Autor Tópico: Capacete novo modular: Shark Evo GT / ES; Outros  (Lida 2108 vezes)

Julho 13, 2022, 16:20:14, 16:20
Lida 2108 vezes

Hemisaro

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa
Ora bem, ando a pensar em adquirir um capacete modular, pela sua "modularidade". Basicamente é isto.

Permite-me ter maior conforto no tempo quente, mais arejado, no tempo frio veremos. Facilidade de comunicar com o capacete colocado, que com o integral tenho de fazer maior esforço (quase começar a gritar).

E estes modelos (a LS2 também têm o mesmo mecanismo, assim como a Roof mas insonorização, por exemplo, etc, esta última fica bem atrás) chamaram-me a atenção por não ficaram com a queixeira na parte superior.

Assim, havendo alguns vídeos no youtube sobre estes capacetes, alguém de cá os usa que consiga dar opinião?


Outros modelos que vou ver deverão ser da HJC, Shoei, Nolan, Scorpion e, eventualmente se referirem mais alguns aqui.

Por isso, caso tenham capacetes modulares destas marcas deixem aqui a vossa opinião, sff.
« Última modificação: Julho 28, 2022, 14:17:07, 14:17 por Hemisaro »

Julho 14, 2022, 09:43:09, 09:43
Responder #1

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4593
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Também tenho andado a pensar num capacete modular, mas o peso declarado dos mesmos têm me afastado a ideia. No entanto este fim-de-semana irei experimentar estes:

https://hjchelmets.eu/product/i90-modular-system-motorcycle-helmet/

https://www.nolan.it/en/helmets-flip-up/n100-5




Julho 14, 2022, 09:59:42, 09:59
Responder #2

msilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 77
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Aprilia
  • Modelo Motociclo: Caponord
  • Localidade: Tondela
No ano passado, aquando da compra de novo capacete, comprei um nolan N100-5 ( capacete que sempre me fascinou ) mas fiquei completamente desiludido com ele, muito barulhendo quando comparado com o capacete que tinha anterior, modular mas de gama inferior e de marca não tão conceituada ( Astone RT 1200 ).
Entretanto, consegui vender o nolan, nem um mes o tive, e comprei um SHOEI Neotec 2 estou completamente satisfeito, muito confortavel, em questão de ruido, isso pela experiencia que tenho, varia muito de pessoa para pessoa, moto para moto, mas no meu caso, pouco ruidoso.

Julho 14, 2022, 11:31:54, 11:31
Responder #3

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
No ano passado, aquando da compra de novo capacete, comprei um nolan N100-5 ( capacete que sempre me fascinou ) mas fiquei completamente desiludido com ele, muito barulhendo quando comparado com o capacete que tinha anterior, modular mas de gama inferior e de marca não tão conceituada ( Astone RT 1200 ).
Entretanto, consegui vender o nolan, nem um mes o tive, e comprei um SHOEI Neotec 2 estou completamente satisfeito, muito confortavel, em questão de ruido, isso pela experiencia que tenho, varia muito de pessoa para pessoa, moto para moto, mas no meu caso, pouco ruidoso.

Gostavas do Astone RT 1200?

Eu tenho um e acho que é exageradamente barulhento...
Já baixei o acrílico da mota, pensei que estivesse a fazer ressonância no capacete, mas acho que é igual.
Ou seja, acho que o capacete não isola bem os ruídos.

Julho 14, 2022, 11:45:17, 11:45
Responder #4

Hemisaro

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa
Existem alguns testes que são publicados no youtube que nos permitem ter uma ideia e comparar características entre capacetes.
Este pode ser um desses testes:



Até porque fazem medições, na medida do possivel, em condições semelhantes para os capacetes e são dados concretos, por isso acaba por ter algum grau de credibilidade.
Acabo por procurar vídeos deles para os capacetes que me interessam.

Julho 14, 2022, 12:11:32, 12:11
Responder #5

msilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 77
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Aprilia
  • Modelo Motociclo: Caponord
  • Localidade: Tondela
No ano passado, aquando da compra de novo capacete, comprei um nolan N100-5 ( capacete que sempre me fascinou ) mas fiquei completamente desiludido com ele, muito barulhendo quando comparado com o capacete que tinha anterior, modular mas de gama inferior e de marca não tão conceituada ( Astone RT 1200 ).
Entretanto, consegui vender o nolan, nem um mes o tive, e comprei um SHOEI Neotec 2 estou completamente satisfeito, muito confortavel, em questão de ruido, isso pela experiencia que tenho, varia muito de pessoa para pessoa, moto para moto, mas no meu caso, pouco ruidoso.

Gostavas do Astone RT 1200?

Eu tenho um e acho que é exageradamente barulhento...
Já baixei o acrílico da mota, pensei que estivesse a fazer ressonância no capacete, mas acho que é igual.
Ou seja, acho que o capacete não isola bem os ruídos.

Boas, posso dizer que pelo preço do capacete não fiquei desiludio, tive durante 4 anos a andar todos os dias.
Conforme disse, o ruido tem muito a ver com o tipo de moto ( protecção aerodinamica da mesma ) e com o tipo de condutor ( altura ), no meu caso, não achei que fizesse muito ruido, conforme disse, o nolan fazia muito mais, para veres, com o astone, nunca ponderei comprar protectores auriculares, e comprei uns, uma semana após comprar o Nolan.

Julho 14, 2022, 12:25:33, 12:25
Responder #6

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Gostavas do Astone RT 1200?

Eu tenho um e acho que é exageradamente barulhento...
Já baixei o acrílico da mota, pensei que estivesse a fazer ressonância no capacete, mas acho que é igual.
Ou seja, acho que o capacete não isola bem os ruídos.

Boas, posso dizer que pelo preço do capacete não fiquei desiludio, tive durante 4 anos a andar todos os dias.
Conforme disse, o ruido tem muito a ver com o tipo de moto ( protecção aerodinamica da mesma ) e com o tipo de condutor ( altura ), no meu caso, não achei que fizesse muito ruido, conforme disse, o nolan fazia muito mais, para veres, com o astone, nunca ponderei comprar protectores auriculares, e comprei uns, uma semana após comprar o Nolan.

Também não tenho grande experiência com capacetes...
Cheguei a usar um integral (nem sei a marca, não tinha autocolantes, estava pintado  :) ) que me ofereceram quando comprei a Virago  535 e depois comprei um aberto.

O Astone RT 1200 é o primeiro modular que uso, e embora a marca seja de gama de entrada, os acabamentos não estão maus...
A única queixa que faço é do ruído... mesmo a 60 - 70 km/h com a viseira fechada ouço muita turbulência...
Por vezes até ouço sons do género que faz sacudir rápido uma toalha de praia / bandeiras em dias de vento.

Mas até pode não ser culpa do capacete, por isso questionei a tua opinião.  :convivio:

Julho 14, 2022, 12:42:48, 12:42
Responder #7

msilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 77
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Aprilia
  • Modelo Motociclo: Caponord
  • Localidade: Tondela




Também não tenho grande experiência com capacetes...
Cheguei a usar um integral (nem sei a marca, não tinha autocolantes, estava pintado  :) ) que me ofereceram quando comprei a Virago  535 e depois comprei um aberto.

O Astone RT 1200 é o primeiro modular que uso, e embora a marca seja de gama de entrada, os acabamentos não estão maus...
A única queixa que faço é do ruído... mesmo a 60 - 70 km/h com a viseira fechada ouço muita turbulência...
Por vezes até ouço sons do género que faz sacudir rápido uma toalha de praia / bandeiras em dias de vento.

Mas até pode não ser culpa do capacete, por isso questionei a tua opinião.  :convivio:


Exacto, eu tenho um colega que sempre teve nolan modular, tanto ele como a mulher, ainda a 2 meses comprou 2 Nolan n100-5 Plus e esta super contente.



Julho 15, 2022, 09:37:58, 09:37
Responder #8

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Também tenho andado a pensar num capacete modular, mas o peso declarado dos mesmos têm me afastado a ideia. No entanto este fim-de-semana irei experimentar estes:

https://hjchelmets.eu/product/i90-modular-system-motorcycle-helmet/

https://www.nolan.it/en/helmets-flip-up/n100-5

Comprei um I90 para a minha esposa, embora ela quase não ande de moto comigo, e é um bom capacete. Bons acabamentos, bons materiais.
Em termos de insonorização, não é dos mais ruidosos, mas sente-se um bocadinho o peso.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Julho 15, 2022, 15:29:19, 15:29
Responder #9

TG

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 67
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: HONDA
  • Modelo Motociclo: ADV 350
  • Localidade: ÉVORA
Comprei há dias um SCORPION 930. Estou bastante satisfeito. Confortavel, poucos ruidos, com viseira para o sol e um facto curioso é que tras pinlook e já tem instaladas as colunas de som para o intercomunicador e respetiva ficha de ligação no local próprio para a fixação do aparelho, que esse sim é adquirido á parte. Preço, ficou em 209 €, através da internet, após teste na MOTOCARD, em Lisboa, beneficiando de uma campanha em vigor na altura.

Depois de ter tido um CMS e dois Nexx, considero este capacete superior aos outros, no conforto e no ruído.

Cumps.

TG

Julho 18, 2022, 10:45:45, 10:45
Responder #10

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4593
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Hó Nuno YB.
Experimentai um no sábado (I90). Pareceu-me muito bom... mas o peso...  :pensador:

O da esposa é M? Qual é o peso do mesmo?

O L que experimentei era um bocadito pesado, mas comparando com o peso do meu AGV K3SV com os seus 1,490 kgs  :'(

Li aqui que o Caberg tembém é bom:
https://billyscrashhelmets.co.uk/hjc-i90-a-good-value-modular-with-plenty-of-features/

Quanto ao ruido, como uso sempre tampões, isso não me incomoda.

Julho 28, 2022, 14:32:45, 14:32
Responder #11

Hemisaro

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa
Bem passei pela motocard para ver e experimentar algumas opções na cabeça.

Confirmei o tamanho nos Shark, é o M, assenta perfeitamente como o meu actual Explore-R.

Experimentei também o Nolan N100-5 plus (só indo ver o site ou reviews para saber o que o plus tem de diferente em relação ao normal) e assenta bastante bem, bem confortável, o encaixe das duas partes é bem justo, fácil de operar com uma mão.
Forraram as laterais da parte móvel para não se ver, e tocar, directamente no material, o que lhe dá um acabamento mais suave e melhor para a vista.
Tamanho M.
O problem deve ser o peso, nota-se bem a diferença para outros. E as reviews não o colocam tão bem em termos de algumas características.
Preço acima de 400€.

Outro que meti na cabeça foi o AGV Tourmodular, também tamanho M. Este ainda melhor em termos de assentar na cabeça com as esponjas interiores, sem pontos de pressão, tudo no sítio, material muito bom do forro interior, suave e confortável, tudo impecável.
Preço acima ou à volta de 600€, não fixei o valor exacto.

Vamos ver.

Julho 28, 2022, 17:31:22, 17:31
Responder #12

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Eu tenho dois modulares.

O scorpion adx-1 que está no OLX e um Schubert C4 Pro carbon.

O problema dos capacetes modulares de gama média baixa, e que eu constatei com o scorpion, é que ficam a dever muito a insonorização e também não está homologado para circular aberto. Há que ter em atenção a este aspeto na hora de comprar.

O Schubert tive que comprar um tamanho acima. Na Airoh e no Scorpion uso L, no Schubert XL. É um capacete top a todos o níveis: conforto, insonorização e peso. Tem um preço elevado a acompanhar, mas ao fim de 3horas com ele na cabeça damos por bem gasto o investimento.

Agosto 19, 2022, 14:10:13, 14:10
Responder #13

Hemisaro

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa
Bem, decidi-me pelo Shark Evo ES, na cor cinzenta e amarela, tamanho M.

Está justinho, para o lado do apertadito, o que justifica alguma pressão extra que tenho de fazer para o encaixe perfeito do frontal nos pontos de encaixe. Mas não causa nenhum desconforto, adapta-se perfeitamente à cabeça, sem pontos de pressão.
Bochechas aconchegadas, como gosto, não abana nada na cabeça.

Vamos ver como nos vamos habituar um ao outro.

Comprei na loja rad.eu. Não conhecia, surgiu-me nas pesquisas que fiz fazendo para esta compra.
Tudo impecável com o processo.

Setembro 16, 2022, 08:04:37, 08:04
Responder #14

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Hó Nuno YB.
Experimentai um no sábado (I90). Pareceu-me muito bom... mas o peso...  :pensador:

O da esposa é M? Qual é o peso do mesmo?

O L que experimentei era um bocadito pesado, mas comparando com o peso do meu AGV K3SV com os seus 1,490 kgs  :'(

Li aqui que o Caberg tembém é bom:
https://billyscrashhelmets.co.uk/hjc-i90-a-good-value-modular-with-plenty-of-features/

Quanto ao ruido, como uso sempre tampões, isso não me incomoda.

Desculpa a resposta tardia, mas o tempo disponivel não tem ajudado. O da esposa é um S, com um peso na ordem das 1690g. Bons materiais e bem construido na sua gama e em comparação com outros do mesmo valor. Mas nunca comparavél a outros, quando são de gamas superiores. Entenda-se, até na mesma marca se encontram opções mais leves... mas mais caras... https://www.rad.eu/en/c/p/63925-hjc-rpha-90s-solid-matt-black.htm
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...