Autor Tópico: Video sobre manutenção de Nc750x  (Lida 1307 vezes)

Agosto 14, 2021, 08:49:58, 08:49
Lida 1307 vezes

zziiddaannee

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 62
Bom dia Malta das duas rodas. Encontrei no YouTube este senhor que faz uns vídeos sobre a honda nc750x. Achei este interessante, pois dá dicas sobre manutenção. Não sei é se são acertadas. Opiniões aceitam-se



Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk


Agosto 14, 2021, 10:16:16, 10:16
Responder #1

Beep

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 53
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC750xDCT
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
Interessante
Obrigado pela partilha

Agosto 14, 2021, 10:37:29, 10:37
Responder #2

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Apenas a obsessão com massa cobreada para tudo o que á parafuso me parece  algo estranho.
 A massa cobreada é normalmente usada em fixações ou componentes que estão sujeitos a temperaturas elevadas, ou expostas a contaminação e que podem "agarrar" com o tempo, dificultando a sua desmontagem.
Não será a melhor opção para lubrificar roscas com vedantes em borracha (O-rings), e muito menos em parafusos fixação das carenagens. Estes últimos querem-se é limpos e "inteiros", pois são desmontados inúmeras vezes durante a vida da moto.

 Aliás, para quem gosta de respeitar  binarios de aperto recomendado pelo fabricante,  o facto de se lubrificar os parafusos  corre-se o risco de apertar mais do que o suposto, pelo facto de se reduzir o atrito, e com o tempo começar danificar o fio de rosca.
 
« Última modificação: Agosto 14, 2021, 10:40:53, 10:40 por SARider »
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Agosto 14, 2021, 10:49:29, 10:49
Responder #3

zziiddaannee

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 62
Apenas a obsessão com massa cobreada para tudo o que á parafuso me parece  algo estranho.
 A massa cobreada é normalmente usada em fixações ou componentes que estão sujeitos a temperaturas elevadas, ou expostas a contaminação e que podem "agarrar" com o tempo, dificultando a sua desmontagem.
Não será a melhor opção para lubrificar roscas com vedantes em borracha (O-rings), e muito menos em parafusos fixação das carenagens. Estes últimos querem-se é limpos e "inteiros", pois são desmontados inúmeras vezes durante a vida da moto.

 Aliás, para quem gosta de respeitar  binarios de aperto recomendado pelo fabricante,  o facto de se lubrificar os parafusos  corre-se o risco de apertar mais do que o suposto, pelo facto de se reduzir o atrito, e com o tempo começar danificar o fio de rosca.
Eu achei que seria um material para evitar corrosão, mas sendo assim fico sem perceber porque ele usou essa massa cobreada.

O spray que ele usa na embraiagem equivale ao wd40? O que seria indicado usar?

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk


Agosto 14, 2021, 12:14:09, 12:14
Responder #4

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra

Eu achei que seria um material para evitar corrosão, mas sendo assim fico sem perceber porque ele usou essa massa cobreada.

O spray que ele usa na embraiagem equivale ao wd40? O que seria indicado usar?

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk
[/quote]

A massa cobreada, como qualquer massa lub. , evita corrosão, mas o seu proposito é essencialmente "anti sieze", ou seja evita por exemplo que um parafuso crie corrosão na superficie roscada, e fique "colado" ou "agarrado". Nada contra... Agora barrar os parafusos que indica no video com massa cobreada é para mim um exagero que pode ter o efeito contrário...   Normalmente os parafusos do guarda corrente e por ai perto, não precisam de qualquer lubrificação, visto serem zonas já de sí algo contaminadas com o lub. da corrente...para quê encharcar mais com massa?!  :D
 Acredita que há muito pessoal que pensa que "copper grease" é  a pomada milagrosa para todas as maleitas,  e isso é muito visível em muitos videos YouTube.. Eu só uso mesmo quando necessário, e não gosto nada do fazer pois caga tudo á brava e é uma chatice para limpar até as mãos...  :)

 O lubrificante que este usa em spray parece ser um tipo de massa branca . 
Há também da WD40:


De tempos a tempos, as compras que faço na Eurobikes trazem de brinde uma pequena lata de WD40 Spray de correntes que costumo usar para esse efeito visto não usar para a corrente da moto. 
 O spray entranha bem, incolor e depois de secar engrossa ligeiramente deixando uma boa camada de proteção.


 Olha que continuo a achar um video fixe, e acima de tudo passa bem a mensagem que é necessário alguns mimos para que as coisas sigam estimadas e funcionais sempre que é preciso.
 


 
« Última modificação: Agosto 14, 2021, 12:15:58, 12:15 por SARider »
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Agosto 14, 2021, 12:47:40, 12:47
Responder #5

zziiddaannee

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 62

Eu achei que seria um material para evitar corrosão, mas sendo assim fico sem perceber porque ele usou essa massa cobreada.

O spray que ele usa na embraiagem equivale ao wd40? O que seria indicado usar?

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk

A massa cobreada, como qualquer massa lub. , evita corrosão, mas o seu proposito é essencialmente "anti sieze", ou seja evita por exemplo que um parafuso crie corrosão na superficie roscada, e fique "colado" ou "agarrado". Nada contra... Agora barrar os parafusos que indica no video com massa cobreada é para mim um exagero que pode ter o efeito contrário...   Normalmente os parafusos do guarda corrente e por ai perto, não precisam de qualquer lubrificação, visto serem zonas já de sí algo contaminadas com o lub. da corrente...para quê encharcar mais com massa?!  :D
 Acredita que há muito pessoal que pensa que "copper grease" é  a pomada milagrosa para todas as maleitas,  e isso é muito visível em muitos videos YouTube.. Eu só uso mesmo quando necessário, e não gosto nada do fazer pois caga tudo á brava e é uma chatice para limpar até as mãos...  :)

 O lubrificante que este usa em spray parece ser um tipo de massa branca . 
Há também da WD40:


De tempos a tempos, as compras que faço na Eurobikes trazem de brinde uma pequena lata de WD40 Spray de correntes que costumo usar para esse efeito visto não usar para a corrente da moto. 
 O spray entranha bem, incolor e depois de secar engrossa ligeiramente deixando uma boa camada de proteção.


 Olha que continuo a achar um video fixe, e acima de tudo passa bem a mensagem que é necessário alguns mimos para que as coisas sigam estimadas e funcionais sempre que é preciso.
 


 
[/quote]O que usas para a corrente já agora?

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk


Agosto 14, 2021, 15:29:11, 15:29
Responder #6

Beep

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 53
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC750xDCT
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
Apenas a obsessão com massa cobreada para tudo o que á parafuso me parece  algo estranho.
 A massa cobreada é normalmente usada em fixações ou componentes que estão sujeitos a temperaturas elevadas, ou expostas a contaminação e que podem "agarrar" com o tempo, dificultando a sua desmontagem.
Não será a melhor opção para lubrificar roscas com vedantes em borracha (O-rings), e muito menos em parafusos fixação das carenagens. Estes últimos querem-se é limpos e "inteiros", pois são desmontados inúmeras vezes durante a vida da moto.

 Aliás, para quem gosta de respeitar  binarios de aperto recomendado pelo fabricante,  o facto de se lubrificar os parafusos  corre-se o risco de apertar mais do que o suposto, pelo facto de se reduzir o atrito, e com o tempo começar danificar o fio de rosca.
Eu achei que seria um material para evitar corrosão, mas sendo assim fico sem perceber porque ele usou essa massa cobreada.

O spray que ele usa na embraiagem equivale ao wd40? O que seria indicado usar?

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk


Nas minhas motas, que infelizmente sempre foram obrigadas a dormir na rua, utilizo ACF50 em tudo o lado onde pretendo uma lubrificação ligeira e para evitar a corrosão. Até hoje com excelentes resultados, o produto não é propriamente barato mas dura muito tempo, é fácil de limpar o excesso ao contrário das "massas"  e não danifica os plásticos e superfícies pintadas se entrar em contacto com eles.