Clube Português Motociclismo
GERAL => Quadro dedicado à mecânica no geral => Tópico iniciado por: 2low em Maio 18, 2021, 12:06:11, 12:06
-
Dr. Jekill & Mr. Hyde
A Dr. Jekill & Mr. Hyde comercializa sistema de escapes completos para muitos (ou alguns conforme marca) modelos das seguintes marcas:
- BMW
- Harley Davidson
- Indian
- KTM
- Triumph
- Victory
Esta marca difere de todas as outras porque incluíram uma válvula no escape que é controlada electronicamente para permitir regular entre 3 tipos de som, conforme necessidade ou desejo do condutor MAS todos os escapes cumprem normas actuais de ruído pelo que não é de esperar os vulgares escapes de estardalhaço mas sim escapes que se conseguem retirar 3 tipos de som distintos da mesma moto conforme ocasião!
Da BMW, os proprietários de R1200R/GS/RS e R1250R/GS/RS e Rnine podem pensar neste escape enquanto os proprietários de Triumph, só mesmo se tiverem uma SpeedTwin ou Bonneville Bobber e Speedmaster...
Já da KTM só mesmo as 1090/1290...
Os vários tipos de som podem ser ouvidos aqui:
https://jekillandhyde.com/en/sound-demos (https://jekillandhyde.com/en/sound-demos)
Cada moto vai ter acesso a 3 modos de som:
- Dr. Jekill mode
- Mr. Hyde mode
- Dynamic mode
Mais info:
https://www.jekillandhyde.com/en/brand-selector
https://www.youtube.com/channel/UCymM8gDoZV8At3yZD7ew89w (https://www.youtube.com/channel/UCymM8gDoZV8At3yZD7ew89w)
Em Portugal os revendedores/representantes são para já dois:
JoMotos
http://www.jomotos.pt/ (http://www.jomotos.pt/)
Matos da Ranha, 42
3105-458 Pombal
Indian Spirit Motorcycles Lisboa
Jardim Maria da Luz Ponces de Carvalho, 1
1750-461 Lisboa
-
Genial, a escolha do nome da empresa.
Depois, até os dois modos de funcionamento do escape fazem jus à literatura: o civilizado "Dr. Jekyll" e o monstro "Mr. Hyde".
Tal como na novela de Robert Louis Stevenson, a dupla personalidade... de um escape.
Para quem se interessar, por cá o livro dá pelo nome de "O Médico e o Monstro", um clássico do gótico. Fica a sugestão.
(e rezem para que "Mr. Hyde" não vos apareça pela esquerda sem avisar)
-
A ideia é interessante.
E certamente terá o seu público alvo.
Aliás... público alvo que será enorme, já que a esmagadora maioria de quem troca um escape é pelo som e não por razões de rendimento ou performance.
Como as minhas trocas de escape foram sempre decisões tendo em conta redução de peso e incremento de performance, fico com um sentimento agridoce quanto a esta abordagem.
Isto porque a ideia de uma válvula é algo que há anos me questiono sobre ainda não terem implementado nos escapes de rendimento. Até porque são diversos os modelos que de origem recorrem a uma válvula deste tipo para regular a contrapressão nos diferentes regimes... e que por norma é eliminada nos setups de alta performance.
E este escape poderia tirar proveito dessa tecnologia para causas mais gloriosas.
Mas a forma como é introduzida serve sobretudo como um dbKiller automático.
O que é interessante. Mas deixa a desejar em alguns aspectos...
Seja como for a marca está de parabéns pelo branding e marketing que faz aos seus produtos.
-
Vêm as inspeções e lá vai o escape à vida (infelizmente). :confused:
-
Vêm as inspeções e lá vai o escape à vida (infelizmente). :confused:
"Dr. Jekill & Mr. Hyde | The Exhaust offers a completely street legal exhaust. It has a European type approval and thus complies with all European laws and regulations, as well as being CARB/EPA and TÜV tested. The reason for this is that every Dr. Jekill & Mr. Hyde system contains a smartbox: this electronic control unit is the brain of the product and contains software that reads CANBUS signals coming from the motorcycle’s ECU."
https://jekillandhyde.com/en/street-legal (https://jekillandhyde.com/en/street-legal)
:stuck_out_tongue_winking_eye:
-
Existe uma coisa no código da estrada onde se lê que qualquer alteração às características da moto não pode ser.
Trocar o escape de origem por outro, é mesmo daquelas coisas em que existe um prazer secreto em embirrar (exceptuando alguns casos em que a moto já nem deveria poder sair dali, tal é a aberração das alterações).
Levas inspecção B e depois se estiver tudo bem, pede o dinheiro de volta. E espera sentado. Os dólares que pagaste pela inspecção já lá cantam. Quanto tempo até voltarem à nossa conta? E será preciso um advogado? Quanto custa isso?
Mas sim, desde que homologado para a via pública na CEE, nem deveria existir discussão.
Mas como estamos em Portugal, rende mais pagar multas sobre a dupla taxação (IVA sobre IA - ou è ao contrário?) do que corrigir a cena.
À conta disso, averbei o meu escape, já safou duas vezes - já se pagou.
Este tá giro, é como escreveram, Db killer com vários níveis!!!!
-
Mas sim, desde que homologado para a via pública na CEE, nem deveria existir discussão.
O problema é que a maioria dos agentes são quase analfabetos a quem foram atribuídos poderes acima do cidadão comum.
E como têm objectivos a cumprir... fazem-se valer disso.
Resta ter a sorte de apanhar algum com bom senso.
Ou que tenha no bolso o manual do xor agente Eufrásio que desmistifica muito bem isso.
(https://i.ibb.co/QrKC0wJ/eufrasio.jpg)