segunda.

 :nice:
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Maio 24, 2020, 13:22:43, 13:22
Responder #16

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Deixo aqui fotografia mais exata do problema:



E mais contexto, contado na primeira pessoa:


Maio 24, 2020, 14:01:47, 14:01
Responder #17

Moto2cool

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Esta saida de informação a conta-gotas tentando sempre evitar o pleno esclarecimento não é de facto consentânea com a dita qualidade e preocupação com clientes.
Não me surpreende, diria que outras marcas fariam o mesmo, no fim esta é uma marca igual às outras, nem melhores, nem pior. Só mais cara (e há mais caras)
A questão que se coloca talvez seja no campo do prestígio da marca (que parece imerecido) e no custo das unidades ( acredito que era mais fácil aceitar um defeito numa VStrom de 10.000€ que numa BMW de 20.000€).
Não se trata de dizer que marca da Baviera é má, apenas que neste aspecto não é melhor que as outras.
Apesar do marketing.
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Maio 24, 2020, 15:48:18, 15:48
Responder #18

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Companheiro ThatsMe, nessa foto que deixaste (e ampliada) fica-se com ideia que o raio fica ali a roçar na peça metálica, ou é somente impressão com que se fica da foto?

O que dizem mais nesse grupo onde encontraste isso?
Referem o raio de facto ali a tocar, ou apenas proximidade ao mesmo?

Seja como for, que se resolva e que nenhum cliente deixe passar e ignore esta chamada à oficina para rectificação.  :nice:
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Dalai Lama

Maio 24, 2020, 16:15:35, 16:15
Responder #19

ThatsMe

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Companheiro ThatsMe, nessa foto que deixaste (e ampliada) fica-se com ideia que o raio fica ali a roçar na peça metálica, ou é somente impressão com que se fica da foto?

O que dizem mais nesse grupo onde encontraste isso?
Referem o raio de facto ali a tocar, ou apenas proximidade ao mesmo?

Seja como for, que se resolva e que nenhum cliente deixe passar e ignore esta chamada à oficina para rectificação.  :nice:
É impressão da foto, não raspa mas fica perto. O problema é que em esforço poderá eventualmente tocar.

Aquilo não é um grupo, é mesmo conversa privada com um amigo que tem uma R1250GS Exclusive novinha em folha.

Ele não tem problema nenhum com o recall, na verdade até é bom... O que o está a incomodar é mesmo a atitude do comercial em desvalorizar um problema gravíssimo, especialmente tendo lá deixado quase 30000€. Parece-me que o único extra que a mota não tem é o GPS.

Nem eu com uma mota de 6000€ admitiria que desvalorizassem um problema destes.
« Última modificação: Maio 24, 2020, 16:16:54, 16:16 por ThatsMe »

Maio 24, 2020, 18:08:57, 18:08
Responder #20

pjmartinho

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O que o está a incomodar é mesmo a atitude do comercial em desvalorizar um problema gravíssimo, especialmente tendo lá deixado quase 30000€.

O comercial, vulgo vendedor, é isso mesmo... não é um técnico e como tal apresenta a "verdade" sob o ponto de vista que mais lhe convém  ;)

Maio 24, 2020, 19:58:24, 19:58
Responder #21

ThatsMe

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O que o está a incomodar é mesmo a atitude do comercial em desvalorizar um problema gravíssimo, especialmente tendo lá deixado quase 30000€.

O comercial, vulgo vendedor, é isso mesmo... não é um técnico e como tal apresenta a "verdade" sob o ponto de vista que mais lhe convém  ;)
Sim, é verdade... A partir do momento que fechou negócio, o trabalho dele está feito.

É pena, porque é assim que se perde clientes. Estivesse eu comprador e seguramente faria questão de não dar negócios a esse comercial.

Se tiver mais novidades do tema deixo por cá.

Fevereiro 21, 2021, 16:45:51, 16:45
Responder #22

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Aproveito este tópico para indicar que nos States se vai iniciar em breve um recall a milhares de unidades de modelos BMW, por via de problemas relacionados com a bomba de combustível.

Para já nao li sobre o mesmo procedimento na Europa, mas é muito provável que ocorra.

Abrange os seguintes modelos:




https://www.rideapart.com/news/489402/recall-2011-2014-bmw-motorcycles-fuel-pump/

https://www.advpulse.com/adv-news/bmw-issues-more-recalls-on-r1200gs-other-models-for-fuel-leaks/
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