A única coisa obsoleta que nem chegou a penetrar no mercado (e agora com a pandemia levou uma porrada forte) foram veículos a hidrogénio. A única hipótese de mercado é à base de subsídios agora e para sempre, para competir com eficiência pura eléctrica. https://www.spglobal.com/platts/en/market-insights/latest-news/electric-power/012121-after-2020-global-hydrogen-demand-decline-market-could-rebound-by-2022Como funciona um veículo a H2....https://www.greencarcongress.com/2020/12/20201217-mirai.htmlSer híbrido não é uma feature é uma necessidade, que acarreta complexidade, que pessoalmente, dispenso concessionários.Má altura para investir!? Mais uma vez a pandemia mostrou que duas rodas eléctricas a bulir é o que não falta e são opiniões de quem não é early adopter ou early majority, não a realidade de um mercado que já tem uns anos de vida (10 anos de motas eléctricas)."Sustentabilidade" é fazer +7000km maioritariamente à custa de fotovoltaicos, sem andar a ser roubado em 60% pelo Estado, com pouca dependência externa (ao alcance de meia dúzia de paineis, uns inversores e cabos) e sem andar a perder tempo em postos de abastecimento O futuro foi ontem e cada vez mais se afirma (concretamente em vendas e produtos à venda, mesmo com pandemia). Como já opinei noutros tópicos, realidade de mobilidade alternativa....perdão sustentável não é teoria, excepto em países como Portugal em que as coisas ou chegam muito tarde, ou somos pioneiros e andam muito mal (mobi.e).Se calhar é deixarmos a futurologia e olhar para os países que estão anos à frente do nosso rectângulo
Normalmente conversas de café deixo para domingueiros....normalmente fogem com chuva ou trabalhoremove duplicates from stringE fico-me por aqui no que toca a realidade vs teorias
The nonsense we’ve seen in the transportation space in the last few years is all a result of the most reckless central bank policies in human history. When interest rates stay at basically zero for extended periods, companies can no longer conduct legitimate business because they will be quickly outgrown by some well-connected loudmouth with no talent and no realistic business model. Legitimate businesses with solid business models can’t promise yield-seeking investors unprecedented returns because their numbers are real and real companies don’t grow at 100% / year unless they’ve just invented a new place in the market and it turns out there was latent demand. That doesn’t happen very often. Sanity will return eventually, but I’ve given up on predicting when. As John Maynard Keynes said “the market can stay irrational longer than you can stay solvent” (or sane)This concept would have tickled my fancy in the past but I’ve grown jaded after seeing enough of these high-flying concepts turn out to be flops. I know hydrogen has its ardent proponents, but IMO they don’t call them “fool cells” for nothing. Containment is way harder to do safely on a motorcycle than a car, and H2 cars like the Mirai are not exactly lightweight. The main problem with hydrogen is the huge chicken-egg problem. No one buys the vehicles because there are no stations and no one builds stations because there are no vehicles. The price tag of the infrastructure is massive, too big for taxpayers to stomach building out, and when people get used to battery EV’s and realize they can’t charge H2 vehicles at home, their fate will be sealed. I can maybe see it working in the trucking and shipping industries where they have their own dedicated refueling infrastructures and their fuel costs are huge, but I would defer to someone experienced in the matter to say when the transition might be feasible (either on its own or with a subsidy that voters can stomach)
Por entre uns protótipos estravagantes e uns clickbaits, sempre se escapam algumas que seguem para produção.