Bem, o optimate 5 start and stop está a 78,17 numa loja online. O optimate 4 está a 75. Não consigo perceber o que é o start and stop do 5. Mas irá ser um destes Enviado do meu T781 através do Tapatalk
Citação de: zziiddaannee em Dezembro 19, 2022, 16:20:32, 16:20Bem, o optimate 5 start and stop está a 78,17 numa loja online. O optimate 4 está a 75. Não consigo perceber o que é o start and stop do 5. Mas irá ser um destes Enviado do meu T781 através do TapatalkRegra geral, o que faz a diferença entre as diferentes versões dos Optimate, é a capacidade de carregamento em Ah. Ou seja, à priori, quanto mais alta a versão (2, 3, 4, 5 etc.), maior capacidade de carga e consequente rapidez terá. Estes estão aptos para quaisquer baterias convencionais de ácido, gel ou AGM.Depois há ainda versões específicas aptas para motos com sistema "canbus" (como as BMW), as versões específicas para baterias de lítio, as versões de dupla tensão (para 6v / 12v ou 12 v / 24v) ou ate de multi-carregamento. Atenção que se tiveres uma moto com sistema "canbus" ou com bateria de lítio, convém adquirires o optimate específico.A nível de funções, basicamente todos têm a função de dessulfatação (save) para baterias extremamente negligenciadas ou totalmente descarregadas, a função de carregamento (charge), função de teste (que testa a bateria após recarga e a sua capacidade de manter a carga) e a função de manutenção (maintain) que permite um programa de ciclos de carregamento, como se o veículo fosse usado diariamente.Não conhecia essas novas versões de start & stop, mas fui pesquisar e vi que é precisamente para isso... indicado para carga e manutenção de baterias de veículos com sistema de start&stop.https://bateriasdemoto.com/es/cargadores-baterias-optimate/optimate-5-start-stop-4a.html
acabei por arranjar o 4 por 63 euros o que me pareceu bom negócio. A mota que tenho é uma nc750x de 2017, pelo que deve chegar e sobrar para as encomendas.
Eu tinha um do Lidl que usei uma vez, mas a cena de estar sempre a tirar a bateria para carregar, não era funcional. Comprei um Optimate 4 que tras uma extensão para colocar nos bornes da bateria ate a outro local,eu fiz um furo no "porta luvas" e coloquei la a outra extremidade da extensao para ser fácil de carregar sem estar a tirar a bateria.
Está aí um tópico que me interessou.Nunca usei um carregador destes, minha questão é como avaliar se é necessário ou não?Para efeitos, trabalho em casa e minha moto é usada na maior parte das vezes somente para passeios, o que estão escassos devido ao frio.Quanto tempo uma bateria deve aguentar sem uma carga?
Eu tenho um carregador de baterias que nunca usei, a bateria da minha mota ainda é de origem (04/18) e nunca tive problemas no arranque, já cheguei a estar mais de um mês sem pôr o motor a trabalhar (não tenho garagem a mota dorme debaixo da capa ao tempo).