A tensão da corrente faz-se sempre com a roda a tocar chão.A medição é, normalmente de uns 35mm de folga.No braço oscilante do teu animal tens umas marcas que servem de referencia para regular a folga e, principalmente, para o alinhamento da roda!Alivias a porca de aperto do eixo e depois vais ajustando os tensores de forma a que em ambos os lados do braço oscilante coincidam na mesma marca. Isso é o garante de que a roda esta alinhada!Voltas a pertar o eixo e voltas a verificar se a folga é a recomendada (penso que 35mm).Essa verificação eu faço a olhimetro, consiste em por o dedo indicador na base da corrente e levanta-la no sentido do braço oscilante. Se o percurso feito é mais ou menos o de tres dedos de alto, esta a coisa mais ou menos bem feita!Atenção, 35mm, podem ser 40mm, mas 50mm já é muito!E não existe necessidade de verificar cada vez que lubrifiques,quanto mais se estica mais se laça.É um trabalho de vigilancia que se deve ter mas que se deve levar na descontração, lambeste a coisa!?A Maria tem 149000 e só levou tres sistemas de transmissão e desde que pus este ultimo ainda não lhe afinei a corrente nenhuma vez, já la vão quase 20000km.Vigilar é bom mas nada de histerias!
Ninguem põe em duvida a sua experiencia, assim como ninguem lhe chamou tenrinho.Só digo que não é correcto.A caixa é a caixa e o sistema de transmissão secundario é outra coisa totalmente diferente, apesar de que elemento da transmissão.Repare.Uma corrente muito laça pode tornar-se muito ruidosa principalmente em desacelaração por causa do efeito travão motor, ou quando reduzimos as relações de caixa, que resulta no mesmo efeito.Quem transmite a força ao pinhão é o veio secundario da caixa, que por sua vez passou (a força) pelo veio intermediario, pelo carreto da relação engrenada e pelo veio primario. Ora se invertemos o sentido do que lhe acabo de explicar, como é possivel, sendo que a caixa transmiite a força antes que esta chegue ao sistema secundario, que o sistema secundario tenha um papel preponderante no funcionamento desta, seja a nivel de suavidade ou precisão!?
É pá João, permite-me discordar....A caixa nada tem a ver com o sistema de transmissão!Quer dizer (deixa-me explicar antes que venham os puristas), neste caso a transmissão secundaria não interactua com a caisxa, como por exemplo a embraiagem (outro elemento da transmissão).A Caixa e a transmissão estão directamente separadas e mais alem da transmissão da força não tem nada em comum. A caixa vai trabalhar precisamente igual sendo suave ou brusca , com ou sem a transmissão secundaria.As folgas devem sempre ser a recomendada pelo fabricante e se ele diz entre 20 a 30mm, se forem 35mm não há problema. Pior seria se fossem só 15mm.A corrente de transmissão tende a aquecer e a dilatar, pelo que os 30mm de folga, junto com o peso que a mota leva e o trabalho da suspensão, leva a que fique tudo justinho no seu lugar, sem grande falhas.
Amigo Clemente. Tenho uma mota de monte com uma corrente com tensão variável para permitir que ela transponha os obstáculos que se lhe põe no caminho. A caixa da Artax é um relógio na precisão e super suave de accionamento. Seguindo o seu raciocínio, como explica que isto aconteça?Sobre a sua corrente o meu bom amigo possivelmente não foi todo o cuidadoso que devia ser.
Companheiro João Santos, a folga da corrente em nada interfere com a suavidade da caixa, não sei onde é que foi tirar essa ideia...
