Autor Tópico: Crianças à pendura  (Lida 48200 vezes)

Novembro 05, 2017, 14:57:06, 14:57
Lida 48200 vezes

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 716
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Quando os filhos veem nas suas garagens, ou veem os pais sair de moto e verem estes darem tanta atenção há mesma, a curiosidade desperta nas crianças, e bem cedo querem começar a subir para cima delas e até a querer andar à pendura.
Mas quanto perigoso é andar com uma criança à pendura na idade minima presente na legislação? Deverá haver uma preparação prévia? Será a idade um fator critico para começar a fazer os primeiros km?

A legislação refere:
Artigo 91.º
Transporte de passageiros
1 – Nos motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores é proibido o transporte de passageiros de idade inferior a 7 anos, salvo tratando-se de veículos providos de caixa rígida não destinada apenas ao transporte de carga.
2 – Os velocípedes só podem transportar o respectivo condutor, salvo se forem dotados de mais de um par de pedais capaz de accionar o veículo, caso em que o número máximo de pessoas a transportar corresponda ao número de pares de pedais.
3 – Exceptua-se do disposto no número anterior o transporte de crianças em dispositivos especialmente adaptados para o efeito, desde que utilizem capacete devidamente homologado.
4 – Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 60 a € 300.

A questão é se o risco que assumes e aceitas para ti, se o assumes e aceitas para os teus filhos. 7 anos é a idade mínima? Será do bom senso dos pais começar andar com o filho de 7 anos numa moto? Na maioria das motos eles nem chegam com os pés ao pousa pés, nao os conseguindo apoiar em nenhum lado.

já nao contanto com todo o equipamento de protecção que a mesma terá de ter, pois isso é fator obrigatório.



Novembro 05, 2017, 18:34:28, 18:34
Responder #1

PBarros

  • Visitante
Na minha opinião, 7 anos é ainda cedo para andar à pendura numa moto. Claro q há crianças com 7 anos mais "adultas" que outras, há o factor velocidade, " a voltinha só no bairro" (suficiente para correr mal..), a experiência e responsabilidade do condutor, etc....
Mas a criança vai por detrás do condutor ( e ainda q fosse à frente nao a conseguimos segurar em andamento ) e uma simples travagem brusca, buraco na estrada, guinadela para escapar de um acidente...tudo pode fazer com que ela seja projetada para fora do banco ou perca o equilíbrio em cima dele( ajudando até a desiquilibrar o condutor e a moto).

Novembro 05, 2017, 19:21:01, 19:21
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Depende bastante da forma como se "educa" a criança a andar de moto connosco. :)

A minha filha mais velha tem 6 anos e já dou pequenas voltas de apenas algumas centenas de metros, a baixa velocidade e em local sem trânsito...e percebo que ela tem consciência do perigo e comporta-se de forma exemplar.
O comportamento de um adulto pode não ser melhor que o de uma criança...se devidamente ensinada a andar atrás. Mas, como disse atrás, tudo depende dessa educação para as 2 rodas e sem forçar.
Se uma criança gosta de andar em 2 rodas, sem a forçar, parece-me que corre tudo bem melhor.

Mas claro...estou consciente dos perigos e que infelizmente podem ocorrer quando menos se espera.

De qualquer forma aproveito o tópico para informar da existência deste acessório e que permite que a criança se agarre de forma mais sólida e mais em "contacto" connosco, do que se for a agarrar umas pegas laterais da moto.



Tomei conhecimento da existência deste acessório através de uma divulgação do companheiro Pianoman.
Aliás, creio que ele e melhor do que ninguém, poderá falar deste sistema.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 05, 2017, 20:05:47, 20:05
Responder #3

Pavlov

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 21
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Fazer S2 600
  • Localidade: Sesimbra
A minha filha, agora com 8 anos, recebeu no 7° aniversário como prenda um blusão com proteções e um capacete. Juntando a isso umas botas e umas luvas não específicas, mais o entusiamo de ambos, fomos dar uma pequena volta que correu bem. Numa vez, mais tarde, decidimos ir ao passeio do Espichel  (que daqui é perto). O resto da família ia atrás de enlatado.
Tive de parar na Azoia para a miúda passar para o carro. Disse que estava a gostar mas estava com dores musculares nas pernas por não se apoiar bem nas peseiras. No regresso já não quis vir e desde aí nunca mais pediu para andar com o pai.
Não vou forçar ela voltar à pendura (que irá certamente acintecer) mas às vezes penso que o entusiamo devia ser mais meu do que dela...
Concluindo, acho que 7 anos, no caso da minha, foi muito cedo.



Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk


Novembro 05, 2017, 20:24:33, 20:24
Responder #4

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Boas,

Este tema é algo que preocupa muitos de nós em especial que os filhos pedem para que isso aconteça.

Existem um acessório da GIVI que já vi algum tempo mas que afinal ainda não me deu para mandar vir.

Alguém aqui tem experiência do mesmo?

GIVI S650 Baby Ride

https://www.givi.it/motorbike-accessories/Sicurezza%20e%20comfort/S650--Baby--Ride?lingua_sito=en








Existe um KIT com apoios/estribos maiores para diferentes motos.

Boas Curvas em família :)
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Novembro 05, 2017, 21:02:01, 21:02
Responder #5

João A

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 296
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: CRUISYM 300
  • Localidade: Lisboa
Na minha opinião 7 anos é demasiado cedo. Eu não levaria os meus filhos, nem actualmente os meus netos, á pendura na minha moto antes de uma idade muito mais adulta que também não consigo precisar por depender de vários factores. Mas antes dos 14 ou 15 anos, nunca... è só uma opinião. A minha pele arrisco, a dos meus filhos e netos não. Por mais que digam, o andar de moto é sempre uma actividade de risco que se puder ser evitada por crianças e adolescentes tanto melhor.
ex- BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA