Autor Tópico: Capacetes usados - Que fazer?  (Lida 1135 vezes)

Fevereiro 07, 2023, 21:40:50, 21:40
Lida 1135 vezes

SammyPT

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 16
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF500
  • Localidade: Lisboa
Boa noite!

Já procurei bastante e mesmo aqui no fórum confesso que não encontrei posts sobre o tema. Moderadores, caso esteja mal publicado, peço desde já a correta alocação do tópico.

A minha pergunta é: Que fazer com capacetes usados?
Seja por excesso de uso, detrioração com o tempo, danos ou por estar obsoleto, os nossos capacetes têm um tempo de vida relativamente curto. Mesmo que tenhamos sorte e durem muito, teremos certamente sempre 2, 3 ou mais capacetes.
Posto isto gostaria de perguntar se sabem o que fazer com capacetes usados?
Não me parece que vender seja uma solução pois é sempre um risco e nalguns casos simplemente não estão em condições.
Não me parece correto deitar simplesmente para o lixo pois levarão certamente centenas de anos a desintegrar-se (todos devemos ter consciência ambiental!) quando podem muito provavelmente ser desmantelados e reciclados.
Não espero ser pago por isso, claro, mas se desse para ter crédito em loja ou descontos simbólicos, já seria positivo.

Assim, alguém sabe onde entregar capacetes velhos ou usados?
Preferencialmente na zona de Lisboa, mas dicas de outras zonas geográficas podem servir para outros membros do forum.
Parece-me que este tipo de ação podia ser mais divulgada ou promovida, que dizem?

Obrigado desde já...
Yamaha Yzf R125, azul(2010-2013)
Honda Cbf 500, preta (2013-Presente)

Fevereiro 08, 2023, 09:20:40, 09:20
Responder #1

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4593
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
1. Da zona de Lisboa podes tentar informações aqui:

https://www.valorsul.pt/
(através da linha reciclagem)

2. Podes desmanchar todo o capacete (se te for possível), desmanchar todo o capacete: tecido para um lado, esferovite (EPS) para outro e separar plástico e metal. Colocar nos respetivos ecopontos.

3. Através da tua Junta de Freguesia. Existem algumas freguesias da área metropolitana de Lisboa que recolhem "monos" e outros materiais que são depositados ilegalmente junto aos caixotes do lixo. Não digo para deixares lá o capacete, nada disso, mas telefonando para o numero de telefone que é geralmente disponibilizado pela Junta, podes agendar e entregar o capacete à equipa que faz as rondas. Inviabilizas a utilização do capacete, por exemplo: cortando as fitas ou retiras o forro para que não seja aproveitado.

4. Os serviços intermunicipalizados da tua área podem ter igualmente um serviço de recolha disponível à população.

5. Existia em Camarate uma empresa que rececionava papel e outro material de reciclagem. Algumas câmaras utilizavam a empresa para destruição de documentação sensível e que podia ser destruída passado o prazo de arquivo. A ultima vez que tive contacto com a empresa também recebiam outro material para reciclagem (gratuitamente). É questão de "googlares"






Fevereiro 08, 2023, 20:40:00, 20:40
Responder #2

SammyPT

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 16
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF500
  • Localidade: Lisboa
Obrigado JViegas!

É sempre útil poder dar um fim mais digno aos nossos pequeninos!

Abraço
Yamaha Yzf R125, azul(2010-2013)
Honda Cbf 500, preta (2013-Presente)

Fevereiro 12, 2023, 12:31:44, 12:31
Responder #3

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Boa noite!

Já procurei bastante e mesmo aqui no fórum confesso que não encontrei posts sobre o tema. Moderadores, caso esteja mal publicado, peço desde já a correta alocação do tópico.

A minha pergunta é: Que fazer com capacetes usados?
Seja por excesso de uso, detrioração com o tempo, danos ou por estar obsoleto, os nossos capacetes têm um tempo de vida relativamente curto. Mesmo que tenhamos sorte e durem muito, teremos certamente sempre 2, 3 ou mais capacetes.
Posto isto gostaria de perguntar se sabem o que fazer com capacetes usados?
Não me parece que vender seja uma solução pois é sempre um risco e nalguns casos simplemente não estão em condições.
Não me parece correto deitar simplesmente para o lixo pois levarão certamente centenas de anos a desintegrar-se (todos devemos ter consciência ambiental!) quando podem muito provavelmente ser desmantelados e reciclados.
Não espero ser pago por isso, claro, mas se desse para ter crédito em loja ou descontos simbólicos, já seria positivo.

Assim, alguém sabe onde entregar capacetes velhos ou usados?
Preferencialmente na zona de Lisboa, mas dicas de outras zonas geográficas podem servir para outros membros do forum.
Parece-me que este tipo de ação podia ser mais divulgada ou promovida, que dizem?

Obrigado desde já...

Eu não descarto capacetes.

Todos os meus capacetes têm história, todos estão ligados a uma mota ou momento da minha vida motociclista. Como tal têm valor sentimental.

Alguns dos mais recentes:




E agora já nem espero que se façam velhos. Compro e mando pintar a quem realmente sabe o que faz!





Para mim deitar fora capacetes é o mesmo que deitar fora isto!



« Última modificação: Fevereiro 12, 2023, 12:33:01, 12:33 por JoãoPVCarvalho »
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas