Autor Tópico: Duvida na escolha de pneus para Honda CBF 600 SA  (Lida 6691 vezes)

Abril 11, 2018, 23:01:44, 23:01
Lida 6691 vezes

João A

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 296
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: CRUISYM 300
  • Localidade: Lisboa
Boas!

Não sei se será aqui o melhor local para este assunto, mas não encontrei outro que me parecesse mais adequado.

Os pneus da minha Honda CBF 600 têm cerca de 18.000 km e talvez seja altura de pensar em trocá-los, nomeadamente antes do Lés-a-Lés 2018 que se vai iniciar no final do mês de Maio.
No entanto ainda parecem ter muito piso, principalmente o traseiro e ainda não fizeram 2 anos (Agosto 2016). São Bridgestone Battlax BT021, modelo já desactualizado, mas foram instalados ainda pelo anterior dono (vieram novos para a minha mão), e não acho grande coisa, embora nunca me tenham pregado sustos...
Curiosamente, e ao contrário de todas as moto que tive anteriormente, em que o pneu da frente durava sempre o dobro dos km que o traseiro, agora  é o pneu da frente que apresenta muito mais desgaste que o traseiro e me causa mais insegurança, para além de sempre ter sido muito ruidoso a rolar.
Eu estava decidido desde há muito a trocar pelo Michelin Pilot Road 3 ou 4 (talvez o 3 seja suficiente para este tipo de moto??), com uma dúvida se não deveria apostar no muito gabado Metzeler Road Tec 01, embora seja um pouco mais caro?
Mas agora surgiu-me nova dúvida, face á promoção que a Dunlop vai fazer aos participantes no Lés-a-Lés, com um desconto de 30 € (ainda tenho a dúvida por esclarecer se serão 30 € por pneu ou pelo par??) para o Dunlop RoadSmart 3 (são também incluídos o Sportsmart 2Max e o TrailSmart Max, que julgo não serem os mais indicados para a CBF 600), que o deve colocar ao mesmo nível de preço dos 2 anteriores, ou talvez até inferior (depende do esclarecimento da dúvida que referi).

Posso referir que tenho uma condição geralmente calma, mas não pastelona, por vezes mais viva mas não desportiva. Por vezes gosto de deitar um pouco nas curvas. Dou importância á segurança em piso molhado, á insonorização no atrito e á durabilidade (daí o Michelin PR 3 ou 4). Julgo estar fora de questão escolher um modelo marcadamente desportivo.

Estou a pensar ir á Motocenter, na qual já tenho boas experiências, e participa na promoção da Dunlop.

Agradeço opiniões sobre esta matéria, nomeadamente no que respeita ao Dunlop RoadSmart 3, relativamente ao qual não tenho grande conhecimento.

Muito obrigado

 :convivio:
ex- BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA

Abril 11, 2018, 23:20:51, 23:20
Responder #1

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Boas!

Não sei se será aqui o melhor local para este assunto, mas não encontrei outro que me parecesse mais adequado.

Os pneus da minha Honda CBF 600 têm cerca de 18.000 km e talvez seja altura de pensar em trocá-los, nomeadamente antes do Lés-a-Lés 2018 que se vai iniciar no final do mês de Maio.
No entanto ainda parecem ter muito piso, principalmente o traseiro e ainda não fizeram 2 anos (Agosto 2016). São Bridgestone Battlax BT021, modelo já desactualizado, mas foram instalados ainda pelo anterior dono (vieram novos para a minha mão), e não acho grande coisa, embora nunca me tenham pregado sustos...
Curiosamente, e ao contrário de todas as moto que tive anteriormente, em que o pneu da frente durava sempre o dobro dos km que o traseiro, agora  é o pneu da frente que apresenta muito mais desgaste que o traseiro e me causa mais insegurança, para além de sempre ter sido muito ruidoso a rolar.
Eu estava decidido desde há muito a trocar pelo Michelin Pilot Road 3 ou 4 (talvez o 3 seja suficiente para este tipo de moto??), com uma dúvida se não deveria apostar no muito gabado Metzeler Road Tec 01, embora seja um pouco mais caro?
Mas agora surgiu-me nova dúvida, face á promoção que a Dunlop vai fazer aos participantes no Lés-a-Lés, com um desconto de 30 € (ainda tenho a dúvida por esclarecer se serão 30 € por pneu ou pelo par??) para o Dunlop RoadSmart 3 (são também incluídos o Sportsmart 2Max e o TrailSmart Max, que julgo não serem os mais indicados para a CBF 600), que o deve colocar ao mesmo nível de preço dos 2 anteriores, ou talvez até inferior (depende do esclarecimento da dúvida que referi).

Posso referir que tenho uma condição geralmente calma, mas não pastelona, por vezes mais viva mas não desportiva. Por vezes gosto de deitar um pouco nas curvas. Dou importância á segurança em piso molhado, á insonorização no atrito e á durabilidade (daí o Michelin PR 3 ou 4). Julgo estar fora de questão escolher um modelo marcadamente desportivo.

Estou a pensar ir á Motocenter, na qual já tenho boas experiências, e participa na promoção da Dunlop.

Agradeço opiniões sobre esta matéria, nomeadamente no que respeita ao Dunlop RoadSmart 3, relativamente ao qual não tenho grande conhecimento.

Muito obrigado

 :convivio:

Boas pelo que li em Março era suposto ser 40Euro pelo conjunto todo. Tipo 10 Euro por pneu.

Tanto os Dunlop RoadSmart 3 e o Michelin Road 5 são os pneus para Urbano ou Turismo na minha opinião nunca serão má escolha e neste momento no mercado talvez os mais recomendados. Nunca utilizei nenhum destes apenas sigo os lançamentos e os testes.


 
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Abril 12, 2018, 00:27:02, 00:27
Responder #2

NunoMt

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 334
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Tenho à cerca de 6000 km os PR4 instalados. Na altura estava em dúvida entre estes e os Roadtec 01 que referes. Acabei por ir para os PR4 porque arranjei um excelente preço.

Gosto muito do comportamento em molhado, excelente mesmo e foi por isso que os escolhi pois de vez em quando parece que ando de barco em vez de mota .
Mas o curvar do pneu é que me desagrada. Tem um perfil um pouco diferente e curva de maneira diferente e transmite menos segurança. Acho que é só o feeling, mas para curvar de forma mais empolgada deixa me mais de pé atrás.

Acho que para a utilização que faço da mota acabaram por ser a escolha adequada, mas se fosse hoje iria para os Metzelar.

Nunca colocaria a hipótese de pneus de gerações anteriores. O que se poupa não compensa, nem na segurança.

Enviado do meu G3221 através do Tapatalk


Abril 12, 2018, 10:59:30, 10:59
Responder #3

Africandruglord

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Jesus, 18000 kms num pneu. Vocês têm que me dar essa receita, tenho 2000 no meu e já ando a pensar noutro.

Já tive Pr3,4 e já tive BT16 e 21.

Qualquer dos BT achei superior em seco, em molhado não tenho dados.


Abril 12, 2018, 15:23:05, 15:23
Responder #4

NunoMt

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 334
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Citar
"Nunca colocaria a hipótese de pneus de gerações anteriores. O que se poupa não compensa, nem na segurança. "





Qual segurança?
O PR3 é anterior ao 4, não quer dizer que seja um pneu pior (dependendo para p que propõe)

Aquilo que sentes em seco não sentirias em com o PR3, aquela falta de feeling (como dizes) em curva... :)


Concluindo: o escolher ou não gerações anteriores não tem qq fundamento pondo o prisma da segurança, senão o pessoal dos bt016,bt021 já estavam todos no hospital...
Velásquez o feeling em curva não tem haver com o ser em piso seco. Tem haver com a forma da calota do pneu e talvez um pouco com o rasto.
Se os compostos mais recentemente desenvolvidos não oferecessem mais grip e melhor performance para quê que as marcas gastavam dinheiro a desenvolve-los? Achas que é só o rasto que muda para ser mais giro?

Para além disso os PR 4 garantem a ser fabricados em 2014, será que por esta altura e com a marca a promover e querer vender os PR 5 ainda fabrica os PR 3 ou andam as lojas a vender PR3 a bom preço para escoar os stocks que ainda têm? Montavas pneus na tua mota fabricados à mais de 2/3 anos? Eu não.

Em relação à insinuação de que eu sugeri que modelos mais antigos de pneu não são seguros... É um argumento infantil e desnecessário. Eu ainda andei de carro em tempos em que não era obrigatório o cinto de segurança. E as pessoas não morriam todas quando batiam com o carro. Tudo é bom e adequado até se fazer e conhecer melhor.

Enviado do meu G3221 através do Tapatalk


Abril 12, 2018, 15:34:22, 15:34
Responder #5

NunoMt

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 334
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Citar
"Nunca colocaria a hipótese de pneus de gerações anteriores. O que se poupa não compensa, nem na segurança. "





Qual segurança?
O PR3 é anterior ao 4, não quer dizer que seja um pneu pior (dependendo para p que propõe)

Aquilo que sentes em seco não sentirias em com o PR3, aquela falta de feeling (como dizes) em curva... :)


Concluindo: o escolher ou não gerações anteriores não tem qq fundamento pondo o prisma da segurança, senão o pessoal dos bt016,bt021 já estavam todos no hospital...
Obviamente que existe produtos para todas as bolsas e cada utilizador consoante o que faz e as características que procura assim procura determinadas características.

Para mim, na minha óptica de utilizador e é quem como diz o companheiro que iniciou o tópico não faço uma condução desportiva mas também não ando à velhinha, prefiro um pneu recente, quer em termos de data de fabrico quer em termos de compostos desenvolvidos recentemente com melhor Grip e segurança. Para mim poupar 30% do valor do pneu não faz sentido ser não cumprir os critérios que referi. Mas isto sou eu.

Enviado do meu G3221 através do Tapatalk


Abril 12, 2018, 15:38:34, 15:38
Responder #6

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Boas,

eu tenho Roadtec 01 já com +/- 20.000 kms , aré agora nem um unico susto ao contrário dos que tirei anteriormente que tb eram Metzeler mas o modelo mais fraco

dito isto, estou para o próximo inverno pensar trocar os pneus , mas estou indeciso entre os mesmos, Roadtec 01 e os novos Michelin PR5

costuma-se dizer que equipa que joga bem não se mexe, se optar por PR5 vamos ver se não me vou arrepender, porque estes Roadtec são excelentes mesmo.

boa sorte com a compra....

 :convivio:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Abril 12, 2018, 16:35:21, 16:35
Responder #7

carlos-kb

  • Visitante
Se os compostos mais recentemente desenvolvidos não oferecessem mais grip e melhor performance para quê que as marcas gastavam dinheiro a desenvolve-los? Achas que é só o rasto que muda para ser mais giro?

Isto não é de todo verdade.

Um pneu é desenvolvido tendo em conta diferentes tipos de uso, e o que as marcas tentam, na medida do possível , é encontrar um equilíbrio (consoante o fim a que se destina cada modelo de pneu) entre as várias características - composição / condução em piso seco / condução em piso molhado / aderência / durabilidade / nível sonoro / consumos / certificação.

É natural que numa geração sucessora, ao mexer em determinadas características, para as optimizar, se percam noutras. E um caso flagrante (e bom exemplo) é esse mesmo que falam... os Pilot Road. Na geração PR4, para optimizar a durabilidade e o comportamento em piso molhado em relação à geração PR3, perdeu-se na aderência e no comportamento em seco.

Já vi muitos afirmarem-no, e eu sou um desses, que experimentou os PR3 e depois os PR4, e para condução mais empenhada, estes últimos deixam a desejar e uma sensação de serem algo falsos e com uma performance menos efectiva.

Abril 12, 2018, 17:37:06, 17:37
Responder #8

carlos-kb

  • Visitante
Neste caso estou em sintonia com o "Senhor das Drogas" e com o "Senhor dos Lacticíneos".... também me faz confusão como um pneu numa moto dura 18 mil Km?

E o que me deixa mais apreensivo, nem é tanto quantidade de borracha ainda existente (ou não) com uma quilometragem dessas, mas sim a deformação que esse pneu já deve ter, após tantos quilómetros a rolar. Quando um pneu com metade dessa quilometragem já tende a estar completamente ovalizado.

Abril 12, 2018, 18:04:38, 18:04
Responder #9

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
O que se espera de um pneu depende do uso que se lhe dá. Quem só anda em piso seco procura um tipo de resposta diferente de quem anda em condições atmosféricas adversas.
O PR4 é especialmente elogiado em pisos molhados, e é nesse ambiente que mais precisamos de confiança.
Em seco podemos abordar uma curva mais ou menos inclinados, mas se circulados numa estrada com lenços de água do temos que esperar que o pneu seja de confiança.
Tenho os PR4 e quando mudar  para os PR5 porque, como estas semanas, ando com lençois de água na estrada e a mota responde perfeitamente.
Sobre os PR4:
"Michelin explained why the PR4 was better than the PR3. They said they’d given it 20% more durability than the PR3 and 17% more wet grip than its nearest rival (which they said was the Bridgestone T30, but which I’d say is the PR3).

They’ve done it by chamfering the leading edge of the sipes grooves, and further refining the pattern layout of the tread. They’ve also introduced a GT version rear alongside the Trail and standard PR3, which features a revised carcass construction for greater tread stiffness without compromising sidewall flex for comfort. As before, the PR4 is dual compound.".

Ver aqui: http://www.visordown.com/features/products/review-michelin-pilot-road-4-tyre


Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 12, 2018, 21:24:26, 21:24
Responder #10

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
João,

Sugiro te que vejas também sites/grupos da CBF600, pois algumas vezes um bom pneu numa mota, pode ser uma má escolha numa outra.
Eu só posso falar do que experimentei.
Tenho Pirelli Angel GT e já tive os ST.
Reconheço uma significativa melhoria do St para o Gt e estou muito contente com o que tenho.
Boa aderência, excelente duração e comportamento irrepreensível em molhado (que em Portugal representa 1% da utilização se calhar, dos motociclistas, ao contrário de países de maior latitude).
Se quiseres, falamos melhor no proximo almoço .
Um abraço
« Última modificação: Abril 14, 2018, 01:33:39, 01:33 por Joao_Cruz »

Abril 12, 2018, 21:58:40, 21:58
Responder #11

João A

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 296
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: CRUISYM 300
  • Localidade: Lisboa
Muito obrigado por todas as opiniões e comentários que vou ter em conta.
Mas sobre o Dunlop RoadSmart III que tem a promoção Dunlop para os participantes do Lés-a-Lés não houve muitas opiniões...
Quanto á duração dos pneus, tenho moto há muitos (mesmo muitos...) anos e nunca nenhum pneu trazaeiro de estrada me durou menos de 20.000 km, e os da frente bastante mais, exceptuando os pneus mistos fora de estrada/ estrada, quando fazia bastante "off-road".
Também no automóvel têm-me durado sempre mais de 40.000 km, muitas vezes até cerca de 60.000 km. A marca que mais tenho utilizado é Michelin. É esta a minha experiência...
ex- BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA

Abril 12, 2018, 22:41:22, 22:41
Responder #12

Africandruglord

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Se puderes depois mete foto desse pneu com 20k.

Estou algo curioso em ver esse rasto.

Abril 12, 2018, 23:37:13, 23:37
Responder #13

carlos-kb

  • Visitante
O que se espera de um pneu depende do uso que se lhe dá. Quem só anda em piso seco procura um tipo de resposta diferente de quem anda em condições atmosféricas adversas.

