Autor Tópico: LEDs Suzuki DL650 XT  (Lida 803 vezes)

Novembro 02, 2023, 17:06:38, 17:06
Lida 803 vezes

Silvas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom DL650 XT (2021)
  • Localidade: Porto
Boas,

Direto ao assunto - o médio da minha DL650 fundiu-se no outro dia e estou a ver isto como uma oportunidade para passar dos halógeneos que vêm de fábrica para uns LEDs.
No caso a troca seria do médio(H7), máximo(H10), e presença. Tanto o máximo como o de presença já têm leds a funcionar, sendo que o H7 médio me está a dar cabo da cabeça.

Das que trouxe, o médio H7 foi a única que não coube devido ao led ter uma ventoinha que faz com que nem a mola de segurança nem a tampa de proteção consigam fechar.

Fui investigar sobre o assunto e vi que existem de facto leds H7 que em vez da ventoinha vêm com uma placa de dissipação de calor, cujo tamanho da lâmpada é 1-para-1 com as de halogéneo, o que me parece perfeito para o caso.

O problema agora é qual a marca/modelo de H7 ideal para se equiparar à intensidade da de halogéneo, visto que leds H7 vão desde os 1500lm até aos 20000lm em alguns casos. Falei com o concessionário e não me conseguiram recomendar nenhum modelo específico (provavelmente para não irem contra ao halogéneno que vem de fábrica), e por isso estou aqui. Gostaria de saber se algum sujeito simpático já tenha feito esta alteração na sua 650 e se estaria disposto a partilhar como correu.


Abraço.

Novembro 02, 2023, 18:22:52, 18:22
Responder #1

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Silvas, saudações;

Recomendo fortemente utilizar uma lâmpada igual a original de melhor qualidade, com a mesma especificação.
O projetor ou farol foi projetado para funcionar bem e com maior durabilidade com lâmpada original.
Com a troca pode haver comprometimento da estrutura por conta do calor do trafo e também escurecimento do refletor....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Novembro 02, 2023, 19:00:50, 19:00
Responder #2

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Silvas, saudações;

Recomendo fortemente utilizar uma lâmpada igual a original de melhor qualidade, com a mesma especificação.
O projetor ou farol foi projetado para funcionar bem e com maior durabilidade com lâmpada original.
Com a troca pode haver comprometimento da estrutura por conta do calor do trafo e também escurecimento do refletor....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk



E a juntar a isso o facto de ficar a encandear os outros utilizadores da via. Por mais que se aponte a luz para o chão, uma ótica desenhada para halogéneo vai sempre espalhar a luz Led.

Novembro 02, 2023, 21:50:20, 21:50
Responder #3

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5296
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Recomendo que seja verificado estado de rectificador corrente, não vá ele estar a entregar a alma ao criador e estar a fundir as lâmpadas ou em ultimo caso vir a queimar muito mais coisas.

Quanto às lâmpadas LED, apesar de terem mesmo casquilho, a parte cromada reflectora do farol não está preparada para o tipo de luz led podendo provocar encadeamento aos veículos na faixa contrária.
Deverá ser um dos items que vão verificar nas futuras inspecções aos motociclos.

Eu tentaria colocar umas boas lâmpadas de halogéneo tipo NightBreaker200 da OSRAM.
https://www.osram.com/ecat/NIGHT%20BREAKER%20200-Halogen%20headlight%20lamps-Car%20lighting-Automotive/com/en/GPS01_3495633/


Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 03, 2023, 06:49:15, 06:49
Responder #4

Robson

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 192
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250 RT
  • Localidade: Póvoa de Lanhoso
Recomendo que seja verificado estado de rectificador corrente, não vá ele estar a entregar a alma ao criador e estar a fundir as lâmpadas ou em ultimo caso vir a queimar muito mais coisas.

Quanto às lâmpadas LED, apesar de terem mesmo casquilho, a parte cromada reflectora do farol não está preparada para o tipo de luz led podendo provocar encadeamento aos veículos na faixa contrária.
Deverá ser um dos items que vão verificar nas futuras inspecções aos motociclos.

Eu tentaria colocar umas boas lâmpadas de halogéneo tipo NightBreaker200 da OSRAM.
https://www.osram.com/ecat/NIGHT%20BREAKER%20200-Halogen%20headlight%20lamps-Car%20lighting-Automotive/com/en/GPS01_3495633/
Já usei a Nightbreaker e recomendo ela.

Encaixe perfeito no sistema original e tem um brilho que faz diferença, sem ser agressivo para outros na faixa contrária.

Sent from my SM-S918B using Tapatalk