Boas!Não sei se será aqui o melhor local para este assunto, mas não encontrei outro que me parecesse mais adequado.Os pneus da minha Honda CBF 600 têm cerca de 18.000 km e talvez seja altura de pensar em trocá-los, nomeadamente antes do Lés-a-Lés 2018 que se vai iniciar no final do mês de Maio.No entanto ainda parecem ter muito piso, principalmente o traseiro e ainda não fizeram 2 anos (Agosto 2016). São Bridgestone Battlax BT021, modelo já desactualizado, mas foram instalados ainda pelo anterior dono (vieram novos para a minha mão), e não acho grande coisa, embora nunca me tenham pregado sustos...Curiosamente, e ao contrário de todas as moto que tive anteriormente, em que o pneu da frente durava sempre o dobro dos km que o traseiro, agora é o pneu da frente que apresenta muito mais desgaste que o traseiro e me causa mais insegurança, para além de sempre ter sido muito ruidoso a rolar.Eu estava decidido desde há muito a trocar pelo Michelin Pilot Road 3 ou 4 (talvez o 3 seja suficiente para este tipo de moto??), com uma dúvida se não deveria apostar no muito gabado Metzeler Road Tec 01, embora seja um pouco mais caro?Mas agora surgiu-me nova dúvida, face á promoção que a Dunlop vai fazer aos participantes no Lés-a-Lés, com um desconto de 30 € (ainda tenho a dúvida por esclarecer se serão 30 € por pneu ou pelo par??) para o Dunlop RoadSmart 3 (são também incluídos o Sportsmart 2Max e o TrailSmart Max, que julgo não serem os mais indicados para a CBF 600), que o deve colocar ao mesmo nível de preço dos 2 anteriores, ou talvez até inferior (depende do esclarecimento da dúvida que referi).Posso referir que tenho uma condição geralmente calma, mas não pastelona, por vezes mais viva mas não desportiva. Por vezes gosto de deitar um pouco nas curvas. Dou importância á segurança em piso molhado, á insonorização no atrito e á durabilidade (daí o Michelin PR 3 ou 4). Julgo estar fora de questão escolher um modelo marcadamente desportivo.Estou a pensar ir á Motocenter, na qual já tenho boas experiências, e participa na promoção da Dunlop.Agradeço opiniões sobre esta matéria, nomeadamente no que respeita ao Dunlop RoadSmart 3, relativamente ao qual não tenho grande conhecimento.Muito obrigado
Citar "Nunca colocaria a hipótese de pneus de gerações anteriores. O que se poupa não compensa, nem na segurança. "Qual segurança?O PR3 é anterior ao 4, não quer dizer que seja um pneu pior (dependendo para p que propõe)Aquilo que sentes em seco não sentirias em com o PR3, aquela falta de feeling (como dizes) em curva... Concluindo: o escolher ou não gerações anteriores não tem qq fundamento pondo o prisma da segurança, senão o pessoal dos bt016,bt021 já estavam todos no hospital...
Se os compostos mais recentemente desenvolvidos não oferecessem mais grip e melhor performance para quê que as marcas gastavam dinheiro a desenvolve-los? Achas que é só o rasto que muda para ser mais giro?
O que se espera de um pneu depende do uso que se lhe dá. Quem só anda em piso seco procura um tipo de resposta diferente de quem anda em condições atmosféricas adversas.
O PR4 é especialmente elogiado em pisos molhados, e é nesse ambiente que mais precisamos de confiança.Em seco podemos abordar uma curva mais ou menos inclinados, mas se circulados numa estrada com lenços de água do temos que esperar que o pneu seja de confiança.Tenho os PR4 e quando mudar para os PR5 porque, como estas semanas, ando com lençois de água na estrada e a mota responde perfeitamente.
Tenho Pirelli Angel GT e já tive os ST.Reconheço ma significativa melhoria do St para o Gt e estou muito contente com o que tenho.Boa aderência, excelente duração e comportamento irrepreensível em molhado (que em Portugal representa 1% da utilização se calhardos motociclistas, ao contrário de países de maior latitude)
Quanto á duração dos pneus, tenho moto há muitos (mesmo muitos...) anos e nunca nenhum pneu trazaeiro de estrada me durou menos de 20.000 km, e os da frente bastante mais, exceptuando os pneus mistos fora de estrada/ estrada, quando fazia bastante "off-road".Também no automóvel têm-me durado sempre mais de 40.000 km, muitas vezes até cerca de 60.000 km. A marca que mais tenho utilizado é Michelin. É esta a minha experiência...
Embora sem carácter decisivo, mas somente por gosto pessoal, não aprecio muito esteticamente o desenho do piso dos PR 4, e gosto mesmo muito do desenho do RoadSmart III.
Eu conheço um sujeito que conduz uma pianola 600cc e já leva 15.000 na borracha traseira.
Mais uma vez obrigado por todos os vossos comentários e troca de opiniões que muito aprecio.Pois hoje passei na Motocenter (sempre fui muito bem atendido e já lá comprei pneus para 2 motos anteriores) e, efectivamente, como eu calculava, o pneu da frente já está nas últimas e tenho de mudá-lo rapidamente. Curiosamente o pneu trazeiro, com a mesma idade e quilometragem ainda pode durar bastante mais. Quanto não sei, é ir vendo, mas tem ainda muito piso, as marcas de desgaste ainda estão relativamente profundas e sem deformação visivel. Talvez dêem ainda para fazer o Lés-a-Lés (1.000 km até lá e + 2.000 km do evento)??Face aos preços e conselhos da Motocenter, estou indeciso entre o Michelin Pilot Road 4, actualmente em baixa de preço devido ao lançamento dos novos PR 5, e os Dunlop RoadSmart III que estão com uma promoão da Dunlop (quase a terminar) e 40 €, colocando esres 2 tipos de pneus sensivelmente ao mesmo preço (entre 231 € Dunlop com promoção e 239 € PR 4, para o jogo de pneus).Tanto quanto percebi, e na minha óptica, os PR 4 teriam a vantagem de serem muito bons em molhado (do melhor, só superado pelos novos PR 5), grande durabilidade e conforto, e a Michelin é uma marca que gosto muito.Os Dunlop RoadSmart III poderão não ser melhores que os PR 4 em molhado e em duração, mas sem serem muito inferiores (isto já a um nível muito alto) serão, segundo a Motocenter, de uma categoria acima (ao nível do Michelin PR 5 e Bridgestone Battlax T31, por exemplo), e só ficam a um preço 8 € inferior ao PR 4 devido á promoção actual da Dunlop... A única e importante desvantagem é que este preço só é conseguido para o conjunto Fr+Tr, e eu não precisava ainda de trocar já o traseiro, mas também não será daqui a muito tempo. Teria era de desembolsar já o montante total (mesmo que só montasse o pneu traseiro depois, no final do Lés-a-Lés), enquanto que com o PR 4 podia fazer a despesa mais faseada, comprava agora o da frente e mais tarde, quando precisasse, o traseiro.Embora sem carácter decisivo, mas somente por gosto pessoal, não aprecio muito esteticamente o desenho do piso dos PR 4, e gosto mesmo muito do desenho do RoadSmart III.A opinião da Motocenter quanto a estes 2 pneus para o meu tipo de moto, aponta claramente para os Dunlop, mas muito gostaria de saber as vossas opiniões.Quanto á duração dos pneus na minha moto fazerem facilmente 20.000 km, o técnico da Motocenter não acha nada de extraordinário. Depende muito do tipo de pneu e do tipo de condução. Quando lhe referi que em AE a minha velocidade máxima era geralmente da ordem dos 140 km/h, embora por vezes pudesse chegar aos 160 por curtos períodos, não faço grandes arranques nem violentas travagens, achou normal a duração que consigo nos meus pneus. As grandes velocidades em viagens prolongadas provocam o mais rápido desgaste dos pneus, o que pelo referido, não parece ser o meu caso.
Fónix ! 18.000kms e nem aos avisadores chegou ?? Os pneus que me duraram mais chegaram 'só' ao 12.000 kms !
Boas,20.000 kms já tenho eu no Metzeller Roadtec 01 e não penso trocar tão cedo, nem para o próximo inverno, só se eles de repente tiverem um desgaste brutalexcelente pneu, como já tive oportunidade de dizer, até ao momento nem uma única derrapagem ou susto tive, graças a Deus ao contrário dos anteriores que tirei Citação de: Luis Salgueiro em Abril 17, 2018, 21:20:25, 21:20Fónix ! 18.000kms e nem aos avisadores chegou ?? Os pneus que me duraram mais chegaram 'só' ao 12.000 kms !
Acho que o segredo é mesmo rolar devagarinho. Não vejo outra justificação.
Citação de: Africandruglord em Abril 18, 2018, 09:31:23, 09:31Acho que o segredo é mesmo rolar devagarinho. Não vejo outra justificação.Não é por aí, tens mais a ver com os compostos de borracha
Após ponderação, e tendo em conta que o pneu Battlax BT021 traseiro ainda vai durar alguns milhares de kms, e também porque não me convêm nesta altura gastar muitos €€ na compra do conjunto Dunlop RoadSmart III em promoção (-40 €), para além de que desconfio que não é pneu para durar muito, embora seja muito bom em todos os aspectos, e porque eu não preciso de um pneu topo de gama com características já algo desportivas (isto aplica-se a a muitos outros bons pneus da gama e preço alto, como por exemplo Metzeler Roadtec 01, Pireli Angel GT e Pilot Road 5), optei por continuar com a gama Battlax da Bridgestone, e não indo para a última geração (Battlax T31), irei montar na próxima semana o anterior Battlax BT 030 EVO (110 € na Motocenter com montagem).Com esta opção ficarei com um conjunto mais parecido, e como este pneu da frente me irá durar até ao final do actual traseiro e possivelmente ainda do próximo, irei provavávelmente montar depois atrás um T31 de última geração da Bridgestone quando o BT 021 acabar, continuando assim com um conjunto ainda mais equilibrado (frente T030 EVO, traseiro T31).Espero que seja uma opção acertada, e muito agradeço todos os vossos comentários.Abraço a todos.
e BT 030 Evo
Citação de: João A em Abril 21, 2018, 00:45:13, 00:45e BT 030 Evo BT 030 Evo não existe.... Existem sim, os T30 Evo....