Citação de: sapina em Agosto 29, 2016, 09:59:11, 09:59Companheiro João Santos, a folga da corrente em nada interfere com a suavidade da caixa, não sei onde é que foi tirar essa ideia... Companheiro Sapina, volto a referir e repetir o que disse acima.Já não tenho cá em casa a CB500 e a 929RR e com elas iria provar a qualquer um o que faz a corrente com demasiada folga. Depois de voz mostrar que é verdade o que digo iriam mudar de opinião.Mas como costumo dizer para este peditório, já dei. Sei que é verdade o que digo e junto de um BOM mecânico, numa simples troca de palavras, vai dizer o mesmo.Cada vez tenho menos vontade de partilhar certas informações, para não ter de ler certos comentários.João
Confirmo a 100% as palavras do João Santos. Interfere e não é pouco.Desde as motorizadas que verifiquei isso e os próprios mecânicos (eu sou um) confirmam.Citação de: Joao Santos em Agosto 29, 2016, 12:52:04, 12:52Citação de: sapina em Agosto 29, 2016, 09:59:11, 09:59Companheiro João Santos, a folga da corrente em nada interfere com a suavidade da caixa, não sei onde é que foi tirar essa ideia... Companheiro Sapina, volto a referir e repetir o que disse acima.Já não tenho cá em casa a CB500 e a 929RR e com elas iria provar a qualquer um o que faz a corrente com demasiada folga. Depois de voz mostrar que é verdade o que digo iriam mudar de opinião.Mas como costumo dizer para este peditório, já dei. Sei que é verdade o que digo e junto de um BOM mecânico, numa simples troca de palavras, vai dizer o mesmo.Cada vez tenho menos vontade de partilhar certas informações, para não ter de ler certos comentários.João
Acabei de comprar lubrificante Motorex Chain Lube Racing e limpa correntes da mesma marca Chain CleanAté agora sempre usei lubrificante da Motorex e a verdade é que só aos 15000 kms a corrente precisou de afinação.Quanto ao detergente Fairy que usava desde o início se fosse corrosivo já a corrente estava na lonas, antes de usar coloquei um oring de molho para ver até que ponto degradava e ao fim de uma semana estava como novo.Nunca usei WD40 na corrente, só usei petróleo embebido em derpedício para remover a massa da caixa do pinhão de ataque e depois lavei com umas gotas de Fairy em água quente.Como lavar a corrente não é estar de molho deduzo que o fairy não é prejudicial e tira a gordura toda.
Camarada depois de estar em tua casa, no dia seguinte lavei a corrente con gasolina com auxílio dum pincel, como é óbvio, aparentemente ficou nova e removeu a gordura toda de passei o motorex igual ao teu, e parece nova, cumprimentos
Yap, mas fairy vai muito mais além do superpop. Mas olha, cada um com a sua e Deus com a de todos. Eu não limpo o sistema a cada 3000km senão não fazia eu outra coisa. Depois podes pecar por excesso de limpeza, que também não é bom.
Boa malha hein Rodrigues! Não sabia que andava a fazer slides pelos caminhos fora!
Citação de: LoneRider em Setembro 17, 2016, 13:54:11, 13:54Yap, mas fairy vai muito mais além do superpop. Mas olha, cada um com a sua e Deus com a de todos. Eu não limpo o sistema a cada 3000km senão não fazia eu outra coisa. Depois podes pecar por excesso de limpeza, que também não é bom.Ao ler o teu post e o do Rodrigues já me sinto menos culpado de ter a minha menina com 1200km e ainda não ter limpo a corrente. Tenho visto pessoal a referir que limpa a corrente a cada 400 a 500km... Isso para mim seria quase uma vez por semana....
Eu quanto tinha a cbf,limpava a dita corrente com petróleo na pistola de lavagem do ar comprimido,secava bem com pano velho e em seguida o spray de correntes da silkolene(ultimamente),só foi esticada aos 10000 e foi porque troquei o pinhao de ataque,a caixa do mesmo era limpa assim que eu visse muita sujidade, sempre com petróleo na referida pistola.Á chuva era mais frequente,aqui era a olha e toque ,se estivesse seca ou muito suja era limpa e lubrificada.
Consegues ver alguma seriedade nestas palavras!?
Pois o binário de aperto varia de moto para moto, na minha antiga cbf era ligeiramente inferior.A perfeição procura-se mas se a atingirmos perde-se a piada da questão
Onde se vende o querosene ?
Citação de: Luis Salgueiro em Setembro 18, 2016, 20:51:23, 20:51Onde se vende o querosene ?Continente ou outra cadeia de super mercados
Citação de: LoneRider em Setembro 18, 2016, 21:06:06, 21:06Citação de: Luis Salgueiro em Setembro 18, 2016, 20:51:23, 20:51Onde se vende o querosene ?Continente ou outra cadeia de super mercadosSim,agora que o dizes acho que já vi umas garrafas de plástico com isso escrito , mas ... na secção do material para churrasco (junto às acendalhas , grelhas , etc, ) ! Estou certo ou a dizer bacorada ?
Citação de: Luis Salgueiro em Setembro 18, 2016, 21:21:40, 21:21Citação de: LoneRider em Setembro 18, 2016, 21:06:06, 21:06Citação de: Luis Salgueiro em Setembro 18, 2016, 20:51:23, 20:51Onde se vende o querosene ?Continente ou outra cadeia de super mercadosSim,agora que o dizes acho que já vi umas garrafas de plástico com isso escrito , mas ... na secção do material para churrasco (junto às acendalhas , grelhas , etc, ) ! Estou certo ou a dizer bacorada ?Eu prefiro usar gasóleo. Não é o melhor, mas também não é o mais agressivo. Tem algumas vantagens como o de não ser facilmente inflamável como o querosene e a gasolina, e se estiver bem acondicionado, não se degrada com o tempo.