A quem o dizes, Sapiens!Verificar a pressão dos pneus na Burgman 400 é um autêntico jogo de contorcionismo por causa dos dois discos à frente, e atrás também não é coisa cómoda de se fazer.Cheguei a pensar alterar as válvulas quando troquei de pneus, mas temi que válvulas de 90º provocassem algum tipo de desiquilíbrio/descalibração nas jantes. Pensei com os meus botões que se os tipo da Suzuki escolheram aquelas válvulas direitas pouco ergonómicas alguma razão teriam (se calhar pensei mal...).Solução: por 5 euros, uma dessa válvulas amovíveis que uso a cada vez que quero ver a pressão dos pneus.Sobre essas válvulas que têm uma mola interna e testemunham a pressão dos pneus já falámos há anos no CPM. Segundo o que me lembro, quem as havia experimentado dizia que eram pouco fiáveis.
tenho dessas valvulas a 90º mas de marca Ariete, não confio muito nas dos chinocas E quem me aconselhou esta marca foi um amigo que por sinal até anda aqui no forum
...o meu pneu de trás continua perder ar e cada vez mais e eu julgo que são os chineses outra vez instalados no meu relógio suìço ...
...acabei de comprar o conjunto de válvulas Ariete na Rodabem em vermelho e já está montada na roda de trás, mas afinal tinha um furo com um prego muito fino lá espetado...
Citação de: Clemente Vicente em Novembro 27, 2018, 14:19:51, 14:19...o meu pneu de trás continua perder ar e cada vez mais e eu julgo que são os chineses outra vez instalados no meu relógio suìço ...Citação de: Clemente Vicente em Novembro 27, 2018, 18:37:45, 18:37...acabei de comprar o conjunto de válvulas Ariete na Rodabem em vermelho e já está montada na roda de trás, mas afinal tinha um furo com um prego muito fino lá espetado...Afinal, parece que a chinesice está no pneu
Mas esse prego nem à face se via no piso do pneu, Clemente?---------------------------------------------------------------------------Não quero estar aqui a levantar uma onda de suspeitas, mas dado que no último mês já tive conhecimento de outro caso e já li também por aqui uns bons 4 ou 5 relatos de furo nos pneus, não me surpreenderia haver "espertice" de malta a largar aquilo que não deve na estrada....
Talvez uma peritagem possa demonstrar que o prego era chinês
Confesso que estou completamente descentrado deste tópico, tenho há anos uma válvula em cotovelo.... que está nos alforges e uso nos pneus quando quero ver a pressão. O meu problema é mesmo juntar a boca da agulha da pressão de ar à válvula quando quero meter ar, aí meto o cotovelo, regulo a pressão, tiro o cotovelo, e meto na outra roda, regulo a pressão, a agulha regressa à maquina e o cotovelo aos alforges.As rodas andam como Deus as mandou ao mundo
Tenho procurado (com pouco afinco, é verdade) essas válvulas amovíveis para ter na mota para, na eventualidade, de ter de ir à bomba da gasolina meter ar.Como tenho um compressor em casa, encher os pneus, não tem sido problema, mas é daquelas coisas que convém ter pois nunca se sabe quando é necessário ir à bomba.
Citação de: pjmartinho em Novembro 28, 2018, 21:38:03, 21:38Tenho procurado (com pouco afinco, é verdade) essas válvulas amovíveis para ter na mota para, na eventualidade, de ter de ir à bomba da gasolina meter ar.Como tenho um compressor em casa, encher os pneus, não tem sido problema, mas é daquelas coisas que convém ter pois nunca se sabe quando é necessário ir à bomba.0.89 euros cada.https://rover.ebay.com/rover/0/0/0?mpre=https%3A%2F%2Fwww.ebay.com.au%2Fulk%2Fitm%2F292663558459Queres que mande vir ou consegues encomendar do eBay?
Válvulas de "cotovelo" / válvulas curvas / válvulas de 90º!https://www.motomummy.comDe certeza que já sentiram alguma vez na vida uma certa dificuldade em encher o pneu de um motociclo...Pelo menos comigo já aconteceu e esta dificuldade é mais sentida ainda quando se tratam de scooters, especialmente com a roda traseira, onde de um lado temos o escape a dificultar as operações e do outro lado o motor/zona da transmissão e caixa de filtro.Felizmente o mercado tem soluções e até mesmo as jantes mais elaboradas e que poderiam dificultar o enchimento de um pneu ou a simples rectificação da pressão, depressa se fazem com as válvulas indicadas.E aqui nesta área das válvulas para pneus, eu confesso que já vi umas quantas com um design chamativo, colorido e todo "prá frentex". Até mesmo com luz existem, para fazer um certo efeito quando as rodas estão em movimento.Há de tudo, mas a verdade é que as válvulas normais e direitas, não facilitam a vida a quem tem o cuidado de verificar a pressão de forma regular...e é aí que entram as válvulas curvas (chamadas também de "válvulas de cotovelo") ou de 90 graus. Isto sem entrar no campo dos extensores de válvulas, pois também os existem.Num caso ou no outro, o investimento é relativamente baixo para aquilo que se consegue, facilitando imenso o trabalho de ver a pressão e que desta forma pode ocorrer inclusivamente com os aparelhos nas bombas de combustível e que têm a haste em metal muito comprida... Naturalmente sem prejuízo de ser (e desculpem o aparte), altamente discutível a precisão indicada pelas mesmas. Mas pronto, a questão dos aparelhos nas bombas de combustível deixarei para outro tópico futuro. Se não quiserem fazer já o investimento das ditas válvulas, pelo menos pensem nisso quando chegar o momento de trocar os pneus.Facilita bastante, mesmo quando se opta por válvulas com um grau de inclinação diferente das mais habituais de 90º... http://motorov.net
O importante nas válvulas a 90° é que sejam reforçadas na base com metal, porque com a velocidade da roda, as válvulas a 90° tendem a romper o pneu.Por isso é que até há bem pouco tempo não vias estás válvulas em motos mais potentes. E não estou a falar de 1000cc.A própria SYM tinha destas válvulas nas 125cc (na 300cc não tenho certeza se tinha) mas na 400cc e na 600cc não tinha.
Tu próprio já deste a explicação.Na junção com o pneu pode rasgar devido à força centrífuga elevada provocada pela rotação da roda e o facto da válvula estar "de fora" da roda por ser a 90°.
Nada como vir de origem, sempre dá um pouco mais de garantia.Como sou preguiçoso, dá um jeitaço quando se vai às máquinas de ar dos postos
Tem muito bom aspeto. Diz qualquer coisa quando o tiveres contigo.Tenho um bastante antigo e "matacão" seria interessante ver outras alternativas.
Eu uso uma coisa destas:Demora um pouco mais (o tempo de enroscar) mas acabam-se as dificuldades de acesso e não preciso andar a girar a roda para ter a válvula na posição certa para aceder.
Boas,conforme eu disse em comentários anteriores eu tinha lá montado válvulas curvas mas ARIETE /BRIDGEPORT falsas as que comprei não perdem ar nenhum são Ariete verdadeiras vêm embaladas em uma caixa e com livro de instruções e tudoe comprei aqui, http://moto.rodabem.pt/valvulas-jante-tubeless-ariete-aluminio-90-diametro-113mm-pneus-camaras-dar-reparacao-e-acessorios