Por norma, é quase impossível andar só em piso seco. Porque para além das condições climatéricas (que também gozam de imprevisibilidade), existem outros factores naturais e humanos que podem interferir na condição do piso.
A grossa maioria dos pneus comerciais e homologados para uso em estrada, estão aptos para diversos e distintos usos e condições de piso. Ou seja, não existem pneus só para seco (tirando os slicks, cujo uso em estrada é interdito). Claro que depois uns poderão ter melhor aptidão para determinadas condições, em relação a outros. Mas não é forçoso que um pneu mais desportivo se safe pior em piso molhado, como também não é imperativo que um pneu de turismo tenha mau comportamento em condução desportiva... and so on.
Não esqueças que a classificação de cada modelo de pneu, nas suas várias vertentes, é obtida por testes exaustivos e levados a uma exigência máxima, e nos quais o comum motociclista por norma fica muito aquém.
Tudo o resto, acaba por ser muito marketing à mistura.... e algum efeito placebo no utilizador comum, também produto desse mesmo marketing.

O PR4 é especialmente elogiado em pisos molhados, e é nesse ambiente que mais precisamos de confiança.
Em seco podemos abordar uma curva mais ou menos inclinados, mas se circulados numa estrada com lenços de água do temos que esperar que o pneu seja de confiança.
Tenho os PR4 e quando mudar  para os PR5 porque, como estas semanas, ando com lençois de água na estrada e a mota responde perfeitamente.

Não! Quanto muito, não obstante da qualidade e aptidão da borracha que tenhas montada, para pisos molhados, precisas sobretudo de contenção, saber dosear acelerador e uma maior sensibilidade nas travagens. Até porque tenhas um melhor ou pior pneu para pisos molhados, em chuva, conta mais a tua postura e controlo de reacções, do que o comportamento efectivo que esperas do pneu que tens montado. E serás louco se te fizeres à estrada, com chuva, pensado apenas que é a borracha que vai ser a tua salvaguarda.
Em relação aos lençóis de água que mencionas, novamente e sobretudo, a coisa passa pela contenção e controlo da velocidade evitando o "aquaplaning", e não tanto pelo pneu que terás montado.

Em oposição, confiança precisas sim especialmente quando te aplicas numa condução mais entusiasmada, em estrada seca, de modo a que tenhas a certeza que numa saída de curva não corres o risco de "atravessar" a traseira.
Eu, por norma evito conduzir com chuva (ainda que a probabilidade de ser apanhado desprevenidamente por ela, exista sempre). De qualquer modo, as vezes que senti falta de eficácia no Pilot Road 4 GT que tenho atrás (e daí, ter perdido confiança no dito), foi precisamente em estradas reviradas, mas secas, que ao rodar punho em saída de curva, senti já por umas quantas vezes a traseira da moto a "rabiar".

Tenho Pirelli Angel GT e já tive os ST.
Reconheço ma significativa melhoria do St para o Gt e estou muito contente com o que tenho.
Boa aderência, excelente duração e comportamento irrepreensível em molhado (que em Portugal representa 1% da utilização se calhardos motociclistas, ao contrário de países de maior latitude)

Por acaso será provavelmente essa a minha próxima escolha... o Angel GT. Estando condicionado na VFR1200F a pneus de carcaça reforçada (vicissitudes do elevado peso e alto binário),  e achando que o PR4GT não está "à altura", o feed-back que tenho verificado acerca desses Pirelli, para a minha moto, é do melhor, com um bom compromisso e equilíbrio entre comportamento e durabilidade (estimativa de duração entre 6 a 8 mil km).

Quanto á duração dos pneus, tenho moto há muitos (mesmo muitos...) anos e nunca nenhum pneu trazaeiro de estrada me durou menos de 20.000 km, e os da frente bastante mais, exceptuando os pneus mistos fora de estrada/ estrada, quando fazia bastante "off-road".
Também no automóvel têm-me durado sempre mais de 40.000 km, muitas vezes até cerca de 60.000 km. A marca que mais tenho utilizado é Michelin. É esta a minha experiência...

Não comparemos pneus de automóvel com pneus de moto, pois são coisas substancialmente diferentes... já não falando dos processos de fabrico, forma, estruturação das carcaças, compostos utilizados, uso e forma de desgaste a que são sujeitos, etc...

Epa... também eu já tive umas quantas motos, em 25 anos que me iniciei neste "mundo"... de diferentes potências, torques, pesos e cilindradas... e pela experiência que obtive, ainda me faz "espécie" como conseguem fazer que um pneu, especialmente atrás, dure tantos Km (20 mil ou mais)? Ou vocês são mesmo muito contidos na forma de acelerar, travar e nas velocidades que praticam... ou então sou eu que sou mesmo bruto.  :D

A questão é que, num pneu de moto, para além da quilometragem elevada que pode dar azo a deformações e irregularidades que comprometam o seu desempenho e consequente segurança (aka pneus "quadrados" ou "ovalizados"), depois existe outra variável, que convém ter em conta, que é a idade do pneu.
Quando dizem que um pneu dura mais de 20 mil km, há quanto tempo esse pneu está efectivamente montado? É que um pneu de moto, com 4 ou mais anos a uso, já está visivelmente endurecido e ressequido. Já cheguei a ver pessoal a andar com pneus "velhos", com fissuras nos sulcos ou nas laterais, mas como ainda têm piso, continuam a ser utilizados. E isto sim que é mesmo um convite para quando menos se espera, ter um encontro com o alcatrão.

Eu na borracha não faço grandes facilitismos... porque enquanto ela for a única parte da mota que em andamento, toca no chão... estou eu bem!

Abril 17, 2018, 02:19:30, 02:19
Responder #14

João A

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 296
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: CRUISYM 300
  • Localidade: Lisboa
Mais uma vez obrigado por todos os vossos comentários e troca de opiniões que muito aprecio.
Pois hoje passei na Motocenter (sempre fui muito bem atendido e já lá comprei pneus para 2 motos anteriores) e, efectivamente, como eu calculava, o pneu da frente já está nas últimas e tenho de mudá-lo rapidamente. Curiosamente o pneu trazeiro, com a mesma idade e quilometragem ainda pode durar bastante mais. Quanto não sei, é ir vendo, mas tem ainda muito piso, as marcas de desgaste ainda estão relativamente profundas e sem deformação visivel. Talvez dêem ainda para fazer o Lés-a-Lés (1.000 km até lá e + 2.000 km do evento)??
Face aos preços e conselhos da Motocenter, estou indeciso entre o  Michelin Pilot Road 4, actualmente em baixa de preço devido ao lançamento dos novos PR 5, e os Dunlop RoadSmart III que estão com uma promoão da Dunlop (quase a terminar) e 40 €, colocando esres 2 tipos de pneus sensivelmente ao mesmo preço (entre 231 € Dunlop com promoção e 239 € PR 4, para o jogo de pneus).

Tanto quanto percebi, e na minha óptica, os PR 4 teriam a vantagem de serem muito bons em molhado (do melhor, só superado pelos novos PR 5), grande durabilidade e conforto, e a Michelin é uma marca que gosto muito.

Os Dunlop RoadSmart III poderão não ser melhores que os PR 4 em molhado e em duração, mas sem serem muito inferiores (isto já a um nível muito alto) serão, segundo a Motocenter, de uma categoria acima (ao nível do Michelin PR 5 e Bridgestone Battlax T31, por exemplo), e só ficam a um preço 8 € inferior ao PR 4 devido á promoção actual da Dunlop...
A única e importante desvantagem é que este preço só é conseguido para o conjunto Fr+Tr, e eu não precisava ainda de trocar já o traseiro, mas também não será daqui a muito tempo. Teria era de desembolsar já o montante total (mesmo que só montasse o pneu traseiro depois, no final do Lés-a-Lés), enquanto que com o PR 4 podia fazer a despesa mais faseada, comprava agora o da frente e mais tarde, quando precisasse, o traseiro.

Embora sem carácter decisivo, mas somente por gosto pessoal, não aprecio muito esteticamente o desenho do piso dos PR 4, e gosto mesmo muito do desenho do RoadSmart III.

A opinião da Motocenter quanto a estes 2 pneus para o meu tipo de moto, aponta claramente para os Dunlop, mas muito gostaria de saber as vossas opiniões.

Quanto á duração dos pneus na minha moto fazerem facilmente 20.000 km, o técnico da Motocenter não acha nada de extraordinário. Depende muito do tipo de pneu e do tipo de condução. Quando lhe referi que em AE a minha velocidade máxima era geralmente da ordem dos 140 km/h, embora por vezes pudesse chegar aos 160 por curtos períodos, não faço grandes arranques nem violentas travagens, achou normal a duração que consigo nos meus pneus. As grandes velocidades em viagens prolongadas provocam o mais rápido desgaste dos pneus, o que pelo referido, não parece ser o meu caso.
ex- BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA

Abril 17, 2018, 02:28:59, 02:28
Responder #15

João A

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 296
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: CRUISYM 300
  • Localidade: Lisboa
Esqueci-me de dizer que não considerei os pneus Metzeler Roadtec 01 nem os novos Michelin PR5, por irem para um escalão de preço sensivelmente superior aos que 2 que referi.
E também desisti de considerar o Michelin PR 3 por ter de se encomendar expressamente, por já não estar em comercialização normalmente, e só ficaria 5 € mais barato que o PR 4, para alem de ser um pneu já ultrapassado por 2 versões mais modernas, embora fosse realmente bastante bom.
ex- BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA

Abril 17, 2018, 10:17:07, 10:17
Responder #16

HBeiras

  • Visitante
Eu conheço um sujeito que conduz uma pianola 600cc e já leva 15.000 na borracha traseira.

Abril 17, 2018, 11:28:10, 11:28
Responder #17

carlos-kb

  • Visitante
Embora sem carácter decisivo, mas somente por gosto pessoal, não aprecio muito esteticamente o desenho do piso dos PR 4, e gosto mesmo muito do desenho do RoadSmart III.

Por acaso conheço pessoal que vai ao ponto de ter em conta o desenho do rasto do pneu, no momento da decisão.

Acho estranho... mas pronto. Já nem digo nada! O que se segue? Escolher as pastilhas mediante a cor da superfície de desgaste? Optar por um filtro de óleo para condizer com a cor do motor? Ter em conta a cor do coolant, para fazer "pendent" dentro do vaso expansor, com a cor da moto?  :lolol:

Eu conheço um sujeito que conduz uma pianola 600cc e já leva 15.000 na borracha traseira.

Vê lá mas é as "más companhias", com que te dás!!!  :D

Tenho-te em conta como um gajo que gosta de rolar "soltinho" (já te disse inclusivé que um dia temos de verificar isso)  ;). Ainda mais com tanto sitio aí nas tuas imediações aonde a borracha é gasta de forma eficiente e adequada.

Abril 17, 2018, 17:28:11, 17:28
Responder #18

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Mais uma vez obrigado por todos os vossos comentários e troca de opiniões que muito aprecio.
Pois hoje passei na Motocenter (sempre fui muito bem atendido e já lá comprei pneus para 2 motos anteriores) e, efectivamente, como eu calculava, o pneu da frente já está nas últimas e tenho de mudá-lo rapidamente. Curiosamente o pneu trazeiro, com a mesma idade e quilometragem ainda pode durar bastante mais. Quanto não sei, é ir vendo, mas tem ainda muito piso, as marcas de desgaste ainda estão relativamente profundas e sem deformação visivel. Talvez dêem ainda para fazer o Lés-a-Lés (1.000 km até lá e + 2.000 km do evento)??
Face aos preços e conselhos da Motocenter, estou indeciso entre o  Michelin Pilot Road 4, actualmente em baixa de preço devido ao lançamento dos novos PR 5, e os Dunlop RoadSmart III que estão com uma promoão da Dunlop (quase a terminar) e 40 €, colocando esres 2 tipos de pneus sensivelmente ao mesmo preço (entre 231 € Dunlop com promoção e 239 € PR 4, para o jogo de pneus).

Tanto quanto percebi, e na minha óptica, os PR 4 teriam a vantagem de serem muito bons em molhado (do melhor, só superado pelos novos PR 5), grande durabilidade e conforto, e a Michelin é uma marca que gosto muito.

Os Dunlop RoadSmart III poderão não ser melhores que os PR 4 em molhado e em duração, mas sem serem muito inferiores (isto já a um nível muito alto) serão, segundo a Motocenter, de uma categoria acima (ao nível do Michelin PR 5 e Bridgestone Battlax T31, por exemplo), e só ficam a um preço 8 € inferior ao PR 4 devido á promoção actual da Dunlop...
A única e importante desvantagem é que este preço só é conseguido para o conjunto Fr+Tr, e eu não precisava ainda de trocar já o traseiro, mas também não será daqui a muito tempo. Teria era de desembolsar já o montante total (mesmo que só montasse o pneu traseiro depois, no final do Lés-a-Lés), enquanto que com o PR 4 podia fazer a despesa mais faseada, comprava agora o da frente e mais tarde, quando precisasse, o traseiro.

Embora sem carácter decisivo, mas somente por gosto pessoal, não aprecio muito esteticamente o desenho do piso dos PR 4, e gosto mesmo muito do desenho do RoadSmart III.

A opinião da Motocenter quanto a estes 2 pneus para o meu tipo de moto, aponta claramente para os Dunlop, mas muito gostaria de saber as vossas opiniões.

Quanto á duração dos pneus na minha moto fazerem facilmente 20.000 km, o técnico da Motocenter não acha nada de extraordinário. Depende muito do tipo de pneu e do tipo de condução. Quando lhe referi que em AE a minha velocidade máxima era geralmente da ordem dos 140 km/h, embora por vezes pudesse chegar aos 160 por curtos períodos, não faço grandes arranques nem violentas travagens, achou normal a duração que consigo nos meus pneus. As grandes velocidades em viagens prolongadas provocam o mais rápido desgaste dos pneus, o que pelo referido, não parece ser o meu caso.
Os PR4 têm como principais atrativos a condução em chuva e a durabilidade, conforme as reviews que lemos por aí.
Naturalmente a durabilidade depende do tipo de uso dos pneus. Para quem não acelera muito e não trava com brusquidão na maioria das vezes, os pneus duram imenso. ( O desgaste excessivo do pneu da frente será da travagem mais brusca?) para quem anda todo o ano à chuva a aderência nestas condições é mesmo uma preocupação.
Depois destes vêm os 5.
Como estou no perfil dos que não gastam o pneu demasiado depressa acaba por não ficar caro.
Mas esta é apenas a minha forma de pensar
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 17, 2018, 21:15:00, 21:15
Responder #19

João A

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 296
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: CRUISYM 300
  • Localidade: Lisboa
Vou tentar colocar fotos do pneu traseiro Bridgestone Battlax BT 021 com 18.000 km e ainda capazes de fazer mais uns milhares, comprovado em 2 oficinas de pneus e por alguns companheiros que o viram.

As manchas que aparecem no pneu resultam de ter acabado de ser lavado. A sua coloração em seco é absolutamente normal.

Abraço a todos.

 

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk

« Última modificação: Abril 17, 2018, 21:18:25, 21:18 por João A »
ex- BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA

Abril 17, 2018, 21:20:25, 21:20
Responder #20

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Fónix ! :???: 18.000kms e nem aos avisadores chegou ?? :pensador: Os pneus que me duraram mais chegaram 'só' ao 12.000 kms !

Abril 17, 2018, 21:26:45, 21:26
Responder #21

Africandruglord

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Como é que isso é possível.....  :???:


Abril 17, 2018, 21:57:32, 21:57
Responder #22

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Boas,

20.000 kms já tenho eu no Metzeller Roadtec 01 e não penso trocar tão cedo, nem para o próximo inverno, só se eles de repente tiverem um desgaste brutal

excelente pneu, como já tive oportunidade de dizer, até ao momento nem uma  única derrapagem ou susto tive, graças a Deus ao contrário dos anteriores que tirei


Fónix ! :???: 18.000kms e nem aos avisadores chegou ?? :pensador: Os pneus que me duraram mais chegaram 'só' ao 12.000 kms !

.
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Abril 17, 2018, 23:48:52, 23:48
Responder #23

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT

Boas,

20.000 kms já tenho eu no Metzeller Roadtec 01 e não penso trocar tão cedo, nem para o próximo inverno, só se eles de repente tiverem um desgaste brutal

excelente pneu, como já tive oportunidade de dizer, até ao momento nem uma  única derrapagem ou susto tive, graças a Deus ao contrário dos anteriores que tirei

Fónix ! :???: 18.000kms e nem aos avisadores chegou ?? :pensador: Os pneus que me duraram mais chegaram 'só' ao 12.000 kms !


Clemente, eu nunca usei pneus 'da tanga' em qualquer mota/maxiscooter que tive , foram sempre pneus de 'topo de gama' e nunca nenhum deles superou os 12.000 - 13.000 kms de duração . Tenho também como rotina semanal ir ajustando a pressão dos pneus (caso necessário) .

Tem de haver aqui um outro 'pormenor' qualquer que nada tem a ver directamente com a qualidade dos pneus (sendo eles BONS pneus) .

Há tipos de pneus mais desportivos , com um perfil mais 'grudado ao alcatrão' que naturalmente terão também um desgaste mais rápido mas os que tenho usado são pneus mais 'genéricos' (de óptima qualidade), ao estilo dos que o João Albergaria usa , e no entanto looooooonge de estarem ainda bons com 18.000 kms rodados.

Abril 18, 2018, 09:31:23, 09:31
Responder #24

Africandruglord

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Acho que o segredo é mesmo rolar devagarinho. Não vejo outra justificação.

Abril 18, 2018, 12:30:13, 12:30
Responder #25

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Acho que o segredo é mesmo rolar devagarinho. Não vejo outra justificação.

Não é por aí, tens mais a ver com os compostos de borracha

porque eu todos os dias como hoje por exemplo acabei de fazer 175 kms/h e o pneu de trás já tem 20.000 e ainda está para durar mais um inverno, digo eu...??? se não se gastar este verão com o calor

 :convivio:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Abril 18, 2018, 13:02:29, 13:02
Responder #26

Africandruglord

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Ou então aceleração bastante calculada/pouca torque.

Abril 18, 2018, 16:25:12, 16:25
Responder #27

carlos-kb

  • Visitante
Acho que o segredo é mesmo rolar devagarinho. Não vejo outra justificação.

Não é por aí, tens mais a ver com os compostos de borracha

Espera!!! Mas então os compostos de borracha são diferentes entre o pessoal cujo pneu lhes dura mais de 20 mil Km.... e o pessoal que não conseguem uma durabilidade nem perto dessa quilometragem?  :pensador:

Vamos lá a ver se me faço entender... referi que em diferentes tipos de mota (que pressupõe igualmente diferentes tipos e medidas de pneus), nunca um pneu me durou tantos Km.  E nesse rol de motos, no seu todo, já montei desde pneus de tela diagonal, a pneus radiais, a pneus mono-compostos (antigamente era o que havia) tal como multi-compostos, a pneus mais urbanos, pneus de turismo ou pneus desportivos e de diferentes marcas (já usei, que me lembre, Pirelli, Michelin, Bridgestone, Dunlop, Avon)... e fiquei sempre aquém desses valores em termos de durabilidade.

Não percebo assim, como é que isso terá que ver com «os compostos de borracha»:-\

Abril 20, 2018, 18:55:01, 18:55
Responder #28

João A

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 296
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: CRUISYM 300
  • Localidade: Lisboa
Após ponderação, e tendo em conta que o pneu Battlax BT021 traseiro ainda vai durar alguns milhares de kms, e também porque não me convêm nesta altura gastar muitos €€ na compra do conjunto Dunlop RoadSmart III em promoção (-40 €), para além de que desconfio que não é pneu para durar muito, embora seja muito bom em todos os aspectos, e porque eu não preciso de um pneu topo de gama com características já algo desportivas (isto aplica-se a a muitos outros bons pneus da gama e preço alto, como por exemplo Metzeler Roadtec 01, Pireli Angel GT e Pilot Road 5), optei por continuar com a gama Battlax da Bridgestone, e não indo para a última geração (Battlax T31), irei montar na próxima semana o anterior Battlax BT 030 EVO (110 € na Motocenter com montagem).
Com esta opção ficarei com um conjunto mais parecido, e como este pneu da frente me irá durar até ao final do actual traseiro e possivelmente ainda do próximo, irei provavávelmente montar depois atrás um T31 de última geração da Bridgestone quando o BT 021 acabar, continuando assim com um conjunto ainda mais equilibrado (frente T030 EVO, traseiro T31).
Espero que seja uma opção acertada, e muito agradeço todos os vossos comentários.
Abraço a todos.
 :sportbike:
ex- BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA

Abril 20, 2018, 22:53:50, 22:53
Responder #29

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1557
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Após ponderação, e tendo em conta que o pneu Battlax BT021 traseiro ainda vai durar alguns milhares de kms, e também porque não me convêm nesta altura gastar muitos €€ na compra do conjunto Dunlop RoadSmart III em promoção (-40 €), para além de que desconfio que não é pneu para durar muito, embora seja muito bom em todos os aspectos, e porque eu não preciso de um pneu topo de gama com características já algo desportivas (isto aplica-se a a muitos outros bons pneus da gama e preço alto, como por exemplo Metzeler Roadtec 01, Pireli Angel GT e Pilot Road 5), optei por continuar com a gama Battlax da Bridgestone, e não indo para a última geração (Battlax T31), irei montar na próxima semana o anterior Battlax BT 030 EVO (110 € na Motocenter com montagem).
Com esta opção ficarei com um conjunto mais parecido, e como este pneu da frente me irá durar até ao final do actual traseiro e possivelmente ainda do próximo, irei provavávelmente montar depois atrás um T31 de última geração da Bridgestone quando o BT 021 acabar, continuando assim com um conjunto ainda mais equilibrado (frente T030 EVO, traseiro T31).
Espero que seja uma opção acertada, e muito agradeço todos os vossos comentários.
Abraço a todos.
 :sportbike:

João,

Na minha Pan montei uns T30Evo e até ao momento estou muito satisfeito. Não tenho nenhuma condução racing ou agressiva mas, tanto em seco como em molhado portam-se razoavelmente bem... ainda hoje na chuvada que apanhei ao final da tarde, parecia que estava a andar em piso seco.

Abril 20, 2018, 23:37:53, 23:37
Responder #30

João A

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 296
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: CRUISYM 300
  • Localidade: Lisboa

[/quote]

João,

Na minha Pan montei uns T30Evo e até ao momento estou muito satisfeito. Não tenho nenhuma condução racing ou agressiva mas, tanto em seco como em molhado portam-se razoavelmente bem... ainda hoje na chuvada que apanhei ao final da tarde, parecia que estava a andar em piso seco.
[/quote]

Olá Paulo!  :smiley:

Obrigado pela partilha.
Abraço
 :convivio:
ex- BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA

Abril 21, 2018, 00:45:13, 00:45
Responder #31

João A

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 296
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: CRUISYM 300
  • Localidade: Lisboa


Não me pareceu má esta review, e fala de 4 pneus que eu também tinha considerado. Os PR 4 e BT 030 Evo cá em Pt são actualmente os mais baratos dos 4, sensivelmente ao mesmo preço (cerca de 240 € o par). Os outros 2 são bastante mais caros, principalmente o Metezeler (que se não fosse o preço, seria o que eu compraria).
Assim, julgo que a minha opção pelo BT 030 EVO não me parece desacertada.
« Última modificação: Abril 21, 2018, 00:52:21, 00:52 por João A »
ex- BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA

Abril 21, 2018, 11:33:15, 11:33
Responder #32

carlos-kb

  • Visitante
e BT 030 Evo

BT 030 Evo não existe.... Existem sim, os T30 Evo.

E actualmente já têm os substitutos T31.


Abril 22, 2018, 17:24:22, 17:24
Responder #33

João A

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 296
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: CRUISYM 300
  • Localidade: Lisboa
e BT 030 Evo

BT 030 Evo não existe.... Existem sim, os T30 Evo.

...

Tem razão, lapso meu. Queria referir-me ao Battlax T30 EVO.
 :convivio:
ex- BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA

Maio 07, 2018, 19:09:21, 19:09
Responder #34

João A

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 296
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: CRUISYM 300
  • Localidade: Lisboa

Finalmente decidi pelo Bridgestone Battlax T31 para a roda da frente. O traseiro (BT021) ainda vai fazer mais uns milhares de km. Depois substituirei também por um T31 para ficar o conjunto homogéneo.
Caso tivesse substituído os 2 ao mesmo tempo julgo que teria optado pelo Michelin R5, em que a unanimidade de opiniões favoráveis é esmagadora... São os 2 da mesma gama de preço mas o T31 talvez seja ainda mais recente e não há tantas opiniões, nomeadamente quanto à duração, mas as que há são muito boas também.
Optei por ficar com um conjunto mais parecido, até mudar também o pneu traseiro.
Numa próxima muda, se for o jogo de pneus substituído na mesma altura, talvez experimente os Michelin R5.
Obrigado pelas vossas ajudas.



Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk
« Última modificação: Maio 07, 2018, 19:11:45, 19:11 por João A »
ex- BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA

Maio 08, 2018, 15:17:09, 15:17
Responder #35

João A

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 296
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: CRUISYM 300
  • Localidade: Lisboa
As fotos que publiquei ontem não estavam grande coisa, por falta de luz. Tirei hoje umas melhor.



Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk

ex- BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA

Julho 09, 2018, 19:58:28, 19:58
Responder #36

Hemisaro

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa
A minha anterior também era uma CBF 600 SA e o pneu da frente foi trocado com +- 21.000Km.
Enquanto o de trás ainda lá continuou, e mesmo perto dos 30.000, que foi quando se foi embora, aidna tinha rasto para fazer perto de mais 5.000Km.

Penso que também terá impacto o factor de distribuição/equilíbrio do peso da mota, além de se travar mais ou menos com a frente. Sempre achei que a frente era um pouco pesada.

Julho 09, 2018, 21:58:40, 21:58
Responder #37

João A

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 296
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: CRUISYM 300
  • Localidade: Lisboa

Pois o meu pneu traseiro BT 021, já fez 21.400 km, e ainda vai durar até ao Inverno pelo menos. Ainda tem muito piso e não está quadrado, mas na zona central já tem bastante mais desgaste do que mostra a foto que coloquei há tempos, tinha ele cerca de 18.000 km. É que depois disso já fez o Lés-a-Lés, e mais alguns passeios (mais de 3.000 km em cima). Para o tempo seco e a curvar ainda sinto bastante segurança, mas em molhado não. Também já se notam algumas irregularidades no sentir ao passar a mão pelo piso do pneu. Mas como disse, vai dar provavelmente até vir o Inverno.
Quanto ao T31 da frente estou muito satisfeito, e tive ocasião já de rodar com chuva e senti grande aderência e segurança. Vou certamente substituir o traseiro por também um T31, quando chegar a altura.
ex- BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA