Autor Tópico: BMW F750GS 2021 euro 5 40th year edition  (Lida 12123 vezes)

Novembro 27, 2020, 10:58:56, 10:58
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belzebuh

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Bom dia.

A apresentação está feita no separador apresentações, nesta página, irei usar para reportar as minhas escolhas de material e mods, e partilhar a minha experiência desde o dia 0, km 0 da 750 e minha experiência de motas grandes 0km.

Espero que vão acompanhado e opinando

Novembro 27, 2020, 11:14:36, 11:14
Responder #1

belzebuh

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Porquê a escolha deste modelo.

Andei 2 anos 20000kms de PCX, que comprei inicialmente com o intuito de ser apenas um meio de transporte. Rapidamente deixou de ser apenas um meio transporte, para a par das minhas bicicletas. ser o melhor meio de transporte do mundo.

Sonhava com uma Tiger 900, mas sentia que seria mota a mais para mim, então tive quase comprador de uma Yamaha Tracer 700... Até que vi o anuncio deste modelo, e após alguns dias de negociações, cheguei a conclusão que a tracer 700 com os mesmo extras (e a BMW tem extras que a tracer não tem), 750GS ficava com um preço mais vantajoso.

A compra não era para se realizar já, mas acabei por aproveitar uma promoção extra de outubro e lá fechei negócio. Neste momento dorme no concessionário enquanto tiro carta.

Fica aqui uma foto dela, conforme está no stand. Não colocarei mais porque não é assim que virá para as minhas mãos.



Nos próximos tópicos, começarei a partilhar o equipamento que tive de comprar (para andar de PCX tinha umas luvas da decathlon e um oleado), assim como dúvidas e futuras escolhas que quero fazer mas que tenho dúvidas.


Novembro 27, 2020, 11:16:37, 11:16
Responder #2

belzebuh

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Primeira duvida  :corado:

Li por aí que colocar a via verde debaixo do assento, funciona bem.

Confirmam?

Novembro 27, 2020, 11:25:19, 11:25
Responder #3

belzebuh

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Primeira dificuldade:

Quero montar umas crash bars. Segundo recomendação na concessão BMW foram aconselhadas umas GIVI. Contudo, nem eles nem a própria marca, tinham informação que são incompatíveis com a versão da minha mota. Aqui fica o porquê:



Dito isto, ontem parece que encontrei uma solução com uma marca que se chama outback motortek, e que inclusive têm loja física em lisboa. Falei para a loja, e alguém vai testar para a semana, numa 750 da mesma versão que minha, se ficar OK provavelmente avanço para estas.
 



Algum feeback? Alguém tem material desta marca?

Novembro 27, 2020, 12:49:37, 12:49
Responder #4

snap

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Novembro 27, 2020, 12:54:43, 12:54
Responder #5

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Seguiste a minha sugestão e abriste tópico.  :nice:

O negócio que conseguiste deve ter sido mesmo vantajoso...

Conseguiste que esta F750GS 2021 40th Year Edition te ficasse quase ao mesmo preço que conseguirias uma Tracer 700 com o mesmo equipamento??  :o

Isso deve ter sido mesmo um negócio fabuloso que aí conseguiste...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

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Novembro 27, 2020, 13:00:24, 13:00
Responder #6

ThatsMe

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Primeira duvida  :corado:

Li por aí que colocar a via verde debaixo do assento, funciona bem.

Confirmam?

A minha via verde nunca saiu de casa, a cobrança é sempre feita em condições.

Já li relatos de vias verdes que até na top case funcionam bem, mas parece-me que a menos que a tenhas no braço a grande maioria das vezes nao é reconhecida.

Novembro 27, 2020, 13:03:03, 13:03
Responder #7

ThatsMe

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Seguiste a minha sugestão e abriste tópico.  :nice:

O negócio que conseguiste deve ter sido mesmo vantajoso...

Conseguiste que esta F750GS 2021 40th Year Edition te ficasse quase ao mesmo preço que conseguirias uma Tracer 700 com o mesmo equipamento??  :o

Isso deve ter sido mesmo um negócio fabuloso que aí conseguiste...

Fui ver por curiosidade e foi mesmo um negócio inacreditável.

A F750GS 40th, sem qualquer extra, está apresentada no site a 10.259€.
A Tracer 700, sem qualquer extra, está a 8.700€.


Novembro 27, 2020, 13:08:48, 13:08
Responder #8

2low

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Primeira duvida  :corado:

Li por aí que colocar a via verde debaixo do assento, funciona bem.

Confirmam?

A minha via verde nunca saiu de casa, a cobrança é sempre feita em condições.

Já li relatos de vias verdes que até na top case funcionam bem, mas parece-me que a menos que a tenhas no braço a grande maioria das vezes não é reconhecida.

Funciona tão bem a Via Verde (*) que se se levar por acaso o nosso casaco da moto, com a via verde no bolso interior do mesmo, e enfiado na mala do carro com coisas por cima, é contabilizado a passagem do carro primeiro e 1s depois a via verde da moto...
Já tive de reclamar por duas ocasiões mas a última já não me dei ao trabalho...


Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 27, 2020, 13:16:37, 13:16
Responder #9

belzebuh

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Não estamos a comparar Tracer 700 base com a 750gs 40th years.

Estamos a comparar a Tracer 700 com o "mesmo" nível de extras da 750gs 40th years, que de facto nem sequer é possível, porque a Tracer não tem como opção:

DTC
ABS PRO
ESA Dynamic
Condução sem chave
quick shift
MSR
Modos de condução
Cruise control
alarme
connectivity

Tendo em conta comparar o que é possivel comparar a 750GS ficou com um preço mais convidativo, sim

Novembro 27, 2020, 13:23:49, 13:23
Responder #10

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Não estamos a comparar Tracer 700 base com a 750gs 40th years.

Estamos a comparar a Tracer 700 com o "mesmo" nível de extras da 750gs 40th years, que de facto nem sequer é possível, porque a Tracer não tem como opção:

DTC
ABS PRO
ESA Dynamic
Condução sem chave
quick shift
MSR
Modos de condução
Cruise control
alarme
connectivity

Tendo em conta comparar o que é possivel comparar a 750GS ficou com um preço mais convidativo, sim

É tudo muito subjectivo na perspectiva e relação à carteira de cada um...
Em alguns casos também é carolice ou outro qualquer motivo e ainda há quem de forma altruísta queira uma moto despida de mariquices electrónicas mas com realçar das verdadeiras características do motor...

Portanto... se tens consciência que fizeste um bom negócio, bastará isso!
A moto é para ti...

 :convivio:

nota: não desgosto nem da Tracer700 nem da F750GS mas se fosse para esse "patamar" abusava logo na Tenere700, que diga-se é distinta dessas e não se pode comparar "directamente" são objectivos diferentes...  :tornarseanjinho:
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Novembro 27, 2020, 13:24:02, 13:24
Responder #11

belzebuh

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Seguiste a minha sugestão e abriste tópico.  :nice:

O negócio que conseguiste deve ter sido mesmo vantajoso...

Conseguiste que esta F750GS 2021 40th Year Edition te ficasse quase ao mesmo preço que conseguirias uma Tracer 700 com o mesmo equipamento??  :o

Isso deve ter sido mesmo um negócio fabuloso que aí conseguiste...

A F750GS 40th, sem qualquer extra, está apresentada no site a 10.259€.
A Tracer 700, sem qualquer extra, está a 8.700€.

Em outubro decorria a promoção de oferta das malas VARIO. Optei por ficar só com a TOP CASE. Só ai já vê o preço que abateu... fora o desconto que a concessão me fez, porque tinha outra concessão a fazer-me um preço mais competitivo, do que onde acabar por comprar.

Tal como eu disse atrás, comparando o que é possível comparar (por causa do que não é possível montar na Tracer e esta 750GS trás), o negócio da 750GS ficou mais vantajoso que o da Tracer.
Fui ver por curiosidade e foi mesmo um negócio inacreditável.

E já para não falar que isso são PVP. Cada concessão tem preços de vendas diferentes...

Novembro 27, 2020, 13:25:11, 13:25
Responder #12

belzebuh

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Não estamos a comparar Tracer 700 base com a 750gs 40th years.

Estamos a comparar a Tracer 700 com o "mesmo" nível de extras da 750gs 40th years, que de facto nem sequer é possível, porque a Tracer não tem como opção:

DTC
ABS PRO
ESA Dynamic
Condução sem chave
quick shift
MSR
Modos de condução
Cruise control
alarme
connectivity

Tendo em conta comparar o que é possivel comparar a 750GS ficou com um preço mais convidativo, sim

É tudo muito subjectivo na perspectiva e relação à carteira de cada um...
Em alguns casos também é carolice ou outro qualquer motivo e ainda há quem de forma altruísta queira uma moto despida de mariquices electrónicas mas com realçar das verdadeiras características do motor...

Portanto... se tens consciência que fizeste um bom negócio, bastará isso!
A moto é para ti...

 :convivio:

nota: não desgosto nem da Tracer700 nem da F750GS mas se fosse para esse "patamar" abusava logo na Tenere700, que diga-se é distinta dessas e não se pode comparar "directamente" são objectivos diferentes...  :tornarseanjinho:

Cheguei a pensar na Tenere, mas como dizes e bem têm objetivos diferentes. Não tenho experiencia, nem intenções de fazer offroad. Quem sabe com o evoluir enquanto motociclista, me possa virar mais nesse sentido, ou então não. A F750GS ainda permite light offroad, veremos...

E concordo em absoluto contigo, a F750GS, trás mariquices eletrónicas que não valorizo, e esse também um dos meus argumentos no negócio do preço. E claramente que eles queriam comprador para esta mota...

Mas olha que a Tenere 700 também vem carregada de eletrónica, e nem falemos da Super Tenere... Aliás todas veem. A tecnologia está cada vez mais barata, e mais facilmente nos impigem coisas que de facto não precisamos.
« Última modificação: Novembro 27, 2020, 13:34:47, 13:34 por belzebuh »

Novembro 27, 2020, 13:37:35, 13:37
Responder #13

belzebuh

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Seguiste a minha sugestão e abriste tópico.  :nice:

O negócio que conseguiste deve ter sido mesmo vantajoso...

Conseguiste que esta F750GS 2021 40th Year Edition te ficasse quase ao mesmo preço que conseguirias uma Tracer 700 com o mesmo equipamento??  :o

Isso deve ter sido mesmo um negócio fabuloso que aí conseguiste...

Fui ver por curiosidade e foi mesmo um negócio inacreditável.

A F750GS 40th, sem qualquer extra, está apresentada no site a 10.259€.
A Tracer 700, sem qualquer extra, está a 8.700€.

Já agora vê o equipamento standard das duas com os preços que apresentaste...

Mas é como diz o 2low... depende tudo do que cada um valoriza

P.S.: quase todos os dias vejo uma mota igual à tua em branco  :cool:
« Última modificação: Novembro 27, 2020, 13:42:22, 13:42 por belzebuh »

Novembro 27, 2020, 13:43:24, 13:43
Responder #14

JViegas

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Parabéns pela aquisição e que tenhas muitos momentos felizes com a mesma.

Boa sorte para o exame.

Porque não enviar um email à GIVI a perguntar quando está prevista a comercialização das crash bars para o teu modelo?

Novembro 27, 2020, 13:45:00, 13:45
Responder #15

belzebuh

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Quero montar umas crash bars. Segundo recomendação na concessão BMW foram aconselhadas umas GIVI. Contudo, nem eles nem a própria marca, tinham informação que são incompatíveis com a versão da minha mota. Aqui fica o porquê:



Dito isto, ontem parece que encontrei uma solução com uma marca que se chama outback motortek, e que inclusive têm loja física em lisboa. Falei para a loja, e alguém vai testar para a semana, numa 750 da mesma versão que minha, se ficar OK provavelmente avanço para estas.
 



Algum feeback? Alguém tem material desta marca?

 :backup.to.topic: feedback alguém?

Novembro 27, 2020, 13:49:11, 13:49
Responder #16

ThatsMe

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Já agora vê o equipamento standard das duas com os preços que apresentaste...

Mas é como diz o 2low... depende tudo do que cada um valoriza
Parece-me que o configurador da BMW não funciona muito bem.

Tentei configurar a F750GS edição aniversário e muito do equipamento qe mencionaste está apenas disponível como opcional:




Não me entendo com o configurador.

P.S.: quase todos os dias vejo uma mota igual à tua em branco  :cool:
As brancas andam menos  :D

Novembro 27, 2020, 13:53:24, 13:53
Responder #17

ThatsMe

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Porque não enviar um email à GIVI a perguntar quando está prevista a comercialização das crash bars para o teu modelo?

Era boa aposta isto.

Novembro 27, 2020, 13:58:26, 13:58
Responder #18

belzebuh

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Já agora vê o equipamento standard das duas com os preços que apresentaste...

Mas é como diz o 2low... depende tudo do que cada um valoriza
Parece-me que o configurador da BMW não funciona muito bem.

Tentei configurar a F750GS edição aniversário e muito do equipamento qe mencionaste está apenas disponível como opcional:




Não me entendo com o configurador.

P.S.: quase todos os dias vejo uma mota igual à tua em branco  :cool:
As brancas andam menos  :D

O que te quis dizer foi que TRACER 700 base, trás menos equipamento que F750GS 40th base. Again, cada um valoriza o que acha que deve ser valorizado..

Sim, e tens razão em duas coisas: o site da motorrad pt é uma m€rd@ (costumo usar o do UK para ver alguma coisa que é bem melhor); e sim são tudo extras.

Eles já tinham esta mota na concessão com esta configuração, sem "dono". Basicamente era stock (normalmente o stock deles é motas na configuração base, porque essas sabem que não as têm muito tempo em exposição...) Daí eu ter dito que eles queriam comprador para ela.

Novembro 27, 2020, 13:59:51, 13:59
Responder #19

belzebuh

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Era boa aposta isto.

Foi feito. Sem resposta do quando isso acontecerá. Tal como a Touratech.

Vão ter mesmo que reformular as crash bars, e terão que ir novamente para a fase de projeto, mudar ferramentas de fabrico.. enfim

Novembro 27, 2020, 14:04:24, 14:04
Responder #20

ThatsMe

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Não haverá cogumelos para aplicar na mota? Acredito que existindo serão provavelmente iguais aos da F750 normal.

Dependendo da situação, poderão não oferecer tanta proteção sobretudo em offroad. Mas serão uma solução elegante e que te permitirá desenrascar enquanto não tens uma solução 100% a teu gosto.

Novembro 27, 2020, 14:32:03, 14:32
Responder #21

pjmartinho

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Li por aí que colocar a via verde debaixo do assento, funciona bem.

Confirmam?

1 - Passar 1 ou 2 vezes na via verde com o equipamento dentro do bolso do casaco, para ativar o aparelho.
2 - Deixar o aparelho em casa e passar à vontade na via verde porque tiram uma fotografia e, procuram pela matricula nos registos deles.
3 - A portagem é descontada de forma normal.

Novembro 27, 2020, 19:09:09, 19:09
Responder #22

lferreira

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Primeira duvida  :corado:

Li por aí que colocar a via verde debaixo do assento, funciona bem.

Confirmam?

Antes de mais, Parabéns pela máquina, que tenhas muita sorte com ela!

Em relação à VV, tem dias  :-\ , a minha muitas vezes anda por lá!
Ultimamente tenho feito mais vezes a A5, e por estranho que possa parecer, dá-me luz verde no sentido Lisboa-Cascais e em sentido oposto a grande maioria das vezes dá luz amarela, mas ñ é por isso que eles ñ descontam!!  :D

Novembro 28, 2020, 10:04:34, 10:04
Responder #23

belzebuh

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Obrigado pelas dicas da VV. Vai passar no bolso algumas vezes para ativar e depois vai para debaixo do banco

Novembro 28, 2020, 10:14:50, 10:14
Responder #24

belzebuh

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Vou partilhar convosco as minhas soluções, que decidi adotar de segurança para a mota.

Isto é daqueles tópicos, que é uma discussão, que não é discussão, visto que quem quiser roubar rouba.

De qualquer forma aqui vai.

Para prender o capacete à mota quando estiver parado, ou outro objeto qualquer optei por esta solução, visto ser leve e compacto:


A mota vai dormir em garagem comunitária, e ainda tenho que ver melhor mas acho que não tenho sitio onde prender a roda da frente, mas optei pela solução que mostro a seguir. O intuito será usar quando souber que a mota terá que dormir na rua, e será mais uma barreira de segurança, prendendo a roda da frente a um poste ou algo do género.


A solução seguinte, é a que apresenta um maior índice de segurança, tendo em conta o design e a dificuldade em cortar e/ou abrir pela fechadura, principalmente preso ao disco traseiro, com a fechadura virada "para dentro". Não preciso de alarme neste tipo de cadeado, visto que mota trás. Pareceu-me boa solução depois de ver uns vídeos do Pavlin (que para quem não conhece recomendo).


Dito isto, e porque não é coisa que precise no imediato, gostaria também de ter uma capa de proteção para a mota outdoor. A da touratech parece-me uma boa solução, mas gostaria de ler sobre as vossas opiniões.

Obrigado
« Última modificação: Novembro 28, 2020, 10:21:41, 10:21 por belzebuh »

Novembro 28, 2020, 11:58:27, 11:58
Responder #25

lferreira

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...

Dito isto, e porque não é coisa que precise no imediato, gostaria também de ter uma capa de proteção para a mota outdoor. A da touratech parece-me uma boa solução, mas gostaria de ler sobre as vossas opiniões.

Obrigado


Há um tempinho falou-se sobre esse assunto no tópico abaixo, fala-se se vale a pena o gasto de muitos €'s numa capa de marca ou numa de marca branca, mas analisa e decide.

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1697.50

Abraço

Novembro 28, 2020, 12:40:29, 12:40
Responder #26

pjmartinho

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Obrigado pelas dicas da VV. Vai passar no bolso algumas vezes para ativar e depois vai para debaixo do banco

Nem precisa de ir para baixo do banco... pode mesmo ficar em casa. A minha anda perdida no bolso de um dos casacos (até acho que já foi à maquina de lavar >:()

Novembro 28, 2020, 13:56:11, 13:56
Responder #27

belzebuh

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...

Dito isto, e porque não é coisa que precise no imediato, gostaria também de ter uma capa de proteção para a mota outdoor. A da touratech parece-me uma boa solução, mas gostaria de ler sobre as vossas opiniões.

Obrigado


Há um tempinho falou-se sobre esse assunto no tópico abaixo, fala-se se vale a pena o gasto de muitos €'s numa capa de marca ou numa de marca branca, mas analisa e decide.

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1697.50

Abraço

obrigado

Novembro 28, 2020, 13:57:18, 13:57
Responder #28

belzebuh

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Obrigado pelas dicas da VV. Vai passar no bolso algumas vezes para ativar e depois vai para debaixo do banco

Nem precisa de ir para baixo do banco... pode mesmo ficar em casa. A minha anda perdida no bolso de um dos casacos (até acho que já foi à maquina de lavar >:()

 :D :cool:

Novembro 30, 2020, 08:04:22, 08:04
Responder #29

MotardFeio

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Porque não enviar um email à GIVI a perguntar quando está prevista a comercialização das crash bars para o teu modelo?

Era boa aposta isto.

Foi feito. Sem resposta do quando isso acontecerá. Tal como a Touratech.

Vão ter mesmo que reformular as crash bars, e terão que ir novamente para a fase de projeto, mudar ferramentas de fabrico.. enfim

Já procuraste pela SW-Motech?

https://sw-motech.com/en/bike/BMW/F850GS/2020/4G85+-K81-/products/
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Novembro 30, 2020, 10:09:08, 10:09
Responder #30

belzebuh

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Porque não enviar um email à GIVI a perguntar quando está prevista a comercialização das crash bars para o teu modelo?

Era boa aposta isto.

Foi feito. Sem resposta do quando isso acontecerá. Tal como a Touratech.

Vão ter mesmo que reformular as crash bars, e terão que ir novamente para a fase de projeto, mudar ferramentas de fabrico.. enfim

Já procuraste pela SW-Motech?

https://sw-motech.com/en/bike/BMW/F850GS/2020/4G85+-K81-/products/

Bom dia.

Sim já, mas o design não me inspira confiança:


Essa estrutura, que assinalei a azul, em caso da mota cair, suportará grande parte do peso. Acho estranho, não existir uma barra a unir os dois lados da mota. Não fui eu que fiz os cálculos, para saber a robustez das barras, mas a ideia com que fico é que podem colapsar, para cima do depósito, em caso de queda... o design não me inspira confiança...

Neste momento estou inclinado para as da outback. Além de gostar de como estão desenhadas para proteger o motor, o depósito, os materiais pelo o que tenho lido são de qualidade. E o vídeo que coloquei em cima, parece-me que compravam a robustez das mesmas.



Também assentam bem, no design da mota.
« Última modificação: Novembro 30, 2020, 11:21:47, 11:21 por belzebuh »

Novembro 30, 2020, 11:06:46, 11:06
Responder #31

belzebuh

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Este post, serve para partilhar o "equipamento" que usava para fazer 60kms/dia de PCX à chuva, frio ou sol, e como acabou por me ajudar a perceber melhor o que preciso agora no upgrade para uma mota maior.

No dia em que fui a comprar, todo o equipamento que tinha. Eu literalmente nunca tinha pegado numa mota, e lido muito muito pouco sobre o assunto:


Depois de chegar a casa rapidamente, percebi que não dá para andar sem luvas. Comprei essas Biltwell em pele que para o são/custam serviram perfeitamente para efeito, e são luvas que gosto bastante. Depois veio o Inverno, e percebi que as Biltwell eram insuficientes quando cheguei ao trabalho de manha e não conseguia fechar as mãso  :lolol:. Foi então que decidi comprar umas luvas de fazer Ski na Decathlon, e acabaram por cumprir o propósito ;)


Mais tarde a primeira molha, e também descobri que um oleado serve para cortar o frio, conjuntamente com várias camadas de roupa.


Conjuntamente com uma corrente para prender a scooter, foi este o meu equipamento durante 20 mil kms de PCX.

Uns meses mais tarde, estava a ver a vista num estacionamento, em Carcavelos, num dia de vento, e poisei o capacete no banco da PCX. Rajada de vento forte, o capacete foi a rolar pelo chão, e caiu na falésia. Estava maré baixa, e lá consegui descer pelo meio das pedras e recuperar o capacete que estava todo aos pedaços. Depois de montar, ficou a "funcionar" bem. Mais uma aprendizagem para o futuro de como não se deve deixar um capacete. E depois sim, cometi o erro consciente, de andar com ele, sabendo que deveria era estar no lixo.



Adorei a minha PCX.

Nunca deu qualquer problema, revisões baratas e cumpria sem objeções tudo o que lhe era pedido. Excelente mota, que ao inicio era "um meio de transporte" e me trouxe o gosto por andar de mota com um péssimo dono que a usou para aprender muito, mas que sempre a manteve com a manutenção que era exigida.


« Última modificação: Novembro 30, 2020, 11:08:24, 11:08 por belzebuh »

Novembro 30, 2020, 11:33:06, 11:33
Responder #32

ThatsMe

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Agora o que importa é que o bichinho se instalou, isto é apenas o começo  :) 

Quanto à PCX, tive um indivíduo que trabalhou comigo que ia de PCX trabalhar quando eu ia de Superlight. O acelerador dele tinha 2 posições: aberto e fechado.
Chegamos a ir juntos para um jantar e vi-me à rasca para o acompanhar, o gajo até passeios subia para fugir ao transito, surreal. No entanto, um dia chego à beira dele, ele chama-me, e mostra-me no computador de bordo uma média de 2.2L/100 enquanto a minha superlight a andar menos fazia 2.9... Fiquei parvo. Ele não gostava de motas, não tirava qualquer prazer da scooter. No entanto, a burra levava-o a todo o lado, sempre fiável e económica apesar da porrada constante que levava, e nunca lhe deu problemas.

Quanto ao equipamento, com o passar dos anos aprende-se (eu pelo menos) que compensa mais investir logo em equipamento bom do que andar a remediar com equipamento fraco e ter que vir a gastar na mesma.

Claro que depende sempre do uso que se dá a mota, mas para quem usa a mota diariamente considero esta uma boa dica.

Dou alguns exemplos:
-> Tive durante 4 anos dois pares de luvas de inverno do Lidl. Custaram 25€ (x2). Apanhei muita chuva com elas, apanhei muito frio com elas e sempre desenrascaram bem. No entanto, esta era a minha opinião até efetivamente comprar umas boas luvas de inverno! As luvas do lidl são quentes, mas só até ao momento que o frio entra e aí passam a ser geladas. As luvas do Lidl são impermeáveis, mas só até ao momento em que a água começa a entrar. As luvas do Lidl têm proteções, mas não em todas as zonas que desejaria. Se soubesse o que sei hoje, tendo carteira para isso, teria poupado para comprar logo umas ótimas luvas.

-> Botas. Comprei umas botas da Rockport, quentinhas qb, 100% impermeáveis. Custaram 60€. No entanto, devido ao seletor de mudanças as botas ficaram horrivelmente feias. Eventualmente começaram a meter água, e tinham zero proteções. Agora que comprei vários pares de botas dedicadas, entendo a diferença brutal no conforto que sinto, o que são botas efetivamente quentes e impermeáveis e, ao mesmo tempo, o que são botas frescas para verão. Se soubesse o que sei hoje, teria comprado pelo menos um par de botas de motociclismo. Teriam durado bem mais do que as Rockport e ao menos tinha andado sempre confortável e protegido.

-> Capacete. Comprei um MDS de 100€. Barulhento, pesado. Passado 3 anos comprei um Scorpion Exo 920 por 170€, 30x melhor, bastante mais leve e pouco mais caro. Agora comprei um Scorpion Exo 1400 Air. Muitíssimo mais leve, muitíssimo mais insonorizado, muito mais seguro e só 90€ mais caro que o MDS.

São pequenas lições que se vai aprendendo, umas vezes a bem, outras a mal. Muito frio passei com as luvas do Lidl, mas ao menos felizmente nunca me magoei.

Agora tenho uma panóplia de equipamento bem maior do que algum dia pensei ter, como 3 pares de botas, 3 casacos (1 não me serve, mas não digam a ninguém), 3 pares de luvas, joelheiras, sobrecalças térmicas/impermeáveis, etc.


EDIT: Uma questão que me fez alguma comichão por ter passado pela mesma exata situação: Por que tens a mota à tua espera no concessionário e não pedes que ta levem a casa? Quando comprei a TRK não tinha carta e eles deixaram-ma em casa. Nunca aceitaria que a mota ficasse lá guardada quando podia tê-la aqui ao meu lado. Mesmo sem poder andar nela, se não a pudesse trazer não a teria comprado logo.
« Última modificação: Novembro 30, 2020, 11:39:39, 11:39 por ThatsMe »

Novembro 30, 2020, 12:06:46, 12:06
Responder #33

belzebuh

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Agora o que importa é que o bichinho se instalou, isto é apenas o começo  :) 

Quanto à PCX, tive um indivíduo que trabalhou comigo que ia de PCX trabalhar quando eu ia de Superlight. O acelerador dele tinha 2 posições: aberto e fechado.
Chegamos a ir juntos para um jantar e vi-me à rasca para o acompanhar, o gajo até passeios subia para fugir ao transito, surreal. No entanto, um dia chego à beira dele, ele chama-me, e mostra-me no computador de bordo uma média de 2.2L/100 enquanto a minha superlight a andar menos fazia 2.9... Fiquei parvo. Ele não gostava de motas, não tirava qualquer prazer da scooter. No entanto, a burra levava-o a todo o lado, sempre fiável e económica apesar da porrada constante que levava, e nunca lhe deu problemas.

Quanto ao equipamento, com o passar dos anos aprende-se (eu pelo menos) que compensa mais investir logo em equipamento bom do que andar a remediar com equipamento fraco e ter que vir a gastar na mesma.

Claro que depende sempre do uso que se dá a mota, mas para quem usa a mota diariamente considero esta uma boa dica.

Dou alguns exemplos:
-> Tive durante 4 anos dois pares de luvas de inverno do Lidl. Custaram 25€ (x2). Apanhei muita chuva com elas, apanhei muito frio com elas e sempre desenrascaram bem. No entanto, esta era a minha opinião até efetivamente comprar umas boas luvas de inverno! As luvas do lidl são quentes, mas só até ao momento que o frio entra e aí passam a ser geladas. As luvas do Lidl são impermeáveis, mas só até ao momento em que a água começa a entrar. As luvas do Lidl têm proteções, mas não em todas as zonas que desejaria. Se soubesse o que sei hoje, tendo carteira para isso, teria poupado para comprar logo umas ótimas luvas.

-> Botas. Comprei umas botas da Rockport, quentinhas qb, 100% impermeáveis. Custaram 60€. No entanto, devido ao seletor de mudanças as botas ficaram horrivelmente feias. Eventualmente começaram a meter água, e tinham zero proteções. Agora que comprei vários pares de botas dedicadas, entendo a diferença brutal no conforto que sinto, o que são botas efetivamente quentes e impermeáveis e, ao mesmo tempo, o que são botas frescas para verão. Se soubesse o que sei hoje, teria comprado pelo menos um par de botas de motociclismo. Teriam durado bem mais do que as Rockport e ao menos tinha andado sempre confortável e protegido.

-> Capacete. Comprei um MDS de 100€. Barulhento, pesado. Passado 3 anos comprei um Scorpion Exo 920 por 170€, 30x melhor, bastante mais leve e pouco mais caro. Agora comprei um Scorpion Exo 1400 Air. Muitíssimo mais leve, muitíssimo mais insonorizado, muito mais seguro e só 90€ mais caro que o MDS.

São pequenas lições que se vai aprendendo, umas vezes a bem, outras a mal. Muito frio passei com as luvas do Lidl, mas ao menos felizmente nunca me magoei.

Agora tenho uma panóplia de equipamento bem maior do que algum dia pensei ter, como 3 pares de botas, 3 casacos (1 não me serve, mas não digam a ninguém), 3 pares de luvas, joelheiras, sobrecalças térmicas/impermeáveis, etc.


EDIT: Uma questão que me fez alguma comichão por ter passado pela mesma exata situação: Por que tens a mota à tua espera no concessionário e não pedes que ta levem a casa? Quando comprei a TRK não tinha carta e eles deixaram-ma em casa. Nunca aceitaria que a mota ficasse lá guardada quando podia tê-la aqui ao meu lado. Mesmo sem poder andar nela, se não a pudesse trazer não a teria comprado logo.

Em relação ao equipamento concordo 100% contigo. Nos próximos posts vou mostrar o que tenho vindo a comprar.

Como expliquei acima, comprei-a "antes" de tempo, porque quis aproveitar condições que me estavam a dar em outubro (promoção motorrad portugal), que não dariam depois.

Ainda não está comigo, porque o processo de tirar carta, devido ao COVID, tem-se atrasado. Mas não vai falta muito mais... Sei que está bem guardada e em segurança. Não me faz diferença.

Novembro 30, 2020, 12:09:03, 12:09
Responder #34

ThatsMe

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Ainda não está comigo, porque o processo de tirar carta, devido ao COVID, tem-se atrasado. Mas não vai falta muito mais... Sei que está bem guardada e em segurança. Não me faz diferença.
Isto é o mais importante.
Boa sorte com o decorrer do processo da carta.

Novembro 30, 2020, 22:14:49, 22:14
Responder #35

Joao_Cruz

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Boas,
Antes de mais, parabéns pela compra e up-grade. Vais ganhar muita muita coisa,  mas vais perder outras (consumo,  proteção vento nas pernas e valor revisões), mas o que vai interessar é o sorriso que terás quando desmontas da moto.
Via verde: li algumas opiniões e são isso mesmo, opiniões,  como a minha que te deixo. Eu já tive em locais vários (top case,  por baixo farol da frente, braço,  etc.) e onde umas eram perfeitas e outras falhavam muitas vezes. A Brisa algumas vezes mandou-me e-mails para verificar o aparelho e que se ao final de um tempo nada se alterasse,  que passariam a cobrar multa. Nunca recebi nada, mas um dia devem mesmo passar à prática. Sugiro-te que o coloques escondida numa carenagem, na parte da frente da moto. Não estorva, não se estraga se apanhar água e ficas quase com um "localizador ", em caso de roubo. Por baixo do banco, duvido que funcione,  mas depende das portagens onde passas.
Proteções motor: eu diria também sw-motech, pois são das peças suplementares que mais fornecem motos BM, mas se não estás convencido...
Equipamento: ninguém nasce ensinado e se calhar todos nós tivemos as mesmas dúvidas na compra de equipamento. O ideal é aperceberes-te disso, sem nunca teres de os experimentares na prática no asfalto. Muda muito a definição de bom material quando começamos e depois de alguns anos a andar de moto. E muitas vezes a diferença monetária é relativamente insignificante.
Prender a moto: não te posso ajudar muito, mas só te posso adiantar que os amigos do alheio, quando é para levar, levam mesmo. Escolheste uma moto que não há muito no mercado e só isso já ajuda a não haver muitos roubos, mas....evita ter a porta dessa garagem comunitária aberta muito tempo, evita tirar fotos da mesma na garagem expo-la nas redes sociais,  etc etc.
That's it. Boa sorte e que venha a carta rapidamente para poderes rodar com ela. Abc

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« Última modificação: Novembro 30, 2020, 22:16:52, 22:16 por Joao_Cruz »

Dezembro 01, 2020, 09:20:05, 09:20
Responder #36

belzebuh

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Boas,
Antes de mais, parabéns pela compra e up-grade. Vais ganhar muita muita coisa,  mas vais perder outras (consumo,  proteção vento nas pernas e valor revisões), mas o que vai interessar é o sorriso que terás quando desmontas da moto.
Via verde: li algumas opiniões e são isso mesmo, opiniões,  como a minha que te deixo. Eu já tive em locais vários (top case,  por baixo farol da frente, braço,  etc.) e onde umas eram perfeitas e outras falhavam muitas vezes. A Brisa algumas vezes mandou-me e-mails para verificar o aparelho e que se ao final de um tempo nada se alterasse,  que passariam a cobrar multa. Nunca recebi nada, mas um dia devem mesmo passar à prática. Sugiro-te que o coloques escondida numa carenagem, na parte da frente da moto. Não estorva, não se estraga se apanhar água e ficas quase com um "localizador ", em caso de roubo. Por baixo do banco, duvido que funcione,  mas depende das portagens onde passas.
Proteções motor: eu diria também sw-motech, pois são das peças suplementares que mais fornecem motos BM, mas se não estás convencido...
Equipamento: ninguém nasce ensinado e se calhar todos nós tivemos as mesmas dúvidas na compra de equipamento. O ideal é aperceberes-te disso, sem nunca teres de os experimentares na prática no asfalto. Muda muito a definição de bom material quando começamos e depois de alguns anos a andar de moto. E muitas vezes a diferença monetária é relativamente insignificante.
Prender a moto: não te posso ajudar muito, mas só te posso adiantar que os amigos do alheio, quando é para levar, levam mesmo. Escolheste uma moto que não há muito no mercado e só isso já ajuda a não haver muitos roubos, mas....evita ter a porta dessa garagem comunitária aberta muito tempo, evita tirar fotos da mesma na garagem expo-la nas redes sociais,  etc etc.
That's it. Boa sorte e que venha a carta rapidamente para poderes rodar com ela. Abc

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Esta mota claramente não foi uma compra racional, portanto o objetivo é mesmo o que disseste, sorrir quando desmonto.

Quanto às SW motech, definitivamente não estou convencido, mas mesmo os mecânicos que fazem as montagens na concessão onde comprei a minha, não gostam destas crash bars para este modelo. Vi umas montadas numa 850, e não gostei nem da montagem nem do "aspeto" enquanto material.

Equipamento, já fui comprando. Efetivamente, não comprei o mais barato, não só fruto da experiencia que tive com a PCX, para perceber o que quero, mas também fruto da minha prática de desporto em que o dilema é idêntico. Em algumas coisas não vale a pena poupar, e noutras, na minha opinião, mais vale gastar mais um pouco e gostares de algo com que vais conviver anos a fio.

Obrigado pelos teus inputs

Dezembro 01, 2020, 09:28:14, 09:28
Responder #37

belzebuh

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Algo que nunca tive em roupa ou no que seja: gore-tex.

E em fóruns, vídeos seja qual for, a fonte de informação, para "absorver" variações climatéricas, frio, chuva providenciando respiração, este é o material de eleição.

Dito isto, comprei estas "all season" Nembo Gore-Tex Gore Grip Black. Juntei a gola no mesmo material.   


Para inverno e meia estação, com os protetores para as mãos e punhos aquecidos chegam garantidamente, para o verão irei precisar de algo mais leve.
« Última modificação: Dezembro 01, 2020, 09:33:23, 09:33 por belzebuh »

Dezembro 01, 2020, 09:31:24, 09:31
Responder #38

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Algo que nunca tive em roupa ou no que seja: gore-tex.

E em fóruns, vídeos seja qual for, a fonte de informação, para "absorver" variações climatéricas, frio, chuva providenciando respiração, este é o material de eleição.

Dito isto, comprei estas "all season" Nembo Gore-Tex Gore Grip Black. Juntei a gola no mesmo material.   
https://i.postimg.cc/PNswTMdM/IMG-0957.jpg

Para inverno e meia estação, com os protetores para as mãos e punhos aquecidos chegam garantidamente, para o verão irei precisar de algo mais leve.
Tenho a mesma exata combinação de gola e luva de inverno. Ainda estou a fazer a rodagem às luvas mas até ver muito satisfeito.

A gola tem 5 anos e cumpre sempre na perfeição.
« Última modificação: Dezembro 01, 2020, 09:39:45, 09:39 por ThatsMe »

Dezembro 01, 2020, 14:07:49, 14:07
Responder #39

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A Wunderlich não tem barras compatíveis? É também uma marca after market muito usada em BM's.

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Dezembro 01, 2020, 20:39:07, 20:39
Responder #40

belzebuh

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A Wunderlich não tem barras compatíveis? É também uma marca after market muito usada em BM's.

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Para euro 4 tem, para euro 5 não

Dezembro 02, 2020, 09:22:28, 09:22
Responder #41

belzebuh

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Partilho um equipamento que adquiri, onde só ganhei consciência do mesmo, ao participar no curso de condução defensiva do Sr. Nuno Barradas.

Veem-se alguns motociclistas a usar este equipamento, mas se calhar deveriam ser mais...

Curso recomendado para todos, com mais ou menos experiência.

https://eph.honda.pt/pt/



Dezembro 02, 2020, 11:14:06, 11:14
Responder #42

belzebuh

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Porque não enviar um email à GIVI a perguntar quando está prevista a comercialização das crash bars para o teu modelo?

Era boa aposta isto.

Foi feito. Sem resposta do quando isso acontecerá. Tal como a Touratech.

Vão ter mesmo que reformular as crash bars, e terão que ir novamente para a fase de projeto, mudar ferramentas de fabrico.. enfim

Já procuraste pela SW-Motech?

https://sw-motech.com/en/bike/BMW/F850GS/2020/4G85+-K81-/products/

Bom dia.

Sim já, mas o design não me inspira confiança:


Essa estrutura, que assinalei a azul, em caso da mota cair, suportará grande parte do peso. Acho estranho, não existir uma barra a unir os dois lados da mota. Não fui eu que fiz os cálculos, para saber a robustez das barras, mas a ideia com que fico é que podem colapsar, para cima do depósito, em caso de queda... o design não me inspira confiança...

Neste momento estou inclinado para as da outback. Além de gostar de como estão desenhadas para proteger o motor, o depósito, os materiais pelo o que tenho lido são de qualidade. E o vídeo que coloquei em cima, parece-me que compravam a robustez das mesmas.



Também assentam bem, no design da mota.

Bem, hoje tive a confirmação... excluindo as crash bars da bmw, que "apenas" protegem o motor, e nas marcas mais "comuns", no mercado, não existem crash bars compatíveis com este modelo!!

Dezembro 02, 2020, 13:32:48, 13:32
Responder #43

Pianoman

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Há estudos (nomeadamente em França) que dizem que, durante o dia e em certas condições de luz (relacionadas com a posição do sol), os utilizadores deste tipo de coletes se tornam ainda menos visíveis do que os utilizadores elde roupa escura.

A usar com cuidado e antecipar sempre as situações (aliás, como sempre!).
Abraço.
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Dezembro 02, 2020, 15:55:43, 15:55
Responder #44

belzebuh

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Há estudos (nomeadamente em França) que dizem que, durante o dia e em certas condições de luz (relacionadas com a posição do sol), os utilizadores deste tipo de coletes se tornam ainda menos visíveis do que os utilizadores elde roupa escura.

A usar com cuidado e antecipar sempre as situações (aliás, como sempre!).
Abraço.

Não sabia, obrigado.

Contudo no tal curso, evidenciaram para usar à noite ou em condições de fraca visibilidade (nevoeiro, chuva..)

Dezembro 02, 2020, 22:09:55, 22:09
Responder #45

Joao_Cruz

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O último casaco que comprei foi preto e amarelo florescente,  mas penso que o ideal mesmo é ter um casaco de uma cor e um colete reflector que se pode ir usando/substituído quando mais necessário for. Abc

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Dezembro 02, 2020, 22:23:59, 22:23
Responder #46

belzebuh

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O último casaco que comprei foi preto e amarelo florescente,  mas penso que o ideal mesmo é ter um casaco de uma cor e um colete reflector que se pode ir usando/substituído quando mais necessário for. Abc

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Dezembro 03, 2020, 10:24:44, 10:24
Responder #47

belzebuh

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Continuando na partilha de seleção de equipamento, e mais uma vez a experiencia com a PCX e 60kms/dia, tornaram fácil a priorização desta compra. O som do vento torna-se extremamente fatigante (verdade seja dita que não tinha qualquer resguardo para o vento, instalado na mota):


Testei no capacete, a instalação é fácil, a qualidade de som incrível, e os comandos intuitivos.

Esperemos que entretanto, não se inicie "caça à multa" pelo uso destes dispositivos.

Dezembro 03, 2020, 10:48:13, 10:48
Responder #48

JViegas

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Para o vento: tampões supressores de som.
Para a musica, telefonemas e falar com o/a pendura: SENA ou Cardo. Boa escolha.

Vai partilhando a tua experiência com esse aparelho.
Os meus Cardo Q1 Team já tem 7 anos de uso diário e continuam a bombar. Foram um equipamento que quando comprei pensei ser um "capricho" mas tem sido uma mais valia.

Dezembro 04, 2020, 12:36:17, 12:36
Responder #49

belzebuh

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Infelizmente devido ao COVID, os exames de condução teórico/prático, seja de que veiculo for estão atrasados. Dito isto, só terei exame em fevereiro :napodeser:

Capacete que irei usar SCORPION ADX-1, que além de gostar bastante do design vem devidamente homologado para o mercado europeu. Segundo li e vi é uma excelente relação peso/qualidade/preço. Modular, viseira pequena escura e já preparado com reentrâncias para os headphones do SENA (que já foram montados, e apesar de ser a minha 1ª vez que tive contacto com este tipo de equipamento, e retirar o forro de um capacete, a dificuldade foi reduzida). Possibilidade de se tirar a pála, e usar como qualquer outro capacete.





« Última modificação: Dezembro 04, 2020, 12:50:44, 12:50 por belzebuh »