Tecnologia de ponta, muito boa explicação!!! Pena que as CB não tenham, senão teria comprado!
Há coisas que nunca deviam de mudar ! è como os pastéis de bacalhau e os pastéis de bacalhau gourmet ! Mota que é mota , conduz-se ... ' à mota ' !
Companheiro Marb, seria coisa deveras interessante, uma CB 500 com DCT.Mas se atendermos ao preço da NC 750 com caixa "manual" (6.990 €) e comparamos com a versão DCT (7.790 €),....
Citação de: Luis Salgueiro em Abril 29, 2017, 15:21:12, 15:21Há coisas que nunca deviam de mudar ! è como os pastéis de bacalhau e os pastéis de bacalhau gourmet ! Mota que é mota , conduz-se ... ' à mota ' ! A sério, caro Luís? Pois eu vejo como positivo haver diferentes conceitos de motociclos, diferentes sistemas de ajuda à condução, diferente possibilidade de colocação de mudanças, diferentes transmissões finais...enfim...A condução de um motociclo não o é menos por causa dessa questão (automatização nas mudanças ou não), nem me parece ser algo que se deve ver como depreciativo na escolha.Por essa lógica de pensamento, os telemóveis deviam ser como antigamente com teclas grandes e ecrãs pequenos, porque à antiga é que era bom...e a inovação é algo que deveria ficar numa gaveta.Mas claro, é a minha simples opinião. Sem stress.
(....)A comparação que fazes entre motas e telemóveis é uma falácia . São mundos completamente distintos que só se cruzam por mera coincidência . É como estar a comparar a importância da tecnologia na medicina com a introdução da tecnologia na prática do futebol onde agora as camisolas são Climacool , as botas em carbono , a introdução do vídeo-àrbitro e intercomunicadores entre os juízes da partida , etc, ... (....)
Esqueci-me de dizer...respeito as opiniões mais "old school", percebo aquilo que buscam numa moto, entendo perfeitamente a procura de uma maior ligação homem-máquina (por certo aquilo que o Luís Salgueiro se refere),
Citação de: Sapiens21 em Abril 29, 2017, 18:42:04, 18:42Esqueci-me de dizer...respeito as opiniões mais "old school", percebo aquilo que buscam numa moto, entendo perfeitamente a procura de uma maior ligação homem-máquina (por certo aquilo que o Luís Salgueiro se refere),A ligação Homem-máquina só se faz através do pé? Não se pode fazer através da mão, ou mais particularmente, pelo dedo polegar e indicador da mão esquerda?
A ligação Homem-máquina só se faz através do pé? Não se pode fazer através da mão, ou mais particularmente, pelo dedo polegar e indicador da mão esquerda?
Nem sei como a malta old-school utiliza estás modernices da internet e fóruns...
Nao sejas mauzinho, Nuno... Opiniões são opiniões. Hoje mesmo estive no concessionário da marca aqui em Évora e já lá está uma Crosstourer DCT à espera do seu dono.E conseguem adivinhar a moto que ele vai entregar para levantar esta????....não é mentira o que vou dizer! Isto é pura verdade! Vai entregar uma Crosstourer de cx normal.
Citação de: Sapiens21 em Abril 29, 2017, 23:43:02, 23:43 Nao sejas mauzinho, Nuno... Opiniões são opiniões. Hoje mesmo estive no concessionário da marca aqui em Évora e já lá está uma Crosstourer DCT à espera do seu dono.E conseguem adivinhar a moto que ele vai entregar para levantar esta????....não é mentira o que vou dizer! Isto é pura verdade! Vai entregar uma Crosstourer de cx normal.Ora nem mais , escolhas são escolhas , e acerca de certas escolhas até digo mais ...'Quem nasce para lagartixa, nunca chega a jacaré !"
Alguns de vocês puseram o foco da 'discussão' num aspecto que eu nunca coloquei embora dessem a entender que o fiz . Eu alguma vez usei o termo 'motos à homem' (diferenciando as de caixa normal e as de DCT) ???? O user mneves quis 'colar' essa afirmação ao que escrevi e 'é por esta e por outras' que ás vezes as conversas 'descambeiam'
Citação de: Luis Salgueiro em Abril 30, 2017, 13:54:07, 13:54Alguns de vocês puseram o foco da 'discussão' num aspecto que eu nunca coloquei embora dessem a entender que o fiz . Eu alguma vez usei o termo 'motos à homem' (diferenciando as de caixa normal e as de DCT) ???? O user mneves quis 'colar' essa afirmação ao que escrevi e 'é por esta e por outras' que ás vezes as conversas 'descambeiam' Companheiro penso que não fui eu a usar esse termo nem me refiro a isso, refiro e volto a frisar que são modernices que há malta que não aceita mesmo sem testar e vem logo os comentários...
Eu penso que a resposta a "DCT or not DCT, that is the question" parte muito da utilização que fazemos da mota e se achamos que vale a pena os cerca de 900€ que esta tecnologia custa a mais.Para mim respondo já: vale cada cêntimo.
Citação de: Pianoman em Abril 30, 2017, 15:42:05, 15:42Eu penso que a resposta a "DCT or not DCT, that is the question" parte muito da utilização que fazemos da mota e se achamos que vale a pena os cerca de 900€ que esta tecnologia custa a mais.Para mim respondo já: vale cada cêntimo.Já somos dois !!! Subscrevo !!!
Citação de: Clemente Vicente em Abril 30, 2017, 20:03:20, 20:03Citação de: Pianoman em Abril 30, 2017, 15:42:05, 15:42Eu penso que a resposta a "DCT or not DCT, that is the question" parte muito da utilização que fazemos da mota e se achamos que vale a pena os cerca de 900€ que esta tecnologia custa a mais.Para mim respondo já: vale cada cêntimo.Já somos dois !!! Subscrevo !!! Eu também subscrevo, se a CB500X tivesse em opção talvez tivesse optado! Mas para mim a grande vantagem da DCT...é a embraiagem ser automática!!! Quando tinha a Integra usava sempre o modo...manual!!!
Se fosse agora, optaria por comprar mota com caixa "normal", talvez pelo único inconveniente que lhe posso reparar, que são as manobras a baixa velocidade( a falta do controlo através de ponto de embreagem ). Mas apesar disso posso dizer que continuo muitíssimo contente com o Dct, ao ponto de afirmar que até se me aparecesse um bom negócio para trocar de mota, e essa fosse Dct, não teria qualquer tipo de inibição.... Á parte dessa pequena "desvantagem" , o resto que sobra é muito bom...
(....)por muito à frente que estejamos a nível de electrónica e afins, nunca iremos conseguir replicar aquilo que é a vontade de cada um.(....)
Citação de: xiripiti em Agosto 17, 2020, 15:31:10, 15:31(....)por muito à frente que estejamos a nível de electrónica e afins, nunca iremos conseguir replicar aquilo que é a vontade de cada um.(....)Por essa mesma razão é que existe a possibilidade do DCT ser usado também com as patilhas no guiador (como sabes)...indo precisamente ao encontro da vontade de cada um. Ou seja, só dispensa mesmo a embraiagem. A passagem de caixa faz-se quando a vontade de o fazer é a do condutor e não da electrónica...
Ou seja, só dispensa mesmo a embraiagem.
Eu quando me referi naquele momento à embraiagem, era mesmo (mais especificamente) quanto ao accionamento humano da mesma. O DCT liberta o condutor dessa tarefa, só tendo de fazer uso das patilhas...querendo.