Autor Tópico: Sena 3S  (Lida 1640 vezes)

Dezembro 21, 2020, 01:57:09, 01:57
Lida 1640 vezes

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Comprei este brinquedo na última "Black Friday".



Os meus únicos critérios eram:
- O mais discreto possível.
- Até 100 euros.

No que diz respeito a opções económicas, há imensa oferta.
Já tinha feedeback positivo de diversos intercomunidores chinocas que cumprem perfeitamente a função.
E até com funcionalidades mais avançadas.
O problema é que não quero andar com um sabonete pendurado no capacete.

Raramente ando com passageiro e não me ocorre sequer comprar um segundo set.
Raramente ando em grupo, pelo que não interessa comunicar com quem quer que seja.
Basta qualquer coisa que permita atender chamadas no principal tipo de utilização que é cidade.

Já me começava a aborrecer ir a filtrar no trânsito ou dar gatilho em vias rápidas e sentir a genitália a vibrar.
Não parar... e portanto ser uma chamada!
A reacção era imediatamente dar gás até ao primeiro local onde pudesse encostar para perceber se era uma chamada importante.
Nada prático.

Das opções compactas e discretas, a referência parece-me ser os packtalk slim da Cardo.
Realmente parece ser a nata da coisa.
Colunas JBL para ouvir o coffin dance até rebentar os tímpanos.
Conectividade até uma verdadeira orgia de 15 pessoas.
E montes de funcionalidades.
Mas custam 250 paus. E depois de o ver instalado apercebi-me que não é assim tão slim como dizem.

Entretanto descobri estes 3S da Sena.
São a linha de entrada da marca. E as funcionalidades são básicas.
Não permite orgias com mais condutores. Mas dá para um segundo (passageiro) até 220m metros, caso se compre um segundo set.
E 220m parece o suficiente para ouvir o "ai" caso o passageiro tenha caído para trás sem o condutor se aperceber!
Fora isso, chamadas e o som das apps como gps, musica, etc.
Chega e sobra.

O 3S está disponível em 3 sabores:
3S-B: Adequado a capacetes abertos e modulares com um microfone estilo CMTV onde estão os botões de controle. Capaz de fazer as delicias do vlogger que gosta de ser visto a vlogar pelos uber eats que param ao lado no semáforo.
3S-W: Adequado a capacetes integrais, com um microfone compacto que cola no interior + controlo lateral.
3S-WB: Adequado a capacetes abertos e modulares, com um microfone adequado a quem não se importa ter um objecto de formato fálico junto à boca + controlos laterais.

O preço é igual para todos.
O PVP está abaixo dos 100 euros. Comparativamente à oferta gearbest/bangood/aliexpress que habitualmente fazem as delícias dos dark siders é caro.
Mas dentro das marcas conhecidas e que à partida podemos mais tarde reclamar até está em conta.
Sobretudo que com o desconto black friday ficou abaixo dos 70 na FC Moto.

Por razões óbvias optei pelo 3S-W independentemente do destino ser um modular.
A minha esperança era colar o mic num local que ficasse discreto.



Mais básico que isto é impossível.
Tudo está dentro dos speakers.
Inclusive o módulo de bluetooth, que deve potenciar um valente cancro surgir no cérebro.
E do "principal" saem os fios para o mic, para o controle e para o carregamento.





O resultado é simpático.
Os botões são pequenos comparativamente aos sabonetes convencionais. Mas fáceis de acertar com o dedo.
A cablagem consegue passar bem pelo forro mesmo quando se privilegia tamanhos mais justos.
E a ficha de carregamento consegue ficar bem escondida por baixo dos entrefolhos do forro da nuca sem incomodar.

Quanto ao microfone... num integral seria tranquilo colar no interior no sitio certo.
Mas sendo um modular que ainda por cima a queixeira roda 180º, arrisquei uma posição meio alternativa:



Colei na fita da fivela.
Foi o mais próximo do blastóporo humano que consegui colocar sem ficar à vista.

A expectativa é que no que diz respeito a ouvir iria funcionar bem.
Mas quanto a falar, seria mais complicado.

E nos testes laboratoriais em ambiente controlado os resultados foram esses:



O som tocado era perfeitamente audível.
Mas em chamada, o som do microfone ouvia-se demasiado baixo.

Por ironia nos testes práticos em ambiente real, o resultado foi um pouco diferente.
E no geral superou as expectativas.

Para música não é grande espingarda pois o som não é cristalino. Portanto não satisfará um audófilo gourmet.
O próprio facto de se tratar de um modular pouco insonorizado não ajuda.
E a moto estar equipada com um escape candidato a 250 euros de coima + inspecção B acresce ainda o handicap.

Mas...
Até cerca dos 80kmh cumpre as expectativas.
A partir dos 150kmh deixa-se completamente de ouvir.

No contexto das chamadas superou de longe as expectativas.
O microfone parece cumprir perfeitamente a função mesmo sem estar no devido local.
Do outro lado tudo é devidamente perceptível independentemente da velocidade. Porém não experimentei acima dos 160kmh porque era eu que já não estava a ouvir nada.
A moto em questão também não dá muito mais do que isso.

A autonomia não é má.
Sugerem 8 horas de conversação e 7 dias de stand by.
O que significa que (para quem usa pouco como eu) provavelmente basta carregar uma vez por semana.

A indicação de bateria é um bocado parva. Tem um led indicador... mas este está no headset!!!!
O que significa que está escondido no forro do capacete!!! Não se vê!!!!
Mas, ao ligar se continuarmos a carregar nos botões por mais 3 segundos... uma voz simpática diz-nos o nível da bateria.
Logo, o desafio passa por não esquecer ir perguntado à senhora esta preciosa informação.

Para quem procura uma opção compacta, discreta e dentro das marcas conhecidas... recomendo!   :nice:
« Última modificação: Dezembro 21, 2020, 02:07:23, 02:07 por dfelix »

Dezembro 21, 2020, 04:49:13, 04:49
Responder #1

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Na minha opinião este é um dos intercomunicadores mais discretos (tirando aqueles que ficam na "gola" do capacete, mas esses são especificos para determinados modelos de capacete.

Como disse numa review que fiz, tem algumas limitações mas para quem só precisa de atender chamadas, ouvir musica/rádio (com o radio do telemovel) e, eventualmente falar com o passageiro, chega e sobra. Prepara-te para de vez em quando ele atender as chamadas sem que faças nada devido ao ruido no capacete, uma vez que as chamadas podem ser atendidas sem carregar nos botões bastando dar um grito (literalmente) quando o telefone toca.

A indicação de bateria é um bocado parva. Tem um led indicador... mas este está no headset!!!!
O que significa que está escondido no forro do capacete!!! Não se vê!!!!

Está na ficha de carregamento... tudo bem que fica escondida dentro do capacete, mas podes sempre deixa-la pendurada (estilo rasta) e ir controlando a coisa  ;)

Mas, ao ligar se continuarmos a carregar nos botões por mais 3 segundos... uma voz simpática diz-nos o nível da bateria.
Logo, o desafio passa por não esquecer ir perguntado à senhora esta preciosa informação.

Mas não te fies na voz simpática pois quando a bateria está um pouco menos de cheia ela diz "battery level is medium" e continua a dizer isso até que um dia ligas o intercomunicador e ela só te diz 3 ou 4 vezes "battery level is low" (sem teres de carregar nos botões) e depois desliga o intercomunicador.

De qualquer forma a autonomia do intercomunicador é bastante grande e dá para uma semana de uso, a ouvir musica e falar ao telefone, isto em condições normais... se trabalhares para uma linha de valor acrescentado, não é suficiente para uma semana  :D
« Última modificação: Dezembro 21, 2020, 04:56:24, 04:56 por pjmartinho »

Dezembro 21, 2020, 08:42:43, 08:42
Responder #2

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Está na ficha de carregamento... tudo bem que fica escondida dentro do capacete, mas podes sempre deixa-la pendurada (estilo rasta) e ir controlando a coisa

Esse led também indica o estado da bateria?
Até agora só o vi funcionar durante o carregamento, quando a ficha USB está lá ligada.

No manual há referencia à indicação por leds junto à referência dos 3 segundos. Mas quando carrego nos botões este da ficha não pisca.
Ou ele só pisca quando entra na reserva?

Costumo o ter escondido, por isso confesso que nunca reparei se acende próximo da fase terminal.

Mas não te fies na voz simpática pois quando a bateria está um pouco menos de cheia ela diz "battery level is medium" e continua a dizer isso até que um dia ligas o intercomunicador e ela só te diz 3 ou 4 vezes "battery level is low" (sem teres de carregar nos botões) e depois desliga o intercomunicador.

OK, o "medium" deve ser como a reserva da minha Scrambler.  :D
« Última modificação: Dezembro 21, 2020, 08:43:59, 08:43 por dfelix »

Dezembro 21, 2020, 10:23:29, 10:23
Responder #3

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Boa partilha.

Tenho uns cardo Q1 (penso eu) - os tais sabonetes - com cerca de 7 anos de uso diário e têm funcionado impecavelmente. O que está no meu capacete está já com um pequeno buraco (que já preenchi com cola) no botão de volume, de resto é só usar.

Ainda tive o 2º sabonete num capacete aberto que a mulher usava, mas a velocidades altas não se percebia o que ela dizia, mas voltei a colocar no capacete integral da filha.

O bom desse sistema (para além do valor de compra que foi espetacular) é que não é tão largo que saia de lado do capacete.

Dezembro 21, 2020, 11:49:07, 11:49
Responder #4

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Além do Pjmartinho, julgo que mais um companheiro tinha adquirido um aparelho destes e também por cá deixou a review...
...mas posso estar a fazer confusão e ter sido mesmo só o Pjmartinho.

Estas são as reviews que deveriam constar em todos os fóruns, porque acabam por ser úteis em expor a nu um destes aparelhos, mostrando as suas reais capacidades, com vantagens e "desvantagens".

Sobre este tipo de intercomunicador, não é exclusivo da Sena e até os chinocas têm modelos bem mais baratos que os 70 paus mas...
A Shark Helmets tem o modelo Sharktooth prime que deverá ser praticamente este mesmo "Sena" mas com embalagem ligeiramente diferente e as especificações não devem ser assim tão diferentes, a não ser que o Shark tenha as especificações dos anteriores modelos da Sena...
https://us.shark-helmets.com/products/sharktooth-prime-motorcycle-wireless-entertainment-system?variant=13587701399642

A Midland também um aparelho destes compacto:
https://www.midlandeurope.com/en/p/btgo-universal-the-invisible-solution-for-all-modular-and-full-face-helmets.html

MAS entre ter uma barra comprida e em área equivalente mas concentrado numa "bolacha esborrachada" não sei qual deles é o mais discreto...
Sena SMH10R (preto) ou modelo mais recente Sena S10R (cinza)
Sharktooth (original) era idêntico ao Sena SMH10R (os capacetes Shark têm orifício na nuca para manter a bateria dentro do capacete)

Obrigado pela partilha.
 :nice: :convivio:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 21, 2020, 12:41:24, 12:41
Responder #5

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Está na ficha de carregamento... tudo bem que fica escondida dentro do capacete, mas podes sempre deixa-la pendurada (estilo rasta) e ir controlando a coisa

Esse led também indica o estado da bateria?
Até agora só o vi funcionar durante o carregamento, quando a ficha USB está lá ligada.

No manual há referencia à indicação por leds junto à referência dos 3 segundos. Mas quando carrego nos botões este da ficha não pisca.
Ou ele só pisca quando entra na reserva?

Costumo o ter escondido, por isso confesso que nunca reparei se acende próximo da fase terminal.

Erro meu. O led da ficha indica o estado da carga... vermelho quando está a carregar e azul quando está carregado.

Dezembro 21, 2020, 18:18:38, 18:18
Responder #6

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Parece ser uma boa aquisição para quem quer algo simples  :nice:

A maioria das vezes paga-se por uma série de funcionalidades que nunca usamos

Concordo.
No meu equipamento apenas não usei o emparelhamento com outros motociclistas, mas também não tenho conduzido acompanhado de outras motas.

Janeiro 24, 2021, 00:38:41, 00:38
Responder #7

tdi_van

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 5
  • Marca Motociclo: casal e yamaha
  • Modelo Motociclo: k167 e dt 50 lcd
  • Localidade: odemira
eu tb tenho uns que são gama de entrada, mas de outra marca. da bem para conversar com o pendura ( tem apenas ate 10 m ) e são discretos qb nos capacetes. em termos de qualidade sonora em modo musica são bonzitos mas ja experimentei melhor ( mas bem mais caro , tipo 1 rim mais caro ) .


Novembro 24, 2021, 10:17:52, 10:17
Responder #8

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
ERRATA: o original SharkTooth (da Shark Helmets) era feito pela Sena e deveria ser idêntico ao SMH10R enquanto o actual Sharktooth prime é feito pela midland, tanto que no livro de instruções indica garantia 24 meses por www.midlandeurope.com.
Assim sendo e para que não haja dúvidas, o modelo correspondente a este Sharktooth prime é o BTgo universal, com as respectivas "personalizações" incluindo bateria de maior capacidade:


Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin