Autor Tópico: Marca que eu não recomendo  (Lida 2111 vezes)

Abril 12, 2023, 11:58:19, 11:58
Lida 2111 vezes

Sergioandrules

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 14
  • Marca Motociclo: Efun
  • Modelo Motociclo: Money
  • Localidade: Lisboa
Olá malta,

Eu sou um entusiásta das elétricas, em suma, principalmente para o contexto urbano/cidade.

Agora sei que é incomum, mas lá vai minha recomendação, por experiência própria, do que não comprar: MOTI. Isso mesmo, normalmente as pessoas recomendam algo, só que nesse caso estou a dar um conselho de amigo:

Não recomendo a marca de motas MOTI por diversos motivos. Em primeiro lugar, a marca e modelo apresentam nomes diferentes do DUA (O nome verdadeiro é EFUN), o que pode gerar problemas na hora de fazer o seguro, portanto recomendo que quem comprar, já faça o seguro com o nome correto para evitar dissabores. Sem falar que falam que o fabrico é próprio em AVeiro, algo que visisvelmente parece mentira.

Outro problema é que o ecrã da mota está sempre embaciado pela manhã e demora uns 20 a 30 minutos para dar uma meia secada por dentro. Isso significa que, se o tempo estiver chuvoso, esqueça a utilização da mota, pois você não conseguirá enxergar nada.

Além disso, o conta quilômetros está sempre a mostrar um valor absurdo para os nossos trajetos. Por exemplo, se fizer 5 km de trajeto marcado pelo Google Maps, a mota vai indicar quase 10 km. Obviamente isso deve estar relacionado com a suposição da marca de que a mota faz 100 km de autonomia.  ainda nisso, pode gerar problemas para quem precisa saber com exatidão a distância percorrida.

Outro problema grave é que o indicador de velocidade é muito desajustado e não confere com a realidade. Já inclusive testei com base no GPS e lado a lado com amigos. Enquanto estou a ver 80 km/h no ecrã, na verdade estou a 65-70 km/h. Aconselho a andar com um velocímetro do celular para evitar multas ou saber mesmo a velocidade.

As peças plásticas, mesmo com pouco uso e tempo (alguns meses), já estão com aspeto seco a parecer fragilidade - acho até que a pintura pode descascar - mas é impressão minha.

O travão combinado está misteriosamente a vazar o seu fluido, o que pode afetar a capacidade de frenagem e gerar problemas graves para a segurança.

A suspensão traseira range de forma irritante, o que pode incomodar o piloto e gerar desconforto durante a condução. E nem WD40 ajuda.

A mota na chuva, mesmo que fraca, coloca-se a desligar, ainda em movimento. Isso é muito perigoso e pode gerar acidentes graves.

Os pneus parecem de uma qualidade extremamente baixa, com uma aderência fraca. Isso sem falar que em menos de uma semana, já estão a esvaziar. Preciso encher basicamente de 4 em 4 dias, o que é muito incômodo.

Por fim, o pós-venda da MOTI é horrível. Eles, na minha experiência, não respondem e-mails, telefonemas e dizem que só uma pessoa lá dentro pode resolver os problemas que estão na garantia, mas infelizmente essa pessoa nunca aparece para me responder. Isso é inadmissível para uma mota que foi comprada em novembro de 2022 ainda nova.

Portanto, com base nos problemas apresentados acima, não recomendo a marca de motas MOTI. É importante pesquisar bem antes de comprar qualquer produto e escolher marcas que prezem pela qualidade e pelo bom atendimento ao cliente.

Atualmente, eu recomendo a Supersoco, NIU e a Silence.

Abril 13, 2023, 09:53:50, 09:53
Responder #1

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Que chatice...

Na minha opinião e se me permites a sugestão:

Uma reclamação por escrito enviada por CTT com aviso de receção ao stand que te vendeu o veículo, dando um prazo de resposta às tuas questões relativamente ao nome e a verificação das anomalias verificadas com a reparação das mesmas com o acionamento da garantia.

Após o prazo, se não obtiveres resposta, podes reclamar através, enviando digitalizações (comprovativo de compra - onde consta o nome do veículo e cópia do DUA onde consta o outro). Recomendo-te que envies igualmente cópia da carta que enviaste à empresa/representante/oficina.

https://www.arbitragemauto.pt/
e(ou
https://www.livroreclamacoes.pt/INICIO/

Espero que consigas resolver o teu problema.

Abril 13, 2023, 10:44:46, 10:44
Responder #2

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Online
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Os ingleses têm uma boa expressão para estes casos:

You can't have the cake and eat it too

Os franceses também usam a comida mas numa versão mais sofisticada:

Vouloir le beurre et l'argent du beurre

Os portugueses continuam na comida mas desta vez matéria prima e não produto confeccionado:

Não se pode ter sol na eira e chuva no nabal

Já os chineses trocam a agricultura pela pesca:

鱼与熊掌,不可兼得

Mas todos eles sabem que... you get what you paid for!
« Última modificação: Abril 13, 2023, 10:45:51, 10:45 por Gentleman rider »

Abril 13, 2023, 15:40:06, 15:40
Responder #3

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O problema dos chineses e que há fabricantes de todo o tipo, ao passo que no Japão apenas temos 4 grandes fabricantes e na Europa outras tanto

E na qualidade das Europeias já descriminamos de italianas oara Alemas ou Inglesas.


Portanto, nesse caso trata-se de um fabricante de baixa qualidade e baixo preço que fábrica motos de marca branca para outras marcas revenderem como suas.

Sinceramente, tendo a maior compreensão para com o companheiro que foi enganado e estoirou os seus €, comprou sem ter feito o trabalho de casa e porque é Brasileiro acrescento que não foi diferente se por la tivesse comprado uma Voltz ou uma Shinerai que também são rebrandings de motos Chinesas

O melhor e insistir para que lhe resolvam os problemas ao abrigo da garantia e espero que consiga tirar algum aprendizado da experiência
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 13, 2023, 19:24:18, 19:24
Responder #4

Aphonso Pereira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 93
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT '19
  • Localidade: Lisboa
Peço desculpa pelo off-topic, é uma oportunidade de saber a opinião de alguém com experiência.

TMXR: reparei que juntou as Inglesas com as Alemãs.

Sei que já teve motos Inglesas da marca Triumph. Sempre que vejo uma das recentes, e aqui há várias no trabalho, fico espantado com os acabamentos, cromados e pintura. Tudo é bem feito: o texturado do motor e acessórios, o brilho e perfeição dos cromados, a pintura visivelmente mais espessa e com mais verniz do que as Japonesas e a BMW. Talvez a Ducati esteja ao mesmo nível.

Sei que a pergunta já foi feita antes, mas o TMXR saberá dizer se a qualidade da Triumph é apenas "skin deep"?

Obrigado.
If you can't explain it simply, you don't understand it well enough

Abril 13, 2023, 20:45:20, 20:45
Responder #5

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Boas Alphonso!


Europeias: Alemas, Austriacas, Inglesas e Italianas. Coloquei por ordem alfabética para não ferir suscetibilidades.  :D


Já tive um Tiger 800, uma Street Triple 675 (apenas 2 ou 3 semanas) e ST 765 RS


Os acabamentos e pinturas sao top, sobretudo nas versões topo de gama como a RS ou a XRT! Em nada envergonha face a qualquer outra marca



A nível de engenharia, também não. mecânica muito fiavel, exceptuando as 675 que ja experienciei alguns problemas com eles, o maior por rodarem com falta de oleo porque ate determinada altura o manual da Triumph indicava que a quantidade de oleo era menos 1 litro do que necessario.


Tambem ja vi outros problemas pontuais, embraiagem de partida que racha, problemas com o veio do alternador que comeca a fazer barulho e alguns paineis TFT que queimam. Parece muito mas eu vejo mais motos com problemas do que a grande maioria das pessoas  :D :D :D


A nivel de conducao top! adoro a 765RS com as showa BPF e se amanha regressasse para o Brasil, a primeira coisa a fazer era adquirir uma Tiger 900. Talvez no futuro uma destas venha aqui para a garagem para substituir a MV "Angustia"  :D :D

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 14, 2023, 21:00:31, 21:00
Responder #6

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Os ingleses têm uma boa expressão para estes casos:

You can't have the cake and eat it too

Os franceses também usam a comida mas numa versão mais sofisticada:

Vouloir le beurre et l'argent du beurre

Os portugueses continuam na comida mas desta vez matéria prima e não produto confeccionado:

Não se pode ter sol na eira e chuva no nabal

Já os chineses trocam a agricultura pela pesca:

鱼与熊掌,不可兼得

Mas todos eles sabem que... you get what you paid for!

No top 10 dos melhores comentários deste fórum  !!  :D :D :nice: :nice:

Abril 14, 2023, 21:08:50, 21:08
Responder #7

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Concordo com a assertiva....mas, se fabricou, vendeu e deu garantia. Tem que valer....
Neste ponto me parece que aqui o código de proteção ao consumidor é melhor aplicado.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Abril 14, 2023, 21:42:57, 21:42
Responder #8

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


Melhor chamar o Celso Russomanno   :Dressed_bek035: :policia:  :D :D :D





So quem é Brasileiro entendeu a piada  :D :lolol:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 14, 2023, 21:51:55, 21:51
Responder #9

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Online
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Concordo com a assertiva....mas, se fabricou, vendeu e deu garantia. Tem que valer....
Neste ponto me parece que aqui o código de proteção ao consumidor é melhor aplicado.
É uma pena que os políticos não tenham este tipo de garantia.

Quanto às motos nunca comprei nenhuma com garantia e nunca senti falta

Abril 14, 2023, 21:55:21, 21:55
Responder #10

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Concordo com a assertiva....mas, se fabricou, vendeu e deu garantia. Tem que valer....
Neste ponto me parece que aqui o código de proteção ao consumidor é melhor aplicado.
É uma pena que os políticos não tenham este tipo de garantia.

Quanto às motos nunca comprei nenhuma com garantia e nunca senti falta

Responsabilização já era bom  ;)
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 14, 2023, 22:08:33, 22:08
Responder #11

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil


Melhor chamar o Celso Russomanno   :Dressed_bek035: :policia:  :D :D :D





So quem é Brasileiro entendeu a piada  :D ol:
É só mais um político sem garantia que vende a seriedade do CDC pra quem acha que precisa pagar por isso.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Abril 14, 2023, 22:24:25, 22:24
Responder #12

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


Nao posso escrever a minha opinao sobre ele aqui no forum  ;) ;)


Mas acho que deveriam chamar uma patrulha do consumidor à patrulha do consumidor da Record  ;)



É muito sensacionalismo e jornalixo  :pensador:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 26, 2023, 16:55:00, 16:55
Responder #13

Sergioandrules

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 14
  • Marca Motociclo: Efun
  • Modelo Motociclo: Money
  • Localidade: Lisboa
Que chatice...

Na minha opinião e se me permites a sugestão:

Uma reclamação por escrito enviada por CTT com aviso de receção ao stand que te vendeu o veículo, dando um prazo de resposta às tuas questões relativamente ao nome e a verificação das anomalias verificadas com a reparação das mesmas com o acionamento da garantia.

Após o prazo, se não obtiveres resposta, podes reclamar através, enviando digitalizações (comprovativo de compra - onde consta o nome do veículo e cópia do DUA onde consta o outro). Recomendo-te que envies igualmente cópia da carta que enviaste à empresa/representante/oficina.

https://www.arbitragemauto.pt/
e(ou
https://www.livroreclamacoes.pt/INICIO/

Espero que consigas resolver o teu problema.

Obrigado companheiro, já até levei esse caso para a arbitragem, porque é uma enorme chatice.

Agora, nos últimos dias, a mota deu para desligar várias vezes enquanto estou a conduzir. É um problema atrás do outro.

Abril 26, 2023, 17:16:09, 17:16
Responder #14

Sergioandrules

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 14
  • Marca Motociclo: Efun
  • Modelo Motociclo: Money
  • Localidade: Lisboa
O problema dos chineses e que há fabricantes de todo o tipo, ao passo que no Japão apenas temos 4 grandes fabricantes e na Europa outras tanto

E na qualidade das Europeias já descriminamos de italianas oara Alemas ou Inglesas.


Portanto, nesse caso trata-se de um fabricante de baixa qualidade e baixo preço que fábrica motos de marca branca para outras marcas revenderem como suas.

Sinceramente, tendo a maior compreensão para com o companheiro que foi enganado e estoirou os seus €, comprou sem ter feito o trabalho de casa e porque é Brasileiro acrescento que não foi diferente se por la tivesse comprado uma Voltz ou uma Shinerai que também são rebrandings de motos Chinesas

O melhor e insistir para que lhe resolvam os problemas ao abrigo da garantia e espero que consiga tirar algum aprendizado da experiência

Com toda certeza que estou a tirar muito aprendizado desta dor de cabeça. Principalmente de uma ingenuidade horrível de ter acreditado no dono da marca MOTI que disse ser portuguesa de fabrico em Aveiro. Acho que foi aproveitado pela fama que tivemos a CASAL e a FAMEL nesta mesma região.

Se ele pelo menos tivesse sido sincero com o que ele vendia, eu podia ter melhor estudado, visto comparativos, e até mesmo perceberia melhor se esta seria uma boa compra.

Mas na verdade, eu me sinto no linguajar brasileiro: "um otário"

Abril 26, 2023, 17:19:30, 17:19
Responder #15

Sergioandrules

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 14
  • Marca Motociclo: Efun
  • Modelo Motociclo: Money
  • Localidade: Lisboa


Melhor chamar o Celso Russomanno   :Dressed_bek035: :policia:  :D :D :D





So quem é Brasileiro entendeu a piada  :D :lolol:


Hsushsushsusysus :lolol:

Abril 26, 2023, 17:21:33, 17:21
Responder #16

Sergioandrules

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 14
  • Marca Motociclo: Efun
  • Modelo Motociclo: Money
  • Localidade: Lisboa

Abril 26, 2023, 19:48:25, 19:48
Responder #17

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto


Tem assim tantos defeitos a mota? Coitada  :(
Só uma pergunta: Já tentou entrar em contacto com outros proprietários? Talvez seja uma unidade com defeitos de fábrica.
Desde já, obrigado pela informação. Poderá salvar a carteira de muita gente  ;)
Boa sorte para resolver os problemas

Abril 27, 2023, 11:37:19, 11:37
Responder #18

Sergioandrules

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 14
  • Marca Motociclo: Efun
  • Modelo Motociclo: Money
  • Localidade: Lisboa


Tem assim tantos defeitos a mota? Coitada  :(
Só uma pergunta: Já tentou entrar em contacto com outros proprietários? Talvez seja uma unidade com defeitos de fábrica.
Desde já, obrigado pela informação. Poderá salvar a carteira de muita gente  ;)
Boa sorte para resolver os problemas

Viva, obrigado pelo comentário no vídeo!

Eu espero realmente poupar uns €€€ de outros colegas que não venham a cair no mesmo problema que eu. A mota é terrível, até pensei que pudesse ser algo pontual da que eu comprei, mas logo vi que não é bem isso quando eles não quiseram resolver.

A MOTI é tão "estranha" que eles chegaram a me bloquear no Facebook e no Instagram - além de excluir as minhas reclamações dos posts.

Sinceramente, acho que a marca não deve ter um bom produto no geral e apenas silencia os reclamantes.

Mas sigo buscando outros proprietários para fazer a voz ficar mais alta.

Abril 27, 2023, 23:14:43, 23:14
Responder #19

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Caganda cruzada que aqui vai!!!

Eu pelo sim pelo não ando a sumo de dinossauro...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha