Autor Tópico: Manutenção da corrente de transmissão  (Lida 44797 vezes)

Agosto 28, 2016, 11:09:59, 11:09
Lida 44797 vezes

jacreis

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 106
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki / SYM
  • Modelo Motociclo: DL 650 V-Strom XT / CRUISYM 300
  • Localidade: Carvoeira - Mafra
Este é um tema que por mais que pesquise, existem muitas formas de o fazer, quer na forma de limpar, lubrificar e também como fazer afinação da folga da corrente (esta última quase que não encontro  nada sobre o assunto)

Ficam 2 vídeos

&feature=related

&feature=related

Existem vários produtos, tenho utilizado chainspray da putonline ou massa lubrificante da Faher, para limpeza já usei spray de limpeza da motul e ultimamamente uso kerosene.

Agosto 28, 2016, 11:16:53, 11:16
Responder #1

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
Estou a redactar um DiY sobre o assunto.

Que precisas saber?
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Agosto 28, 2016, 11:29:26, 11:29
Responder #2

jacreis

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 106
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki / SYM
  • Modelo Motociclo: DL 650 V-Strom XT / CRUISYM 300
  • Localidade: Carvoeira - Mafra
Essencialmente como se faz  a correcção da folga da corrente.
Apesar  do manual dizer o intervalo da folga , fico sempre na duvida se se mede com a roda no ar ou com alguém em cima a fazer peso.
Para te dar uma ideia na revisão dos 6000km  vi fazer com a roda no ar, agora na revisão dos 12000km , foi outra oficina , não vi fazer mas diminuíram a tensão da corrente (logo aumentaram a folga)
Mesmo assim não devo estar a fazer muito mal pois a ultima moto a corrente durou quase 40,000km até começar a perder os O'rings

Agosto 28, 2016, 11:52:47, 11:52
Responder #3

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
A tensão da corrente faz-se sempre com a roda a tocar chão.
A medição é, normalmente de uns 35mm de folga.

No braço oscilante do teu animal tens umas marcas que servem de referencia para regular a folga e, principalmente, para o alinhamento da roda!
Alivias a porca de aperto do eixo e depois vais ajustando os tensores de forma a que em ambos os lados do braço oscilante coincidam na mesma marca. Isso é o garante de que a roda esta alinhada!
Voltas a pertar o eixo e voltas a verificar se a folga é a recomendada (penso que 35mm).
Essa verificação eu faço a olhimetro, consiste em por o dedo indicador na base da corrente e levanta-la no sentido do braço oscilante. Se o percurso feito é mais ou menos o de tres dedos de alto, esta a coisa mais ou menos bem feita!
Atenção, 35mm, podem ser 40mm, mas 50mm já é muito!
E não existe necessidade de verificar cada vez que lubrifiques,quanto mais se estica mais se laça.
É um trabalho de vigilancia que se deve ter mas que se deve levar na descontração, lambeste a coisa!?

A Maria tem 149000 e só levou tres sistemas de transmissão e desde que pus este ultimo ainda não lhe afinei a corrente nenhuma vez, já la vão quase 20000km.

Vigilar é bom mas nada de histerias!
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Agosto 28, 2016, 12:04:31, 12:04
Responder #4

jacreis

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 106
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki / SYM
  • Modelo Motociclo: DL 650 V-Strom XT / CRUISYM 300
  • Localidade: Carvoeira - Mafra
A tensão da corrente faz-se sempre com a roda a tocar chão.
A medição é, normalmente de uns 35mm de folga.

No braço oscilante do teu animal tens umas marcas que servem de referencia para regular a folga e, principalmente, para o alinhamento da roda!
Alivias a porca de aperto do eixo e depois vais ajustando os tensores de forma a que em ambos os lados do braço oscilante coincidam na mesma marca. Isso é o garante de que a roda esta alinhada!
Voltas a pertar o eixo e voltas a verificar se a folga é a recomendada (penso que 35mm).
Essa verificação eu faço a olhimetro, consiste em por o dedo indicador na base da corrente e levanta-la no sentido do braço oscilante. Se o percurso feito é mais ou menos o de tres dedos de alto, esta a coisa mais ou menos bem feita!
Atenção, 35mm, podem ser 40mm, mas 50mm já é muito!
E não existe necessidade de verificar cada vez que lubrifiques,quanto mais se estica mais se laça.
É um trabalho de vigilancia que se deve ter mas que se deve levar na descontração, lambeste a coisa!?

A Maria tem 149000 e só levou tres sistemas de transmissão e desde que pus este ultimo ainda não lhe afinei a corrente nenhuma vez, já la vão quase 20000km.

Vigilar é bom mas nada de histerias!

 :nice: :nice: :nice:

É mais ou menos o que faço , embora tenha sido com ela no descanso central . A folga na minha varia entre os 20 e os 30mm.

Agosto 28, 2016, 12:05:00, 12:05
Responder #5

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1963
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
A Folga mais correta é 20 mm fica melhor ajustada e a caixa de velocidades trabalha mais suave.

João  :scooter: :scooter:

Agosto 28, 2016, 12:14:34, 12:14
Responder #6

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
É pá João, permite-me discordar....
A caixa nada tem a ver com o sistema de transmissão!
Quer dizer (deixa-me explicar antes que venham os puristas), neste caso a transmissão secundaria não interactua com a caisxa, como por exemplo a embraiagem (outro elemento da transmissão).
A Caixa e a transmissão estão directamente separadas e mais alem da transmissão da força não tem nada em comum. A caixa vai trabalhar precisamente igual sendo suave ou brusca , com ou sem a transmissão secundaria.
As folgas devem sempre ser a recomendada pelo fabricante e se ele diz entre 20 a 30mm, se forem 35mm não há problema. Pior seria se fossem só 15mm.

A corrente de transmissão tende a aquecer e a dilatar, pelo que os 30mm de folga, junto com o peso que a mota leva e o trabalho da suspensão, leva a que fique tudo justinho no seu lugar, sem grande falhas.

Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Agosto 28, 2016, 12:30:46, 12:30
Responder #7

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1963
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Companheiro já são muitas centenas de milhar de klms na estrada e reafirmo se a corrente andar com muita folga, até as mudanças custam mais a entrar e a caixa fica menos precisa e barulhenta. E mais posso provar-te á frente de bons Mecânicos.

São 45 anos em cima de motos e muita Mecânica nas mãos, não sou nenhum tenrinho.

João  :scooter: :scooter:

Agosto 28, 2016, 12:47:14, 12:47
Responder #8

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
Ninguem põe em duvida a sua experiencia, assim como ninguem lhe chamou tenrinho.

Só digo que não é correcto.
A caixa é a caixa e o sistema de transmissão secundario é outra coisa totalmente diferente, apesar de que elemento da transmissão.
Repare.
Uma corrente muito laça pode tornar-se muito ruidosa principalmente em desacelaração por causa do efeito travão motor, ou quando reduzimos as relações de caixa, que resulta no mesmo efeito.
Quem transmite a força ao pinhão é o veio secundario da caixa, que por sua vez passou (a força) pelo veio intermediario, pelo carreto da relação engrenada e pelo veio primario. Ora se invertemos o sentido do que lhe acabo de explicar, como é possivel, sendo que a caixa transmiite a força antes que esta chegue  ao sistema secundario, que o sistema secundario tenha um papel preponderante no funcionamento desta, seja a nivel de suavidade ou precisão!?
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Agosto 28, 2016, 12:52:13, 12:52
Responder #9

RSANTANA

  • Visitante
Eu quando tinha a cbr 600 utilizava da selkolene, para motocrooss. Era um espectaculo.

Agosto 28, 2016, 13:34:54, 13:34
Responder #10

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1963
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Ninguem põe em duvida a sua experiencia, assim como ninguem lhe chamou tenrinho.

Só digo que não é correcto.
A caixa é a caixa e o sistema de transmissão secundario é outra coisa totalmente diferente, apesar de que elemento da transmissão.
Repare.
Uma corrente muito laça pode tornar-se muito ruidosa principalmente em desacelaração por causa do efeito travão motor, ou quando reduzimos as relações de caixa, que resulta no mesmo efeito.
Quem transmite a força ao pinhão é o veio secundario da caixa, que por sua vez passou (a força) pelo veio intermediario, pelo carreto da relação engrenada e pelo veio primario. Ora se invertemos o sentido do que lhe acabo de explicar, como é possivel, sendo que a caixa transmiite a força antes que esta chegue  ao sistema secundario, que o sistema secundario tenha um papel preponderante no funcionamento desta, seja a nivel de suavidade ou precisão!?

Por tudo o que acabaste de explicar, são esses motivos que levam a que as caixas de velocidades não sejam precisas e por vezes tornam muito barulhento e impreciso todo o sistema de transmissão.

João  :scooter: :scooter:

Agosto 28, 2016, 15:50:57, 15:50
Responder #11

rodrigues

  • Visitante
Gostei da forma como lubrifica a corrente no primeiro vídeo, é assim que eu faço e nunca pelo exterior como tenho visto no Youtube.

A lavagem pode e deve ser feita pelos quatro lados da corrente mas a lubrificação é sempre pelo interior porque é a zona de atrito.

Depois limpo sempre o excesso de óleo nas laterais da corrente para impedir os salpicos e a acumulação de pó.

A folga da corrente na CB500X  é de 40 mm com as rodas no chão e o piloto sentado em cima como manda o manual, por vezes a preguiça de ler os manuais sai caro, se não estiverem as especificações no braço oscilante traseiro procurem no manual mas não o façam a olho.

Os Eng. tiveram um trabalhão para nos oferecerem o melhor serviço, para quê inventar ?

Agosto 29, 2016, 09:59:11, 09:59
Responder #12

sapina

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 92
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman 400 ABS
  • Localidade: Sintra
Companheiro João Santos, a folga da corrente em nada interfere com a suavidade da caixa, não sei onde é que foi tirar essa ideia... :???: :???:

Agosto 29, 2016, 10:23:22, 10:23
Responder #13

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
É pá João, permite-me discordar....
A caixa nada tem a ver com o sistema de transmissão!
Quer dizer (deixa-me explicar antes que venham os puristas), neste caso a transmissão secundaria não interactua com a caisxa, como por exemplo a embraiagem (outro elemento da transmissão).
A Caixa e a transmissão estão directamente separadas e mais alem da transmissão da força não tem nada em comum. A caixa vai trabalhar precisamente igual sendo suave ou brusca , com ou sem a transmissão secundaria.
As folgas devem sempre ser a recomendada pelo fabricante e se ele diz entre 20 a 30mm, se forem 35mm não há problema. Pior seria se fossem só 15mm.

A corrente de transmissão tende a aquecer e a dilatar, pelo que os 30mm de folga, junto com o peso que a mota leva e o trabalho da suspensão, leva a que fique tudo justinho no seu lugar, sem grande falhas.

Boas, no caso das Honda com caixa DCT , a folga tem a ver e muito para a cx. trabalhar suave e PRECISA , porque se não,  anda a cx. sempre enganada com a mudança a utilizar e é um constante entra e sai de mudança, isto  verificado  por experiência própria na minha Honda Integra 750 , até o consumo de combustivel aumentou mais de 1,5 lt/100kms.

Tb. posso dizer que a corrente pinhão e cremalheira que equipa as Honda NC/Integra são da mais baixa qualidade,para confirmar isso basta ver a refª da corrente RK que vem montada e  entrar na página da RK para   ver os diversos modelos de corrente e confirmar queé a de entrada a mais barata.Em outras marcas e modelos  não sei .

Portanto lavar lubrificar etc, etc, em uma corrente de má qualidadede nada adianta e eu até lubrificava com MOTUL Factorlyne e a minha com 12.000  kms. já estava na sucata ( ovalizada ) .

 :bandeiraportugal:


« Última modificação: Agosto 29, 2016, 10:24:47, 10:24 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Agosto 29, 2016, 10:46:02, 10:46
Responder #14

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
Amigo Clemente.

Tenho uma mota de monte com uma corrente com tensão variável para permitir que ela transponha os obstáculos que se lhe põe no caminho.
A caixa da Artax é um relógio na precisão e super suave de accionamento.
Seguindo o seu raciocínio,  como explica que isto aconteça?

Sobre a sua corrente o meu bom amigo possivelmente não foi todo o cuidadoso que devia ser.
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Agosto 29, 2016, 10:54:08, 10:54
Responder #15

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Amigo Clemente.

Tenho uma mota de monte com uma corrente com tensão variável para permitir que ela transponha os obstáculos que se lhe põe no caminho.
A caixa da Artax é um relógio na precisão e super suave de accionamento.
Seguindo o seu raciocínio,  como explica que isto aconteça?

Sobre a sua corrente o meu bom amigo possivelmente não foi todo o cuidadoso que devia ser.

Não amigo a minha corrente se fosse hoje tinha reclamado conforme muitos reclamaram na Honda, se já lhe expliquei que a corrente  é da mais fraca qualidade da RK , o que mais lhe posso acrescentar !? Cuidados tive os necessários, até o melhor lubrificante de corrente lhe coloquei o MOTUL C? Factorline  .

Sobre a sua cx. Artax,  não duvido porque nem tão pouco conheço , simplesmente constatei um facto das  Honda  NC que vêm montadas com RK

 :bandeiraportugal:
« Última modificação: Agosto 29, 2016, 10:55:12, 10:55 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Agosto 29, 2016, 12:52:04, 12:52
Responder #16

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1963
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Companheiro João Santos, a folga da corrente em nada interfere com a suavidade da caixa, não sei onde é que foi tirar essa ideia... :???: :???:

Companheiro Sapina, volto a referir e repetir o que disse acima.

Já não tenho cá em casa a CB500 e a 929RR e com elas iria provar a qualquer um o que faz a corrente com demasiada folga.

Depois de voz mostrar que é verdade o que digo iriam mudar de opinião.

Mas como costumo dizer para este peditório, já dei. Sei que é verdade o que digo e junto de um BOM mecânico, numa simples troca de palavras, vai dizer o mesmo.

Cada vez tenho menos vontade de partilhar certas informações, para não ter de ler certos comentários.

João  :scooter: :scooter:

Agosto 29, 2016, 13:08:36, 13:08
Responder #17

pedroareias

  • Visitante
Confirmo a 100% as palavras do João Santos. Interfere e não é pouco.

Desde as motorizadas que verifiquei isso e os próprios mecânicos (eu sou um) confirmam.

Companheiro João Santos, a folga da corrente em nada interfere com a suavidade da caixa, não sei onde é que foi tirar essa ideia... :???: :???:

Companheiro Sapina, volto a referir e repetir o que disse acima.

Já não tenho cá em casa a CB500 e a 929RR e com elas iria provar a qualquer um o que faz a corrente com demasiada folga.

Depois de voz mostrar que é verdade o que digo iriam mudar de opinião.

Mas como costumo dizer para este peditório, já dei. Sei que é verdade o que digo e junto de um BOM mecânico, numa simples troca de palavras, vai dizer o mesmo.

Cada vez tenho menos vontade de partilhar certas informações, para não ter de ler certos comentários.

João  :scooter: :scooter:

Agosto 29, 2016, 13:25:47, 13:25
Responder #18

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1963
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Obrigado Companheiro Pedro. Meter mudanças e acelerar qualquer um faz.

Nas Sachs V5 antigas, por vezes até passava para ponto morto.

E na CBR929RR são muitas as situações nas passagens de caixa que isto acontece. Estando a corrente com a tensão correta, a caixa trabalha que é uma maravilha.

Na CB500 antiga quando a folga já é demasiada a caixa faz mais barulho a engrenar uma mudança e nas passagens de mudança, temos de levantar bem o pedal e baixar para entrar bem a mudança.

Mas pronto....

João  :scooter: :scooter:

Agosto 29, 2016, 13:46:26, 13:46
Responder #19

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
O facto de uma corrente estar muito laça provoca maior ruído na transmissão.
Também tive uma CB500 que morreu aos 80000 com a transmissão de origem e andei algumas vezes com a corrente laça e a caixa era suave e precisa na mesma.
Na M70 em que aprendi, na M80 do meu pai,  na M83 que tive notava-se bem a diferença quando se mudava a valvoline uma vez que o poder de amortecimento era melhor.
Na CB250 e posteriormente CB500 do meu pai não havia cá problemas de caixa por causa de andar laça.
Na ZX10 Tomcat do meu irmão,  com uma caixa algo dura de accionamento a corrente andava sempre bem mantida e nunca deixou de ser dura,  a GTS que ele comprou em 93 mais do mesmo e a XX de 97 idem aspas aspas.....
Sou eu que estou mal,  de certeza......
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Agosto 29, 2016, 14:06:16, 14:06
Responder #20

sapina

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 92
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman 400 ABS
  • Localidade: Sintra
Confirmo a 100% as palavras do João Santos. Interfere e não é pouco.

Desde as motorizadas que verifiquei isso e os próprios mecânicos (eu sou um) confirmam.

Companheiro João Santos, a folga da corrente em nada interfere com a suavidade da caixa, não sei onde é que foi tirar essa ideia... :???: :???:

Companheiro Sapina, volto a referir e repetir o que disse acima.

Já não tenho cá em casa a CB500 e a 929RR e com elas iria provar a qualquer um o que faz a corrente com demasiada folga.

Depois de voz mostrar que é verdade o que digo iriam mudar de opinião.

Mas como costumo dizer para este peditório, já dei. Sei que é verdade o que digo e junto de um BOM mecânico, numa simples troca de palavras, vai dizer o mesmo.

Cada vez tenho menos vontade de partilhar certas informações, para não ter de ler certos comentários.

João  :scooter: :scooter:

A minha experiência diz-me precisamente o contrário, a corrente laça nunca interferiu com as passagens de caixa ficarem mais ou menos precisas…a última mota que o meu pai teve de mudanças de pé, as passagens de caixa tanto eram suaves com o kit de transmissão novo como em fim de vida.

Setembro 09, 2016, 23:52:44, 23:52
Responder #21

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Caros companheiros, o que realmente ajudava era indicarem que produtos usam para limpeza e lubrificação da corrente, onde compraram e, se possível, o preço. Por fim uma opinião sobre esse produto. Assim criava-se uma base de dados sobre isso.
Alguns companheiro usam artigos adicionais para a limpeza, seria ótimo que também fizessem essa descrição nos mesmos termos. :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 16, 2016, 22:42:47, 22:42
Responder #22

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Por ter algumas reservas na facilidade de fazer a manutenção da corrente com um sistema que usasse o apoio lateral ( como o pack'nbag) decidi fazer um artesanal para usa uma ou duas vezes para testar esse método.
Basicamente trata-se de um instrumento com duas peças, um parafuso de rotação entre elas e um de travão. Nada dificil de fazer.
Abaixo as imagens da peça, feita com restos de madeira que tinha aqui e que funcionou perfeitamente dentro da lógica prevista.
Como apenas fiz lubrificação não deu grande problemas, mas se tiver que fazer limpeza antecipo alguma dificuldades no acesso. Depois conto, se alguém usa um sistema desses agradeço feed back  :cool:





PS -  lubrificação com Motul c4, depois de chegar à garagem ( corrente quente) ficou a noite sossegado e no dia seguinte nem pinga de sujidade no chão ou pneu  :yeah:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 17, 2016, 08:40:16, 08:40
Responder #23

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
Para os que quiserem saber como faço espreitem aqui.

http://motonliners.pt/topico-diy-sistema-de-transmissão-por-corrente-limpeza

Moto to cool se compras um elevador como este para a tua garagem não tens mais problemas.
« Última modificação: Setembro 17, 2016, 08:50:30, 08:50 por LoneRider »
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Setembro 17, 2016, 11:41:58, 11:41
Responder #24

NunoMt

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 334
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Eu estou à espera do descanso centrar da minha mota para começar a limpar a corrente.

Alguém já experimentou o lubrificante de correntes de Yamalube? Parece bastante líquido/fino.

E quanto ao "mito" do WD40. Alguém o usa para limpar a corrente antes de lubrificar? Algum outro produto de limpeza que recomendem? Quando fui agora à revisão disseram-me para limpar com detergente neutro (já o companheiro rodrigues tinha falado salvo erro em detergente da loiça).

Setembro 17, 2016, 11:48:05, 11:48
Responder #25

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
O detergente é tudo menos neutro.
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Setembro 17, 2016, 12:32:37, 12:32
Responder #26

rodrigues

  • Visitante
Acabei de comprar lubrificante Motorex Chain Lube Racing e limpa correntes da mesma marca Chain Clean

Até agora sempre usei lubrificante da Motorex e a verdade é que só aos 15000 kms a corrente precisou de afinação.

Quanto ao detergente Fairy que usava desde o início se fosse corrosivo já a corrente estava na lonas, antes de usar coloquei um oring de molho para ver até que ponto degradava e ao fim de uma semana estava como novo.

Nunca usei  WD40 na corrente, só usei petróleo embebido em derpedício para remover a massa da caixa do pinhão de ataque e depois lavei com umas gotas de Fairy em água quente.

Como lavar a corrente não é estar de molho deduzo que o fairy não é prejudicial e tira a gordura toda.



Setembro 17, 2016, 12:38:42, 12:38
Responder #27

salvador99

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 413
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: cb 500 X
  • Localidade: PÓVOA DE SANTA IRIA
Acabei de comprar lubrificante Motorex Chain Lube Racing e limpa correntes da mesma marca Chain Clean

Até agora sempre usei lubrificante da Motorex e a verdade é que só aos 15000 kms a corrente precisou de afinação.

Quanto ao detergente Fairy que usava desde o início se fosse corrosivo já a corrente estava na lonas, antes de usar coloquei um oring de molho para ver até que ponto degradava e ao fim de uma semana estava como novo.

Nunca usei  WD40 na corrente, só usei petróleo embebido em derpedício para remover a massa da caixa do pinhão de ataque e depois lavei com umas gotas de Fairy em água quente.

Como lavar a corrente não é estar de molho deduzo que o fairy não é prejudicial e tira a gordura toda.
Camarada depois de estar em tua casa, no dia seguinte lavei a corrente con gasolina com auxílio dum pincel, como é óbvio, aparentemente ficou nova e removeu a gordura toda de passei o motorex igual ao teu, e parece nova, cumprimentos

Enviado do meu Power através de Tapatalk


Setembro 17, 2016, 13:46:31, 13:46
Responder #28

rodrigues

  • Visitante
Citar
Camarada depois de estar em tua casa, no dia seguinte lavei a corrente con gasolina com auxílio dum pincel, como é óbvio, aparentemente ficou nova e removeu a gordura toda de passei o motorex igual ao teu, e parece nova, cumprimentos

Só lavo a corrente a cada 3000 kms porque raramente ando à chuva, só quando me apanha pelo caminho.

Nunca se deve usar gasolina para limpar as correntes, corrói as uniões dos elos ( oring )

Usam com frequência Querosene ou óleo de parafina como lhe queiram chamar, mas também me parece um erro uma vez que é um derivado do petróleo e contém hidrocarbonetos.

Talvez não saibam mas a Renault que vende produtos para limpeza de interior dos carros nos concessionários e no manual aconselha detergente neutro para loiça ( super pop ) e sabão natural !...

E esta heim ?

Setembro 17, 2016, 13:54:11, 13:54
Responder #29

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
Yap,  mas fairy vai muito mais além do superpop.
Mas olha, cada um com a sua e Deus com a de todos.
Eu não limpo o sistema a cada 3000km senão não fazia eu outra coisa.
Depois podes pecar por excesso de limpeza,  que também não é bom.
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Setembro 17, 2016, 14:02:21, 14:02
Responder #30

rodrigues

  • Visitante
Yap,  mas fairy vai muito mais além do superpop.
Mas olha, cada um com a sua e Deus com a de todos.
Eu não limpo o sistema a cada 3000km senão não fazia eu outra coisa.
Depois podes pecar por excesso de limpeza,  que também não é bom.

Sim, é verdade que limpeza a mais também não é bom por isso é que lavo a cara a cada três dias, 62 anos sem rugas  :lolol: :lolol:

Agora a sério,...não fixo os 3000 como meta a atingir rigorosamente, se andar só em alcatrão lubrifico apenas, mas como de vez em quando dou uma escapadela por terra terei de ter mais atenção.

Setembro 17, 2016, 14:19:49, 14:19
Responder #31

rodrigues

  • Visitante
Citar
Boa malha hein Rodrigues!
Não sabia que andava a fazer slides pelos caminhos fora!  :tirarchapeu:

Tenho pouca paciência para editar vídeos, fica aqui apenas dois de muitos, um foi com telemóvel.




Setembro 18, 2016, 07:11:43, 07:11
Responder #32

NunoMt

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 334
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Yap,  mas fairy vai muito mais além do superpop.
Mas olha, cada um com a sua e Deus com a de todos.
Eu não limpo o sistema a cada 3000km senão não fazia eu outra coisa.
Depois podes pecar por excesso de limpeza,  que também não é bom.

Ao ler o teu post e o do Rodrigues já me sinto menos culpado de ter a minha menina com 1200km e ainda não ter limpo a corrente. Tenho visto pessoal a referir que limpa a corrente a cada 400 a 500km... Isso para mim seria quase uma vez por semana....

Setembro 18, 2016, 08:25:49, 08:25
Responder #33

rodrigues

  • Visitante
Yap,  mas fairy vai muito mais além do superpop.
Mas olha, cada um com a sua e Deus com a de todos.
Eu não limpo o sistema a cada 3000km senão não fazia eu outra coisa.
Depois podes pecar por excesso de limpeza,  que também não é bom.

Ao ler o teu post e o do Rodrigues já me sinto menos culpado de ter a minha menina com 1200km e ainda não ter limpo a corrente. Tenho visto pessoal a referir que limpa a corrente a cada 400 a 500km... Isso para mim seria quase uma vez por semana....

O que tens lido Nuno é que lubrificam a cada 500 kms e até acho bem que o façam se andam à chuva mas não quer dizer que tenham de limpar sempre que lubrificam, eu só limpo a corrente cada 3000 kms consoante as condições em que circulo mas lubrifico a cada 1000 kms e por vezes menos, não custa nada mas deve ser feito muito amtes de começar a circular para dar tempo da massa agarrar e não espirrar.

A caixa do pinhão de ataque limpo a cada 7000 kms.



Setembro 18, 2016, 09:04:16, 09:04
Responder #34

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Eu quanto tinha a cbf,limpava a dita corrente com petróleo na pistola de lavagem do ar comprimido,secava bem com pano velho e em seguida o spray de correntes da silkolene(ultimamente),só foi esticada aos 10000 e foi porque troquei o pinhao de ataque,a caixa do mesmo era limpa assim que eu visse muita sujidade, sempre com petróleo na referida pistola.
Á chuva era mais frequente,aqui era a olha e toque ,se estivesse seca ou muito suja era limpa e lubrificada.

 :chopper:
membro numero 16

Setembro 18, 2016, 09:28:46, 09:28
Responder #35

rodrigues

  • Visitante
Eu quanto tinha a cbf,limpava a dita corrente com petróleo na pistola de lavagem do ar comprimido,secava bem com pano velho e em seguida o spray de correntes da silkolene(ultimamente),só foi esticada aos 10000 e foi porque troquei o pinhao de ataque,a caixa do mesmo era limpa assim que eu visse muita sujidade, sempre com petróleo na referida pistola.
Á chuva era mais frequente,aqui era a olha e toque ,se estivesse seca ou muito suja era limpa e lubrificada.

 :chopper:

Muita gente desconhece a função dos o-rings

Antigamente as correntes não tinham retentores ( o-rings ou x-rings ) como agora, e podiam ser lavadas até com ácido muriático  :cool:

Hoje em dia quase todas as correntes têm retentores, as buchas e os rolos da corrente com o-ring vêm lubrificadas de fábrica com uma massa especial muito resistente à base de Molibdênio, os o-rins evitam a fuga dessa massa, é essa a razão porque devemos ter cuidado com os materiais usados na limpeza para não danificar os o-ring ( retentores )

Gasolinas e petróleo secam as borrachas.

« Última modificação: Setembro 18, 2016, 09:40:28, 09:40 por rodrigues »

Setembro 18, 2016, 13:39:41, 13:39
Responder #36

rodrigues

  • Visitante
Vamos lá ver uma coisa !...

Ao dizer como faço não quer dizer que esteja correto e que todos façam como eu, não estou a impor nada nem a afirmar que o meu método é o melhor.

Caro LoneRider, já tenho lido tanta coisa contraditória na net inclusive de mecânicos meus amigos que já não sei em quem acreditar, inclusive que não se deve lavar a corrente á pressão como afirmas pois pode empurrar impurezas para o interior das buchas ou rolos, a função dos o-rings é precisamente não deixar escapar a massa do seu interior nem deixar entrar impurezas além de tornar a corrente mais silenciosa.

Como ficamos ?

O que sempre utilizei é de PH neutro, fiz a experiência primeiro deixando um o-ring de molho durante uma semana e não morreu.

Agora, cada um faça como entender porque cheguei á conclusão que todos dizem que o seu método é o melhor, assim como a sua mota é a melhor do mundo.

Por esta e outras razões comprei o CHAIN CLEAN da Motorex e deixei de fazer publicidade ao Fairy  :D










Setembro 18, 2016, 13:55:16, 13:55
Responder #37

rodrigues

  • Visitante

Setembro 18, 2016, 19:50:34, 19:50
Responder #38

jacreis

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 106
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki / SYM
  • Modelo Motociclo: DL 650 V-Strom XT / CRUISYM 300
  • Localidade: Carvoeira - Mafra
Eu  limpo\lavo assim que vejo se está muito suja.
Em 13000km lavei-a 2 x com um pouco de querosene e depois agua em abundância mas sem ser a pressão.
Hoje depois de uma volta no fim de semana de quase 700km, apenas passei ao de leve um pano seco para retirar  os restos de óleo  e porcaria e lubrifiquei-a ainda quente .

Mas acho importante ler sempre o que a marca diz.
No manual da v-strom vem lá escrito:

LIMPEZA E LUBRIFICAÇÃO DA CORRENTE DE TRANSMISSÃO
Esta corrente de transmissão possui o'rings especiais que mantêm permanentemente massa
lubrificante dentro dos elos. Periodicamente limpe e lubrifique a corrente da seguinte maneira:
1) Limpe a corrente com querosene. Se a corrente tem tendência a enferrujar, o intervalo deve ser
encurtado. A querosene é um produto derivado do petróleo e proporcionará alguma lubrificação
assim como a acção de limpeza.
CUIDADO
Não use gasolina, tricoloreto ou outros solventes de limpeza comercializados. Estes produtos têm
grande poder de diluição e podem danificar os o'rings da corrente permitindo a saída da massa
lubrificante do interior dos elos o que levaria a ter de substituir a corrente.
2) Depois de ter lavado bem a corrente e lhe ter dado suficiente tempo para secar, lubrifique as ligas
com um óleo bastante denso (40 ou 50 de densidade).
CUIDADO
Não utilize óleos vendidos vulgarmente para lubrificação de correntes de transmissão. Estes óleos
contêm diluentes e aditivos que podem estragar os o'rings da corrente.
AFINAÇÃO DA CORRENTE DE TRANSMISSÃO
Afine a folga da corrente de transmissão de acordo com as especificações. A corrente pode
necessitar de um ajuste mais frequente do que as revisões, dependendo do seu tipo de condução.
AVISO
Folga excessiva na corrente de transmissão pode causar a saída da corrente provocando um
possível acidente ou sérios danos. Para afinar a corrente de transmissão, siga estas instruções:
66
1) Coloque a mota no descanso lateral.
2) Desaperte a porca do eixo (2).
3) Afine a folga da corrente rodando as porcas afinadoras da direita e da esquerda (3). Ao mesmo
tempo que a corrente está a ser afinada, a cremalheira deve ser mantida em perfeito alinhamento
com o pinhão de ataque. Para o assistir com este processo existem marcas de referência no braço
da suspensão (4) e em ambos os afinadores, que devem ser alinhados entre si e servir de referência
de um lado para o outro.
4) Aperte a porca do eixo (2) com firmeza.
5) Depois de apertar o eixo volte a verificar a folga da corrente e se necessário volte a ajusta-la.
Força de aperto da porca do eixo: 100N.m (10.0 kgf-m, 72.5 lb-ft)

Setembro 18, 2016, 20:45:59, 20:45
Responder #39

jacreis

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 106
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki / SYM
  • Modelo Motociclo: DL 650 V-Strom XT / CRUISYM 300
  • Localidade: Carvoeira - Mafra
Pois o binário de aperto varia de moto para moto, na minha antiga cbf era ligeiramente inferior.
A perfeição procura-se mas se a atingirmos perde-se a piada da questão  :stuck_out_tongue_winking_eye: :stuck_out_tongue_winking_eye: :stuck_out_tongue_winking_eye:

Setembro 18, 2016, 20:51:23, 20:51
Responder #40

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Onde se vende o querosene ?

Setembro 18, 2016, 20:59:05, 20:59
Responder #41

rodrigues

  • Visitante
No manual da Cb500x menciona que além do querosene também pode ser usado detergente neutro para limpeza.

Por ser mais barato era o que eu usava, Fairy - PH neutro

Lá estou eu a fazer publicidade outra vez  :napodeser:

Setembro 18, 2016, 21:01:47, 21:01
Responder #42

rodrigues

  • Visitante
Pois o binário de aperto varia de moto para moto, na minha antiga cbf era ligeiramente inferior.
A perfeição procura-se mas se a atingirmos perde-se a piada da questão  :stuck_out_tongue_winking_eye: :stuck_out_tongue_winking_eye: :stuck_out_tongue_winking_eye:

Na Cb500x é de 88 Nm

Setembro 18, 2016, 21:06:06, 21:06
Responder #43

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
Onde se vende o querosene ?

Continente ou outra cadeia de super mercados
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Setembro 18, 2016, 21:19:31, 21:19
Responder #44

jacreis

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 106
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki / SYM
  • Modelo Motociclo: DL 650 V-Strom XT / CRUISYM 300
  • Localidade: Carvoeira - Mafra
Eu arranjei este

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Pintura-e-drogaria/Drogaria/Diluentes/16662492.aspx

Mas penso que existe de outras marcas em outras superfícies comerciais. É pesquisar  os produtos a base de Querosene

Setembro 18, 2016, 21:21:40, 21:21
Responder #45

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Onde se vende o querosene ?

Continente ou outra cadeia de super mercados

Sim,agora que o dizes acho que já vi umas garrafas de plástico com isso escrito , mas ... na secção do material para churrasco (junto às acendalhas , grelhas , etc, ) ! Estou certo ou a dizer bacorada ?

Setembro 18, 2016, 21:27:02, 21:27
Responder #46

omcj

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 41
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: XJ600N
  • Localidade: Queluz
O verdadeiro querosene foi proibido a sua venda á uns anos ao mesmo tempo que foram as acendalhas liquidas, o que existe agora é umas misturas que levam muito pouco de querosene, as fabricas só vendem o verdadeiro querosene a empresas e não ao publico em geral, como por exemplo á TAP para lavagem e não só de peças.

Para se usar o verdadeiro querosene isto para quem tem conhecimentos numa empresa que tenha aconselho a usar mascara  :nice: :nice:

Setembro 18, 2016, 21:41:21, 21:41
Responder #47

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
Onde se vende o querosene ?

Continente ou outra cadeia de super mercados

Sim,agora que o dizes acho que já vi umas garrafas de plástico com isso escrito , mas ... na secção do material para churrasco (junto às acendalhas , grelhas , etc, ) ! Estou certo ou a dizer bacorada ?

Eu prefiro usar gasóleo.
Não é o melhor,  mas também não é o mais agressivo.
Tem algumas vantagens como o de não ser facilmente inflamável como o querosene e a gasolina,  e se estiver bem acondicionado,  não se degrada com o tempo. ;)
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Setembro 18, 2016, 21:47:16, 21:47
Responder #48

omcj

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 41
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: XJ600N
  • Localidade: Queluz
Onde se vende o querosene ?

Continente ou outra cadeia de super mercados

Sim,agora que o dizes acho que já vi umas garrafas de plástico com isso escrito , mas ... na secção do material para churrasco (junto às acendalhas , grelhas , etc, ) ! Estou certo ou a dizer bacorada ?

Eu prefiro usar gasóleo.
Não é o melhor,  mas também não é o mais agressivo.
Tem algumas vantagens como o de não ser facilmente inflamável como o querosene e a gasolina,  e se estiver bem acondicionado,  não se degrada com o tempo. ;)


O querosene a unica coisa boa que tem é que seca nuns segundos e podemos olear de seguida, enquanto outros produtos temos de estar a lavar e secar para depois se olear  :nice:

Setembro 18, 2016, 21:49:32, 21:49
Responder #49

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Ok ...mas vamos lá fazer um 'rewind' e começar a ver 'o filme' do princípio : Eu para limpar/lavar a corrente uso um spray (marca SDoc) em gel . Tem alguma coisa de errado em usar os sprays que se comercializam para este efeito? Ainda não percebi.