Autor Tópico: Antiga mas com estilo  (Lida 3164 vezes)

Janeiro 05, 2018, 17:59:22, 17:59
Lida 3164 vezes

PBarros

  • Visitante
No fim do mês passado eu vi isto :
(O companheiro tambem vestido a rigor com as cores da moto)
Acho q era BMW....nao tive oportunidade de ver bem perto...
Parecia estar em óptimo estado(pelo menos de exterior...)

Enviado do meu LG-H960 através do Tapatalk


Janeiro 05, 2018, 18:21:24, 18:21
Responder #1

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Acho q era BMW....nao tive oportunidade de ver bem perto...

O logo no depósito está bem visível na foto!   ;)

Janeiro 05, 2018, 18:23:44, 18:23
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Um ex-membro do fórum tem uma.

Gostava (bastante) que voltasse a inscrever-se para a mostrar nas suas já habituais fotos cheias de estilo.  :palmas: :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 05, 2018, 19:35:57, 19:35
Responder #3

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
O amarelo no encarnado fica muito 'azeiteiro' !  :nempenses:
Não tenho auto-estima suficiente para andar montado numa mota com este visual tão 'espampanante' !  :bejeca:

Janeiro 05, 2018, 21:49:02, 21:49
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888


Não tenho auto-estima suficiente para andar montado numa mota com este visual tão 'espampanante' !

Não me digas que escapaste às excentricidades dos anos 80? :)

Sent from my LG-D855 using Tapatalk


Janeiro 05, 2018, 21:52:51, 21:52
Responder #5

pedroareias

  • Visitante
E esta tem uma grande "vantagem" em relação às actuais:

As carenagens são de fibra-de-vidro e poliéster o que significa que não se vai parar às Urgências.

Vai-se directamente para a Morgue, com uma lasca espetada no tórax.

Janeiro 05, 2018, 22:25:16, 22:25
Responder #6

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT


Não tenho auto-estima suficiente para andar montado numa mota com este visual tão 'espampanante' !

Não me digas que escapaste às excentricidades dos anos 80? :)

Sent from my LG-D855 using Tapatalk

A minha mota em 1980 era igual a esta mas com o depósito em 'bordeaux'  (comprada em '2ª mão' a um 'retornado' das ex-colónias que a trouxe consigo . Tinha sido matriculada em finais  de 1973 )
« Última modificação: Janeiro 05, 2018, 22:33:23, 22:33 por Luis Salgueiro »

Janeiro 06, 2018, 00:56:40, 00:56
Responder #7

pedroareias

  • Visitante
Essa Honda é muito bonita. As proporções, o comedimento, os tons. Excepcional.

Antigamente, com grandes limitações técnicas e humanas, havia mais cuidado e moderação.

Janeiro 06, 2018, 06:22:54, 06:22
Responder #8

PBarros

  • Visitante
Acho q era BMW....nao tive oportunidade de ver bem perto...

O logo no depósito está bem visível na foto!   ;)

Tens razao... :corado:
Só reparei bem quando postei aqui e ampliei a imagem ....
Tinha tirado a foto à pressa e guardado no telem.

Bmw K1:
987cc.
100 hp
235 kg
100 nm@6750rpm
240 km/h -top speed


« Última modificação: Janeiro 06, 2018, 06:32:16, 06:32 por PBarros »

Janeiro 06, 2018, 21:18:29, 21:18
Responder #9

carlos-kb

  • Visitante
PBarros...só entendo o não "reconhecer" de imediato uma BMW K1, pelo motivo de seres novato nesta coisa das motas. E atenção que não te estou de modo alguma apontar o dedo, pois tens toda a legitimidade para isso.
A ultima vez que vi uma, foi na Baviera (ainda na Expo), e deti-me a apreciá-la longo tempo.

Mas sugiro que pesquises o que significou a K1 na história da BMW Motorrad e mesmo do motociclismo mundial. É um modelo icónico, e possivelmente a primeira verdadeira sport-tourer da história. E é talvez o "tijolo-voador"(*) mais célebre de todos.
Não obstante da sua estética discutível (apesar de já a ter achado horrível em tempos, e hoje, com o "amadurecer" da idade, olho para ela e consigo discernir-lhe beleza), no seu tempo, era um autêntica montra tecnológica, já montando sistemas (como o ABS ou a injecção) que só vários anos depois outras começaram a recorrer.

Como diz o Areias, tinha uma "vestimenta" em fibra de vidro "trabalhada e moldada" em túnel de vento, para optimizar a aerodinâmica a coeficientes até então nunca obtidos numa moto (daí a sua silhueta algo controversa).

(*) Tijolo-voador (flying brick) é o nome dado às motos da antiga serie K, que montavam o peculiar motor longitudinal de "cabeça deitada", de 3 e 4 cilindros.

Lê um bocado sobre ela, que vais gostar, certamente.

Janeiro 06, 2018, 21:30:12, 21:30
Responder #10

pedroareias

  • Visitante
Nada como um bloco Peugeot.

Janeiro 06, 2018, 21:56:54, 21:56
Responder #11

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Tenho 2 amigos em Arruda (pessoal que jogava futebol comigo no Arrudense) que importaram 2 'tijolos voadores' da Alemanha para as converterem em 'Café-Racers' .

São uns 'posers' que 'aterraram' no mundo das motas com esta moda dos 'hipsters' (até deixaram crescer a barba) e à conta de uma série de comentários meus já me vêem mais como um 'hater' do que como o 'compinska' de outrora . 

Entregaram as motas a um mecânico que as irá reconverter, mas têm-se visto à rasca com a aquisição de alguns componentes mecânicos que vinham ''marados' . Já têm as motas há um ano na garagem do mecânico .

Janeiro 06, 2018, 23:22:25, 23:22
Responder #12

carlos-kb

  • Visitante
Nada como um bloco Peugeot.

Na realidade o motor do Peugeot 104, só foi usado pela BMW para o desenvolvimento do chassis da serie K, e mais concretamente da K100.

«In 1977, Josef Fritzenweger opened the way for the new concept. This represented a blow to the ideology of boxer engine worshipers but it was for BMW an urgent need to avoid a commercial marginalization like Moto Guzzi with their V twins. BMW had to change their design. Although they were resolutely decided to continue the production of the boxer, they could not take the risk of moving away from the technological innovations that benefited the range of BMW automobiles. The aim was to produce a motorcycle with the most modern techniques, while respecting the broad principles of BMW motorcycles (shaft drive and cylinders in a flat configuration�).

The idea of Josef Fritzenwenger was to have the 4-cylinder engine positioned lengthwise which offers the advantages of an in line engine with the good sides of the boxers. The center of gravity is low, the shaft drive is reliable and the accessibility of the engine is excellent. In addition, a 4-cylinder can easily obtain more power. It is quite economical to build, the noise is manageable and it is so rigid that it may be an element of the motorcycle frame.

For the very first prototype, BMW had selected a foreign engine to test the concept. They used a Peugeot 104 because it is set in the car in an almost flat position, it is cooled by water and its attachment points were close to the idea of Fritzenwegger. Besides, it was an aluminum engine therefore relatively small. The experiment succeeded and a BMW gear box was connected to the engine. The car on 2 wheels demonstrated that it was feasible and the prototype was destroyed. There are no official pictures of it.





Encouraged by these results, the research team began the task of building an engine adapted to the bike and borrowed the technology from the existing BMW automobiles. The dream of making a versatile engine for motorcycle and car was the basic objective. The first trials brought disillusion, because the engine proved to be far too heavy and too long. The history of K100 suffered its first impasse.


Testing the concept with a clay model engine

On the 1st of January 1979, Wolfgang Aurich, Karl H Gerlingen and Eberhardt Sarfert were appointed as head of BMW. They were asked to help to save the motorcycle production and had to think about a new range of models.

Martin Probst, father of the Volkswagen Golf engine and father of the BMW formula II (which was covered with glory), was appointed director of the engine department - Motorcycle development.

The concept of the future engine was set on February 20, 1979: Compact Drive System, which will be immediately patented. Besides, the K series hold numerous patents to avoid probable Japanese copies.»


Fonte

Janeiro 06, 2018, 23:52:25, 23:52
Responder #13

pedroareias

  • Visitante
Factos conhecidos por quem acompanhou e se recorda da K 100 e da K1.

A K1 foi muito gozada pelos fanáticos como uma tentativa desesperada de competir com os Japoneses. O peso recordo-me de ser maior.

E o fit and finish era aproximativo.

Na altura pensava-se no fim das boxer arrefecidas a ar.

Os 4-em linha eram 'o futuro'

« Última modificação: Janeiro 07, 2018, 08:49:58, 08:49 por pedroareias »

Janeiro 07, 2018, 23:34:32, 23:34
Responder #14

carlos-kb

  • Visitante
Ainda hoje uma das BMW que mais gostaria de ter no estábulo é um "flying brick". Neste caso a icónica K1200RS... que figura como o último "tijolo voador" (a partir daqui a serie K passa a 4 cilindros em linha mas de disposição transversal)... e ao mesmo tempo, a primeira BMW da história a quebrar a auto-imposta barreira de 100cv.

E seria sempre na variante "Alice"... amarela xadrez!



De vez em quando aparece uma à venda, precisamente nesta opção de cor... e a tentação é sempre tão grande...
Ainda agora no Norte (Mototrofa) está esta em venda:

https://www.olx.pt/anuncio/bmw-k-1200-rs-IDAFSTi.html#12abf871bf

Ainda bem que por norma pedem valores altos por elas (tendo em conta a idade).... que é para eu ter um bom motivo para não "perder a cabeça" de todo.

Janeiro 08, 2018, 10:13:03, 10:13
Responder #15

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Boas,

eu tive esta nos anos 80,  com o suporte de malas e nesta cor laranja, adquiri a um alemão, que exercia profissão de curandeiro, vendia chás, residente em Portugal na linha, salvo erro em Oeiras,  a moto tinha perto dos 10.000 kms e estava rigorosamente nova.

Foi no mesmo ano que o Luis salgueiro adquiriu a dele, éramos  o grupo das HONDA na Centieira.

não me deixou grandes saudades nem recordações, pelo simples facto dos dois meus grandes acidentes terem acontecido nela precisamente .



 :bandeiraportugal:
« Última modificação: Janeiro 08, 2018, 14:41:29, 14:41 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Janeiro 08, 2018, 12:41:56, 12:41
Responder #16

pedroareias

  • Visitante
Vou ser franco, não confio em curandeiros, mas percebo que outros confiem. E faz todo o sentido, depois de cada acidente na CB ias ao Alemão tratar das nódoas negras com ervas medicinais e chás manhosos.

Foi o melhor negócio que o Alemão curandeiro fez. O gajo era um génio.

Boas,

eu tive esta nos anos 80,  com o suporte de malas e nesta cor laranja, adquiri a um alemão, que exercia profissão de curandeiro, vendia chás, residente em Portugal na linha, salvo erro em Oeiras,  a moto tinha perto dos 10.000 kms e estava rigorosamente nova.

Foi no mesmo ano que o Luis salgueiro adquiriu a dele, éramos  o grupo das HONDA,

não me deixou grandes saudades nem recordações, pelo simples facto dos dois meus grandes acidentes terem acontecido nela precisamente .



 :bandeiraportugal:

Janeiro 08, 2018, 14:36:17, 14:36
Responder #17

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
pedroareias,

Como o Alemão  não gostou muito do negócio e vendeu a moto um pouco contrariado, ainda me passou pela cabeça que o Alemão me embruxou ou mau olhado  :napodeser:

paguei por ela na altura 90 contos (450 euros) ele pedia 120 contos, mas tinha pressa de a vender já nem me recorda porquê, a moto estava rigorosamente nova , já vinha montada com  amortecedores  " De Carbon " afináveis em alguma posições, já não me recorda se eram 3 ou 4 ou mais.

Mais tarde após os 2 acidentes vendi a moto danificada ao  nosso amigo Fernando chefe dos mecânicos da Honda (IBA) ainda pelo mesmo valor 90 contos  e jurei nunca mais ter moto .

 :bandeiraportugal:

« Última modificação: Janeiro 08, 2018, 14:39:41, 14:39 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Fevereiro 02, 2018, 23:38:05, 23:38
Responder #18

DAX

  • Visitante
Só troco a minha menina por uma Bmw. :confetti:
Isto aqui as conversas para mim, é poesia.
Ainda não percebi como por fotos, sinão já tinha posto a menina.
Tenho muito orgulho nela  :fotografar:

Fevereiro 02, 2018, 23:42:59, 23:42
Responder #19

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Companheiro DAX,

Vê este tópico com calma e vais perceber que é fácil...

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1094.0#top
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 03, 2018, 09:48:16, 09:48
Responder #20

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Companheiro DAX,

Vê este tópico com calma e vais perceber que é fácil...

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1094.0#top
Mais fácil só mesmo usar o Tapatalk e ele faz tudo, só tens que dizer que fotos queres enviar e dizer onde estão quando te perguntar ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 03, 2018, 10:32:44, 10:32
Responder #21

DAX

  • Visitante
Obrigado, ja li e instalei já algumas coisas mas não deu.
Mas vou fazer "com calma"
 E não digam a ninguém vou pedir a mulher.
 :confetti: