Autor Tópico: Bateria onde comprar  (Lida 5224 vezes)

Setembro 25, 2017, 08:05:08, 08:05
Lida 5224 vezes

Avionico

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 41
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra S 750
  • Localidade: Loures
Boas,
Chegou ao fim após 2 anos e 9 meses foi ontem quando estava tudo preparado para ir para Fátima e start nada (Integra 750 2014)
O que aconselham e onde?
Lojas físicas/ [Honda].
Lojas online.

Obrig :sportbike:
« Última modificação: Setembro 25, 2017, 08:06:36, 08:06 por Avionico »

Setembro 25, 2017, 10:33:53, 10:33
Responder #1

PBarros

  • Visitante
Companheiro eu nunca la fui e por isso nao conheço... mas tenta...tem loja fisica em alfragide e sacavem...
http://www.baterias-online.pt
« Última modificação: Setembro 25, 2017, 10:34:54, 10:34 por PBarros »

Setembro 25, 2017, 10:40:32, 10:40
Responder #2

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Alguma razão para ter durado tão pouco?

Já confirmaste se é mesmo da bateria?
Não haverá aí nada pelo meio que possa estar a consumir? Um alarme ou algum acessório que tenhas modificado?


Deduzo que a Integra traga Yuasa.
E quanto a baterias... há a Yuasa e há as outras. Mas também são mais caras.
Quanto a preços não sei se haverá grande diferença entre as lojas Honda e cá fora. Nada como pegar no telefone e confirmar.


Setembro 25, 2017, 12:35:54, 12:35
Responder #3

pedroareias

  • Visitante
Já tive 2 Yuasas em 5 anos, a última está acabada.

Vou comprar uma bateria de iões de lítio e carregador.

Setembro 25, 2017, 16:29:43, 16:29
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Já tive 2 Yuasas em 5 anos, a última está acabada.

Essa ponte rectificadora é que deve estar acabada!  ;)


Setembro 26, 2017, 10:28:24, 10:28
Responder #5

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Segundo alguns gurus da electricidade, dizem que não devemos deixar as motos na garagem em cima do cimento!

Eu pelo sim pelo não, desde á muito deixo em cima de um tapete, fino.

João  :scooter: :scooter:

Setembro 26, 2017, 13:50:11, 13:50
Responder #6

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Segundo alguns gurus da electricidade, dizem que não devemos deixar as motos na garagem em cima do cimento!

Para evitar esses problemas dela ficara parada sobre cimento costumo meter um dente de alho no escape!
 :nice:

Setembro 26, 2017, 16:41:59, 16:41
Responder #7

pedroareias

  • Visitante

O cimento em contacto com o descanso metálico descarrega a bateria? Será que é verdade?

Segundo alguns gurus da electricidade, dizem que não devemos deixar as motos na garagem em cima do cimento!

Eu pelo sim pelo não, desde á muito deixo em cima de um tapete, fino.

João  :scooter: :scooter:

Setembro 26, 2017, 19:49:45, 19:49
Responder #8

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Pois segundo as opiniões dos entendidos sim, faz pequenas descargas. Verdade ou mentira eu tomei as minhas precauções e já lá vãos uns anos que tenho o cuidado de colocar no meu caso um tapete fino por baixo.

Nunca tive problemas de bateria e por vezes no Inverno chego a estar mais de 15 dias sem colocar a trabalhar. (com muita pena minha)

João  :scooter: :scooter:

Setembro 26, 2017, 19:53:56, 19:53
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Desconhecia isso.
É a primeira vez que leio sobre isso.  :pensador:

Mas tenho de estar aberto a quem "percebe da poda" e se dizem que pode haver alguma descarga lenta, quem sou eu para contrariar isso.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 26, 2017, 19:57:59, 19:57
Responder #10

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Estamos sempre a aprender. :( :(

João  :scooter: :scooter:

Setembro 26, 2017, 21:53:55, 21:53
Responder #11

salvador99

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 413
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: cb 500 X
  • Localidade: PÓVOA DE SANTA IRIA
Sim, há pequenas descargas, a mim na minha suzuki gs 500 já me aconteceu isso, porque segundo me foi dito, o descanso faz como tipo um apara raios e descarga para o chão, cumprimentos.

Enviado do meu ONEPLUS A5000 através de Tapatalk


Setembro 26, 2017, 23:14:22, 23:14
Responder #12

pedroareias

  • Visitante
É nestes diálogos que se desvenda o carácter de cada um. Carácter esse que condiciona ou facilita a aprendizagem.

Agradeço a vossa resposta, de facto fiquei a pensar no tema das descargas.


Setembro 26, 2017, 23:20:12, 23:20
Responder #13

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Por acaso a minha “madura” dorme com um tapete por baixo do descanso mas era só para não riscar o chão!
Afinal parece que tem mais benefícios
Desconhecia por completo e nem nunca tinha ouvido tal coisa....mas até não é tão descabido assim.

Setembro 27, 2017, 00:13:24, 00:13
Responder #14

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A parte que me intriga quanto a isto e que reforço - nunca li ou ouvi falar - é o facto de ser o cimento e não p. ex. pedra da calçada, ou alcatrão...

Não estou numa de colocar dúvidas quanto à veracidade, mas tão somente a tentar perceber se tal descarga lenta é ou não extensiva a outros materiais em contacto com o descanso.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 27, 2017, 00:38:33, 00:38
Responder #15

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
É nestes diálogos que se desvenda o carácter de cada um. Carácter esse que condiciona ou facilita a aprendizagem.

Agradeço a vossa resposta, de facto fiquei a pensar no tema das descargas.

Ó areias... sério?!??!?!
És um gajo de engenharias. Inteligente. E supostamente informado.
De certeza que tiveste cadeiras de física, provavelmente até de electricidade e á partida deverias estar mais que credenciado que a maioria da malta para perceber um pouco do assunto!

Descarregar a bateria por estar em cima de cimento? Sério?!?!?
E se for em cima de terra? Ou sobre o asfalto?
Qual a lógica?
Ligação á terra?

Uma moto não precisa de estar com o descanso para a massa estar em contacto com a terra.
Sim, os pneus são de borracha. Mas a maioria até tem uma banda condutora para o efeito.

E independente de haver ligação à terra... qual a relação?
Para a bateria descarregar tem de haver consumo. Seja por parte de algum componente parasita ou um curto-circuito.

Na pior das hipóteses a bateria por estar arruinada e consome-se a ela própria.
Mas isso não acontece a uma com 2-3 anos. A não ser que algo tenha acelerado a sua degradação ou tenha algum defeito de fabrico.
E acontecer com duas seguidas é muita coincidência. Ou muito azar!

Podemos especular sobre imensas teorias psicadélicas sobre o assunto.
E certamente haverá outras quantas mezinhas para as resolver. Ou até uma espécie de dança da chuva.
Recomendo o dente de alho no escape para esses casos!

No entanto, encarando isto de forma lógica e racional, o que não falta são situações perfeitamente comuns que levam a isto!
Normalmente estão relacionados com avarias, degradação de componentes, etc!

Lá atrás referi a ponte de rectificação.
Se calhar não é uma sugestão tão fixe ou catita como a malta gosta. Por isso ninguém comentou!
E até percebo, pois falar de avarias por vezes parece tabu, e mexe com o amor às marcas.
Mas é um problema comum. E nas hondas com alguns anos começarem a fritar é mato!
Desconheço a razão. Talvez porque aquilo aquecer que se farta e a longo prazo perder eficiência.

É muito fácil testar se está a funcionar correctamente.
Basta com um voltímetro confirmar se está a debitar os valores correctos.
Hoje em dia com a internet facilmente se arranja um manual de serviço (o "repair manual"... e não o "user manual") que certamente tem um capítulo que explica a voltagem que deve debitar e provavelmente a que rotação deve se testado.

Na falta disto, podes sempre deixar uma noite á carga com um carregador.
Testar no dia seguinte. E depois voltar a testar uns dias mais tarde para perceber se descarregou.
Até podes colocar um tapete por baixo. Só por descarga de consciência. Alguém certamente saberá indicar se é preferível que seja de Arraiolos ou Persa!

Se ela pegar... e dias/semanas depois voltar ao mesmo o mais provável é a rectificadora ou mesmo o alternador não estar a gerar corrente suficiente para carregar a bateria.
Se ela não pegar... alguma coisa está a consumir. Coisas tão diversas como fios degradados, relés, encaixes e fichas com azebre, até piscas/luzes que tenham entrado água duma lavagem podem ser os responsáveis.

Isto é normal! Os componentes não são eternos. Desgastam-se e envelhecem!


« Última modificação: Setembro 27, 2017, 00:40:14, 00:40 por dfelix »

Setembro 27, 2017, 01:17:43, 01:17
Responder #16

pedroareias

  • Visitante
DFelix: não tirei nenhuma conclusão. Não sei.

A minha curiosidade não me permite saltar com uma conclusão rápida. Já sou velho (tenho 15 anos de trabalho depois do Doutoramento) e duvido muito das conclusões rápidas.

Já vi e ouvi muito (em Portugal e nos EUA onde trabalhei) e por isso tento sempre ouvir e ler o mais que posso.

Por exemplo, a Yuasa afirma que antigamente o cimento realmente fazia descarregar as baterias por causa da humidade, mas só em contacto directo. Actualmente parece não ser verdade:

A common misconception about battery storage is that if one is left on a concrete floor it will self-discharge rapidly. This was true over thirty-five years ago, when battery cases were made of hard rubber—the moisture from concrete caused this type of battery to discharge directly into the concrete floor. However, modern battery cases are made of polypropylene plastic and can be stored on concrete without any concern for excessive self-discharge.

Portanto pode ser falso mas não é inteiramente descabido.

Podes confirmar aqui: https://www.yuasa.co.uk/info/motorcycle-and-powersport/battery-discharging-charging-characteristics/

Setembro 27, 2017, 11:09:11, 11:09
Responder #17

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
A minha curiosidade não me permite saltar com uma conclusão rápida. Já sou velho (tenho 15 anos de trabalho depois do Doutoramento) e duvido muito das conclusões rápidas.

Quero acreditar que sou um gajo novo!  :D

No que diz respeito a detectar problemas, parto do mais simples.
Conclusões só depois de validar as hipóteses mais prováveis. E para chegar a isso existem procedimentos documentados nos manuais de serviço.
Só depois de esgotadas as possibilidades... é que talvez perca tempo com folclore.


Setembro 27, 2017, 16:29:12, 16:29
Responder #18

pedroareias

  • Visitante
Resumindo: grandes considerações para desacreditar a plausibilidade de uma ocorrência que segundo a Yuasa era verdade há 35 anos "This was true over thirty-five years ago, ".

É por isso que somos o País que goza todos os outros e não sai da dependência da esmola.

Eu não vejo é nada. Onde estão os nossos produtos de Engenharia?

Setembro 27, 2017, 22:49:56, 22:49
Responder #19

Avionico

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 41
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra S 750
  • Localidade: Loures
Boas depois de ler tudo deste post chego a uma  conclusão as baterias dos veiculos são elementos que pelo seu funcionamento de arranque e percursos  curtos e varias vezes liga e desliga teem o seu final.
A minha durou o tempo de 2 anos e 9 meses.
Fiquei fulo porque tinha tudo preparado para Fatima(Bênção dos capacetes)e não pegou.
Feita a sua substituição e tudo voltou ao normal.
Quanto ao descanso não ficar no cimento tenho por habito meter uma madeira mas só na garagem.
Boas curvas.

Setembro 28, 2017, 01:23:46, 01:23
Responder #20

jmartins13

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Solução: Bateria nova e um optimate! Recomendo! :cool:

Setembro 29, 2017, 08:29:19, 08:29
Responder #21

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Nesta ida a Fátima, um dos companheiros que ia comigo também deu ao “start” e nada. A bateria também deve de estar a entregar a alma ao criador mas nada que um empurrão e um engate de 2ª não a colocasse a trabalhar

@ Avionico não consideraste essa possibilidade?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Setembro 29, 2017, 12:31:47, 12:31
Responder #22

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
...grandes considerações para desacreditar a plausibilidade de uma ocorrência que segundo a Yuasa era verdade há 35 anos...

A Yuasa refere-se ao armazenamento.
Desconheço motos cujos suportes da bateria sejam fabricados em cimento.
Tal como não me parece que alguma vez na história tenha ocorrido o hábito ou tradição de retirar a bateria da moto e deixa-la no chão depois de cada utilização.
 :)

A minha bmw tem 11 anos.
A maior parte deles a dormir numa garagem com chão de cimento como podes constatar nesta foto.
E ainda tem a bateria de origem.



Nunca lhe liguei um optimate.
Como sempre partilhei a utilização com outras motos, esta chega a ficar meses parada...
Já me aconteceu querer pegar nela a bateria estar morta.
(a electrónica está sempre a ser alimentada por causa do relógio. Desconfio que o alarme mesmo não estando armado consome um pouco. Tal como os punhos aquecidos)

Normalmente dou-lhe um encosto com cabos para pegar. Depois uma valente esfrega na autoestrada trata do resto!  ;)

Ha uns 3 anos atrás achei que ela (a bateria) estava a morrer.
Em situações aletórias ao carregar no start a moto desligava-se e não dava mais sinal.
E por vezes ficava algum tempo em que nem sequer ligava luzes nem acendia o display quando rodava a chave!
Isto sucedeu-se umas quantas vezes.

Numa delas, em que parecia não dar mais sinal... recorri a um colega de trabalho para lhe dar um encosto de bateria. E aí apercebi-me que... um borne da bateria tinha desapertado com a vibração!  :D
Estava apenas só encostado. Depois de apertado, regressou á vida e continua a bombar até ao presente.

Não foi a primeira vez que a bateria era o falso problema de uma moto minha.
Se bem que este caso de tão simples, nem sequer me ocorreu verificar antes!

Boas depois de ler tudo deste post chego a uma  conclusão as baterias dos veiculos são elementos que pelo seu funcionamento de arranque e percursos  curtos e varias vezes liga e desliga teem o seu final.
A minha durou o tempo de 2 anos e 9 meses.

A Integra tem start/stop?
Acredito que estes sistemas abusem um bocado das baterias.
Ainda assim, não durar sequer 3 anos é um bocado absurdo.

...mas nada que um empurrão e um engate de 2ª não a colocasse a trabalhar

Hoje em dia com as electrónicas a levarem alguns vários segundos para iniciar e fazer reset á bomba da gasolina... tornou-se mais complicado.
Se a carga for suficiente para isso... talvez desenrasque.
Mas se estiver totalmente morta nem vale a pena tentar!

Numa moto com DCT... é possível engrenar 2ª "manualmente" com o motor desligado?
« Última modificação: Setembro 29, 2017, 12:33:05, 12:33 por dfelix »

Abril 24, 2018, 21:40:32, 21:40
Responder #23

João A

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 296
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: CRUISYM 300
  • Localidade: Lisboa
Hoje foi a minha vez de substituir a bateria. Foi a 3ª vez que me deixou ficar mal.
De manhã pega sem problema, sempre á 1ª: Ando durante o dia e numa altura em que paro e desligo a moto por qualquer motivo, quando volto a bateria morreu de repente, nem dá para o motor de arranque, apenas acende as luzes mais fracas.
Ponho a bateria á carga com carregador  (LIDL) em casa e numa hora fica carregada (12,9 V, não passa deste valor. Quando está descarregada marca 12,34 V.). Volto a montá-la na moto e parece sem problemas.
Dei uma vistoria nos fusíveis e fichas mais visíveis, e ainda fui a um mecânico de motos que ligou um aparelho à bateria com a moto a trabalhar e confirmou que estava a carregar bem, mesmo com luzes nos máximos.
Dado já ser a 3ª vez que tal acontece, decidi comprar uma bateria nova. A que estava instalada até poderia ser a original (??? quase com 10 anos ???) uma Yuasa YTZ 10-BS . Comprei uma Exide ETZ 10-BS por 45 € no BATERIAS FERNANDO GONÇALVES em Casal de Cambra (perto de Caneças). Já lá tinha comprado uma bateria Tudor para o automóvel por muito bom preço. É uma oficina de baterias muito recomendada e eu também concordo. Fica a informação.
ex- BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA

Abril 24, 2018, 22:00:59, 22:00
Responder #24

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
bateria marca Exide por 45 euros ???! Clemente  :Dressed_bek035:  !! 
 :D

Abril 25, 2018, 06:09:54, 06:09
Responder #25

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
bateria marca Exide por 45 euros ???! Clemente  :Dressed_bek035:  !! 
 :D

Olá

sim Exide pelo menos as de carro que compramos bastante lá para os SIMAR de Loures elas são fiáveis , EXIDE é TUDOR é tudo feito na castanheira do Ribatejo

Eu recomendo EXIDE para quem não quer gastar muito dinheiro

tens umas muito boas mas são caras e duram perto de 10 anos +/- que são as que estão preparadas para os carros e motos com  Star/stop  fazem mais ciclos e por isso duram uma vida em um veículo que não tenha Star/stop

a Yuasa podem ver no diário de bordo do Nuno Batoca(Pianoman) que eu coloquei lá o link de uma casa que vende tb online e parece-me que têm bons preços, eu costumo lá ir comprar pilhas ENELOP são as melhores pilhas do mundo .

 :bandeiraportugal:


« Última modificação: Abril 25, 2018, 06:12:53, 06:12 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------