Autor Tópico: "Trotinetes e o raio que o parta"  (Lida 25117 vezes)

Agosto 10, 2022, 09:31:11, 09:31
Responder #200

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bem... pelo menos consegui a proeza de ser o primeiro a fazer a ponte em trotinete.  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Mesmo assim 120 "paus" é ainda uma grande "pancada".

Nos vídeos que vi, o tipo vai à "abrir" com a aquilo... talvez pensasse que ninguém notava...


Agosto 10, 2022, 15:32:03, 15:32
Responder #201

ALCLCF

  • Visitante
Quando a trotinetes já quase "papam" o trânsito...... :D :lolol:

Agosto 20, 2022, 18:19:33, 18:19
Responder #202

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Isto das trotinetes...cada vez aparecem mais rápidas e capazes de ultrapassar até motos/scooters 125cc.

Pelo menos aqui há uns mesitos, em França, mandaram parar um jovem de 29 anos que conduzia a sua trotinete a incríveis 120kmh.

E como se não bastasse ainda acusou 2g de álcool por Litro de sangue.

Granda perigo!!  :curtocircuito:

https://www.caradisiac.com/un-homme-arrete-avec-2-g-d-alcool-et-sur-une-trottinette-trafiquee-pour-rouler-jusqu-a-120-km-h-195497.htm
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 22, 2022, 18:48:18, 18:48
Responder #203

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
A 2g de sangue no vinho dão protecção extra e imunidade, tá tudo bem.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Agosto 22, 2022, 21:12:23, 21:12
Responder #204

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Aqui, com aguardente correndo nas veias, te liberam da condenação e ainda pode se candidatar.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Agosto 23, 2022, 08:08:22, 08:08
Responder #205

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A 2g de sangue no vinho dão protecção extra e imunidade, tá tudo bem.

A Tânia "Vodka" Laranjo aprova este comentário!
 :D
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 03, 2022, 21:07:48, 21:07
Responder #206

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Ontem andei a olhar para algumas trotinetes à venda na Box do Auchan.
Têm lá uma ducati a rondar os 620€ e por quase 680€ têm a concorrente mais cara e robusta e com aspecto daquelas que ultrapassam claramente os 25kmh...
As xiaomi têm bom aspecto e têm dois modelos diferentes na autonomia e potência do motor tal como as concorrentes de marca branca da qilive.
Da qilive, modelo mais caro a rondar os 380€, gostei de um pormenor, é a única que tem chave que bloqueia electrónica e guiador  :palmas:
A outra curiosidade é ter andado à procura de diferenças entre xiaomi e a Ducati...são tão semelhantes em termos de quadro/base que não sei se a ducati não seja mesmo fabricada pela xiaomi...
Alguém tem alguma trotineta xiaomi/qilive que possa daro feedback?
A triumph só tem uma bicicleta eléctrica..😊
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 28, 2022, 20:54:56, 20:54
Responder #207

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 28, 2022, 22:07:30, 22:07
Responder #208

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Essas têm uma valente jarda...
Experimentei uma já pro si potente.. e ainda com algumas modificações, e a aceleração é impressionante.
Em arranque papou todas as motos que havia no grupo que ali se juntou.


Setembro 29, 2022, 07:47:32, 07:47
Responder #209

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Local de velocidade permitida de 50 kmh  e vangloriam-se deste facto indo ao dobro da velocidade permitida,muito bem, só prova o que de mal está errado na sociedade e no ser humano .
membro numero 16

Setembro 29, 2022, 09:46:23, 09:46
Responder #210

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bolas... e sem equipamento?

Se o tipo cai vai ficar bonito vai...  :pensador:

Setembro 29, 2022, 12:55:35, 12:55
Responder #211

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/homem-filmado-em-trotinete-eletrica-a-mais-de-100-kmh-na-avenida-marginal-em-oeiras-veja-as-imagens?ref=Cm%20ao%20Minuto_MaisLidas



100 km/h… a Nmax já ia com a língua de fora para acompanhar a trotinete  :lolol:




Sem amor aos ossos.
Vá lá que levava capacete.

Há dias vi uma trotinete com matrícula em Lisboa, penso que era belga ou holandesa, nunca tinha visto tal coisa.
Não sei como não há mais problemas com trotinetes e bicicletas.
Percebo que matricular implicaria mais burocracia e custos que não são bemvindos, mas a quantidade de veículos destes que se vêem nas ruas e as atrocidades cometidas (passeios, velocidade...) podem causar danos (e alguns bem graves) e não há matrículas, não há forma de identificar os veículos, o mais provável é que ninguem se responsabiliza.

Bem sei que as Bolt, Giras, etc, têm um seguro, mas só rezo para nunca ter um acidente a envolver bicicletas ou trotinetes.

Setembro 29, 2022, 16:19:09, 16:19
Responder #212

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
... mas a quantidade de veículos destes que se vêem nas ruas e as atrocidades cometidas...

As trotinetas "legais" supostamente têm de cumprir regras que estão legisladas.
Não podem ter mais de 250W nem ultrapassar os 25kmh.
É o que as equipara a velocípedes. E essas são as specs da generalidade das Bolt e outras desta vida.

Estas trotinetas com 3000W ou mais que chegam aos 100kmh saem fora desse enquadramento.
Dependem dum "decreto regulamentar" que não existe. E aqui entram interpretações da lei conforme o gosto do freguês.
Lojas e proprietários tentam se convencer a si próprios que podem as utilizar porque... estão num "vazio legal".
Apesar de que, a própria lei define a apreensão e coima para os veículos que não estão no decreto que não existe.

(Na realidade não é muito diferente das motorizadas entre 50cc a 125cc há uns anos atrás.. que não se enquadravam nem como ciclomotores nem motociclos, e apesar de também estarem nesse vazio legal, não deixavam por isso de ser ilegais)

IMHO, a maior atrocidade que vejo relativamente a trotinetas ocorre com as de renting.
E passa pelo estacionamento selvagem nos passeios. 
Para piorar a situação, muita gente indignada atira-as para o chão ou mesmo para o meio da estrada... o que só piora as coisas.
Pelo que entendi, as áreas de circulação envolvem autorização por parte das freguesias. E a solução que já está implementada em muitas passou pelos operadores criarem "parques virtuais" que obrigam o utilizador a deixar a trotineta em determinados pontos. De outra forma a aplicação não permite desligar e a tarifa continua a contar.

No que diz respeito a condução, não vejo assim nada de transcendente.
É normal encontrar putos a brincar em algumas zonas, muitas vezes a 2 e 3 pendurados na mesma trotineta.
Mas nunca vi nada que afetasse o trânsito. E é algo que se tornou opção se precisar de ir ao centro da cidade.

É também normal ver a malta passar vermelhos.
Mas a cidade de Lisboa está contaminada de semáforos inúteis que nos obrigam a parar por motivo algum...
Sempre que andei de trotineta faço-o. E a única questão que levanto é porque é que tais vermelhos existem a determinadas horas, quando faria mais sentido estar um intermitente. (como aliás, era bastante comum há anos atrás)

Ainda assim, acho que no geral são veículos bastante perigosos.
Acho que os 25kmh são bastante adequados. Mas a generalidade são estruturas rígidas, sem suspensão, com rodas muito pequenas e pneus rígidos.
Andar no empedrado e mesmo as "rampas" de acesso a ciclovias que a chuva já entretanto comeu... podem significar uma valente pancada que obriga a estar bem segurado ao guiador!

Acredito que não há mais problemas... porque a malta facilmente ganha consciência disto.



Setembro 29, 2022, 19:16:31, 19:16
Responder #213

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa

Acredito que não há mais problemas... porque a malta facilmente ganha consciência disto.

Não sei onde moras, mas na zona onde moro, no centro de lisboa, não tenho problema nenhum em admitir que às vezes tenho medo de andar de carro, de moto ou a pé assim que cai a noite. Reduzo uns 50% na velocidade quando vou a guiar (e acredita que ando devagar na cidade), e nunca vou descansado a pé, mesmo nos passeios.
Pior ainda do que as trotinetes à noite são as bicicletas ilegais (eléctricas daquelas que nem é preciso pedalar para aquilo andar como uma moto), quase sempre ubereats e afins. São verdadeiros enxames. Raramente têm luzes à frente ou atrás (ou então têm luzes que não se vêem), andam indiscriminadamente pelos passeios, atravessam cruzamentos sem olhar e sem qualquer visibilidade (pois se nem luz têm), andam por trânsitos proibidos e descontraidamente em sentido contrário, nem se desviam, passam razias a pessoas com mobilidade reduzida, passam nos passeios à porta de prédios às vezes a 40 à hora, sujeitando qualquer peão a um atropelamento mortal.
Acredita que é um pandemónio.
No inverno então é três vezes mais perigoso, neblina, nevoeiro, chuva. São vultos.
Não sou crente, mas especialmente às 5ªs, 6ªs e sábados à noite, "rezo" para não atropelar (ou para não ser atropelado por) um destes anormais e dar cabo da minha vida.
É urgente regulamentar ou ter algum controlo sobre isto.
« Última modificação: Setembro 29, 2022, 19:33:00, 19:33 por VCS »

Setembro 30, 2022, 10:20:32, 10:20
Responder #214

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Acho que li algures que a CMLisboa se está a preparar para legislar sobre esta situação, pelo menos foi o que disse o seu Presidente.

Não sei quando nem como... mas faz falta regular, pelo menos na forma como são abandonadas na via publica pelos seus utilizadores.

Quanto à velocidade de algumas penso que seja um absurdo pois a grandes velocidades estas maquinas são muito difíceis de controlar caso ocorra uma emergência: um cão ou uma pessoa ao caminho, uma lomba que não se vê, um piso desgastado, etc. etc.

Penso que uma grande parte dos seus utilizadores não terá noção de uma queda no pavimento sem capacete ou outro equipamento de proteção.

Setembro 30, 2022, 11:38:54, 11:38
Responder #215

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Acho que li algures que a CMLisboa se está a preparar para legislar sobre esta situação, pelo menos foi o que disse o seu Presidente.


O parqueamento caótico é um problema, mas é talvez o menor deles, até porque é muito fácil de resolver, basta impedir que o contador pare de contar quando a trotinete é largada fora do parque específico, como já anteriormente dito e penso que já está implementado/testado noutras cidades da europa.

Outubro 03, 2022, 10:24:00, 10:24
Responder #216

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
VCS:

Isso é fixe. Assim responsabilizava o seu condutor a parquear dentro de um espaço definido.

O problema será porventura arranjar espaços definidos para tanta trotinete de tanta empresa e "obrigar" o seu condutor a deslocar-se a esses pontos para deixar a trotinete. "Perde-se" a liberdade que este tipo de veículos permite nas deslocações: vou para onde quero e paro onde quero.

Afinal esse pressuposto não é garantido com a obrigação de parquear a trotineta em locais "pré-definidos".

Penso que a utilização destas trotinetas, prevê uma utilização responsável por parte dos seus utilizadores, o que pelos vistos, em Lisboa, isso não acontece algumas vezes.
Tenho encontrado trotinetas em locais que nunca pensei, em estradas municipais que nem sequer são servidas por transportes públicos, longe dos centros urbanos.


EDIT:
Fui pesquisar e encontrei alguns textos sobre esta temática (existem centenas) que gostaria de destacar por aqui:

https://amensagem.pt/2022/07/20/trotinetas-mobilidade-seguranca/

https://www.lisboa.pt/fileadmin/cidade_temas/mobilidade/documentos/Como_Pedala_Lisboa.pdf

Geofencing, o que é?

https://maplink.global/blog/o-que-e-geofencing/

 


Outubro 04, 2022, 13:05:04, 13:05
Responder #217

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Não sei onde moras, mas na zona onde moro, no centro de lisboa, não tenho problema nenhum em admitir que às vezes tenho medo de andar de carro, de moto ou a pé assim que cai a noite.

Telheiras.. onde não faltam ruas de 250-300 metros mas 4-5 semáforos que inevitavelmente obrigam a parar por... razão alguma.
Para me deslocar ao centro da cidade à noite... opto muitas vezes pela trotinete.
Evito me aborrecer com estacionar, radares, semáforos, mandarem-me parar e ter que explicar que o escape é legal, etc
Etc.

Concordo que a distribuição de comida na cidade é uma selvageria.

Acho que o eixo central de ciclovias é muito bom até ao marquês. E quem o respeitar não incomoda a circulação de ninguém.
Mas do Marquês ao Terreiro do Paço é confuso e perigoso.

O problema será porventura arranjar espaços definidos para tanta trotinete de tanta empresa e "obrigar" o seu condutor a deslocar-se a esses pontos para deixar a trotinete. "Perde-se" a liberdade que este tipo de veículos permite nas deslocações: vou para onde quero e paro onde quero.

Já está implementado há algum tempo. Mas só nas freguesias onde se tornou critico.

Por exemplo...


De Entrecampos ao Saldanha aparece a vermelho... o que significa que não podes abandonar em qualquer lado.
Só deixa de contar a tarifa se estacionares perto dum daqueles sinais de Parque.
Alguns locais está delimitado um espacinho para o efeito. Outros não deixa de ser um local no passeio.... mas onde se estiverem ali concentradas acabam por não estorvar os peões da mesma forma que se estivessem espalhadas.

Isto para não dizer que qualquer dos operadores ao estacionar, tem de se validar com uma foto.
Algo que já acontecia antes dos espaços reservados.

Nas Bolt também fazem uma validação se estás sóbrio...
É um mini-jogo de reflexos. Vale o que vale. E já me aconteceu só conseguir à terceira...  :)


No presente, quando apanhas trotinetas pelo meio da rua... o mais certo é ter ocorrido vandalismo.

« Última modificação: Outubro 04, 2022, 13:07:05, 13:07 por dfelix »

Outubro 04, 2022, 13:46:04, 13:46
Responder #218

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Já está implementado há algum tempo. Mas só nas freguesias onde se tornou critico.

Por exemplo...


De Entrecampos ao Saldanha aparece a vermelho... o que significa que não podes abandonar em qualquer lado.
Só deixa de contar a tarifa se estacionares perto dum daqueles sinais de Parque.
Alguns locais está delimitado um espacinho para o efeito. Outros não deixa de ser um local no passeio.... mas onde se estiverem ali concentradas acabam por não estorvar os peões da mesma forma que se estivessem espalhadas.

Isto para não dizer que qualquer dos operadores ao estacionar, tem de se validar com uma foto.
Algo que já acontecia antes dos espaços reservados.

No presente, quando apanhas trotinetas pelo meio da rua... o mais certo é ter ocorrido vandalismo.

Vejo muitas Lime, Bolt e afins estacionadas fora de "parque" nessa zona vermelha. Ainda hoje ao sair de casa estava uma trotinete literalmente estacionada à porta de minha casa, quando dez metros à frente há um parque de trotinetes.

Outubro 04, 2022, 15:16:23, 15:16
Responder #219

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Vejo muitas Lime, Bolt e afins estacionadas fora de "parque" nessa zona vermelha.

Nunca consegui estacionar fora de parque nessa zona.
A aplicação não deixa terminar a viagem.

Claro que há formas de enganar o gps.
Mas duvido que alguém se dê ao trabalho de o fazer.
Até porque terminar viagem implica tirar foto à trotineta estacionada.

Portanto... ou há macacos a tentar andar com elas desligadas, o que já vi a certas horas da noite.
Acabando sempre por as atirar para o meio da estrada ou jardins.
Ou muita gente vai ter uma surpresa no cartão de crédito.


Outubro 04, 2022, 22:26:21, 22:26
Responder #220

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Vejo muitas Lime, Bolt e afins estacionadas fora de "parque" nessa zona vermelha.

Nunca consegui estacionar fora de parque nessa zona.
A aplicação não deixa terminar a viagem.

Claro que há formas de enganar o gps.
Mas duvido que alguém se dê ao trabalho de o fazer.
Até porque terminar viagem implica tirar foto à trotineta estacionada.

Portanto... ou há macacos a tentar andar com elas desligadas, o que já vi a certas horas da noite.
Acabando sempre por as atirar para o meio da estrada ou jardins.
Ou muita gente vai ter uma surpresa no cartão de crédito.

Na margem sul, aquelas que por lá andam são as azul marinho (desconheço a marca de exploração, talvez lime?!) e grande parte delas tenho a certeza que não têm qualquer problema com estacionar seja onde for, nem mesmo com problemas de GPS...
...porque grande parte delas nem sequer têm display e parecem-me que são usadas tipo "ligação directa"  :lolol: :lolol: :lolol:
(é a chamada verdadeira mobilidade sustentável e amiga da carteira dos utilizadores)

E já vi umas quantas deitadas nos fundos dos ribeiros que vêm do vale da Sobreda até aos sapais de Corroios...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 23, 2022, 10:30:04, 10:30
Responder #221

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
"Entre janeiro e novembro deste ano, foram registados 489 acidentes (395 feridos leves e 13 graves) com trotinetas. Os dados foram avançados ao i pela Polícia de Segurança Pública (PSP), que adiantou igualmente os números dos anos anteriores: 289 em 2021 (244 feridos leves e sete graves), 97 em 2020 (69 feridos leves e dois graves) e 169 em 2019 (119 feridos leves e três graves)."

(...)

“A PSP apela a todos os cidadãos que, diariamente ou casualmente utilizam estes veículos, que o façam com respeito pelos demais utentes da via pública, quer para a sua segurança quer para a segurança de terceiros”, conclui, sendo que o faz no dia seguinte ao da publicação do artigo “Trotinetes Elétricas: É Urgente Regulamentar” na Acta Médica Portuguesa. Neste artigo, coordenado por Marino Machado e Nuno Diogo, começamos por compreender que, na Urgência Polivalente do Centro Hospitalar Universi-tário de Lisboa Central (CHULC), diariamente, “são observados pelo serviço de Ortopedia em média 50 a 60 doentes, sendo internados para intervenção cirúrgica três doentes por dia, em média”.

Fonte aqui: https://ionline.sapo.pt/artigo/786153/trotinetas-e-uma-anarquia-total?seccao=Portugal_i

O artigo referido em cima - pesquisem no google: "Trotinetes Elétricas: É Urgente Regulamentar" (é um documento em pdf com 2 folhas)



Novembro 23, 2022, 11:15:46, 11:15
Responder #222

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
E vergonhoso como estes lobbies manipulam a informação


“São observadas 50 a 60 doentes no serviço de ortopedia” mas um pouco mais atrás regista aapenas 13 feridos graves em praticamente um ano de circulação em Trotinetes, falhando em informar se são 13 a nível nacional ou apenas em Lisboa ou Porto

Os 395 feridos leves, pode ser qualquer coisa…. Desde terem partido uma unha a uma nódoa negra, não me parece que sejam os mesmos que enchem o serviço de ortopedia ou vão fazer cirurgias porque senão não seriam classificados de feridos leves

E só para rir  :D :D


E entretanto para rir mesmo, sabem-me informar se aquelas cadeiras de rodas com motor pagam classe 1 ou classe 5 na autoestrada? E para um amigo :D







Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Novembro 23, 2022, 11:32:44, 11:32
Responder #223

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
E vergonhoso como estes lobbies manipulam a informação


“São observadas 50 a 60 doentes no serviço de ortopedia” mas um pouco mais atrás regista aapenas 13 feridos graves em praticamente um ano de circulação em Trotinetes, falhando em informar se são 13 a nível nacional ou apenas em Lisboa ou Porto

Os 395 feridos leves, pode ser qualquer coisa…. Desde terem partido uma unha a uma nódoa negra, não me parece que sejam os mesmos que enchem o serviço de ortopedia ou vão fazer cirurgias porque senão não seriam classificados de feridos leves

E só para rir  :D :D


E entretanto para rir mesmo, sabem-me informar se aquelas cadeiras de rodas com motor pagam classe 1 ou classe 5 na autoestrada? E para um amigo :D





Em Portugal sê português e é normal a cultura de achismo, ou seja, em qualquer assunto pode facilmente alguém dizer algo como "ah e tal mas pelo menos 20% não têm acesso a X" quando essa percentagem não se baseia em estudos por amostragem nem feitos por entidades próprias da área, são antes relações percentuais de acordo com a noção que essa pessoa tem da sua envolvente, não querendo dizer que seja mentira pois acaba por ser uma verdade para essa pessoa, mas é um caso pontual espaço/temporal e não abrange uma realidade total...
Quem não fez já isto que tire todas as pedras do charco... 🤣
(eu já o fiz e faço quando entro em debates que tratam os assuntos desse mesmo prisma pessoal)

Sobre os "egira's" são tão perigosos quanto ciclomotores, bicicletas, trotinetas e mesmo automóveis ligeiros quando quem as conduz já não tem capacidade nem noção do que está a fazer, nomeadamente:
-entrar em autoestradas em contramao
-fazer inversão de marcha em autoestrada e via rápida ou semelhante para apanhar a saída que se terá enganado
-andar em autoestradas e vias rápidas com veículos proibidos
-etc...
São tantas as coisas feitas por pessoas idosas, adultos e até jovens alcoolizados que é revoltante as autoridades não andarem atrás disto...
Preferem só andar na caça à multa demagoga, escondidos atrás do arbusto... que moralidade!

Mas há perspectivas de melhorias na redução de feridos graves até com motos, os testes euroncap vão ser alargados a também às motos!
https://www.femamotorcycling.eu/euro-ncap-2030-motorcycles/

 :palmas:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 23, 2022, 11:55:52, 11:55
Responder #224

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Que as trotinetes são perigosas e potenciais para acidentes, não tenho a menor dúvida! Acho que aí a opinião e unânime



Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 08, 2022, 18:35:50, 18:35
Responder #225

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Reciclagem: https://magg.sapo.pt/moda/artigos/bolt-bijuteria

 :D

Já se pode prever o que será a bijuteria daqui a 10/15 anos...
Brincos de pistons
Pulseiras de cilindros abertos
...

 :lolol:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Abril 04, 2023, 23:36:17, 23:36
Responder #226

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 313
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Paris irá tornar-se na primeira capital europeia a banir as trotinetes elétricas de aluguer.
https://www.motor24.pt/noticias/trotinetes-eletricas-vao-ser-expulsas-de-paris-a-partir-de-setembro/1594898/
Em excesso tornam-se uma praga, além disso, acho que devia ser obrigatório o uso de capacete nas bicicletas, trotinetes e veículos semelhantes!
https://www.circulaseguro.pt/trotinetes-lesoes-graves-podem-ocorrer-a-25-km-h/
Já caí numa ciclovia, na Póvoa de Varzim, porque decidiram fazer um rasgo da largura do pneu no piso e não sinalizaram. Mesmo a andar muito devagar, fiz uma "égua" e, apesar de amortecer com as mãos, ainda parti o capacete. Acabou por ser só um susto, mas o capacete evitou males maiores! :pensador:
« Última modificação: Abril 04, 2023, 23:37:35, 23:37 por EML »
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Abril 05, 2023, 10:55:14, 10:55
Responder #227

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Paris irá tornar-se na primeira capital europeia a banir as trotinetes elétricas de aluguer.
https://www.motor24.pt/noticias/trotinetes-eletricas-vao-ser-expulsas-de-paris-a-partir-de-setembro/1594898/
Em excesso tornam-se uma praga, além disso, acho que devia ser obrigatório o uso de capacete nas bicicletas, trotinetes e veículos semelhantes!
https://www.circulaseguro.pt/trotinetes-lesoes-graves-podem-ocorrer-a-25-km-h/
Já caí numa ciclovia, na Póvoa de Varzim, porque decidiram fazer um rasgo da largura do pneu no piso e não sinalizaram. Mesmo a andar muito devagar, fiz uma "égua" e, apesar de amortecer com as mãos, ainda parti o capacete. Acabou por ser só um susto, mas o capacete evitou males maiores! :pensador:

Se existirem por lá 2 brasileiras histéricas e todas Woke lá vão fazer mais manifestações de rua, com violência e danos à propriedade alheia e ainda vão chamar de "fascistas" aos policias que estiverem a manter a ordem  >:(

Mas não deixo de achar piada ao parágrafo em que dizem "Os operadores alertam para as consequências económicas da proibição, na medida em que o negócio de aluguer de trotinetes em Paris representa 800 empregos" ou seja, por causa de 800 pessoas há o direito de incomodar milhões de pessoas.

Abril 05, 2023, 16:51:25, 16:51
Responder #228

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Paris irá tornar-se na primeira capital europeia a banir as trotinetes elétricas de aluguer.
https://www.motor24.pt/noticias/trotinetes-eletricas-vao-ser-expulsas-de-paris-a-partir-de-setembro/1594898/

Obtiveram 89% dos votos a rejeitarem a presença das trotinetas.
Tiveram a participação de cerca de 100 mil eleitores.
Num cidade com 1.38 milhoes... são 7,46% dos habitantes.
Basicamente, só foram votar os que não queriam.


(noticia no expresso)



Abril 05, 2023, 21:33:37, 21:33
Responder #229

Santos

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 37
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC750X
  • Localidade: Vila cha
Me desculpem os adeptos das trotinetes, mas para mim é mais um brinquedo de putos,digo eu.

Abril 05, 2023, 22:07:11, 22:07
Responder #230

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 313
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Me desculpem os adeptos das trotinetes, mas para mim é mais um brinquedo de putos,digo eu.
Penso que para distâncias curtas (até 3 km), em bom piso e ruas sem velocidades excessivas , são uma boa opção porque são fáceis de levar nos transportes públicos. Numa cidade pequena também fazem muito sentido. Acho é que o capacete, óculos e luvas são altamente recomendados.
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Abril 05, 2023, 22:09:19, 22:09
Responder #231

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Num cidade com 1.38 milhoes... são 7,46% dos habitantes.
Basicamente, só foram votar os que não queriam.

Básicamente foi isso que aconteceu... mas os outros também tiveram oportunidade de votar e não o fizeram.

Acho é que o capacete, óculos e luvas são altamente recomendados.

A somar a isso ainda há o respeito pela sinalização e código da estrada além do respeito pelos outros utilizadores das ruas por onde andam.

Abril 07, 2023, 18:25:39, 18:25
Responder #232

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A cultura Wokeista da actualidade não pára de surpreender com as suas exigências ou habitualmente pelos seus "comentários reprovativos de tudo e todos, à descrição".
O nosso primeiro ministro às vezes gosta de incentivar esta cultura, dá-lhe jeito...

Pessoalmente não tenho nada contra o objecto "Trotinete" e até acho que poderia ou ainda pode ter um papel importante na transição da mobilidade de combustão para a mobilidade electrodoméstico (*) e pela consciencialização da utilização do espaço publico de forma MENOS EGOÍSTA - mais global (predominantemente transportes COLECTIVOS deveriam ser as primeiras opções).
Mas sempre fui contra a demagogia da aprovação de exploração de trotinetes "municipais" sem regras e também contra os utilizadores que nada respeitam - os maiores responsáveis por tanta "alergia" a esse objecto de mobilidade INDIVIDUAL.

Sobre o recente exemplo de Paris, uma total demagogia do poder instalado ter feito a coisa como fez, tal como já aqui foi dito "os nem 10% de população Parisiense que votou prejudicou uma grande maioria dos 90% que não votaram.
Mas enfim, do país de onde vem esses acontecimentos, há outros tantos que não são bom exemplo...
Pena que os trolarós de cá gostem de copiar só esses maus exemplos!

Por cá, espera-se que não venham os "velhos do restelo" piores que o papa papar toda a porcaria que vem lá de fora...
https://sol.sapo.pt/artigo/796530/trotinetes-a-nova-arma-mortal-
Sobre os acidentes, há que haver consciencialização e retirar a ideia de facilitismo na utilização das trotinetes.
Se hoje não tivessem ainda inventado os cintos de segurança e airbags nos automóveis estaríamos mais perplexos com tantas mortes rodoviárias, no entanto, só se fala das trotinetes e motos porque não se fala da quantidade de motociclistas e trotinetistas que morrem à conta de manobras mal calculadas por condutores de automóveis...
O mundo gora à volta dos pópós, não fossem inclusivé as Barreiras de Protecção e Rails serem na sua maioria a pensar nos popós, quando facilmente mata um motociclista mesmo que num pequeno despiste...
E depois vêm os tais Abades Alarves falar das inspecções aos moticiclos... Fruta que os partiu!  :zangadoplus: :D
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Abril 07, 2023, 21:19:12, 21:19
Responder #233

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
a cultura woke, é a cultura das pessoas que querem decidir como os outros devem viver a vida e criar na sociedade uma serie de estigmas e de perseguições a pessoas que não concordam ou atrevem-se a pensar de forma diferente. À boa forma de certos sistemas económicas as regras decididas apenas servem para a plebe, porque as elites, a essas, as regras nao se aplicam.

Acho bem tirarem as trotinetes, porque o que fica bem para as elites é a plebe andar de bicicleta.

E é isso que voces devem fazer, camponios, arranjem uma bicicleta e pedalem porque os carros fazem mal ao ambiente e as elites nao podem passar sem os seus iates e jactos particulares

 :oops: :oops: :oops:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 08, 2023, 23:59:54, 23:59
Responder #234

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
a cultura woke, é a cultura das pessoas que querem decidir como os outros devem viver a vida e criar na sociedade uma serie de estigmas e de perseguições a pessoas que não concordam ou atrevem-se a pensar de forma diferente. À boa forma de certos sistemas económicas as regras decididas apenas servem para a plebe, porque as elites, a essas, as regras nao se aplicam.

Acho bem tirarem as trotinetes, porque o que fica bem para as elites é a plebe andar de bicicleta.

E é isso que voces devem fazer, camponios, arranjem uma bicicleta e pedalem porque os carros fazem mal ao ambiente e as elites nao podem passar sem os seus iates e jactos particulares

 :oops: :oops: :oops:

Acho que te faltou colocar talvez esta imagem, não?!


 ;)
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Abril 09, 2023, 00:10:49, 00:10
Responder #235

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Ri-te agora…

Daqui por pouco tempo não podes comprar um carro a combustão

Se quiseres um hamburger vai ser de minhocas

E para ires a eicma so podes comprar um bilhete de avião a cada 3 anos


 :toma:

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 09, 2023, 18:32:00, 18:32
Responder #236

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Ri-te agora…

Daqui por pouco tempo não podes comprar um carro a combustão

Se quiseres um hamburger vai ser de minhocas

E para ires a eicma so podes comprar um bilhete de avião a cada 3 anos


 :toma:

A imagem é uma "critica" àquilo que sinto que esteja a acontecer, cada vez parece mais que nos estamos a tornar na antiga china, onde todos seremos operários sem quaisquer direitos e benesses, sempre a trabalhar e quanto muito temos o domingo para descansar e estar com a família e por conseguinte, vivendo todos com ordenado igual baixo face ao preço das coisas, resta-nos deslocar de bicicleta .
Não me estava a rir...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Abril 09, 2023, 21:29:13, 21:29
Responder #237

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Não vais ter nada...  Mas vais ser feliz.  :???:


Pelo menos é o que eles dizem  :animated-smileys-angry-049:




Entre impostos sobre o rendimento, taxação sempre que respiras ou mexes os olhos, preço da energia e preco da comida... sacam-te tudo o que tu ganhas
« Última modificação: Abril 09, 2023, 21:35:05, 21:35 por TMXR »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 28, 2023, 11:24:10, 11:24
Responder #238

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Trotinete a fazer as alegrias da Cidade desde 1918

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 28, 2023, 12:23:43, 12:23
Responder #239

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Votações?
Mas já voltamos ao processo democrático para decisões destas !?! Banalização do escrutínio popular para tudo e qualquer coisa... falta "deles" dos representantes eleitos e ainda por cima manipulação do sistema.

Não se esqueçam que são livres para escolher o género que querem ser... trotritetas ou trotrialhos por exemplo!






Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Julho 28, 2023, 12:47:56, 12:47
Responder #240

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Votações?
Mas já voltamos ao processo democrático para decisões destas !?! Banalização do escrutínio popular para tudo e qualquer coisa... falta "deles" dos representantes eleitos e ainda por cima manipulação do sistema.

Não se esqueçam que são livres para escolher o género que querem ser... trotritetas ou trotrialhos por exemplo!






Sent from my SM-G780F using Tapatalk
Na ssmana passada o @TMXR descobriu a primeira scooter não binária...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Agosto 13, 2023, 08:59:10, 08:59
Responder #241

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Ontem passou de forma muito sumida num dos telejornais da RTP uma notícia sobre o aumento de acidentes com trotinetes.
https://www.rtp.pt/noticias/pais/acidentes-graves-com-trotinetes-eletricas-estao-a-aumentar_v1507000

Admiro-me como os lobbys das ipo's não pediram aos amigos do CM para fazerem forcing ao CM para publicitarem de forma exagerada (como fazem com as noticias de acidentes com motociclos) este tipo de notícias sobre crescente número de acidentes com trotinetes. Era engraçado esses lobbys pedirem ipos às trotinetes... 🤣

É que desta forma as pessoas têm uma ideia errada que está tudo bem e que a utilização de uma trotinete é segura e que nada pode acontecer e que inclusive é possível andar a mais de 20kmh de forma segura...
E sem essas notícias mais realistas, os fanáticos destas coisas de mobilidade continuam a destilar ódios nas redes sociais contra o limite de velocidade e ainda devem fazer apostas entre eles e por provocação crescente circularem em locais que até uma criança tem noção que é perigoso e proibido... sim, as trotinetes em autoestradas, na ponte 25 Abril, etc...

Continuo a achar que até podem ter uma utilização interessante para determinados tipos de deslocação e onde possam existir condições de segurança para a sua utilização.

Não se pode aceitar a ideia de ir de por exemplo ir de Benfica até parque das nações possa ser prudente e seguro a sua utilização apesar de quem possa já ter feito dizer que dá... tem de haver bom senso e pegando numa metáfora...
"é fácil de se comprar uma pistola e andar aí aos tiros" no entanto sabe-se que é proibido e com bom senso percebe-se que é errado isso. Porque razão continuam a querer ir com trotinetes e bicicletas para autoestradas e vias rápidas?!
A miudagem e fanáticos desses veículos a fazerem destas "habilidades" só podem ser chamadas de estúpidas e irresponsáveis e em certa parte criminosos negligentes se se virem envolvidos em acidentes que eles claramente possam estar a provocar...

« Última modificação: Agosto 13, 2023, 09:01:40, 09:01 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 14, 2023, 10:04:10, 10:04
Responder #242

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Acho que (atualmente) a utilização de uma trotineta implica igualmente uma maturidade na sua utilização, tal como se conduz um motociclo ou um enlatado quando o contexto da utilização da mesma é feito na mobilidade urbana.

Acho normal surgirem nas cidades esta alternativa de mobilidade (o que aconteceu) o que é errado é a falta de regulação ou a demora na regulação e porque não fiscalização (algo inexistente em Portugal, no sentido preventivo).

Atenção que o aumento de acidentes em trotinetas não é algo isolado em Portugal.
https://www.euronews.com/next/2023/06/01/electric-scooters-what-are-the-rules-across-europe-and-where-are-injuries-highest

Existem Países que estão a começar a banir estes veículos em locais "estratégicos".
Em Portugal poderiam começar junto às escolas, pois quando vou buscar a minha filha assisto a cada manobra que até assusta.

Enquanto uma trotineta elétrica continuar a ser vendida como um "brinquedo" nos panfletos de uma superfície comercial e enquanto se continuar a ignorar que estes veículos atingem velocidades mortais para quem nem sequer é "obrigado" um capacete, as mortes continuarão a existir e a aumentar.

Aliás tal como todos os verões aumentam as mortes em veículos de duas rodas... será que a culpa é só das trotinetas e das motas?


Agosto 14, 2023, 11:12:33, 11:12
Responder #243

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Acho estranho o aumento do numero acidentes, quando houve uma enorme redução do numero de trotinetas a circular.

Não se pode aceitar a ideia de ir de por exemplo ir de Benfica até parque das nações possa ser prudente e seguro a sua utilização apesar de quem possa já ter feito dizer que dá... tem de haver bom senso e pegando numa metáfora...

Não se pode aceitar a ideia? Porquê?
Tens noção que podes ir de Benfica ao Parque das Nações praticamente sem sair de ciclovias?







Agosto 14, 2023, 15:25:45, 15:25
Responder #244

mrsantos

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: F 900XR
  • Localidade: Moita
Acho estranho o aumento do numero acidentes, quando houve uma enorme redução do numero de trotinetas a circular.

Não se pode aceitar a ideia de ir de por exemplo ir de Benfica até parque das nações possa ser prudente e seguro a sua utilização apesar de quem possa já ter feito dizer que dá... tem de haver bom senso e pegando numa metáfora...

Não se pode aceitar a ideia? Porquê?
Tens noção que podes ir de Benfica ao Parque das Nações praticamente sem sair de ciclovias?



Acho que ele referia-se a ir pela segunda circular e não por ciclovias.
Na minha opinião, devia haver legislação mais apertada nestes veículos. Não podem ser vendidos como brinquedos, porque alguns são tudo menos brinquedos. Deveria ser obrigatório seguro e capacete no mínimo. Se uma trotinete bater num carro, quero ver quem vai assumir a responsabilidade...

Agosto 14, 2023, 18:37:03, 18:37
Responder #245

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Acho estranho o aumento do numero acidentes, quando houve uma enorme redução do numero de trotinetas a circular.

Não se pode aceitar a ideia de ir de por exemplo ir de Benfica até parque das nações possa ser prudente e seguro a sua utilização apesar de quem possa já ter feito dizer que dá... tem de haver bom senso e pegando numa metáfora...

Não se pode aceitar a ideia? Porquê?
Tens noção que podes ir de Benfica ao Parque das Nações praticamente sem sair de ciclovias?



Acho que ele referia-se a ir pela segunda circular e não por ciclovias.
Na minha opinião, devia haver legislação mais apertada nestes veículos. Não podem ser vendidos como brinquedos, porque alguns são tudo menos brinquedos. Deveria ser obrigatório seguro e capacete no mínimo. Se uma trotinete bater num carro, quero ver quem vai assumir a responsabilidade...

Precisamente!
Cada vez são mais os vídeos que circulam nas redes sociais com miúdos (e glovos/ubers) inconscientes que se filmam ou são filmados a circular em vias impróprias para inclusive bicicletas, ou será que uma bicicleta também pode circular na 2ª circular ou na via rápida que passa ao largo de Sacavém, junto ao rio Tejo e vira em direcção a Santa Iria da Azoia/Pirescoxe ?!
Não me digam que não veem esses vídeos? E os da ponte 25 de Abril ou mesmo na Cril e Crel?! E até na A1 e A2 ou os tipicos em redor do Porto?!

Sobre seguir pelas circulovias, que o façam dessa forma, é para isso que as circulovias existem.

Dfelix, desculpa por não ter sido mais preciso.
 :convivio:


Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 22, 2023, 10:45:26, 10:45
Responder #246

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Acho que ele referia-se a ir pela segunda circular e não por ciclovias.

Não me parece que seja prática comum.
De qualquer forma, a segunda circular não é interdita a velocipedes.

Na minha opinião, devia haver legislação mais apertada nestes veículos.  Não podem ser vendidos como brinquedos, porque alguns são tudo menos brinquedos.

A legislação existe.

Existe também interpretações dúbias da legislação.
Sobretudo no que diz respeito a velocipedes com potências consideravelmente elevadas.
Mas quando entramos nestes valores, duvido que alguém as compre ao engano, achando que se tratam de brinquedos.


Deveria ser obrigatório seguro e capacete no mínimo. Se uma trotinete bater num carro, quero ver quem vai assumir a responsabilidade...

De acordo com o código da estrada, o capacete é obrigatório.
Porém, a CML e a EMEL conseguiram que ANSR emitisse um despacho que vale mais do que a lei.

Quanto ao seguro, parece-me mais complexo.
O enquadramento duma trotineta não é muito diferente da bicicleta que muitos de nós temos na arrecadação e não se usa.  :)
As seguradoras já estão a oferecer produtos orientados a este mercado.
Quem usa todos os dias até pode fazer sentido.
Mas quem use só para ir comprar o pão ao domingo de manhã... fará mesmo sentido?

E naturalmente estou a referir-me ao uso privado de um velocipede.
As trotinetas de rental estão naturalmente seguradas, e sendo monitorizadas, as empresas sabem perfeitamente qual o cliente que utilizou no momento de um eventual acidente.

Já o carro que bate na trotinete ou bicicleta e foge para não assumir a responsabilidade (que infelizmente é ainda a situação mais comum) não há nada que se possa fazer, a não ser a sorte de existir testemunhas.

Cada vez são mais os vídeos que circulam nas redes sociais com miúdos (e glovos/ubers) inconscientes que se filmam ou são filmados a circular (...)

Desconheço os videos a que te referes.  :(

(...) ou será que uma bicicleta também pode circular na 2ª circular (...)

Pode. A segunda circular é uma estrada urbana.
Só passa a ser via rápida a partir do IC19 ou a partir do Prior Velho no sentido da A1.
Em ambos os locais tens sinalização.

(...) ou na via rápida que passa ao largo de Sacavém, junto ao rio Tejo e vira em direcção a Santa Iria da Azoia/Pirescoxe ?!

Não pode. Já que se trata de uma autoestrada.

Não me digam que não veem esses vídeos? E os da ponte 25 de Abril ou mesmo na Cril e Crel?! E até na A1 e A2 ou os tipicos em redor do Porto?!

Não... Pelos vistos há todo um mundo de coisas que ando a perder.  :(


Agosto 22, 2023, 12:18:43, 12:18
Responder #247

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Local de velocidade permitida de 50 kmh  e vangloriam-se deste facto indo ao dobro da velocidade permitida,muito bem, só prova o que de mal está errado na sociedade e no ser humano .

(...)Agora um exemplo,que não serve de nada ,uma inconsistência infantil :
Ontem um companheiro numa NC 750 ficou lixado por ver uma scooter atrás dele e começou a abusar no meio do trânsito intenso ,eu percebi e fui atrás ,passamos a meio de carros a mais de 1....mesmo em curva não o larguei e passei-o na curva de Massamá tendo literalmente dizendo adeus no meio do trânsito,ele chateado passou traços contínuos na saída para Alfragide e eu pensei ,já foste ...
Começou a acelarar a mais de 100 kmh ,eu aproximei e aí começar a descer o alegro ele ia a 150 ,eu apareço na direita,fiz sinal para ele andar mais ,se ainda não chegava a brincadeira, tranquei punho e pronto a xmax  chega ao fim do conta km com facilidade, resumindo não se meteu mais até ao Marques de  pombal,nem nos arranques pois viu que para maluco,maluco e meio.nisto tudo a xmax marcava 2.9 depois ficou nos 3.1 e pergunto ,a NC a fazer o mesmo gasta quanto????
Repito foi inconsistência e infantil da parte dos dois e não serve de exemplo.



Agosto 23, 2023, 12:02:57, 12:02
Responder #248

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Local de velocidade permitida de 50 kmh  e vangloriam-se deste facto indo ao dobro da velocidade permitida,muito bem, só prova o que de mal está errado na sociedade e no ser humano .

(...)Agora um exemplo,que não serve de nada ,uma inconsistência infantil :
Ontem um companheiro numa NC 750 ficou lixado por ver uma scooter atrás dele e começou a abusar no meio do trânsito intenso ,eu percebi e fui atrás ,passamos a meio de carros a mais de 1....mesmo em curva não o larguei e passei-o na curva de Massamá tendo literalmente dizendo adeus no meio do trânsito,ele chateado passou traços contínuos na saída para Alfragide e eu pensei ,já foste ...
Começou a acelarar a mais de 100 kmh ,eu aproximei e aí começar a descer o alegro ele ia a 150 ,eu apareço na direita,fiz sinal para ele andar mais ,se ainda não chegava a brincadeira, tranquei punho e pronto a xmax  chega ao fim do conta km com facilidade, resumindo não se meteu mais até ao Marques de  pombal,nem nos arranques pois viu que para maluco,maluco e meio.nisto tudo a xmax marcava 2.9 depois ficou nos 3.1 e pergunto ,a NC a fazer o mesmo gasta quanto????
Repito foi inconsistência e infantil da parte dos dois e não serve de exemplo.

Acredito que quanto ao mneves, tenha sido fruto de algum momento na vida menos positivo (todos acabamos por ter esses momentos de caca) pois no geral sempre demonstrou ser cordial e ponderado.
Mas sem duvida que são nesses momentos que devemos redobrar cuidados em não cairmos nesses disparates porque se formos prudentes minimizamos certamente probabilidades de não termos acidentes por culpa própria.
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 04, 2023, 19:20:28, 19:20
Responder #249

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
A estupidez das pessoas não tem limites... e vivam as trotinetes  :festa: