Autor Tópico: Funcionamento da Caixa DCT  (Lida 7553 vezes)

Abril 29, 2017, 00:21:16, 00:21
Lida 7553 vezes

Clemente Vicente

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« Última modificação: Abril 29, 2017, 00:22:44, 00:22 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Abril 29, 2017, 14:35:34, 14:35
Responder #1

marb

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Tecnologia de ponta, muito boa explicação!!! Pena que as CB não tenham, senão teria comprado!
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Abril 29, 2017, 15:21:12, 15:21
Responder #2

Luis Salgueiro

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Tecnologia de ponta, muito boa explicação!!! Pena que as CB não tenham, senão teria comprado!

Há coisas que nunca deviam de mudar ! è como os pastéis de bacalhau e os pastéis de bacalhau gourmet !
Mota que é mota , conduz-se ... ' à mota ' !

Abril 29, 2017, 15:29:38, 15:29
Responder #3

karloxilva

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Companheiro Marb, seria coisa deveras interessante, uma CB 500 com DCT.
Mas se atendermos ao preço da NC 750 com caixa "manual" (6.990 €) e comparamos com a versão DCT (7.790 €), dará para especularmos onde iria para o preço da actual CB500 (5.950 €).
A outra altenativa "nua" automática, a CTX700N (8.250 €), é comparativamente cara - e é verdade que não falamos do mesmo tipo de mota.
Assim, a alternativa "automática" para quem gosta do género da CB500, isto é, não quer dar dinheiro por plásticos (o que no caso da "Integra" nem significa o dispensar de malas laterais), é gastar mais 800 euros na NC750, versão com DCT - o que, convenhamos se atendermos ao perfil do motor, até nem será mau negócio.

[editado] O companheiro Luís Salgueiro terá razão no "conduzir à moto" se falar exclusivamente no gozo "técnico" da condução, aí até pode compará-lo com as quatros rodas. Mas se excluirmos esse item e metermos pelo meio a experiência repetida de condução em zonas urbanas congestionadas, a coisa muda de figura em termos práticos e será bem menos romântica. Talvez seja por isso que há mais "scooters" que "motas" nas cidades conduzidas por pessoas que podiam ter escolhido motas. A vantagem do DCT é a de se poder escolher entre as gestões automática e "manual" das mudanças (no caso, literalmente, porque é feita no punho esquerdo), e tudo sem ter de mudar de botas.
« Última modificação: Abril 29, 2017, 15:49:02, 15:49 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Abril 29, 2017, 15:42:23, 15:42
Responder #4

Sapiens21

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Há coisas que nunca deviam de mudar ! è como os pastéis de bacalhau e os pastéis de bacalhau gourmet !
Mota que é mota , conduz-se ... ' à mota ' !



A sério, caro Luís?

Pois eu vejo como positivo haver diferentes conceitos de motociclos, diferentes sistemas de ajuda à condução, diferente possibilidade de colocação de mudanças, diferentes transmissões finais...enfim...

A condução de um motociclo não o é menos por causa dessa questão (automatização nas mudanças ou não), nem me parece ser algo que se deve ver como depreciativo na escolha.

Por essa lógica de pensamento, os telemóveis deviam ser como antigamente com teclas grandes e ecrãs pequenos, porque à antiga é que era bom...e a inovação é algo que deveria ficar numa gaveta.

Mas claro, é a minha simples opinião. Sem stress.  :convivio:



"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 29, 2017, 15:45:35, 15:45
Responder #5

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Companheiro Marb, seria coisa deveras interessante, uma CB 500 com DCT.
Mas se atendermos ao preço da NC 750 com caixa "manual" (6.990 €) e comparamos com a versão DCT (7.790 €),....


Creio que esses preços seriam praticados bem antes desta nova geração, caro companheiro.  :nice:

Desde há algum tempo que é um "nadinha" mais alto...na versão cx manual e na DCT. :)
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Abril 29, 2017, 16:09:26, 16:09
Responder #6

karloxilva

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"Por essa lógica de pensamento, os telemóveis deviam ser como antigamente com teclas grandes e ecrãs pequenos, porque à antiga é que era bom...", Sapiens dixit.
Por acaso, companheiro Sapiens, se quisermos uma coisa só para telefonar (o que é suposto ser a função de um "telemóvel") arrisco-me a dizer que é preferível um "telelé" antigo (tão antigo não, não é preciso exagerar no tamanho) a uma dessas coisas modernaças que passam a vida a dizer a "gente" que não conhecemos de lado nenhum a quem ligamos, que "sites" visitamos e que aplicações temos instaladas, etc. Aqui, sim, com "mudanças" apenas controláveis por nós é bem mais seguro. Desculpa o devaneio.
Já que me meti por aqui, concluo: pode ser muito bonito e moderno mas não vejo com bons olhos a possibilidade do comportamento de uma viatura particular poder ser alterado por alguém do lado de "fora" ("alguém" que pode ser "algo", como uma "aplicação inteligente" - sendo que o problema destas é serem tão estúpidas que só fazem o que lhes ordenam...
Retomando, no caso do DCT ouve-se bem o "clac" das mudanças, e temos "voto" matéria, a sua grande vantagem.
« Última modificação: Abril 29, 2017, 16:16:20, 16:16 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Abril 29, 2017, 16:37:35, 16:37
Responder #7

Luis Salgueiro

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Há coisas que nunca deviam de mudar ! è como os pastéis de bacalhau e os pastéis de bacalhau gourmet !
Mota que é mota , conduz-se ... ' à mota ' !



A sério, caro Luís?

Pois eu vejo como positivo haver diferentes conceitos de motociclos, diferentes sistemas de ajuda à condução, diferente possibilidade de colocação de mudanças, diferentes transmissões finais...enfim...

A condução de um motociclo não o é menos por causa dessa questão (automatização nas mudanças ou não), nem me parece ser algo que se deve ver como depreciativo na escolha.

Por essa lógica de pensamento, os telemóveis deviam ser como antigamente com teclas grandes e ecrãs pequenos, porque à antiga é que era bom...e a inovação é algo que deveria ficar numa gaveta.

Mas claro, é a minha simples opinião. Sem stress.  :convivio:

è claro que a tua opinião é válida (como a de todos os outros que assim pensam) e é óbvio que eu estava a falar 'meio a sério , meio a brincar' pois entendo a mais -valia da funcionalidade do sistema .

Só que .... eu ainda sou daqueles adeptos da mota enquanto veículo com 'alma própria' , isto é, da máquina 'fim de século' , tempos em que apenas nos 'concentrávamos' na pilotagem das máquinas e na sua manutenção básica .

Eu posso ter um painel de bordo cheio de luzinhas e informações mas continua apenas a interessar-me olhar para o conta kilómetros e indicação de combustível disponível, tudo o resto ... podia não existir que não me faz falta .
Das novas tecnologias dou também apenas especial importância ao ABS , tudo o resto ...

A comparação que fazes entre motas e telemóveis é uma falácia . São mundos completamente distintos que só se cruzam por mera coincidência . É como estar a comparar a importância da tecnologia na medicina com a introdução da tecnologia na  prática do futebol onde agora as camisolas são Climacool , as botas em carbono , a introdução do vídeo-àrbitro  e intercomunicadores entre os juízes da partida , etc,  ... tal como nas motas , a 'alma do jogo' é outra ..e nessa sim está a verdadeira beleza , o resto começou a ser tido como 'mais -valia' , mas era perfeitamente dispensável para se disputar um bom jogo de futebol (ou para dar um belo passeio de mota ) . 
« Última modificação: Abril 29, 2017, 16:39:10, 16:39 por Luis Salgueiro »

Abril 29, 2017, 18:21:36, 18:21
Responder #8

Sapiens21

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(....)A comparação que fazes entre motas e telemóveis é uma falácia . São mundos completamente distintos que só se cruzam por mera coincidência . É como estar a comparar a importância da tecnologia na medicina com a introdução da tecnologia na  prática do futebol onde agora as camisolas são Climacool , as botas em carbono , a introdução do vídeo-àrbitro  e intercomunicadores entre os juízes da partida , etc,  ... (....)


 :D

Oh Luís, o ter vindo trazer a história do telemóvel e a sua possível comparação, apenas veio ao tema porque antes tinhas trazido o pastel de bacalhau na tua explicação.   :nice:
« Última modificação: Abril 29, 2017, 18:24:00, 18:24 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Abril 29, 2017, 18:42:04, 18:42
Responder #9

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Esqueci-me de dizer...respeito as opiniões mais "old school", percebo aquilo que buscam numa moto, entendo perfeitamente a procura de uma maior ligação homem-máquina (por certo aquilo que o Luís Salgueiro se refere), mas da mesma maneira estou profundamente convicto que é graças a este tipo de tecnologia de mudanças DCT que muitos equacionam uma moto...e também que de outro modo porventura nem sequer a punham como hipótese.

Só por isso e por essa facilitação, tenho a tecnologia DCT como muito bem vinda.

E a avaliar pelas vendas, a opção com DCT (mesmo sendo mais cara do que cx normal) parece reunir as preferências de muitos.  :nice: Não será por acaso, acredito. :)
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Abril 29, 2017, 23:15:36, 23:15
Responder #10

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Esqueci-me de dizer...respeito as opiniões mais "old school", percebo aquilo que buscam numa moto, entendo perfeitamente a procura de uma maior ligação homem-máquina (por certo aquilo que o Luís Salgueiro se refere),

A ligação Homem-máquina só se faz através do pé? Não se pode fazer através da mão, ou mais particularmente, pelo dedo polegar e indicador da mão esquerda?

Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
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Abril 29, 2017, 23:20:48, 23:20
Responder #11

Clemente Vicente

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Esqueci-me de dizer...respeito as opiniões mais "old school", percebo aquilo que buscam numa moto, entendo perfeitamente a procura de uma maior ligação homem-máquina (por certo aquilo que o Luís Salgueiro se refere),

A ligação Homem-máquina só se faz através do pé? Não se pode fazer através da mão, ou mais particularmente, pelo dedo polegar e indicador da mão esquerda?

Não ligues, porque eles andam todos a sonhar com aeronaves  :lolol: :lolol: :lolol:

vai se dar inicio ao fartote... :lolol: :lolol:


 :convivio:
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Abril 29, 2017, 23:34:01, 23:34
Responder #12

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A ligação Homem-máquina só se faz através do pé? Não se pode fazer através da mão, ou mais particularmente, pelo dedo polegar e indicador da mão esquerda?




Pode sim senhor.
O controlo da máquina faz-se também...apenas de forma ligeiramente diferente da cx tradicional.  :). E quando me referia atrás à ligação homem-máquina, referia-me não à passagem de mudanças através de patilhas, mas sim ao modo totalmente automático VS caixa normal.

Quem é mais "old school" como referi, vive a questão como tendo de ser levada da mesma forma que antes se fazia...e muitos até sem olhar com bons olhos a outras maneiras mais "modernas".

Eu pelo contrário... e como me parece ter dado a entender, olho para a questão como uma oportunidade dada a mais condutores que vêm esta como a chance perfeita para se sentirem mais à vontade e confiantes em cima de uma moto.

Que mal tem isso??
Na minha franca opinião, nenhum...  :)
« Última modificação: Abril 29, 2017, 23:38:17, 23:38 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Abril 29, 2017, 23:37:24, 23:37
Responder #13

Pianoman

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Responder #14

Luis Salgueiro

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Nem sei como a malta old-school utiliza estás modernices da internet e fóruns...

Nuno, conheces a canção do José Cid 'Romântico ..., mas não trôpego !'   :D. Então é isso !
« Última modificação: Abril 29, 2017, 23:42:20, 23:42 por Luis Salgueiro »

Abril 29, 2017, 23:43:02, 23:43
Responder #15

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 :lolol: :lolol:

Nao sejas mauzinho, Nuno...  :)

Opiniões são opiniões.  :convivio:
Hoje mesmo estive no concessionário da marca aqui em Évora e já lá está uma Crosstourer DCT à espera do seu dono.

E conseguem adivinhar a moto que ele vai entregar para levantar esta????

....não é mentira o que vou dizer! Isto é pura verdade! Vai entregar uma Crosstourer de cx normal.
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Dalai Lama

Abril 29, 2017, 23:51:22, 23:51
Responder #16

Luis Salgueiro

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Nao sejas mauzinho, Nuno...  :)

Opiniões são opiniões.  :convivio:
Hoje mesmo estive no concessionário da marca aqui em Évora e já lá está uma Crosstourer DCT à espera do seu dono.

E conseguem adivinhar a moto que ele vai entregar para levantar esta????

....não é mentira o que vou dizer! Isto é pura verdade! Vai entregar uma Crosstourer de cx normal.

Ora nem mais , escolhas são escolhas , e acerca de certas escolhas até digo mais ...'Quem nasce para lagartixa, nunca chega a jacaré !"  :tornarseanjinho:

Abril 30, 2017, 00:00:39, 00:00
Responder #17

Clemente Vicente

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Nao sejas mauzinho, Nuno...  :)

Opiniões são opiniões.  :convivio:
Hoje mesmo estive no concessionário da marca aqui em Évora e já lá está uma Crosstourer DCT à espera do seu dono.

E conseguem adivinhar a moto que ele vai entregar para levantar esta????

....não é mentira o que vou dizer! Isto é pura verdade! Vai entregar uma Crosstourer de cx normal.

Ora nem mais , escolhas são escolhas , e acerca de certas escolhas até digo mais ...'Quem nasce para lagartixa, nunca chega a jacaré !"  :tornarseanjinho:

Eu bem disse que , se ia  dar inicio ao fartote  :lolol: :lolol: :lolol:


 :convivio:
« Última modificação: Abril 30, 2017, 00:04:11, 00:04 por Clemente Vicente »
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Abril 30, 2017, 08:37:04, 08:37
Responder #18

João_Santos

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Nunca imaginei que ao andar nos anos 70/80 várias centenas de milhar de klms nas Vespas 125, 150 e 200 Rally, (old-school), não fosse uma moto á Homem.

Que caraças tenho de reescrever a minha História. Motas com mudanças de mão e no dedo são motas de .........  :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:

João  :scooter: :scooter:

Abril 30, 2017, 09:40:05, 09:40
Responder #19

Morgas

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Luís pá, moderniza-te.  :D



Já andas-te em alguma?






Não te esqueças que eu faço cerca de 150 a 180 km (diários) com a CBF125, se houvesse com caixa DCT eu era o primeiro a trocar.  ::P:



Abril 30, 2017, 09:55:47, 09:55
Responder #20

mneves

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Há malta que não aceita a mudança, a evolução  mesmo neste mundo das motas ou carros.
Andei numa integra a uns dias com dct e gostei bastante.
Nos carros 90% do que ando ao dia é  tudo assim , automático, e quando vem dizer que não se tem o mesmo controlo  , toque ,etc eu pergunto se são pilotos , se sabem o que é  o Binário e onde ele está e a potência  do motor? Chinês para muitos.
Hoje em dia e já com testes feitos o ser humano por muito rápido que seja demora 1 segundo a engrenar uma mudança, ou seja , um piloto profissional, uma caixa automática demora milésimas  e também se pode trabalhar com elas.
membro numero 16

Abril 30, 2017, 11:12:15, 11:12
Responder #21

Morgas

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“Primeiro estranha-se, depois entranha-se”.





A minha lata vem equipado com esta caixa.  :D
 
Caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem S tronic permite passagens de caixa mais rápidas, praticamente sem sentir qualquer interrupção do fluxo de potência e ao mesmo tempo com maior eficiência. A potência do económico motor é transmitida à estrada de forma particularmente eficiente com a caixa S tronic, que exige um menor esforço do motor e assegura passagens de caixa mais suaves.
Duas transmissões permanentemente activas permitem ao condutor passagens de caixa praticamente sem interrupção do fluxo de potência. Apesar de a caixa S tronic ter sido concebida para um desempenho de topo, os consumos favoráveis contribuem para confirmar que está sempre na vanguarda da técnica.


As suas vantagens em resumo:
•Passagens de caixa em centésimos de segundo
•Passagens de caixa sem interrupção significativa do fluxo de potência
•Transmissão automática com dois modos selecionáveis: Drive (D) e Sport (S)
•No modo manual as passagens são efetuadas tal como num automóvel de competição, por meio de patilhas no volante ou através da alavanca seletora
•A maior eficiência reduz o consumo de combustível e as emissões.

Abril 30, 2017, 11:19:24, 11:19
Responder #22

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Stronic?
7 velocidades?
Patilhas no volante?

 :)  Não estamos a falar do mesmo tipo de veículo que aqui se discute, mas sim...o princípio é em tudo semelhante.  :)

Aliás, a tecnologia de Dual Clutch Transmission começou precisamente nos automóveis e se não estou em erro pelo grupo VW. Desde essa altura o sistema tem vindo a ter melhorias e desenvolvimentos.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Abril 30, 2017, 11:22:38, 11:22
Responder #23

Moto2cool

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O maravilhoso da tecnologia é que existem versões para contentar todos, manual e automática, e cada um escolhe o modelo que quer respeitando o gosto dos outros. A mota é tão mota com ou sem DCT, o motociclista é-o com ou sem DCT. Eu diria que o DCT não define coisa nenhuma excepto a sua utilização mecânica. E  esta reflexão é a mesma se substituir o dct por variador. O que é preciso é que funcione bem :) antigamente era bem mais complicado, tive um C5 automático e quando arrancava até uma tartaruga me ultrapassava, agora é bem melhor com as dct também nos automóveis ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 30, 2017, 13:54:07, 13:54
Responder #24

Luis Salgueiro

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Alguns de vocês puseram o foco da 'discussão' num aspecto que eu nunca coloquei embora dessem a entender que o fiz .
Eu alguma vez usei o termo 'motos à homem' (diferenciando as de caixa normal e as de DCT) ????
O user mneves quis 'colar' essa afirmação ao que escrevi e 'é por esta e por outras' que ás vezes as conversas 'descambeiam'  :toma:

Abril 30, 2017, 14:20:51, 14:20
Responder #25

karloxilva

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As automáticas têm mais tecnologia mas terão uma condução mais técnica?
Esta para, em contraponto ao que eu próprio escrevi acima, deixar aqui que percebo quem gosta de motas de caixa tradicional.
Não é só o acto de meter a mudança que conta mas a escolha de quando e a possibilidade maior de falhar o momento.
https://www.youtube.com/watch?v=CKIC8qnGvjo

Não pretendo entrar em nenhum debate sobre o que é "melhor" ou "pior".
Lembrei-me de uma frase atribuída ao francês Jean-Luc Godard, um dos mais marcantes realizadores da história do cinema, adianto que não me lembro do contexto apenas que é sobre automóveis.
De memória: "O sucesso das mudanças automáticas reside no medo de meter mudanças". Acho que não se referia apenas a máquinas, mas há que considerar esta vertente quando falamos delas.
« Última modificação: Abril 30, 2017, 14:43:40, 14:43 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Abril 30, 2017, 14:35:52, 14:35
Responder #26

mneves

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Alguns de vocês puseram o foco da 'discussão' num aspecto que eu nunca coloquei embora dessem a entender que o fiz .
Eu alguma vez usei o termo 'motos à homem' (diferenciando as de caixa normal e as de DCT) ????
O user mneves quis 'colar' essa afirmação ao que escrevi e 'é por esta e por outras' que ás vezes as conversas 'descambeiam'  :toma:
Companheiro penso que não fui eu a usar esse termo nem me refiro a isso, refiro e volto a frisar que são modernices que há malta que não aceita mesmo sem testar e vem logo os comentários...
« Última modificação: Abril 30, 2017, 14:39:22, 14:39 por mneves »
membro numero 16

Abril 30, 2017, 14:45:25, 14:45
Responder #27

Luis Salgueiro

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Alguns de vocês puseram o foco da 'discussão' num aspecto que eu nunca coloquei embora dessem a entender que o fiz .
Eu alguma vez usei o termo 'motos à homem' (diferenciando as de caixa normal e as de DCT) ????
O user mneves quis 'colar' essa afirmação ao que escrevi e 'é por esta e por outras' que ás vezes as conversas 'descambeiam'  :toma:
Companheiro penso que não fui eu a usar esse termo nem me refiro a isso, refiro e volto a frisar que são modernices que há malta que não aceita mesmo sem testar e vem logo os comentários...

Peço desculpa mNeves ! Fui agora atrás verificar e foi o user João Santos .

Abril 30, 2017, 15:42:05, 15:42
Responder #28

Pianoman

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Eu penso que a resposta a "DCT or not DCT, that is the question" parte muito da utilização que fazemos da mota e se achamos que vale a pena os cerca de 900€ que esta tecnologia custa a mais.
Para mim respondo já: vale cada cêntimo.
Utilizo a mota em trajectos Almada-Lisboa (bairro alto) sem trânsito e o regresso em hora de ponta, e Almada-Setúbal por auto-estrada (8km) e estrada nacional (32km) sem grande trânsito.

As vantagens que vejo são várias (sem nenhuma ordem particular):
- Conforto de condução. Quer para o condutor, quer para o pendura. Não há quebras na aceleração, logo, não há solavancos.
- Condução menos cansativa. Sem necessidade de apertar uma manete de embraiagem nem de fazer movimentos (pouco naturais) com o pé esquerdo, o cansaço é zero.
- Controlo sobre a caixa. Ao contrário do que alguns pensam, o controlo é absoluto. Quer em modo manual, quer em modo automático o sistema permite a intervenção humana em todas as circunstâncias, menos aquelas em que seria absolutamente parvo!
- Maior eficácia na travagem. Aqui as opiniões dividem-se mas esta é a minha. Numa travagem de emergência, quantos conseguem travar em simultâneo com a caixa? Normalmente agarram-se aos travões e pronto! Com o DCT as reduções vão acontecendo e a travagem é ajudada pelo motor.
- Consumo. Dizem que o consumo é (marginalmente) menor, o que faz algum sentido.
- Prazer de condução. Polémico e algo subjectivo. Quantos de vocês adoravam os jogos de computador das casas de jogos onde conduziam Ferraris e Porsches num volante com patilhas e deliravam com o entrar das mudanças mas particularmente com as reduções de caixa? Eu sei que sim! Digam lá se não é estiloso dar um "toquezinho" na patilha e ouvir VRUUUM? Eu gosto.
- Evita a "dança dos pezinhos". Conhecem aquela dança dos pezinhos quando se pára num semáforo (em particular numa subida) em que não se sabe bem qual é o pé que precisa ficar no chão? Pois EU NÃO CONHEÇO! Não sei dançar isso porque não tenho necessidade de engatar a primeira com o pé esquerdo.
- Prestações. O DCT proporciona um arranque mais rápido, pois o ganho obtido nas passagens de caixa faz a diferença.

 Agora uma vantagem "parva":
- Em caso de queda para o lado esquerdo não há manete nem pedal para empenar. Todos sabemos que são as primeiras coisas a sofrerem...

Desvantagens:
- Preço da manutenção. Gastas mais um filtro de óleo nas manutenções. Caríssimo! É tão caro que nem sei o preço que me cobraram...
- Mais peso na mota. O sistema DCT é altamente pesado. De tal maneira que as motas quase nem conseguem arrancar...

(Estas duas últimas estão carregadas de ironia, ok?)
- Não consegues dar "gazadas". Para muitos, esta é a verdadeira desvantagem. Como não tens manete de embraiagem nem consegues meter o ponto morto em andamento, esta "acrobacia" está limitada a quando se está parado.

De certeza que há mais vantagens e desvantagens no sistema DCT em relação às arcaicas caixas manuais. Digam vocês mais alguns que se lembrem. Eu sou muito conservador naturalmente e algo avesso à mudança mas estou rendido ao DCT de tal forma que não ponho a mais pequena hipótese de comprar uma mota sem DCT.

O que me custa é ouvir os argumentos da falta de controle e, principals o "Ahh...mas aquele movimento do pé e senti-las a entrar...". Já nem falo que é possível comprar um pedal de mudanças e fazerem o "gostinho" ao movimento amaricado do pé, mas qual é a diferença de utilizar o pé ou o polegar e indicador da mão esquerda? Enfim... não consigo perceber...

Muitos confundem o DCT com as Hondas NC, pois foi nestas motas que o sistema se popularizou, mas, por favor, não confundam o que pode ser um motor pouco entusiasmante para uns com um sistema altamente evoluído e eficaz.
« Última modificação: Abril 17, 2019, 20:40:30, 20:40 por Pianoman »
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
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Membro nº14

Abril 30, 2017, 16:08:16, 16:08
Responder #29

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Gostei bastante de ler a tua análise ao tema do DCT or not DCT.  :)

Mais a mais vindo de um utilizador diário do sistema... :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 30, 2017, 19:37:23, 19:37
Responder #30

Luis Salgueiro

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 explicação detalhada  !  :nice:

Abril 30, 2017, 20:03:20, 20:03
Responder #31

Clemente Vicente

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Eu penso que a resposta a "DCT or not DCT, that is the question" parte muito da utilização que fazemos da mota e se achamos que vale a pena os cerca de 900€ que esta tecnologia custa a mais.
Para mim respondo já: vale cada cêntimo.


Já somos dois !!! Subscrevo !!!


 :bandeiraportugal:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Abril 30, 2017, 23:42:26, 23:42
Responder #32

marb

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Eu penso que a resposta a "DCT or not DCT, that is the question" parte muito da utilização que fazemos da mota e se achamos que vale a pena os cerca de 900€ que esta tecnologia custa a mais.
Para mim respondo já: vale cada cêntimo.


Já somos dois !!! Subscrevo !!!


 :bandeiraportugal:

Eu também subscrevo, se a CB500X tivesse em opção talvez tivesse optado!

Mas para mim a grande vantagem da DCT...é a embraiagem ser automática!!! Quando tinha a Integra usava sempre o modo...manual!!!
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018 BMW R1200 GS

Abril 30, 2017, 23:55:21, 23:55
Responder #33

Clemente Vicente

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Eu penso que a resposta a "DCT or not DCT, that is the question" parte muito da utilização que fazemos da mota e se achamos que vale a pena os cerca de 900€ que esta tecnologia custa a mais.
Para mim respondo já: vale cada cêntimo.


Já somos dois !!! Subscrevo !!!


 :bandeiraportugal:

Eu também subscrevo, se a CB500X tivesse em opção talvez tivesse optado!

Mas para mim a grande vantagem da DCT...é a embraiagem ser automática!!! Quando tinha a Integra usava sempre o modo...manual!!!

Pois eu tenho a Integra e só utilizo o botão de meter uma abaixo (-) quando é necessário, de resto ando sempre em D nunca em S .

Portanto, é simples quando entro em uma súbida e vou em 6ª por exemplo, meto uma abaixo.

 :bandeiraportugal:
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Maio 01, 2017, 00:21:14, 00:21
Responder #34

artman

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Eu ando sempre em manual, para mim, o meter as mudanças, só quando sinto que a mota necessita. O automático serve-me para quando estou a ajeitar a viseira do capacete ou quando estou a mexer no auricular.

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk


Agosto 16, 2020, 15:11:21, 15:11
Responder #35

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
E o DCT em modelos da marca (Dual Clutch Transmission) faz por esta altura... 10 anos!

Dispensável por uns e capaz de render a outros tantos, foram já vários os modelos que contaram com este sistema (que teve melhorias ao longo do tempo), fosse como opcional ou porque apenas foi disponibilizado com esse tipo de caixa automática.

Argumentos foram (e são...) alguns, como a facilidade de condução ou as passagens de caixa feitas numa fracção de segundo, com prestações em nada inferiores à de cx normal.

Claro...tudo com o devido preço, já que faz encarecer o preço do produto quando se compara à de transmissão normal.  :you.bet:

« Última modificação: Agosto 16, 2020, 16:17:37, 16:17 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Agosto 17, 2020, 11:15:01, 11:15
Responder #36

JViegas

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É um sistema fantástico.
Experimentei na NC, na X-ADV e na Africa Twin.

No entanto acabei por comprar uma mota de mudanças, porque acho que tenho uma maior interatividade com a máquina.

Não descarto no entanto no futuro a opção por este sistema por exemplo numa Goldwing.  :smiley:


Agosto 17, 2020, 12:20:48, 12:20
Responder #37

PBarros

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Se fosse agora, optaria por comprar mota com caixa "normal",  talvez pelo único inconveniente que lhe posso reparar, que são as manobras a baixa velocidade( a falta do controlo através de ponto de embreagem ). Mas apesar disso posso dizer que continuo muitíssimo contente com o Dct, ao ponto de afirmar que até se me aparecesse um bom negócio para trocar de mota, e essa fosse Dct, não teria qualquer tipo de inibição.... :)
Á parte dessa pequena "desvantagem" , o resto que sobra é muito bom... :nice:
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Agosto 17, 2020, 12:28:22, 12:28
Responder #38

2low

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Se fosse agora, optaria por comprar mota com caixa "normal",  talvez pelo único inconveniente que lhe posso reparar, que são as manobras a baixa velocidade( a falta do controlo através de ponto de embreagem ). Mas apesar disso posso dizer que continuo muitíssimo contente com o Dct, ao ponto de afirmar que até se me aparecesse um bom negócio para trocar de mota, e essa fosse Dct, não teria qualquer tipo de inibição.... :)
Á parte dessa pequena "desvantagem" , o resto que sobra é muito bom... :nice:

No meu caso, reconheço a vantagem do DCT após uma passeata de muitos quilómetros (acima de 500km), quando se chega a uma cidade, já cansado, e ter que se usar constantemente a manete da embraiagem no para-arranca... nessas alturas, santo DCT se tivesse!

Mas realmente não existe ainda um sistema totalmente perfeito.

Pode ser que de futuro desenvolvam o DCT para um sistema híbrido, com hipótese de se seleccionar modo tradicional (com manete embraiagem e pedal mudanças) ou modo dct, apenas com botão... A desvantagem era só uma, o peso de todo o sistema...
Mas pelo menos corresponderia a todos os tipos de utilização e exigência e ainda cada um poderia utilizar o melhor de cada modo...   :tornarseanjinho:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Agosto 17, 2020, 15:31:10, 15:31
Responder #39

xiripiti

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Aproveito para partilhar também a minha opinião.

Gostava de aqui deixar também o meu contributo, como utilizador de mota com este sistema, não sem antes partilhar, que sou um utilizador de duas rodas bastante recente, pelo que, quem sabe por isso, a minha opinião seja por vezes diferentes da maioria dos restantes.

Estou bastante satisfeito com o comportamento do sistema DCT no geral.
Não quero dizer com isto que está perfeito, não, isso não está nem, na minha opinião, estará.
Isto porque, uns há que gostam de trabalhar mais em altas outros mais em baixas, outros utilizam mais a caixa para reduzir outros mais os travões e claro... por muito à frente que estejamos a nível de electrónica e afins, nunca iremos conseguir replicar aquilo que é a vontade de cada um.

Existe aqui também um ponto que considero importante, que é, se utilizam a mota para o dia a dia ou apenas para as voltinhas do fds.
Se a mota é utilizada para as voltinhas do fds e só ir ali e já volto, acredito que menos vantagem tenha o DCT agora, como quem como eu utiliza no dia a dia, para fazer aquele mesmo trajeto duas vezes por dia 5 dias por semana e aos fds ainda faz mais uns valentes kms, algumas vezes mais que durante a semana... na verdade o DCT é ... bastante cómodo.

Mesmo para as voltinhas do fds existem diferentes vertentes, mas também aqui, na minha opinião, se o objetivo é rolar uns valentes kms com o objetivo de apreciares tudo o que à tua volta se passa, claro que sem desviar do mais importante, que é a estrada, o sistema DCT mais uma vez parece-me que encaixa na perfeição.

Com isto, acho que a utilização que cada um dá à sua mota e o que de mais valor damos ao andar de mota, será o ponto fundamental na escolha ou não de um sistema DCT.

Para finalizar, penso que o ponto abordado pelo colega PBarros, será mesmo o que não se consegue de todo ultrapassar e com ele temos que viver.
A mais valia, na minha opinião, será mesmo a comodidade.

Claro que algumas vezes, e não tão poucas quanto isso acreditem, ela troca de mudança quando eu não queria mas hoje, alguns kms depois, quase já sei quando o vai fazer e já o consigo antecipar e, caso o queira, posso antecipar-me a tal comportamento.
Não esquecer, no limite dos limites, coisa que eu não faço, podemos utilizar o sistema em modo manual onde teremos que utilizar os botões disponibilizados no punho esquerdo para subir ou descer de velocidade quando quereremos. Sim, eu sei, não passamos pelo feeling de apertar uma embraiagem mas acreditem o sistema é bastante competente e faz umas passagens de caixa bastante rápidas e precisas, sim nunca "espetamos" um prego  :)
Alias se quiserem um pouco de feeling na passagem, podem colocar um pedal e faz aquilo para onde as "convencionais" estão a caminhar... simula um quick-shifter
Sim, mesmo assim ela está lá, e se por acaso estivermos um pouco preguiçosos, ela própria tem alguns limites "mínimos" e faz as reduções por vocês.
Se resolverem parar a mota, sem qualquer redução, e quiserem voltar a arrancar ela estará em primeira para vocês  ;)

Compreendo e aceito qualquer opinião mas parece-me bastante injusto relegar uma opção como o DCT, só porque sim, e sem antes lhe darmos o devido beneficio da duvida, e experimentar.
A refletir isso, digo eu, são os números que não deixam enganar... não acredito que todos os que compraram DCT estejam completamente insatisfeitos e queiram trocar, caso assim fosse esses números apresentados não seriam atingíveis, digo eu.



Agosto 17, 2020, 15:58:40, 15:58
Responder #40

Cmiguelq

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Quem me conhece sabe a quantidade de motas q tive, e é inegável a mais valia do dct, é claro que há vida para além do dct.... Mas que é uma mais valia, para mim não há dúvidas....



Agosto 17, 2020, 16:26:00, 16:26
Responder #41

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
por muito à frente que estejamos a nível de electrónica e afins, nunca iremos conseguir replicar aquilo que é a vontade de cada um.
(....)

Por essa mesma razão é que existe a possibilidade do DCT ser usado também com as patilhas no guiador (como sabes)...indo precisamente ao encontro da vontade de cada um.  ;)

Ou seja, só dispensa mesmo a embraiagem.  A passagem de caixa faz-se quando a vontade de o fazer é a do condutor e não da electrónica...
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Dalai Lama

Agosto 17, 2020, 16:28:33, 16:28
Responder #42

Cmiguelq

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(....)
por muito à frente que estejamos a nível de electrónica e afins, nunca iremos conseguir replicar aquilo que é a vontade de cada um.
(....)

Por essa mesma razão é que existe a possibilidade do DCT ser usado também com as patilhas no guiador (como sabes)...indo precisamente ao encontro da vontade de cada um.  ;)

Ou seja, só dispensa mesmo a embraiagem.  A passagem de caixa faz-se quando a vontade de o fazer é a do condutor e não da electrónica...
90% do tempo uso as partilhas.

Agosto 17, 2020, 23:28:55, 23:28
Responder #43

Pianoman

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Ou seja, só dispensa mesmo a embraiagem.
Correcção, meu caro amigo: só dispensa mesmo A MANETE da embraiagem, porque embraiagens até tem mais uma do que as outras.
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Agosto 17, 2020, 23:36:05, 23:36
Responder #44

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Eu quando me referi naquele momento à embraiagem, era mesmo (mais especificamente) quanto ao accionamento humano da mesma.  ;) :nice:

O DCT liberta o condutor dessa tarefa, só tendo de fazer uso das patilhas...querendo.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Agosto 17, 2020, 23:57:48, 23:57
Responder #45

Pianoman

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Eu quando me referi naquele momento à embraiagem, era mesmo (mais especificamente) quanto ao accionamento humano da mesma.  ;) :nice:

O DCT liberta o condutor dessa tarefa, só tendo de fazer uso das patilhas...querendo.  :nice:
Eu percebi!
Mas era só para precisar uma coisa que odeio que é dizerem que as motos com DCT não têm embraiagem!.
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Responder #46

Marco Martins

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Boas pessoal,
Comprei no ano passado num concessionário Honda uma Africa Twin ADV DCT 2018. Moto fantástica!!
Gostaria que me ajudassem a perceber o comportamento da minha AT.
Em drive ou sport, a baixa velocidade, em desaceleração, parece que fica algo trapalhona, dá género uns solavancos até parar.
Têm a mesma experiência?
Será normal?
Cumprimentos a todos.