Autor Tópico: Carregador de bateria de mota  (Lida 2386 vezes)

Dezembro 18, 2022, 23:07:28, 23:07
Lida 2386 vezes

zziiddaannee

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 62
Boa tarde companheiros das duas (alguns três) rodas

Devido a ter estado um período doente não peguei na minha nc750x de 2017, também conhecida por Rocio, por algum tempo, e a bateria diz que tem fome.

A pergunta que vos ponho é que carregador comprar para prevenir estas situações?

Muito obrigado e que o Deus Nosso Senhor das Motas traga gasolina barata no Natal para todos

Enviado do meu T781 através do Tapatalk


Dezembro 18, 2022, 23:10:32, 23:10
Responder #1

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Eu tenho um Optimate 4, paguei cerca de 50€ e recomendo.
Também tens uns do Lidl a metade do preço e dos quais já vi falar bem.

Dezembro 19, 2022, 07:39:38, 07:39
Responder #2

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Como referência em termos qualidade há dois:
Optimate
CTEK (ou rebrand Yamaha)

Mas pelo preço baixo do Lidl pode ser um bom compromisso.

nota: dizem as más linguas que fora o optimate todos os outros secam a bateria mas pode ser só boatos...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 19, 2022, 09:15:52, 09:15
Responder #3

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O melhor e mesmo os últimos indicados pelo 2low.

Porque as baterias de moto tem de ser carregada lentamente e os dos hipers ou AliExpress se não tiverem o modo moto voante carregar a bateria com a uma corrente que pode ir de 5 a 7 amperes e isso é demasiado e a longo prazo vai te danificar a bateria
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 19, 2022, 13:10:03, 13:10
Responder #4

zziiddaannee

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 62
Obrigado pelas dicas pessoal. Vou procurar preço agora

Enviado do meu T781 através do Tapatalk


Dezembro 19, 2022, 15:02:44, 15:02
Responder #5

carlos-kb

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Z1000 SX Tourer
  • Localidade: Lisboa
Tenho desde há 3 motas atrás  :D um Optimate 3. As motas vêm e vão... o Optimate vai ficando e ainda dá conta do recado. Dos mais bem empregues 50 paus que dei por um acessório de moto.

Dezembro 19, 2022, 16:20:32, 16:20
Responder #6

zziiddaannee

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 62
Bem, o optimate 5 start and stop está a 78,17 numa loja online.  O optimate 4 está a 75. Não consigo perceber o que é o start and stop do 5. Mas irá ser um destes

Enviado do meu T781 através do Tapatalk


Dezembro 19, 2022, 17:42:20, 17:42
Responder #7

carlos-kb

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Z1000 SX Tourer
  • Localidade: Lisboa
Bem, o optimate 5 start and stop está a 78,17 numa loja online.  O optimate 4 está a 75. Não consigo perceber o que é o start and stop do 5. Mas irá ser um destes

Enviado do meu T781 através do Tapatalk

Regra geral, o que faz a diferença entre as diferentes versões dos Optimate, é a capacidade de carregamento em Ah. Ou seja, à priori, quanto mais alta a versão (2, 3, 4, 5 etc.), maior capacidade de carga e consequente rapidez terá. Estes estão aptos para quaisquer baterias convencionais de ácido, gel ou AGM.
Depois há ainda versões específicas aptas para motos com sistema "canbus" (como as BMW), as versões específicas para baterias de lítio, as versões de dupla tensão (para 6v / 12v ou 12 v / 24v) ou ate de multi-carregamento. Atenção que se tiveres uma moto com sistema "canbus" ou com bateria de lítio, convém adquirires o optimate específico.

A nível de funções, basicamente todos têm a função de dessulfatação (save) para baterias extremamente negligenciadas ou totalmente descarregadas, a função de carregamento (charge), função de teste (que testa a bateria após recarga e a sua capacidade de manter a carga) e a função de manutenção (maintain) que permite um programa de ciclos de carregamento, como se o veículo fosse usado diariamente.

Não conhecia essas novas versões de start & stop, mas fui pesquisar e vi que é precisamente para isso... indicado para carga e manutenção de baterias de veículos com sistema de start&stop.



https://bateriasdemoto.com/es/cargadores-baterias-optimate/optimate-5-start-stop-4a.html


Dezembro 19, 2022, 19:54:00, 19:54
Responder #8

zziiddaannee

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 62
Bem, o optimate 5 start and stop está a 78,17 numa loja online.  O optimate 4 está a 75. Não consigo perceber o que é o start and stop do 5. Mas irá ser um destes

Enviado do meu T781 através do Tapatalk

Regra geral, o que faz a diferença entre as diferentes versões dos Optimate, é a capacidade de carregamento em Ah. Ou seja, à priori, quanto mais alta a versão (2, 3, 4, 5 etc.), maior capacidade de carga e consequente rapidez terá. Estes estão aptos para quaisquer baterias convencionais de ácido, gel ou AGM.
Depois há ainda versões específicas aptas para motos com sistema "canbus" (como as BMW), as versões específicas para baterias de lítio, as versões de dupla tensão (para 6v / 12v ou 12 v / 24v) ou ate de multi-carregamento. Atenção que se tiveres uma moto com sistema "canbus" ou com bateria de lítio, convém adquirires o optimate específico.

A nível de funções, basicamente todos têm a função de dessulfatação (save) para baterias extremamente negligenciadas ou totalmente descarregadas, a função de carregamento (charge), função de teste (que testa a bateria após recarga e a sua capacidade de manter a carga) e a função de manutenção (maintain) que permite um programa de ciclos de carregamento, como se o veículo fosse usado diariamente.

Não conhecia essas novas versões de start & stop, mas fui pesquisar e vi que é precisamente para isso... indicado para carga e manutenção de baterias de veículos com sistema de start&stop.



https://bateriasdemoto.com/es/cargadores-baterias-optimate/optimate-5-start-stop-4a.html
Muito obrigado pela explicação Carlos. Posto isto, acabei por arranjar o 4 por 63 euros o que me pareceu bom negócio. A mota que tenho é uma nc750x de 2017, pelo que deve chegar e sobrar para as encomendas. Obrigado a todos pela ajuda

Enviado do meu T781 através do Tapatalk


Dezembro 19, 2022, 23:05:51, 23:05
Responder #9

carlos-kb

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Z1000 SX Tourer
  • Localidade: Lisboa
acabei por arranjar o 4 por 63 euros o que me pareceu bom negócio. A mota que tenho é uma nc750x de 2017, pelo que deve chegar e sobrar para as encomendas.

Chega e sobra... Como disse. eu tenho um 3, com capacidade até 50 Ah e sempre se aguentou na boa para a bateria da minha anterior Honda VFR1200F (YTZ14S 12Ah)... que por coincidência, é a mesma bateria que a NC750X usa. Se for o 4 Dual, dá também para sistemas CanBus.

Dezembro 20, 2022, 09:24:03, 09:24
Responder #10

JCSC

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 30
Eu tinha um do Lidl que usei uma vez, mas a cena de estar sempre a tirar a bateria para carregar, não era funcional. Comprei um Optimate 4 que tras uma extensão para colocar nos bornes da bateria ate a outro local,eu fiz um furo no "porta luvas" e coloquei la a outra extremidade da extensao para ser fácil de carregar sem estar a tirar a bateria.

Dezembro 20, 2022, 13:19:19, 13:19
Responder #11

Robson

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 191
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250 RT
  • Localidade: Póvoa de Lanhoso
Está aí um tópico que me interessou.

Nunca usei um carregador destes, minha questão é como avaliar se é necessário ou não?

Para efeitos, trabalho em casa e minha moto é usada na maior parte das vezes somente para passeios, o que estão escassos devido ao frio.

Quanto tempo uma bateria deve aguentar sem uma carga?

Dezembro 20, 2022, 15:42:03, 15:42
Responder #12

carlos-kb

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Z1000 SX Tourer
  • Localidade: Lisboa
Eu tinha um do Lidl que usei uma vez, mas a cena de estar sempre a tirar a bateria para carregar, não era funcional. Comprei um Optimate 4 que tras uma extensão para colocar nos bornes da bateria ate a outro local,eu fiz um furo no "porta luvas" e coloquei la a outra extremidade da extensao para ser fácil de carregar sem estar a tirar a bateria.

Exacto... uma das vantagens dos Optimate é trazerem uma tomada de corrente com cabo e fusível de protecção, para instalar na moto.



A minha tomada tenho montada sob o banco do pendura, É chegar, abrir o banco com a chave da ignição, sacar a tomada e ligar o cabo. Viro costas enquanto o Optimate verifica o que tem a fazer na bateria... e faz!  :)



Outra vantagem é o aparelho também ter um sistema que detecta anomalias, sobrecargas, curto-circuitos ou até inversões acidentais dos polos, interrompendo de imediato o processo de carga.

Está aí um tópico que me interessou.

Nunca usei um carregador destes, minha questão é como avaliar se é necessário ou não?

Para efeitos, trabalho em casa e minha moto é usada na maior parte das vezes somente para passeios, o que estão escassos devido ao frio.

Quanto tempo uma bateria deve aguentar sem uma carga?

Isso depende muito do uso que darás à moto e da "panóplia" de acessórios que estejam montados na moto (farois auxiliares, alarme, punhos aquecidos, etc.), que ajudem a drenar a carga da bateria.

Para uma moto que circule todos os dias, à priori, é dispensável um optimate.
Agora, para uma moto que ande só aos fins de semana, esporadicamente ou até que esteja períodos mais longos "hibernada" (semanas ou até meses), torna-se quase um imperativo, pois o que o Optimate também faz (para além da dessulfatação e carregamento de baterias descarregadas), testa sempre a bateria imediatamente após um ciclo de carga e durante o tempo em que a moto esteja imobilizada e ligada ao mesmo, mantém a carga da bateria "simulando" ciclos de utilização.

Prolonga assim a duração da bateria, para além de que teremos sempre a certeza que findos uns dias / semanas parada, chegaremos ao momento de sair com a moto e ela não nos fará a (desagradável) surpresa de não pegar (pelo menos com origem na bateria).
« Última modificação: Dezembro 20, 2022, 15:46:30, 15:46 por carlos-kb »

Dezembro 20, 2022, 21:19:12, 21:19
Responder #13

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Eu tenho um carregador de baterias que nunca usei, a bateria da minha mota ainda é de origem (04/18) e nunca tive problemas no arranque, já cheguei a estar mais de um mês sem pôr o motor a trabalhar (não tenho garagem a mota dorme debaixo da capa ao tempo).

Dezembro 22, 2022, 15:45:04, 15:45
Responder #14

carlos-kb

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Z1000 SX Tourer
  • Localidade: Lisboa
Eu tenho um carregador de baterias que nunca usei, a bateria da minha mota ainda é de origem (04/18) e nunca tive problemas no arranque, já cheguei a estar mais de um mês sem pôr o motor a trabalhar (não tenho garagem a mota dorme debaixo da capa ao tempo).

Como disse, a duração de uma bateria pode depender de várias coisas, sejam da própria moto, como até da forma como esta é utilizada, do ambiente aonde e como a mesma é guardada (por exemplo, as baterias detestam ambientes húmidos) e até pontuais condições meteorológicas.

Aliás, curiosamente, disseste uma coisa interessante, que foi «a bateria ainda é a de origem», e seja mito urbano ou não, é ideia geral que o material consumível, que vem de fábrica com a mota nova, é propensa a uma durabilidade maior do que o mesmo material congénere, comprado aftermarket. E nisto falamos de pastilhas, baterias, pneus, kits de transmissão, etc... que não é raro ouvir-se dizer que os de origem duram substancialmente mais que idênticos, comprados e montados durante a vida útil da moto.

Mas também não é o facto, de acordo com o teu relato, de após mais de um mês a tua moto ter pegado facilmente, que prova que não existe necessidade de haver um certo cuidado com a "manutenção" da bateria, especialmente quando elas (motos) estão tempos mais dilatados, paradas... Não só pelo facto da questão do "pegar ou não pegar?" quando queremos sair com ela, mas também porque esse tipo de tratamento, não lhes é nada benéfico. Uma bateria deteriora-se e esgota-se rapidamente, quando anda permanentemente em níveis de carga baixos, para além de que pode até por consequência, acarretar depois outros problemas em outros componentes, como o rectificador de corrente. Não são raros rectificadores de corrente entregarem a "alma ao criador" em consequência de baterias de má qualidade ou que são solicitadas regularmente para meter e manter um motor a trabalhar, com níveis de carga baixa, em consequência de paragens mais prolongadas. E nisto digo-o por experiencia própria, que foi o que me levou também a adquirir o dito Optimate, há já uns anitos (e que continuo a fazer pleno uso dele, mesmo já tendo mudado de motos). Eu pessoalmente aconselho (novamente, por experiencia própria), a quem tenha ou use a moto apenas por lazer e não tão regularmente, e tenha aonde o ligar (como é evidente), a adquirir. Pelo valor vs utilidade, compensa imenso. E mesmo no OLX, para quem não queira despender entre os 50 a 75 euros que custe um novo, encontra a valores (ainda) um pouco mais simpáticos.

Abril 06, 2023, 17:55:31, 17:55
Responder #15

TuCa

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 64
  • Marca Motociclo: EFS
  • Modelo Motociclo: GT Super
  • Localidade: Porto
Só para deixar o meu feedback,

Tenho um: Dino Kraftpaket Battery Charger 6/12V-4A

comprei num site dedicado a peças de Mazda Mx5
tem vários modos de carga e manutenção da bateria (com modos específicos para carro ou moto)
custou 25€ (continua a este preço)
já lá vão uns 5 anos, usado várias vezes em vários veículos e estou contente
este fim de semana vai ser ligado na valkyrie, para preparar a ida a chaves no próximo fds :)

Abril 06, 2023, 22:39:40, 22:39
Responder #16

MaisUm

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 208
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    A estrada é o caminho.
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT 2020
  • Localidade: Setúbal
O Lidl costuma ter, de tempos a tempos, uns carregadores que também são bons para vários tipos de carga, e que muita gente usa. Tenho um, ao qual adaptei os cabos a uma ficha tipo isqueiro e que ligo à tomada de isqueiro, que está directa à bateria (com fusível, claro). Essa tomada faz função nos 2 sentidos. quando tenho o motor a trabalhar, alimenta acessórios, quando tenho a mota na garagem, ligo a carga de manutenção.
5 estrelas.
Honda NC750x DCT, Yamaha Xmax 250, Yamaha Majesty 125, Yamaha XJ600S
Spritmonitor.de" border="0